cursos complementares de curta duração da...

28

Upload: lamnhi

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O Programa dos Cursos Complementares de Curta Duração da FGV/EESP visa atender necessidades específi cas de profi ssionais de diferentes ramos de atuação. O propósito do Programa é realizar uma rápida abordagem estruturada no plano prático, como forma de apresentar ferramentais úteis no mundo dos negócios. A essência conceitual de cada temática é trabalhada de forma aplicada em uma perspectiva sintética, permitindo ao participante tomar contato rapidamente com os elementos instrumentais essenciais.

Sob essa perspectiva, cada curso do Programa desdobra-se em torno de um tema específi co e focado. O método de ensino visa proporcionar grande ênfase nas aplicações e discussões ao longo do desenvolvimento do curso, sem descuidar de aspectos conceituais fundamentais que devem nortear a estrutura dos trabalhos.

A estrutura do Programa prevê cursos cuja duração seja limitada a algumas sessões, sendo ofertados de maneira contínua em diferentes momentos ao longo do ano. Essa construção visa permitir ao aluno que possa se programar, caso tenha interesse em desenvolver mais de um tema oferecido. Ao mesmo tempo, o sistema estruturado do Programa visa permitir que sejam ofertados cursos de uma maneira rápida, procurando atender da melhor forma possível as necessidades em diferentes segmentos profi ssionais.

Cursos Complementares de Curta Duração da FGV/EESP

PROCESSO SELETIVO

O Programa possui um processo seletivo contínuo ao longo do ano. O candidato deverá se inscrever no sistema, preenchendo as informações solicitadas. Após a inscrição, será feita uma análise do curriculum do candidato. As informações fornecidas serão tomadas como base para a análise do curriculum do candidato e sua conformidade com a proposta do curso para efeitos de aprovação. O objetivo do processo e alinhar os objetivos dos participantes com a proposta do curso, visando conferir a maior homogeneidade na turma, como forma de maximizar o rendimento em termos de ensino e aprendizado.

CONDIÇÕES DE OFERTA

O Programa dos Cursos Complementares de Curta Duração opera em base contínua, havendo o início de novas turmas e novos cursos em diferentes momentos ao longo do ano, em conformidade com a programação estabelecida previamente.

DIAS E HORÁRIOS

Cada curso conta com uma aula semanal, podendo ser ofertado no período noturno, das 19h30 às 22h20.

PÚBLICO-ALVO

O Programa é voltado para profi ssionais que necessitem aperfeiçoar seus conhecimentos ou tomar um rápido contato de forma aplicada com temas específi cos orientados para o mundo dos negócios. Como forma de alinhamento em termos de homogeneidade das turmas, os cursos também poderão ser direcionados para um público-alvo determinado, que será especifi cado na própria proposta do curso (podendo haver, também, a especifi cação de pré-requisitos em termos de conhecimento em determinadas circunstâncias).

CERTIFICADO

Os cursos Complementares de Curta Duração proporcionará um certifi cado de participação, aos alunos que tenham frequência minima de 75%.

A realidade organizacional, caracterizada pela complexidade e pela rapidez das mudanças, exige de seus gestores não apenas competências associadas às ações elementares de gestão. Exige de cada um deles que se comportem como verdadeiros líderes.

Os gestores de primeira linha são muito importantes. Levantamento mundial comprova que eles compõem metade dos postos gerenciais de uma organização e supervisionam 80% da força de trabalho, além de serem atores importantes nas estratégias empresariais.

Com recursos limitados, competências para a função ainda em desenvolvimento, os novos gestores são confrontados a cada dia com novas responsabilidades e desafios.

Devem ser capazes de ampliar seu conjunto de habilidades gerencias e seu modelo mental para posicionar-se diante dessas realidades.Este programa se propõe a apresentar um conjunto de ideias e conhecimentos que, aplicados à realidade de cada participante, permita que, além de realizarem uma transição bem sucedida para suas novas funções, aperfeiçoem seu potencial de liderança.

Numa abordagem andragógica que privilegia o conjunto “realidade organizacional-conhecimentos-reflexão-ação” o programa foca nas competências gerenciais e de liderança mais críticas.

Cada encontro é organizado a partir de conteúdos apresentados em cases, com diagnóstico e contexto estabelecidos, que levem a práticas que permitam sua imediata aplicação.

ESTRUTURA

Liderança para Novos Gestores

ESTRUTURA

1. A realidade organizacional e a mente de um líder2. A estratégia pessoal: a. Para o seu desenvolvimento b. Para a sua atuação institucional c. Para a sua relação com seus colaboradores3. O poder e a cultura organizacional4. Confl itos e o estilo pessoal do gestor5. Perfi s do líder6. Liderança Situacional

PRÉ-REQUISITO

Ser ocupante de função gerencial ou experiência gerencial mínima de dois anos.

CARGA HORÁRIA

24 horas-aula

PROFESSOR

MARCOS FLÁVIO DE CABRAL MOARES JUNIORPossui mestrado em Gestão e Políticas Públicas (FGV), MBAs em Controladoria (USP) e Gestão Contemporânea (FGV), especializações em Educação a Distância (PUC-SP) e Gestão da Educação Corporativa (USP) e formação inicial em Matemática (USP) e Pedagogia (UBC).Responsável pela Comunicação do Banco Central do Brasil em São Paulo, coordena as ações da Universidade Banco Central do Brasil que desenvolve, na capital paulista, atividades relacionadas com a Educação Corporativa e o desenvolvimento de lideranças e de carreiras. Estão sob sua responsabilidade, também, o Museu de Valores e o Espaço Cultural do BC.É palestrante e atua como coach de carreiras, com ênfase no desenvolvimento de resiliência.Professor há 25 anos, atualmente ministra disciplinas na área de Comunicação, Liderança, Competências e Carreira, em diversos cursos da Fundação Getulio Vargas.

PÚBLICO-ALVO

Profi ssionais com graduação de nível superior, ocupantes de funções gerenciais

A necessidade de se comunicar de forma efetiva, tanto no ambiente organizacional interno como no externo, faz parte das atividades de um profi ssional bem-sucedido. Expressar-se diante de grupos, participar de reuniões, fazer apresentações em eventos são atividades rotineiras. Por essa razão, faz-se necessário investir na qualifi cação desses servidores para que estejam preparados para realizar os mais distintos tipos de comunicações. Este programa apresenta e desenvolve técnicas que transformam aqueles com difi culdades de falar em público em pessoas que passam a apresentar suas ideias com equilíbrio e entusiasmo.

Exposição dialogada, debate, dinâmicas de grupo, exercícios práticos, discussão de casos, apresentações individuais e em grupo, seguidas de imediato feedback.

ESTRUTURA

PLANEJAMENTO

Estrutura do Discurso

• A mensagem

• O público

• O desenvolvimento das ideias

• Organização do conteúdo

• A conclusão

SPEAKING TRAINING - Eff ective Communication Skills

DESIGN

• O apresentador

• Material de apoio

• Suporte visual à apresentação

CARGA HORÁRIA

15 horas-aula

PROFESSOR

MARCOS FLÁVIO DE CABRAL MOARES JUNIORPossui mestrado em Gestão e Políticas Públicas (FGV), MBAs em Controladoria (USP) e Gestão Contemporânea (FGV), especializações em Educação a Distância (PUC-SP) e Gestão da Educação Corporativa (USP) e formação inicial em Matemática (USP) e Pedagogia (UBC).Responsável pela Comunicação do Banco Central do Brasil em São Paulo, coordena as ações da Universidade Banco Central do Brasil que desenvolve, na capital paulista, atividades relacionadas com a Educação Corporativa e o desenvolvimento de lideranças e de carreiras. Estão sob sua responsabilidade, também, o Museu de Valores e o Espaço Cultural do BC.É palestrante e atua como coach de carreiras, com ênfase no desenvolvimento de resiliência.Professor há 25 anos, atualmente ministra disciplinas na área de Comunicação, Liderança, Competências e Carreira, em diversos cursos da Fundação Getulio Vargas.

APRESENTAÇÃO

• A comunicação verbal e não verbal

• Posições perceptivas na comunicação

• Relacionamento1. Conhecer o ponto de vista dos interlocutores2. Fazer a ponte entre o assunto e os interesses

• Abordagens1. Concisão: Menos é mais2. Precisão: Tornar simples o complexo3. Estilo: Respeito ao objeto

• A gestão do tempo

FEEDBACK• Avaliação formal e informal

O curso objetiva oferecer um entendimento integrado e compreensivo da composição de um Plano de Negócios, sua utilização e interlocutores.

O estudo da Análise de Risco e de Modelos Fluxo de Caixa e Criação de Valor servirá de base para o entendimento conceitual e prático dos tópicos do programa, sendo utilizada a linguagem universal do campo de fi nanças

O curso será desenvolvido através de um estudo de caso montado pelo grupo de alunos, para o qual são necessárias as leituras indicadas e respectivas discussões, tornando-se dinâmico e aplicado.

TÓPICO 2 - Plano de Marketing e Plano OperacionalPrevisão de DemandaPesquisa de MercadoGerência e OrganizaçãoAnálise de Rentabilidade por linha de produtoAnálise de Rentabilidade por canalAnálise Custo X Volume X LucroExercícios

Plano de Negócios

TÓPICO 1 - Plano de Negócioso que é , a quem se destina,forma jurídica do negócioConteúdo do planoSumário ExecutivoDescrição da empresa, produtos e serviçosAnálise da competitividade: SWOT, Cinco Forças de Porter

ESTRUTURA

CARGA HORÁRIA

24 horas-aula

PROFESSORA

MARIA ANGELICA LENCIONI PEDRETIPossui Graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (1995) e Mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (1999). Atualmente é professora da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, administradora na Camil Alimentos S. A. e professora das Faculdades Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: custo de capital, custos, investimento, fi nanciamento e capital de giro.

TÓPICO 3 - Plano FinanceiroEstrutura e Capitalização; Project Finance

TÓPICO 4 - Previsão de Fluxo de Caixa Operacional e Fluxo de Caixa LivreExercícios

TÓPICO 5 - Custo de Capital

TÓPICO 6 - Ferramentas de Análise de projetos:Métodos: Payback. VPL, TIR, TIR Mod, Índice de LucratividadeCusto Anual Equivalente Equivalente certoÁrvore de decisãoOpções ReaisAnálise de SensibilidadeAnálise de CenáriosSimulação de Monte CarloProjetos com diferentes vidas úteis

As finanças comportamentais surgiram para tentar explicar de forma mais precisa como as pessoas se comportam na hora da tomada de decisões financeiras. Ela se contrapões à visão de que os indivíduos são totalmente racionais nas suas escolhas. Embora as finanças comportamentais tenham avançado muito desde suas origens, a quantidade de produtos e serviços financeiros que tem sido desenvolvido com base nesses conceitos ainda é bastante limitado.

O objetivo do curso é proporcionar ao participante uma visão abrangente das principais teorias comportamentais e permiti-lo utilizar o aprendizado, seja na gestão de seus recursos próprios ou no desenvolvimento de produtos financeiros.

Finanças Comportamentais Aplicadas

PROFESSOR

MARTIN IGLESIASMestre em Economia pela FGV/EESP – Mestrado Profi ssional em Finanças e EconomiaMBA em Personal Finance – FIPECAFI USPPós-Graduação – CEAG - FGV/EAESP, com especialidade em Finanças e Banking; Engenheiro Civil pelo Mackenzie

1. O que são as fi nanças comportamentais?2. Produtos fi nanceiros que combatem vieses comportamentais.3. Avaliação de investimentos à luz da Teoria da Perspectiva de Daniel Kahnemann.4. Finanças Comportamentais e decisão de investimentos.

ESTRUTURA

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

Com a perspectiva de maximizar a rentabilidade do investidor, em relação ao risco e objetivos pessoais (ou empresarias) desejados, o curso discute alternativas de estratégias de investimentos no mercado brasileiro, e internacional, envolvendo classes de ativos de renda fi xa, renda variável, e produtos fi nanceiros estruturados, considerando o momento atual da economia brasileira e global, bem como possíveis cenários futuros.

Estratégias de Investimento em Renda Fixa e Renda Variável no Momento Atual

O curso está estruturado em 4 (quatro) aulas, totalizando 16 horas-aula, da seguinte forma: Mapeamento da conjuntura atual da economia e perspectivas futuras (cenários); Identifi cação dos objetivos pessoais (ou empresariais) e do nível de aversão ao risco, considerando aspectos comportamentais do investidor;

Estratégias de investimento em renda fi xa, contemplando produtos e operações estruturadas; Estratégias de investimento em renda variável, contemplando produtos e operações estruturadas; Formação de carteira inicial de investimentos com base nos objetivos e aversão ao risco mapeado; Acompanhamento do desempenho da carteira, e realocação dela no decorrer do tempo a fi m de atender os objetivos traçados.

ESTRUTURA

PROFESSOR

DR. RICARDO ROCHMANPossui graduação em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1998), doutorado em Programme dEtudes Individuelles (PEI) - Groupe Hec Hautes Etudes Commerciales (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2005). Atualmente é professor de carreira da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, coordenador do Mestrado Profi ssional em Economia, membro da American Finance Association e da European Finance Association. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, fundos investimentos, avaliação de empresas, fi nanças computacionais, e opções reais.

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

Crises fi nanceiras são eventos recorrentes no capitalismo moderno. Mesmo os avanços na regulação, nos controles de riscos e de análise fi nanceira se mostraram insufi cientes para evitar eventos que levaram à destruição de riqueza e recessão em diversas economias ao redor do mundo.

O objetivo do curso é proporcionar uma visão abrangente sobre as crises fi nanceiras contemporâneas, tendo um enfoque sobre suas origens, causas, efeitos e respostas de política econômica por parte dos governos. Essa abordagem permitirá ao participante ter uma visão clara sobre a anatomia das crises fi nanceiras e como lidar com essa realidade que, com certeza, se defrontará em algum momento nos próximos anos.

Por Dentro da Caixa de Pandora: Uma Análise Sobre as Crises Financeiras Recentes

1. Crises Financeiras Latino Americanas nos Anos 19902. Crise do Japão e Crise da Ásia na Década de 19903. O Subprime e a Crise Norte Americana de 20084. Crise do Euro: Projeto Político X Realidade Econômica5. Crise Brasileira Atual: Diagnóstico e Perspectivas

ESTRUTURA

PROFESSORES

DR. ROGÉRIO MORIPossui graduação em Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1998). Atualmente é professor de carreira da Fundação Getulio Vargas - SP e Coordenador dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu e de Educação Continuada da FGV/EESP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil e economia brasileira.

DR. LEONARDO WELLERDoutor em história econômica pela London School of Economics. Em 2011 defendeu a tese ?When Banks Rescued Governments: Debt Crises and Creditor-Sovereign Relations in Brazil and Mexico, 1888-1914,? a qual foi orientada pelo Professor Colin Lewis. Desde 2012 trabalha como professor assistente na Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas. Pesquisa história fi nanceira na América Latina, em especial crises da dívida e operações de resgate antes da Primeira Guerra Mundial. Em 2006 concluiu mestrado em história econômica pela London School of Economics. Possui graduação e mestrado em economia pela UFRJ, concluídos em 1999 e 2002, respectivamente.

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

As técnicas de avaliação de empresa são usadas para determinar o valor da empresa que pode ser referência para negociação de compra e venda de empresas ou referência para uma gestão com foco para criação de valor. As técnicas de avaliação mais comuns são fl uxos de caixa descontados e avaliação relativa (Múltiplos).

No entanto, esses modelos mais tradicionais podem não captura infl uencias dos ativos/direitos/obrigações que não podemos “ver” e “sentir”. Por exemplo, uma empresa de internet que possui um ativo representado pela especialização tecnológica em relação as transações, informações e dados. Como podemos apreçar essa tecnologia especializada? Essa defi ciência se tornar mais crítica em empresas que estejam em processo de fusões e aquisições ou em difi culdade fi nanceira. Consequentemente, os modelos tradicionais podem subestimar valor dessas empresas.

Portanto, o objetivo do curso é proporcionar técnicas práticas e avançadas para capturar todo potencial de geração de valor de uma empresa. Começamos por fazer uma rápida revisão dos modelos fundamentais com aplicação de um caso prático. Em seguida, discutiremos aplicações dos modelos de opções reais e fi nanceiras para avaliar ativos intangíveis. Além disso, analisaremos os modelos que determina valor de dois grandes motivos de fusões e aquisições: Sinergia e Controle. Por fi m, examinamos os modelos para avaliar possíveis impactos da difi culdade fi nanceira nos determinantes de valores da empresa.

Avaliação Avançada de Empresas (Advanced Valuation)

1. Crises Financeiras Latino Americanas nos Anos 19902. Crise do Japão e Crise da Ásia na Década de 19903. O Subprime e a Crise Norte Americana de 20084. Crise do Euro: Projeto Político X Realidade Econômica5. Crise Brasileira Atual: Diagnóstico e Perspectivas

ESTRUTURA

PROFESSOR

PROF. DR. HSIA HUA SHENGEspecialista em Finanças Corporativas. Suas pesquisas aplicadas focam interação entre gestão fi nanceira de negócios locais e internacionais, em especial i) Avaliação de Empresas (Valuation) e Projetos de Investimento; ii) Operação de Tesouraria; iii) Gestão de Riscos Financeiros; iv) Capital de Giro e Financiamento. Economista pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Doutor e Mestre em Administração com concentração em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Visiting Scholar em New York University (NYU). Ele possui mais de quinze anos de experiência profi ssional / executivo e já trabalhou na Votorantim Celulose e Papel (Fibria), Citigroup, Credicard, Banco Maxima, Parceria da Tarpon Investimento, Deloitte Consultoria e Auditoria, e MAPS soluções e Luz Engenharia Financeira.

24 horas-aula

CARGA HORÁRIA

Ter boa noção de matemática fi nanceira e de fi nanças empresariais

PRÉ-REQUISITO

Profi ssionais com graduação de nível superior, com experiência na área de análise fi nanceira de empresas.

PERFIL DO ALUNO

Investir é mais do que balancear risco e retorno. Investir é também evitar as armadilhas. No entanto, tanto os cursos mais tradicionais, quanto a literatura em finanças, tem pouco a contribuir sobre este tema, uma vez que focam apenas no que é correto fazer ao investir. O curso “armadilhas de investimento” tenta justamente preencher esta lacuna. Com base na teoria moderna do portfólio.

O curso é estruturado em torno de cinco armadilhas de investimentos: todas com o potencial de dizimar patrimônios acumulados ao longo de gerações, a saber: falta de controles e riscos operacionais; riscos ocultos; conflitos de interesse; falta de disciplina de investimento; riscos que não comandam um retorno esperado.

Armadilhas de Investimento

PROFESSOR

DR. PAULO SERGIO TENANIPhD pela Columbia University em Nova York e Master of Sciences pela University of Illinois at Urbana Champaign. Foi Chefe de Pesquisa para América Latina do UBS Wealth Management, Estrategista para Mercados Locais da Salomon Smith Barney Citigroup Asset Management e Economista para Mercados Emergentes do Swiss Bank Corporation, em Nova York. É Professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo e autor dos livros Human Capital and Growth e Armadilhas de Investimento.

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

A arte de negociar visa melhorar a relação entre as pessoas e, na maior parte das vezes, desenvolver transações onde todas as partes ganham, seja em relações comerciais e empresariais, assim como entre amigos e família. Evidente que há situações onde há disputa entre um único bem, mas são bem mais raras.E como toda arte, é importante saber as técnicas e treinar muito, deixando o processo o mais objetivo possível e reduzindo a chance para subjetividades onde o resultado pode se tornar imprevisível.

O objetivo do curso é proporcionar ao participante uma visão da estrutura por trás de toda boa negociação, os fatores críticos que devem ser sempre observados, as ferramentas básicas, os estágios do processo e as táticas mais frequentemente utilizadas.

Negociação – Construção do Pensamento Negocial e Técnicas Aplicadas

1. Introdução: a. Visão Geral. O que é a negociação?b. Impactos laterais, arte ou técnica, teorias, estágios

2. Fatores Críticos de Sucesso a. Foco nos resultados, substancializando os resultados

3. Mecanismos e ferramentas básicas a. Dinâmicas, características de um negociador, ZOPA e MACNA

ESTRUTURA

PROFESSOR

PROF. PAULO KNÖRICH ZUFFOPossui mestrado em Administração de Empresas pelo Fundação Getúlio Vargas (2000). Atualmente é Professor Convidado - Cursos MBA - Management do Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

4. Estágios da Negociação a. Preparação: Defi nição do escopo e das condições de negociação (espaço, mind set, objetivos, formas, competências

requeridas, pecados) b. Planejamento: Recolhendo informações para conhecer o campo e jogadores da negociação c. Estágio preliminar: Abertura do canal de comunicação d. Abertura: Explicitação dos propósitos e metas e. A Negociação f. Fechando o acordo

5. Fechamento do curso a. Táticas

Desmistifi car o processo de planejamento fi nanceiro pessoal, fornecendo para os profi ssionais não fi nanceiros conceitos e metodologias que auxiliem a gestão fi nanceira pessoal, bem como norteadores na tomada de decisão sobre investimentos e fi nanciamentos.

Planejamento Financeiro Pessoal para profi ssionais liberais e não fi nanceiros

Apresentação e discussão dos temas que compõe o assunto, e resolução de problemas práticos. Possibilitando ao grupo de estudo ligar os conceitos básicos da literatura de fi nanças com questões do dia a dia e suas implicações à saúde fi nanceira pessoal.

Utilização de ferramentas de matemática fi nanceira para calcular e resolver questões práticas sobre os temas das aulas.

Matemática Financeira Básica, as quatro operações;

Conceitos de Contabilidade;

Aspectos psicológicos do consumo e poupança;

Ciclo de vida;

Trocas intertemporais;

ESTRUTURA

PROFESSOR

PROF. FLÁVIO HUMBERTO PRETTIPossui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2000) e mestrado em Mestrado em Administração pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2004). Atualmente é professor dos cursos de Pós-Graduação da FEI e Fundação Getulio Vargas - FGV.

18 horas-aula

CARGA HORÁRIA

Princípios da Alocação de Capital;

Fluxo de Caixa e projeções;

Risco e Retorno;

Análise da Saúde Financeira Pessoal;

Tipos de investimento;

Seguro e Previdência;

Plano, implantação e monitoramento.

Este é um curso introdutório para indivíduos com pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre a prática da modelagem DSGE (Dynamic Stochastic General Equilibrium Modeling). A intenção do curso (dada a carga horária) não é treinaro participante para ser tornar um especialista nesta abordagem, mas apresentar a técnica de desenvolvimento, resolução e simulação desse tipo de modelo macroeconômico. Embora não seja exigido nenhum conhecimento prévio, assume-se que o participante seja capaz de ler os materiais indicados.

Entendendo os modelos de equilíbrio geraldinâmico estocástico (DSGE)

• Ao terminar o curso, espera-se que o participante seja capaz de:• Entender os fundamentos econômicos dos modelos DSGE e como estão correlacionados com

políticas econômicas;• Ler modelos DSGE usando a compreensão matemática/econômica que essa modelagem exige; e• Ser capaz de escrever modelos DSGE básicos para simulações de políticas econômicas.• Princípios da Alocação de Capital;• Fluxo de Caixa e projeções;• Risco e Retorno;• Análise da Saúde Financeira Pessoal;• Tipos de investimento;• Seguro e Previdência;

• Plano, implantação e monitoramento.

OBJETIVOS

PROFESSOR

CELSO JOSÉ COSTA JUNIORPesquisador associado do Centro Macro Brasil e professor dos cursos Master da Escola de Economia de São Paulo - FGV/EESP.

O curso será apresentado em cinco dias com carga horária total de 15 horas. No primeiro dia, inicia-se com uma introdução geral sobre os modelos DSGE. Nos outros quatro dias, a apresentação do modelo teórico é intercalada pela simulação do modelo subjacente (aula prática). De tal forma, que em um dia o modelo teórico é resolvido e no dia seguinte, mostra-se a aplicação prática deste modelo.

ORGANIZAÇÃO

Estudantes avançados do curso de economia; estudantes de pós-graduação em economia; e profi ssionais interessados em DSGE.

PÚBLICO-ALVO

Conhecimento básico em matlab e otimização com restrição usando o Método de Lagrange (antes da realização do curso será enviado um material para nivelamento).

PRÉ-REQUISITO

15 horas-aula

CARGA HORÁRIA

Gestão da carreira: sintonizando seu potencial com os resultados esperados

O programa está estruturado para atender até 16 participantes em 4 encontros presenciais em sala de aula, no período das 19h30 às 22h20. Serão formados quatro grupos de até 4 pessoas e para cada um deles estão reservadas 4 sessões de coaching, no período das 19h30 às 22h20. As aulas e as sessões de coaching ocorrerão semanalmente, facilitando a assimilação dos conteúdos das aulas, a análise dos resultados dos instrumentos de perfi l e a elaboração do plano de carreira.

ESTRUTURA

Diante das incertezas políticas presentes no cenário internacional e de um contexto econômico estagnado em nosso País o foco da gestão para os próximos anos deverá estar concentrado no aumento dos níveis de confi ança, efi ciência e inovação.

Para isto, não apenas a competência, mas, principalmente as atitudes e comportamentos alinhados com os valores, propósitos e estratégias organizacionais serão de fundamental importância para o sucesso e o crescimento sustentável. Nesse sentido, cada um de nós precisará buscar os objetivos organizacionais e, ao mesmo tempo, cuidar para que os resultados pessoais sejam alcançados. A ampliação do autoconhecimento, do conhecimento do contexto e de nossa capacidade de construção e sustentação de relações de parceria facilitarão que tais objetivos venham a ser atingidos.

Este programa se propõe a fornecer a cada participante um conjunto personalizado de instrumentos de perfi l que facilite a refl exão sobre seu projeto de vida e seu projeto profi ssional, auxiliando a escolha, o planejamento e o desenvolvimento de sua carreira.

OBJETIVOS

PROFESSOR

LEOPOLDO ANTONIO DE OLIVEIRA NETO Doutor em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da USP, Psicólogo (USP) e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CRP-SP), com cursos pelas Universidades de Michigan, Wharton e da Califórnia. Sua experiência profi ssional inclui o cargo de Sócio-Diretor da SET Engenharia Cultural, empresa de consultoria especializada na revitalização e mudança do comportamento de pessoas, grupos e organizações. Coordenador e professor de cursos do GVPec na área de Administração Geral e Recursos Humanos da Fundação Getulio Vargas, de cursos de MBA e de Career Vision, do International Master in Finance, da FGV-EESP. Atua como coach, palestrante, psicoterapeuta clínico e consultor organizacional.

VICENTE PICARELLI FILHOsócio aposentado da Deloitte, foi responsável pela Consultoria de Capital Humano no Brasil e América Latina. Foi também Sócio da Arthur Andersen e Coopers & Lybrand tendo exercido as mesmas responsabilidades. Sócio-Diretor da Picarelli Consultoria Empresarial Formado em Economia e Administração de Empresas pela Faculdade D. Pedro I. Coordenador e professor de cursos do GVPec e de Career Vision, do International Master in Finance, da FGV-EESP. Possui 35 anos de atividade como consultor, coach e profi ssional de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Profi ssionais com graduação de nível superior, interessados na gestão bem-sucedida de sua carreira profi ssional.

PÚBLICO-ALVO

32HS/AULA, sendo 16HS/AULA em sala de aula e 8HS/COACHING para cada conjunto constituído por dois dos 4 subgrupos que serão formados nesta turma.

CARGA HORÁRIA