da escola pÚblica paranaense 2007 - … · como a dificuldade em memorizar, interpretar, usar o...

19
O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE Produção Didático-Pedagógica 2007 Versão Online ISBN 978-85-8015-038-4 Cadernos PDE VOLUME II

Upload: lythu

Post on 18-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O PROFESSOR PDE E OS DESAFIOSDA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE

Produção Didático-Pedagógica 2007

Versão Online ISBN 978-85-8015-038-4Cadernos PDE

VOLU

ME I

I

Situação do OAC: Autor: WANDA LUCIA DE FREITAS Estabelecimento: PAULO FREIRE, C E - E FUND MEDIO e ANOS FINAIS Disciplina: Educação FísicaDUCACAO FISICAConteúdo: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Problematização do Conteúdo Chamada para a Problematização: É PRECISO DAR XEQUE MATE NO MAU DESEMPENHO!!! O XADREZ AJUDANDO O ALUNO NO APRIMORAMENTO DE SUAS CAPACIDADES INTELECTUAIS. Texto:

Há muito se tem ouvido por parte dos professores as dificuldades encontradas pelos alunos para compreender os conteúdos que estão sendo ministrados, bem como a dificuldade em memorizar, interpretar, usar o raciocínio lógico e principalmente a agressividade e indisciplina, tão presentes no cotidiano escolar.

Considerando ainda que o desempenho nos exames por parte de alguns alunos é fraco e muitas vezes alguns alunos são reprovados, é que devemos nos preocupar mais com o aluno mal sucedido. Dentro da discussão em torno da integração de todos os domínios do comportamento humano, ou seja, cognitivo, afetivo-social e motor, é que a Educação Física se propõe a contribuir com o desenvolvimento de cidadãos ajustados física, mental emocional e socialmente.

Singer,Dick(1980) colocam que a Educação Física é uma das poucas áreas educacionais que pretendem afetar positivamente comportamentos sociais tais como conduta, relações interpessoais, ajustamento pessoal, controle e estabilidades emocionais. Com isso percebe-se que o xadrez é um jogo que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica a fim de contribuir para que os alunos aprendam a colaborar dentro do grupo para atingir metas, a competir efetivamente, mas com controle, a demonstrar esportividade e a desenvolver qualidades pessoais que encorajarão relações interpessoais favoráveis.

SINGER, Robert N. e DICK,Walter. Ensinando Educação Física:uma abordagem sistêmica. Tradução de Marli Merker Moreira e Augusto Henrique Crusius.Porto Alegre,Globo,1980.

Investigação Disciplinar Título: O SABOR DO SABER Texto:

Muitos fatores influenciam o desempenho de uma criança na escola, desde a sua família imediata, até o que acontece em sala de aula e as mensagens que recebe da cultura mais ampla.

Foi possível perceber que durante as aulas de xadrez, muitos alunos têm dificuldade em se concentrar na atividade, em se relacionar com os colegas e permanecer por um tempo prolongado sentado.Veio então a preocupação,como ensinar o xadrez de forma prazeirosa, despertando o interesse do aluno para que ele continue buscando o conhecimento e não desista do jogo? Como fazer com que ele jogue por prazer,compartilhando este conhecimento com os amigos, com a família,fora do seu ambiente escolar?

Embora as diferenças na capacidade cognitiva sejam importantes no êxito escolar, fatores temperamentais e emocionais também afetam o ajustamento da criança à escola e sua capacidade de aplicação. O jogo de xadrez se coloca como

um aliado melhorando seu autoconhecimento,favorecendo o desenvolvimento de valores,como cortesia,respeito,ordem e responsabilidade.

Perspectiva Interdisciplinar Título: DE MÃOS DADAS GHEGAREMOS LÁ!!! Texto:

A prática do xadrez proporciona e estimula a interdisciplinaridade,onde o envolvimento das diferentes áreas do conhecimento pode ser um grande aliado no ensino e aprendizagem dos conteúdos.

Na Língua Portuguesa,História e Geografia,os professores poderão utilizar diferentes textos sobre o xadrez,explorando o aspecto histórico e sócio-geográfico quando remontam às origens do jogo.A criatividade na escrita pode levar os alunos a produzirem histórias em quadrinhos,criando um mundo de fantasias.

Entretanto,o raciocínio matemático é mais um dos muitos beneficiados.O xadrez estimula o desenvolvimento da capacidade de pensar e favorece o processo de construção de pensamentos,transmitindo a energia emocional em resolução de situações concretas.É possível ver na Matemática a possibilidade de aprender operações numéricas elementares,tais como o valor comparativo das peças;no movimento das peças,a introdução às noções de verticalidade e a horizontalidade(sistema cartesiano).

No que diz respeito às aulas de Artes,pode-se explorar a construção do tabuleiro e das peças de xadrez pelos próprios alunos,utilizando diferentes materiais recicláveis.

Contextualização Título: QUE PESSOAS QUEREMOS FORMAR? Texto:

Em muitas escolas distribuídas pelo país e com destaque no Paraná, o xadrez faz parte das atividades extracurriculares e em algumas passou a ocupar espaço na grade curricular, com uma aula semanal.

O objetivo principal não é formar jogadores, mas extrair tudo o que o xadrez oferece para o pleno desenvolvimento dos alunos. Possibilitar aos alunos que o jogo de xadrez faça parte do seu cotidiano, independente da classe social a que pertença e através dele vivenciar regras que regulam o seu comportamneto relacionado aos seus direitos (o que ele pode fazer no jogo) e seus deveres (esperar o companheiro jogar,fazer silêncio etc.).

Assim eles irão percebendo através do jogo que surgirão problemas e que eles terão que tomar decisões para resolvê-los. À medida que o jogo acontece os alunos vão construindo seu auto-respeito e respeito ao próximo.

A formação de valores na escola, faz com que os alunos desenvolvam uma forma responsável e comprometida de aprendizagem dos conteúdos, desenvolvendo suas capacidades e transferindo esses valores para sua família e principalmente na comunidade onde vivem.

Sítio Título do Sítio: xadrez na história Disponível em (endereço web): http://pt.wikipedia.org/wiki/xadrez Acessado em (mês.ano): Janeiro/2008 Comentários:

Este sitio de pesquisa mostra a História do Xadrez de forma detalhada, bem como a influência deste jogo na cultura ocidental, pesquisas psicométricas, estudos matemáticos, regras do xadrez, partidas, estratégias e táticas.

Título do Sítio: xadrez online Disponível em (endereço web): http://xadrezonline.uol.com.br/tutorial/nocoes.html Acessado em (mês.ano): Janeiro/2008 Comentários: Este sitio mostra de forma simples ,para iniciantes desde o tabuleiro de xadrez, as peças, a sua movimentação e num estágio um pouco mais avançado algumas estratégias de jogo, táticas, aberturas, etc.

Sons e Vídeos Categoria: Vídeo Título: Lances InocentesDireção: Steven ZaillianProdutora: Duração (hh:mm): 02:10Local da Publicação: EUAAno: 1983Disponível em (endereço web): Comentário:

A história deste filme mostra o mundo de uma criança que está descobrindo o jogo de xadrez, onde o pai exerce uma pressão muito forte sobre o filho.

O filme mostra várias faces do jogo de xadrez, desde jogadores que jogam por dinheiro e grandes lances do campeão americano de xadrez Bobby Fischer .

No decorrer do filme muitos momentos emocionantes, que vale a pena conferir.

Categoria: Vídeo Título: Ensino Médio - COM CIÊNCIADireção: Secretaria de Educação a DistânciaProdutora: TV EscolaDuração (hh:mm): 00:20Local da Publicação: Ministério da EducaçãoAno: Disponível em (endereço web): http://www.mec.gov.br Comentário:

Neste vídeo da TV Escola é mostrado de forma bem detalhada O Projeto Xadrez na Escola, na cidade de Santa Maria-DF coordenado pelo Professor Leonardo de Faria Junqueira , no Centro de Ensino Médio 404-DF.

O projeto mostra os desafios enfrentados pelo professores, diretores, devido ao pensamento que os alunos tinham de que o jogo de xadrez era praticado somente pela elite e por pessoas inteligentes. Os professores de outras áreas do conhecimento foram sendo envolvidos e os resultados foram acontecendo. Hoje a escola tem o xadrez como ferramenta pedagógica na escola , sendo incluído no Currículo Escolar, na Parte Diversificada, fazendo parte dos conteúdos e das avaliações .

Os alunos que se destacam passam a ser monitores e levam os jogos de xadrez confeccionados pelos alunos para escolas carentes que não possuem os tabuleiros e ensinam outras crianças.

Proposta de Atividades Título: Uma Aventura no Reino do Xadrez Texto:

Buscar através da leitura de livros e textos estimular a oralidade, a escrita e a pesquisa, levando o aluno a compreender o Jogo de Xadrez. Para isso se propõe a exploração do livro A Guerra de Mentirinha de Carlos da Cunha, através da leitura, comentários orais e escritos, fazendo um estudo do texto e formando grupos para uma peça teatral, onde serão montadas as falas dos personagens, figurino, cenário , num grande tabuleiro gigante com peças humanas.

Os alunos serão avaliados na sua participação desde a montagem do figurino, cenário, bem como nas suas falas e dramatizações. Esta atividade poderá ser realizada juntamente com o professor de Artes, que auxiliará no cenário e figurino;Língua Portuguesa na construção dos diálogos e Educação Física na expressão corporal e na dramatização.

No final, a peça será apresentada aos demais alunos do colégio.

Imagens

Comentários e outras sugestões de Imagens:

As imagens mostram diferentes tabuleiros e peças.

A primeira imagem mostra um tabuleiro gigante para se jogar o xadrez humano, com peças vivas.

A última imagen mostra o relógio que marca o tempo de jogada que cada jogador tem.

Sugestão de Leitura Categoria: Livro Sobrenome:CunhaNome:Carlos daTítulo do Livro:A Guerra de MentirinhaEdição:Local da Publicação:São PauloEditora:Didática PaulistaDisponível em (endereço WEB):Ano da Publicação:1996

Comentários:

O livro trata de uma forma animada e ilustrada a convivência harmoniosa entre dois reis que buscam resolver de forma pacífica quem iria governar naquele reinado. A cada capítulo o autor mostra como é o Jogo de Xadrez e qual a funçao de cada peça no tabuleiro.

Categoria: Livro Sobrenome:TiradoNome:AugustoSobrenome Autor: SilvaNome Autor: WilsonTítulo do Livro:Xadrez:primeiros passosEdição:Local da

Publicação:CuritibaEditora:FUNDEPARDisponível em (endereço WEB):Ano da Publicação:1994

Comentários:

A coleção está dividida em 3 livros, sendo módulo 1,2,3,onde trás de forma bem didática desde a origem do Xadrez, a Lenda de Sissa, o tabuleiro, a movimentação das peças e de forma mais avançada algumas jogadas.

Categoria: Periódico Sobrenome:OliveiraNome:CidaSobrenome Autor: VargasNome Autor: IsabelaSobrenome Autor: ChavesNome Autor: RaquelNome do Periódico:PÁTIOLocal da publicação:Editora PositivoVolume:Número:37Disponível em (endereço WEB):https://www.revistapatio.com.brData de Publicação (mês.ano): Junho/2002

Comentários:

Esta revista mostra um texto muito interessante sobre o jogo de xadrez. Algumas escolas na cidade de São Paulo, que há tempos vem desenvolvendo o jogo de xadrez já incluiram o xadrez na grade curricular.

O jogo e xadrez tem trazido ótimos resultados dentro e fora da escola, pois tem alunos se destacando em competições.

O envolvimento de outras áreas do conhecimento também tem sido um aspecto positivo.

O incentivo dos Governos de alguns Estados e do Governo Federal tem sido de grande importância para o crescimento do xadrez em todo o Brasil e com destaque o Governo do Estado do Paraná.

Notícias Categoria: Jornal on-line Sobrenome:Nome:*Título da Notícia/Artigo:Xadrez nas Olimpíadas Escolares JEBs 2007*Nome do jornal:Clube de XadrezDisponível em (endereço WEB):http://www.clubedexadrez.com.br*Acessado em (mês.ano): Fevereiro/2008

Comentários:

Xadrez nas Olimpíadas Escolares JEBs 2007 - Um levantamento

estatístico

Mato Grosso no xadrez é o segundo em vinte e cinco estados que participaram nos JEBs

2007. MS é o quinto.

O Xadrez foi uma das nove modalidades nas Olimpíadas Escolares JEBs 2007,

juntamente com atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, tênis de mesa e

vôlei. Nas competições do Xadrez compareceram 25 estados nas duas fases, a primeira

fase nacional das Olimpíadas Escolares 2007, para alunos com idade entre 12 e 14 anos

foi realizada em Poço de Caldas em Minas Gerais nos dias 03 a 06 de

outubro, e a

segunda fase das Olimpíadas Escolares 2007 (de 15 a 17 anos), foi realizada em João

Pessoa (PB) de 14 a 16 de Novembro, fruto de uma parceria entre o COB e o Ministério

do Esporte, com o suporte técnico das Confederações Desportivas envolvidas e

participação através dos órgãos gestores do desporto estaduais, representando suas

instituições de ensino.

"A cada edição pretendemos incrementar o programa de atividades das Olimpíadas

Escolares. Inserimos no projeto algumas atividades extra-esportivas para difundir idéias

de bem estar, unindo o corpo e a mente. O esporte pode e deve relacionar-se com outras

atividades edificantes, que devem caminhar juntas para o bem do cidadão", reiterou

Edgar Hubner, Diretor das Olimpíadas Escolares e Gerente de Eventos do Comitê

Olímpico Brasileiro.

Para ser ter uma visão estatística da participação dos Estados nas Olimpíadas Escolares

2007 na modalidade do Xadrez, o Departamento Técnico da Fesmax efetuou um

levantamento em que os quatro grupos pontuaram na inversão dos participantes

conforme as colocações obtidas, ver anexos II e III. E também foram somados os anos

2006 e 2007 para ser ter uma visão consolidada neste levantamento estatístico.

Os seis melhores estados neste levantamento do ano de 2007 foram, em primeiro o

Paraná com 84 pontos de Jéssica Catchart, Cintia Leão, Lucas Silva e Carlos Carvalho,

em segundo ficou o Mato Grosso com 78 pontos de Ana Rothebarth, Murilo Gomes,

Isabela Zarete e Yuri Oliveira, em terceiro Minas Gerais com 73 pontos de Carolina

Fonseca, Francielle Cury, Gabriel Pereira e Maicon Santos, em quarto Rio de Janeiro com

72 pontos de Igor Mourão, Daniel Rangel, Andreza Silva e Isabela

Almeida, em quinto

Mato Grosso do Sul com 71 pontos de Eduardo Narvaez, Marcello Gulin, Sahar Safa e

Susana Silva e em sexto Santa Catarina com 67 pontos de Cassia Gieseler, Lucas

Garcia, Mayla Blodorn e Ladyr Jr.

Em relação ao ano de 2006 os melhores Estados em evolução técnica foram em primeiro

o Mato Grosso com oito posições e 78 pontos, em segundo ficou o Sergipe também com

oito posições com 42 pontos, em terceiro o Ceará com sete posições e 59 pontos, em

quarto Rondônia também com sete posições e 32 pontos, em quinto o Espírito Santo com

seis posições e em sexto o Distrito Federal com cinco posições.

Na soma de resultados dos anos 2006 e 2007 temos em primeiro o Paraná com 158

pontos, em segundo ficou o Mato Grosso do Sul com 138 pontos, em terceiro Mato

Grosso com 135 pontos, em quarto Rio de Janeiro com 134 pontos, em quinto Minas

Gerais com 133 pontos e em sexto Pernambuco com 130 pontos.

Não apenas houve as conquistas em nível de ouro, prata e bronze que deveram esses

valores individuais serem merecedores da contemplação pelo Programa de Ação Bolsa

Atleta através do Ministério do Esporte, os levantamentos estatísticos servem também

para reconhecer os estados em que se tem um bom nível técnico nas bases e trabalho

estruturado, e os gestores estaduais e nacionais com a ótica técnica e não política,

planejarem suas ações em prol ao desenvolvimento do xadrez brasileiro.

Escrito por silvestre às 09h41

Fonte: http://xadrezms.blog.uol.com.br/

COMENTÁRIOS:

O Paraná tem se destacado nos Projetos relacionados ao Xadrez e com isto os resultados tem aparecido nas competições,o que nos deixa muito orgulhosos e certos de que o Xadrez tem muito a contribuir com a educação no Paraná.

Categoria: Jornal on-line Sobrenome:Peres BatistaNome:Gerson*Título da Notícia/Artigo:Xadrez Humano*Nome do jornal:Clube de XadrezDisponível em (endereço WEB):http://www.clubedexadrez.com.br*Acessado em (mês.ano): Fevereiro/2008

Comentários:

Xadrez humano é destaque na Escola Chave do Saber

A apresentação se trata de uma pequena peça encenada por duas crianças como protagonistas, e que de uma conversa informal entre elas surge em suas imaginação estarem diante de um tabuleiro de xadrez onde as peças

eram do tamanho delas, além de conversarem com elas e atenderem aos seus comandos.

Terminando com um mate em f7, a apresentação chamou a atenção de todos os alunos restantes da Escola Chave do Saber, além de pais e demais pessoas presentes, praticantes ou não do xadrez, pois esteve em mostra além do jogo, toda a estética e a bela arte que este jogo maravilhoso pode proporcionar!

Fonte: informações enviadas pelo professor Munir Said

Clique e conheça o(a) autor(a) deste artigo:Gérson Peres Batista

COMENTÁRIOS:

O Xadrez Vivo é uma experiência enriquecedora para o aluno, pois ao fazer o papel da peça no tabuleiro gigante ele percebe com maior facilidade o jogo e interage com seus colegas e adversários.

Destaques Título: Foz do Iguaçu é destaque no 50º Jogos Abertos do Paraná Fonte: Clube de Xadrez Texto:

Comentários:

A cidade de Foz do Iguaçu vem se destacando nas competições de xadrez , graças ao trabalho sério que muitos professores vem fazendo. Os resultados positivos não acontecem somente dentro das escolas, mas também nas competições fora delas. O que comprova que um projeto sério no que diz respeito ao jogo de xadrez pode trazer grandes benefícios não só para o aluno,como também para toda uma cidade.Parabéns a todos e que cada vez mais cresça o número de praticantes .

50º Jogos Abertos do Paraná

Por Patrícia Motoie

No mês de outubro, coincidentemente na mesma semana (20 ao dia 26 de outubro) em que se iniciavam os Jogos Abertos do Interior (JAIS) na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, começou o 50ª Jogos Abertos do Paraná, na cidade de Toledo.

Com a participação de equipes de 23 cidades no masculino e de 10 cidades no feminino.

Esse torneio tem uma peculiaridade: é composto por partidas de xadrez relâmpago, rápido e convencional durante 7 dias. Totalizando aproximadamente 18 partidas por tabuleiro ao fim da competição. Cada modalidade tem um peso: relâmpago 3, rápido 4 e convencional 6 pontos.

Pudemos destacar no 50º JAPS a participação da WMI Yaniet Marrero Lopez, Cubana que participou pela cidade de Cascavel.

Destaque também para a equipe masculina de Ponta Grossa que conquistou o bi-campeonato, composta pelo MI Rodrigo Disconzi, Frederico Matsuura, Vitório Chemin, Anderson Tatch, Fabrício Grellmann e Rafael Araújo.

E para a equipe feminina de Foz do Iguaçu que mais uma vez ganhou o torneio e é hexacampeã, equipe formada pelas irmãs Juliana e Fernanda

Ventura Pereira, Suellen Staloch, Ellen Giese e Annie de Paula.

MASCULINO

No relâmpago, Ponta Grossa liderou com ouro no tabuleiro 1 e 2 e prata no tabuleiro 4. Seguido de Maringá e Foz do Iguaçu.

O resultado não foi diferente na segunda etapa: rápido. Ponta Grossa ainda no

topo com 3 ouro (tabuleiros 2, 3 e 4) com Maringá em 2º e Cascavel em 3º.

No convencional por equipes, Ponta Grossa confirmou o bi-campeonato no JAPS com 1,5 ponto na frente de Foz e com 3,5 pontos na frente de Maringá.

Classificação geral final1º Ponta Grossa2º Maringá 3º Foz do Iguaçu 4º Paranavaí5º Cascavel6º Araucária 7º São José dos Pinhais8º Campo Mourão 9º Francisco Beltrão 10º Toledo 11º Paranaguá12º Guarapuava

13º Matinhos14º Mandaguari15º Umuarama16º Vitorino17º Manoel Ribas18º Borrazópolis19º Rolândia20º Mal. Candido Rondon21º Palotina22º União da Vitória23º Corbelia

Feminino

No relâmpago, Araucária tomava a frente na corrida pelo titulo, com ouro nos 3 primeiros tabuleiros. Seguido de Foz do Iguaçu e Campo Mourão.

Já no rápido, Foz liderou com folga, mesmo com só 1 ouro no tabuleiro 3. Em 2º ficou Araucária e Paranavaí.

No convencional por equipes, Araucária levou o ouro no desempate com Foz e Ponta Grossa ficou em 3º.

Classificação geral final1º Foz do Iguaçu2º Araucária3º Campo Mourão4º Paranavaí5º Ponta Grossa6º Cascavel7º Maringá8º Toledo9º São José dos Pinhais10º Guarapuava

O torneio decorreu muito bem.

A equipe de arbitragem foi composta por Jerry Adriani (Francisco Beltrão), André Tomadão (Cascavel), Douglas da Silva (Maringá), Pedro Caetano (Foz de Iguaçu), Cleiton Santana (Toledo), Paulo Rios - Coordenador (Curitiba), Rodrigo Dropa (Curitiba), Leonardo Gomes (Cascavel) e Rogério Santos (Paranavaí).

Paraná Título: A cidade de Franscisco Beltrão vem se destacando no xadrez escolar. Texto:

Comentário:

Alguns professores apaixonados pelo jogo de xadrez, vem desenvolvendo um excelente trabalho na cidade de Francisco Beltrão. Não só os alunos têm a ganhar, mas também toda a cidade. A comunidade tem participado nos eventos e incentivado a participação dos filhos.

Parabéns a todos!

XADREZ BELTRAO Jerry Pilati Projeto Xadrez Escolar

Domingo, Janeiro 20, 2008

A Surpreendente Ellen Schmitz

Ellen Denise Schmitz de Francisco Beltrao: Esta jogadora de apenas 11 anos está surpreendendo a todos com seus bons resultados contra jogadoras experientes. A jovem beltronense mostra que gosta de posições complicadas e táticas cheias de golpes. Aluna da Escola

Municipal Parigot de Souza, no Jacutinga, treina com a professora de Ed. Física Elisandra Lauffer.Projeto Xadrez Escolar revelando talentos.

Postado por beltraoxadrez às 0 comentários Links para esta postagem

Quarta-feira, Janeiro 09, 2008

Projeto Xadrez Escolar - "7 anos"

Centro de Eventos de Francisco Beltrão, Pr. Brasil. www.franciscobeltrao.com.br/educacao

PROJETO XADREZ ESCOLAR:7 anos aprendendo;21 Escolas da Rede Municipal de Educação;Uma (01) aula de xadrez por semana;7.500 alunos/enxadristas/ano;

900 alunos/enxadristas novos por ano;30 professores de xadrez escolar em capacitação;

Eventos Motivadores:

*Festival de Xadrez Escolar (7a edição/2008);*Torneios Internos nas Escolas;*Circuitos escolares;*Campeonatos da federação;*Torneios abertos;*Torneios nos bairros;*Torneio da Biblioteca Pública;*Seminários de Xadrez Escolar;*Palestras;*Simultâneas;*Filmes.

Postado por beltraoxadrez às 0 comentários Links para esta postagem

Segunda-feira, Janeiro 07, 2008

DESAFIO DE XADREZ/2008

Glaucio Dalla Cortt Cella

ADRIANO DA SILVA

Glaucio 4,5 X 1,5 Adriano da Silva - desafio de xadrez no calçadão.Na comunidade xadrez de beltrão tem tudo tb, e na marrecos mortais ta as comentadas, no orkut.

Postado por beltraoxadrez às 0 comentários Links para esta postagem

Sábado, Janeiro 05, 2008

Os beltronenses na Final Paranaense de xadrez em Foz.

ELLEN SCHMITZ ODINEI PAVANADRIANO DA SILVAADRIANO C.C. OLIVEIRAGLAUCIO DALLA CORT CELLA

Estes são os representantes do xadrez beltronense na grande final do campeonato paranaense de xadrez na cidade de Foz do Iguaçú, a partir do dia 18/01/08

FORÇA MOÇADA, BELTRÃO TORCE POR VCS!

Postado por beltraoxadrez às 1 comentários Links para esta postagem

Quarta-feira, Dezembro 26, 2007

Campeões Brasileiros 2007

São Paulo,23 de Dezembro de 2007.

74º Campeonato Brasileiro Absoluto:.1º- GMI Geovanni Vescovi 9,0 pts2º- GMI Rafael Leitão 8,5 pts 3º- GMI Gilberto Milos 7,0 pts 4º- MI Krikor Mekhitarian 6,5 pts 5º- MI Diego Di Berardino 6,0 pts 6º- MI Herman Claudius 5,5 pts 7º- MF Roberto Molina 5,5 pts 8º- MI Everaldo Matsuura 5,0 pts 9º- MF Jorge Bittencourt 5,0 pts 10º- MI André Diamant 4,0 pts 11º- Yago Santiago 2,0 pts 12º- Roberto Calheiros 2,0 ptsSergio Silva de FreitasPresidente da CBX

Postado por beltraoxadrez às 0 comentários Links para esta postagem

Terça-feira, Dezembro 25, 2007

VI Festival de Xadrez Escolar 2007.

18 torneios num só evento.

masculino e feminino

arbitragem do Clube de Xadrez

Centro de eventos 9.000m²