curso introduÇÃo À cinematografia eletrÔnica...

5
WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL 01 DESCRIÇÃO O curso tem por objetivo apresentar, ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos e artísticos relacionados à captação de imagens em movimento, de vários suportes, como câmeras fotográficas, celulares e câmeras de vídeo convencionais. Início da turma: 29/07/2013 Inscrições: 15/05 a 10/06/2013 Número de vagas: 70 Carga horária: 40 horas Duração: 5 semanas PÚBLICO ALVO Este curso é direcionado a pessoas que possuem algum conhecimento prévio e experiência com fil- madora (câmera de vídeo ou máquina fotográfica) e que procuram atualização e aperfeiçoamento na área de fotografia. CONTEÚDO Módulo 1 - Física da Luz. - Fotometria. - Unidades de fotometria. - A lei do inverso do quadrado da distancia. - A visão humana. Estrutura do olho. Os sensores da visão: bastonetes e cones. Sistema aditivo (luz) e sistema subtrativo (pigmento). - Sensibilidade cromática. - Espaços de cor. - Contraste de valor x contraste de cor. - A captação de imagens em movimento. - Persistência retiniana.

Upload: others

Post on 17-Jul-2020

8 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITALcinemapernambucano.com.br/online/Curso_Introducao_a_cinematog… · CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE

CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

01

DESCRIÇÃO

O curso tem por objetivo apresentar, ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos e artísticos relacionados à captação de imagens em movimento, de vários suportes, como câmeras fotográficas, celulares e câmeras de vídeo convencionais.

Início da turma: 29/07/2013

Inscrições: 15/05 a 10/06/2013

Número de vagas: 70

Carga horária: 40 horas

Duração: 5 semanas

PÚBLICO ALVO

Este curso é direcionado a pessoas que possuem algum conhecimento prévio e experiência com fil-madora (câmera de vídeo ou máquina fotográfica) e que procuram atualização e aperfeiçoamento na área de fotografia.

CONTEÚDO

Módulo 1

- Física da Luz.

- Fotometria.

- Unidades de fotometria.

- A lei do inverso do quadrado da distancia.

- A visão humana. Estrutura do olho. Os sensores da visão: bastonetes e cones. Sistema aditivo (luz) e sistema subtrativo (pigmento).

- Sensibilidade cromática.

- Espaços de cor.

- Contraste de valor x contraste de cor.

- A captação de imagens em movimento.

- Persistência retiniana.

Page 2: CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITALcinemapernambucano.com.br/online/Curso_Introducao_a_cinematog… · CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE

CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

02

- O que é um bit? O que é um byte? Porque o digital é o domínio ideal para a eletrônica?

- Digitalização do sinal elétrico. Bit depth.

Módulo 2

- Principio de Fotografia digital: Do negativo ao CCD e CMOS.

- A objetiva: cuidados básicos.

- Poder de resolução (definição).

- Contraste.

- Ajustando o lens file.

- Ajustando o back focus. Focando.

- Ajustes de colorimetria (batendo o branco ou não).

- O que é latitude? Como podemos controlar o sinal de vídeo e as imagens que dele resultam? Cur-vas de resposta.

- As três regiões do sinal de vídeo: baixas, médias e altas luzes.

- Pedestal. Gamma. Knee. Saturação. Hue.

- Testando a resposta das câmeras ( HS, dslr, “convencionais” ) às variações de intensidade e de natureza da luz. Codecs e compressão.

Módulo 3

- História da fotografia - da pintura ao cinema digital.

- Os grandes pintores da renascença.

- A fotografia fixa.

- A chegada da fotografia em movimento.

- Do preto e branco até a cor.

- Os formatos de vídeo clássicos, o HD, o 3D.

Módulo 4

- Cinematografia eletrônica em interiores.

- Locação x estúdio.

- Definindo um partido visual.

Page 3: CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITALcinemapernambucano.com.br/online/Curso_Introducao_a_cinematog… · CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE

CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

03

- Como as imagens contam uma história?

- Técnicas básicas de iluminação. Key, fill, back e outras lights...

- Experimentando com diversos tipos de refletores, rebatedores e difusores.

- Iluminando um rosto.

- Angulação de câmera e de luz.

- Fotogenia básica.

- Efeitos dia e noite em interior.

- Controlando o contraste e a continuidade da luz ao longo de uma sequência. Misturando difer-entes temperaturas de cor e diferentes espectros de emissão.

- O que é IRC?

Módulo 5

- Cinematografia eletrônica em exteriores.

- A luz solar.

- Reproduzindo uma determinada hora do dia, em cada uma das estações do ano e num determi-nado lugar do mundo.

- Modulando a luz solar: buterflies, rebatedores, luzes de compensação, HMI etc. Cinematografia nos trópicos.

- Transfer de digital para película e DCP: peculiaridades e set-ups. O futuro da cinematografia eletrônica digital. Perguntas e respostas sobre todos os tópicos. Revisão prática.

*Programa sujeito a alterações.

Page 4: CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITALcinemapernambucano.com.br/online/Curso_Introducao_a_cinematog… · CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE

CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

04

PROFESSOR

Nicolas Hallet

Estudou Geografia e Sociologia na Université Catholique de Louvain-La-Neuve, Belgica e Cinema na Ecole des Beaux-Arts de Molenbeek, em Bruxelas. É diretor, operador de áudio, fotógrafo still e fotógrafo de cinema e vídeo. No final dos anos 1990, participou da retomada do cinema baiano e pernambucano.Em 2010 recebeu o prêmio de Melhor Fotogra-fia no Festival de Vitória pelo curta-metragem Carreto, de Claudio Marques e Marilia Hughes. Trabalhou nos documentários Batatinha, poeta do samba e Cantador de chula, ambos de Marcelo Rabelo. Fotografou alguns DOCTV como Irmãos do mundo, de Sebastian Gerlic, e A visão de dendro, de Sofia Midian. Em 2009, ganhou o prêmio de melhor som no festival de Brasilia com Azul de Eric Laurence e A historia da Eternidade, de Camilo Cavalcante. É diretor de fotografia junto a Wallace Nogueira do curta-metragem O menino do 5, dirigido por Marcelo Mattos e Wal-lace Nogueira, grande vencedor do festival de Gramado 2012. Em 2012 participou da equipe de som que ganhou o prêmio de melhor som para o filme O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho, no festival de Gramado. É professor de Desenho e Captação de som e Fotografia há mais de 10 anos.

Page 5: CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITALcinemapernambucano.com.br/online/Curso_Introducao_a_cinematog… · CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

WWW.CINEMAPERNAMBUCANO.COM.BR/ONLINE

Alan Oliveira

Estudante de Comunicação Social, habilitação em Radialismo e TV pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2004 atua no setor de audiovisual em diversas produções, como produ-tor, assistente de direção e diretor, o que hoje se configura sua principal ocupação junto com a atividade de educador audiovisual na Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum. É diretor e produ-tor do premiado documentário “Di Melo – O imorrível” (2012) e assistente de direção em “A Luneta do Tempo”(2010), longa-metragem dirigido por Alceu Valença.

TUTORES

Rafaela Ruiz

Formada em Cinema pela Universidad de Palermo, em Buenos Aires, onde trabalhou como Assistente do Estúdio de TV e Ilhas de Edição. Atualmente está se especializando em fotogra-fia e montagem. Participou dos filmes “Azul” (2008), curta-metragem dirigido por Eric Lau-rence e “Não Restará na noite uma só estrela” (2012), curta dirigido por Isabela Cribari e atualmente trabalha com montagem e edição na produtora Video nas Aldeias, em Olinda, Per-nambuco.

CURSO INTRODUÇÃO À CINEMATOGRAFIA ELETRÔNICA DIGITAL

05