db informa nº 106

16
Bê a bá da Educação 1

Upload: dom-bosco-piracicaba

Post on 10-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Colégio Dom Bosco de Piracicaba - SP | Assunção e Cidade Alta - Ano 21 - Março 2012 - Nº 106

TRANSCRIPT

Bê a bá da Educação

1

Garra e energia nos Jogos Estudantis 2012

Os Jogos Estudantis 2012 – evento organizado pela SELAM – Secretaria de Esporte, Lazer e Atividades Motoras – em Piracicaba já começaram com grande

participação dos atletas do Dom Bosco Cidade Alta e Assunção. O Colégio está participando com 600 estudantes divididos

em três categorias – Pré-mirim, Mirim e Juvenil. Além de participar das modalidades, nossa Escola também se-

diará algumas modalidades que ocorrem até novembro e, para isso, conta com a torcida dos alunos, familiares e amigos dos atletas.

Puxa Prosa

Iniciamos 2012 com inúmeras e alvissareiras novidades nas di-versas unidades salesianas de Piracicaba: Dom Bosco Plural, com escola o dia todo; Escola no São Mário, com a implanta-

ção do Fundamental 1; inauguração do novo edifício P. Pedro Baron, fundador do Dom Bosco, para abrigar a Educação Infantil do Cidade Alta; instalação do novo curso de Ciências Contábeis na Faculdade Dom Bosco; implantação do novo sistema de ava-liação com a elevação da nota de aprovação de cinco para seis, além da renovação do Regimento Escolar. Recebemos também novas presenças salesianas: o P. André Luiz Simões na função de diretor administrativo e financeiro e o P. Ivan Tomasetto na função de Coordenador de Pastoral. Com tantas novidades, o nosso quadro de colaboradores e docentes foi ampliado, bem como o quadro geral de alunos matriculados.Os nossos diversos projetos educativos e pastorais de 2012 têm como temas iluminadores a Estreia proposta pelo P. Pascual Chavez Villanueva, Reitor-mor dos salesianos com o tema “Co-nhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida” e a Campanha da Fraternidade com o tema “Fra-ternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.Aproximamo-nos do momento forte de nossa vida cristã com a chegada da Semana Santa e da Páscoa do Senhor. Páscoa representa para nós pessoas de fé: passagem para o novo, res-surreição, vitória, alegria, confraternização, paz.

Deixemos Jesus Ressuscitado vir ao nosso encontro, invadir o nosso coração e fazer parte de nossa vida, abrindo o nosso co-ração para o amor que caracteriza o espírito da Páscoa.

P. José Ailton TrindadeDiretor

ExpedienteDom Bosco Informa: Ano 21 – 2012 – nº 106 – janeiro-março – Órgão de comunicação da Comunidade Salesiana “Dom Bosco” de Piracicaba. Diretor: Pe. José Ailton Trindade. Jornalista responsável: Marcos Antônio Vanceto – MTb 19.388 – Edição: Cristiane Billis - MTb.26.193. Conselho Editorial: Diretor Pe. José Ailton Trindade, Marcos Vanceto, Eliana da Penha D. Senicato (DBA) e Elder de Santis (DBCA) – Fotos: Arte Brasil / Arquivo do Colégio / Olney Mendes – Atendimento: Izabel Cristina

Macedônio – Produção Gráfica: Arte Brasil Publicidade – Rua Pe. Domingos Giovanini, 165, Parque Taquaral – Campinas (SP) – Cep 13087-310 – Tel. (19) 3242-7922 – Fax (19) 3242-7077 – e-mail: [email protected] – Tiragem: 2.300 exemplares. Endereço do Colégio na Internet: www.db-piracicaba.com.br – Os artigos e manifestações assinados correspondem, exclusivamente, às opiniões dos respectivos autores. Correspondências podem ser enviadas para a Rua Alfredo Guedes, 1.199 – CEP 13416-016 – Piracicaba/SP.

2

O Dom Bosco Assunção já ganhou sua primeira medalha de ouro nesta competição, na modalidade Futsal feminino (juvenil). As próximas disputas serão de Tênis de Mesa e Natação.

O lado solidário também já teve destaque nos Jogos: os alu-nos do Dom Bosco cumpriram o objetivo proposto ao doarem leite para instituições carentes da cidade.

Alunos durante a abertura dos Jogos Estudantis realizada no Dom Bosco Cidade Alta no dia 2 de março

Bê a bá da Educação

Carnaval vira tema de estudos

O Carnaval virou tema de estudos das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta no mês de fevereiro.

Com a orientação da professora Luciana Avancini, os alunos estudaram a história das escolas de samba do Rio de Janeiro

e de São Paulo, fizeram a análise dos sambas--enredo de 2012 e elaboraram a sinopse

para cada um deles. A parte prática foi a construção

de máscaras carnavalescas com gesso e gaze.

DB em Notícia

Nossos foliõescaíram no sambaA folia de Carnaval tomou conta do Dom Bosco Ci-

dade Alta e Assunção no dia 24 de fevereiro. Fan-tasiados, os estudantes pularam, dançaram e se

divertiram ao som das marchinhas antigas e dos famosos sambas-enredo. Nas fotos, um pouco da animação de nos-sos foliões no meio do salão!

Linda MulherO que a deixa tão bela?

Já procurei na luz do sol, na cor das flores,Até mesmo na áurea das velas

Velas que dão luz ao seu encanto,Velas que iluminam canto a canto,

À procura de sua beleza.

Linda mulherQuando passa

A todos encantaPrecisam guardá-la como ouro,

O que realmente é tesouro Vive num mundo

Que inveja sua beleza.

Solte-se,Distribua ao mundo um pouco do que tem,

Para que ele tenha o que quer,Um pouco de você,

Um pouco de mulher.

Beatriz Rizzo Paschoalini – 8º ano C – Dom Bosco Assunção

A estudante Beatriz Rizzo Pas-choalini, do 8º ano C do Dom Bosco

Assunção, se inspirou no Dia Internacional da Mulher e elaborou um lindo poema apresen-

tado em sala de aula no dia 8 de março. Parabéns a Beatriz!

Os estudantes das diferentes séries do Ensino Fundamen-tal e Médio homenagearam as mulheres de suas classes com muito carinho. Teve entrega de rosas, bombons, declamação de poesia e chuva de coração de papel. 3

Bê a bá da Educação

4

Bê a bá da Educação

A atividade “cheiro na pintura”, proposta pelo livro de Artes da RSE pos-sibilitou aos alunos do Infantil 3 do dombosquinho uma tarde de fanta-sia e diversão. Eles assistiram ao filme “João e Maria” e conversaram

ao final sobre a casinha de guloseimas, na qual foram destacados os diversos cheiros dos alimentos.

Para finalizar a atividade, a imaginação dos alunos foi instigada para a con-fecção de uma linda casinha de doces! O resultado foi um sucesso.

A turminha do Infantil 1 vivenciou uma tarde de culinária no dia 8 de março quando preparou gelatina de mo-rango. Durante a elaboração da receita, aprenderam a

contar os ingredientes e a ordem em que são utilizados.

A gelatina de morango foi uma das atrações da “festa do vermelho” ocorrida no dia seguinte

As crianças do Infantil 2 estão demonstrando muito in-teresse e curiosidade pelas atividades desenvolvidas

nas aulas de Informática. Esses momentos proporcionam para os pequenos vivências que os ajudam a entender o mundo no qual estão inseridos.

As atividades na piscina estão entre os momentos mais esperados pelas crianças! Nas propostas, elas se de-senvolvem muito na coordenação motora, sociabiliza-

ção e orientação espacial.

As crianças do Infantil 2 do dombosquinho se divertiram a valer com as brincadeiras: “Acorda Dona Foca”, “Formi-guinha” e “Pato Ganso”. Quanta energia! Elas correram e

pularam com muito entusiasmo. Brincando, nossos pequenos explo-ram diferentes movimentos e se desenvolvem nos aspectos motor e social.

5

Bê a bá da Educação

A investigação, tentativa, erro, levantamento e checa-gem de hipóteses são algumas das habili-dades de raciocínio lógico

envolvidas no jogo Pintando o sete, vivenciado pelas turmas do 2º ano do Dom Bosco Cida-de Alta. Este é mais um grande recurso de aprendizagem.

Crescendo & Aprendendo

Os jogos matemáticos são importantes para o desen-volvimento intelectual e social das crianças. Esse recurso de ensino auxilia no desenvolvimento de ha-

bilidades como a atenção, observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições e reflexão relacionadas ao raciocínio lógico.

Ao jogar, a criança tem a oportunidade de resolver proble-mas, investigar e descobrir a melhor jogada, utilizando-se de conhecimentos já adquiridos anteriormente.

É assim com o jogo “Tabuleiro das tampinhas” vivenciado com diversão pelos estudantes do 1º ano do Dom Bosco Ci-dade Alta. Após jogar, as crianças são convidadas a registrar e

Maçã, chuchu ou batata? O jogo dos sentidos possibilitou aos alunos do

4º ano do Dom Bosco Cidade Alta a ex-ploração do olfato e do paladar por meio da degustação dos alimentos.

Para isso, tiveram os olhos vendados e descobriram qual era o alimento em questão. Brincando – e comendo – se aprende muito!

A s turmas do 5º ano do Dom Bosco Cidade Alta, orientadas pelas pro-fessoras Ana Lúcia, Cristina, So-

raia, a Bel, da Pastoral e Andrea, orientadora educacional, participaram do Projeto Amizade com muito envolvimento e criatividade.

Durante a atividade, eles trabalharam com as expres-sões faciais que os colegas têm de acordo com cada sentimento, perce-bendo a importância do respeito, da solidariedade, da amizade e do amor ao próximo.

Dando continuidade ao Proje-to, desenharam várias expressões e descobriram que se tornam mais felizes quando veem seus amigos também felizes!

Aprendendo com jogos

Pintando o sete

Pega-pega, queimada, esconde-esconde, amarelinha, bolinha de gude, polícia e ladrão, brincadeiras dos povos indígenas...

Estudando o primeiro capítulo do livro de Língua Por-tuguesa, os alunos do 3º ano do Dom Bosco Cidade Alta conheceram vários brinquedos e brincadeiras que fazem parte da cultura das crianças brasileiras.

Além de lerem textos sobre o assunto, cada es-tudante construiu seu próprio brinquedo para brincar com os amiguinhos. A turma fez uma linda exposição que encantou a todos pelo capricho e criatividade. Para-béns aos estudantes!

Adivinhe o que é...

Projeto Amizade

desenhar algo referente ao jogo possibilitando que tirem suas dúvidas e deixem suas opiniões e impressões sobre a atividade. Os registros ajudam a aprender a Matemática que está presente no jogo de uma forma diferente e eficaz.

Construindo brinquedos

6

DB em Notícia

O Colégio Dom Bosco dá as boas-vindas ao Pe. André Simões, o novo diretor administrativo da Obra Sale-siana de Piracicaba.

“É uma satisfação atuar nesta Obra Salesiana onde traba-lhamos para o bem. Não fazemos da Educação um aspecto mercadológico, mas cito Dom Bosco, que nos motiva: ‘A edu-cação é obra do coração’.”, diz Pe. André que traz na bagagem sua experiência como gerente financeiro da Obra Salesiana de Americana onde atuou de 2009 a 2011.

Nosso novo diretor administrativoAssim é que se atua – “O sucesso de nosso trabalho ocorre

por meio da atuação conjunta de nossos colaboradores. Todos os setores administrativos e pedagógicos estão sempre em sintonia. Neste aspecto entra o setor de Recursos Humanos que encoraja, fornece opções de treinamentos e sugestões de melhorias; além da Pastoral que faz mover os trabalhos e está presente em todos os setores, colaborando na formação humana e religiosa.

A função de Administrador é exigente, precisa estar atento à rotina de trabalho, acompanha os trabalhos realizados e nada é autorizado que fere as leis trabalhistas. A relação com os cola-boradores e comunidade externa é de bastante diálogo.”

Para onde caminhamos... – “As metas de um Colégio de qualidade é sempre se manter entre os primeiros da região. Aca-bamos de inaugurar o dombosquinho, de estrutura única na ci-dade. Os trabalhos para os próximos anos serão a continuidade deste projeto já estabelecido. A sociedade está exigente, busca pessoas de qualidade, eficientes e que tenham a relação inter-pessoal como marca de suas características. Nossos ambientes favorecem este crescimento integral da criança e jovem. Em nossos sites, facebook, twitter, sempre temos novidades onde todos podem acompanhar nosso trabalho e eficiência.”

12

Seja bem-vindo!

Pe. Ivan Tomasetto é o novo responsável pela Equipe de Pastoral do Colégio Dom Bosco. Ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 2011, em Buri (SP), sua ci-

dade natal, Pe. Ivan traz seu lema de ordenação para a escola: “Eis que venho, com alegria, fazer a vossa vontade, Senhor.” “Os salesianos assumem, seja qual for a missão, com o coração aberto e disposto a responder ao chamado de Deus na realida-de em que se encontra”, afirma.

Para Pe. Ivan, a grande importância da escola na pastoral salesiana é de formar “bons cristãos e honesto cidadãos” e com este foco pretende atuar no Colégio, se-guindo seu caminho iniciado na área do voluntariado em Piracicaba. Depois, esteve em Lorena, para estudos de fi-losofia e em São Carlos para o aprendizado no noviciado e tirocínio. Pe. Ivan também atuou no Liceu Salesiano de Cam-pinas e Pio XI onde estudou Teologia.

Na Pastoral do Colégio Dom Bosco, um dos destaques deste ano é o projeto de voluntariado. A equipe está com mais de 300 participantes entre alunos do 6º ano do Ensino Funda-mental ao 3º ano do Ensino Médio que semanalmente dedica uma hora de seu tempo para servir ao próximo em várias instituições. “Esta experiência do voluntariado carrega os benefícios da socialização e da doação ao próximo, além de permitir ao jovem voluntário uma visão mais crítica da realidade vivida pelos mais necessitados. A proposta contribui muito com o crescimento pessoal dos alunos.”

O projeto existente há mais de 15 anos na escola, já teve conquistas como o Selo Escola Solidária (outorgado pelo Ins-tituto Brasil Solidário), reconhecimento do Rotary Internacional, moções de aplausos da Câmara de Vereadores, dentre outras.

Leia de forma simples.Não se preocupe muito com a entonação ou com grandes interpretações. A leitura deve ser agradável também para você. Leia em voz alta e confie na imaginação das crianças.

História não é só na hora de dormir.Leia sempre que possível. Pela manhã, à tarde ou à noite, no parque, na praça, na praia, na sala da sua casa, na escola. Não existem regras.

Sinta-se bem com a atividade.Se você estiver confortável e feliz por estar lendo, a criança vai se sentir bem em estar ali ouvindo. E vai receber a leitura como um gesto de amor da sua parte.

Valorize o texto e as ilustrações. Mostre o livro e suas figuras. É uma forma de facilitar a compreensão, estimular o senso estético e fixar o conteúdo da história.

Deixe a criança tocar nos livros, como se estivesse descobrindo novos brinque-dos. Às vezes, você está lendo uma história e ela está brincando com outro livro. Mas, não se preocupe, ela está atenta à sua leitura. Crianças têm essa capacidade.

Leia quantas vezes a criança pedir. Cada vez que você lê a mesma história, a criança descobre novos detalhes e outros signi-ficados. Ou talvez ela só queira ter certeza de que o final continua o mesmo. Não importa, leia e releia se for um pedido da criança.

(Fonte: Fundação Itaú Social)

Dicas para leitura para as crianças

fazer uma boa

Crescendo & Aprendendo

Dom Bosco Informa . : . m a r ç o 2 0 1 2

Semana da Saúde movimenta o DBSemana da Saúde movimenta o DB

Aprendizes de jornalistas

A semana de 19 a 23 de março foi rica em aprendizado sobre saúde para os estudantes de 6º a 9º ano do Dom Bosco Cidade Alta.

Durante a Semana da Saúde, as turmas participaram de pa-lestras com profissionais de diferentes especialidades.

A nutricionista Lilian Galesi falou sobre o tema “Saúde e Ali-mentação Saudável”. Já os integrantes do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Reginaldo e Barbosa aborda-ram a temática “Conhecer e valorizar o trabalho de emergência”. Outro tema abordado foi “Saúde Auditiva e Vocal”, pelas fonoau-diólogas Lia Baltieri e Stephanie Pessotti.

Os estudantes do 8º ano do Dom Bosco

Cidade Alta estão aprendendo sobre o

ofício de jornalistas. Sob a orientação

das professoras Fernanda Altafin e Luciana Avan-

cini estão elaborando um jornal sobre o tema da

Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e

Saúde Pública”, que tem como lema “Que a saúde

se difunda sobre a terra.” (Eclo 38,8).

Alunos em

dia de

simulado

Estudantes de 7º ano do Ensi-

no Fundamental ao 3º ano do

Ensino Médio do Dom Bosco

Cidade Alta realizaram o I Simulado

de 2012 no sábado, dia 17 de março.

A avaliação englobou as diversas áreas

do conhecimento.

13

14

Jovens em Movimento

Aulas

O Ensino Médio do Dom Bosco prima pelas aulas dife-renciadas e envolventes que motivam para a aprendi-zagem. Confira alguns desses momentos:

As aulas práticas realizadas no laboratório de Biologia são sempre uma festa da aprendizagem para os estudantes do En-sino Médio. Assim foi no dia 9 de março quando as turmas do 3º ano do Dom Bosco Assunção participaram de uma aula sobre citologia, ministrada pelo professor de Biologia Flávio Boaretto.

Durante a aula, aprenderam a focalizar os microscópios com os quais visualizaram células de cebola, sangue humano e músculo.

O pátio do Colégio também é um bom local para as reflexões das aulas de Filosofia. Na foto, um desses momentos vivenciados pela turma do 2º ano do Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta.

Sociologia – As aulas de Sociologia ministradas para as turmas do 1º ano do Dom Bosco Cidade Alta estão para lá de dinâmicas. Os temas de atualidade propostos pelo professor De Marco têm despertado grande interesse nos estudantes que se empenham para realizar as abordagens. O resultado são pales-tras de grande qualidade ministradas pela moçada.

Jovens do passado e do presente – Os estudos

sobre os anos 1960, 70, 80 e 90 realizados na disciplina de Histó-ria estão agitando as turmas do 1º ano do Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta. As aulas contam com vídeos que trazem infor-mações sobre a ditadura militar, o movimento cultural da Tropicá-lia, dos punks, movimentos do pop rock nacional da década de 80 e 90 e muito mais. Os estudos fazem parte do primeiro capítulo do livro de história referente à formação dos jovens.

Bom humor na véspera das provasPara manter a tensão bem longe na véspera da semana

de provas ocorrida no mês de março, nada melhor do que apostar no bom humor. Foi esta a proposta da coor-

denação do Ensino Médio do Dom Bosco Assunção para os estu-dantes do 3º ano. A turma pôde comparecer à escola fantasiada. O “Dia do Trote” ocorreu no dia 2 de março, durante o segundo intervalo, quando os estudantes interagiram com as turmas das outras séries do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.

A animação foi garantida com música e dança que integra-ram todos os alunos.

Monitoria faz a diferença

O trabalho voluntário de monitoria tem feito a diferença nas aulas de Matemática do Colégio Dom Bosco Cidade Alta. Cada grupo de quatro alunos conta com um aluno-moni-

tor que auxilia os colegas nas dúvidas dos conteúdos da disciplina. A professora Ana Beatriz auxilia o monitor quando ele não con-

segue resolver alguma questão. As horas de monitoria contam como trabalho voluntário para o monitor que ganha acréscimo de nota se um colega auxiliado apresenta melhora na nota da disciplina.

+queespeciais

A convite da orientadora educacional Heloisa B. Cruz, o ex-aluno do Dom Bosco Tildo Furlan Jr. ministrou palestra sobre a sua área pro-fissional, Relações Internacionais, para as turmas do 3º ano do Ensino Médio do Dom Bosco Cidade Alta. Durante sua explanação, abordou o curso acadêmico, a carreira, habilidades necessárias aos formandos e o mercado de trabalho da área.

+ Formação Docente

Educadores em contínua formação

O Colégio Dom Bosco Assunção e Cidade Alta marcou presença no encontro de formação e apri-

moramento pedagógico que reuniu direto-res, coordenadores e líderes das Escolas Salesianas do polo São Paulo, no mês de

janeiro, em Campos do Jordão (SP)

Canto Coral e seus benefícios

O canto acompanha o homem desde os primórdios da civili-zação. O homem primitivo cantava para expressar as emo-ções, acompanhar suas tarefas de trabalho, executar rituais

e enfrentar os inimigos. O homem moderno continua cantando, sozinho em casa, acompanhando o rádio no trânsito ou reunindo-se em corais.

Cantar em grupo desenvolve a solidariedade, o respeito e a sensa-ção de não estarmos sozinhos no mundo. O trabalho em grupo auxilia o desenvolvimento da organização, disciplina, pontualidade, sensibilidade e criatividade.

Mais importante que a busca da perfeição musical, cantar é fazer da música um meio para nos conhecermos melhor, pois tomamos consciência do nosso corpo, aprendemos a respirar bem, a conquistar espaços internos por onde começam a fluir o som e as emoções.

O Coral Dom Bosco contempla alunos do Dom Bosco Cidade Alta e Assunção, pais de alunos e pessoas da comunidade que desejam se ex-pressar e tornar o dia a dia mais agradável, conhecendo novas canções e fazendo novas amizades. Em nossas apresentações, expressamos também sentimentos de paz, amor e fraternidade, presentes na institui-ção salesiana. Venham cantar conosco e tornar a sua vida mais feliz!

Cintya Fernanda Morato Soares Ferraz é fonoaudióloga, educadora musical e regente do Coral Dom Bosco.

Os educadores do Dom Bosco Elder e Juliano estão realizando o curso de pós-graduação a distância “Coordenação Pedagógica”, ministrado pela Universidade Católica de Brasília; enquanto Eliana e Ismael estão participando do curso de pós-graduação Orientação Educacional. As aulas ocorrem aos sábados em São Paulo.

A ex-aluna do Dom Bosco Cidade Alta

Mariana Costa, 19 anos, é campeã do Pan-Ameri-cano Júnior Feminino de Handebol. O time brasilei-ro que integra derrotou o Uruguai na final do cam-peonato ocorrido no dia 19 de março na República Dominicana. Com o resul-tado, o Brasil foi classifi-cado para o Campeonato Mundial de Handebol que ocorrerá em julho na Re-pública Tcheca. Parabéns à nossa grande atleta!

Por onde anda

Ex-aluna é ouro no Pan-Americano Ex-aluna é ouro no Pan-Americano

A ex-aluna Mariana já foi capa do DB Informa pelo ótimo desempe-nho no handebol quando era estu-dante do Dom Bosco

Pós-graduação Os professores de Física André Varella, Claudinei Bigaton, Otávio A.

de Barros e Marcelo E. F. Teixeira estão empenhados este ano no curso de pós-graduação “Ensino e Aprendizagem de Física moderna e contemporâ-nea para o Ensino Médio”. O curso é ministrado pelo Unisal.

Outros educadores do Dom Bosco que realizam pós-graduação são: Eliana Sidiléia Belotto, Patrícia W. Sabino Bortolozzo, Sandra Ta-vares Racosta (área de Matemática), além de Ana Paula Broggio, Ro-berta Cortozi José e Enori Aparecida Coral Godoy (área de Ciências).

15

Ponto de vista

Bê a bá da Educação

16

O Dom Bosco Plural é um projeto de escola em tempo integral que oferece um serviço educativo diferencia-do às famílias, atendendo às características da so-

ciedade contemporânea. Destina-se ao atendimento, no período da manhã, de alunos da Educação Infantil e Fundamental 1 que frequentam o ensino regular no Dom Bosco à tarde.

O projeto oferece atividades complementares ao currículo – culturais, artísticas, esportivas e orientação aos estudos – de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual, físico, social

Somose emocional dos estudantes. Além disso, contribui para o desenvolvimento da au-tonomia e socialização dos educandos no cuidado com a saúde corporal, os há-bitos de estudo e a convivência social.

Confiram nas fotos alguns desses momentos com as turmas!

Zoom na Educação