d9_abi_137_c11_enforcado

1
Auto da Barca do Inferno Questões de Diálogos 9, Porto Editora Cena 11 (Enforcado) – p. 135 – 137 Educação literária e Leitura 1. Almeida Garrett. 2.1. Resposta possível: O Enforcado entra depois dos magistrados por ter sido vítima da justiça terrena, que eles representam. 2.2. O Enforcado traz um baraço ao pescoço, que simboliza a forma como morreu, não funcionando, como é habitual, como elemento caracteriza- dor da sua personalidade ou do seu estatuto ou condição social. Terá sido condenado ao Inferno por ter sido enforcado (o que parece não fazer sen- tido, pois não dependeu da sua vontade) ou por ter praticado um crime (que não é referido)? 3.1. Prova que o Diabo devia conhecer bem Garcia Moniz, o qual, provavelmente, lhe enviava muitos “clientes” para a sua barca (mandando executar os criminosos). 3.2. Garcia Moniz convenceu este homem de que o facto de morrer enforcado lhe garantia a entrada no Paraíso, visto ter-se já purificado dos pecados cometidos no purgatório – a cadeia do Limoeiro – e que até se poderia considerar um “santo canonizado”, por tanto ter sofrido durante toda a sua vida. 4. O Enforcado é ingénuo, simples, confiante. É uma personagem sem vontade própria, que se deixa facilmente influenciar. 5. O Enforcado aparece aqui como vítima. Quem será verdadeiramente criticado é Garcia Moniz por ter induzido em erro o Enforcado, sabendo à partida que não havia salvação possível para ele. De novo, Gil Vicente põe-nos face a uma personagem com responsabilidade que engana os mais fracos. 6. Portugal foi o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte, em 1867, dando, assim, o exemplo aos restantes países europeus. Curiosidades: o facto de esta cena ser diferente das outras cenas do auto, uma vez que a personagem interveniente é mais vítima do que culpada; as informações sobre a abolição da pena de morte, no texto do exercício 6.

Upload: miguel-ribeiro

Post on 29-Sep-2015

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Auto da Barca do InfernoCena do Enforcado

TRANSCRIPT

Auto da Barca do InfernoQuestes de Dilogos 9, Porto EditoraCena 11 (Enforcado) p. 135 137

Educao literria e Leitura

1. Almeida Garrett.2.1. Resposta possvel: O Enforcado entra depois dos magistrados por ter sido vtima da justia terrena, que eles representam.2.2. O Enforcado traz um barao ao pescoo, que simboliza a forma como morreu, no funcionando, como habitual, como elemento caracteriza- dor da sua personalidade ou do seu estatuto ou condio social. Ter sido condenado ao Inferno por ter sido enforcado (o que parece no fazer sen- tido, pois no dependeu da sua vontade) ou por ter praticado um crime (que no referido)?3.1. Prova que o Diabo devia conhecer bem Garcia Moniz, o qual, provavelmente, lhe enviava muitos clientes para a sua barca (mandando executar os criminosos).3.2. Garcia Moniz convenceu este homem de que o facto de morrer enforcado lhe garantia a entrada no Paraso, visto ter-se j purificado dos pecados cometidos no purgatrio a cadeia do Limoeiro e que at se poderia considerar um santo canonizado, por tanto ter sofrido durante toda a sua vida.4. O Enforcado ingnuo, simples, confiante. uma personagem sem vontade prpria, que se deixa facilmente influenciar.5. O Enforcado aparece aqui como vtima. Quem ser verdadeiramente criticado Garcia Moniz por ter induzido em erro o Enforcado, sabendo partida que no havia salvao possvel para ele. De novo, Gil Vicente pe-nos face a uma personagem com responsabilidade que engana os mais fracos.6. Portugal foi o primeiro pas da Europa a abolir a pena de morte, em 1867, dando, assim, o exemplo aos restantes pases europeus.

Curiosidades: o facto de esta cena ser diferente das outras cenas do auto, uma vez que a personagem interveniente mais vtima do que culpada; as informaes sobre a abolio da pena de morte, no texto do exerccio 6.