da aprovaÇÃo material de apoio - gabriela xavier

34
JORNADA DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO aula 03 aRTIGOS QUENTES

Upload: others

Post on 12-Jan-2022

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

JORNADADA APROVAÇÃO

MATERIALDE APOIO

aula 03

aRTIGOSQUENTES

Page 2: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Com a Fórmula da Aprovação você vai estudar de uma forma diferente. No primeiro dia de estudos você vai ter acesso a estatísticas dos assuntos mais cobrados e o comportamento das principais bancas de concursos públicos. Desse modo, você já começa a criar a sua estratégia de estudos e a estabelecer as suas metas no dia 01, priorizando o que é mais importante.

O aluno, antes de iniciar a leitura do material, poderá assistir uma única video aula (um AULÃO especial que eu gravei sobre cada capítulo). Esse Aulão vai trazer para você uma explicação da matéria extremamente fácil e objetiva para a sua compreensão.

Após assistir a video aula, você já pode iniciar a leitura. O texto do Manual é simples, didático e traz diversos macetes, esquemas e exemplos.

Imagine abandonar aqueles livros enormes com escrita chata e complexa?

Imagine que você não precisa mais assistir 200 horas aulas pra entender o assunto...

Já imaginou ter acesso a um material com poucas páginas e poucas horas aulas que

respondem a todas as questões de prova?

Menos páginas e mais questões deprova para otimizar o seu tempo.

Olha que economia de tempo!Aqui, menos é mais!

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

Page 3: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Mas a melhor parte do texto é o nosso Código de Cores, que permite ao aluno enten-der frase a frase o que é mais importante e cobrado nas provas de Concursos.As frases em , as em e as emverde respondem até 100 questões amarelo, entre 200vermelho respondem a mais de 300 questões de prova.

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

Desse modo, trecho a trecho você saberá o que precisa dar maior atenção e ter maisfoco. Ahhh e se você quiser, além disso, você também pode OUVIR a minha explica-ção de cada página do Manual. Para isso, basta aproximar o celular do qrcode“ÁUDIO” de cada página e pronto! Você será direcionado o áudio e ainda pode ouvi-loem duas velocidades (1.0 ou 2.0).

Com a Fórmula da Aprovação 2.0 você não avança uma página sequer sem responderas questões!

Veja por exemplo a página 53 do Manual.

Só essa página responde a cerca de 1000 questões.Isso mesmo! Uma página, mil questões!

Lembrando que se você não quiser acessar através do celular, você pode usar o seucomputador! Como preferir! Todos os audios e videos podem ser acessados pelocelular ou pela nossa Plataforma onl ine Fórmula da Aprovação !

E agora, a melhor novidade: vocês já conhecem o meu trabalho e sabem que eua n a l i s e i t o d a s a s q u e s t õ e s d e p r o v a s d o s ú l t i m o s 0 9 a n o s .Portanto, no Manual da Aprovação você passará a aplicar o que estudouATENÇÃO:imediatamente e testará o seu conhecimento na hora, vendo, de fato, como aquelamatéria é cobrada nas provas.

Page 4: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Você pode ler o conteúdo da página e, após a leitura, aproximar o seu celular doqrcode «QUESTÕES» que está no final da página e AUTOMATICAMENTE as questões que são respondidas pelo que você acabou de ler aparecerão na tela do seu celular.Imagina isso? Estudar cada página do material através das questões de prova

Esse material foi desenhado para que você possa passar a maior parte do tempo noque é mais importante: RESOLVENDO AS QUESTÕES DE PROVA!Para controlar o seudesempenho, você ainda pode anotar quantas questões respondeu e quantas vocêacertou no final da página!

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

Cada capítulo temos um AULÃO EXPLICATIVO, cada página possui uma escritasimples e objetiva com explicação em AUDIO AULA e, em todas as páginas você testao q u e v o c ê a p r e n d e u e r e s p o n d e I M E D I ATA M E N T E a s q u e s t õ e s !

Lembrando que o aluno recebe o Manual em meio físico e pode acessar essas audioe video ulas através do celular ou através do nosso site Fórmula da Aprovação!

É assim que você vai estudar!

Page 5: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

E por fim, a grande cereja do bolo: OS ARTIGOS QUENTES!Esse conteúdo não está disponibilizado em nenhum material do país! Esses São osartigos mais cobrados nas provas de concurso das principais bancas do país. Agoraestudar e memorizar a lei ficou mais fácil! Você vai conhecer os artigos mais cobradosdos diplomas legais que caem em seu edital. E mais, você vai responder as questõesque cobram aquele artigo de lei! Aproxime o celular do qrcode da página de artigosquentes e sinta essa experiência.

Essa é a fórmula da aprovação 2.0!!!!

Meu novo material que vai transformar a forma de estudar de milhares de pessoas! É totalmente inovador!

Fico muito feliz de fazer parte da trajetória e do sucesso de vocês!Esse conteúdo fica disponível até a sua APROVAÇÃO!

Vamos estudar juntos!

E você pensa que acabou por aqui? O material ainda tem uma novidade:

O SEU RESUMO JÁ ESTÁ PRONTO! Ao final de cada capítulo você tem acesso a aquiloque você precisa revisar! Quadros resumos, flashcards (perguntas e respostas quemais caem na sua prova) e frases poderosas (frases que respondem a um maior número de questões)!

Professora Gabriela Xavier

S I G A - M E N A S R E D E S S O C I A I S

@profgabrielaxavier

Fórmula da Aprovação

Page 6: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

D E P O I M E N T O D O S A P R O V A D O S

Page 7: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A - S E N A L I S T A D E E S P E R A

Page 8: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

206

Art. 2° da lei 8.429/92: Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas enti-dades mencionadas no artigo anterior.

Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Art. 3º da lei 8112/90 Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

Art. 3º da lei 8112/90 Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

Art. 5º da lei 8112/90 São requisitos básicos para investidura em cargo público:I - a nacionalidade brasileira;II - o gozo dos direitos políticos;III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental.

Art. 5º da lei 8112/90 § 2o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se in-screver em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

Art. 7º da lei 8112/90 A investidura em cargo público ocorrerá com a posse

Art. 8º da lei 8112/90 São formas de provimento de cargo público:I - nomeação;II - promoção;III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)V - readaptação;VI - reversão;VII - aproveitamento;VIII - reintegração;IX - recondução.

1 a 31

32 a 49

50 a 71

72 a 86

87 a 171

172 a 189

190 a 218

219 a 328

ARTIGOS QUENTES IX. AGENTES PÚBLICOS QUESTÕES

Questões

Page 9: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

SIMULADO DE QUESTÕES – JORNADA DA APROVAÇÃO

1. Ano: 2016Banca: FUNIVERSAÓrgão: IF-APProva: Auxiliar em AdministraçãoA respeito dos agentes públicos e da função pública, assinale a alternativa correta. a) Para ser considerado como agente público, é necessário que exista vínculo jurídico entre o

Estado e a pessoa.b) Necessariamente, deve existir remuneração para ser considerado como agente público.c) O agente público é qualquer pessoa que aja em nome do Estado.d) Não será considerado como agente público aquele que agir transitoriamente em nome do

Estado.e) Apenas as pessoas que forem aprovadas em concurso público para cargo efetivo serão

consideradas agentes públicos.R:C

2. Ano: 2014Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)Órgão: TJ-MGProva: JuizOs agentes públicos exercem uma função pública como preposto do Estado. Sobre o conceito de agente público, assinale a alternativa CORRETA. a) Agentes públicos são aqueles que, em decorrência de um vínculo funcional, exercem o

poder do Estado.b) Agentes públicos são aqueles que, por meio de um mandato eletivo, representam o Estado

no exercício da administração pública.c) Agentes públicos são todos os que, ainda que transitoriamente, com ou sem remuneração,

por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo,exercem mandato, cargo, emprego ou função nas entidades de direito público.d) Agentes públicos são aqueles que, em decorrência de ingresso no serviço público por meio

de concurso, detêm função pública que os legitimam na representação do Estado para aprática dos atos da administração.R:C

3. Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Analista LegislativoAcerca da organização administrativa e dos agentes públicos, julgue os itens seguintes. Os agentes particulares colaboradores, como, por exemplo, os concessionários e permissionários de serviços públicos, embora atuem em funções públicas delegadas pelo Estado, não são agentes públicos, ante a ausência de vínculo estatutário, celetista ou eletivo com a administração. a) Certo b) ErradoR:ERRADO

4. Ano: 2016Banca: FUNRIOÓrgão: IF-BAProva: Auxiliar em AdministraçãoAs pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal, denominam-se a) credores nacionais.b) agentes públicos.c) agentes particulares.d) empresas contratadas.e) fundações públicas.

R:B

5. Ano: 2010Banca: CETAPÓrgão: AL-RRProva: Assistente LegislativoAnalise os conceitos apresentados nas alternativas seguintes e marque a alternativa CORRETA:

Page 10: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

a) São denominadas de servidores públicos todas as pessoas jurídicas que trabalham nos entes estatais de qualquer poder. b) São denominadas de Funcionários públicos as pessoas legalmente investidas em funções públicas. c) A denominação Agentes públicos abrange todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho com os entes estatais, de qualquer poder. d) A denominação Agentes políticos designa aqueles contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho, figurando o poder público como empregador. e) A denominação Empregados públicos todos aqueles que mantém vínculo com o estado. R:C

6. Ano: 2012Banca: CESPEÓrgão: FNDEProva: Técnico em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais

Considera-se agente público a pessoa física que presta serviços ao Estado, excluídos desse conceito os que prestam serviços às pessoas jurídicas de direito privado que integram a administração indireta. Certo Errado R: ERRADO

7. Ano: 2016Banca: MPE-SCÓrgão: MPE-SCProva: Promotor de Justiça - Vespertina Para os efeitos da Lei n. 8.429/92, agente público é todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente, desde que remunerado, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos entes públicos ou de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual. a) Certo b) Errado R:ERRADO

8. Ano: 2016Banca: VUNESPÓrgão: Prefeitura de Mogi das Cruzes - SPProva: Procurador Jurídico

Considere a seguinte situação hipotética. Município de Mogi das Cruzes recebe de programa federal de assistência social 2000 quilos de feijão que devem ser distribuídos em ações voltadas para a melhoria das condições de vida da população em situação de extrema pobreza. A esposa do Prefeito Municipal é voluntária da rede assistencial local e ordena que a distribuição do alimento seja realizada somente em atos que possam contar a presença do alcaide. Em razão de tal limitação, houve demora na distribuição e 400 quilos de feijão apodreceram em armazenamento, não chegando à população que deveria ser atendida. A conduta da esposa do Prefeito Municipal, em relação ao disposto na Lei Federal nº 8.429/92, a)configura ato de improbidade administrativa, pois também é considerado agente público, para fins da referida lei, aquele que exerce atividade sem remuneração, por qualquer forma de vínculo. b)não configura ato de improbidade administrativa, pois ela realizava serviço voluntário, sendo a onerosidade imprescindível para que seja caracterizado vínculo com a Administração e ensejar responsabilização. c)não configura ato de improbidade administrativa, pois ela não pode ser considerada agente público e a lei referida somente pune atos praticados por agentes públicos. d)configura ato de improbidade administrativa, não em razão da prestação de serviços voluntária, mas em virtude de sua posição de esposa do Prefeito Municipal, que a equipara a agente público, independentemente de qualquer outra conduta.

Page 11: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

e)não configura ato de improbidade administrativa, já que diante do princípio constitucional da impessoalidade, a conduta do Prefeito Municipal era lícita, sendo o apodrecimento do feijão consequência imprevista. R:A

9. Ano: 2016Banca: UFTMÓrgão: UFTMProva: Técnico de Laboratório - Biologia (+ provas)

Considerando a Lei n. 8.429/92, assinale a opção INCORRETA: a)Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. b)Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. c)Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce de forma permanente, com remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função em entidades públicas. d)Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. R:C

10. Ano: 2014Banca: CONSULPLANÓrgão: CBTUProva: Técnico de Gestão - Administração (+ provas)

Sobre os ditames da lei de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/92), assinale a alternativa correta. a) Reputa-se agente público, para fins da lei de improbidade administrativa, aquele que exerce função em órgão público municipal, independentemente de remuneração. b) Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano, salvo os casos de omissão culposa. c) Não se aplicam as regras dispostas na lei de improbidade administrativa a quem não seja agente público, mesmo que concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie. d) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autori- dade administrativa decretar a indisponibilidade dos bens do indiciado. R:A

11. Ano: 2016Banca: IDECANÓrgão: Câmara de Aracruz - ESProva: Analista Administrativo e Legislativo

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Considerando o disposto em referida lei, assinale a afirmativa INCORRETA a)Entende-se por agente público todo aquele que exerce, permanentemente, exceto por eleição, por nomeação, por designação e por contratação, qualquer outra forma de investidura ou vínculo, cargo, emprego ou função nas entidades da administração direta dos Municípios. b)Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito, aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

Page 12: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

c)Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito, receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declaração falsa sobre medição ou avaliação em obras públicas ou qualquer outro serviço, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou característica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades da administração direta e indireta. d)Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito, receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público. R:A

12. Ano: 2016Banca: CESPEÓrgão: FUNPRESP-EXEProva: Especialista - Área Jurídica Com relação aos convênios administrativos, aos agentes públicos e à responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir. Considera-se agente público, para efeito de caracterização da prática de ato de improbidade administrativa, todo aquele que exerça, ainda que transitoriamente, cargo, emprego ou função na administração pública direta ou indireta, desde que tal cargo, emprego ou função seja exercido de forma remunerada. a) Certo b) Errado R:ERRADO

13. Ano: 2015Banca: MPE-RSÓrgão: MPE-RSProva: Assessor Bacharel em História Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa – Lei n.º 8429/92, assinale a alternativa correta. a) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito determinar a indisponibilidade dos bens do indiciado. b) Frustrar a licitude de concurso público é ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário. c) Reputa-se agente público, para efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades por ela elencadas. d) A nomeação do agente público fica condicionada à apresentação da declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado. e) O Ministério Público será sempre parte nos processos que tenham por objeto atos de improbidade administrativa. R:C

14. Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: TRT - 17ª Região (ES)Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

No que se refere à improbidade administrativa, julgue os iten seguintes. Não poderá responder por ato de improbidade administrativa o agente público que não for servidor público. a) Certo b) Errado R:ERRADO

15. Ano: 2013Banca: FCCÓrgão: TRT - 15ª RegiãoProva: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Mario Alberto é empregado de uma empresa pública, cujo capital e controle pertencem integralmente a ente público federal. No regular exercício de suas funções, promoveu, em nome de sua empregadora e sem realização de licitação, a contratação de empresa para

Page 13: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

prestação de serviços de informática nas diversas dependências da sede. Agradecidos, os diretores dessa empresa gratificaram Mario Alberto em espécie. A conduta de Mario Alberto. a) pode ser enquadrada como ato de improbidade residual, caso não se tipifique nenhuma outra infração funcional, tendo em vista que não ficou comprovado prejuízo à empresa e dolo por parte de Mario Alberto. b) não pode ser enquadrada como ato de improbidade, uma vez que a gratificação foi dada após a contratação. c) não pode ser enquadrada como ato de improbidade, tendo em vista que Mario Alberto é empregado celetista, condição que não se enquadra no conceito de funcionário para os fins da lei de improbidade. d) pode ser considerada ato de improbidade, uma vez que os empregados públicos se enquadram no conceito de agente público da lei de improbidade. e) pode ser considerada ato de improbidade desde que tenha havido dolo por parte de Mario Alberto e que este seja empregado público efetivo, contratado por meio de concurso público. R:D

16. Ano: 2013Banca: FGVÓrgão: TCE-BAProva: Analista de Controle Externo Sobre o crime previsto no Art. 19, da Lei n. 8.429 (Lei de Improbidade Administrativa) – Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente. a) Agente público, para fins da Lei de Improbidade, dentre outros, pode ser aquele que exerce mandato eletivo no Poder Executivo de algum dos entes da Federação. b) Trata-se de crime próprio, uma vez que somente pode ser sujeito ativo o funcionário público. c) Trata-se de crime de mão própria, pois o sujeito ativo, que será funcionário público, terá necessariamente que executar o crime, não se admitindo coautoria. d) A não inocência do agente público faz com que o sujeito ativo, denunciado com base no Art. 19, seja absolvido por exclusão da culpabilidade. e) O crime pode ser praticado na modalidade culposa ou dolosa. R:A

17. Ano: 2013Banca: MPE-GOÓrgão: MPE-GOProva: Promotor de Justiça Das assertivas abaixo, aponte aquela prevista na Lei n° 8.429/92 que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercicio de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências: a) reputa-se agente público, para os efeitos da lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas na lei. b) todos os atos de improbidade administrativa importam enriquecimento illcito e causam prejuízo ao erário. c) será punido com a pena de suspensão, a bem do serviço público, sem prejuizo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens exigida por Lei, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa. d) no processo judicial, estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instrulda com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias, sendo referida manifestação considerada a contestação para todos os efeitos. R:A

18. Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: MDICProva: Analista Técnico – Administrativo

Page 14: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Com relação aos agentes públicos e aos poderes da administração pública, julgue os itens subsecutivos. Os particulares, ao colaborarem com o poder público, ainda que em caráter episódico, como os jurados do tribunal do júri e os mesários durante as eleições, são considerados agentes públicos. a) Certo b) Errado R:CERTO

19. Ano: 2016Banca: CESPEÓrgão: TCE-PAProva: Auxiliar Técnico – Administração No que concerne aos agentes públicos, julgue o próximo item. A definição de servidor público, em sentido amplo, engloba os empregados públicos e servidores temporários a) Certo b) Errado R:CERTO

20. Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: STJProva: Analista Judiciário Julgue o item seguinte, acerca do controle exercido e sofrido pela administração pública. Membros do Ministério Público não podem sofrer sanções por ato de improbidade administrativa em razão de seu enquadramento como agentes políticos e de sua vitaliciedade no cargo. a) Certo b) Errado R:ERRADO

21. Ano: 2012Banca: COPESE - UFTÓrgão: DPE-TOProva: Analista em Gestão Especializado (+ provas)

Segundo a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), reputa-se agente público: a) Todo aquele que exerce, exclusivamente de forma não transitória, mandato, cargo, emprego ou função, junto à administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual. b) Todo aquele que exerce, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função, exclusivamente remunerada, junto à administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual. c) Todo aquele que exerce, exclusivamente de forma transitória e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função, junto à administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual. d) Todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função, junto à administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual. R:C

Page 15: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

22. Ano: 2016Banca: UFTMÓrgão: UFTMProva: Técnico de Laboratório - Biologia (+ provas)

Considerando a Lei n. 8.429/92, assinale a opção INCORRETA: a)Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. b)Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano. c)Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce de forma permanente, com remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função em entidades públicas. d)Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. R:C

23. Ano: 2008Banca: CESPEÓrgão: STFProva: Técnico Judiciário - Área Administrativa Quanto à lei de improbidade administrativa, julgue os itens subseqüentes. Considera-se agente público, para os efeitos da lei de improbidade administrativa, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades que recebam subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público. a) Certo b) Errado R:CERTO

24. Ano: 2015Banca: MPE-RSÓrgão: MPE-RSProva: Assessor Bacharel em História Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa – Lei n.º 8429/92, assinale a alternativa correta. a) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito determinar a indisponibilidade dos bens do indiciado. b) Frustrar a licitude de concurso público é ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário. c) Reputa-se agente público, para efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades por ela elencadas. d) A nomeação do agente público fica condicionada à apresentação da declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado. e) O Ministério Público será sempre parte nos processos que tenham por objeto atos de improbidade administrativa. R:C

25. Ano: 2013Banca: MPE-GOÓrgão: MPE-GOProva: Promotor de Justiça Das assertivas abaixo, aponte aquela prevista na Lei n° 8.429/92 que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercicio de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências: a) reputa-se agente público, para os efeitos da lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou

Page 16: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

qualquer outra forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas na lei. b) todos os atos de improbidade administrativa importam enriquecimento illcito e causam prejuízo ao erário. c) será punido com a pena de suspensão, a bem do serviço público, sem prejuizo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens exigida por Lei, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa. d) no processo judicial, estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instrulda com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias, sendo referida manifestação considerada a contestação para todos os efeitos. R:A

26. Ano: 2013Banca: CAIP-IMESÓrgão: UNIFESPProva: Assistente em Administração A seguinte definição "todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vinculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades de administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual se refere a: a) Agente Público. b) Autoridade Federal, c) Agente Fiscal Público. d) Agente Politico. R:A

27. Ano: 2013Banca: IDECANÓrgão: CREFITO-8ª Região(PR)Prova: Procurador Jurídico Analise as afirmativas abaixo, e em seguida, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A Lei de Improbidade Administrativa – Lei nº 8.429, de 2 de julho de 1992, se aplica aos atos praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, entretanto, também tem aplicação aos atos praticados em empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual, desde que possuam personalidade jurídica de direito público. ( ) Reputa-se agente público, para os efeitos da Lei nº 8.429, de 2 de julho de 1992, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo 1ª e parágrafo único da mesma lei. ( ) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações da Lei nº 8.429, de 2 de julho de 1992, respondendo, inclusive, com seus próprios bens, caso o valor da herança não seja suficiente para ressarcir o patrimônio público. ( ) Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. A sequência está correta em a) F, F, V, V b) F, V, F, V c) V, F, F, V d) V, F, F, F

Page 17: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

e) V, V, F, F R:b

28. Ano: 2012Banca: CETROÓrgão: TJ-RJProva: Titular de Serviços de Notas e de Registros - Critério Provimento

A respeito da moralidade na Administração Pública, analise as assertivas abaixo. I. Responde nos termos da Lei de Improbidade as pessoas que, mesmo não sendo agentes públicos, induzam ou concorram para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. II. Para os fins de aplicação da Lei de Improbidade, reputa-se agente público todo aquele que exerce, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades da administração direta, indireta ou fundacional, salvo se transitoriamente ou sem remuneração. III. A responsabilidade pela lesão ao patrimônio público não se estende a herdeiros. É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. R:a

29. Ano: 2017Banca: FUMARCÓrgão: COPASAProva: Agente de Saneamento Considera-se como agente público a)apenas aquele que exerça, por eleição, nomeação, designação, convênio, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública em órgão ou entidade da Administração Pública Direta. b)todo aquele que exerça, ainda que transitoriamente e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, convênio, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública em órgão ou entidade da Administração Pública Direta ou Indireta do Poder Executivo Estadual, inclusive os integrantes da Alta Administração do Poder Executivo Estadual. c)todo aquele que exerça, ainda que transitoriamente e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, convênio, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública em órgão ou entidade da Administração Pública Direta ou Indireta do Poder Executivo Estadual, exceto os integrantes da Alta Administração do Poder Executivo Estadual. d)todo aquele que exerça, permanentemente e com remuneração, por eleição, nomeação, designação, convênio, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função pública em órgão ou entidade da Administração Pública Direta ou Indireta do Poder Executivo Estadual, inclusive os integrantes da Alta Administração do Poder Executivo Estadual. R:B

30. Ano: 2012Banca: COPESE - UFTÓrgão: DPE-TOProva: Assistente de Defensoria Pública (+ provas)

Page 18: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Nos termos da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92) marque a alternativa CORRETA: I. Constitui ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade exercida na Administração Pública; II. Reputa-se agente público todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública direta ou indireta; III. Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado; IV. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, o responsável pelo ato de improbidade fica sujeito às cominações legais impostas pela citada Lei, que podem ser aplicadas somente de forma isolada e independente da gravidade do fato; a) Somente os itens I, III e IV estão corretos. b) Somente os itens II, III e IV estão corretos. c) Somente os itens I, II e III estão corretos. d) Todos os itens estão corretos. R:c

31. Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Analista Judiciário - Área Judiciária texto associado Texto associado Somente são sujeitos ativos do ato de improbidade administrativa os agentes públicos, assim entendidos os que exercem, por eleição, nomeação, designação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função na administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Certo Errado R:ERRADO

32. Ano: 2017Banca: CESPEÓrgão: TRE-BAProva: Analista Judiciário – Área Administrativa Conforme a Constituição Federal de 1988, o servidor público adquirirá a estabilidade a)independentemente de ter sido investido no cargo em decorrência de aprovação prévia em concurso público. b) mesmo se ocupar cargo comissionado. c) após 3 anos do efetivo exercício do cargo. d) ainda que não realize avaliação especial de desempenho. e) após os 4 anos do estágio probatório. R:C

33. Ano: 2017Banca: UEMÓrgão: UEMProva: Técnico Administrativo De acordo com o artigo 41 da Constituição Federal, quando os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público, tornam-se estáveis? a) Após quatro anos de efetivo exercício. b) Após três anos da sua convocação.

Page 19: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

c) Após três anos de efetivo exercício. d) Após dois anos da sua convocação. e) Após dois anos de efetivo exercício. R:C

34. Ano: 2017Banca: IBFCÓrgão: EMBASAProva: Técnico Operacional (Edificações) (+ provas)

Assinale a alternativa correta sobre o prazo de aquisição de estabilidade pelos servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público conforme previsão na Constituição Federal. a) Três anos b) Trinta meses c) Cinco anos d) Dois anos R:A

35. Ano: 2017Banca: FAFIPAÓrgão: Fundação Araucária - PRProva: Advogado De acordo com o artigo 41 da Constituição Federal, são estáveis após quantos anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público? a) 01 (um) ano. b) 02 (dois) anos. c) 03 (três) anos. d) 04 (quatro) anos. R:C

36. Ano: 2016Banca: CESPEÓrgão: DPUProva: Agente Administrativo Com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item a seguir.Em face da garantia da estabilidade, o servidor público estável só perderá o cargo por força de decisão judicial a)Certo b) Errado R:ERRADO

37. Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: FUBProva: Assistente em Administração Acerca da administração pública e seus agentes, julgue os próximos itens. Para os servidores públicos estáveis, uma das hipóteses de perda do cargo é a extinção deste. Certo Errado R: errado

38. Ano: 2017Banca: COPESE - UFJFÓrgão: UFJFProva: Técnico de Tecnologia da Informação (+ provas)

Marque a alternativa INCORRETA com relação à estabilidade do servidor público, prevista constitucionalmente: a)São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso público. b)Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo. c)Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para esta finalidade. d)O servidor público só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

Page 20: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

e)Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. R:D

39. Ano: 2015Banca: MGA Órgão: TCE-CEProva: Direito O que se refere aos servidores públicos, é CORRETO afirmar: a) A Constituição Federal estipula que o servidor público estável só perderá o cargo: em virtude de sentença judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa e mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. b) São estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. c) Como condição para a aquisição da estabilidade, não é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. d) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável será aposentado compulsoriamente. R:A

40. Ano: 2015Banca: IESESÓrgão: TRE-MAProva: Analista Judiciário - Administrativa O servidor público estável só perderá o cargo, EXCETO: a) Mediante decisão unilateral de sua chefia imediata. b) Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. c) Em virtude de sentença judicial transitada em julgado. d) Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. R:A

41. Ano: 2017Banca: CONSULPLANÓrgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: Analista Judiciário - Contadoria (+ provas)

Encerrado o estágio probatório de servidores públicos federais, estes possuem direito à permanência no cargo, adquirindo, assim, estabilidade. Assinale qual das alternativas a seguir NÃO autoriza a perda de cargo de servidores estáveis: a) Procedimento de avaliação periódica de desempenho. b) Decisão contrária em processo administrativo disciplinar. c) Decisão judicial pendente de recurso em ação popular ou ação civil pública. d)Redução de despesas, após a redução de pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança e exoneração dos servidores não estáveis. R:C

42. Ano: 2016Banca: MÁ•XIMAÓrgão: SAAE de Aimorés - MGProva: Assistente Administrativo (+ provas)

De acordo com a Constituição Federal, o servidor público estável só perderá o cargo, EXCETO: a) Em virtude de 03 (três) faltas graves; b) Em virtude de sentença judicial transitada em julgado; c) Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; d)Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. R:A

43. Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: PGE-MTProva: Técnico - Técnico Adminstrativo

Page 21: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

A estabilidade é um direito dos servidores públicos garantido na Constituição Federal. O objetivo é evitar que sejam demitidos sempre que um novo governante é eleito, protegê-los de represálias em casos que afetem interesses e garantir que a máquina do Estado funcione de maneira constante. Os servidores que já adquiriram estabilidade, a)podem perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. b)podem perder o cargo em virtude de sentença judicial de primeira instância, dependendo da gravidade da infração cometida. c)podem perder o cargo mediante processo administrativo com ou sem apresentação de defesa. d) podem perder o cargo mediante procedimento de avaliação de desempenho, a critério da chefia imediata. e)não podem perder o cargo. R:A

44. Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: MPUProva: Técnico do Ministério Público Acerca do regime jurídico dos servidores públicos federais, julgue o item subsequente.O servidor público federal estável, habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo, só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado a)Certo b) Errado R:ERRADO

45. Ano: 2016Banca: CESGRANRIOÓrgão: UNIRIOProva: Assistente em Administração (+ provas)

Um servidor que tenha adquirido a estabilidade no serviço público somente poderá vir a perder o seu cargo, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, no caso de ocorrer a) decisão arbitral irrecorrível. b) sentença judicial transitada em julgado. c) ato vinculado do Chefe imediato. d) ato de conciliação realizado por comissão. e) ato discricionário da autoridade competente. R:B

46. Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: TJ-SEProva: Técnico Judiciário - Área Judiciária A respeito de agentes públicos, responsabilidade civil do Estado e improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem. À exceção dos magistrados, os servidores públicos efetivos estatutários do Poder Judiciário, após aquisição de estabilidade, apenas podem perder seus cargos por decisão em sentença judicial transitada em julgado ou em processo administrativo disciplinar, ou por decorrência de avaliação de desempenho insatisfatória ou por necessidade de redução de despesas com pessoal a)Certo b) Errado R:CERTO

47. Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: ICMBIOProva: Nível Médio Com base na Lei n.º 8.112/1990 e na Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens subsecutivos.Um técnico do ICMBio aprovado no estágio probatório somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar em que lhe sejam assegurados a ampla defesa e o contraditório a)Certo b) Errado R:CERTO

48. Ano: 2015Banca: FUNCABÓrgão: MPOGProva: Atividade Técnica - Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia

Page 22: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

Após estágio probatório, a perda do cargo do servidor não poderá ser determinada por: a) sentença judicial transitada em julgado. b) processo administrativo disciplinar. c) avaliação de desempenho. d) redução de despesas com pessoal. e) sindicância disciplinar investigativa. R:E

49. Ano: 2012Banca: FCCÓrgão: TSTProva: Analista Judiciário - Taquigrafia A estabilidade do servidor público a) não impede que sentença judicial transitada em julgado decrete a perda do cargo. b) confere ao servidor público o direito de permanecer no cargo até o falecimento. c) confere ao servidor público vitaliciedade. d) impede a instauração de processo administrativo disciplinar. e) impede o controle do poder judiciário e afasta a possibilidade de ajuizamento de ação para perda do cargo. R:A

50. Direito Administrativo Disciplina - Assunto Cargo, emprego, função, Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais, Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990

Ano: 2012Banca: FCCÓrgão: TSTProva: Técnico Judiciário - Segurança Judiciária Em relação à Lei no 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações, é correto afirmar que a) suas disposições aplicam-se, também, aos servido-es públicos civis dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como às respectivas autarquias e fundações. b) servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público. c) cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. d) os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros e estrangeiros. e) é permitida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei. R:C

51. Ano: 2015Banca: UFRRJÓrgão: UFRRJProva: Auxiliar em Administração (+ provas) Segundo o artigo 3º da Lei nº 8.112/1990, o conjunto de “atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser acometidas a um servidor” denomina-se: a) provimento. b) cargo público. c) munus público . d) exercício. e) nomeação. R:B

52. Ano: 2014Banca: IF-CEÓrgão: IF-CEProva: Auxiliar em Administração Observe a seguinte definição: “é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional da administração que devem ser cometidas a um servidor”. Esta definição refere-se à(ao): a) Cargo público. b) Função Pública. c) Posse. d) Nomeação. e) Vacância

Page 23: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

R:A

53. Ano: 2012Banca: EXATUSÓrgão: IF-TOProva: Auxiliar em Administração ______________________ é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: a) nomeação. b) readaptação. c) cargo público. d) reversão. R:c

54. Ano: 2014Banca: PR-4 UFRJÓrgão: UFRJProva: Fisioterapeuta (+ provas) Prestígio, poder, estabilidade, reconhecimento, vantagens pecuniárias – para o “bem” e o “bom” e para o “mal” e o “mau” –, sempre foram fortes atrativos para o ingresso na administração pública. Da nobreza intrínseca à coisa pública ao justo desmascaramento de mazelas e malandragens com instrumentos do Estado, o trabalho nas diversas esferas e estruturas da gestão pública é objeto do olhar crítico da sociedade e da arte, como demonstram as ilustrações acima. Nos termos da Lei Federal n° 8.112, de 1990, cargo público é: a) um elenco de responsabilidades previstas na estrutura organizacional ou criadas a qualquer tempo que devem ser cometidas a um servidor. Acessível a todos os brasileiros, o cargo público é criado por lei ou por decisão ministerial, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. b) o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Acessível a todos os brasileiros, o cargo público é criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. c) o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Acessível a todos os brasileiros, o cargo público é criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento exclusivo em caráter efetivo. d) um elenco de responsabilidades previstas na estrutura organizacional, ou criadas conforme a necessidade do serviço, que devem ser cometidas a um servidor. Acessível a todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país há 10 anos ou mais, o cargo público é criado por lei ou por decisão ministerial, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. e) o conjunto de atribuições previstas na estrutura organizacional, ou criadas conforme a necessidade do serviço, que devem ser cometidas a um servidor. Acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. R:b

55. Ano: 2016Banca: FJPFÓrgão: CONABProva: Técnico Administrativo De acordo com a definição legal, o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor é denominado: a) função pública; b) trabalho público; c) cargo público; d) atribuição pública; e) serviço público. R:c

Page 24: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

56. Ano: 2013Banca: FGVÓrgão: MPE-MSProva: Analista - Administração

O conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional, que devem ser cometidas a um servidor, é denominado de a) tarefas públicas. b) atividades públicas. c) cargo em comissão. d) competência pública. e) cargo público. R:e

57. Ano: 2013Banca: VUNESPÓrgão: DCTAProva: Assistente em C&T Assistente - Administração

Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor, segundo a Lei n.º 8.112/90, é a definição de a) função pública. b) carreira. c) cargo público. d) serviço público. e) provimento. R:C

58. Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: TRE-ESProva: Analista Judiciário - Área Administrativa Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades que, previstas na estrutura organizacional, devem ser cometidas a um servidor. Certo Errado R: certo

59. Ano: 2010Banca: CESPEÓrgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA)Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados

Tendo sido nomeado e tomado posse, no mês de março de2005, em um cargo público efetivo do quadro de pessoal dedeterminado TRT, João da Silva somente compareceu ao local detrabalho para o efetivo desempenho das atribuições do cargo noqual foi empossado 30 dias após a sua posse. Considerando a situação hipotética descrita e as disposiçõesatualmente vigentes da Lei n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico dosServidores Públicos Civis da União), julgue os itenssubseqüentes. O cargo público no qual João da Silva foi empossado é um conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional do TRT que devem ser cometidas a um servidor. Certo Errado R: certo

60. Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS)Prova: Auxiliar Judiciário - Serviços Gerais

Cargo público é a) o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. b) o local físico em que o funcionário público nele investido exerce as suas funções. c) a repartição pública na qual está lotado o servidor investido no exercício de suas funções. d) o emprego acessível a todos os brasileiros, criado por ato administrativo de chefe de autarquia e fundações públicas.

Page 25: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

e) a função desempenhada por um servidor, em caráter efetivo, com vencimentos pagos pelos cofres públicos. R:a

61. Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: STFProva: Técnico Judiciário - Área Administrativa A respeito do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, julgue os itens que se seguem. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Certo Errado R: certo

62. Ano: 2016Banca: CESPEÓrgão: ANCINEProva: Analista Administrativo Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Acessível a todos os brasileiros, é criado por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. Certo Errado R: certo

63. Ano: 2016Banca: COPEVE-UFALÓrgão: UFALProva: Assistente de Laboratório A Lei nº 8.112/90 determina que os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros, têm denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, sejam eles para provimento em caráter efetivo ou em comissão. Em relação aos cargos públicos, assinale a alternativa correta. a) Os cargos públicos são entidades da Administração Indireta. b) O Poder Executivo poderá criar cargos públicos por decreto. c)A criação de cargo público dá-se mediante nomeação de servidor público. d)Cargo público é o conjunto de indenizações, gratificações e adicionais pagos ao servidor público. e)Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades que devem ser cometidas a um servidor. R:e

64. Ano: 2012Banca: FCCÓrgão: TSTProva: Técnico Judiciário - Segurança Judiciária Em relação à Lei no 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações, é correto afirmar que a) suas disposições aplicam-se, também, aos servido-es públicos civis dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como às respectivas autarquias e fundações. b) servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público. c) cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. d) os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros e estrangeiros. e) é permitida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei. R:c

65. Ano: 2012Banca: TRF - 4ª REGIÃOÓrgão: TRF - 4ª REGIÃOProva: Juiz Federal Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. I. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a servidor investido exclusivamente mediante concurso público de provas ou de provas e títulos.

Page 26: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

II. A nomeação, a promoção, a ascensão e a reintegração são algumas das formas de provimento de cargos públicos previstas na legislação de regência dos servidores públicos civis federais. III. No âmbito do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, a recondução, que foi extinta por modificação legislativa ocorrida em 1997, consistia no retorno à atividade do servidor aposentado, no interesse da administração, desde que a aposentadoria tivesse se dado de forma voluntária. IV. A ordem constitucional veda qualquer restrição ao acesso a cargos públicos com base em distinção de gênero. a) Está correta apenas a assertiva I. b) Estão corretas apenas as assertivas II e IV. c) Estão corretas apenas as assertivas III e IV. d) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III. e) Nenhuma assertiva está correta. R:E

66. Ano: 2013Banca: MPMÓrgão: MPMProva: Promotor de Justiça Militar É CORRETO AFIRMAR QUE: a) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. b) É facultativa a motivação da dispensa unilateral de empregado por empresa pública e sociedade de economia mista. c) A atividade administrativa de pagamento de precatórios pode ocorrer por parcelamento em quinze anos, com limitação de valores orçamentários e flexibilização da sua ordem cronológica. d) exercício da profissão de guardador ou lavador autônomo de veículos, sem a devida licença do órgão competente, por exemplo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), não pode ser considerado uma infração administrativa. R:A

67. Ano: 2016Banca: IF-PAÓrgão: IF-PAProva: Zootecnista (+ provas) Considerando os ditames da Lei n° 8.112/90, a qual dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA. I - Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. II - As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais deverão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas brasileiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. III - São formas de vacância do cargo público:demissão, readaptação, posse em outro cargo inacumulável, promoção, exoneração, aposentadoria e o falecimento. IV - Entende-se por remoção o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central, podendo ocorrer: de ofício, no interesse da Administração, a pedido, a critério da Administração e a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração. V - Constituem vantagens pagas ao servidor: Adicionais, ajuda de custo, gratificações e indenizações. a) I, IV e V b) II, III e V c) I e III d) I, III e IV

Page 27: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

e) III e IV R:C

68. Legislação Estadual Disciplina - Assunto Lei Complementar Estadual N.º 04/1990 - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, Legislação do Estado do Mato Grosso

Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: PGE-MTProva: Analista – Administrador (+ provas) Considere as seguintes definições: I. Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que deve ser cometido a um servidor. II. Divisão básica da carreira, que agrupa os cargos da mesma denominação, segundo o nível de atribuições e responsabilidades, inclusive aquelas das funções de direção, chefia, assessoramento e assistência. III. Conjunto de carreira e em comissão, integrantes das estruturas dos órgãos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações criadas e mantidas pelo Poder Público. Nos termos da Lei Complementar nº 4/1990, essas são, respectivamente, as definições de a) classe, cargo público integrante da carreira e quadro. b) cargo público integrante da carreira, quadro e classe. c) cargo público integrante da carreira, classe e quadro. d) carreira, classe e quadro. e) carreira, cargo público integrante da carreira e classe. R:C

69. Legislação Federal Disciplina - Assunto Lei nº 11.091/05 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais

Ano: 2017Banca: IF-CEÓrgão: IF-CEProva: Assistente em Administração De acordo com a Lei que rege o Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação e suas alterações posteriores, analise as seguintes afirmações. I. Plano de Carreira é um conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade e nível de responsabilidade. II. Cargo é um conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. III. A execução de tarefas específicas, com o objetivo de assegurar a eficiência das atividades de ensino, pesquisa e extensão das IFEs, é uma das atribuições gerais dos cargos que integram o PCCTAE. IV. Para fins de preenchimento dos requisitos necessários à concessão de progressão por capacitação, é permitido o somatório de todas as cargas horárias de cursos realizados pelo servidor após seu ingresso no cargo. Estão corretas: a) apenas I, II e III. b) apenas II e III. c) I, II, III e IV d) apenas I e IV. e) apenas II e IV. R:B

70. Administração Pública Disciplina - Assunto Ano: 2013Banca: VUNESPÓrgão: TJ-SPProva: Advogado “O conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um funcionário” corresponde à definição de. a) função pública. b) função pública ou emprego público.

Page 28: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

c) emprego público. d) cargo público. e) cargo público ou emprego público. R:D

71. Legislação Federal Disciplina - Assunto Lei nº 11.091/05 - Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais

Ano: 2014Banca: MAGNUSÓrgão: INESProva: Assistente em Administração Tendo por base a Lei nº 11.091/95, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 1ª Coluna (1) Plano de Carreira (2) Ambiente Organizacional (3) Cargo (4) Nível de classificação 2ª Coluna ( ) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal. ( ) Conjunto de cargos da mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições. ( ) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade. ( ) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses: a) 2 - 4 - 1 - 3 b) 2 - 4 - 3 - 1 c) 2 - 1 - 4 - 3 d) 4 - 2 - 1 - 3 e) 3 - 2 - 1 – 4 R:A

72. Ano: 2011Banca: CESPEÓrgão: CorreiosProva: Cargos de Nível Médio - Conhecimentos Básicos - Cargos 35 e 36

Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. Certo Errado R: certo

73. Ano: 2016Banca: COMVEST UFAMÓrgão: UFAMProva: Auxiliar em Administração Analise as afirmativas a seguir acerca dos cargos públicos, de acordo a Lei n.º 8.112/1990: I. são acessíveis a todos os brasileiros. II. devem ser criados por lei com denominação própria ou genérica. III. os vencimentos são pagos pelos cofres públicos. IV. o provimento será em caráter efetivo, em comissão ou em recomendação. Assinale a alternativa correta:

Page 29: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

a) Somente a afirmativa I está corretab) Somente as afirmativas I e III estão corretasc) Somente as afirmativas II e III estão corretasd) somente as afirmativas II e IV estão corretas.e) Somente a afirmativa IV está correta

R:b

74. Ano: 2014Banca: PR-4 UFRJÓrgão: UFRJProva: Assistente em AdministraçãoAssinale, adiante, a alternativa que apresenta a afirmação correta relativamente a cargo público, conforme inscrito na Lei Federal n° 8.112/1990. a) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação

própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou emcomissão.b) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura

organizacional ou introduzidas em decorrência de inovação tecnológica.c) Chama-se cargo público o conjunto legal de responsabilidades que serão atribuídas a um

servidor no momento de sua posse.d) Criados por lei – ou por decisão do Presidente da República, em casos de calamidade os

cargos públicos poderão ser para provimento em caráter efetivo, em comissão ou,excepcionalmente, temporários.e) É permitida a prestação de serviços gratuitos, em cargos efetivos ou em comissão,

conforme os casos previstos em lei.R:A

75. Ano: 2014Banca: PR-4 UFRJÓrgão: UFRJProva: Técnico em QuímicaDurante vários anos do regime militar, a ditadura editou numerosa regulamentação que proibia a realização de concursos públicos. Os vetos integravam a estratégia de modernização conservadora das estruturas do Estado, que atingiu também as universidades. Assim, a redemocratização do país, iniciada com a derrubada do regime, implicava necessariamente, também, a democratização do acesso aos cargos da administração governamental. Assinale, adiante, a alternativa que apresenta a afirmação correta relativamente a cargo público, conforme inscrito na Lei Federal n° 8.112/1990 a) Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura

organizacional ou introduzidas em decorrência de inovação tecnológica.b) Chama-se cargo público o conjunto legal de responsabilidades que serão atribuídas a um

servidor no momento de sua possec) Criados por lei – ou por decisão do Presidente da República, em casos de calamidade –,

os cargos públicos poderão ser para provimento em caráter efetivo, em comissão ou, excepcionalmente, temporários.d) Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação

própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissãoe) É permitida a prestação de serviços gratuitos, em cargos efetivos ou em comissão,

conforme os casos previstos em lei.R:D

Page 32: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A -S E N A L I S T A D E E S P E R A

Logo quando tomei posse no cargo público, aconteceu um episódio interessante que não posso deixar de contar para vocês. Na época em que eu estava trabalhando como Diretora na Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, um Procurador, que também é Professor de Direito Administrativo muito conhecido, me convidou para escrever um livro com ele. Nesse dia, eu, é claro, aceitei o convite e falei sobre as minhas ideias a respeito de um livro que, de fato, auxiliasse o estudante a não só compreender e memorizar a matéria como, também, a entender os pontos mais cobrados e as probabilidades. Eu buscava elaborar um livro que permitisse demonstrar, estatisticamente, os pontos mais importantes que o aluno deveria estudar com mais afinco (isso aconteceu há 10 anos). O Professor gostou da ideia, mas achou o projeto muito ousado e de dif ícil execução. Mal sabia ele que eu conseguiria desenvolveresse trabalho.

Confesso que, até então, não havia pensado em ser Professora em cursinhos online prepa-ratórios para concurso público. Minha rotina já era muito atribulada, não havia espaço para dar mais aulas. Mas, no final de 2011, resolvi aceitar o convite de um Desembargador, dono de um cursinho em Belo Horizonte, e gravei aulas para um curso para a OAB/MG. Foi um desas -tre! Não tinha intimidade com a câmera, me senti péssima e desisti de ministrar aulas online. Comigo ia ser ao vivo, e ponto final.

Entretanto, em 2014, logo após o final da Copa do Mundo e a conclusão das minhas ativi-dades como Gerente de projeto, a minha demanda de trabalho diminuiu. Nesse período, eu podia trabalhar mais em outras atividades. Eu tinha tempo e energia de sobra, e eu queria auxiliar mais as pessoas na compreensão do Direito Administrativo. Eu queria transformar a vida dos meus alunos e ajudá-los a alcançar a aprovação!

Comecei a pensar em gravar novamente algumas aulas. Em outubro de 2015, resolvi gravar um curso de “Licitação e Contratos” para o cursinho de um grande amigo e disponibilizei gratuitamente uma das aulas no facebook. A repercussão dessa aula no facebook foi muito grande (mais de 100.000 visualizações) e totalmente inesperada por mim. Comecei a receber inúmeros convites de grandes cursinhos em todo o país. Foi aí que surgiu a fanpage “Profes -sora Gabriela Xavier”.

E acho que foi nesse momento que eu voltei a sonhar. Nesse exato momento, porque eu á havia alcançado o cargo público, um ótimo salário, a estabilidade financeira (que é maravil-hosa)...mas ajudar as pessoas a mudar de vida NÃO TEM COMPARAÇÃO. A sensação de sonhar junto com vocês é incrível!

Em razão dessa repercussão e da sensação maravilhosa de estar transformando essa matéria e transformando a vida dos meus alunos, decidi compartilhar o meu trabalho com mais e mais pessoas. Nessa época, viajei pelo Brasil dando aulas e gravando vários cursos e, em fevereiro de 2017, tomei a decisão de que montaria um novo curso de Direito Administrativo (www.gabrielaxavier.com.br). Então, passei a recusar os convites que recebia dos outros cursinhos e a focar a minha atenção na construção do meu próprio portal, no qual eu iria apresentar dados estatísticos sobre os pontos da matéria mais cobrados nas provas, conteú -do com macetes, flashcards, probabilidades, análise das questões de prova e um pouco de humor, algo que auxilia o aluno na memorização da disciplina.

Page 33: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A -S E N A L I S T A D E E S P E R A

Esse foi um sonho que se materializou rapidamente. No mesmo mês, em fevereiro de 2017, meu site estava no ar e eu já estava disponibilizando um curso de “Revisão de Direito Admin -istrativo”, com a duração de 5 horas. Na época, eu me perguntei: “quem vai adquirir um curso de uma matéria isolada, de uma Professora desconhecida? ”. Mas, para minha surpresa, foram mais de 1.000 matrículas e, nessas poucas horas, eu pude ensinar, detalhadamente, todas as questões que foram cobradas nas provas dos concursos que ocorreram na época. Com esses resultados na minha mão, tive mais certeza que o meu método estava mudando a vida das pessoas.

Nesse período, com aproximadamente 1 ano de carreira como Professora online, Professores do país inteiro já me conheciam, e a cada dia minhas redes sociais cresciam mais e mais, principalmente o instagram @profgabrielaxavier (a rede social que mais movimento). A pro -jeção tornou-se cada vez maior, e o feedback positivo dos alunos era algo incrível. Contudo, como qualquer profissional novo no mercado, tive que enf rentar alguns preconceitos, princi -palmente por ser muito jovem. Entretanto, consegui combater esse pré-julgamento, por meio de uma nova metodologia que acompanha o que a nova geração de estudantes busca, algo totalmente inovador, que possibilita o alcance de resultados positivos em menor tempo e que promove a TRANSFORMAÇÃO na vida dessas pessoas.

Para beneficiar um número maior de alunos, passei a disponibilizar audioaulas gratuitas nas “listas de transmissão” do whatsapp, e a compartilhar o conhecimento de uma forma total-mente diferente, de modo a otimizar o tempo de estudo, trazendo uma metodologia com base nas questões de prova, e criando um verdadeiro “ATALHO”, que torna mais fácil e rápido o aprendizado, a resolução das questões e, consequentemente, a APROVAÇÃO.

Nessa fase, eu tive uma troca maravilhosa com os meus alunos, muita matéria e muito carin -ho envolvido. Logo comecei a escrever o Manual de Direito Administrativo, que reúne essa metodologia e, em pouco tempo, a Editora Saraiva manifestou interesse em publicá-lo. Foi um grande momento, no entanto, para fazer esse trabalho, gravar aulas, trabalhar no Gover -no e escrever um livro, faltava TEMPO.

Em abril de 2017, eu já havia elaborado grande parte do Livro, tinha conseguido reunir estatísticas, macetes, quadros resumos e etc., mas o Manual ainda não estava como eu queria. Como muitos alunos estavam ansiosos pelo material, após uma grande negociação, decidi comercializar uma apostila, a “Fórmula da Aprovação”, para, também,testar o produto e ver a repercussão junto aos alunos.

O lançamento foi uma grande SURPRESA, os pedidos chegavam, as apostilas esgotavam, os elogios, os depoimentos, os vídeos, o carinho e as APROVAÇÕES. Foi incrível! Realmente vocês alcançaram grandes resultados com a “Fórmula da Aprovação”, e nada poderia me fazer mais feliz. Nessa época, decidi tirar uma licença do meu trabalho no Governo, terminar o Livro e, quem sabe, estudar 1 ano fora do país, algo que sempre sonhei. Em alguns mesesdepois, ACONTECEU: fui para os Estados Unidos estudar e realizar mais esse sonho.

Page 34: DA APROVAÇÃO MATERIAL DE APOIO - GABRIELA XAVIER

I N S C R E V A -S E N A L I S T A D E E S P E R A

As apostilas continuavam a todo vapor, mas, como eu comercializava esse material por meio do meu site, tive alguns problemas para atender todos os alunos. Diariamente recebia muitos pedidos e as apostilas esgotavam. Para atender as demandas, mobilizei uma gráfica, mas, ainda assim, a velocidade dos pedidos não acompanhava a velocidade da produção e das entregas. Fui obrigada, então, a suspender as vendas. Afinal, tinha que focar e escrever o Manual, esse era o meu grande compromisso com vocês.

Hoje, após toda essa trajetória, posso falar que elaborei o melhor material que pude elaborar que reune matéria, estatísticas, flashcards, de uma forma simples, objetiva e estratégica. É com muito orgulho e felicidade que eu apresento o meu “Manual de Direito Administrativo – A Fórmula da Aprovação 2.0”.

Professora Gabriela Xavier

S I G A - M E N A S R E D E S S O C I A I S

Bons estudos!

Professora Gabriela Xavier

@profgabrielaxavier

Fórmula da Aprovação