departamento regional go

114
RELATÓRIO DE GESTÃO DEPARTAMENTO REGIONAL 2020 GO

Upload: others

Post on 19-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO DE GESTÃO

DEPARTAMENTOREGIONAL

2020

GO

RELATÓRIO DE GESTÃO

DEPARTAMENTOREGIONAL

2020

GO

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE GOIÁS Presidente: Sandro Mabel

SENAI - DEPARTAMENTO REGIONAL DE GOIÁS

CONSELHO REGIONAL DO SENAI Presidente Sandro Mabel

Representantes da Indústria Ivonete da Silva Barbaresco Evandro Lúcio de Paula Tavares Antônio Benedito dos Santos José Luiz Celestino Oliveira

Representantes do Ministério de Trabalho e Emprego Titular: Eduardo Genner de Sousa Amorim Suplente: Pedro Henrique Machado Paim

Representantes do Ministério de Educação Titular: Prof. Jerônimo Rodrigues da Silva Suplente: Prof. Vicente Pereira de Almeida (até 26.08.2020)

Elias de Pádua Monteiro (a partir de 27.08.2020)

Representante dos Trabalhadores Carlos Albino de Rezende Júnior

Secretária dos Conselhos Regionais SESI/SENAI Simone da Silva Santos

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO SENAIDiretor RegionalPaulo Vargas

Diretoria de Educação e Tecnologia SESI e SENAI João Ricardo Santa Rosa (até 03/04/2020)Claudemir José Bonatto (a partir 01/06/2020)

Gerência de Planejamento e Controle Maristela Nunes

Gerência de Educação Profissional Weysller Matuzinhos de Moura

Gerência de Tecnologia e Inovação Rolando Vargas Vallejo

Gerência de Relações com o Mercado SESI e SENAI Marcelo de Souza Melo

GESTÃO COMPARTILHADA FIEG / SESI / SENAI / IEL

Assessoria de Comunicação e MarketingSandra Tokarski Persijn

Assessoria JurídicaTelma da C. Alves Mahfuz

Gerência ContábilMárcio Antônio Rezende

Gerência FinanceiraSônia Rezende

Gerência de Materiais e PatrimônioMarco Aurélio de Rezende Cruz

Gerência de Recursos Humanos e ConhecimentoMateus Mariano Gomes Borges

Gerência de ServiçosMarcos Roberto Ribeiro

Gerência de Tecnologia da InformaçãoMarcos Paulo Fraga

Auditoria InternaHércules Pereira Marra

Assessoria Gestão da Qualidade e Processos Almir Blésio Yamamura

RELATÓRIO DE GESTÃO

DEPARTAMENTOREGIONAL

2020

GO

FICHA CATALOGRÁFICA

S492r

Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAI. Departamento Regional de Goiás.Relatório de Gestão Departamento de Goiás 2020 – Goiânia: SENAI|DR-GO, 2020.114 p. : il.

1. Relatório de Gestão 2020. 2. SENAI I. Título

CDU: 658.3

Serviço Nacional de Aprendizagem - SENAI. Departamento Regional de Goiás

Av. Araguaia, n° 1.544, Edifício Albano Franco Casa da Indústria, Vila Nova, CEP: 74645-070, Goiânia-GOTelefone: (62) 3219-1356 - Fax: (62) 3224-0677

https://senaigoias.com.br/home

SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente Central de Atendimento4002 6213 – Goiânia0800 642 1313 - Demais localidades

© 2020. SENAI – Departamento Regional de GoiásCoordenação: Gerência de Planejamento e Controle

Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.

RELATÓRIO DE GESTÃO

DEPARTAMENTOREGIONAL

2020

GO

SUMÁRIO

Mensagem do dirigente 10

Quem somos 12

Gestão, estratégia e desempenho 46

Lista de siglas 109

Índice remissivo 111

Anexos 90

Riscos, oportunidades e perspectivas 34

Informações orçamentárias, financeiras e contábeis 80

MENSAGEM

11

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Em um paradoxo com o momento de difi-culdades vividas em um ano atípico, o SENAI Goiás apresentou, em 2020, resultados satis-fatórios, considerando-se a média de produti-vidade nas diversas modalidades de atuação no âmbito da Educação Profissional, da Tecnologia e Inovação, com retorno expres-sivo para as empresas – nossos acionistas – e para a comunidade em geral, beneficiada por nossos produtos e serviços.

A área de Educação Profissional, que abrange as linhas de atuação de Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Profissional Tec-nológica de Graduação e de Pós-Graduação, demonstrou um exemplar desempenho no exercício.

Desafiados no contexto de pandemia da Covid-19, nossos instrutores e toda nossa equipe de educadores se reinventaram para migrar, da noite para o dia, do ensino pre-sencial para o virtual, enfrentando todas as dificuldades inerentes a essa transição. É importante reconhecer, igualmente, a resi-liência de nossos alunos, da mesma forma atingidos pelo “novo normal”.

Dentro das metas estratégicas sistêmicas na Educação Profissional, o SENAI Goiás posicio-nou seus cursos técnicos entre os melhores

do País, na sexta posição no ranking, com média 8,1 em escala de 0 a 10, desempenho superior à média nacional, além de alcançar índice de 83,9% de empregabilidade de seus egressos.

Como o leitor verá adiante neste Relatório de Gestão, 2020 foi um ano de aprendizado para todos, de muito esforço, para evitar que a crise sanitária global contaminasse, por extensão, nossos quadros docente e discente. Vencemos, ao manter a qualidade reconhecida de nosso ensino e o desempenho dos estudantes, verdadeiros campeões.

Não foi muito diferente em outra área de atuação de grande importância da insti-tuição. Na Tecnologia e Inovação, em que constitui a maior rede de apoio (58 insti-tutos de tecnologia no País, dois deles no Estado) e se estrutura para permitir que os produtos brasileiros possam competir em um mercado globalizado, o SENAI Goiás destacou-se, sobretudo, na prestação de serviços em metrologia, testes de qualidade e consultoria em processos produtivos – soluções customizadas em diversas áreas tecnológicas acessíveis a todos os tipos de indústria em Goiás.

Enfim, a despeito de circunstâncias excep-cionais, temos bons resultados a apresentar

em 2020, de Norte a Sul de Goiás, a partir da atuação de nossa rede de atendimento, abrangendo os principais polos produtivos do Estado.

Integrantes do Sistema FIEG, que completa 70 anos de sua criação – juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) –, o SESI e SENAI Goiás compartilham igualmente história de pioneirismo, ao participar desde o início da década de 50 do movimento que mudou o perfil de um Estado agropastoril para uma indústria forte, dinâmica e líder de cresci-mento no País.

As instituições têm um importante legado ao atuar, historicamente, com Educação Básica indutora da melhoria da qualidade educacional do Brasil e de Goiás, Educação Profissional e Superior voltadas para o futuro do trabalho na indústria, na modernização industrial intensiva em inovação e Segurança e Saúde na Indústria integradas no trabalho para redução de riscos e custos.

Sandro MabelPresidente da Federa-ção das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e dos Conselhos Regionais do SESI e SENAI

QUEM SOMOS

13

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Indus-trial (SENAI) foi criado na década de 1940, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito do Decreto-Lei 4.048/42, amparado pela Constituição de 1937, que, em seu art. 129, estabelecia ser dever das indústrias e dos sindicatos econômicos criar escolas de apren-dizagem e que a lei disciplinaria o papel do Estado nesse processo, bem como os auxílios, subsídios e as facilidades que o Poder Público deveria destinar a essas unidades de ensino. A instituição da indústria tem a finalidade de elaborar e executar programas de Educação Profissional e cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas para o interesse do setor.

Aquela legislação, com efeito, estabeleceu um regime de colaboração da entidade com o Estado, numa verdadeira parceria público--privada.

Essa mesma legislação definiu a natureza privada da entidade, com receitas próprias e compulsoriamente arrecadadas das empresas

industriais. Também atribuiu à CNI o papel de cuidar de sua organização e administração, além de definir que a aplicação majoritária dos recursos deveria se dar nos Estados da Federação em que arrecadados, sob a gestão dos respectivos Departamentos Regionais.

Já na década de 1960, com a confecção do atual regimento do SENAI pela CNI, ratificado pelo Decreto presidencial 494/62, tem-se a visão clara da estrutura organizacional da entidade, que atua sob regime de unidade normativa e de descentralização executiva.

Para a realização de sua finalidade, o SENAI corporifica órgãos normativos e executivos (ou de administração), de âmbito nacional e de âmbito regional (estadual). É uma entidade autônoma no que se refere à administração de seus serviços, gestão de seus recursos, regime de trabalho e relações empregatí-cias, embora sob diretrizes e normas gerais restritas e delineadas por entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, ainda, pelo Departamento Nacional do SENAI

(DN), estando sujeita a ações de fiscalização e controle realizadas pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União (CGU).

O SENAI – Departamento Regional de Goiás atua na área de Educação Profissional e Ensino Superior, alinhado ao eixo estratégico nacional, que traz como principal orientação a proposta de garantir a Educação Profissional e Superior para elevar o conhecimento técnico e tecnológico dos estudantes, conforme a necessidade da indústria. Igualmente em consonância com diretrizes do Departamento Nacional, o Regional tem em seu portfólio o Serviço Técnico e de Inovação (STI), com foco principal em contribuir com a moder-nização e inovação da indústria. Presente nos principais polos industriais do Estado, o SENAI Goiás dispõe de boa infraestrutura e ambientes adequados para a prestação de serviços. Além da sede administrativa, a rede de atendimento conta com 18 unidades ope-racionais, das quais 10 integradas com SESI.

S NOSSA ORIGEM

14

QUEM SOMOS

REDE DE ATENDIMENTO

UNIDADESOPERACIONAIS,sendo 10 INTEGRADAS com o SESI

UNIDADES MÓVEIS

SEDE ADMINISTRATIVA

18 11

Acesse as principais normas que regem o SENAI pelo link:

https://senaigoias.com.br/transparencia/#!/senai/estrutura-competencias-legislacao

15

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

SENAISENAIINDÚSTRIAINDÚSTRIA

44

Instalado em 9 de março de 1952, o SENAI Goiás traz em sua história uma gestão preo-cupada com a melhoria contínua, incluindo diversos marcos de avanços, a exemplo do compartilhamento de processos afins entre FIEG, SESI, SENAI, IEL, ICQ Brasil; criação da Diretoria de Educação e Tecnologia (DET) do SESI e SENAI, responsável pela integração da gestão da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e a gestão da Tec-nologia e Inovação; e estruturação da Área de Mercado, estabelecendo nova dinâmica de atuação. Além disso, o Regional tem buscado sempre se atualizar por meio de ferramentas de melhorias na gestão, como Certificação ISO 9001:2015; Modelo de Excelência da Gestão (MEG); Alinhamento Sistêmico da Gestão – Programa Alinhar, bem como com implantação de diversos sistemas de informa-ção, garantindo integridade, fidedignidade e transparência em suas ações.

A seguir, uma apresentação, em formato de linha do tempo, dos principais marcos da história do SENAI Goiás desde sua criação.

NOSSA HISTÓRIAS

16

QUEM SOMOS

1940

1930 1960

1970

1980

1990

2020

2000

Em 1952 se instala oficialmente a FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás. No mesmo ano acontece a chegada do SENAI em Goiás, com a construção da Escola SENAI GO1 (atualmente Faculdade de Tecnologia Roberto Mange), em Anápolis.Em 1958, criação do Departamento Regional em Goiás

1950 Em 1942, o Serviço Nacional de

Aprendizagem Industrial (SENAI) é criado pela CNI, sob orientação do Decreto-Lei nº

4.048, de 22 de janeiro de 1942, assinado pelo presidente Getúlio Vargas

Na década de noventa, diretores da FIEG e do SESI debatem a conjuntura do País, trepidante em transições de ordem político-econômico-social, para atualização de suas linhas de ação. Inaugurada em 1992, a Escola Senai Itumbiara e em 1998, a Escola Senai Fernando Bezerra, em Rio Verde

A industrialização é uma realidade e muda a face do país. O SENAI dá suporte a esse avanço e cria novas oportunidades de vida para os trabalhadores brasileiros.Em 1968, instalação do Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna

A indústria brasileira experimenta grande expansão e o SENAI amplia o apoio às empresas com programas, consultoria e pesquisa para o desenvolvimento tecnológico.Em 1976, criação do CETRESG (atualmente FATESG)

Em 2004, compartilhamento de processos afins entre FIEG, SESI, SENAI, IEL e ICQ Brasil A partir de 2006, Goiás dinamiza atendimento por meio da integração de várias unidades SESI SENAI: Aparecida de Goiânia; Rio Verde; Niquelândia; SAMA; Barro Alto e Quirinópolis

Ênfase na formação de profissionais para o futuro do

trabalho e no aumento do nível de maturidade e

produtividade das indústrias.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é fundada em 1938 a partir da fusão da CIB (Confederação Industrial do Brasil) com diversas representações sindicais patronais em todo o Brasil

2010Implantação dos Institutos SENAI

de Tecnologia e de Inovação.Expansão do atendimento SESI

SENAI : Mineiros, em 2010; Goianésia, em 2013; Rio Verde e

Jataí em 2016 e Jardim Colorado, em 2018

Inauguração em 1981, da Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia.

O Centro de Formação Profissional SAMA passou, em novembro de 1988, à

responsabilidade do Senai, com assinatura do termo de cooperação.

Inaugurada em 1988, a Escola Senai de Catalão é fruto da parceria entre Senai,

prefeitura e mineradoras.

17

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Desde sua criação, o SENAI desenvolve prá-ticas sistematizadas de governança corpo-rativa para estabelecer diretrizes, assegurar a conformidade com requisitos, gerenciar riscos e, ainda, manter a confiança e prote-ger as partes interessadas. O Regimento do SENAI estabelece e normatiza as atividades, responsabilidades e os parâmetros legais e administrativos.

O Diagrama de Governança é a demonstração de como o Sistema SENAI está estruturado, deixando claro os mecanismos de liderança, estratégia e controle que direcionam e moni-toram a atuação da gestão na prestação de serviços de interesse da sociedade. Pautado pela metodologia do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), nosso Dia-grama está estruturado em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

DIAGRAMA DE GOVERNANÇAS

18

QUEM SOMOS

Federação das Indústrias

Confederação Nacionalda Indústria (CNI)1

SENAI NACIONAL

CNI

LEGENDAInstância Interna de Governança

1- Os comitês estão descritos abaixo

Instância Interna de Apoio à Governança

Instância Externa de Governança

Instância Externa de Apoio à Governança

Vinculação Direta Vinculação Indireta

SENAI REGIONAL GOIÁS

ADMINISTRAÇÃOSUPERIOR

FEDERAÇÃO

SISTEMA DE GOVERNANÇA - SENAIDepartamento Regional de Goiás

Presidente do CN

Conselho Nacional

Diretor do CN

Departamento Nacional

Presidente do CR

Conselho Regional

Departamento Regional

Diretor do DR

PARTES INTERESSADASGoverno Federal

Ministério daCidadania

OrgãoArrecadador

TrabalhadoresIndústrias + Setores da Comunicação, da Pesca e do Transporte Ferroviário

ADMINISTRAÇÃOSUPERIOR

AuditoriaIndependente

Tribunal deContas da União

AuditoriaIndependente

Tribunal deContas da União

Ministério daEconomia

Comissão deOrçamento

Comitês

Ouvidoria

Comissão de Contas

19

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A estrutura de Governança do Departamento Regional de Goiás é composta por:

► Conselho Regional: Órgão de natu-

reza colegiada, cuja constituição e

atribuições são estabelecidas pelos

artigos 31 e 32 do Regimento do

SENAI, atualizado pelo Decreto nº

6.635 de 5 de novembro de 2008,

exerce papel normativo e deliberativo,

incumbindo-se de fixar as diretrizes,

políticas e estratégias de atuação da

entidade no Estado de Goiás, acom-

panhando, fiscalizando e controlando

sua execução pelo Departamento

Regional – Goiás.

► Diretoria Regional: Órgão execu-

tivo maior do Departamento Regio-

nal, responsável pela elaboração e

execução das políticas e ações con-

cernentes aos objetivos institucio-

nais do SENAI na base territorial do

Estado de Goiás, cujas competências

do respectivo Diretor Regional são

estabelecidas pelo Artigo 39 do Regu-

lamento do SENAI. À Diretoria Regio-

nal vinculam-se as instâncias internas

de Governança: Comitê Gestor de

Segurança da Informação e Comitê

de Planejamento.

► Comitê Gestor de Segurança da Infor-

mação – Órgão colegiado de assessora-

mento aos dirigentes do Sistema FIEG e

que tem por finalidade propor políticas e

diretrizes para a segurança da informação

alinhadas às diretrizes estratégicas de

âmbito nacional.

► Comitê de Planejamento – Sem caráter

deliberativo, tem por finalidade colaborar

na gestão corporativa, visando ao alinha-

mento entre as atividades, à otimização

de seus processos e à visão sistêmica.

► Comitê de Ética SESI e SENAI Goiás

– Colegiado multidisciplinar, de caráter

educativo e consultivo, que tem por

finalidades acompanhar e verificar o

cumprimento das exigências éticas no

desenvolvimento das atividades, dos

programas e negócios das instituições.

► Ouvidoria – Instância compartilhada

entre SESI e SENAI, destina-se a mediar

o diálogo entre as instituições e seus

clientes para promover a solução de

problemas relevantes, que não tenham

sido resolvidos previamente pelo SAC.

Além disso, é um canal de recebimento

de sugestões, elogios e denúncias. Atua

de forma independente, zelando pela

liberdade de manifestação e pelo sigilo

no tratamento das informações.

► Auditoria Independente – Apoio à pres-

tação de contas do Regional, no tocante

à gestão administrativa, contábil e finan-

ceira de cada exercício.

A conformidade com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis aos processos da cadeia de valor é assegurada mediante a observância do Regimento do SENAI e das documentações estabelecidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), seguindo os padrões da Norma NBR ISO 9001:2015. A instituição conta com normas internas e procedimentos amplamente divulgados, os quais utilizam-se de software específico

20

para execução e controles. A verificação da conformidade com os requisitos legais e regu-lamentares ocorre por meio das Auditorias Internas e Externas.

Diante da premissa de que todo cidadão pode ter acesso às informações institucionais do SENAI, a transparência é princípio sistêmico e orgânico, que proporciona comunicação e acesso às informações sobre a gestão de nossos recursos e resultados.

https://senaigoias.com.br/transparencia/#!/senai

Este é o link de acesso direto à página da Transparência do SENAI

QUEM SOMOS

21

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

1 Contribuições sobre a folha de pagamento: 1%.

2 Esse mesmo porcentual é retido pelas empresas, na arrecadação direta.

3 Os porcentuais de transferência regulamentar para a Federação das Indústrias a serem realizados pelo SENAI são estabelecidos pelo Decreto Nº 494, de 10 de janeiro de 1962.

4 Repasse à Federação, conforme Artigo 34, alínea “q” do Regimento do SENAI.

5 Transferência para o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Núcleo Regional de Goiás, conforme Resolução nº 375/2009, de 31 de março de 2009, do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

FONTE DE RECURSOSS

Receita TotalArrecadação Indireta Tarifa

Receita Federal

SENAI Goiás3

Federação4

1% = 0,8 miArrecadação Direta

Contribuição pelaReceita Federal

Termo de Cooperação com as empresas e o SENAI

R$ 32,8 milhões

R$ 115,6 milhões

R$ 34,2 milhões

R$ 23,4 milhões

SENAI – Departamento Regional de Goiás

Serviços Contribuições1

Outros

R$ 57,6 milhões

R$ 1 milhão R$ 24,2 milhões

3,5%2

R$ 57,6

milhões

Financeiras

IEL5

1,13% = 0,6 mi

22

MODELO DE NEGÓCIOSS

QUEM SOMOS

A seguir, apresentamos o Modelo de Negócio do SENAI – Departamento Regional de Goiás, uma representação gráfica que descreve sua missão, visão, propósito, valores, recursos, produtos e serviços, entregas de valor e retorno à sociedade.

NOSSOS RECURSOS

115milhõesem receitatotal

integradas

18

10

11unidadesmóveis

682empregados

Missão: Promover a Educação Profissional e o Ensino Superior, a Inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria

Visão: Até 2022, o SESI e o SENAI serão reconhecidos como parceiros da indústria e indutores da produtividade e competitividade.

Nossos Valores: Ambiente Seguro; Transparência, veracidade e velocidade das informações; Repúdio às práticas de abuso e assédio; Qualidade no atendimento ao cliente; Utilização correta dos recursos; Valorização, respeito e reconhecimento às pessoas; Transparência na gestão; Comunicação eficiente; Compromisso e zelo pela imagem institucional; Respeito à diversidade; Tratamento e segurança das informações e Respeito à comunidade e ao meio ambiente.

unidades operacionais, sendo

Nosso Propósito: transformar vidas para uma indústria competitiva

Sociedade civil

DEPARTAMENTOREGIONAL DE GOIÁS

PR

OD

UT

OS

E S

ER

VIÇ

OS

RE

TO

RN

O À

SO

CIE

DA

DE

EN

TR

EG

A D

E V

AL

OR

Tecnologia e Inovação

ESTRATÉGIA SISTÊMICA

Educaçãoprofissional

Educação superior

Educação Profissional e

Superior voltadas para o futuro do

trabalho na indústria.

Modernização industrial intensiva

em inovação.

BENEFICIÁRIOS

114municípios atendidos

Matrículas emcursos à distância

73.606

Empresas atendidas

3.801

125.755Matrículas em Educação

Profissional e Tecnológica

59.357Ensaios laboratoriais

Indústria goiana

Trabalhadores industriais e dependentes

23

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

S PRODUTOS E SERVIÇOSEDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Em sua atuação mais tradicional e pioneira, o SENAI associa-se à sociedade para ajudar Goiás a vencer o desafio da Educação. Nossa contribuição foca no desenvolvimento do ensino e na promoção do conhecimento orientados para o mundo do trabalho. Atua-mos de modo determinante para criação de uma força de trabalho com capacidade técnica e profissional sólida e alinhada com as demandas do setor industrial.

Nos laboratórios e oficinas do SENAI, os estudantes desenvolvem suas habilidades técnicas, vivenciando, em um ambiente con-trolado, a mesma realidade que encontram no mundo do trabalho.

Em Goiás, a Educação Profissional é o maior braço da atuação do SENAI, cuja finalidade básica é oportunizar o acesso à informação, o domínio das tecnologias e dos processos produtivos e o fomento ao desenvolvimento de novas tecnologias. O conceito vem a partir

da Lei Federal 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 39, que assim a define: “A Educação Profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, às ciências e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva”.

A Educação Profissional favorece a contextua-lização da teoria com a prática, a formação/qualificação do profissional em áreas especí-ficas, técnicas e tecnológicas de modo que, como cidadão autônomo e agente proativo, se perceba inserido no processo produtivo, se situe no mercado, seja como trabalhador membro de uma determinada organização ou empreendedor com o estabelecimento do seu próprio negócio, de modo a contribuir de forma efetiva para a melhoria do processo de desenvolvimento do Estado e do País, bem como, da qualidade de vida pessoal e social.

A Educação Profissional é ofertada por meio de cursos e programas em três linhas de atuação:

Formação Inicial e Continuada

Aprendizagem Industrial – Nos termos da legislação vigente e específica, é ministrada a educandos aprendizes, maiores de 14 e menores de 24 anos, atendendo à escola-ridade mínima requerida pelo curso, tendo suas estruturas curriculares elaboradas em conformidade com os requisitos da ocu-pação pretendida. Os jovens aprendizes, assim denominados os estudantes dessa modalidade, poderão cumprir, em empre-sas, em instituições que tenham condições de proporcioná-los, o período de prática profissional em situação real de trabalho na área profissional cursada, na forma da legislação vigente.

Iniciação Profissional – É ministrada com o objetivo de preparar o aluno para o desempe-nho de tarefas básicas e de menor complexi-dade de uma profissão ou de um conjunto de profissões, bem como despertar seu interesse pelo trabalho. Destina-se a jovens e adultos, independentemente de escolaridade. Ocorre apenas no nível básico.

24

Qualificação Profissional – Destina-se ao desenvolvimento de competências compatí-veis com a complexidade do trabalho e com o grau de conhecimento requerido para o exercício profissional. Os cursos de qualifica-

ção são ofertados a maiores de 16 anos, com duração de, no mínimo, 160 horas. Trata-se de formação relacionada a uma ocupação descrita na CBO (Classificação Brasileira de Ocupação).

Aperfeiçoamento Profissional – Possibi-lita o aprimoramento de competências já adquiridas e o desenvolvimento de novas competências demandadas pela crescente e constante modernização tecnológica. Sua carga horária é estabelecida pela unidade escolar, de acordo com a demanda do mer-cado e os requisitos de normas legais.

A Formação Inicial e Continuada visa ao desen-volvimento de ações colocadas à disposição dos trabalhadores em estruturas flexíveis que melhor se adaptem às expectativas e necessidades dos profissionais. As ações dessa modalidade também podem ser ofe-recidas na forma de educação a distância, sendo organizadas em regime especial, com flexibilidade de horário e duração.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é destinada a proporcionar habilitação

profissional a egressos do Ensino Fundamen-tal, quando articulada com o Ensino Médio, ou a egressos do Ensino Médio.

Os currículos dos cursos técnicos de nível médio são estruturados atendendo à demanda do mercado e elaborados a partir do perfil profissional construído em parceria com empresas e trabalhadores, de acordo com orientações emanadas dos órgãos de educação, apresentados em Planos de Cur-sos que podem ser organizados em etapas e módulos.

Os cursos técnicos de nível médio podem ser ministrados na modalidade de educação pre-sencial ou a distância, conforme as diretrizes curriculares fixadas nacionalmente.

O SENAI oferta também a Educação Pro-fissional Técnica de Nível Médio articulada com o Ensino Médio, em parceria com o SESI. Nesse contexto, Goiás foi um dos cinco Departamentos Regionais que participaram do piloto de oferta iniciado em 2018 e com a primeira turma concluída agora em 2020. Exitosa, a proposta do SENAI Nacional, expe-riência pioneira no Brasil, entrega agora ao mundo do trabalho industrial uma turma formada com base na metodologia STEAM

QUEM SOMOS

25

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

(Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), formando os profissionais do futuro, conforme apresentado nos últimos relatórios do Fórum Econômico Mundial.

Educação Profissional Tecnológica de Graduação e de Pós-Graduação

Os cursos de Educação Profissional Tecno-lógica de Graduação e de Pós-Graduação, correspondentes ao nível superior, são destinados a candidatos que comprovem a conclusão do Ensino Médio. No SENAI Goiás, são estruturados apenas na forma presencial. O Ensino Superior no SENAI é voltado para atender aos diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas e têm sua duração e organização curricular definidas a partir do perfil profissional obtido com base em levantamentos de necessidades do mercado de trabalho.

A Educação Profissional Tecnológica de Gra-duação e de Pós-Graduação é desenvolvida de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e a legislação vigente, tendo seus projetos de curso autorizados pelo Conselho Regional do SENAI e reconhecidos pelo MEC.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O SENAI é hoje a maior rede de apoio à capacitação tecnológica e à inovação da indústria e se estrutura para permitir que os produtos brasileiros possam competir em um mercado globalizado. Para tanto, investe constantemente na criação e operação no País de 58 Institutos SENAI de Tecnologia, que prestam serviços em metrologia, testes de qualidade e consultoria em processos

produtivos. Integrado à rede nacional, Goiás conta com dois Institutos de Tecnologia: de Automação e de Alimentos e Bebidas, ambos em Goiânia.

Os serviços de Tecnologia e Inovação oferta-dos pelo SENAI são soluções customizadas em diversas áreas tecnológicas acessíveis a todos os tipos de indústria em Goiás.

As linhas e categorias de atuação do DR Goiás em Serviços de Tecnologia e Inovação são:

Linha de atuação Conceito Categoria

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Correspondem ao uso do conhecimento técnico-científico para a criação ou aprimoramento de novos materiais, equipamentos, produtos, processos e sistemas.

• PD&I de produto• PD&I de processo

Consultoria em Tecnologia

Trabalhos de diagnósticos, soluções de problemas e recomendação no campo do processo de produção de produtos e da execução de serviços, visando à melhoria de sua qualidade, produtividade e competitividade de seus negócios.

• Consultoria em Processo Produtivo

• Consultoria para Atendimento de Legislações, Normas e Regulamentos Técnicos

Serviços MetrológicosConcentram os serviços de análise e de ensaios, em conformidade com regulamentos técnicos, normas e sistemas de gestão.

• Ensaios

Serviços Técnicos Especializados

Serviços direcionados para áreas específicas da indústria e que possuem uma rotina já padronizada, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou em procedimentos sistematizados.

• Serviços operacionais• Serviços de Inspeção

Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI/Goiás 2020.

26

Os serviços oferecidos atendem às seguintes áreas tecnológicas:

► Alimentos, Bebidas e Cosméticos

► Roadmap para Indústria 4.0: Produ-

tividade, Automação e Inteligência

Computacional

► Energia

► Normas e Regulamentos Técnicos

► Construção Civil

► Meio Ambiente

► Moda e Vestuário

► Polimorfismo Molecular

► Biologia Molecular

O detalhamento e a descrição dos serviços que são realizados em cada área tecnológica podem ser acessa-dos pelo site:

https://www.senaigo.com.br/sti .

QUEM SOMOS

27

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

CAPITAIS DE NEGÓCIO

Diferenciais CompetitivosO SENAI Goiás foi criado em 1952 e atua em todo o Estado com reconhecida competência na Educação Profissional e Tecnológica, bem como no campo da Tecnologia e Inovação. Integrante do Sistema Federação das Indús-trias do Estado de Goiás (FIEG), a instituição é hoje grande aliada das empresas que buscam, por meio da educação, tecnologia e da inova-ção, melhorar a competitividade no mercado.

Maior instituição de formação profissional da América Latina, o SENAI está atento às cons-tantes inovações que impactam a organização e os processos de trabalho, além de avaliar continuamente suas práticas formativas, incorporando e desenvolvendo metodologias educacionais que aproximam as demandas do mundo do trabalho aos processos de formação profissional.

Nesse contexto, a instituição da indústria

desenvolveu uma metodologia própria de ensino, denominada Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP), focada em três pilares: Elaboração de Perfis Profissio-nais; Elaboração de Desenhos Curriculares; e Prática Docente.

Elaboração de Perfis Profissionais: Os perfis são definidos nos Comitês Técnicos Setoriais (CTS), formados por equipe técnica interna do SENAI e especialistas da indústria que possam efetivamente contribuir com a definição de um ou mais perfis profissionais. Como ferramenta de análise, a opção foi pela análise funcional, que melhor descreve as grandes funções e os desdobramentos de uma ocupação para a definição de perfis profissionais.

Elaboração de Desenhos Curriculares: A Estruturação da prática de aprendizagem envolve a escolha da estratégias desafia-doras, a contextualização dos desafios e o compromisso com resultados; definição de

recursos didáticos e ambientes pedagógi-cos, que permitem melhor mobilização dos alunos e seus agrupamentos, visando adotar uma dinâmica em sala de aula e oficinas que propiciem, além da integração entre teoria e prática, o trabalho colaborativo.

Quanto à prática docente, no quadro de instrutores há o predomínio de pessoas com experiência profissional industrial na área em que ministram aulas. A metodologia própria e a prática aplicada garantem que as estra-tégias de aprendizagem sejam efetivadas, considerando a interdependência, de forma a garantir que as capacidades selecionadas sejam desenvolvidas pelos estudantes.

O SENAI, em parceria com o SESI, desenvolveu uma metodologia precursora de integração de Educação Básica e Profissional, com itine-rários formativos, que atendem o jovem no Ensino Médio e os adultos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante.

Além do campo da educação, nos últimos

S

28

anos o SENAI busca alavancar o nível de maturidade e produtividade das empresas e prepará-las para o futuro por meio da modernização e da inovação. Para isso, investe na formação de equipes que fazem estudos, consultorias, desenvolvem projetos de inovação e de melhoria de processos. Em Goiás, temos dois Institutos SENAI de Tecnologia (IST), que integram a rede nacional de 58 institutos.

Atuação em RedeA atuação em rede objetiva intensificar o relacionamento com as indústrias e o atendimento às suas necessidades por meio de atua-ção corporativa, articulação sistêmica, relacionamento sinérgico e atendimento orientado a valor.

A estratégica visa, ainda, atender às demandas das indústrias, apro-veitar a capilaridade do Sistema Indústria em Goiás e no Brasil, utilizar competências complementares, construir sinergia com a Rede Nacional dos Institutos SENAI de Inovação, Institutos SENAI de Tecnologia e Redes Técnicas.

Para tanto, o SENAI Goiás utiliza a metodologia disponibilizada pelo Departamento Nacional, por meio do Guia de Procedimentos de Atendimento em Rede, uma ferramenta exclusiva que define e orienta procedimentos para atendimento às empresas industriais por meio da Rede de Institutos do SENAI, em parceria com a Rede de Mercado e de Gestão do SENAI e demais entidades.

Em Goiás, os agentes de relações com o mercado e demais colabo-radores das unidades, independentemente de sua instituição de

origem, devem ofertar os serviços de SESI, SENAI e IEL e negociá-los com o cliente. Essa operação é realizada em estreita sintonia entre as unidades operacionais e entre a área de mercado e áreas técnicas. A negociação de um serviço de outra instituição ou outra unidade só poderá ocorrer com a total anuência e aval da unidade executora.

A atuação dessa rede segue princípios sólidos de colaboração regional/nacional, orientada pela indústria e baseada em sua demanda, e evita superposição de custos e esforços, além de contribuir para serviços de qualidade, com entrega no prazo e suprimento das necessidades específicas das empresas.

O trabalho em rede é um novo recurso para o fortalecimento da capilaridade que mantém o SENAI perto da indústria em todas as regiões do Estado.

Parcerias Estratégicas 2020 foi um ano de parcerias estratégicas importantes para o SENAI Goiás.

QUEM SOMOSQUEM SOMOS

SENAI CIMATEC - Num exemplo, com foco no reforço e no desenvolvimento de projetos tecnológicos para as indústrias goianas, está em fase de estruturação, no Estado, um polo avançado do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI Cimatec) – unidade referência nas áreas de pesquisa aplicada e inovação, com sede em Salvador (BA). Essa parceria é destinada a proporcionar o desenvolvimento de competências do SENAI Goiás.

29

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

SENAI CETIQT - Em outra frente, considerando o crescimento da área de vestuário no Estado de Goiás, a criação da Câmara Setorial da Moda da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) para aprimoramento e desenvolvimento tecnológico desse setor, a necessidade de qualificação de mão de obra e o desenvolvimento das indústrias goianas em tecnologia e inovação, o SENAI Goiás formalizou acordo de cooperação com o SENAI CETIQT destinado a apoiar as indústrias locais do setor de moda e confecção para serem mais competitivas e desenvolver competências, na própria instituição, visando sua consolidação como um polo avançado dessa que é a maior referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria e para o mercado brasileiro.

Quanto à Educação Profissional, o Departamento Regional de Goiás é academia oficial da Oracle, Aws, Intelbras, Microsoft, Linux, Mikrotik e Cisco, proporcionado aos pro-fissionais do Estado cursos preparatórios para os respectivos exames de certificação internacional e um alto nível na qualidade dos cursos ofertados na área. Além dessas áreas de Tecnologia da Informação, por estar localizado em um dos grandes polos agroindustriais do Brasil, o SENAI Goiás faz parcerias com fornecedores de tecnologias para o setor, a exemplo da Jacto, Case IH, AGCO e ZF.

Nas áreas intrinsecamente ligadas à 4ª Revolução Industrial, o SENAI Goiás tem par-cerias com a Bosch, Siemens, Eplan, entre outras, que visam ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do quadro docente, bem como da atualização do parque tecnológico.

Essas parcerias são fundamentais para alavancar a atuação com projetos de inovação e de capacitação em Goiás, suprindo demandas industriais e empresariais regionais, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico e fomentando o desenvolvi-mento da indústria regional, bem como para buscar soluções tecnológicas e ampliar o conteúdo local de bens e serviços que, porventura, as Unidades do SENAI não possam atender.

30

CAPITAL INTELECTUAL

QUEM SOMOS

S

Prêmios e ReconhecimentosA Educação Profissional no SENAI Goiás apresenta desempenho que demonstra a crescente maturidade no desenvolvimento de projetos voltados à resolução de pro-blemas reais das indústrias. No Torneio de Inovação para projetos de estudantes, no qual os 27 Departamentos Regionais do SENAI e o CETIQT participaram com a apresentação de dez projetos cada um, Goiás teve oito experiências aprovadas para a etapa nacio-nal, classificando-se entre os oito melhores do Brasil e em primeiro lugar na categoria Química.

PatentesO SENAI – Departamento Regional de Goiás possui cinco pedidos de registro de patente, conforme abaixo descrito:

► Pedido de patente em cotitularidade com

a Febela Agroindustrial LTDA., número

do processo: BR 10 2015 032969 5 A2,

Patente de Invenção (PI), Título da Inven-

ção: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE APE-

RITIVO À BASE DE FARELO PROTEINOSO

DE MILHO E PRODUTO OBTIDO.

► Pedido de patente em cotitularidade

com Toctao Engenharia LTDA., número

do processo: BR 10 2015 031927 4 A2,

Patente de Invenção (PI), Título da Inven-

ção: SISTEMA COMPACTO E MÉTODO

PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES.

► Pedido de patente em cotitularidade com

ML Distribuidora de Alimentos EIRELI - ME

, número do processo: BR 10 2017 024350

8 A2, Patente de Invenção (PI), Título da

Invenção: PROCESSO DE OBTENÇÃO DE

PRODUTO ALIMENTÍCIO EXTRUSADO

A PARTIR DE SUPRODUTO DO BENEFI-

CIAMENTO DO ARROZ (Oryza sativa L.)

E FEIJÃO (Phaseollus vulgaris L.).

► Pedido de patente em cotitularidade com

o SESI Goiás, número do processo: BR 10

2019 022023 6, Patente de Invenção (PI),

Título da Invenção: PROCESSO TECNOLÓ-

GICO PARA OBTENÇÃO DE PRODUTO, À

BASE DE PIMENTA APLICADA EM GOMA

DE MASCAR, PARA DESOBSTRUÇÃO

NASAL.

► Pedido de patente em cotitularidade com

Estação Solar – ME, número do processo:

BR 10 2020 003989 0, Patente de Inven-

ção (PI), Título da Invenção: PROCESSO

TECNOLÓGICO PARA OBTENÇÃO DA

BROMELINA A PARTIR DOS RESÍDUOS

AGROINDUSTRIAIS DO ABACAXI.Obs.: Todos os registros indicados estão protocolizados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), aguar-dando exame técnico para o deferimento da patente.

Plataformas O Departamento Regional de Goiás, com o intuito de fortalecer a gestão e contribuir

31

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

para a qualidade dos serviços prestados, utiliza várias plataformas em parceria com o Departamento Nacional:

SIGE (Sistema de Gestão Escolar) Ferramenta para a organização dos processos educacionais e padronização das ofertas.

Solução de Educação a Distância LMS - Learning Management System e MoodleAmbiente virtual de aprendizagem nacional utilizado para oferta dos cursos à distância.

SGT (Sistema de Gestão da Tecnologia) Agrega dados, conceitos e método de apro-priação da produção unificados entre os Departamentos Regionais, garantindo a inte-gração do ambiente de registro do ciclo de atendimento (negociação, planejamento, atendimento e pós-atendimento) com siste-mas de apropriação financeira. Para a gestão de tecnologia, em Goiás utiliza-se também o STT-NET, desenvolvido pela equipe interna do Regional.

São utilizadas, ainda, as plataformas dispo-nibilizadas pelo Departamento Nacional, as quais possibilitam aos docentes acesso ao Banco de Recursos Didáticos e aos aplicativos

SENAI RA (Realidade Aumentada de Animação Educacional), SENAI APP (Situações de Apren-dizagem do Programa SENAI de Tecnologias Educacionais), que fazem parte do Programa SENAI de Tecnologias Educacionais (PSTE).

MetodologiasA Metodologia SENAI de Educação Pro-fissional, aplicada em todo o Sistema SENAI, tem foco no desenvolvimento de competências para tornar nossos alunos capazes de mobilizar conhecimentos, habi-lidades e atitudes voltadas ao desempenho das funções demandadas pela indústria, com qualidade e compromisso com produtividade, competitividade e inovação. Ela estimula o protagonismo e a autonomia do aluno, tendo o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, com planejamento de atividades desafiadoras e valorização dos princípios da interdisciplinaridade, da contex-tualização e da integração de teoria e prática.

Com o objetivo de contribuir com o aumento da produtividade da indústria, foram desen-volvidas pelo SENAI Nacional as seguintes metodologias:

► Indústria + Produtiva – Programa de

consultoria para propor soluções simples

e inteligentes para promover a redução

de desperdícios de tempo e materiais,

aumentando a produtividade das empre-

sas.

► Indústria + Eficiente – Programa com

objetivo de identificar oportunidades de

melhorias que contribuam para redução

do consumo e dos custos de energia na

indústria. Utiliza como base as premissas

da ISO 50.001, com foco em reduzir os

desperdícios energéticos e otimizar a

utilização dos equipamentos, máquinas,

insumos energéticos ou processos em

curto e médio prazo.

► Indústria + Avançada – O programa ajuda

as empresas a evoluírem ao patamar da

Indústria 4.0 e serem mais produtivas por

meio de implantação de ferramentas de

manufatura enxuta, mentorias, sistemas

e tecnologias de coleta de dados da linha

de produção, entre outras soluções.

32

Capital Humano – Perfil dos Colaboradores

QUEM SOMOS

Masculino58%

Feminino 42%

682 empregados

33%

35%

20%

12%Faixa etária

Até 34 anos

55 anos ou mais

45 a 54 anos

35 a 44 anos 6 a 10 anos

11 a 15 anos

Tempo de empresa

Até 5 anos

16 a 25 anos 26 anos ou mais

36%

44%

10%

5% 5%

Grau de instrução 1%

34%

42%

23%

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior

Pós-Graduação / Mestrado / Doutorado

33

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Cadeia de ValorA seguir, o mapeamento da Cadeia de Valor,

que representa, em uma visão transversal e em nível gerencial, como estão organizados os macroprocessos a fim de que seja cumprida a

missão da entidade, bem como alcançados os valores propostos a clientes e demais partes interessadas.

GESTÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA MONITORAMENTO CONTROLE E AVALIAÇÃO

SAÍDA

APOIO E SUPORTE

ENTRADA

NEGÓCIOS

Pessoas

Gestão da Qualidade

Suprimentos

Financeiro e Contábil

Infraestrutura e Serviços

Comunicação

Jurídico

Tecnologia da Informação

SAÚDE E SEGURANÇA NA

INDÚSTRIA

Promoção da Saúde

Segurança do Trabalho

Gestão da Saúde e Segurança na

Indústria

Cultura

Lazer

Serviços Sociais

CULTURA E COOPERAÇÃO

SOCIAL

Consultoria

Serviços Especializados

Serviços Metrológicos

Pesquisa e Desenvolvimento

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Educação Básica Educação Profissional

Educação Continuada Educação Superior

EDUCAÇÃO

Diretrizes do Departamento Nacional

Demanda de Mercado

Requisitos do Cliente

Demandas Sociais

Requisitos Legais e Socioambientais

Partes Interessadas

Atendidas

RISCOS, OPORTUNIDADES E

PERSPECTIVAS

35

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

MODELO DE GESTÃO DE RISCOSPartindo do princípio de apoiar a melhoria de seus processos organizacionais internos e subsidiar a tomada de decisão, o SENAI Goiás iniciou, em 2018, a implantação da prática de Gestão de Riscos, paralelamente à revisão da estratégia e do portfólio de produtos.

Validada no ano seguinte, a Política de Gestão de Riscos SESI SENAI estabeleceu diretrizes para tanto, com abrangência e definições e atribuição de responsabilidades sobre a identificação e mecanismos de tratamento, para prevenir ou minimizar o impacto dos fatos de riscos, em consonância com as estra-tégias organizacionais. Todo o processo de gerenciamento possui detalhamento em manual, disponibilizado para acesso de todos os colaboradores das instituições.

A consolidação do Processo de Gestão e Monitoramento dos Riscos no SESI e SENAI Goiás se deu com base nas premissas descritas abaixo, com objetivo de garantir uma atuação que não seja burocrática, mas tecnicamente robusta:

Premissa 1: Gestão de riscos não é um pro-cesso isolado – as entradas necessárias para tanto são geradas por processos já existentes e as etapas de tomada de decisão para res-posta aos riscos estão inclusas nos rituais de gestão vigentes.

Premissa 2: O processo deve ser leve – usual-mente, a própria equipe da organização con-segue identificar os riscos mais relevantes e possíveis mitigações. Portanto, o processo de gestão de riscos deve ser capaz de captar e tratar esse conhecimento da maneira mais simples e ágil possível. Burocracias impactam no seguimento do processo e devem ser evitadas sempre que possível.

Premissa 3: O processo de gestão de riscos foi personalizado para as necessidades do SESI e SENAI Goiás, mas deve permanecer aderente às outras referências do mercado, como ISO 31.000 e/ou COSO.

A estrutura de gestão de riscos no SESI e no SENAI é descentralizada, para aproveitar e potencializar a gestão do conhecimento

técnico e o perfil dos profissionais de cada área e unidade, cujos responsáveis devem identificar e tratar qualquer ocorrência que possa afetar os objetivos das instituições.

Além dos riscos da estratégia, detalhados adiante, cada unidade tem sua própria matriz para tratamento daqueles de caráter opera-cional e, em caso de se identificar um risco na unidade que possa ser sistêmico, o Regional utiliza uma matriz transitória, denominada matriz de riscos corporativos, para opor-tunizar uma tratativa que envolva todas as unidades.

Os riscos devem estar presentes em todas as análises nos processos da empresa e, even-tualmente, podem ser considerados para divulgação externa de informações, sendo de responsabilidade dos gestores do SESI e do SENAI atentarem para os mesmos, sejam internos ou externos, que possam representar perdas, comprometimento de imagem, afe-tar planos estratégicos ou sustentabilidade econômica. Detalhamos a seguir, de forma sintética, o processo de Gestão de Riscos:

S

36

RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

Levantamento de Riscos

Sempre que algum risco representar uma probabilidade de materialização com impacto relevante, é obrigação da área responsável pelo processo estabelecer controles para mitigar ou monitorar seu avanço, bem como reportar o status para alçadas superiores, comitê de planejamento e demais áreas impactadas.

Avaliação de Riscos

Os riscos devem ser identificados e avalia-dos, considerando-se a probabilidade de ocorrência e seu impacto sobre o negócio, a legislação e imagem da empresa. As ações de mitigação devem ser compatíveis ao grau de exposição aos mesmos.

O Departamento Regional de Goiás adotou a escala abaixo para avaliação de seus riscos:

Levantamento dos riscos

Avaliação dos riscos

Definição do plano de resposta

Execução do plano de resposta

Monitoramento dos riscos

Identificação de riscos Classificação da probabilidade e impacto

Definição das ações (projetos) de tratamento

Ciclo anual para revisãoCiclo trimestral para avaliação e monitoramento

37

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Escalas e Matriz de Classificação dos Riscos

Nível Definição Descrição

1 Raro Sabe-se que algo semelhante ocorreu em outra organização

2 Improvável O evento é uma exceção, ocorre em algum lugar de vez em quando

3 Possível É esperado que, caso nada seja feito, este evento ocorra em algum momento na história

4 Provável O evento ocorreu algumas vezes no passado

5 Quase certo O evento ocorrerá anualmente ou com maior frequência

Nível Definição Descrição

1 Insignificante Caso aconteça, não afeta a organização, causando danos irrelevantes

2 Menor Efeitos menores que são facilmente remediados

3 Moderado Afeta a organização, mesmo que pouco, mas de forma perceptível

4 Maior Afeta a organização, inviabilizando as metas de produção e orçamento da unidade

5 Catastrófico A organização sofre grandes danos pondo em risco a continuidade do negócio (severos danos materiais e de imagem)

Tab

ela

de

pro

bab

ilid

ade

Tab

ela

de

imp

acto

38

Definição do Plano de Resposta

Após o levantamento dos riscos, são definidas ações de tratamento para os casos críticos por meio de Planos de Ação e Planos de Contingência.

Execução do Plano de Resposta

Os planos de resposta têm os responsáveis definidos para sua execução e são acompa-nhados pela Gerência de Planejamento e Controle (GPC), Auditoria Interna (AUDIN) e ponto focal, responsável pelo gerenciamento dos riscos nas Unidades Operacionais.

Monitoramento dos Riscos

Cada risco tem um responsável por acompa-nhamento e verificação de indicativos de que o evento possa se concretizar. Anualmente, a matriz de riscos é revisada e, a cada três meses, são realizadas avaliações e feito o monitoramento dos eventos levantados.

O sistema SESuite é a ferramenta utilizada para repositório dos riscos, planos de resposta e monitoramento.

Para coordenar os papéis dos atores envol-vidos na Gestão de Riscos, foram definidas três linhas de defesa:

A alta administração do SESI e do SENAI é composta pelo Conselho Regional, pela Diretoria Regional e Superintendência, que deliberam os procedimentos relativos à ges-tão de riscos.

► 1ª Linha de Defesa: Composta por

todos os responsáveis pela condução

de atividades e tarefas, no âmbito

dos macroprocessos finalísticos e de

apoio, e refere-se aos ambientes de

controles, ou seja, atividades de rotina

e de controle, procedimentos, alçadas

de aprovação, bloqueios sistêmicos,

restrição de acessos, dentre outros

mecanismos.

► 2ª Linha de Defesa: Supervisão e

monitoramento da prática de Gestão

de Riscos executados pelo Núcleo de

Riscos e Comitê de Planejamento.

► 3ª Linha de Defesa: Auditoria e con-

trole do processo de Gestão de Riscos.

O Comitê de Planejamento é a instância corporativa designada para criar e manter os procedimentos e manuais de Gestão de Riscos, além de atuar na análise e nos con-troles dos riscos da estratégia e corporativos.

RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

Linhas de defesa na Gestão de Riscos do SESI e do SENAI

ALTA ADMINISTRAÇÃO

RESPONSAVÉIS PELO GERENCIAMENTO

DE RISCOS

1ª Linha de Defesa

COMITÊ DE PLANEJAMENTO

2ª Linha de Defesa

AUDITORIA INTERNA

3ª Linha de Defesa

39

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

É composto por Gerência de Planejamento e Controle, Assessoria de Gestão da Quali-dade e Processos, Gerência de Tecnologia da Informação, Auditoria Interna, Gerência de Contabilidade, Gerência de Mercado, Gerência de Recursos Humanos, Assessoria de Comu-nicação, Diretoria de Educação e Tecnologia, Gerência de Educação Básica, Gerência de Saúde e Segurança para o Trabalhador da Indústria, Gerência de Educação Profissional, Gerência de Tecnologia e Inovação, além de representantes das unidades operacio-nais e outras áreas convidadas, conforme a necessidade.

Para a Gestão de Riscos, ao Comitê de Planejamento são atribuídas as seguintes competências:

► Deliberar e atualizar as estratégias de

implementação da Gestão de Riscos,

considerando os contextos externo

e interno;

► Definir os níveis de apetite a risco;

► Determinar os responsáveis pelo

gerenciamento de riscos;

► Decidir a periodicidade máxima do

ciclo do processo de gerenciamento

de riscos;

► Aprovar as respostas e as respectivas

medidas de controle a serem imple-

mentadas nos processos organiza-

cionais;

► Validar a Metodologia de Gestão de

Riscos e suas revisões;

► Aprovar os requisitos funcionais

necessários à ferramenta de tec-

nologia de suporte ao processo de

gerenciamento de riscos;

► Monitorar a evolução de níveis de

riscos e a efetividade das medidas de

controle implementadas;

► Definir indicadores de desempenho

para a Gestão de Riscos;

► Garantir o apoio institucional para

promover a Gestão de Riscos, em

especial os seus recursos, o relacio-

namento entre as partes interessadas

e o desenvolvimento contínuo dos

empregados;

► Promover o alinhamento da Gestão

de Riscos aos padrões de ética e de

conduta do SESI e do SENAI.

A Auditoria Interna é a alçada responsável pela verificação e controle dos processos relacionados à prática de Gestão de Riscos.

40

RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

Riscos MapeadosS

A seguir a Matriz de Riscos estratégicos e a relação dos riscos avaliados.

1 Queda no compulsório

2 Fechamento de cursos devido a não cumprimento de NRs

3 Prejuízo financeiro devido a ações trabalhistas

4 Queda na demanda devido à defasagem tecnológica e desatualização de cursos

5 Fraudes por parte de funcionários

6 Defasagem tecnológica por insuficiência financeira e gestão organizacional

7 Implantação de novos negócios sem avaliação e planejamento adequado

8 Redução da efetividade e eficiência do colaborador na falta de gestão do conhecimento

9 Perda de mercado devido à infraestrutura precária em algumas regiões de Goiás (inviabilizando o modelo educacional - conexão de internet ruim (EaD))

10 Influência política no processo de tomada de decisão para novos negócios

11 Perda de demanda em função de mudança do modelo de educação

12 Queda na demanda devido à inflexibilidade na forma de atender ao mercado

13 Prejuízo à imagem e qualidade devido à terceirização

14 Insatisfação do cliente (impacto: enfraquecimento de marca e perda de clientes)

15 Apropriação indevida de metodologias e expertise por parte de ex-empregados e terceiros

16 Paralisação de atividades devido à falha no link de dados

17 Insustentabilidade financeira da operação

18 Fechamento de unidades por não cumprimento de normas/regulamentos/leis relativos à infraestrutura

Matriz de Riscos da Estratégia

Prob

abili

dade

Impacto

Quase certo

11

Possível

Improvável

Raro

Insignificante Menor Moderado Maior Catastrófico

3 71

15 16

9 13

17 18 10

8 4 14

6

5

2 12

Provável

41

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

S

A identificação das oportunidades e ameaças às instituições é abordada na análise estraté-gica do Regional, por meio de matriz SWOT, subsidiando a elaboração de diretrizes e objetivos. As análises estratégicas são entra-das para avaliação dos riscos que afetam o alcance dos objetivos do SESI e SENAI, bem como sua correta execução, ou seja, que estão diretamente relacionados às escolhas estratégicas e ao modelo de negócio.

Para cada risco crítico, são definidos planos de mitigação que oportunizam novas práticas ou ações apropriadas para aumentar a capa-cidade da entidade de atingir seus objetivos.

Oportunidades identificadas

RISCOS ASSOCIADOS OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS

Implantação de novos negócios sem avaliação e planejamento adequado

. Estabelecer política de precificação de produtos e serviços

. Adequar modelo de apropriação de custos nos produtos e serviços

. Implantação do processo de inteligência competitiva

. Implantar o processo de gestão de portfólio de produtos

Insustentabilidade financeira da operação

Queda no compulsório

Defasagem tecnológica por insuficiência financeira e gestão organizacional

Garantir a execução do Processo de Gestão de Projetos

Fraudes por parte de funcionários Estabelecer estrutura de compliance

Insatisfação do cliente (impacto: enfraquecimento de marca e perda de clientes)

Avaliar e buscar melhorias para a satisfação do cliente

Fechamento de unidades por não cumprimento de normas/regulamentos/leis relativos à infraestrutura

Plano de Adequação de Infraestrutura

Perda de demanda em função de mudança do modelo de educação

Plano de mitigação do risco de perda de demanda em função de mudança do modelo de Educação

Prejuízo financeiro devido a ações trabalhistas Plano de mitigação do Risco de ações trabalhistas

Queda na demanda devido a atraso tecnológico e desatualização de cursos

Projetos para redução de defasagem tecnológica

Redução da efetividade e eficiência do colaborador na falta de gestão do conhecimento para equipes do SESI-SENAI

Elaboração de projeto para aprimorar os mecanismos da gestão do conhecimento

42

RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

Programa de Compliance (Conformidade)

O Regional de Goiás vem se estruturando de modo a implantar, de forma gradual e contí-nua, ações para sustentação de programas efetivos de integridade e de compliance, cujo Sistema de Gestão seguirá as orientações das normas ISO 19600 e ISO 37001.

A estruturação do Sistema de Gestão de Compliance no DR Goiás está baseada nas ações de prevenção, detecção e resposta, considerando, para isso, os seguintes pilares estruturantes: Avaliação de Riscos de Com-pliance, Pessoas e Competência, Políticas e Procedimentos, Comunicação e Treinamento, Tecnologia e Análise de Dados, Monitora-mento e Testes, Gerenciamento de Deficiên-cias, Investigações e Reporte.

S

A figura abaixo demonstra a situação das práticas relacionadas a compliance no Regional de Goiás:

Comitê de Compliance

Política de Compliance

Integração doSistema de Gestãode Compliance

ControleInterno

Gestão de Riscos

Comitê de Ética

Comitê de Segurança da

Informação

AuditoriaInterna

Sistema de Gestãoda Qualidade

Portal daTransparência

Ouvidoria

Gestão deCompliance

Processos implantados

Processos em implantação

43

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Ações já implantadas no SENAI Goiás:

► Ouvidoria SESI-SENAI, Fale Conosco e apuração de denún-cias: Prática de gestão devidamente implantada, contando

com canais estruturados de denúncias e com apoio da área

de Auditoria Interna, que realiza diligências preliminares das

informações recebidas pelos canais de comunicação, veri-

ficando a pertinência das demandas para, então, instaurar

procedimento investigatório.

► Gestão de Riscos: Atividade já estruturada e implantada sob a

coordenação área de Planejamento e Controle do SESI e SENAI.

► Área de Auditoria Interna: Função já implantada e que

responde pela realização das auditorias e investigações de

denúncias, constituindo-se uma importante barreira de defesa

contra a prática de ações e posturas que contrariam os prin-

cípios éticos preconizados pelo SESI e SENAI.

► Portal da Transparência: Atividade já implementada, aten-

dendo à finalidade de divulgar e manter atualizadas informa-

ções para a sociedade e as demais partes interessadas.

► Comitê de Ética: Tem a responsabilidade de fazer cumprir as

determinações, os requisitos e as condições éticas, estabele-

cidos no Código de Ética.

Código de Ética: É o instrumento de gestão que orienta

a conduta dos colaboradores do SESI e SENAI Goiás em

suas relações com todas as partes interessadas, refle-

tindo, de forma prática, visão, missão, crenças e valores

das instituições.

► Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): Certificado desde

2007, passou por ajustes e alterações ao longo do tempo

para incorporar as mudanças e evoluções da NBR ISO 9001,

constituindo-se um sistema devidamente consolidado. O SGQ

conta com processos mapeados, revisados continuamente e

documentados por procedimentos operacionais e instruções de

trabalhos que buscam assegurar o cumprimento dos requisitos

da norma ISO 9001 na execução dos processos estabelecidos.

► Comitê da Segurança da Informação: Delibera sobre a

implantação de ações que busquem assegurar o cumprimento

de requisitos legais, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados),

combate à pirataria e outros.

► Ações de Combate a Fraudes: Estabelecimento de políticas

de segregação de funções, automatização com base no soft-

ware ERPs para aprovações de documentos, recebimentos

de produtos, serviços e obras, automatização de processos

(BPMS), aumentando dessa maneira a segurança, confiabilidade

e rastreabilidade, permitindo acompanhamento pela trilha de

inspeções e verificações, por meio das auditorias de qualidade.

► Ações de Controles Internos: Propostas e ações de controle

internos, em fase de adequação, porém com várias iniciativas já

44

RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS

desenvolvidas e que se encontram em operação, tais como: procedimentos, instruções

e regulamentos devidamente aprovados e documentados, sistemas eletrônicos de

controle, como ERPs, processos automatizados, estabelecendo importante barreira

de defesa para minimizar riscos.

Relacionamento com Órgãos de Controle

Como prática fundamental para a melhoria contínua de seu ambiente de controle, das práticas de compliance e da integridade e transparência de seus atos de gestão, o SENAI mantém estreito relacionamento com o Tribunal de Contas da União (TCU) no sentido de avaliar as recomendações expedidas por esse órgão de controle, bem como de monitorar os planos de ação elaborados por seus gestores com vistas aos esclarecimentos necessários àquela Corte.

Como resultado do monitoramento contínuo das sinalizações emitidas por essa instância externa de apoio à governança e das iniciativas internas voltadas ao fortalecimento da gestão de riscos corporativos e de sua sistemática de controles internos, o SENAI possui todas suas prestações de contas submetidas aos colegiados do Tribunal devidamente aprovadas.

Além disso, o SENAI – Departamento Regional de Goiás não recebeu nenhuma deliberação, no decorrer do ano de 2020, por parte do TCU.

S

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

47

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

GOVERNANÇAS

O SENAI Goiás desenvolve práticas sistema-tizadas de governança corporativa visando manter a confiança de suas partes interes-sadas – Federação das Indústrias, Conselho Regional, Unidades, empregados, indústria goiana, trabalhadores industriais e sociedade civil. Na discussão sobre a estratégia e a gestão, de forma amplamente participativa, estabelecemos uma visão sistêmica e uni-ficada no Departamento Regional sobre o que precisa ser feito e por que deve ser

feito. Essa visão se apoia nas reflexões das realidades de cada região do Estado, bem como em experiências internas e externas das entidades que complementam a atuação em prol da indústria em Goiás. Os valores e princípios organizacionais são reforçados, avaliados e atualizados durante o ciclo de planejamento. Missão, Visão, Propósito, Política da Qualidade, Pilares da Gestão e Objetivos Estratégicos são traduzidos no Painel Estratégico 2019-2022.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

S

O processo de Planejamento Estratégico do SESI e SENAI é construído de forma conjunta e participativa, com a contribuição dos diversos segmentos do Estado ligados ao Sistema Indústria em Goiás. A elaboração e disseminação do plano de trabalho têm como objetivo firmar o compromisso das institui-

ções com o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Ao traçar diretrizes de médio prazo e avaliar a capacidade de investimentos, SESI e SENAI buscam melhorar as condições para satisfazer as demandas das indústrias, dos industriários, dos sindicatos patronais e de trabalhadores por meio de respostas

48

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

articuladas, eficientes, ágeis e competentes. De forma participativa, envolvendo todo o corpo gerencial e técnico das instituições e consulta à ambiência externa, o processo de planejamento estratégico percorre as seguintes etapas: consulta aos direcionadores elaborados pelas instituições em nível nacio-nal; análise de cenários, pesquisa e consulta às lideranças empresariais e conselheiros, avaliação dos ambientes interno e externo; análise de riscos estratégicos; revisão do mapa estratégico e definição de indicadores e metas.

O Plano Estratégico é organizado em eixos estratégicos de atuação, os quais foram defi-nidos considerando os desafios para a com-petitividade da indústria, nossos diferenciais estratégicos e nosso propósito organizacio-nal. Eles representam nosso foco para ajudar o Estado a superar desafios de competitivi-dade industrial e elevar a produtividade e a equidade social. No SENAI, as ações são norteadas pelos eixos estratégicos: Educação Profissional e Superior Voltadas para o Futuro do Trabalho na Indústria e Moder-nização Industrial Intensiva em Inovação.

Estratégia Sistêmica

O ciclo 2020-2024 da estratégia do SESI e SENAI Nacional foi formulado com base em conceitos da gestão estratégica moderna, bem como nas experiências passadas e no ambiente interno e externo. Seu foco é o aumento da competitividade e da equidade social tendo como alicerce, por um lado, os trabalhadores com acesso à educação de qualidade e preparados para impulsionar a indústria para o futuro e, por outro lado, as empresas industriais modernizadas e mais seguras.

No Regional Goiás, o SENAI, em articulação com o SESI, elabora o Planejamento Estra-tégico para um período de quatro anos, de forma alinhada às diretrizes nacionais do Sistema Indústria. O processo de formulação ocorre tendo como referência o PO 005 – Gestão Estratégica, que estabelece as orien-tações necessárias para o ciclo de elaboração de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e aprendizado.

A organização vem aprimorando as práticas de formulação das estratégias e aprofun-dando o uso de informações do ambiente

externo e interno. O processo de gestão estratégica ocorre de forma continuada, conforme a metodologia BSC, desde o ano de 2005. Para a avaliação do desempenho, são utilizados indicadores estratégicos des-dobrados em táticos e operacionais. Dessa forma, é possível medir o desempenho da instituição, dos negócios e da unidade ope-racional. Após definir as diretrizes e realizar as análises de ambiência, são identificados os fatores críticos de sucesso, que devem contemplar as necessidades das principais partes interessadas, a produtividade, a sus-tentabilidade e o legado para as gerações futuras.

A gestão estratégica na instituição está con-solidada e a visão de futuro é disseminada em toda a organização. Os pilares da gestão traduzem os fundamentos que estão por trás dos processos de trabalho, do modo de agir e fazer das pessoas na organização e o compromisso da instituição com a ambiência interna e externa. O Mapa Estratégico repre-senta graficamente o conjunto de objetivos que definem o caminho a ser seguido para o alcance da visão de futuro.

49

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A elaboração do Painel de Indicadores Estra-tégicos contempla o conjunto de indicadores que permite, por meio de análise de causa e efeito, compreender o comportamento e o desempenho da organização. As análises dos resultados possibilitam projeções em relação ao futuro e a tomada de decisões bem fundamentadas. O painel estratégico do SENAI Goiás é composto pelos indicadores regionais e pelos indicadores da Árvore Estra-tégica do Nacional. Dessa forma, garantimos o alinhamento sistêmico.

Todo o processo de gestão estratégica é resultado de aprendizado e melhoria con-tínua ao longo dos anos, coordenado pela Gerência de Planejamento e Controle (GPC), sob orientação e validação do Comitê de Planejamento do SESI e SENAI.

Árvore Estratégica (2020-2024) – Departamento Nacional

Os Objetivos Estratégicos, elencados na Árvore Estratégica, foram classificados em três pers-pectivas: Negócios e Clientes, Habilitadores e Gestão.

Os elementos presentes mantêm relação

entre si e reforçam os conceitos e os con-teúdos de cada um deles. O Propósito, que resume a motivação do trabalho, representa também a contribuição do SENAI para a sociedade. Essa contribuição divide-se em quatro Eixos Estratégicos de atuação, os quais representam escolhas e focos no âmbito dos negócios que diferenciam a atuação das entidades (SESI e SENAI) no mercado.

Em uma lógica de desdobramento, os eixos são mais bem qualificados na forma de Obje-tivos Estratégicos, que especificam o que precisamos alcançar com nossos negócios. Os Objetivos orientam o direcionamento dos recursos e do tempo, pois indicam o que precisa ser feito para garantir a realização do Propósito e, por consequência, o alinhamento às necessidades da indústria e do País.

Para medir o desempenho dos Objetivos Estratégicos, foram elaborados indicadores e metas que irão apontar o grau de alcance dos resultados. É importante ressaltar que os indicadores foram definidos de modo a medir o impacto da atuação, ou seja, evidenciar o que está sendo transformado na realidade das indústrias e do País, assim como permi-tir melhor comunicação com a sociedade e

com a indústria sobre o valor gerado para os públicos de interesse.

Por fim, foram definidas metas para cada indicador. O diferencial do processo de cons-trução das metas nesse ciclo é que, a partir do aprendizado obtido com os ciclos de pla-nejamento sistêmico anteriores, desde 2011 até 2019, foi possível obter uma proposta de meta mais alinhada às necessidades do mercado e ao histórico, não perdendo de vista que há um desafio imposto pelo contexto externo e pela vontade de se fazer cada vez mais e de uma forma cada vez melhor.

A estrutura da Árvore Estratégica, que explicita os focos de atuação e a relação entre eles, está apresentada a seguir:

50

Á R V O R E E S T R A T É G I C A S E S I E S E N A I 2 0 2 0 – 2 0 2 4

T R A N S F O R M A R V I D A S P A R A U M A I N D Ú S T R I A M A I S C O M P E T I T I V A

Neg

ócio

s e C

lient

esH

abili

tado

res

Ges

tão

Eixo

s Est

raté

gico

s

REDUZIR RISCOS E CUSTOS associados à Segurança e Saúde na Indústria

EXPANDIR A FORMAÇÃO DE JOVENS NO NOVO ENSINO MÉDIO com foco em STEAM*, priorizando a formação técnica profissional, com alto padrão de qualidade e metodologia única

*Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

ELEVAR A ESCOLARIDADE DE JOVENS E ADULTOS, com Qualificação Profissional e reconhecimento de saberes

ELEVAR A QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR a padrões

internacionais de avaliação

ALAVANCAR O NÍVEL DE MATURIDADE E PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS, com

ênfase em difusão tecnológica, digitalização e inovação industrial

AMPLIAR ALIANÇAS E RELACIONAMENTOS ESTRATÉGICOS para fortalecimento dos negócios

ALAVANCAR OS NEGÓCIOS A PARTIR DE PLATAFORMAS INOVADORAS DE SERVIÇOS padronizadas, replicáveis, escaláveis, intensivas em tecnologia digital e orientadas ao mercado

DESENVOLVER E GERIR CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS com vistas ao futuro dos negócios e à redução de assimetrias regionais

IMPULSIONAR A INTELIGÊNCIA DE MERCADO E DE NEGÓCIOS para ampliar a cobertura de atendimento à indústria

AMPLIAR A EFICIÊNCIA OPERACIONAL E FINANCEIRA

FORTALECER A TRANSPARÊNCIA, O COMPLIANCE E A GESTÃO DE RISCOS com implantação de boas práticas e divulgação de

informações relevantes às partes interessadas

INTENSIFICAR A EFICIÊNCIA OPERACIONAL DA GRATUIDADE com aderência às

estratégias nacionais

AMPLIAR A PERCEPÇÃO DE VALOR DA SOCIEDADE sobre a contribuição do SESI e do SENAI para o futuro do trabalho na indústria

Educação Básica indutora da melhoria da qualidade educacional do Brasil

Educação Profissional e Superior voltadas para o

futuro do trabalho na indústria

Modernização Industrial intensiva em inovação

Segurança e Saúde na Indústria integradas no trabalho para redução de riscos e custos

IMPULSIONAR A FORMAÇÃO SUPERIOR ESPECIALIZADA de profissionais orientada à inovação para a indústria

REQUALIFICAR E ATUALIZAR AS COMPETÊNCIAS DOS TRABALHADORES da indústria para o trabalho do futuro

PREPARAR A INDÚSTRIA PARA O FUTURO impulsionando transformações

por meio da inovação.

FORMAR PROFISSIONAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO, adequados às necessidades

futuras e locais da indústria, em um ambiente de rápida transformação tecnológica

AUMENTAR A QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO para o patamar de referência nacional

ALAVANCAR A SEGURANÇA E A SAÚDE NA INDÚSTRIA por meio de produtos e

serviços inovadores

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16 17 18 19

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

51

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A seguir, apresentamos os compromissos assumidos pelo SENAI Goiás no exercício 2020 para compor os resultados nacionais, ou

seja a contribuição do Regional na execução do Plano Estratégico Nacional sistêmico:

Metas Estratégicas Sistêmicas – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Metas Estratégicas Sistêmicas – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Metas 2020 Resultados 2020

Educação Profissional e

Superior voltadas para o futuro do

trabalho na indústria

2.233 concluintes em cursos de aperfeiçoamento

e especialização associados à indústria 4.0

1.995 concluintes em cursos de aperfeiçoamento e

especialização associados à indústria 4.0

67% de empregabilidade dos egressos dos cursos

técnicos do SENAI

83,9% de empregabilidade dos egressos dos cursos

técnicos do SENAI

Média 7,6 no IDAP (Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional)

Média 8,1 no IDAP (Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional)

Metas 2020 Resultados 2020

Modernização industrial

intensiva em inovação

5% de aumento das receitas oriundas da

prestação de serviços de Metrologia

25% de aumento das receitas oriundas da prestação de serviços de Metrologia.

O aumento ocorreu devido a consolidação deste serviço na área de

construção civil, microbiologia e físico-química.

8% de aumento das receitas oriundas da

prestação de serviços de Consultoria em

Tecnologia

Redução de 32% nas receitas oriundas da prestação de serviços de Consultoria em

Tecnologia. A redução da receita se deu devido ao

fechamento de empresas durante a pandemia e a não execução de programas

nacionais que estavam previstos.

52

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

Estratégia Regional

No âmbito regional, apresentamos, a seguir, o Painel Estratégico SESI SENAI 2019-2022, contemplando Política da Qualidade, Pilares da Gestão, Nosso Propósito e Mapa Estraté-

gico, que detalha os objetivos estratégicos priorizados pelo Departamento Regional para o exercício. Sua elaboração foi subsidiada por orientações do Departamento Nacional e pelas demandas das indústrias goianas e de

seus trabalhadores, que foram traduzidas em ações e programas com propósito de levar a organização a obter melhor desempenho em seus resultados.

PILARES DA GESTÃO

POLÍTICA DA QUALIDADE MAPA ESTRATÉGICO

PAINEL ESTRATÉGICO SESI SENAI 2019�2022

MISSÃO SESIPromover a educação e a qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo para elevar a produtividade industrial e a gestão socialmente responsável

MISSÃO SENAIPromover a Educação Profissional e o EnsinoSuperior, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria

Garantir sustentabilidade econômica, social e ambiental

Antecipar-se à demanda e ofertar soluções com qualidade de forma ágil, flexível e atualizada

Garantir e disponibilizar informações fidedignas, integradas e seguras

Fortalecer a atuação em rede

Ampliar parcerias estratégicas

Adotar a gestão de riscos nos macroprocessos

Garantir alta performance da força de trabalho

Aprimorar a comunicação interna e externa

Assegurar a aplicação de melhores práticas de gestão

Promover um ambiente propício à inovação

Assegurar gestão eficiente de recursos

V003-28.10.19

Versão 006 | 28.10.2019

Lide

ranç

a Tr

ansf

orm

ador

a

Ter ações de atração e retenção de pessoas

Aprimorar os mecanismos de gestão do conhecimento

Garantir infraestrutura tecnológica e física adequada

Educação Básica indutora da melhoria da qualidade

educacional em Goiás

Educação Profissional eSuperior voltadas para o futuro

do trabalho na indústria

Modernização Industrialintensiva em inovação

Segurança e Saúde na Indústria integradas no trabalho para redução de riscos e custos

Garantir processos de gestão, apoio e negócios eficientes e eficazes

VISÃO SESI SENAIAté 2022, o SESI e o SENAI serão reconhecidos como parceiros da indústria e indutores da produtividade e competitividade

NOSSO PROPÓSITOTransformar vidas para uma indústria mais competitiva

Ampliar o atendimento ao setor industrial

Garantir a sustentabilidadeinstitucional, financeira e econômica

• Estimular o autodesenvolvimento dos colaboradores e prestadores de serviço

• Disponibilizar uma estrutura que permita um atendimento ágil e flexível

• Atender ao cliente com serviços atualizados e adequados às suas demandas, conforme exigências legais e estatutárias

• Estabelecer parcerias para ampliação das competências técnicas e tecnológicas

• Avaliar as atividades desenvolvidas para o alcance da melhoria contínua dos processos

• Alcançar a sustentabilidade das Instituições

Sistema de Gestão - Fundamentos e Referências: MEG/FNQ - Certificado ISO 9001- 2015

53

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A revisão da estratégia no SESI SENAI Goiás está diretamente ligada à análise do desem-penho das instituições, feita em reuniões semestrais, com participação da alta direção, de gerências e representantes de unidades operacionais. Nesse fórum, são avaliados os resultados e verifica-se a necessidade de mudança de rumos. Alterações, entretanto, ocorrem também, durante todo o exercício, nas reuniões mensais do Comitê de Plane-jamento, momento oportuno para propor melhorias na estratégia, nos processos e modelos de negócios, incluindo inovações e/ou decisões que possam impactar o desem-penho institucional.

As metas estratégicas são desdobradas para as unidades operacionais e acompanhadas por meio do monitoramento e acompanhamento mensal. O Painel Estratégico é comunicado a toda a organização, assim como os resultados das análises estratégicas, sendo publicados na intranet da instituição e acessível a toda força de trabalho.

O Plano de Ação é uma ferramenta de gestão definida anualmente, derivada do Planejamento Estratégico, por meio da qual organizamos as iniciativas e o orçamento necessários para execução dos objetivos e metas propostos para o período. Para o exercício de 2020, o Plano de Ação foi ela-borado em conformidade com o Manual de Procedimentos Orçamentários e de Produção do Serviço Nacional de Aprendizagem Indus-trial, aprovado pela Resolução nº 45/2016 do

Conselho Nacional do SENAI, com o Plano de Centros de Responsabilidades de 2020 apro-vado pela Resolução SENAI CN nº 22/2019 e com o Plano de Contas e Manual de Padroni-zação Contábil do Sistema Indústria.

Para cada tema (Educação Profissional e Superior e Tecnologia e Inovação), são apre-sentadas as ações estruturantes estratégicas, com respectivos recursos e sua consolidação alocados no tema (adicionais às iniciativas alinhadas à estratégia).

PLANO DE AÇÃOS

54

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

S AMBIENTES E CONTEXTOS EXTERNOSNo fim de 2019, o mundo foi abalado ao tomar conhecimento da existência de um novo vírus, nomeado como SARS-CoV-2 (novo coronavírus), que originou a doença Covid-19. Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia do novo coronavírus. No Brasil, no dia 20 do mesmo mês, por meio do Decreto Legislativo nº 6, ficou reconhecido o estado de calamidade pública, com vigência inicial até 31/12/2020.

Essa pandemia atingiu as organizações empresariais de todos os portes e segmentos e trouxe dificuldades diversas para atravessarem o período de crise. Sete em cada dez empresas industriais citam a queda no faturamento entre os cinco principais impactos da doença, de acordo com a Sondagem Especial: Impacto da Covid-19 na Indústria, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em 2020, a economia sofreu com a retração do comércio interno e externo e a paralisação das atividades em diversos setores, principalmente, durante as fases mais agudas da crise. O aumento do gasto público para mitigar os efeitos da pandemia e a dificuldade de levar a cabo reformas estruturantes (como a reforma tributária e a administrativa) exigirão maior cautela da política fiscal nos próxi-mos anos. Além da difícil situação fiscal, as projeções de instituições nacionais e internacionais apontam uma contração do PIB brasileiro de 4,5% em 2020 e um crescimento de 3,0% em 2021, indicando que a recuperação do nível de atividade econômica não ocorrerá, ao menos, no curto prazo.

A redução das atividades econômicas durante o período de ocorrên-cia da pandemia resultou em aumento dos níveis de desemprego. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE, no segundo semestre de 2020 a taxa de desocupação foi de 14,3%, o patamar mais alto da série histórica iniciada em 2012. Ao mesmo tempo, a taxa de participação na força de trabalho fechou o trimestre de agosto a outubro de 2020 em 56%, nível relativamente baixo para a série histórica (geralmente em torno de 61%), porém já levemente superior ao observado entre junho e agosto (54,7%).

Nesse contexto, a indústria brasileira amargou, principalmente nos meses de março e abril, resultados altamente negativos de seus principais indicadores de desempenho industrial. O mês de abril foi considerado um dos piores da história para a indústria. De acordo com a CNI¹, o faturamento real na indústria caiu 5,6%, o emprego se retraiu 1,5%, e as horas trabalhadas sofreram redução de 6,6%². A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) foi de 69,6%.

Após a fase mais aguda da pandemia, verificou-se uma retomada das atividades industriais, permitindo à indústria voltar aos patamares pré-pandemia. Os indicadores industriais de outubro, apresentados pela CNI, ilustram esse processo, ainda que a variação permaneça negativa se comparada com o mesmo período de 2019. Em outubro, todos os indicadores de atividade – faturamento, utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas e emprego – registraram

55

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

crescimento na comparação com setembro, considerando-se a série com ajuste sazonal. As horas trabalhadas apontam um cresci-mento de 1,7% entre setembro e outubro, posicionando-se 1,2% acima do valor apurado em fevereiro. Já o faturamento real teve variação positiva de 2,2% no mesmo período, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 80,3%.

Contudo, apesar de uma melhoria contínua da indústria, os serviços demandados pelo segmento ainda encontram dificuldades em retomar seu ritmo pré-pandemia. As restrições de pessoal e o distanciamento social obrigaram os ofertantes de serviços tecnológicos e de inovação a adaptarem seus produtos, principalmente os serviços de assessoria e consultoria, normalmente feitos presencialmente. Programas como o Brasil Mais tiveram suas metodologias remodeladas, o que incluiu atividades prio-ritariamente remotas para reduzir o risco de contágio entre os participantes das mentorias e a redução das viagens dos consultores.

Em um contexto de queda do consumo interno e externo e fechamento de empre-sas, mesmo que temporário, a demanda

por serviços para otimização de proces-sos produtivos e desenvolvimento de produtos ficou em compasso de espera, devido ao elevado grau de incerteza quanto à economia como um todo. Ainda assim, o Brasil melhorou sua posição no ranking do Índice Global de Inovação 2020. Agora o País ocupa a 62ª posição entre os 131 países analisados, porém ainda 15 posições atrás da 47ª colocação que ocupava em 2011, dentre 125 países. Na América Latina, estamos na 4ª posição, depois do Chile (54º), México (55º) e Costa Rica (56º). Em comparação com os países que compõem os Brics, o Brasil ocupa a última posição, atrás da Rússia (47º), Índia (48º), China (14º) e África do Sul (60º).

Nas questões educacionais, as medidas de afastamento social e sanitárias exigiram a aceleração e implementação de novas estratégias de ensino, capazes de aliviar os impactos do fechamento das escolas e da execução dos cursos mediados por tecnologias. A deficiência na atualização tecnológica de muitos docentes brasileiros nesse tipo de método de ensino e a hete-rogênea infraestrutura de escolas e alunos para preparar, ministrar e assistir aulas on-line

56

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

são exemplos básicos dessas dificuldades encontradas. Além do mais, o modus operandi da educação e, em particular, da Educação Profissional e Tecnológica, também teve de observar um conjunto de leis e normas federais, estaduais e municipais para atuar no contexto da pandemia.

Ainda no campo educacional, outro ponto a destacar foi a imposição urgente, pela pandemia, do Ensino a Distância (EaD). Praticamente sem nenhum tipo de planeja-mento ou capacitação, escolas, docentes e estudantes foram obrigados a se adaptar a esse método de ensino.

Outro impacto preocupante da pandemia na educação é o abandono escolar, principal-

mente entre os jovens. Pesquisa realizada pela Fundação Roberto Marinho e parceiros fez um alerta para gestores educacionais: quase 30% dos jovens pensam em deixar a escola e, entre os que planejam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 49% já pensaram em desistir. Os motivos alegados são a grande dificuldade para estudar em casa e acompanhar as aulas, a falta de acesso à internet rápida e de dispositivos adequa-dos, além do próprio equilíbrio emocional e a capacidade de organização para estudar sem a escola como mediadora do processo.

¹ Confederação Nacional da Indústria. Indicadores Industriais. ISSN 1983-621X. Ano 28. Número 4. Abril 2020.

² Variação JAN-ABR20/ JAN-ABR19.

57

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A baixa capacidade de gerar empregos, principalmente formais, já era observada mesmo antes da crise, especialmente no setor industrial. Com a necessidade de se buscar soluções imediatas para a manutenção da atividade ao longo do ano, algumas empre-sas adotaram sistemas automatizados, ainda que simples, que podem resultar na aceleração da contínua substituição de trabalhadores, sobretudo aqueles de baixa qualificação. Isso impõe desafios para o desenho da formação voltada para a pre-paração de profissionais capacitados para um mundo em que os contratos de trabalho se tornam cada vez mais flexíveis/instáveis e concorrentes/complementares com deter-minadas tecnologias. Além disso, afeta a arrecadação do Sistema, que depende do número de trabalhadores.

No âmbito da Educação Profissional, o crescimento, ainda que forçado, do Ensino à Distância (EaD) poderá trazer grandes desafios às instituições, que terão que incorporar, cada vez mais, tecnologias digitais

e metodologias educacionais adequadas a essa nova forma de ensino. Para tal, as instituições deverão não somente aprimorar sua infraestrutura física e tecnológica para incorporação das tecnologias educacionais digitais, mas, fundamentalmente, capacitar seus docentes e instrutores para uso pleno e eficiente de tais tecnologias.

O que se observou durante o processo de pandemia foi a subutilização das tecnolo-gias básicas de informática pelos docentes, devido a sua falta de preparo e treinamento. Soma-se a isso, a implementação de sistemas de vigilância tecnológica para monitora-mento das novas tecnologias educacionais, com a finalidade de implementação no futuro, além de novas metodologias de avaliação da aprendizagem.

Diante desse contexto, apresenta-se, a seguir, os desafios enfrentados pelo SENAI em 2020, os quais se renovam também para o ano seguinte. São eles:

DESAFIOSS

58

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

► Incentivar a adoção de tecnologias baseadas na inteligência artificial

para personalização da aprendizagem, identificando lacunas e

propondo retomada de aprendizados ao longo do processo for-

mativo, de forma a garantir a qualidade do processo educacional.

► Apoiar a ampla adoção de novas tecnologias e metodologias

alinhadas à Indústria 4.0, que utilizam inteligência artificial,

robótica, gamificação, Lean Education Technology, ensino de

programação, dentre outras.

► Incentivar o domínio do uso de metodologias ativas e tecnolo-

gias educacionais no processo de ensino e de aprendizagem,

além de desenvolver internamente uma série de habilidades,

capazes de estimular a interatividade, trabalhar o pensamento

crítico e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.

► Criar/incorporar tecnologias digitais no processo de formação

do docente, com o aumento de cursos autoinstrucionais e incre-

mento da formação pautada nas metodologias ativas de ensino

e de aprendizagem.

► Utilizar/incorporar tecnologias para predição da evasão com

a incorporação da inteligência artificial para apoiar gestores e

docentes na redução do abandono e no aumento do desempenho

escolar.

Sob a ótica de Tecnologia e Inovação, a pandemia poderá acelerar a busca pela diminuição da dependência do trabalho humano. Para tal, as empresas com melhor “saúde” financeira buscaram ampliar

as aquisições de sistemas automatizados, que por sua vez aumen-tarão a demanda e oferta de serviços para apoio à indústria na implementação e uso das tecnologias associadas à Indústria 4.0 e à Transformação Digital.

Diante desse contexto, o SENAI enfrentou em 2020 e enfrentará no ano seguinte os seguintes desafios:

► Assegurar a infraestrutura tecnológica e de recursos huma-

nos para aumentar sua oferta para esse tipo de serviço tecnológico.

► Incorporar as tecnologias Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) na execução de serviços remotos.

► Ampliar os serviços de tecnologia e inovação, por meio de

projetos de curta duração, com equipes flexíveis.

► Incorporar tecnologia 5G objetivando ampliar as diversas

formas de acesso a serviços.

Em 2020, em virtude da crise sanitária mundial, praticamente todas as ações e todos os projetos do SENAI/DN tiveram de ser revistos, uma vez que não somente as ações diretamente ligadas às atividades do Departamento Nacional foram impactadas, mas principalmente as executadas pelos Departamentos Regionais. Como exemplo, cita-se o aprimoramento do modelo híbrido de ensino, que utilizou a experiência do SENAI com educação a distância e associou o agendamento, em laboratórios, de aulas práticas presenciais que não puderam ser desenvolvidas por meio de simuladores ou outras estratégias em ambientes virtuais.

59

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Na avaliação de empresários e especialistas, a crise decorrente do novo coronavírus ocor-reu em um momento crucial para a indús-tria brasileira. Não apenas com relação ao

processo de desindustrialização verificado nos últimos anos, mas, também, porque há vários desafios ainda a serem vencidos para que o setor consiga se conectar com

a 4ª Revolução Industrial, que já está em curso, e se integrar de forma sustentada à economia global.

De

fasa

ge

m n

a

colo

caçã

o

da

In

stri

a 4

.0

De

sin

du

stri

ali

zaçã

o

pre

coce

Ele

va

do

s cu

sto

sd

o t

rab

alh

o

Pro

du

tiv

ida

de

do

tra

ba

lho

em

qu

ed

a

Ca

pa

cid

ad

e d

ein

ov

açã

o p

ou

cod

ese

nv

olv

ida

Inte

gra

ção

pro

du

tiv

a

insu

fici

en

te c

om

ae

con

om

ia m

un

dia

l

Qu

ali

fica

ção

do

tra

ba

lho

in

sufi

cie

nte

pa

ra p

ad

rõe

sin

tern

aci

on

ais

DESAFIOS DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA

60

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

ATUAÇÃO POR TEMAS

Educação Profissional e Superior

Ações Estruturantes Estratégicas

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUPERIOR VOLTADAS PARA O FUTURO DO TRABALHO NA INDÚSTRIA

A qualidade e a abrangência do atendimento da Educação Profissional são determinantes diretos da produtividade do trabalho, em razão do alto nível de aderência às necessi-dades do mercado, essencial para a formação da mão de obra. A atuação do SENAI busca aumentar a articulação entre Educação Profis-sional Técnica e Básica, com a implementação do Novo Ensino Médio, em parceria com o SESI. Igualmente, prepara novos profissionais para atender às necessidades do mercado de trabalho, requalifica as competências

dos trabalhadores da indústria e impulsiona a formação superior orientada à inovação industrial. Nossos cursos de formação profis-sional e superior preparam as pessoas para o futuro do trabalho na indústria. Em 2020, foram realizadas mais de 125 mil matrículas em Educação Profissional e, devido à pande-mia, nossas unidades alteraram suas rotinas e os cursos presenciais foram ministrados de forma virtual e, ainda, ampliamos a oferta de cursos na forma de EaD.

A seguir, as principais modalidades que o SENAI Goiás oferece, bem como algumas ações estratégicas realizadas em 2020.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

a. Aprendizagem Industrial – Nos termos da legislação vigente e específica, a modali-dade é ministrada a aprendizes, entre 14 e 24 anos, atendendo à escolaridade mínima requerida pelo curso, tendo suas estruturas curriculares elaboradas em conformidade com os requisitos da ocupação pretendida. Os estudantes poderão cumprir, em empresas

e em instituições que tenham condições de proporcionar a aprendizagem, o período de prática profissional em situação real de trabalho na área cursada, na forma da legis-lação vigente. Em decorrência da pandemia, essa modalidade teve de ser interrompida em parte do ano.

Em 2020, foram 8.463 matrículas realizadas.

b. Iniciação Profissional – Curso de curta duração, menos que 160 horas, que visa preparar o aluno para o desempenho de tarefas básicas e de menor complexidade de uma profissão, bem como despertar seu interesse pelo trabalho. Destina-se a jovens e adultos, independentemente de escolari-dade. São ofertados de forma presencial ou a distância. Em Goiás, predomina a oferta a distância. De um total de 34.158 matrículas realizadas, a maioria (31.822) foi via EaD.

c. Qualificação Profissional – De média dura-ção, destina-se ao desenvolvimento de com-petências compatíveis com a complexidade do trabalho e com o grau de conhecimento

61

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

requerido para o exercício profissional. Os cursos de qualificação, com duração de no mínimo 160 horas, são ofertados a maiores de 16 anos, de forma presencial ou a distância. Em 2020, foram realizadas 36.564 matrículas.

Em 2020, em meio à pandemia, foi implantado o Programa Indústria + Forte, uma oferta de cursos de qualificação profissional a distância e gratuitos destinados a trabalhadores na indústria e jovens em busca de emprego. Foram mais de 20 mil matrículas realizadas neste programa.

d. Aperfeiçoamento Profissional – Possi-bilita o aprimoramento de competências já adquiridas e o desenvolvimento de novas competências demandadas pela crescente e constante modernização tecnológica. Sua carga horária é estabelecida de acordo com demanda do mercado, competências reque-ridas e requisitos de normas legais. São ofer-tados de forma presencial ou a distância. Em 2020, foram realizadas 30.475 matrículas.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Habilitação Técnica de nível médio

Destinada a proporcionar habilitação profis-

sional a alunos matriculados e/ou egressos do Ensino Médio. Os currículos dos cursos técnicos, que levam ao diploma da Habilitação Técnica de nível médio, são estruturados atendendo à demanda do mercado e elabora-dos a partir do perfil profissional construído em parceria com empresas e trabalhadores, de acordo com orientações emanadas dos órgãos de educação, apresentados em Planos de Cursos que podem ser estruturados em etapas e módulos. Os planos de cursos de Habilitação Técnica devem ser aprovados pelo Conselho Regional do SENAI Goiás. Em 2020, foram realizadas 11.112 matrículas.

A grande maioria dos cursos em Educação Profissional demanda investimentos em ofi-cinas e laboratórios, tanto para implantação de novos como para modernização dos já existentes. Faz-se necessário conhecer o mercado, acompanhar o desenvolvimento tecnológico das indústrias e planejar os inves-timentos, evitando, assim, ter um parque tecnológico educacional aquém da demanda do setor produtivo.

Hoje, o SENAI tem desenvolvido estratégias educacionais, a exemplo do uso de simulado-res, realidade aumentada, entre outras, que

possibilitam a atualização tecnológica mais rapidamente e a um custo menor.

A equipe técnica, juntamente com a área de mercado da instituição, faz continuamente a avaliação do portfólio da educação, buscando ofertar serviços com maior valor agregado e adequados às necessidades da indústria, inclusive inserindo temas sobre a Indústria 4.0 e indústria avançada em seus programas.

PROGRAMA SENAI NOVO ENSINO MÉDIO

Com a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017), o Departamento Nacional estruturou o Programa SENAI Novo Ensino Médio, com o objetivo de atuar junto à Rede de Escolas SESI e outras instituições privadas e públicas, na oferta do Itinerário V – Formação Técnica e Profissional.

O programa foi pensado com base na expe-riência do SENAI em cursos técnicos com perfil profissional, desenho curricular e recursos didáticos padronizados nacionalmente. Em 2018, Goiás fez parte da iniciativa piloto, jun-tamente com outros quatro Estados (Espírito Santo, Bahia, Ceará e Alagoas). Em 2020,

62

ocorreu a formatura da turma piloto, com 31 alunos concluintes.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SAEP)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Indus-trial (SENAI) é pioneiro no País na implantação de um Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), demons-trando, assim, seu compromisso com o moni-toramento e aperfeiçoamento contínuo dos cursos oferecidos pela instituição, alinhados às demandas industriais. Uma das principais dimensões do SAEP é a Avaliação de Desem-penho de Estudantes (ADE), que, como ava-liação externa, tem o objetivo de verificar o que os estudantes, ao final do curso, sabem e são capazes de fazer, conforme o previsto no perfil profissional de cada curso avaliado. Em 2020, a ferramenta completou dez anos e, ao longo desse tempo, se firmou como um dos principais indicadores da qualidade educacional da instituição, sendo um modelo maduro e reconhecido de avaliação em larga escala da Educação Profissional. A partir deste ano, adotamos o Indicador de Desempenho

da Avaliação Profissional (IDAP), que consi-dera os resultados das provas objetivas e práticas e a distribuição dos estudantes nas escalas de desempenho, além de apresentar os fatores associados ao desempenho dos estudantes, obtidos por meio dos questio-nários contextuais.

Em Goiás, foram avaliados 1.020 alunos de cursos técnicos e alcançamos a nota 8,1 (de uma escala de 0 a 10), o que posiciona o Estado em 6º lugar no ranking nacional. O gráfico abaixo demonstra a evolução do indicador em Goiás.

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

6,3

7,38,1

2018 2019 2020

Evolução do índice do IDAP

Fonte: Relatório Executivo - Avaliação de Desempenho de Estudantes do SENAI – DR/GO

63

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Educação Profissional Tecnológica de Graduação e de Pós-Graduação

Os cursos de Educação Profissional Tecno-lógica de Graduação e de Pós-Graduação, correspondentes ao nível superior, são estru-turados para atender aos diversos setores da economia, abrangendo áreas especializadas e têm duração e organização curricular defini-das a partir do perfil profissional obtido com base em levantamentos de necessidades do mercado de trabalho. São desenvolvidos de acordo com as diretrizes curriculares nacionais e a legislação vigente, tendo seus projetos de curso autorizados pelo MEC.

A entrada do SENAI Goiás no ensino superior, em 2005, se deu em decorrência de uma demanda identificada no mercado industrial e foi vista como uma possibilidade de poten-cializar a utilização do parque tecnológico educacional da instituição. Até o momento, os cursos são oferecidos de forma presen-cial. Em 2020, o Regional deu entrada no processo de credenciamento para a oferta de Graduação e Pós-Graduação a distância, que está em tramitação no MEC.

Trata-se de um desafio grande, visto o grande número de concorrentes e ainda devido ao

público-alvo relacionar a marca SENAI com a Educação Profissional de nível básico e téc-nico. No entanto, os esforços de comunicação, a qualidade do ensino ofertado e o parque tecnológico disponível têm contribuído para que, aos poucos, o SENAI Goiás se posicione melhor nesse concorrido mercado.

Matrículas em Graduação Tecnológica – 915 matrículas

Matrículas em Pós-Graduação – 569 matrículas

PROGRAMA SENAI DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

No Programa SENAI de Educação a Distância (EaD), o Departamento Nacional estruturou um modelo de negócio em que os Depar-tamentos Regionais com maiores experti-ses e capacidade instalada passam a atuar como Centrais de Tutoria e Monitoria (CTM), diluindo custos fixos e reduzindo a necessi-dade de investimentos em ativos por parte dos Regionais contratantes desse serviço. Goiás se destacou como o Regional que mais ofertou cursos na CTM em 2020.

Além disso, em 2020, devido à pandemia, executamos ações para possibilitar maior escala, abrangência e capilaridade da oferta de cursos do SENAI Goiás em EaD. Foram realizadas 73.606 matrículas em todas as modalidades.

64

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

Recursos Alocados PRINCIPAIS AÇÕES

EXECUTADASPLANEJADO

R$REALIZADO

R$%

Aprendizagem Básica 22.477.307 20.463.416 91%

FIC - Presencial 9.873.882 8.567.767 87%

FIC - EaD 747.751 739.388 99%

Habilitação Técnica - Presencial 9.174.132 8.812.008 96%

Habilitação Técnica - EAD 1.057.746 1.021.637 97%

Educação Superior 4.641.976 4.498.765 97%

Total 47.972.794 44.102.982 92%

Os recursos alocados para o custeio da educação foram devidamente aplicados no negócio.

65

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Tecnologia e InovaçãoAções Estruturantes Estratégicas

O SENAI conta com estruturas organizadas em áreas tecnológicas e setores industriais que visam dar maior agilidade e qualidade no atendimento à demanda da indústria, por meio de um modelo de gestão que integra e conecta institutos e unidades da instituição, referências em suas áreas de atuação.

O atendimento conta com profissionais altamente qualificados e infraestrutura tecnológica atualizada, com suporte em âmbito nacio-nal por meio dos Institutos SENAI de Tecnologia, Institutos SENAI de Inovação e Unidades Operacionais. Ao investir na inovação e na tecnologia para a indústria, o SENAI irá contribuir com o aumento da produtividade, desempenhando papel decisivo no fortalecimento do setor industrial e no desenvolvimento sustentável do Brasil.

Em Goiás, contamos com dois Institutos de Tecnologia – Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, ambos em instalados em Goiânia, além do apoio, na oferta de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI), de algumas unidades escolares que possuem competência educacional e expertise em diversas áreas. Em 2020, Goiás também conta com quatro núcleos formados em unidades escolares para atendimento aos clientes nessa modalidade, conforme descrito a seguir:

► Instituto SENAI de Tecnologia em Automação: Atende às

indústrias na oferta de soluções que remetem ao RoadMap

da Indústria 4.0. Ou seja, oferecem serviços de produtividade,

automação, inteligência computacional, NR12 e energia.

► Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas: Focado em soluções de consultoria, metrologia e PD&I que

possam atender às empresas de alimentos, bebidas e cosméti-

cos, escopo agregado em 2020 com ampliação do laboratório.

► Núcleo de Construção Civil – Localizado na Escola SENAI Vila

Canaã, em Goiânia, oferece metrologia para construtoras e

incorporadoras, entregando análises de concreto, aço, arte-

fatos, entre outros. Para 2021, está prevista uma expansão

para avançar com soluções de consultoria nessa área.

► Núcleo de Meio Ambiente – Instalado igualmente na unidade

escolar Vila Canaã, oferece soluções sustentáveis de metro-

logia e consultoria que vão desde a elaboração de um PGRS

à elaboração de plano de manejo florestal.

► Núcleo de Moda – Sediado na Faculdade SENAI Ítalo Bologna,

também na capital, realiza consultorias para as indústrias de

moda e confecção da região.

► Núcleo de Química – Inaugurado em 2020, na Faculdade SENAI

Roberto Mange, em Anápolis, esse laboratório é destinado

a realizar análises de polimorfismo molecular em fármacos

e minerais.

66

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

REDE SENAI BIOMOL – Biologia Molecular

Em 2020, o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas participou e foi contemplado em um edital SENAI para instalação de um laboratório de Biologia Molecular que irá compor a rede nacional do Sistema, denominada Rede SENAI Biomol, destinada a formar um ecossistema nacional de biologia molecular voltado para saúde e temáticas de bioeconomia.

Em princípio, o foco é realizar emergencialmente o diagnóstico molecular (RT-PCR) do SARS-CoV-2, devendo, em longo prazo, apoiar a indústria no desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, de pro-dutos e processos relacionados à biotecnologia aplicada a diferentes setores industriais. Com previsão de inauguração em fevereiro de 2021, o laboratório conta com quatro salas em que poderão ser realizados mais de 15 mil testes de RT-PCR por mês. O valor total do projeto foi de R$ 1.993.000,00, sendo distribuído da seguinte forma:

► BNDES (não reembolsáveis) R$ 1.490.000,00

► SENAI DN R$ 295.000,00

► SENAI GO (econômico) R$ 30.000,00

► SENAI GO (financeiro) R$ 178.000,00

CREDENCIAMENTO NO MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Em 2020, foram realizados investimentos no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Alimentos e Bebidas para seu credenciamento

junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), exigência para realização de ensaios compulsórios para as indústrias do segmento. A expectativa é de que, até julho de 2021, o IST terá o primeiro laboratório de alimentos com escopo credenciado pelo MAPA em Goiás, tornando-se referência na área.

Em outra frente, intensificamos nossas participações em mídias sociais, unificamos as redes sociais de todos nossos institutos e laboratórios e criamos uma identidade. Além disso, foram realizadas campanhas, geração de leads, impulsionamento de palavras-chaves e publicações em blogs e revistas para alavancar as ações de STI em Goiás.

Em 2020, a área de Tecnologia realizou 1.061 atendimentos em 523 empresas.

Recursos AlocadosPRINCIPAIS AÇÕES

EXECUTADASPLANEJADO

R$REALIZADO

R$%

Serviços Técnicos Especializados 634.033 624.537 99%

Consultoria em Tecnologia 2.821.831 2.313.788 82%

Serviços Metrológicos 2.574.376 2.258.595 88%

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 1.304.713 1.058.507 81%

Total 7.334.953 6.255.427 85%

Os recursos alocados para custeio das atividades foram devidamente aplicados no negócio.

67

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Atuação Transversal nos Negócios

Ações Estruturantes Estratégicas

Fundamentais para o desenvolvimento das atividades finalísticas do SENAI, são desenvolvidas, no Regional, ações de suporte ao negócio e gestão, por meio de atividades atendimento de mercado e clientes, comunicação e marketing e gestão de pessoas. No Mapa Estratégico do Regional, os objetivos relacionados aos processos estão na base do mapa e dão suporte e apoio aos objetivos de resultados.

ATUAÇÃO DE MERCADO E ATENDIMENTO A CLIENTES Oportunizar atividades de relacionamento e atendimento, por meio da formalização de serviços, e divulgação do portfólio de produtos e serviços ofertados pelo Regional vai ao encontro dos Objetivos Estratégicos relacionados à iniciativa, de “Impulsionar a inteligência de mercado e de negócios para subsidiar a oferta de soluções alinhadas às necessidades da indústria” e “Ampliar o atendi-mento ao setor industrial”. No ano de 2020, a Área de Relações com Mercado realizou diversas ações estratégicas, como: atuação por segmentação de mercado e região de abrangência, atendimentos remotos, oferta de serviços digitais e de enfrentamento à Covid-19, implantação de call center e de nova ferramenta CRM, atuações de inteligência competitiva, gestão de portfólio e marketing digital, elaboração de manual de precificação. Todas essas ações refletiram

positivamente no fortalecimento do relacionamento com os clientes, mesmo em meio a um cenário atípico de pandemia. As estratégias adotadas levaram a uma maior participação no mercado goiano.

COMUNICAÇÃO E MARKETINGCom atuação integrada que abrange todo o Sistema FIEG, a Asses-soria de Comunicação e Marketing (Ascom) desenvolve e coordena atividades relativas à comunicação social e institucional, publicidade e propaganda, assessoria de imprensa, relações públicas e eventos

• CRM• Diretório Nacional• Pesquisas• Arrecadação

Inteligência Competitiva

PRECIFICAÇÃOMARKETING

ESTRATÉGICO

OPERAÇÃO DE MERCADO

INTELIGÊNCIADE MERCADO

ATENDIMENTO MULTICANAIS

GESTÃO DE PORTFÓLIO

68

de interesse do Regional. Também realiza ações relativas a projetos e processos de marketing, incluindo relacionamento com o mercado, conhecimento do perfil de clientes, necessidades e grau de satisfação de clientes, fortalecimento da rede de mercados, entre outras.

O objetivo estratégico relacionado à inicia-tiva é Aprimorar a Comunicação Interna e Externa, que tem como premissa o for-talecimento da comunicação, tanto entre os integrantes do Sistema FIEG, quanto de forma institucional e mercadológica, garan-tindo clareza com as partes interessadas (governo, sociedade, sindicatos, indústrias, industriários), visibilidade pela indústria e acesso à informação pelo trabalhador e pela sociedade.

GESTÃO DE PESSOASDesenvolver atividades gerenciais e ope-racionais relacionadas a pessoas é um dos desafios para alcançar os objetivos propostos, apontados no Painel Estratégico SESI SENAI 2019-2022 e detalhados a seguir:

Garantir alta performance da força de

trabalho – Propõe oferecer aos colabora-dores condições para o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à execução de suas atividades. Desenvolver competências com foco em resultados, mudanças e inovação, promo-vendo o desenvolvimento de lideranças.

Ter ações de atração e retenção de pes-soas – Busca compor uma equipe de pro-fissionais com as competências requeridas aos negócios, reconhecendo e motivando os colaboradores no desempenho de suas atribuições com foco em resultados.

Aprimorar os mecanismos de gestão do conhecimento – Propõe desenvolver ações que estimulem um ambiente favorável à busca e geração de conhecimento, sistematizando as práticas já desenvolvidas, identificando e analisando os conhecimentos disponíveis e os desejáveis para o desenvolvimento das instituições.

Com o advento da pandemia da Covid-19, mais do que nunca foram necessárias ações eficazes relativas à gestão de pessoas nas mais variadas nuances e, nesse contexto, vale destacar que o Regional tem como uma de suas principais atividades a educação e

formação de profissionais em seus variados níveis. Portanto, é imprescindível que haja investimentos assertivos na capacitação e formação de todo o corpo técnico e docente. Como instituição de ensino e de prestação de serviços para a indústria, todo aprendi-zado e informação devem ser exarados com assertividade, responsabilidade e correção.

É nesse sentido que o SENAI investe na for-mação e qualificação de seus colaboradores com vistas a garantir entregas à sociedade e indústria com qualidade e efetividade. Apesar dos impactos e reflexos diretos da pandemia em nossas instituições, inclusive com alterações das formas de trabalho, o SENAI não deixou de investir em capacitação.

AÇÕES DE ETD – Educação Treinamento e Desenvolvimento O SENAI Goiás realiza constantemente levan-tamento de necessidade de capacitação, em conjunto com as áreas gestoras, e monitora as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores.

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

69

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A parceria com a Universidade Corporativa Unindústria (CNI) gerou resultados expressi-vos, possibilitando a formação de 347 cola-boradores, que realizaram um total de 1.554 matrículas durante o ano de 2020.

Quanto aos benefícios, podemos citar a garantia do colaborador admitido em ter um plano de saúde de ponta (Unimed) com subsídio de, no mínimo, 50% no custo total; disponibilidade de seguro de vida; bolsa de estudos; descontos e serviços prestados pelo SENAI/SESI; subsídios em alimentação, dentre outras vantagens previstas em acordos

coletivos e em programas especiais.

Um desses programas desenvolvidos no Regional de Goiás, o Inspirar é um pacote de atividades, incentivos e rotinas que visam à qualidade de vida do trabalhador em seus diversos aspectos. Dentre as principais ações, estão ginástica laboral, análises ergonômicas, palestras e cursos sobre segurança no trân-sito, alimentação saudável e relacionamento interpessoal, concessão de descontos no teatro e colônias de férias, atividades físi-cas, atendimento nutricional, vacinação e odontologia.

Além disso, no contexto de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o SENAI definiu proto-colos de segurança, medidas preventivas e a realização do monitoramento diário de casos da doença em suas unidades, distribuídas em todo o Estado de Goiás. Foram editados documentos normativos e atos administra-tivos com o objetivo precípuo de garantir a segurança e o adequado enfrentamento da pandemia pelos nossos colaboradores.

Como medida primária, foi criado, em 16/03/2020, o Comitê de Gerenciamento de Ações em Face da Covid-19, composto pelos dirigentes das Entidades da FIEG, asses-sorados por áreas técnicas específicas, den-tre elas a Gerência de Recursos Humanos e Conhecimento. Desse comitê emanaram os protocolos e todas as ações de adequação e enfrentamento da Covid-19 em nossas unidades. Até a presente data, atingimos números controlados e aceitáveis de con-taminação no meio corporativo. Conforme mapeamento, não foi identificada contami-nação sistêmica nas unidades, sendo que todos os casos foram considerados isolados. Paralelamente, o SENAI iniciou, em 2020, o Plantão Psicológico, serviço que visa dis-ponibilizar ao colaborador a oportunidade

Ações de ETD 2020

3.230MATRÍCULAS

86

44.400HORAS DE CAPACITAÇÃO

BOLSAS CONCEDIDAS PARA GRADUAÇÃO, PÓS GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO

70

de buscar auxílio contra suas angústias, inseguranças e ansiedades, potencializadas pela pandemia da Covid-19. Os atendimentos são realizados por psicólogos capacitados e com o viés exclusivo de apoiar quem precisa no enfrentamento de situações adversas.

A gestão de RH mantém como meta a redução do índice de rotatividade dos empregados, analisando as causas de desligamento e investindo em programa de retenção de talentos, o que envolve recrutamento e seleção mais assertivos, pacote de benefícios atrativos e programa de crescimento e desenvolvimento profissional, garantindo impor-tantes e reconhecidas entregas para a indústria, para o trabalhador da indústria e para a sociedade em geral.

O SENAI tem caminhado para uma cultura de controle e gestão do conhecimento, com vistas a garantir a otimização e o acesso controlado de conteúdo e aprendizado. A instituição já possui um sistema com suporte e capacidade para realizar a gestão do conhecimento. Em 2021, iniciaremos a sistematização e correlação entre as Matrizes de Responsabilidades e Competências (MRC) de cada cargo e função, levantamento de necessidade de capacitação e itinerário formativo por cargo. Com isso, pretende-se realizar uma eficiente gestão do conhecimento do colaborador, bem como o controle da disseminação desse conhecimento no ambiente corporativo.

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOA área no Regional de Goiás desenvolve atividades gerenciais e operacionais da Gestão de Tecnologia e Informação, alinhadas ao Objetivo Estratégico de “Garantir infraestrutura tecnológica e física adequada”, realizando ações estruturantes de atendimento ao usuá-rio, sustentação de recursos computacionais, gestão de demandas de soluções e planejamento de TI.

PRINCIPAIS FOCOS

DISPONIBILIDADE

SEGURANÇA

FOCO NO NEGÓCIO

Getin – Modelo de Gestão

PROCESSOS DE TI

Atendimento ao usuário

Sustentação de recursos computacionais

Gestão de demandas de soluções de TI

Planejamento

SEGURANÇA

GOVE

RNAN

ÇA

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

71

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

I - Atendimento ao usuário - Suporte técnico de TI

Todo atendimento é realizado mediante registro de chamado técnico por meio do Sistema de Atendimento ou do canal Getin Plantão, para chamados realizados fora do horário comercial.

II- Sustentação de Recursos Computacionais

A Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) realiza sustentação de ambientes padronizados de Tecnologia da Informação, garantindo a disponibilidade dos sistemas e recursos de infraestrutura.

A estratégia de sustentação adotada é consistida por dois processos, a saber:

► Monitoramento e controle – Visão geral e detalhada do

ambiente de TI com foco em prevenir falhas e auxiliar no

planejamento do investimento de recursos computacionais.

► Plano de continuidade de Serviços – Determina as ações a

serem tomadas nos casos de falha em algum recurso da área

de informática que possam impactar sobre a continuidade

dos negócios das entidades do Sistema FIEG.

III – Gestão de demandas de Soluções de TI

As soluções de TI seguem a Metodologia de Gestão de Projetos do SESI/SENAI no atendimento a demandas, proporcionando padronização em seu gerenciamento, resultando em maior clareza e transparência às áreas solicitantes. Nesse quesito, foi empregado o esforço de trabalho de 8.847 horas, com enfoque nas ações estratégicas para os negócios da entidade, incluindo projetos de software e infraestrutura.

11.775HORAS DE ATENDIMENTO

91,8% ÍNDICE DE SATISFAÇÃO

12.764CHAMADOS

91,7% CUMPRIMENTO DE ANS – ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO

99,8%ÍNDICE DE DISPONIBILIDADE DOS LINKS DE COMUNICAÇÃO E AMBIENTES DE DATACENTER

72

IV - Planejamento de TI

O planejamento de TI é consolidado no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), destinado a definir as ações a serem realizadas no ciclo de três anos, alinhando os objetivos e as estratégias de negócio da entidade. Essa integração habilita a Getin a apoiar as estratégias organizacionais mais efetivamente, permitindo sua formulação, a organização de processos e, consequente-mente, a determinação dos investimentos e recursos humanos em TI, orientados, sempre, pela estratégia de negócios.

A adoção do PDTI traz os seguintes benefícios às instituições do Sistema FIEG:

► Visão clara das necessidades futuras

de TI, direcionando os investimentos

indispensáveis;

► Apoio à direção na tomada de decisões

sobre aspectos relacionados à TI;

► Amparo à análise de custo x benefício

dos investimentos em TI;

► Manutenção no alinhamento da TI aos

objetivos estratégicos das Instituições;

► Visibilidade do papel, do valor agre-

gado e da atuação da área de TI.

Forte atuação da TI na disponibilização de recursos para o teletrabalho; na ampliação de soluções de videoconferência e ambiente virtual de aprendizagem para alunos.

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

73

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E MATERIAIS Em Goiás, a gestão de contratos e licitações está sob responsabi-lidade da Gerência de Materiais e Patrimônio (Gemat), que tem como função gerenciar os processos de compras e contratações de serviços de forma direta ou por licitação, registro de preços, gestão de almoxarifado para materiais de consumo e gestão patrimonial, coordenando os trabalhos das equipes e assessorando os gerentes nos assuntos pertinentes a compras e contratação de serviços.

Os processos de “licitação, dispensa ou inexigibilidade” são estrutu-rados de forma a garantir que a proposta vencedora para forneci-mento/realização dos serviços seja a mais vantajosa, atendendo aos aspectos legais e técnicos e assegurando a utilização correta dos recursos financeiros.

Esse processo tem início no recebimento da solicitação aprovada e do tipo de compra, definido como “licitação, dispensa ou inexigibilidade”, e término com o instrumento assinado ou documento equivalente para a entrega dos materiais/produtos e equipamentos, bem como para realização dos serviços.

A gestão de contratos e licitações é realizada utilizando o Regula-mento de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Estão detalhados, nos anexos, os contratos mais relevantes firmados em 2020 e os de maiores valores pagos no exercício.

Considerando-se o processo de Gestão de Patrimônio e Infraestrutura, é realizado o controle patrimonial e financeiro, o qual determina que os bens devem ser registrados individualmente, contendo data e valor de aquisição ou de recebimento de doação e controle físico, que implica na identificação dos bens e respectivos usuários de forma a permitir ao gestor de patrimônio localizar o bem sempre que necessário.

A Gestão Patrimonial e de Infraestrutura é gerida observando os seguintes documentos e orientações:

► Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

► Instrução Normativa IN-036 – Controle Patrimonial, desti-

nada a assegurar que os equipamentos e bens patrimoniais

das entidades do Sistema FIEG sejam controlados e seu uso,

acompanhado pelos gestores das Unidades e da Administração

Central.

► Instrução Normativa IN-035 – Aquisição de Materiais e Serviços

de Pessoa Jurídica, que estabelece o processo de aquisição de

materiais e contratação de serviços de pessoa jurídica. Aplica-se

ao SESI e ao SENAI, Departamentos Regionais de Goiás.

74

Recursos AlocadosA seguir, de forma consolidada, os recursos utilizados para as principais áreas de suporte ao desenvolvimento das ações finalísticas da instituição.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO TRANSVERSAL

PLANEJADOR$

REALIZADOR$

%

ATENDIMENTO A CLIENTES 2.396.160 2.107.451 88%

COMUNICAÇÃO E MARKETING 676.462 569.509 84%

GESTÃO DE PESSOAS 1.057.863 789.074 75%

EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 375.389 313.311 83%

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2.148.310 2.033.763 95%

GESTÃO DE SUPRIMENTOS E MATERIAIS 931.977 889.241 95%

Fonte: Sistema Protheus

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

75

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Indicadores EstratégicosA seguir, apresentamos os compromissos assumidos pelo SENAI Goiás no exercício 2020, com os resultados nacionais. Trata-se da contribuição do Regional na execução do Plano Estratégico Nacional.

Perspectiva Negócios e Clientes

OBJETIVO INDICADORMETA

PREVISTAREALIZADO %

Expandir a formação de jovens no Ensino MédioPorcentual de matrículas no Itinerário V, alinhadas à indústria, das redes pública, privada e do SESI, em parceria com o SENAI*

Não disponível

Requalificar e atualizar as competências dostrabalhadores da indústria para o trabalho do futuro

Concluintes em cursos de aperfeiçoamento e especialização associados à indústria 4.0 2.233 1.995 89%

Formar profissionais para o mercado de trabalho Empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos do SENAI 67% 83,9% 125%

Alavancar o nível de maturidade e produtividadeÍndice de aumento de produtividade nas empresas atendidasPor programas de produtividade industrial**

Não disponível

* Porcentual de matrículas no Itinerário V, alinhadas à indústria, das redes pública, privada e do SESI, em parceria com o SENAIA apuração do indicador depende da disponibilidade de dados específicos do Censo Escolar 2020, pelo Ministério da Educação. O Censo da Educação Básica 2020,

divulgado até o fechamento deste relatório, não apresentou a informação da matrícula do Ensino Médio por Itinerário, impossibilitando o cálculo.

** Índice de aumento de produtividade nas empresas atendidas por programas de produtividade industrialA pandemia da Covid-19 atrasou o início dos atendimentos presenciais às empresas em função da necessidade de adequação metodológica aos protocolos de

segurança e aos decretos estaduais de restrição de atividades. A principal iniciativa cujos resultados são considerados na mensuração do indicador estratégico

é o Programa Brasil Mais Produtivo. Embora os atendimentos às empresas dentro desse programa tenham começado em 2020, apenas dez Departamentos

Regionais iniciaram seus contratos com as empresas, e não haverá conclusão de atendimento em tempo hábil para apuração relativa ao exercício. Os atendimen-

tos iniciados no primeiro trimestre de 2020, parte do processo de formação presencial de consultores, foram paralisados e só retomaram no último trimestre,

com as adaptações da metodologia. Quanto à inclusão de atendimentos em programas regionais baseados em metodologias nacionais de aumento de produtivi-

dade, não poderão ser considerados para apuração de resultados relativos a 2020, em função de não haver uma parametrização nos sistemas de informação que

possibilite a apuração do indicador de acordo com as variáveis previstas e padronizadas nas metodologias nacionais. O desenvolvimento do módulo de parametri-

zação foi realizado no último trimestre de 2020 e os testes finais de validação, para disponibilização e treinamento dos Departamentos Regionais na inclusão das

informações, ocorrerão no primeiro trimestre de 2021. Pelos motivos expostos, relativamente ao ano de 2020, não haverá apuração desse indicador.

76

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

Perspectiva Habilitadores 

OBJETIVO INDICADORMETA

PREVISTAREALIZADO % 

Desenvolver e gerir conhecimentos e competências com vistas ao futuro do negócio e das assimetrias regionais 

Média de horas de capacitação por colaborador concluídas nas ações de educação corporativa do SENAI* 25h  52h  209,9% 

Preparar a indústria para o futuro  Número de empresas industriais atendidas**  2.679  526  20% 

* Em 2020, a área de recursos humanos divulgou continuamente os cursos da UNINDÚSTRIA, o que motivou o acesso de mais empregados. 

** Em 2020, durante a pandemia, o SENAI Goiás buscou ofertar de forma ágil serviços remotos, tanto na área de educação quanto no atendimento direto às empre-

sas. Ainda assim, o esforço não gerou os resultados esperados, principalmente em consequência dos impactos da crise sanitária nas indústrias, com efeitos graves

como redução de produção, encerramento parcial e até mesmo total de atividades, além de despreparo inicial em relação ao trabalho remoto. A dificuldade financeira

enfrentada por algumas dessas empresas também foi fator preponderante para que elas adiassem a tomada de decisão em relação à contratação de nossos serviços.

Tudo isso restringiu o acesso a novos clientes, repercutindo no resultado desse indicador, que não atingiu a meta proposta. Vale ressaltar que essas ações de adequação

ao cenário atual tendem a favorecer uma maior cobertura do mercado e a consequente ampliação do número de empresas atendidas para o próximo exercício.

Perspectiva de Gestão

OBJETIVO INDICADORMETAS

PREVISTASREALIZADO %

Intensificar a eficiência operacional da gratuidadeÍndice de aderência da oferta de gratuidade regimental às estratégias 61% 52,5% 86%

Fortalecer a transparência, o compliance e a gestão de riscos

Índice de implantação dos Programas de Transparência e deCompliance com aderência às melhores práticas*

Não disponível

* Índice de implantação dos Programas de Transparência e de Compliance com aderência às melhores práticas (SENAI) A resolução do SENAI/CN nº 0017/2020 prorrogou o prazo para implantação de programas de compliance, de que trata o art. 1º da Resolução SENAI/CN nº 18/2019, no

âmbito dos órgãos nacional e regionais do SENAI por um ano, a partir de 09/07/2020, em decorrência do impacto da pandemia do coronavírus. Paralelamente, os novos

normativos, divulgados no ano de 2020, impactaram na necessidade de revisão do plano de ação para implantação da transparência, o que impediu o monitoramento.

77

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Indicadores de desempenho

A gestão do desempenho do SENAI Goiás utiliza indicadores perenes e com foco na eficácia, eficiência e efetividade da entidade. Em julho de 2020, com o advento da Resolu-

ção nº 23/2020, atualizada pela Resolução nº 44/2020, do Conselho Nacional do SENAI, foi instituído o Programa de Eficiência da Gestão, que estabelece um conjunto de indicadores para o acompanhamento do desempenho de seus Regionais nos anos de 2021, 2022 e 2023. Para 2020 não foi estabelecida metas

para este programa. Com o intuito de iniciar a construção do histórico de publicação desses indicadores como ponto de partida para a prestação de contas e apuração do desem-penho nos próximos anos, apresentamos, a seguir, os resultados alcançados em 2020 [1]:

CATEGORIA INDICADOR FONTE RESULTADO 2020

Eficiência

Custo hora-aluno FIC+TEC presencial Produção: Solução Integradora/DN Orçamento: Protheus/DN R$ 8,69

Custo hora-aluno FIC+TEC semipresencial Produção: Solução Integradora/DN Orçamento: Protheus/DN R$ 3,09

Porcentual de recursos destinados às atividades-fim Protheus/DN 91,3%

Impacto da folha de pessoal no orçamento Protheus/DN 55,0%

Sustentabilidade operacional em Tecnologia e Inovação Protheus/DN 48,7%

% da receita de STI sobre a receita de contribuição compulsória Protheus/DN 7,8%

Eficácia

% de conclusão nos cursos FIC+TEC - presencial Solução Integradora - SENAI/DN 89,7%

% de conclusão nos cursos FIC+TEC - semipresencial/EaD Solução Integradora - SENAI/DN 50,50%

Aumento da produtividade nas empresas atendidas por programas de produtividade industrial

SGT - Sistema de Gestão de Tecnologia Não disponível

Efetividade

IDAP – Índice de Desempenho da Avaliação Profissional SAEP – Avaliação de Desempenho do Estudante 8,1

Empregabilidade dos egressos de cursos técnicos Pesquisa de Egressos SENAI 83,9%

Indicador de aderência à demanda da indústria Pesquisa - UNIEPRO/DN Não disponível

[1] Os indicadores de “Aumento da Produtividade nas Empresas Atendidas por Programas de Produtividade Industrial” e de “Aderência à Demanda da Indústria” serão apurados a partir de 2021. 

78

Gratuidade Em 2008, foram incorporados ao Regimento do SENAI dispositivos normativos para amplia-ção gradual da oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, sendo, a partir de 2014, o equivalente a 66,66% da Receita Líquida de

Contribuição Compulsória Geral.

Em 2020, o SENAI Goiás aplicou 77,8% dos recursos dessa receita líquida de contri-buição compulsória em gratuidade, ativi-dade prioritária no Regional, resultando na realização de 43.815 matrículas gratuitas, que totalizaram 7.710.660 horas-aluno.

Para apuração da gratuidade, considera-se o gasto médio do hora-aluno, ou seja, são utilizadas as despesas realizadas com custeio, investimento e gestão, conforme estabele-cido no Regimento do SENAI, Art.10, §3º, atualizado pelo Decreto Lei nº 6.635, de 5 de novembro de 2008.

GESTÃO, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO

Evolução de cumprimento da gratuidade

Fonte: Simulador de Gratuidade do SENAI

72,0%

67,3%

69,3% 69,4%

67,7%67,2%

70,6%

77,8%

2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

Histórico da Gratuidade

Real Meta

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS,

FINANCEIRAS E CONTÁBEIS

81

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

RESULTADO OPERACIONALS

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

R$106.100milhões

Valor das receitas estimadas e despesas fixadas pelo SENAI Goiás para o exercício de 2020.

Fonte: Sistema Protheus

A formulação do orçamento é precedida da etapa de pré-planejamento, que conta com a participação do corpo gerencial e da direção e tem como documento orientador o Planejamento Estratégico. Nessa etapa, são escolhidas as iniciativas para o respectivo exercício, as quais constam do documento de Plano de Ação e Orçamento, submetido à aprovação do Conselho Regional do SENAI.

O Plano de Ação e Orçamento, relativo ao último movimento de revisão do exercício de 2020, foi elaborado em conformidade com o Manual de Procedimentos Orçamentários e

de Produção do Serviço Nacional de Apren-dizagem Industrial, aprovado pela Resolução nº 045/2016 do Conselho Nacional do SENAI, com o Plano de Contas e Manual de Padroni-zação Contábil do Sistema Indústria, aprovado pelo Ato Resolutório 391/2009 e com o Plano de Centros de Responsabilidade de 2019, aprovado pela Resolução nº 17/2018.

No período de janeiro a dezembro, o SENAI Departamento Regional de Goiás realizou 109% das receitas estimadas e 91% das des-pesas previstas.

82

INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, FINANCEIRAS E CONTÁBEIS

RECEITASAs receitas de contribuições nos últimos três anos representaram em média 51% do total das receitas do SENAI.

Comparando a realização das receitas nos últimos três anos, verifica-se um acréscimo de 5% no exercício de 2019 em relação a 2018, tendo como fatores principais as Receitas de

Contribuições e Receitas de Serviços.

De 2019 para 2020, houve decréscimo de 4%, com queda em quase todas as fontes de recursos do Regional, com destaque para redução nas Receitas de Contribuições, afe-tadas em virtude da Medida Provisória 932 do Governo Federal. O advento da pandemia por Covid-19 foi fator preponderante para

a redução de recursos no SENAI em 2020.

Em 2020, o grupo de contas Auxílios Finan-ceiros representou 12% do total das receitas, com recursos repassados pelo Departamento Nacional, referentes à participação de Goiás em Editais de Inovações e apresentação de Projetos Estratégicos para alavancar o desen-volvimento do Departamento Regional.

Fonte: Sistema Protheus

58

.23

3.6

49

62

.27

1.6

71

57

.65

0.2

45

RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES

33

.09

8.1

71

39

.36

2.2

57

32

.88

4.8

58

RECEITAS DE SERVIÇOS

8.5

18

.31

2

8.7

61

.74

5

8.1

19

.81

8

SUBVENÇÕES E AUX.REG./ REGIMENTAIS

9.2

08

.59

6

3.0

97

.57

6

14

.00

1.6

69

AUXÍLIOS FINANCEIROS

2.0

57

.25

1

1.8

46

.94

5

1.0

66

.18

2

RECEITAS FINANCEIRAS

54

1.0

01

35

6.0

37

78

6.8

73

OUTRAS RECEITAS CORRENTES

3.7

49

.54

6

5.0

43

.86

1

1.1

30

.33

3

OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL

11

5.4

06

.52

6

12

0.7

40

.09

3

11

5.6

39

.97

8

TOTAL

RECEITAS POR EXERCÍCIO 2018 2019 2020

83

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

69

.06

0.6

12

17

.04

4.9

52

14

.44

7.1

23

2.0

53

.66

5

1.1

21

.75

6

11

.61

0.9

45

11

5.3

39

.05

3

65

.32

0.7

96

21

.40

2.7

91

16

.06

6.6

08

2.0

85

.97

9

1.2

91

.59

4

14

.54

5.0

22

12

0.7

12

.78

9

54

.51

0.5

67

15

.19

7.5

66

12

.62

6.0

34

53

9.8

16

1.4

83

.85

9

11

.94

2.2

77

96

.30

0.1

19

PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

SERVIÇOS DE TERCEIROS

OUTRAS DESPESAS TRANSPORTE E VIAGENS

TRANSFERÊNCIAS REGULAMENTARES

DESPESAS DE CAPITAL TOTAL

DESPESA POR EXERCÍCIO 2018 2019 2020

Fonte: Sistema Protheus

DESPESASO histórico dos últimos três anos mostra que as despesas mais representativas se referem às despesas de pessoal e encargos sociais, as quais representam, em média, 60% do total de despesas do Regional, o que se justifica considerando-se principalmente a natureza dos serviços ofertados pelo SENAI.

Do mesmo modo que as receitas, conside-rando a peculiaridade de 2020, verifica-se que houve redução de despesas em quase todos os grupos de contas, conforme demonstrando no gráfico acima. Em valores financeiros, o maior impacto foi em Pessoal e Encar-gos, sobretudo em razão das redefinições nas relações de trabalho, especialmente na otimização da força de trabalho disponí-

vel e alinhamento destas com as demandas existentes. Além disso, devemos mencionar ações pontuais e de controle em razão dos efeitos da pandemia da Covid-19, tais como a celebração de acordos de redução de carga horária e salários e suspensão de contratos de trabalho (Medida Provisória 936 do Governo Federal).

84

INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, FINANCEIRAS E CONTÁBEIS

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIAA receita total realizada no período de janeiro a dezembro de 2020, em relação ao valor previsto, foi superior a 9%, impactada, principalmente, pelas receitas de contribuições, que superaram a estimativa projetada pelo Departamento Nacional em 8%. Quanto às receitas de serviços, a realização foi de 12% acima do planejado, considerando-se o protagonismo do SENAI na manutenção das ações de educação por meios virtuais e em novas ações para combate ao coronavírus desenvolvidas nas empresas. As demais receitas não foram realizadas em sua totalidade.

O grupo de contas Outras Receitas Correntes, desti-nadas a Auxílios Regimentais e Auxílios Financeiros, atingiu 12% acima do estimado.

Das despesas realizadas, 57% foram destinadas às despesas com pessoal e encargos, 16% para serviços de terceiros. A execução das despesas principalmente para as relativas a materiais, transporte e viagens e outras despesas correntes foram impactadas pela pandemia por Covid-19, considerando-se que a maioria das atividades foi desenvolvida de forma remota. A realização na conta investimento foi em decorrência dos projetos estratégicos aprovados no Departamento Nacional do SENAI. Assim, foram realizadas 91,0% das despesas previstas.

50%

28%

7%

12%1%

1%1%

RECEITAS 2020

Receitas de Contribuições

Receitas de Serviços

Subvenções e Aux.reg./Regimentais

Auxílios Financeiros

Receitas Financeiras

Outras Receitas Correntes

Outras Receitas de Capital

57%

16%

13%

1%1%

12%

DESPESAS 2020

Pessoal e Encargos Sociais

Serviços de Terceiros

Outras Despesas

Transporte e Viagens

Transferências Regulamentares

Despesas de Capital

Fonte: Sistema Protheus

85

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

ALOCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA – FINALIDADE DOS RECURSOS A maior parte dos recursos do Departamento Regional de Goiás foi destinada às atividades finalísticas da instituição, perfazendo 87% da realização orçamentária. Destes, 63% foram destinados para linha de atuação de Negó-cios e 24% para Suporte aos Negócios. Das despesas de Negócios, 88% foram destinadas diretamente para ações da Educação, 12% para Tecnologia e Inovação.

As despesas relativas à Gestão representam 3%, o mesmo para o Desenvolvimento Insti-tucional, enquanto as despesas com Apoio significam 7% do total de despesas investidas no Regional.

Se comparado aos exercícios anteriores, mantemos média similar na distribuição dos recursos. A maior variação apresentada é referente à diminuição nas ações de suporte ao negócio em 2020, principalmente consi-derando-se que as unidades operacionais estiveram com restrição ao público na maior parte do ano, reduzindo significativamente as despesas para a linha citada.

Apresentamos a distribuição por linha de atuação (despesa por finalidade):

12%

88%

Tecnologia e Inovação

Educação

Gestão3%

Desenvolvimento Institucional

3%

Negócio63%

Suporte ao Negócio

24%

Apoio7%

Linha de Atuação

Negócio

Fonte: Sistema Protheus

86

INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, FINANCEIRAS E CONTÁBEIS

LINHAS DE ATUAÇÃO:

► Gestão: Contempla as ações dos órgãos

consultivos, deliberativos e de assessoria

à gestão, como: jurídico, auditoria, comu-

nicação e planejamento e orçamento.

► Desenvolvimento Institucional :

Abrange as transferências regulamen-

tares e as despesas relativas às atividades

da administração institucional.

► Negócio: Abarca as linhas de atuação

finalísticas da entidade, como: Educação

Profissional, Tecnologia e Inovação.

► Suporte ao Negócio: Serviços de apoio às

atividades finalísticas, como: programas

relacionados à gestão e manutenção das

unidades operacionais, estudos, pesquisas

e avaliações da entidade e da indústria;

relacionamento com o mercado e coo-

peração técnica nacional e internacional.

► Apoio: Serviços de apoio para manu-

tenção da entidade, como administra-

tivo, financeiro, pessoal e tecnologia da

informação.

87

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

TRANSFERÊNCIAS, CONVÊNIOS E CONGÊNERES

S

Transferências para Federação

INSTRUMENTO OBJETIVO CONVENENTE CNPJDATA DA

FIRMATURAVALOR TOTAL

Transferência Regimental Contribuição AnualFIEG - Federação das Indústrias do Estado de Goiás

01.618.958/0001-03 05/11/2008 832.003,59

Fonte: Sistema Protheus

As apropriações contábeis são registradas por competência, em 12 parcelas mensais, de acordo com as receitas efetivamente realizadas, conforme determina o Regulamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Outros convênios e congêneres

OBJETO CONVENENTE CNPJDATA DA

FIRMATURAVALOR TOTAL

Repasse a título de associado e mantenedor para consecução dos objetivos propostos pelo IEL para o exercício de 20201

IEL - Instituto Euvaldo Lodi

01.647.296/0001-08 31/03/2009 651.855,15

Fonte: Sistema Protheus

1 Conforme Resolução do Conselho Nacional do SENAI 375/2009, em consonância com o Acórdão TCU 338/2013, o IEL é uma associação sem fins lucrativos, conforme Art. 1º de seu Estatuto e, portanto, o repasse do SENAI ao IEL decorre da relação de sócio mantenedor, que este possui em relação aquele, não havendo contrapartida de recursos, pois não se trata de convênio e nem de contrato de prestação de serviço.

As apropriações contábeis são registradas por competência, em 12 parcelas mensais, de acordo com as receitas efetivamente realizadas pelo SENAI.

88

INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, FINANCEIRAS E CONTÁBEIS

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISAs demonstrações contábeis são elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, considerando-se as Normas Brasileiras de Contabilidade, editados pelo Conselho Federal de Contabilidade e, inclusive, as normas aplicáveis ao setor público, NBCTSP, suas interpretações técnicas e comunicados, Lei n°4.320/64, Lei Complementar nº 101/2000 e Manual de Padronização Contábil do Sistema Indústria. Segundo a NBC TSP 11, as demons-trações contábeis das entidades que integram a escrituração contábil são:

Demonstração contábil/notas expli cativas

Endereço para acesso

Balanço Patrimonial

https://senaigoias.com.br/transparencia/#!/senai/demonstracoes-contabeis

Balanço Orçamentário

Balanço Financeiro

Demonstração das Variações Patrimoniais

Demonstração dos Fluxos de Caixa

Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido

Notas Explicativas

Fonte: Sistema Protheus

Considerações gerais: Os demonstrativos contábeis do exercício de 2020 serão publicados oportunamente no endereço acima informado, após exame e opinião da auditoria independente sobre as demonstrações, bem como após a aprovação pelo Conselho Regional da entidade.

S

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

ANEXOS

91

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

1. Visão geral da Unidade Prestadora de Contas / Identificação da Unidade Prestadora de Contas

2. Relação do patrimônio imobilizado

3. Contratos mais relevantes, que contribuíram para o alcance dos resultados e geração de valor dos negócios da entidade.

► Tabela 1: relação dos dez contratos mais relevantes firmados no

exercício a que se refere a prestação de contas.

► Tabela 2: relação dos dez contratos com maiores valores pagos

no exercício, apresentados em ordem decrescente de pagamento.

4. Relação das licitações realizadas, por modalidade, atreladas à contribuição para o alcance dos resultados e geração de valor dos negócios.

5. Gratuidade

► Tabelas com o detalhamento da apuração dos resultados da gra-

tuidade, seguindo o modelo adotado no Plano de Ação, de forma

alinhada à estrutura acordada com o MEC.

ANEXOSS

92

ANEXOS

Anexo 1.VISÃO GERAL DA UNIDADE PRESTADORA DE CONTAS / IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE PRESTADORA DE CONTAS

Identificação da unidade

SENAI DR/GO – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (Departamento Regional de Goiás)

Poder e órgão de vinculação

Poder: Executivo

Órgão de vinculação: Ministério da Economia

Identificação da Unidade Jurisdicionada (UJ)

Natureza jurídica: Serviço Social Autônomo CNPJ: 03.783.850/0001-00

Principal atividade: Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente Código CNAE: 85.99-6-99

Contatos

Telefones/fax: (062) 3219-1300 / 3219-1475

Endereço postal: Avenida Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco – Casa da Indústria – Setor Leste Vila Nova, CEP: 74645-070 Goiânia-Goiás

Endereço eletrônico: [email protected]

Página na internet: https://www.senaigo.com.br

Fonte: GPC – Gerência de Planejamento e Controle

93

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Identificação dos AdministradoresCargo Nome Período de Gestão

Administradores da Entidade

Diretor Regional Paulo VargasData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Membros do Conselho Regional

Presidente Sandro Mabel

Data Início:01/01/202020/01/202001/03/2020

Data Fim:08/01/202019/02/202031/12/2020

Diretor Regional, em exercício André Luiz Baptista RochaData Início:09/01/2020

Data Fim:19/01/2020

Diretor Regional, em exercício Flávio Santana RassiData Início:20/02/2020

Data Fim:29/02/2020

Representante da IndústriaEmpresa: Ivonete Barbaresco Engenharia e Construções – IB Engenharia

Ivonete da Silva BarbarescoData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Representante da IndústriaEmpresa: Costa Brava Projetos e Construções Ltda.

José Luiz Celestino OliveiraData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Representante da IndústriaEmpresa: Gráfica Art 3

Evandro Lúcio de Paula TavaresData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Representante da IndústriaEmpresa: Creme Mel Sorvetes

Antônio Benedito dos SantosData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Representante do Ministério da Educação – TitularInstituição: IFG

Jerônimo Rodrigues da SilvaData Início:01/01/2020 

Data Fim:31/12/2020 

Representante do Ministério da Educação – Suplente *Instituição: IFGoiano

Vicente Pereira de AlmeidaData Início:01/01/2020 

Data Fim:26/08/2020 

Representante do Ministério do Trabalho - Titular Eduardo Genner de Sousa AmorimData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Representante do Ministério do Trabalho - Suplente Pedro Henrique Machado PaimData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

94

ANEXOS

Cargo Nome Período de Gestão

Representante dos Trabalhadores na IndústriaEmpresa: SIMECAT

Carlos Albino de RezendeData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gestores

Diretoria de Educação e Tecnologia

João Ricardo Santa Rosa Data Início:01/01/2020

Data Fim:03/04/2020

Claudemir José BonattoData Início:01/06/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Educação Profissional Weysller Matuzinhos de MouraData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Tecnologia e Inovação Rolando Vargas VallejosData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Planejamento e Controle Maristela NunesData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Assessoria de Comunicação e Marketing Sandra Tokarski PersijnData Início:02/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Auditoria Interna Hércules Pereira MarraData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Assessoria de Gestão da Qualidade e Processos Almir Yamamura BlésioData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Relações com o Mercado Marcelo de Souza MeloData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Tecnologia da Informação Marcos Paulo FragaData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Material e Patrimônio Marco Aurélio de Rezende CruzData Início:01/09/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência Contábil Márcio Antônio RezendeData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência Financeira Sônia Maria RezendeData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Assessoria Jurídica Telma da Consolação Alves MahfuzData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Gerência de Serviços Marcos Roberto RibeiroData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

95

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Cargo Nome Período de Gestão

Gerência de Recursos Humanos Mateus Mariano Gomes BorgesData Início:01/01/2020

Data Fim:31/12/2020

Fonte: Diretoria Regional do SENAI

*Obs.: O suplente designado pelo MEC, Prof. Elias de Pádua Monteiro, está aguardando momento propício para tomar posse, em razão dos protocolos de segurança relacionados à pandemia causada pela Covid-19.

Unidades DescentralizadasNome Principal Atividade Responsável telefone/e-mail Endereço

Faculdade SENAI Ítalo BolognaEducação Superior (Graduação Técnica e Tecnológica e Pós-Graduação) e STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos)

Dario Queija de Siqueira(62) [email protected]

Rua Armogaste J. Silveira, nº 612, Setor Centro-OesteCEP: 74560-550 – Goiânia-GO

Faculdade SENAI FatesgEducação Superior (Graduação Técnica e Tecnológica e Pós-Graduação) e STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos)

Dario Queija de Siqueira(62) [email protected]

Rua 227-A, nº 95, Setor Leste UniversitárioCEP: 74610-155 – Goiânia-GO

Faculdade SENAI Roberto MangeEducação Superior (Graduação Técnica e Tecnológica e Pós-Graduação) e STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos)

Misclay Marjorie Correia da Silva

(62) [email protected]

Rua Eng. Roberto Mange, nº 239, Bairro JundiaíCEP: 75113-630 – Anápolis-GO

Escola SENAI Vila Canaã

Educação Profissional (inclui EBEP – Educação Básica Articulada com Educação Profissional) e STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos)

Claiton Cândido Vieira(62) [email protected]

Rua Prof. Lázaro Costa, nº 348, Vila CanaãCEP: 74415-420 – Goiânia-GO

Escola SENAI ItumbiaraEducação Profissional e STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos)

Rodrigo Gonçalves da Silva(64) [email protected]

Av. Olívia Fagundes, nº 32, Setor OesteCEP: 75526-478 – Itumbiara-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Aparecida de Goiânia

Educação Profissional (inclui EBEP – Educação Básica Articulada com Educação Profissional), STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida – Saúde e Segurança no Trabalho, Esporte e Lazer

Adair Prateado Júnior(62) [email protected]

Rua dos Pirineus, Qd. 1, Lt. 1, Res. Village GaraveloCEP: 74968-539 – Aparecida de Goiânia-GO

96

ANEXOS

Nome Principal Atividade Responsável telefone/e-mail Endereço

Unidade Integrada SESI SENAI Niquelândia

Educação Profissional,Educação Básica, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida – Saúde (Odontologia) Esporte e Lazer

Thiago Vieira Ferri

(62) 3354-1802(62) [email protected]

Avenida Brasil, Quadras 26/27, Conjunto Habitacional Codemin, Jardim AtlânticoCEP: 76420-000 – Niquelândia-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Rio Verde

Educação Profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida – Saúde e Segurança no Trabalho

Hélio Ferreira Santana(64) [email protected]

Av. Guanabara, nº 217, Setor PauzanesCEP: 75902-740 – Rio Verde-GO

Unidade Integrada SESI SENAI CatalãoEducação profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de vida – Esporte e Lazer

Aliana Dias Calaça(64) [email protected]

Avenida Dr. Lamartine P. Avelar, nº 1.400, Setor UniversitárioCEP: 75704-020 – Catalão-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Barro Alto

Educação Profissional,Educação Básica e Qualidade de Vida – Saúde e Segurança no Trabalho, Esporte e Lazer.

Thiago Vieira Ferri(62) [email protected]

Rua Pedra de Fogo, Qd. 17, Lt. 16, Bairro Alfredo Sebastião BatistaCEP: 76390-000 – Barro Alto-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Dr. Celso Charuri

Educação profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida.

Adair Prateado Júnior(62) [email protected]

Rua Barita, Qd. 122 Lts.01 e 02 – Vila OliveiraCEP: 74.955-060 – Aparecida de Goiânia-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Quirinópolis

Educação Profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida

Hélio Ferreira Santana(64) [email protected]

Rodovia GO-164, Km 10, Polo Industrial SucroenergéticoCEP: 75860-000 – Quirinópolis-GO

Unidade Integrada SESI SENAI Mineiros

Educação Profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida

Tays Almeida de Souza(64) [email protected]

Avenida Antônio Carlos Paniago, Qd.56, Lt. 01, Setor PecuáriaCEP: 75830-000 – Mineiros-GO

Unidade Integrada SESI SENAI JataíEducação Profissional, STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) e Qualidade de Vida

Tays Almeida de Souza(64) [email protected]

Av. Veriano de Oliveira Lima, nº 1.900, Setor Divino Espírito SantoCEP: 75804-011 – Jataí-GO

Unidade Integrada SESI SENAI J ardim Colorado

Educação e Promoção à SaúdeMarcos Antônio Mariano Siqueira

(62) 4002-6213 [email protected]

R. Sc 29, 2-188 - Jardim Vista BelaCEP: 74474-036 – Goiânia-GO

Instituto SENAI de Tecnologia em Automação

STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) Fernanda Godoy de Souza(62) 3226-4580 [email protected]

Rua Armogaste J. Silveira, nº 612, Setor Centro-OesteCEP: 74560-550 – Goiânia-GO

Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas

STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) Karolline Fernandes Siqueira(62) 3227-6570 [email protected]

Rua Prof. Lázaro Costa, nº 348, Vila CanaãCEP: 74415-420 – Goiânia-GO

Fonte: ASGQP – Assessoria de Gestão da Qualidade e Processos

97

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Fonte: ASGQP – Assessoria de Gestão da Qualidade e Processos

Organograma Funcional do SENAI

ASS - Assessoria

AUDIN – Auditoria Interna

GERHC - Ger. Rec. Hum. e Conhecimento

GESER - Gerência de Serviços

GEMAT - Ger. de Materiais e Patrimônio

GECON - Gerência Contábil

GEFIN - Gerência Financeira

ASJUR - Assessoria Jurídica

Diretoria Regionaldo SENAI

GEB - Gerência de Educação Básica

GEREM - Gerência de Relações com

o Mercado

ASCOM - Assessoria de Comunicação

GEP - Gerência de Educação Profissional

Conselho Regional do SENAI

GETIN - Gerência de Tecnol da Informação

GTI - Gerência de Tecnologia

e Inovação

IST Alimentos e Bebidas IST Automação

GPC - Gerência de Planejamento

e Controle

Legenda:

FATEC Ítalo Bologna - Goiânia

FATEC FATESGGoiânia

FATEC Roberto Mange - Anápolis

Minaçu Rio Verde

Dr. Celso CharuriAparecida Goiânia

Comitê de Planejamento

Comitê Seg da Informação

Comitê de Ética

Ouvidoria

ASGQP - Asses. de Gestão da Qualidade e Processos

Organograma do SENAI – DR GORevisão 08/01/21

Escola Senai VilaCanaã - Goiânia

Escola SenaiItumbiara

Mineiros

Catalão

Jataí

NiquelândiaAparecida deGoiânia

GERAC - Ger. Arrec. e Cobrança

GESIN - Gerência Sindical

Superintedência da FIEG

CONTEM Cons. Temáticos

COTEC Coord. Técnica

Escolas e Faculdades SENAI de Tecnologia

DET - Diretoria de Educação e Tecnologia

COAD - Coordenação Administrativa

Presidência da FIEG

Gabinete da Presidência

Regional Anápolis

Unidades Integradas SESI / SENAI

CIN - CentroIntern. Neg.

Áreas Técnicas

CTEC

CTEP

Atividade meio compartilhadaAtividade fim articulada SESI SENAICTEC - Conselho Técnico ConsultivoCTEP - Conselho Técnico PedagógicoIST - Instituto Senai de TecnologiaQuirinópolis

Barro Alto

Jardim ColoradoGoiânia

CTEC

CTEP

Gabinete da Dir. Reg

98

ANEXOS

Anexo 2. RELAÇÃO DO PATRIMÔNIO IMOBILIZADO

ITEM IMÓVEL ENDEREÇO Valor em 2018 Valor em 2019 Valor em 2020 USO

1FATEC SENAI Ítalo Bologna

Rua Armogaste José de Silveira, nº 612, Setor Centro-Oeste - Goiânia-GO 16.611.352 16.819.362 18.221.373 Unidade Operacional e

Laboratórios - IST

2FATEC SENAI Roberto Mange

Av. Eng. Roberto Mange, nº 239, Bairro Jundiai – Anápolis-GO 6.332.583 6.332.583 6.353.629 Unidade Operacional

3 Escola SENAI Vila CanaãRua Professor Lázaro Costa, nº 348, Vila Canaã – Goiânia-GO 19.745.097 19.745.097 20.214.653 Unidade Operacional e

Laboratórios - IST

4 Escola SENAI ItumbiaraRua Olívia Garcia Fagundes nº 32, Bairro Paranaíba – Itumbiara-GO 2.956.126 2.956.126 3.430.722 Unidade Operacional

5 Escola SENAI CatalãoRua Dr. Lamartine P. Avelar, N.º 1400, Setor Universitário – Catalão-GO 3.480.907 4.154.830 5.585.270 Unidade Operacional

6Escola SENAI Fernando Bezerra

Rua Guanabara, 217, Setor Pauzanes – Rio Verde-GO 9.442.861 9.442.861 9.488.700 Unidade Operacional

7 Faculdade SENAI FatesgRua 227-A, nº 95, Setor Leste Universitário – Goiânia-GO 6.045.337 6.429.007 6.429.007 Unidade Operacional

8Escola SENAI Dr. Celso Charuri

Rua Barita, Qd. 122 Lts. 1 e 2, Bairro Vila Oliveira – Aparecida de Goiânia-GO 1.737.984 1.787.978 1.787.978 Unidade Operacional

TOTAL 66.352.248 67.667.846 71.511.333

Fonte: GEMAT – Gerência de Materiais e Patrimônio

99

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Anexo 3.CONTRATOS MAIS RELEVANTES, QUE CONTRIBUÍRAM PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS E GERAÇÃO DE VALOR DOS NEGÓCIOS DA ENTIDADE

Tabela 1: relação dos 10 contratos mais relevantes firmados no exercício

Item Contrato Objeto Empresa CNPJ ModalidadeData de

assinaturaSituação Natureza

Elemento despesa

Valor do contrato

Contrato Compartilhado

Valores Pagos

01 066/2020

Abastecimento de combustíveis, óleo lubrificante e filtros, fornecimento de manutenção mecânica preventiva e corretiva

Prime Consultoria e Assessoria Empresarial LTDA.

05.340.639/0001-30Pregão Conjunto 001/2020

3/31/2020 A OSeriços / Materiais R$ 1.510.550,00 52% R$ 396.691

02 087/2020

Ampliação de bloco e adequações nas dependências da unidade do SENAI Catalão

Serten Engenharia LTDA ME

22.381.410/0001-62Convite SENAI 011/2020

7/31/2020 A O Investimento R$ 616.764,67 100% R$ 610.103

03 085/2020

Reforma geral e adequação estrutural para implantação de laboratório nas dependências da unidade do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos

Dínamo Engenharia e Construção LTDA

07.382.311/0001-01Convite SENAI 010/2020

7/29/2020 P O Investimento R$ 478.103,82 100% R$ 459.559

04 132/2020

Serviços de adequações físicas destinados ao laboratório de manutenção de aeronave e oficina de vestuário da FATEC SENAI Ítalo Bologna

KGR Engenharia Ltda

13.734.616/0001-38Convite SENAI 028/2020

11/30/2020 A O Investimento R$ 328.651,49 100% R$ 0

100

ANEXOS

Item Contrato Objeto Empresa CNPJ ModalidadeData de

assinaturaSituação Natureza

Elemento despesa

Valor do contrato

Contrato Compartilhado

Valores Pagos

05 137/2020

Serviços de manutenção predial, adequação físicas para a Escola SENAI Itumbiara e FATEC SENAI Roberto Mange

Serten Engenharia Eireli

22.381.410/0001-62Convite Conjunto 008/2020

12/7/2020 A O Serviços R$ 160.220,31 50% R$ 0

06 003/2020

Consultoria para negócios de educação, modelagem estratégica e operacional de negócios para atender à Gerência de Educação Profissional do SENAI

3GEN Consultoria Empresarial LTDA

04.833.048/0001-31Convite Conjunto 002/2020

10/14/2020 A O Serviços R$ 90.500,00 50% R$ 40.725

07 019/2020

Fornecimento de refeições aos colaboradores do SENAI Aparecida

Hora Mágica Restaurante e Lanchonete LTDA

14.156.342/0001-00Dispensa de Licitação

1/31/2020 A O Refeições R$ 76.956,00 100% R$ 15.762

08

Elaboração e desenvolvimento de projetos de fundação estrutural no SENAI Vila Canaã

FVF Engenharia Eireli

18.589.769/0001-52Convite SENAI 018/2020

9/30/2020 E O Investimento R$ 69.990,00 100%

09 080/2020

Serviços de instalações elétricas / SPDA nas dependências do SENAI Ítalo Bologna

Via Plan Construtora LTDA

16.816.245/0001-94Convite SENAI 007/2020

7/3/2020 E O Investimento R$ 50.017,30 100% R$ 50.017

10 -

Implantação de Sanitários, instalação de tanque na guarita e oficina eletromecânica na Escola SENAI Dr. Celso Charuri

Época Brasil Engenharia

08.678.038/0001-20Convite Conjunto 011/2020

- A O Investimento R$ 31.500,00 52%

Fonte: GEMAT – Gerência de Materiais e Patrimônio

101

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Tabela 2: relação dos 10 contratos com maiores valores pagos no exercício

Item Contrato Objeto Empresa CNPJ ModalidadeData de

assinaturaSituação Natureza

Elemento despesa

Valor do contrato

Contrato Compartilhado

Valor Pago em 2020

01 015/2016

Serviços de vigilância nas dependências das unidades da Escola SENAI Vila Canaã e Escola Colorado

Buriti Segurança Especializada S/A

20.630.078/0001-05Pregão Presencial 001/2016

1/31/2016 A O Serviços R$ 4.670.603,18 100% R$ 1.033.426

02 089/2015

Serviços de limpeza, conservação e jardinagem nas dependências das FATEC´s SENAI Roberto Mange e Ítalo Bologna

Santinni Terceirização de Serviços Eirelli - ME

18.061.913/0001-83Pregão Presencial 010/2015

12/29/2015 A O Serviços R$ 5.105.180,55 100% R$ 694.347

03 038/2016

Serviços de limpeza, conservação e jardinagem nas dependências das Escolas SENAI Vila Canaã, Colorado e Instituto SENAI de Alimentos

Garra Forte Administração e Serviços Ltda - EPP

07262535/0001-80Pregão Presencial 002/2016

5/25/2016 A O Serviços R$ 3.725.791,18 100% R$ 679.735

04 087/2020

Ampliação de bloco e adequações nas dependências da unidade do SENAI Catalão

Serten Engenharia LTDA ME

22.381.410/0001-62Convite SENAI 011/2020

7/31/2020 A O Investimento R$ 616.764,67 100% R$ 610.103

05 051/2016

Serviços de limpeza e Conservação na dependências da FATESG e Escola SENAI Itumbiara

Santinni Terceirização de Serviços Eirelli - ME

18.061.913/0001-83Pregão Presencial 003/2016

7/27/2016 A O Serviços R$ 2.528.895,44 100% R$ 469.379

06 085/2020

Reforma geral e adequação estrutural para implantação de laboratório nas dependências da unidade do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos

Dínamo Engenharia e Construção LTDA

07.382.311/0001-01 Convite 010/2020 7/29/2020 P O Investimento R$ 478.103,82 100% R$ 459.559

102

ANEXOS

Fonte: GEMAT – Gerência de Materiais e Patrimônio

Item Contrato Objeto Empresa CNPJ ModalidadeData de

assinaturaSituação Natureza

Elemento despesa

Valor do contrato

Contrato Compartilhado

Valor Pago em 2020

07 066/2020

Abastecimento de combustíveis, óleo lubrificante e filtros, fornecimento de manutenção mecânica preventiva e corretiva

Prime Consultoria e Assessoria Empresarial LTDA.

05.340.639/0001-30Pregão Conjunto 001/2020

3/31/2020 A OSeriços / Materiais R$ 1.510.550,00 52% R$ 396.691

08 135/2018

Serviços de limpeza e portaria nas dependências da Escola SENAI Dr. Ceslo Charuri e FATESG

Santinni Terceirização de Serviços Eirelli - ME

18.061.913/0001-83Pregão Presencial 005/2018

12/27/2018 A O ServiçosR$

1.041.668,32100% R$ 393.642

09 096/2018

Serviços de limpeza e conservação nas dependências da Escola SENAI Fernando Bezerra - Rio Verde e na Unidade SENAI de Quirinópolis

Empresa de Conservação e Limpeza DALU Ltda

01.569.755/0001-74Pregão Presencial 003/2018

8/31/2018 A O ServiçosR$

876.836,11100% R$ 306.025

10 067/2018

Serviços de limpeza e consevação nas dependências da Escola SENAI Catalão e Núcleo Pires do Rio

MIC Consevação e Limpeza Ltda. EPP

17.044.087/0001-00Pregão Presencial 001/2018

5/28/2018 A O ServiçosR$

812.317,24100% R$ 224.754

103

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Anexo 4.RELAÇÃO DAS LICITAÇÕES REALIZADAS, POR MODALIDADE, ATRELADAS À CONTRIBUIÇÃO PARA O ALCANCE DOS RESULTADOS E GERAÇÃO DE VALOR DOS NEGÓCIOS.

Descrição ModalidadesHomologação/

AdjudicaçãoEmpresas Vencedoras Valor R$

Aquisição de Equipamentos para Laboratório de Físico-Química/Microbiologia, Panificação, Confeitaria e Cozinha

Convite 27/novembro

GERALDO FERREIRA DE FARIAS NETO - GN COMÉRCIO E SERVIÇOS R$ 52.338,00OBJET COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS EIRELI R$ 15.767,00COMERCIAL USUAL EIRELI R$ 61.704,50MACFARE INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. R$ 105.621,75

Aquisição de equipamentos de informática, áudio, vídeo e eletroeletrônicos

Concorrência 31/julho

OPEN INFORMÁTICA LTDA. R$ 187.727,00DI BENTO COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - EPP R$ 62.749,47BRANAGO COMÉRCIO DE MÁQUINA EIRELI - ME R$ 54.212,00LOCCUS DO BRASIL LTDA. R$ 48.167,36GOIÁS QUIMICA COMÉRCIO DE APARELHOS CIENTIFICOS LTDA. R$ 10.110,00NOVA TÉCNICA IND. E COM. DE EQUIP. P/ LABORATÓRIO LTDA-EPP R$ 106.200,00PHOENIX IND. E COM. DE EQ. CIENTÍFICOS LTDA. R$ 101.990,00

Convite 21/dezembro

ÂNCORA TECNOLOGIA CORPORATIVA LTDA. R$ 85.134,00HIGHTECH INFORMÁTICA IND. COMÉRCIO EIRELI R$ 15.496,00OPEN INFORMÁTICA LTDA. R$ 7.104,00BRASILL INF. E PRODUTOS EIRELI R$ 91.873,32SBM COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. ME R$ 16.670,30JAQUES & COUTINHO COMERCIAL LTDA-ME R$ 1.550,00ARAÚJO DISTRIBUIDORA E COMÉRCIO EIRELI R$ 25.200,00

104

ANEXOS

Descrição ModalidadesHomologação/

AdjudicaçãoEmpresas Vencedoras Valor R$

Adequações físicas, destinadas à implantação do laboratório Biomol, ampliação do bloco de oficina mecânica e adequações no laboratório de aviação e vestuário

Convite 27/julho DÍNAMO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA R$ 355.724,39Convite 31/julho SERTEN ENGENHARIA LTDA-ME R$ 616.764,67

Convite 27/novembro KGR ENGENHARIA LTDA. R$ 328.651,49

Aquisição de equipamentos e ferramentas eletromecânicas e metrologia

Concorrência 30/dezembro

MINIPA DO BRASIL LTDA. R$ 27.630,00ORIAN BRASIL COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO LTDA. R$ 34.249,00BRANAGO COMÉRCIO DE MÁQUINAS EIRELI R$ 130.516,36IPARTS FERRAGISTA E COMPONENTES EIRELI R$ 13.903,60CASA DAS LUVAS LTDA - ME. R$ 29.598,02FORTEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA R$ 90.200,00N.H.NETO – COMÉRCIO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO EPP R$ 51.526,00SIMPLES COMERCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS EIRELI – EPP R$ 382.895,00OBJECT COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA. ME R$ 11.852,88TABOCA COMÉRCIO DE MATERIAIS DE INFORMÁTICA LTDA. R$ 13.149,00BRASFERMA LTDA. R$ 1.591,00INTERMETRIC INSTRUMENTOS LTDA. R$ 905.110,86

Aquisição de equipamentos para reestruturação e atualização da Oficina Automotiva

Concorrência 30/dezembro

OBJECT COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA. R$ 112.777,78TABOCA COMÉRCIO DE MATERIAIS DE INFORMÁTICA LTDA. R$ 136.444,00ORIAN PRODUTOS P/ MANUTENÇÃO LTDA. R$ 130.922,00BRASFERMA LTDA. R$ 76.127,55BRANAGO COMÉRCIO DE MÁQUINA EIRELI - ME R$ 168.205,76IPARTS FERRAGISTA E COMPONENTES EIRELI R$ 16.876,00BLU EQUIPAMENTOS EIRELI R$ 33.060,00

105

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Descrição ModalidadesHomologação/

AdjudicaçãoEmpresas Vencedoras Valor R$

Aquisição de máquinas e equipamentos industriais, como: tornos, bancadas didáticas, plantas e outros.

Concorrência 31/dezembro

PRESYS INSTRUMENTOS E SISTEMAS LTDA R$ 375.000,00PRIMEIRA LINHA COMERCIAL DE ROLAMENTOS LTDA. R$ 260.680,00AUTTOM AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA LTDA. R$ 154.803,39VIVACITY TECNOLOGIA LTDA. R$ 348.867,00FESTO BRASIL LTDA. R$ 120.800,00ALLMAQ COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA. R$ 403.200,00EXSTO TECNOLOGIA LTDA. R$ 330.000,00N.H. NETO COM. DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO EPP R$ 14.960,00DE LORENZO DO BRASIL LTDA. R$ 87.000,00BIT COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. R$ 36.000,00TUCAFER FERRAMENTAS PARA USINAGEM E ABRASIVOS LTDA. R$ 18.500,00

Aquisição de equipamentos diversos para serem utilizados nas oficinas de Soldagem e Metalmecânica

Concorrência 30/dezembro

IMPERIAL COM. DE PARAFUSOS FERRAMENTAS E MÁQUINAS LTDA. R$ 179.077,90ER COMERCIAL MATERIAIS PARA SOLDA LTDA. R$ 149.598,72OBJET COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS EIRELI R$ 103.229,18QUARKS ENERGIA RENOVAVEIS LTDA. R$ 158.400,00NEDERMAN DO BRASIL COM. DE PRODUTOS DE EXAUSTÃO LTDA. R$ 158.000,00

Total R$ 7.615.506,25

Fonte: GEMAT – Gerência de Materiais e Patrimônio

106

ANEXOS

Anexo 5.GRATUIDADE

Tabela 1 - Demonstrativo do Cumprimento da Aplicação da Receita Líquida de Contribuição Compulsória (RLCC) em Gratuidade Regimental

RECEITAS Dezembro - 2020

Receita Bruta de Contribuição Compulsória (RBCC) 65.770.062,94

Receita Líquida de Contribuição Compulsória (RLCC)¹ 60.837.308,22

Compromisso de Aplicação da RLCC em Gratuidade Regimental² 40.554.149,66

DESPESAS

Total em Educação 80.851.573,43

em Gratuidade 47.307.671,84

HORA-ALUNO³

Hora-aluno Total 12.393.936

Hora-aluno em Gratuidade 7.710.660

Resultado do Cumprimento de Aplicação da RLCC em Gratuidade Regimental4 6.753.522,18

Percentual da RLCC aplicado em Gratuidade Regimental 77,76%

Fonte: SENAI-GO

Notas:

1. Receita Líquida de Contribuição Compulsória: Corresponde a 92,5% da Receita Bruta de Contribuição Compulsória Geral, em conformidade com o Art. 68, §1º do Regimento do SENAI, atualizado pelo Decreto Lei nº 6.635, de 5 de novembro de 2008.

2. Compromisso total de Aplicação da RLCC em Gratuidade Regimental: Corresponde a 66,66% da Receita Líquida de Contribuição Compulsória (RLCC).

3. Hora-Aluno: Considera a soma das horas destinadas ao desen-volvimento dos alunos matriculados em cursos de Educação Profissional e Tecnológica, dentro de um determinado período.

4. Resultado do Cumprimento de Aplicação da RLCC em Gratuidade Regimental: Corresponde ao resultado (positivo ou negativo) da aplicação de recursos da receita líquida de contribuição compulsória destinada para a gratuidade, em relação à meta regimental.

107

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

Tabela 2 - Matrículas Realizadas em Gratuidade Regimental

Programa/ Modalidade

Matrícula Total em Gratuidade Regimental

PresencialSemipresencial/

EAD

Formação Inicial e Continuada 10.116 31.519

Aprendizagem Industrial 7.618 122

Qualificação Profissional 2.119 31.357

Aperfeiçoamento / Especialização Profissional 379 40

Educação Profissional Técnica de Nível Médio 1.795 385

Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio 148 0

Técnico de Nível Médio 1.347 385

Técnico de Nível Médio - Itinerário V Ensino Médio 300 0

Total 11.911 31.904

Fonte: Solução Integradora - Fechamento/ 2020

Tabela 3 - Hora-Aluno Realizado em Gratuidade Regimental

Programa/ Modalidade

Hora-Aluno em Gratuidade Regimental

PresencialSemipresencial/

EAD

Formação Inicial e Continuada 1.786.855 5.281.166

Aprendizagem Industrial 1.514.994 35.636

Qualificação Profissional 268.103 5.244.643

Aperfeiçoamento / Especialização Profissional 3.758 887

Educação Profissional Técnica de Nível Médio 545.058 97.581

Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio 6.840 -

Técnico de Nível Médio 455.829 97.581

Técnico de Nível Médio - Itinerário V Ensino Médio 82.389 -

Total 2.331.913 5.378.747

Fonte: Solução Integradora - Fechamento/ 2020.

108

ANEXOS

Tabela 5 - Despesa Total Realizada em Gratuidade Regimental

Programa/ Modalidade

Despesa Total em Gratuidade Regimental

PresencialSemipresencial/

EAD

Formação Inicial e Continuada 26.191.375,68 16.827.664,73

Aprendizagem Industrial 23.866.885,26 197.143,49

Qualificação Profissional 2.269.814,00 16.627.518,78

Aperfeiçoamento / Especialização Profissional 54.676,42 3.002,45

Educação Profissional Técnica de Nível Médio 3.907.544,82 381.086,61

Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio 20.803,68 -

Técnico de Nível Médio 3.523.410,55 381.086,61

Técnico de Nível Médio - Itinerário V Ensino Médio 363.330,59 -

Total 30.098.920,50 17.208.751,34

Fonte: Tabelas 3 e 4 anteriormente

Nota: Despesa total realizada em gratuidade regimental = (gasto médio hora-aluno) x (hora--aluno em gratuidade regimental)

Tabela 4 - Gasto Médio de hora-aluno Realizado

Programa/ Modalidade

Gasto Médio de Hora-Aluno

PresencialSemipresencial/

EAD

Formação Inicial e Continuada 13,70 3,20

Aprendizagem Industrial 15,75 5,53

Qualificação Profissional 8,47 3,17

Aperfeiçoamento / Especialização Profissional 14,55 3,38

Educação Profissional Técnica de Nível Médio 7,50 3,91

Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio 3,04 -

Técnico de Nível Médio 7,73 3,91

Técnico de Nível Médio - Itinerário V Ensino Médio 4,41 -

Total 11,01 3,32

Fonte: Solução Integradora - Fechamento/ 2020

109

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

BPMS - Business Process Management Suites/System

BSC - Balanced Scorecard

CGU - Controladoria Geral da União

CNI - Confederação Nacional da Indústria

COSO - Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão

COVID - Corona Vírus Disease

CRM - Customer Relationship Management

DET - Diretoria de Educação e Tecnologia

DN - Departamento Nacional do SENAI

DR - Departamento Regional

EaD - Educação a Distância

EBEP - Educação Básica Articulada com Educação Profissional

EJA - Educação de Jovens e Adultos

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

ERP - Enterprise Resource Planning

ETD - Educação Treinamento e Desenvolvimento

FIEG - Federação das Indústrias do Estado de Goiás

GECON - Gerência Contábil

GEMAT - Gerência de Materiais e Patrimônio

GETIN - Gerência de Tecnologia da Informação

GO - Goiás

GPC - Gerência de Planejamento e Controle

IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

ICQ Brasil - Instituto de Certificação Qualidade Brasil

IEL - Instituto Euvaldo Lodi

ISO - International Organization for Standardization

LMS - Learning Management System

MEC - Ministério da Educação

MEG - Modelo de Excelência da Gestão

MRC - Matriz de Responsabilidades e Competências

NBC TSP - Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público

NBR - Norma Brasileira

NR - Norma Regulamentadora

PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação

PI - Patente de Invenção

RH - Recursos Humanos

RLCC - Receita Líquida de Contribuição Compulsória

RT-PCR - Reação da transcriptase reversa seguida pela reação em cadeia da polimerase

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

LISTAS DE SIGLAS

110

SESI - Serviço Social da Indústria

SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade

STEAM - sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática

SWOT - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

TCU - Tribunal de Contas da União

TI - Tecnologia da Informação

UCI - Utilização da Capacidade Instalada

LISTAS DE SIGLAS

111

RELATÓRIO DE GESTÃO 2020

SENAI|GO

A

Ambiente – Págs. 13, 22, 23, 26, 27, 31, 38, 44, 48, 50, 52, 54, 58, 65, 68, 70, 71, 72

Árvore Estratégica - Págs. 49, 50

Atuação - Págs. 11, 15, 17, 19, 23, 25, 28, 29, 35, 47, 48, 49, 52, 60, 65, 67, 72, 74, 85, 86

C

Cadeia de valor - Págs. 19, 33

Canais de comunicação - Pág. 43

Compliance - Págs. 41, 42, 44, 50, 76

Comunicação e marketing - Págs. 4, 67, 74, 94

Criação - Págs. 11, 15, 16, 17, 23, 25, 29

D

Desafios - Págs. 27, 48, 57, 58, 59, 68

Desempenho - Págs. 9, 11, 30, 31, 39, 46, 48, 49, 50, 51, 52, 54, 56, 58, 60, 62, 64, 66, 68, 70, 72, 74, 76, 77, 78

Despesas - Págs. 78, 81, 83, 84, 85, 86, 106

Diferenciais competitivos - Pág. 27

E

Educação Profissional - Págs. 4, 11, 13, 15, 23, 24, 25, 27, 29, 30, 39, 48, 50, 51, 53, 56, 57, 60, 61, 62, 63, 86, 94, 95, 96, 100, 106, 107, 108, 109

Ensino Superior – Págs. 13, 22, 25, 32, 52, 63

Estratégia - Págs. 9, 17, 19, 22, 27, 35, 38, 39, 40, 46, 47, 48, 50, 52, 53, 54, 55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 66, 67, 68, 70, 71, 72, 74, 76, 78

G

Gestão - Págs. 1, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 20, 21, 22, 25, 28, 30, 31, 33, 35, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 49, 50, 52, 53, 65, 67, 68, 70, 71, 73, 74, 76, 77, 78, 81, 85, 86, 93, 94, 95, 96, 97, 109, 110

Gestão de riscos - Págs. 35, 38, 39, 43, 44, 50, 52, 76

Gestão de pessoas - Págs. 67, 68, 74

Gestão de tecnologia da informação - Págs. 70, 74

Gestão de suprimentos e materiais - Págs. 73, 74

Governança - Págs. 17, 18, 19, 44, 47, 109

Gratuidade - Págs. 50, 76, 78, 91, 106, 107, 108

I

Indicadores estratégicos - Págs. 48, 75

Indicadores de desempenho - Págs. 39, 54, 77

ÍNDICE REMISSIVO

112

M

Mensagem do Dirigente – Pág. 9

Metas - Págs. 11, 37, 48, 49, 51, 53, 76, 77

Metodologia - Págs. 17, 24, 27, 28, 31, 39, 40, 48, 50, 55, 57, 58, 71, 75

Modelo de Negócio - Págs. 22, 41, 63

O

Órgãos de controle - Págs. 44

Ouvidoria - Págs. 18, 19, 43, 97

P

Painel estratégico - Págs. 47, 49, 52, 53, 68

Parcerias - Págs. 28, 29, 52

Partes interessadas - Págs. 17, 18, 33, 39, 43, 48, 50, 68

Patente – Págs. 30, 109

Planejamento Estratégico - Págs. 47, 48, 53, 81

Plano de ação - Págs. 53, 76, 81, 91

Plataformas – Págs. 30, 31, 50

Prêmios e Reconhecimentos - Pág. 30

R

Receitas - Págs. 13, 51, 81, 82, 83, 84, 87, 106

Recursos - Págs. 4, 13, 20, 21, 22, 27, 31, 39, 49, 52, 53, 58, 61, 64, 66, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 76, 77, 78, 82, 85, 87, 95, 106, 109

Resultado operacional - Pág. 81

Robótica - Págs. 58, 105

S

STEAM - Págs. 24, 50, 110

STI – Págs. 13, 26, 65, 68, 77

T

Tecnologia e Inovação - Págs. 4, 11, 22, 25, 27, 29, 39, 51, 53, 58, 65, 77, 85, 86, 94, 97

Transferências - Págs. 83, 84, 86, 87

ÍNDICE REMISSIVO