dds - 21-porque inspecionar máquinas e equipamentos-21-2-…1

Upload: gusaless

Post on 06-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 DDS - 21-Porque Inspecionar Máquinas e Equipamentos-21-2-…1

    1/2

      ALERTA DE SEGURANÇAN.º 21

    CIPA - 2011

    TEMA DE SEGURANÇA:

    POR QUE INSPECIONAR FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS? Data

    21/02/2011 

    Os pequenos e grandes acidentes geralmente acontecem damesma maneira. Os eventos que acabam em acidentes são os

    mesmos, porém os resultados são bastante diferentes.Suponhamos, por exemplo, que uma marreta esteja frouxa nocabo. Um dia um funcionário tenta usá-la, batendo em uma peça. Acabeça da marreta projeta-se longe, batendo em outra peça, caindoao solo, não ferindo ninguém e não causando qualquer dano àpropriedade. Porém, em outra ocasião, quando a cabeça da marretasai do cabo, ela vai de encontro a um funcionário que estavapassando por perto e/ou estava no local, ferindo-o gravemente. Ascircunstâncias foram inicialmente as mesmas em ambos os casos,mas os resultados foram diferentes.

    O que é desagradável nesta história é que nunca sabemosquando a cabeça frouxa vai sair do cabo, a corrente vai arrebentar, apeça vai cair, o disco vai fragmentar-se, etc... e ferir alguém. Assim, aimportância da inspeção regular de ferramentas e equipamentos setorna evidente.

    Uma inspeção regular significa que você verificou umaferramenta ou um equipamento antes de usá-lo. A inspeção é umaparte programada de cada tarefa. tão indispensável para o trabalhoa ser feito quanto a sua habilidade e qualificação para executá-lo. Averificação se as ferramentas e equipamentos (correntes, lingas,ganchos, chaves, cabos, etc.), estão em ordem é o primeiro passonão apenas para uma operação segura, mas também para umaoperação eficiente.Quantas vezes você ouviu alguém dizer que um melhor trabalhopoderia ter sido feito se ferramentas e equipamentos melhoresfossem disponíveis?

  • 8/17/2019 DDS - 21-Porque Inspecionar Máquinas e Equipamentos-21-2-…1

    2/2

    Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em melhorescondições?

    Naturalmente, esses exemplos estão relacionados com coisasmateriais. Eles aumentam a falta de eficiência, diminuem os padrõesde produção, aumentam o custo e geram acidentes.

    Uma nova ferramenta, mais umas poucas outras peças dereposição colocarão o maquinário de volta ao trabalho. Os produtosdanificados podem ser descartados e novos devem ser produzidos.

    Mas quando falamos sobre uma pessoa que foi ferida porcausa de uma de falha, o quadro muda rapidamente. Nada é maisimportante em nossa operação do que evitar que alguém saia ferido.

    A perda de um olho, de um braço, de uma perna ou de umavida é exatamente isto uma PERDA. Não há peça de reposição que

    devolva a condição normal ou elimine a dor sofrida.Um funcionário forte e saudável passou horas explicandocomo perdeu um membro devido a sua falta de cuidado. Não foiapenas porque não estava usando EPI´s, o gancho não estavacolocado corretamente na peça. Seu acidente foi como a maioria dosacidentes poderia ter sido evitado, se ele tivesse apenasinspecionado a ferramenta antes de usá-la e se tivesse pensado emusar os óculos ou proteção facial antes de iniciar o trabalho.

    A eliminação dos “se” é chave para a prevenção de acidentes. Aresponsabilidade por isto cabe a cada indivíduo. A manutenção deferramentas e do equipamento pode até não ser de suaresponsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecioná-laé sua.

    A inspeção é apenas o primeiro passo para evitar osacidentes e ferimentos causados por equipamento ou ferramentadefeituosa.

    A verificação de uma ferramenta antes de usá-la deve ser tãorotineira quanto se vestir para o trabalho logo que acorda.É UM HÁBITO – UM HÁBITO SEGURO! 

    PREVINA-SE!!!