decreto nº 29117 dispõe sobre a regulamentação da ... · considerando a necessidade de se...

15
DECRETO Nº 29117 de 4 de agosto de 2011. Dispõe sobre a regulamentação da expedição e da renovação da Declaração de Utilidade Pública no Município de Guarulhos, nos termos da Lei Municipal nº 6.884, de 30 de julho de 2011. SEBASTIÃO ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XIV do artigo 63, da Lei Orgânica do Município de Guarulhos; Considerando a necessidade de adequar e agilizar os procedimentos administrativos destinados à expedição de Declaração de Utilidade Pública às organizações associativas da sociedade civil e as fundações, instituídas legalmente, sem fins lucrativos, de interesse público e caráter social; Considerando a necessidade de se estabelecer procedimento uniforme para todas as Secretarias e Coordenadorias Municipais interessadas na formalização do respectivo processo administrativo; Considerando a necessidade de se fixar critérios e orientações para instrução dos processos administrativos, bem como padronizar formulários e modelos a serem utilizados pelos diversos órgãos municipais; e, Considerando, ainda, o que consta dos autos do processo administrativo nº 58.317/2010; DECRETA: CAPÍTULO I Da Declaração de Utilidade Pública SEÇÃO I Da Concessão do Benefício Art. 1º As organizações associativas da sociedade civil e as fundações, instituídas legalmente, sem fins lucrativos, de interesse público e caráter social, sediadas no Município de Guarulhos, serão por lei declaradas de utilidade pública nos termos da Lei Municipal nº 6.884, de 30 de junho de 2011. § 1º Para efeito do disposto no caput deste artigo o correspondente Projeto de Lei deverá ser de iniciativa do Poder Legislativo. § 2º O Projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo será encaminhado ao Poder Executivo na forma de Autógrafo, cuja recepção e análise inicial far-se-á através do Departamento de Assuntos Legislativos. Art. 2º A Declaração de Utilidade Pública concedida nos termos da legislação municipal vigente, será disponibilizada através do Sistema “Serviços Tecnologia Cidadã On-Line”, no site oficial da Prefeitura. SEÇÃO II Da Proibição Art. 3º Nos termos do artigo 6º da Lei Municipal nº 6.884, de 2011, não

Upload: dotuong

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DECRETO Nº 29117 de 4 de agosto de 2011. Dispõe sobre a regulamentação da expedição e da renovação da Declaração de Utilidade Pública no Município de Guarulhos, nos termos da Lei Municipal nº 6.884, de 30 de julho de 2011.

SEBASTIÃO ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso XIV do artigo 63, da Lei Orgânica do Município de Guarulhos;

Considerando a necessidade de adequar e agilizar os procedimentos administrativos destinados à expedição de Declaração de Utilidade Pública às organizações associativas da sociedade civil e as fundações, instituídas legalmente, sem fins lucrativos, de interesse público e caráter social;

Considerando a necessidade de se estabelecer procedimento uniforme para todas as Secretarias e Coordenadorias Municipais interessadas na formalização do respectivo processo administrativo;

Considerando a necessidade de se fixar critérios e orientações para instrução dos processos administrativos, bem como padronizar formulários e modelos a serem utilizados pelos diversos órgãos municipais; e,

Considerando, ainda, o que consta dos autos do processo administrativo nº 58.317/2010;

DECRETA:

CAPÍTULO I Da Declaração de Utilidade Pública

SEÇÃO I

Da Concessão do Benefício Art. 1º As organizações associativas da sociedade civil e as fundações,

instituídas legalmente, sem fins lucrativos, de interesse público e caráter social, sediadas no Município de Guarulhos, serão por lei declaradas de utilidade pública nos termos da Lei Municipal nº 6.884, de 30 de junho de 2011.

§ 1º Para efeito do disposto no caput deste artigo o correspondente Projeto de Lei deverá ser de iniciativa do Poder Legislativo.

§ 2º O Projeto de Lei aprovado pelo Poder Legislativo será encaminhado ao Poder Executivo na forma de Autógrafo, cuja recepção e análise inicial far-se-á através do Departamento de Assuntos Legislativos.

Art. 2º A Declaração de Utilidade Pública concedida nos termos da

legislação municipal vigente, será disponibilizada através do Sistema “Serviços Tecnologia Cidadã On-Line”, no site oficial da Prefeitura.

SEÇÃO II

Da Proibição

Art. 3º Nos termos do artigo 6º da Lei Municipal nº 6.884, de 2011, não

poderá ser declarada de utilidade pública a organização civil cujo objetivo exclusivo seja a defesa de interesses ou a prestação de serviços em favor de seus associados ou filiados.

CAPÍTULO II

Da Regularização das Entidades já Declaradas de Utilidade Pública Art. 4º As organizações civis que já receberam o benefício da

Declaração de Utilidade Pública, relacionadas no Anexo 01 deste Decreto, devem se adequar às disposições legais da Lei Municipal nº 6.884, de 2011, a fim de convalidar e renovar o referido benefício para este exercício.

Art. 5º A organização associativa da sociedade civil ou fundacional já

reconhecida ou declarada de utilidade pública, nos termos da legislação vigente, deverá no prazo de 120 (cento e vinte) dias contados da publicação da Lei Municipal nº 6.884, de 2011, ou seja, até 05 de novembro de 2011, adaptar-se às suas disposições, sob pena de revogação da lei ou do decreto pertinente.

Parágrafo único. Para atendimento ao disposto no caput deste artigo a organização civil deverá, obrigatoriamente, apresentar a seguinte documentação:

1 - estatuto de constituição da organização civil, cópia autenticada; 2 - ata de eleição dos integrantes dos órgãos de direção e deliberação

em exercício de mandato, cópia autenticada; 3 - comprovante da Receita Federal de inscrição e de situação

cadastral do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, emitido por meio eletrônico; 4 - Cédula de Identidade e Cadastro de Pessoa Física - CPF do

Presidente e do Tesoureiro, cópias autenticadas; 5 - inscrição municipal, cópia autenticada; 6 - licença de funcionamento, cópia autenticada; 7 - alvará sanitário expedido pela Secretaria da Saúde, restrito às

entidades ou estabelecimentos de interesse à saúde nos termos da legislação sanitária vigente, cópia autenticada;

8 - Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - ISPPTU do exercício vigente, na qual comprove a identificação do imóvel utilizado para o exercício de suas atividades, cópia autenticada;

9 - relatório detalhado das atividades da organização civil em que fica evidenciada a prestação de serviços à comunidade; e

10 - prova, em disposição estatutária, de que os associados ou os membros dos órgãos de direção e deliberação da organização civil não recebem qualquer tipo de remuneração, bonificação ou vantagens.

Art. 6º A documentação relacionada no artigo 5º será encaminhada à

Prefeitura de Guarulhos, devendo dar entrada e ser registrada nas Unidades da Rede Fácil, juntamente com o requerimento e o formulário de identificação da organização civil, conforme Anexos 02 e 03 deste Decreto.

§ 1º O requerimento para abertura de processo administrativo para declaração de utilidade pública e o respectivo formulário da organização civil poderão ser acessados no site oficial da Prefeitura, a partir do link: > Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão; > formulários; > protocolo.

§ 2º Após ser autuado, o processo seguirá ao Departamento de Assuntos Legislativos para análise inicial e, a seguir, será encaminhado ao órgão público competente para as providências decorrentes deste Decreto.

Art. 7º A organização civil fica obrigada a comunicar por escrito, de imediato, a ocorrência de qualquer modificação em seu estatuto social ou relativo à sua atividade à Secretaria ou Coordenadoria competente e ao respectivo Conselho Municipal.

CAPÍTULO III

Dos Procedimentos Administrativos e de Fiscalização

SEÇÃO I Dos Interessados

Art. 8º São legitimados como interessados nos processos

administrativos: I - representante legal da organização civil, conforme disposto no

estatuto; II - autorização inserida pelo interessado no corpo do requerimento

inicial ou acostada ao processo administrativo com firma reconhecida; III - procuração pública outorgada em cartório; ou IV - procuração particular com firma reconhecida.

SEÇÃO II Dos Órgãos Públicos

Art. 9º A organização civil para obtenção do benefício de que trata a

Lei Municipal nº 6.884, de 2011, deverá estar devidamente cadastrada na Secretaria ou na Coordenadoria Municipal responsável pela sua área de atuação.

Art. 10. A Secretaria ou a Coordenadoria Municipal competente deverá

possuir cadastro de informações sociais e técnicas e manter controle das ações fiscalizatórias sobre a organização civil, em sua área de atuação.

Art. 11. Competirá ao órgão público responsável pela área de atuação

da organização civil todas as providências administrativas e fiscalizatórias das atividades desenvolvidas pela requerente, bem como a expedição do Certificado de Renovação Anual da Declaração de Utilidade Pública.

Art. 12. Com o recebimento do processo, o órgão público competente

efetuará análise da documentação apresentada, manifestando-se quanto a sua correção ou solicitando providências à organização civil no sentido de efetuar as adequações necessárias.

§ 1º A organização civil terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos para atender a solicitação do órgão público, podendo, mediante requerimento, ser o prazo prorrogado por igual período, uma única vez.

§ 2º Para requerer a prorrogação de prazo na forma do parágrafo anterior, a organização social poderá utilizar requerimento padrão disponibilizado no link: > Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão; > formulários; > protocolo, no site oficial da Prefeitura.

§ 3º O não atendimento da solicitação no prazo estipulado implicará no cancelamento da Declaração de Utilidade Pública, mediante decisão fundamentada da autoridade competente, com as cautelas que o caso requer, devendo o processo seguir ao Departamento de Assuntos Legislativos para as providências objetivando a elaboração de projeto de lei para revogação da correspondente lei.

Art. 13. Da data de formalização do pedido na Unidade da Rede Fácil, o órgão público terá o prazo de 45 (quarenta e cinco) dias corridos para decisão do pedido.

Art. 14. O órgão público competente para instrução do processo

deverá diligenciar junto ao Conselho Municipal da área de atuação da organização civil para certificar a regularidade do respectivo registro.

Parágrafo único. Competirá, ainda, ao órgão público instruir o processo com:

1 - Laudo ou Relatório de Vistoria da organização civil, a fim de comprovar as finalidades essenciais e/ou atividades desenvolvidas; e

2 - Parecer conclusivo quanto às atividades desenvolvidas. Art. 15. O processo devidamente instruído será encaminhado à

autoridade competente da Secretaria ou da Coordenadoria Municipal para deferimento ou indeferimento do pedido, devendo a organização civil ser comunicada, por escrito, do despacho decisório.

§ 1º No caso de indeferimento, para assegurar a ampla defesa, a organização civil terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos, improrrogáveis, para contestar a decisão, e neste caso, a autoridade competente terá igual prazo para reexame e decisão final, devendo notificar a requerente do despacho decisório.

§ 2º Ocorrendo a manutenção do indeferimento, o processo seguirá ao Departamento de Assuntos Legislativos que cuidará da elaboração de projeto de lei para revogação da correspondente lei.

§ 3º No caso de deferimento, o processo seguirá ao Departamento de Assuntos Legislativos que confeccionará a Declaração de Utilidade Pública, nos termos do Anexo 04, e disponibilizará no Sistema “Serviços Tecnologia Cidadã On-Line”.

SEÇÃO III

Da Ação Fiscalizatória

Art. 16. Compete ao órgão público responsável pela área de atuação da organização civil proceder à fiscalização de suas atividades, pelo menos, uma vez por ano, mediante relatório circunstanciado que será mantido em arquivo próprio ou ser anexado ao respectivo processo administrativo da declaração de utilidade pública.

CAPÍTULO IV

Do Certificado de Renovação Anual da Declaração de Utilidade Pública

Art. 17. Para renovação, a partir do ano de 2012, a organização civil já

regularizada nos termos da Lei Municipal nº 6.884, de 2011, fica obrigada a apresentar até 30 de abril de cada ano, requerimento junto a uma das Unidades da Rede Fácil, contendo o número do processo administrativo que originou a Declaração de Utilidade Pública e a seguinte documentação:

I - relatório circunstanciado dos serviços prestados à coletividade no ano precedente;

II - prova de que são gratuitos os cargos de diretoria; e, III - cópia da publicação de seu balanço anual. § 1º O prazo estipulado neste artigo é improrrogável. § 2º O requerimento para declaração de utilidade pública citado no

caput deste artigo poderá ser acessado no site oficial da Prefeitura, a partir do link: > Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão; > formulários; > protocolo.

Art. 18. A Secretaria ou a Coordenadoria competente, no mesmo processo que foi deferido o pedido da Declaração de Utilidade Pública, adotará o rito administrativo estabelecido neste Decreto, para decisão da Renovação Anual da Declaração de Utilidade Pública.

Art. 19. Do deferimento do pedido de renovação, a autoridade

competente expedirá e disponibilizará o Certificado da Renovação Anual da Declaração de Utilidade Pública, através do Sistema “Serviços Tecnologia Cidadã On-Line”, conforme Anexo 05, oficiando a organização civil requerente.

§ 1º No caso de indeferimento, para assegurar a ampla defesa, a organização civil terá o prazo de 15 (quinze) dias corridos, improrrogáveis, para contestar a decisão, e neste caso, a autoridade competente terá igual prazo para reexame e decisão final, devendo notificar a requerente do despacho decisório.

§ 2º Ocorrendo a manutenção do indeferimento, o processo seguirá ao Departamento de Assuntos Legislativos que cuidará da elaboração de projeto de lei para revogação da correspondente lei.

CAPÍTULO V Do Cancelamento da Declaração de Utilidade Pública Art. 20. O descumprimento de qualquer das exigências previstas na Lei

Municipal nº 6.884, de 2011 ou das normas deste Decreto, cuja apuração far-se-á em processo administrativo, instaurado na Secretaria ou Coordenadoria Municipal competente ou mediante representação do Ministério Público ou de qualquer interessado, acarretará o cancelamento da declaração de utilidade pública da organização civil infratora, sem prejuízo da ação judicial cabível.

Parágrafo único. A Secretaria ou Coordenadoria competente, embasada em decisão fundamentada, proporá ao Chefe do Executivo, através do Departamento de Assuntos Legislativos, a revogação do respectivo diploma legal que concedeu o benefício da Declaração de Utilidade Pública.

CAPÍTULO VI Das Disposições Gerais

Art. 21. Para atendimento ao disposto neste Decreto, o Departamento

de Informática e Telecomunicações disponibilizará aos órgãos públicos competentes, os instrumentos necessários para o acesso à Declaração de Utilidade Pública ou ao Certificado da Renovação Anual, através do Sistema “Serviços Tecnologia Cidadã On-Line”.

Art. 22. Competirá à Secretaria de Assuntos Jurídicos, através dos

setores competentes, a expedição de pareceres relacionados à concessão da Declaração de Utilidade Pública ou do Certificado da Renovação Anual, para dirimir eventuais dúvidas de caráter jurídico ou legal.

Art. 23. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Guarulhos, 4 de agosto de 2011.

SEBASTIÃO ALMEIDA Prefeito Municipal

PAULO CARVALHO Secretário de Assuntos Legislativos

Registrado no Departamento de Relações Administrativas - Secretaria de Governo Municipal da Prefeitura do Município de Guarulhos e afixado no lugar público de costume aos quatro dias do mês de agosto de dois mil e onze.

Engº JOÃO ROBERTO ROCHA ORAES ADRIANA GALVÃO FARIAS

Secretário de Governo Gestora do Departamento de Relações Administrativas

Publicado no Diário Oficial do Município em 05 de agosto de 2011.

ANEXO 01

LEI RELAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DECLARADAS POR LEI COMO DE UTILIDADE PÚBLICA

491/57 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos.

600/59 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Irmandade Beneficente do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos.

629/59 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Asilo de Velhos Irmã Alice. 630/59 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Casa da Criança André Luiz. 634/59 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Lar Irmã Celeste.

741/61 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Congregação de Santa Catarina

817/62 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Agremiação Guarulhense dos Professores Primários

845/62 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Beneficente Amigos de Tranqüilidade

846/62 Dispõe sobre reconhecimento de utilidae pública da Casa de Saúde Allan Kardec Alice Pereira

849/62 Reconhece de utilidade pública o Sodalício Stella Maris 852/62 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade dos Padres Teatinos

895/63 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Beneficente Amigos de Ponte Grande

957/64 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos de Vila Galvão.

1078/65 Dispõe sobre declaração de utilidade pública da Associação Comercial e Industrial de Guarulhos

1238/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para a Sociedade Beneficente do Parque Santo Antônio

1283/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube de Ciências do Instituto de Educação Conselheiro Crispiniano.

1300/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Casa da Criança Lírio dos Vales.

1305/67 Reconhece de utilidade pública a Sociedade Guarulhense de Educação e dá outras providências.

1308/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública a Sociedade Amigos do Núcleo Ferroviário de Guarulhos.

1309/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Instituto Santa Rosália 1323/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Escola Particular Presidente Dutra.

1324/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos dos bairros dos Jardins Paraventi e Pinhal.

1325/67 Reconhece de utilidade pública o União Tietê Futebol Clube. 1326/67 Reconhece de utilidade pública o Clube Recreativo Guarulhos. 1327/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube dos Bancários de Guarulhos. 1328/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Esporte Clube Guarulhos.

1331/67 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade de Promoção a Juventude.

1352/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Esporte Clube Bela Vista.

1359/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Universitários de Guarulhos.

1361/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Profissional do Comércio de Feirantes de Guarulhos.

1362/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública a Sociedade Civil Corporação Lira de Guarulhos.

1364/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro Espírita Jesus é o Caminho. 1397/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Esportiva Guarulhos. 1402/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Fraternal Padre Bento. 1420/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Rotary Clube de Guarulhos. 1421/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Lions Clube de Guarulhos. 1446/68 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tenda Umbandistica Cacique Araxá.

1450/69 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Beneficente Amigos do Bairro de Jardim Leda.

1505/69 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para a Diretória Acadêmica Conselheiro Crispiniano da Faculdade de Direito de Guarulhos.

1525/69 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - Regional de Guarulhos.

1539/70 Reconhecimento de utilidade pública para Sociedade Beneficente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

1551/70 Dispõe sobre declaração de utilidade pública para o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Guarulhos.

1554/70 Reconhece de utilidade pública a Sociedade Amigos do Jardim São Roberto e dá outras providências.

1643/71 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública o Educandário Oasis Restaurador.

1730/72 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para Associação Beneficente de Assistência às Crianças de Vila Augusta.

1732/72 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para Sociedade Beneficente e Recreativa Amigos de Vila São Rafael e Adjacências.

1756/72 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública para Sociedade Amigos do Bairro de Cumbica.

1814/73 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da LARES - Legião de Assistência para Reabilitação de Excepcionais.

1816/73 Declara de utilidade pública o prédio locado ao SAAE.

2062/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Socidade Amigos do Parque das Nações.

2072/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Assistência Social São Lázaro.

2074/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube de Diretores Lojistas de Guarulhos.

2077/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Polícia Mirim Brigadeiro Haroldo Veloso.

2089/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos do Conjunto Habitacional Haroldo Veloso.

2092/76 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Advogados de Guarulhos.

2101/76 Reconhece de utilidade pública a Patrulha Mirim Capitão Aviador Sandi Miyake. 2120/77 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Columbófila Tietê.

2232/78 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Igreja Messiânica Mundial do Brasil.

2272/78 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tenda Umbanda Pai Oxalá. 2312/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro Espírita Estudo e Meditação.

2313/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Caixa de Peculio dos Militares Capemi.

2319/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Espírita Discípulos do Evangelho Lar Irmã Dirce.

2320/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos do Jardim Paulista.

2323/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Núcleo Beneficente Joana D’Arc. 2338/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Família Cristã.

2343/79 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação de Amparo ao Próximo Paz e Amor.

2372/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarulhos.

2376/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Obra Social Nossa Senhora de Lourdes

2377/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Templo de Umbanda Caboclo Batuara

2385/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação e Clube dos Migrantes dos Estados do Norte e Nordeste do Brasil.

2390/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação de Capoeira Rosa-Baiana. 2397/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Leões de Guarulhos.

2400/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo.

2409/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Assistência Social Dom José Gaspar

2416/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Obra Social Instituto Nossa Senhora das Dores.

2426/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos de Bairros do Jardim Jaci e Adjacências.

2427/80 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube de Mães São Pedro Apostolo.

2444/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação de Farmácias de Guarulhos.

2458/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Atlética Guarú. 2460/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro Espírita Frei Eustáquio.

2464/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da União das Sociedades Amigos de Bairros de Guarulhos.

2465/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Abrigo Ideal. 2466/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Instituição Religiosa Perfect Liberty. 2473/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Federação Paulista de Skat. 2478/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Asílio São Vicente de Paulo. 2479/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tenda de Umbanda Mãe Maria. 2494/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube dos Castores de Guarulhos. 2499/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Teatro Experimental de Guarulhos.

2500/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro de Estudos de Administração de Pessoal de Guarulhos - CEAPG.

2504/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Missão Bíblica Católica.

2519/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da AGAS - Associação Guarulhense dos Artistas Sertanejos.

2524/81 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Paulista de Educação e Cultura.

2555/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tapa na Onça Futebol de Salão e Atletismo.

2559/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Liga Cultural Árabe Brasileira. 2561/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do PX Clube de Guarulhos. 2565/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Grupo de Teatro Amador Fênix.

2578/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Liga Guarulhense de Futebol de Salão.

2582/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Instituto de Educação do Menor de Guarulhos.

2583/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Academia Guarulhense de Letras.

2592/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independência do Bom Clima.

2602/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da União Municipal Umbandista de Guarulhos.

2603/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos do Jardim Acácio.

2604/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos do Bairro dos Pimentas.

2606/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube das Mães do Centro Comunitário do Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado.

2608/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Vila Flórida Futebol Clube.

2620/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Grupo de Legionários do Menino Jesus.

2647/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tenda Espiritual de Umbanda Caboclo Sete Estrelas e Baiano Antônio Simão.

2670/82 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Irmandade Espiritual Caboclo Três Estrelas e Pai Manoel de Guiné.

2705/83 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Guarulhos.

2791/83 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Tenda de Umbanda Ogum Rompe Mato.

2804/83 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Amigos de Gopoúva. 2873/84 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Metodista de Ação Social.

3017/85 Reconhece de utilidade pública a Associação Cultural, Folclórica das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos, e Adjacências.

3063/85 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Irmandade Espiritual, Assistencial e Federativa Cidade dos Orixás.

3078/85 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Grupo Espírita Bezerra de Menezes. 3123/86 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública, a Feira da Amizade.

3152/86 Reconhece de utilidade pública o Grupo Filantrópico do Rosário.

3169/86 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Desportiva Polícia Militar do Estado de São Paulo - Regional de Guarulhos.

3178/86 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro Espírita Pai Celestial. 3214/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública a Cia. Teatral Luaemar.

3220/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública a Associação de Assistência aos Detentos de Guarulhos.

3230/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Assistêncial e Psicológica de Guarulhos - A.A.P.G.

3231/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Sociedade Islâmica Brasileira. 3269/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública dos Rotary Clubs de Guarulhos.

3271/87 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Conferência de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

3319/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Lar Escola São José de Ribamar.

3325/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Núcleo Beneficente e Recreativo Lírios do Macedo.

3333/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Grupo Desafio Jovem Ebenezer.

3346/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos.

3359/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Missão Momentos com Deus.

3380/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Taxi do Município de Guarulhos Ltda - GUARUCOOP.

3391/88 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Clube de Mães e Casa da Criança. 3505/89 Declara de utilidade pública a Cruzada Pró-Equilíbrio Social S/C. 3508/89 Dispõe reconhecimento de utilidade pública do Grupo Literário Letraviva.

3531/89 Declara de utilidade pública para o Grupo Samaritanos de Guarulhos - Entidade Mantenedora do CVV - Centro de Valorização da Vida.

3532/89 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Guarulhense de Amparo ao Menor - AGAM - Casa Desembargador Joaquim de Sylos Cintra.

3597/90 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Nossa Senhora da Paz.

3603/90 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Lar dos Idosos Dr. Bezerra de Menezes.

3650/90 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Desportiva - Wimpro. 3860/91 Dispõe sobre declaração de utilidade pública do Hospital Vital Brasil. 4879/96 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Beneficente da Arbor. 4939/97 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro Social Brasil-Vivo.

5091/97 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação pelos Direitos da Pessoa Deficiente.

5160/97 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Cáritas Diocesana de Guarulhos.

5231/98 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar, entidade mantenedora do Recanto do Idoso - Nosso Lar.

5241/99 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do DIET - Direito, Integração, Educação e Terapeutica em DST’s, HIV/AIDS e Drogas.

5472/00 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Caritativa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

5479/00 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Núcleo Espírita Fé, Perseverança e Caridade.

5783/02 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação SOS Família Paróquia São Geraldo.

5820/02 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Guarulhense de Deficientes Auditivos.

5909/02 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Centro de Desenvolvimento Comunitário Julian Haranczyk - Associação Cristã de Moços de São Paulo.

5930/03 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública dos Falcões Moto Clube de Guarulhos.

6073/05 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Caritativa da Paróquia Santa Cruz do Taboão.

6097/05 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da ASBRAD - Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude.

6137/06 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Casa Amor ao Próximo. 6138/06 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Cáritas Paroquial São José. 6159/06 Dispõe reconhecimento de utilidade pública da Associação Ile de Ya Orumim e Caboclo

Sete Flechas.

6165/06 Reconhece e declara de utilidade pública para o Município de Guarulhos a ASEC - Associação dos Empresários de Cumbica.

6166/06 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Paulista de Medicina - Regional Guarulhos - APM Guarulhos.

6198/06 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Instituto Criança Cidadã.

6301/07 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Casa União dos Violeiros de Uma Viola na Cidade.

6306/07 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da União dos Moradores do Bairro dos Pimentas - UMPI.

6310/07 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação do Direito da Mulher Brasileira.

6352/08 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Núcleo da Expansão da Mente e do Conhecimento - NEMC.

6371/08 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Desportiva Cultural Estrela de Guarulhos.

6429/08 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo - Regional Guarulhos.

6456/08 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da entidade Clube de Mães Girassol.

6466/08 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública do Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro.

6531/09 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da ASFEB - Ação Social de Fé Batista, conhecida como Recanto dos Avós.

6537/09 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Instituição Assistência Social Raio de Luz Jardim Elizabete e adjacências.

6649/10 Declara de utilidade pública a entidade Núcleo Assistencial Anália Franco.

6754/10 Dispõe sobre reconhecimento de utilidade pública da Organização Não Governamental (ONG) Ação e Vida.

DECRETOS RELAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DECLARADAS POR DECRETO COMO DE UTILIDADE PÚBLICA

04721/74 Declara de utilidade pública municipal, para os devidos efeitos, a entidade filantrópica Fraterno Auxílio Cristão Nossa Senhora da Conceição, de Guarulhos.

04758/74 Declara de utilidade pública municipal, para os devidos efeitos, a entidade filantrópica Núcleo Batuira - Serviço de Proteção a Família de Guarulhos

04808/75 Declara de utilidade pública municipal, para os devidos efeitos, a entidade filantropica Filantropia Acadêmica de Serviço Social e Amparo de Guarulhos.

04844/75 Declara de utilidade pública municipal, para os devidos efeitos a entidade filantrópica Associação Jardim Irmã Eleonora.

05331/76 Declara de utilidade pública municipal para os devidos efeitos, a entidade filantrópica Casa da Criança Julieta Marcondes Machado de Guarulhos.

05383/76 Declara de utilidade pública para os devidos efeitos, a entidade filantrópica Associação Cristã de Moços de São Paulo, com sede em Guarulhos.

05721/77 Declara de utilidade pública a FEAG - Federação das Entidades Assistenciais de Guarulhos.

06471/78 Declara de utilidade pública municipal, para os devidos efeitos, a entidade filantrópica Assistência Universal Bom Pastor de Guarulhos.