democracia se faz no dia-a-dia

16
Eleições 2012 Democracia se faz no dia a dia! Prof. Dr. Alexandre Paiva Damasceno

Upload: alexandre-damasceno

Post on 27-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

DEMOCRACIA SE FAZ NO DIA-A-DIA

TRANSCRIPT

Eleições 2012Democracia se faz no dia a dia!

Prof. Dr. Alexandre Paiva Damasceno

A P R E S E N T A Ç Ã O

A postura cidadã dos eleitores frente às eleições representa o primeiro importante passo para a melhor escolha dos governantes. Neste ano de 2012, considerando a ocorrência de eleições municipais, faz-se necessário melhor instrumentalizar os estudantes de nível superior e demais membros da sociedade, potenciais formadores de opinião, no sentido de que possam ser multiplicadores de informações precisas a respeito da estrutura política dos municípios e dos papéis a serem cumpridos pelos prefeitos e vereadores eleitos, de modo que possam avaliar melhor os candidatos que se apresentarão na disputa eleitoral, preparando-os, ainda, para melhor acompanhar o exercício do mandato dos eleitos – cobrando dos mesmos as posturas necessárias aos graves problemas que afetam a população. Como IES, acreditamos ser parte importante do papel a ser cumprido pela FATE o fomento ao envolvimento dos alunos e da comunidade na discussão desses temas, tanto como parte de suas ações na área de responsabilidade social quanto como parte de seu esforço na formação política e cidadã da sociedade brasileira. Esperamos que a leitura deste material seja de grande importância para o processo de conscientização de todos os cearenses, em busca do fortalecimento da democracia e do processo de construção da cidadania.

A Direção

Alexandre Paiva Damasceno

B a c h a r e l e m Ciências da Computação (UECE), Especialista em Desenvolvimento de Sistemas (UFC), Mestre em Administração (UNIFOR) e Doutor em Economia de Empresas (UCB) - onde também é doutorando em Planejamento e Gestão Ambiental. Desde 1992 é Professor Universitário, atuando também como Pesquisador, Orientador, Coordenador e Diretor Acadêmico – nos níveis de graduação e pós-graduação. Como Servidor Público, no Ceará, atuou em diversos órgãos dos Governos Federal e Estadual (BNB, BEC, SERPRO, SEPROCE e SEFAZ). Ingressou por concurso público no quadro de Analistas Legislativos do Senado Federal em 1989, onde foi responsável pela concepção e implantação do Programa Interlegis e da Universidade do Legislativo Brasileiro. Em 1996 foi aprovado no concurso público para Perito Criminal da Polícia Federal - tendo optado por permanecer no Senado, onde se dedica à modernização do Poder Legislativo e à fiscalização do Poder Executivo. Atualmente enfatiza pesquisas na área de Responsabilidade Governamental e Empresarial, no Senado Federal e na Faculdade Ateneu – onde é titular da Disciplina de Responsabilidade Social Empresarial, Orientador de Estágio Supervisionado e membro do grupo responsável pela elaboração do programa de pós-graduação stricto sensu da FATE.

Sobre o Autor:

CONHECENDO O GOVERNO MUNICIPAL..........................................05

ELEGENDO OS MELHORES CANDIDATOS......................................................11

SUMÁRIO

PARTE I

CONHECENDO O GOVERNO MUNICIPAL

05

1. Qual a posição do município na estrutura política do Brasil?

O município é a menor unidade da organização político-administrativa da República Federativa do Brasil. Cada município brasileiro está inserido em um dos nossos Estados, que, juntos ao Distrito Federal, formam a União.

2. Como é composto o governo municipal?

O governo municipal se estrutura por meio do Poder Executivo e do Poder Legislativo locais, que são exercidos, respectivamente, pelo prefeito (acompanhado do vice-prefeito) e pelos vereadores. Cada um desses Poderes tem uma estrutura organizacional própria, voltada para o correto cumprimento do papel que lhe é atribuído.

3. O governo municipal depende do governo estadual ou federal?

De modo algum. O município não depende dos demais níveis de governo, pois é independente administrativa, financeira e politicamente. Apesar disso, é muito importante que sempre haja cooperação entre essas esferas de governo, para que as ações desenvolvidas pelos mesmos possam ser complementares – ao invés de serem concorrentes.

4. De onde vem o dinheiro empregado pelo município?

Todo o dinheiro à disposição da prefeitura é originário dos impostos e taxas cobrados pelo município e dos repasses de recursos feitos pela União e pelo Estado, sendo o principal deles o Fundo de Participação dos Municípios - FPM. O repasse desse dinheiro não é nenhum favor feito pelos demais níveis de governo, pelo contrário, é obrigação definida em legislação específica.

06

5. A quem pertence esse dinheiro e como ele deve ser aplicado?

Como se originam dos recursos arrecadados junto a todos os cidadãos, o dinheiro público pertence a toda a comunidade - e não ao prefeito ou aos vereadores. Dessa forma, deve ser aplicado exclusivamente em benefício da população - que deve ser ouvida para que se possa definir onde o dinheiro disponível deve ser prioritariamente empregado.

6. Como são escolhidos o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores?

Todos são escolhidos pelo povo, por meio do voto direto e secreto, para cumprir mandatos de quatro anos. São eleitos para serem nossos legítimos representantes, por isso devem governar em benefício de toda a população. Deve-se observar, entretanto, que apesar da coincidência da duração de seus mandatos e de serem sempre escolhidos por meio do voto direto e secreto, os mecanismos de escolha do prefeito e dos vereadores é bastante diferente.

7. Então, como será eleito o próximo prefeito do meu município?

O prefeito (juntamente com o vice-prefeito) é sempre eleito pelo sistema majoritário, ou seja, vence a eleição o candidato que receber mais votos. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Fortaleza, se nenhum candidato obtiver mais que a metade dos votos válidos, ocorre o segundo turno das eleições (nova votação da qual participam os dois candidatos mais votados no primeiro turno). Em 2012, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 7 de outubro, enquanto o segundo turno será realizado no dia 28 de outubro.

07

8. E os vereadores de nossa cidade, como serão escolhidos?

A eleição dos vereadores ocorrerá junto com a eleição para prefeito (em 07/10/2012), mas, no caso da eleição dos vereadores, não há segundo turno. Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, o que faz com que as vagas da câmara municipal sejam preenchidas de acordo com o número total de votos obtidos por cada partido ou coligações. Assim, nem sempre os candidatos a vereador mais votados do município são os eleitos.

9. Quais as principais atribuições do prefeito municipal?

Como chefe do Poder Executivo local, o prefeito pode ser considerado o principal responsável pela administração municipal. Sob a sua responsabilidade estão itens como a prestação de serviços públicos (educação, saúde, limpeza pública etc), a realização das obras prioritárias para o município (construção de escolas, estradas, praças, moradias etc) e a execução de programas sociais locais.

10. Quais as principais atribuições dos vereadores?

Os vereadores têm como principais atribuições representar os cidadãos, fazer as leis e fiscalizar a atuação do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários e dos demais servidores municipais. Os vereadores também são responsáveis pela proposição de melhorias para o município, em todas as áreas, tudo em busca da melhoria de vida da população.

11. Como cidadão, o que posso cobrar da Prefeitura?

Você deve cobrar da prefeitura o correto cumprimento de todas as obrigações do Poder Executivo - anteriormente citadas (oferta de serviços públicos de qualidade e realização das obras prioritárias para o município). Essa cobrança pode ser feita diretamente ao prefeito, mas os demais órgãos da prefeitura também devem ser cobrados pela população - no sentido de cumprirem adequadamente seu papel.

08

12. Como cidadão, o que posso cobrar da Prefeitura?

Você deve cobrar da prefeitura o correto cumprimento de todas as obrigações do Poder Executivo - anteriormente citadas (oferta de serviços públicos de qualidade e realização das obras prioritárias para o município). Essa cobrança pode ser feita diretamente ao prefeito, mas os demais órgãos da prefeitura também devem ser cobrados pela população - no sentido de cumprirem adequadamente seu papel.

13. E junto aos vereadores, o que posso cobrar?

Exija que eles fiscalizem as ações do Executivo de modo independente, verificando se a prefeitura está cumprindo suas obrigações. A sociedade deve cobrar dos vereadores que denunciem as irregularidades encontradas e que adotem as providências necessárias a sua correção, bem como à responsabilização e punição dos culpados. Você também pode sugerir a criação de leis que possam melhorar a vida das pessoas.

14. Posso também acompanhar a ação dos secretários municipais?

Certamente. Os secretários municipais auxiliam o prefeito na elaboração e execução das ações, programas e obras realizadas em benefício da comunidade, por isso são também responsáveis pela boa utilização dos recursos públicos. Por tratar-se de peças importantes para a administração, devem ser escolhidos com base em critérios técnicos, devendo possuir a formação e a experiência necessárias ao cargo.

09

15. Que papel os demais servidores públicos têm na administração?

Os servidores públicos são a principal ponte entre o prefeito, os demais gestores municipais e a população. São eles que executam os serviços públicos de saúde, educação, limpeza e os demais serviços públicos oferecidos à comunidade. Pela função essencial que desenvolvem, precisam ser valorizados, adequadamente qualificados e devem ter seu mérito reconhecido – para que possam desenvolver seus trabalhos com presteza e eficiência.

16. Então a sociedade deve estar sempre vigilante e de olhos abertos?

Sim, é muito importante que os cidadãos, as associações e as demais instituições fiscalizem e cobrem dos nossos representantes melhorias para a vida de toda a comunidade, estando sempre atentos à ação dos vereadores, do prefeito e dos demais membros da administração. Devemos acompanhar e participar do governo, fazendo nossas críticas, reivindicações e sugestões sempre que necessário.

10

PARTE II

ELEGENDO OS MELHORES CANDIDATOS

11

17. Votar nas eleições deste ano é realmente importante?

Sem dúvida alguma. As eleições são importantíssimas para você e para a vida do seu município, pois é através do processo eleitoral que decidimos quem administrará nossa cidade pelos próximos quatro longos anos. Eleger um bom prefeito e bons vereadores pode trazer uma administração honesta e competente, mas, se fizermos escolhas erradas, poderemos trazer consequências muito negativas nosso município. Bons representantes são “sinônimo” de justiça, eficiência e progresso para a cidade, mas maus representantes geralmente são “sinônimo” de corrupção, desperdício e atraso. Caso não vote, você estará deixando que outros escolham os governantes em seu lugar.

18. Mas será que ainda podemos acreditar na política e nos políticos?

Do jeito que a coisa está, é mesmo difícil acreditar na política e em grande parte dos políticos, mas não podemos desistir de tentar mudar esse quadro. A política faz parte da vida de todos nós, quer gostemos disso ou não, por isso precisamos escolher com muita cautela nossos candidatos. Analisando com cuidado, poderemos escolher bons candidatos e votar com consciência.

19. Muitos prefeitos e vereadores são candidatos à reeleição ou indicarão seus candidatos, posso confiar neles cegamente?

Claro que não! Os atuais prefeitos e vereadores devem ser avaliados rigorosamente, tanto pelo que fizeram quanto pelo que deixaram de fazer ao longo de seu mandato. Se já tiveram chance de trabalhar pelo povo e nada fizeram, é sinal de que não merecem nova oportunidade de representar a população. Não se deixe enganar por festas ou pela distribuição de brindes, cestas básicas ou pelo oferecimento de outras vantagens que podem ter ocorrido nos últimos anos. Analise os benefícios concretos que a população da cidade teve a partir do trabalho que fizeram – pois somente assim você poderá saber se pode mais uma vez confiar seu voto a esse candidato.

12

20. Então, o que devo buscar nos candidatos a prefeito?

É importante que seja um cidadão de bem, realmente preparado e com experiência na vida pública. Procure um candidato a prefeito que tenha real interesse de se colocar a serviço da população, deixando de lado a defesa de seus próprios interesses e a defesa dos interesses de grandes grupos políticos ou econômicos. Procure saber também se ele conhece a realidade da cidade e que se tem disposição e competência para resolver os problemas existentes - com responsabilidade e transparência.

21. O que preciso buscar nos candidatos a vereador?

As características de um bom candidato a prefeito são também válidas na escolha de seu candidato a vereador, mas a função legislativa exige, ainda, que o candidato saiba se comportar como um legítimo representante do povo, agindo como se fosse os olhos, os ouvidos e a voz da população junto à prefeitura municipal. O vereador precisa trabalhar em benefício de toda a população – e não apenas de seus amigos, de sua família ou de seus eleitores.

22. Essas características são suficientes para que eu tenha certeza de que estarei escolhendo bons candidatos?

Não. É também essencial avaliar o caráter do candidato, seu passado, sua formação, sua competência, a qualidade de suas propostas e seu compromisso para com a sociedade. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes, devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se suas propostas são viáveis e úteis para a população e se ele é realmente um candidato sério e honesto – para não cair na conversa dos enganadores. Candidatos despreparados, quando eleitos, tornam-se um peso para a população - que paga suas despesas sem que os mesmos ajudem na solução dos problemas da cidade.

13

23. Como posso reconhecer um candidato que não merece meu voto?

Analisando e a história de vida do candidato, ou seja, vendo o que ele já fez de bom e de ruim, que idéias defendeu, o que fez nos lugares onde trabalhou, observando se cometeu irregularidades ao longo da vida ou se há outras coisas que depõem contra sua pessoa, fica relativamente fácil desmascarar os espertalhões. Desconfie do candidato que não apresente projetos viáveis e úteis para a comunidade e o município. Cuidado também com o candidato que compra votos, que promete maravilhas, que pressiona os eleitores e critica os adversários - sem dizer como vai trabalhar para realizar suas promessas.

24. Como posso obter tantas informações sobre os candidatos?

O material de propagando distribuído pelos candidatos pode ser seu ponto de partida, mas a Internet é hoje a maior fonte de informações sobre as pessoas. O site do TSE vai disponibilizar dados básicos sobre os candidatos no período eleitoral e você também pode pesquisar sobre as pessoas em quem está pretendendo votar por meio dos sites de busca - que lhe indicarão muitas páginas onde constam informações sobre o passado e o presente de cada pessoa. Os candidatos também poderão ter sites próprios, onde suas propostas provavelmente serão divulgadas – verifique também nesses locais. Com mais informações, fica mais fácil fazer uma boa escolha.

25. Posso defender meu candidato publicamente e esclarecer outras pessoas sobre a importância de votar corretamente?

Claro que sim. Se você já tiver a certeza de que escolheu o melhor candidato para vereador e prefeito de sua cidade, ou seja, se já definiu, de modo livre e consciente, a quem vai confiar o seu voto, é importante que converse com parentes e amigos para explicar-lhes o que o levou a tomar sua decisão. Assim, você participa mais ativamente da democracia – influenciando positivamente todos os que estão a sua volta!

14

26. Mas será que não vale a pena aproveitar as eleições para receber favores ou dinheiro em troca do meu voto?

De jeito nenhum! Tanto quem compra quanto quem vende um voto, independente da “moeda de troca” ser o dinheiro, um presente ou até mesmo um favor, comete um crime extremamente grave. Além do mais, embora em algumas ocasiões possa parecer um “bom negócio”, quem vendo o voto está condenando toda a população da cidade ao atraso, pois com isso está ajudando um corrupto a se eleger. Corruptos, depois de eleitos, são especialistas em desviar recursos públicos para recuperar o que gastaram nas eleições. Pense bem: se alguém precisa pagar pelo seu voto é sinal de que não o merece.

27. A urna eletrônica mantém mesmo o sigilo do meu voto?

Sim, alguém só ficará sabendo do seu voto se você contar. A urna eletrônica é totalmente sigilosa – preservando integralmente o segredo do voto de cada eleitor. Por isso, não aceite pressões! O voto é secreto - e só depende da consciência do eleitor.

28. Como posso fiscalizar e acompanhar o trabalho do futuro prefeito e dos vereadores eleitos?

Informe-se sobre o que acontece na prefeitura e na câmara. Acompanhe a elaboração do orçamento e veja como a prefeitura está cumprindo suas obrigações. Fiscalize também a atuação dos vereadores na Câmara Municipal. Exija que trabalhem em benefício do povo, pois é para isso que são eleitos.

15

PÓS-GRADUAÇÃO

O 1º e mais conceituado MBA de Fortaleza!ATENEU

www.fate.edu.br 3457.6500

EducaçãoDireito

Gestão e TecnologiaSaúde

Áreas:

FACULDADE ATENEU

Messejana: 3474.5151 Ant. Bezerra: 3105.4350