dds – produtos químicos power point 2003

Upload: lucianocarvalho

Post on 01-Mar-2016

36 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Diálogo Diário de Segurança (DDS) - Produtos Químicos.

TRANSCRIPT

  • DDS Produtos qumicosSimbologia, manuseio, armazenamento, riscos,acidentes e preveno.Turma: NOV 05 (Grupo 2)Unidade: Ponte rolanteProfessor: Leandro

  • IMPORTANTE Incidentes ou acidentes envolvendo produtos qumicos requerem sempre cuidados e medidas especficas a serem tomadas para o controle das diferentes situaes que podem ocorrer, razo pela qual a interveno de pessoas capacitadas e equipadas imprescindvel para a eficcia dessas operaes.

  • SMBOLOS DE RISCO

    Txico ou altamente txico

    Qualquer tipo de contato com essa substncia nocivo a sade. Inalao, contato com a pele, ingesto e etc. Todos esses contatos devem ser altamente evitados; caso acontea, deve-se procurar um mdico imediatamente.

  • Corrosivo Esse smbolo indica que o produto pode ser corrosivo tanto para pelo quanto para superfcie.

    Nocivo natureza Esse tipo de composto deve ser tratado antes de ser despejado, ou ento guardado e entregue em um lugar onde ele receber tratamento adequado. Ele pode contaminar corpos dgua, solo e animais.

  • Explosivo Deve-se manter guardado longe de fogo e equipamentos aquecidos. Em caso de cilindros de gases comprimidos deve-se tambm evitar pancadas. Esse composto pode facilitar acombusto dificultando apagar algum provvel incndio.

    Material inflamvel Que pode facilmente pegar fogo, deve-se evitar contato at mesmo com o ar.

  • MANUSEIO As pessoas que manusearem produtos qumicos devero: ser treinadas, conhecerem os riscos e usar os EPIs especficos para cada produto;

    de responsabilidade das reas usurias dos produtos qumicos: fazer a etiquetagem, rotulagem e sinalizao desses produtos e de seus locais de estocagem.

  • ARMAZENAMENTO Os locais de estocagem de produtos qumicos devero possuir placas de sinalizao de acordo com a norma contendo as mesmas informaes descritas nas etiquetas de identificao e tambm atender as seguintes condies:

    Piso impermevel, sem rachaduras ou juntas;

    Afastado de drenos e ralos interligados a drenagem pluvial e a rede de esgotos sanitrios;

    Sistema de conteno de vazamentos;

    Produtos dispostos em pallets ou estantes para poder detectar vazamentos e estocados somente nos locais relacionados no inventrio.

  • RISCOS a probabilidade de ocorrer um evento bem definido no espao e no tempo, que causa dano sade, s unidades operacionais ou dano econmico/financeiro.

    Risco o potencial ou probabilidade de um agente causar leso ou morte, dano ou perda patrimonial, interrupo de processo produtivo ou de afetar a comunidade ou o meio ambiente.

    Existem dois tipos de riscos, so eles: Risco efetivo e risco inerente.

  • RISCO EFETIVO x RISCO INERENTERisco inerente: caracterstico da substncia. Est relacionado com as propriedades qumicas e fsicas da mesma;

    Risco efetivo: probabilidade de contato com a substncia. Est diretamente relacionado com as condies de trabalho com o agente de risco;

    Dano: consequncia da concretizao do risco.

  • ACIDENTESVitiligo Ocupacional causado pelo monobentil ter de hidroquinona (MBEH).Industria de BorrachaDermatite alrgica de contato em pedreiro polissensiblizado a cromato, aceleradores de borracha e tpicos (sulfa, furacin e prometazina).Industria da Galvanoplastia

  • Industria de CimentoIndustria de CimentoO contato freqente com massa de cimento causou alergia severa, comprometendo os membros inferiores e superiores do trabalhador.Dermatite alrgica de contato em pedreiro polissensiblizado a cromato, aceleradores de borracha e tpicos (sulfa, furacin e prometazina).

  • Industrias MetarlrgicasDermatite alrgica de contato (DAC) por leo de corte solvel. Trabalhador em torno revlver sofreu arranhes por farpas metlicas, que resultou em leses linerares vesiculosas e prurigonosas. Teste epicutneos positivos com leo solvel puro e diludo a 50% em leo de oliva. Industria de Extrao de SalPitriase versicolor comprometendo tronco e membros superiores. O quadro pruriginoso, o que comum nesta dermatose.

  • PREVENO Nunca comer, beber, fumar ou aplicar cosmticos dentro de locais em que substncias qumicas so manipuladas;

    Obter informaes sobre o produto qumico antes de manuse-lo;

    Atentar para as frases R e S descritas em catlogos, que detalham riscos especficos (R) e conselhos de segurana (S) relativos a cada substncia;

    Usar os EPIs e EPCs adequados para o manuseio do produto.

  • Utilizar capela sempre que trabalhar com produtos volteis e/ou inflamveis;Manter o laboratrio limpo e organizado;Manter, sempre que possvel, substncias perigosas em suas embalagens originais;Rotular todas as substncias e/ou resduos qumicos;Nunca pipetar substncias qumicas com a boca;Armazenar os produtos qumicos em locais adequadamente ventilados;Substncias incompatveis devem ser separadas na armazenagem;Manter substncias txicas em locais seguros e com acesso restrito;Armazenar substncias que emitem vapores txicos ou inflamveis em locais com permanente retirada de vapores; Realizar periodicamente o levantamento dos produtos qumicos em estoque;Providenciar a remoo de produtos sem uso;Trabalhar sempre com guarda-p de tecido de algodo, manga longa e cala comprida;Usar cabelos presos, evitar brincos, pulseiras, anis e correntes;Usar sempre calado fechado e de salto baixo.

  • FIM