depleção

1
Região de depleção Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ambox question.svg Esta página ou seção carece de contexto (desde dezembro de 2009). Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado. Question book.svg Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) No estudo dos semicondutores, a região de depleção de uma junção PN é uma região onde existem poucos portadores de carga, tendo assim alta resistividade. Por causa da dopagem do semicondutor, no lado N da junção existe uma alta concentração de eletrões livres (portadores com carga negativa), enquanto no lado P existe uma alta concentração de lacunas (portadores com carga positiva). Devido à corrente de difusão de eletrões, ocorre a recombinação entre eletrões livres e lacunas, deixando uma região intermediária em que a concentração destes está bastante abaixo do restante, que também é conhecida como região de transição. Como a distribuição de portadores é diferente da distribuição de dopantes, existe uma carga elétrica positiva no lado N, e uma carga negativa no lado P. Isto gera um campo elétrico na região de depleção, que efetivamente forma uma barreira à passagem de corrente. Categoria: Dopagem

Upload: ronaldo-ostermann

Post on 10-Jul-2016

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: depleção

Região de depleção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ambox question.svg

Esta página ou seção carece de contexto (desde dezembro de 2009).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e dire(c)ta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assuntoedite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicionereferências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

No estudo dos semicondutores, a região de depleção de uma junção PN é uma região onde existem poucos portadores de carga, tendo assim alta resistividade.

Por causa da dopagem do semicondutor, no lado N da junção existe uma alta concentração de eletrões livres (portadores com carga negativa), enquanto no lado P existe uma alta concentração de lacunas (portadores com carga positiva). Devido à corrente de difusão de eletrões, ocorre a recombinação entre eletrões livres e lacunas, deixando uma região intermediária em que a concentração destes está bastante abaixo do restante, que também é conhecida como região de transição.

Como a distribuição de portadores é diferente da distribuição de dopantes, existe uma carga elétrica positiva no lado N, e uma carga negativa no lado P. Isto gera um campo elétrico na região de depleção, que efetivamente forma uma barreira à passagem de corrente.

Categoria: Dopagem