de leite estado de lviinas ger4. · 2016-07-26 · art. 17° - as operações de créditos por...

4
; PREFEITlJRA l\tIlJNICIPAL DE FRIJT~t\DE LEITE ESTADO DE lvIINAS GER4 ..IS ESTABELECE DIRETRIZES GERAIS, PARA A ELABORAÇÃO DO OR ÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE FRUTA DE LEITE-MG PARA O EXERCICIO DE 26tH. A Câmara Municipal, através de seus representantes legais, aprova e eu, Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei: Art. P- Na elaboração da Lei Orçamentária para o exerClClO de 2001, serão ObSel'\Tadas as diretrizes desta lei e todas as disposições contidas na Constituição Estadual, Lei Orgânica do Município, Lei Federal 4.320/64 e na Complementar Federal 10112000; Art. 2° - As receitas pílblicas municipais incorporarão a receita tributária, a patrimonial, todas as rHeitas admitidas em Legislação, bem como todas as transferencias feitas pela União e pelo Estado, oriundas de suas receitas fiscais bem como as receitas transferidas pelo governos Federal ti Estadual, destinadas ao Fundo Manutenção e Desenvob1imento do Emino Fundamenta! e valorização do Magistério, prevista na Lei nO 9.424/96, e nos termos das respectivas constituições Federal e Estadual; § 10 - As receitas tributárias resultantes de impostos e taxas serão estimadas e projetadas com base de cálculo, nos \Talores médios arrecadados no exercício corrente r-, até o mês anterior ao da elaboração da proposta orçamentária, com a atualização monetária efetuada até o mês de Dezembro de 1.999, considerando a projeção da expansão do número de contribuintes bem como a atualização de todo o cada~tro técnico do Município. § r- Não será dada anistia ou imunidade tributária dos impostos que o município instituiu nos termos da Lei 101/2000; § 3° - As transferências do ICMS (Imposto Sobre Cinuiação de Mercadorias e Serviços) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) terão seus valores orçados com base nas informações prestadas pelos ÓI"gãos competentes; Art. 3° - A fixação de despesa será em valores iguais aos da receita prevista, distribuída segundo as necessidades de cada unidade orçamentária, englobando tanto

Upload: ngotruc

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

;

PREFEITlJRA l\tIlJNICIPAL DE FRIJT~t\DE LEITEESTADO DE lvIINAS GER4 ..IS

ESTABELECE DIRETRIZES GERAIS,PARA A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DEFRUTA DE LEITE-MG PARA OEXERCICIO DE 26tH.

A Câmara Municipal, através de seus representantes legais, aprova e eu,Prefeito Municipal sanciono a seguinte Lei:

Art. P - Na elaboração da Lei Orçamentária para o exerClClO de 2001, serãoObSel'\Tadas as diretrizes desta lei e todas as disposições contidas na ConstituiçãoEstadual, Lei Orgânica do Município, Lei Federal 4.320/64 e na ComplementarFederal 10112000;

Art. 2° - As receitas pílblicas municipais incorporarão a receita tributária, apatrimonial, todas as rHeitas admitidas em Legislação, bem como todas astransferencias feitas pela União e pelo Estado, oriundas de suas receitas fiscais bemcomo as receitas transferidas pelo governos Federal ti Estadual, destinadas ao Fundo

Manutenção e Desenvob1imento do Emino Fundamenta! e valorização doMagistério, prevista na Lei nO 9.424/96, e nos termos das respectivas constituiçõesFederal e Estadual;

§ 10 - As receitas tributárias resultantes de impostos e taxas serão estimadas eprojetadas com base de cálculo, nos \Talores médios arrecadados no exercício corrente

r-, até o mês anterior ao da elaboração da proposta orçamentária, com a atualizaçãomonetária efetuada até o mês de Dezembro de 1.999, considerando a projeção daexpansão do número de contribuintes bem como a atualização de todo o cada~trotécnico do Município.

§ r -Não será dada anistia ou imunidade tributária dos impostos que o municípioinstituiu nos termos da Lei 101/2000;

§ 3° - As transferências do ICMS (Imposto Sobre Cinuiação de Mercadorias eServiços) e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) terão seus valoresorçados com base nas informações prestadas pelos ÓI"gãos competentes;

Art. 3° - A fixação de despesa será em valores iguais aos da receita prevista,distribuída segundo as necessidades de cada unidade orçamentária, englobando tanto

as despesas correntes como as de capital, bem como o orçamento de despesa do PoderLegislativo, observando o que dispõe a Lei Federal 10112000;

Art. 4° - O Governo Municipal destinará recursos resultantes de impostos e dasparcelas transferidas pelos gOl/ernos Estadual e Federal para a manutenção edesenvolvimento do ensino em percentual nunn inferior a 25% (vinte e cinco porcento).

§ P - Será destinado, no mínimo, 60% (sessenta por cento) do \lalor fixado no art. 4°para aplicação do Ensino Fundamental;

§ ZO - Constituirão receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do EnsinoFundamental e de Valorização do Magistério, 15% (quinze por cento) dos seguintesrecursos:

I - Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestações deserviços de transporte interestadual e eintermunicipal e de comunicação - ICMS;II - Fundo de Participação dos Município - FPM;Ill- Imposto Sobre Produtos Industrializados - IPI;IV- Compensação financeira pela perda e receitas decorrentes da desoneração dasexportações, nos termos da Lei Complementar n° 87, de 13/09/1.996, bem como deoutras compensações da mesma natureza que vierem a ser instituídas.§ 3° - Uma proporção não inferior a 60%(sessenta por cento) dos recursos de quetrata o "caput"será destinada ao pagamento de professores do Ensino Fundamentalem efetivo exercício do magistério.

§ 4° - É permitida a aplicação de parte dos recursos da parcela de 60% (sessenta porcento) pre\/ista no § anterior, na capacitação de professores leigos na forma prevista_no art. 9°, § P, da Lei Federal n° 9.424, de 24 de dezembro de 1.996.

Art. 5° - O muniCípio cumprirá o disposto no artigo 169 da Constituição Federal, naLei Complementar n° 082/95 e na Lei Complementar n° 10112000, no que se refere aopagamento de pessoal, indtúdo os seus acessórios.

§ P - Do limite previsto no "caput" deste artigo, nos termos, abrangerá o pagamentode pessoal do Poder Legislativo.

§ 2° - A limitação a que se refere o artigo anterior, abrangerá o pagamento de pessoaldo Poder Legislati\/o, inclusive o de agentes políticos, bem como o do Poder Executivo,incluindo os pensionistas e aposentados.

Art. 6° - A abertura de créditos adicionais ao orçamento dependerá sempre daexistência de recursos disponíveis, referidos no Art. 43, § 3° da Lei Federal 4.320/64, ede prévia autorização legislativa.

Art. 7° - Ficam assegurados ao Poder Legislativo Municipal, recursos necessários aoseu regular funcionamento para o ano 2.001, observando o que dispões a EC

Art. 8° - Será garantido aos alunos d.o ensino fundamental obrigatório e gratuito darede municipal, o fornecimento de material didático-escolar transporte e merendaescolar.

Art. 9° - Poderão ser concedidos bolsas de estudos para o atendimento suplementar àrede particular iocal ou da localidade mais próxima, caso, a rede oficial de ensinofundamental e médio for deficitária para atender a demanda.

Art. 10° - Somente serão concedidos, subvenções sociais a entidade que sejamreconhecidas como de utilidade pública e que dediquem as suas ati\>'idades ao ensino, àsaúde, à assistência ou ao desporto, que não visem lucros e que não remunerem seusdiretores.

Art. 11 - A Lei de Orçamento conterá recursos para garantir a execução de projetosde saneamento básico e de preservação do meio ambiente.

Art. 12° - A Lei Orçamentária só contemplará dotação para inicio de obras, após agarantia de recursos para pagamento das obrigações patronais ,'icendas e dos débitospara a Previdência Social decorrentes de obrigações em atraso.

§ ÚNICO - Nenhuma obra poderá se inciada sem qu.e haja recursos financeirosorçamentários e que estejam contemplados e inseridos no plano plurianual apósconclusão das obras em andamento.

Art. 13° - O Orçamento Municipal compreenderá as receitas e despesas daAdministração Direta e Indireta e dos Fundos Municipais especiais, de modo aevidenciar as políticas e programas de go,'erno, obedecidos, na sua elaboração, osprincípio da anualidade, unidade, equilibrio e exclusividade.

Art. 14° - Fica o Executivo Municipal Municipal autorizado a incluir no orçamentodespesas com au.mento de remuneração, criação de cargos, empregos e flmções,alteração de estrutura de carreiras, bem como admitir ou contratar pessoal, paraatender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes,dependendo, ainda, para sua concessão, de Lei especifica, observando o que dispõe aLei 10112000.

Art. 15° - O montante dos recursos consignados na proposta orçamentária para ocusteio e in\'estimento da Câmara Municipal será fixado em 8% (oito por cento) doOrçamento Municipal, cuja transferência ao Legislativo será promovida de acordocom art. 168 da Constituição Federal..

Art. 16° - Será assegurado orçamento à manutenção do Programa de Garantia deRenda mínima destinado às famílias carentes, com dotação orçamentária especifica,própria ou proveniente de convênios.

Art. 17° - As operações de créditos por antecipação de receitas somente serãocontraídas mediante autorização legislativa préllia, devendo Ter fim específico, e seconcretizarão se os recursos forem destinados a programas de excepcional interessepílblico~ observando os limites contidos nos Artigos 165 e 167~UI da ConstituiçãoFederal, obedecendo também, o que dispõe a Lei 101/2000.

Art. 18° - A Lei Orçamentária conterá dotações ou Programas de trabalho quepermitam cumprir os precatórios expedidos contra a Prefeitura, conhecidos até31/07/2000, bem tomo conterá Resenla de Contingência para garantir a amortizaçãodas di\lidas contratadas cumprir os compromissos oriundos de passivos contingentesainda não conhecidos, nos termos da Lei 10112000.

§ ÚNICO - Poderá a Lei Orçamentária criar outra conta com "RESERVA DECONTIGÊNCIA NÃO LEGAL", que servirá para~ nos termos da Lei 4.320~suplementar outras dotações que tornarem deficitárias.

Art. 190- O Projeto de Lei Orçamentária deverá ser entregue à Câmara Municipal

até 30.09 .2Oot'.

Art. 20° - Caso o Poder Legislathlo não 110te a Lei Orçamentária até o dia 10 (dez) deDezembro/2000, fica autorizado o Poder Executivo Municipal a adotar comoOrçamento o Projeto de Lei enviado, nos termos do Artig. Anterior.

Art. 2P - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 22 o - Revogam-se as disposições em contrário.

Mando portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execuçãodesta Lei pertencerem, que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nelase contém e declara.

Fruta de Leite~ 05 de Setembro de 2000