customer story art stone - lectra.com · um ano, apenas com a economia de tecido, conseguimos...

2
ART STONE OTIMIZAÇÃO PRODUÇÃO COM A TECNOLOGIA LECTRA PARA SALA DE CORTE História de Cliente lectra.com DESAFIO MERCADOS Roupas de dança LOCALIZAÇÃO Nova York, EUA SOLUÇÕES LECTRA A Art Stone desenha e fabrica roupas de dança. Por isso, a empresa sabe de tudo sobre o mundo da dança. Suas roupas podem ser encontradas em escolas e competições de dança em todo os Estados Unidos. Por produzir um produto que precisa chamar atenção no palco, a Art Stone buscava um processo de produção que pudesse trabalhar com os tecidos delicados que a destacam da concorrência. Conferindo ainda mais complexidade ao processo, 600 de seus 800 estilos mudam anualmente e ela produz tanto fantasias para crianças quanto roupas de dança de ponta, para dançarinos profissionais. A Art Stone precisava superar esses desafios e chegar a um ciclo de produção mais rápido, com uma tiragem menor, para atender à demanda — e tudo isso mantendo uma boa relação custo/benefício. A tecnologia Lectra para otimização dos pedidos de corte ajudou a melhorar o consumo de insumos entre 10% a 15%; e o rendimento, em aproximadamente 20%. A solução trouxe flexibilidade e responsividade ao processo de produção, além de permitir que a Art Stone mantivesse a produção fisicamente próxima do consumidor, para inserir seus produtos no mercado mais rapidamente. Isso ajudou a empresa a se focar em aumentar a participação no mercado e expandir sua presença na Europa, Ásia e Austrália. SOLUÇÃO

Upload: trinhnhu

Post on 10-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Customer Story ART STONE - lectra.com · um ano, apenas com a economia de tecido, conseguimos cobrir o custo de aquisição da tecnologia”, diz Ashley. “Agora, temos os recursos

A R T S TO N E O T i m i z A ç ã OPROduçãO cOm A TEcNOlOgiA

lEcTRA PARA SAlA dE cORTE

História de Cliente

lectra.com

D e s a f i o

M e R C a D o s

Roupas de dança

L o C a L i Z a Ç Ã o

Nova York, EUA

s o L U Ç Õ e s L e C T R a

A Art Stone desenha e fabrica roupas de dança. Por isso, a empresa sabe de tudo sobre o mundo da dança. Suas roupas podem ser encontradas em escolas e competições de dança em todo os Estados Unidos. Por produzir um produto que precisa chamar atenção no palco, a Art Stone buscava um processo de produção que pudesse trabalhar com os tecidos delicados que a destacam da concorrência. Conferindo ainda mais complexidade ao processo, 600 de seus 800 estilos mudam anualmente e ela produz tanto fantasias para crianças quanto roupas de dança de ponta, para dançarinos profissionais. A Art Stone precisava superar esses desafios e chegar a um ciclo de produção mais rápido, com uma tiragem menor, para atender à demanda — e tudo isso mantendo uma boa relação custo/benefício.

A tecnologia Lectra para otimização dos pedidos de corte ajudou a melhorar o consumo de insumos entre 10% a 15%; e o rendimento, em aproximadamente 20%. A solução trouxe flexibilidade e responsividade ao processo de produção, além de permitir que a Art Stone mantivesse a produção fisicamente próxima do consumidor, para inserir seus produtos no mercado mais rapidamente. Isso ajudou a empresa a se focar em aumentar a participação no mercado e expandir sua presença na Europa, Ásia e Austrália.

s o L U Ç Ã o

Page 2: Customer Story ART STONE - lectra.com · um ano, apenas com a economia de tecido, conseguimos cobrir o custo de aquisição da tecnologia”, diz Ashley. “Agora, temos os recursos

U M N o M e N o M U N D o D a D a N Ç a

A Art Stone produz roupas voltadas para as necessidades específicas de professores de dança de todo os Estados Unidos. A empresa é conhecida por criar roupas de ballet de alta qualidade, além de produzir designs exclusivos e detalhados. “Produzir roupas de dança pode ser complicado. Cada design usa de quatro a oito tecidos, e trabalhar com alguns deles, como o brocado, que tende a esfiapar facilmente, é um grande desafio”, explica Ashley. “A natureza deste negócio demanda um certo nível de flexibilidade e responsividade no processo de produção. Contamos com tiragens menores, mas ainda precisamos operar com bom custo/benefício para mantermos nosso preço atual, mesmo diante de gastos cada vez maiores com os tecidos.”

U M a o P o R T U N i D a D e N a s a L a D e C o R T e

Quando Ashley passou a fazer parte da empresa, em 2006, ela notou que uma quantidade significativa de tempo era gasta durante o processo de corte, e que encaixes ineficazes resultavam na má utilização do tecido. Ela buscou então a Lectra, empresa com a qual a Art Stone trabalha desde 1994. “A Lectra sempre foi muito atenciosa e entende bem meu negócio. Quando eles me disseram que tinham uma solução para o desafio que enfrentávamos na sala de corte, eu ouvi.”

A Lectra recomendou o Optiplan, uma solução para otimização de corte. O produto tem algarismos eficazes de planejamento de pedido que equilibram as atividades de enfesto, corte e retirada das peças cortadas, considerando restrições de produção como o custo dos tecidos, as taxas de trabalho, o comprimento da mesa e a espessura das camadas. O sistema identifica a abordagem de corte de maior eficácia e melhor relação custo/benefício para um dado número de pedidos.

U M a s o L U Ç Ã o M o D e R N a

Antes de adotar o Optiplan da Lectra, a Art Stone tinha três designers CAD criando riscos em full time, enquanto um grande contingente de operadores fazia o enfesto e o corte do tecido antes da montagem. Agora, a empresa conseguiu reduzir o número de funcionários operando pela metade e realocou os designers CAD para outras áreas da empresa.

“A solução nos ajudou a ter uma produção mais eficaz. A eficácia média, por risco, aumentou de 70%

para 80%, e nossa produtividade de corte aumentou entre 30% a 50% todos os dias. Cortamos mais rápido do que conseguimos costurar! A melhor parte é que nossos funcionários passaram a refletir sobre suas tarefas, em vez de simplesmente executá-las.”

A Art Stone também aumentou o rendimento em 20% e obteve uma economia média de tecido, por roupa, entre 10% a 15%. “Em um ano, apenas com a economia de tecido, conseguimos cobrir o custo de aquisição da tecnologia”, diz Ashley. “Agora, temos os recursos de que precisávamos para nos focarmos em atividades de crescimento.”

Em um ano, apenas com a economia de tecido,

conseguimos cobrir o custo de aquisição da tecnologia.

www.lectrafashionblog.com@LectraFashion

LectraFashionNetworkwww.facebook.com/LectraOfficial

Lectra na modaContando com 40 anos de experiência em moda e vestuário, a missão da Lectra é fornecer um leque completo de soluções de design, desenvolvimento e produção para responder aos desafios do século XXI. Do primeiro flash criativo ao produto final, os nossos serviços profissionais estão direcionados para um processo integral. Apoiamos as operações do dia a dia dos nossos clientes em mais de 100 países para uma otimização do processo, 24 horas por dia. Da fast fashion, passando pela moda de luxo à pret-à-portêr, os 23.000 clientes da Lectra em mercados tão variados como casual, esportivo, denim e lingerie, representam todo modelo de desenvolvimento e sourcing imaginável. Além de fornecedores e fabricantes, eles são as marcas que você gosta e as lojas onde você compra. lectra.com

® D

iam

ino,

Mod

aris

, Opt

ipla

n, V

ecto

r e

Aly

s sã

o m

arca

s re

gist

rada

s da

Lec

tra.

O nome Art Stone é sinônimo de dança. Art Stone foi um dançarino profissional e professor de dança.

Na década de 60, ele decidiu usar seu conhecimento do mercado de uma forma nova: para desenhar e produzir roupas de dança. “Esta empresa está em sua terceira geração. É incrível ver como crescemos com o passar dos anos, estou muito feliz em poder expandir essa base criada por meu pai e meu avô”, diz Ashley Stone, vice-presidente operacional.

s o L U Ç Õ e s Pa R a a s a L a D e C o R T e f o C a D a s e M D e s a f i o s e s P e C í f i C o s

“A natureza deste negócio demanda um certo nível de flexibilidade e responsividade no processo

de produção. Contamos com tiragens menores, mas ainda precisamos operar com bom custo/benefício para man-termos nosso preço atual, mesmo diante de gastos cada vez maiores com os tecidos.” Ashley Stone