curso de liderança igreja urbana

33
Igreja Urbana Aperfeiçoamento Diaconal Identificação e desenvolvimento de Liderança - 2010 Pr. Carlos Rizzon e Valéria Rizzon – www.igrejaurbana.wordpress.com – Contato: [email protected]

Upload: igrejaurbana

Post on 24-May-2015

6.133 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

Uma apresentação em powerpoint de um curso que ministramos sobre liderânça e diaconia.

TRANSCRIPT

Page 1: Curso de liderança Igreja Urbana

Igreja UrbanaAperfeiçoamento Diaconal

Identificação e desenvolvimento de Liderança - 2010Pr. Carlos Rizzon e Valéria Rizzon – www.igrejaurbana.wordpress.com – Contato: [email protected]

Page 2: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Objetivos do Ministério: • Visão • Missão • Porque existimos como Igreja

Page 3: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• O que é Liderança ?

Page 4: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Líder é aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo àquele objetivo. Não confunda administrar coisas com liderar pessoas.Liderar exige conhecimentos, técnicas e aprendizado contínuo no trato com as pessoas.Liderar não é administrar “templos”, finanças e organizações.Você pode ser um bom administrador e não ser um bom líder.Conclusão: “Liderança é relacionamento”.

Page 5: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Cinco mitos sobre Liderança1) O Mito da Administração Um mal entendido altamente difundido é que liderança e administração são a mesma coisa e funcionam da mesma forma. A diferença principal entre os dois é que liderança é influenciar pessoas para seguir e administração é sobre processos e sistemas. Algumas vezes o melhor administrador é como um garotinho passeando com um cachorro grande, esperando aonde o cachorro quer ir para então o levar. Uma boa forma para testar se uma pessoa pode liderar ou só administrar é só pedir que ele cause uma mudança positiva, o administrador consegue manter a rota, mas não mudá-la. Para fazer as pessoas se moverem em uma nova direção, você precisa de influência.

Page 6: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

2) O Mito do Empreendedorismo Normalmente todo mundo pensa que

empreendedores e vendedores são líderes, mas nem sempre é assim. O fato de se influenciar alguém para comprar algo ou começar um negócio não diz que é um líder. As pessoas podem até comprar ou fazer parcerias, mas elas não os estão seguindo. Eles podem até persuadir as pessoas por um momento, mas não tem influência duradoura

Page 7: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• 3) O Mito do Conhecimento Francis Bacon disse: “Conhecimento é poder”! Muitas pessoas

acreditam que poder é a essência da Liderança e acreditam também que aquele que tem conhecimento e inteligência é um líder. Você pode ir a qualquer universidade onde você encontrará grandes cientistas, pesquisadores brilhantes e até filósofos que tem grande habilidade para pensar mas não são líderes. Um alto QI não quer dizer necessariamente que se é um líder.

Page 8: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• 4) O Mito do Pioneiro Outro mal entendido é que qualquer pessoa que esteja à

frente (pioneirismo) de uma multidão é um líder. Mas, ser o primeiro não quer dizer o mesmo de liderar. Para ser um líder a pessoa não precisa somente estar à frente, mas também deve ter pessoas com intenção de estar com ele, seguindo sua liderança e atuando na sua visão.

Page 9: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• 5) O Mito da Posição Agora o nosso último mal entendido da liderança é

pensar que liderança é um cargo, assim como um Ministro de Louvor, pregador etc. Stanley Huffty diz: Não é o cargo que faz o líder, mas o líder faz o cargo.

Page 10: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Técnicas de um bom líder1) Comunicar: Informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de se conseguir o objetivo.2) Delegar: Acionar os recursos dos seus liderados (“dons”) na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a três, e não dois. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.3) Inovar: Aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede também quanto à doutrina bíblica.

Page 11: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• 4) Motivar: Incentivar novas lideranças. Elogiar se estiver bom, estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final, sempre visando a excelência. Ser exemplo de conduta.5) Planejar: Ter uma visão em longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos

Page 12: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Se você tivesse 03 anos para evangelizar o mundo, tendo todos os recursos financeiros e tecnológicos qual método você usaria?

• Filipenses 2:6

Page 13: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Melhor exemplo de liderança O Exemplo de JesusSeu objetivo: Salvar os homens do pecado, do mal e da morte.Comunicou: Sua mensagem de amor e de nova vida, na linguagem do povo da época. “parábolas”. Pregou em aramaico, idioma corrente da palestina.Delegou: A missão de espalhar a mensagem.

Page 14: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Inovou: Rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou num sábado.Motivou: Enviou o Seu Espírito Santo para que seus discípulos saíssem das casas – Esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas. Planejou: Deu ordens específicas (“amai-vos uns aos outros”) etc., e escolheu doze homens para liderança, treinando-os durante 03 anos.

Page 15: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Focos do Líder1) Pessoas: Alvo da liderança. Não se lidera coisas, lidera-se pessoas!

2) Objetivo: Sem objetivo o grupo se perde, o líder não sabe para onde liderar seu grupo.

Page 16: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Diaconato I Timóteo 3:8

"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e se, se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus" (1 Timóteo 3:8-10 e12,13).

Page 17: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

palavra "diácono" vem de uma palavra grega (diakonos) que é encontrada algumas 30 vezes no Novo Testamento. Palavras semelhantes são diakonia (ministério ou diaconato) e diakoneo (servir ou ministrar). "Diácono" quer dizer "atendente" ou "servente". A mesma palavra descreve escravos, empregados e obreiros voluntários. A ênfase não está na posição da pessoa, mas no servo em relação ao seu trabalho.

Page 18: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Ser Diácono é ser um facilitador, um obreiro que serve na igreja local, ajudando na administração e manutenção da mesma

1 Timóteo 3:1-13 e Filipenses 1:1 mostram que esses servos são distintos dos bispos ou presbíteros. Eles servem sob a supervisão e direção dos presbíteros, auxiliando em diversos aspectos do trabalho da igreja. Em Atos 6:1-7, achamos um exemplo de homens escolhidos para servir na igreja, neste caso sob a supervisão dos apóstolos.

Page 19: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• O que é ser um Diácono? Diácono é uma pessoa idônea, honesta e separada por Deus para servir na igreja local sob a supervisão dos presbíteros e bispos. O Diácono é um facilitador.

• Qual o papel do Diácono? São assistentes dos presbíteros e servos da igreja. Eles devem lidar com questões práticas que de outra forma atrapalhariam os presbíteros em sua obra de oração e pregação, tais como distribuição de ajuda. Eles não têm autoridade sobre os presbíteros.

Page 20: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Preparação para a liderança Diaconal•

1)Tempo - Para ser Diácono existe um tempo, o tempo de Deus. Normalmente ficamos ansiosos por vermos as promessas de Deus se cumprindo rapidamente, entretanto, precisamos dar a Deus o tempo necessário para que as coisas se cumpram. É importante que compreendamos que ele atua de forma coletiva, ou seja, a confirmação que você tem recebido será comunicada pelo Espírito Santo aos seus líderes; ex. Pastor, Líder dos diáconos e etc. É necessário saber entender o tempo de Deus porque é como um nascimento, ninguém adianta um parto, só em casos extremos. Você precisará esperar um pouco e continuar orando até que Deus fale ao coração das pessoas envolvidas na decisão. São nestes momentos que aprendemos a trabalhar como corpo de Cristo. Nosso Deus esta ensinando ao seu corpo como trabalhar em unidade e o tempo dos ultimatos já passaram (It’s my way or the higway). A chave é ser obediente a Deus, lembrando que Deus usa homens para tratar com a gente.

Page 21: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

2) Confiança – Ao fazer com que confiemos totalmente nEle, Deus, normalmente retira qualquer “escora” em que nos apoiamos. (Juízes 7:1-7 Gideão). Como líderes, é necessário da espaço a Deus precisam permitir esta mesma liberdade em suas vidas para que o Senhor seja poderoso. Isto pode significar fazer as coisas de uma maneira pela qual vocês nunca fizeram antes. Pode significar delegar aos outros, áreas área as quais, anteriormente, vocês já sentiram o dever de realizar. Seja o que for, esteja sensível àquilo que Deus esta fazendo e dêem-lhe a liberdade para que ele se mova da forma que quiser.

Page 22: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

3) Motivação – Algumas vezes, ao entrarmos para liderança, nossas motivações não são puramente da forma com que Deus desejava que fosse. A nossa motivação deve ser sempre glorificá-lo e encaminhar os outros para conhecê-Lo de uma forma mais profunda. Qualquer motivação que busca a autopromoção ou a glória pessoal será exposta a vocês pelo Espírito Santo. Algumas vezes, aquilo que pensamos ser a motivação correta não é, verdadeiramente, o que esta se movendo em nosso coração. Deus usará o período de preparação para purificar suas motivações e mostrar qualquer área cuja motivação seja incorreta. I Samuel 15. E em I Samuel 16:7 Deus revela a verdade que estava no coração dele.

Page 23: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Permita que o Senhor purifique qualquer área de motivação

que não seja para sua glória. Lembre-se que é pelo Espírito que os milagres acontecem. ”A glória é muito pesada para que a carreguemos e muito quente para que a retenhamos.” Independente de como a glória chegue até você como resultado do ministério, ofereça-a ao Senhor imediatamente e receba sua benção. Que sempre apontemos as pessoas para Jesus.

Page 24: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Serviço - Requisitos

1) É nascido de novo e “cheio do Espírito” e sensível ao Espírito Santo (II Coríntios 5:17- Efésios 5:18).2) Tem uma vida de oração consistente e intensa (I Ts 5:17)3) Tem amor pela família e pela restauração do quebrantado de coração (Facilitador) ( I Timóteo 5:8).4) Busca e mantém um relacionamento vivo com Deus.5) Busca e mantém um período de ministração e oração com a família.6) É fiel ao ministério que lhe foi designado. (I Tm 3:8) (II Tm 2:2 – I Tm 1:12 e Fp 2:22).7) Não é escravo da ambição – “Nada façais por partidarismo ou vanglória...” Fp 2:3.8) Não é neófito (Recém convertido) I tm 3:6.

Page 25: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

9) Que seja casado e que tenha um casamento saudável, e que a esposa esteja de acordo quanto ao ministério. (I Tm 3:3-8 Ef 5:21-28).10) É ensinavel, não é defensível. 11) Ter um coração tratado e corrigido.12) Esvaziar totalmente, ser submisso.13) Honrar e respeitar todas as autoridades. (I Pedro 2:21-23) Seguindo o exemplo de Jesus.14) Servir um ao outro em amor.15) Usar de sua autoridade sempre com poder, amor, mansidão,disciplina e sabedoria.16) Ter um coração acolhedor e demonstrar aceitação.17) Praticar a ação de ouvir, contato visual, paciência para explicar, entender e esclarecer.

Page 26: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

18) Livre de compulsões como fumo, drogas, álcool,

imoralidade sexual.19) Fiel em sua freqüência na igreja local e de bom relacionamento com seus líderes e demais membros da igreja local.20) É favoravelmente recomendado pela liderança da igreja local para exercer posição de liderança.

Page 27: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Autoridade •

Considerando que nossa atitude com relação à nossa submissão ao Senhorío de Cristo, nós deveríamos ser mais conscientes e aplicados na igreja e aos nossos líderes espirituais, que tem sido separados por Deus. A Bíblia diz: “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” (Hebreus 13:17)

• Muito mais importante do que autoridades secular, os cristãos devem ser cooperativos com os líderes espirituais, que “Velam por suas almas”. Um ponto muito importante revelada nesta passagem aos Hebreus é que todos os cristão deveriam estar debaixo da autoridade de um líder espiritual. Isto também significa que todo crente deve ser parte de uma igreja local.

Page 28: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Para começar, Deus coloca um alto valor no quesito autoridade porque foi Ele quem criou. A Bíblia diz que toda autoridade provém e se origina em Deus. Deus é a fonte absoluta de toda autoridade no universo, e tem delegado seus princípios de autoridade para toda humanidade para manter a ordem no mundo.

• (Rom. 13:1-2).

Page 29: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Rebelião Desrespeita toda Autoridade

Da mesma forma que autoridade is relacionada com outra autoridade, rebelião também se correlaciona. Rebelião é a falta de disposição de se submeter a qualquer tipo de autoridade, são atitudes indiscriminadas contra a autoridade.

“Nossa atitude com relação a Cristo, esta diretamente associada com nossa atitude em relação às outras autoridades.”

Jesus não pode ser totalmente “Senhor” na vida de uma pessoa que trama rebelião. O apóstolo Paulo nos diz que quem resiste à autoridade resiste a Deus (Rom. 13:2).

Page 30: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Assim como Deus é a fonte de toda autoridade, o diabo é a fonte de toda rebelião. Nós conhecemos a história de que o diabo (Lúcifer), um arcanjo, e foi expulso do céu porque se levantou contra Deus (Isaias 14:12-15). Rebelião é na essência a atitude do diabo. (Ef. 2:2), e se permitirmos nos infectará e nos dominará e nos levantaremos contra Deus e sua palavra.

• O profeta Samuel disse,: (1Sam 15:23) “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.” O apóstolo Pedro diz que os que são corruptos ”Rejeitam autoridade” (2 Pedro. 2:10), e no livro de Provérbios diz; “O homem mal busca apenas por rebelião” (Prov.17:11)KJV

Page 31: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Prestação contas – Algo Essencial

• Não há como estar debaixo da autoridade espiritual da igreja local se não estamos debaixo da autoridade de Jesus.(Heb 10:25) Como podemos prestar contas ao nosso líder espiritual se não estamos ligados à comunhão da Igreja Local. Para se ter um crescimento espiritual sólido é necessário que estejamos ligados a um ministério. ”Uma brasa fora do braseiro se apaga.”

• Um dos motivos alguns Cristãos pulam de uma igreja a outra, ou até se esquiva de estar comprometido com um ministério é que mesmo inconscientemente eles resistem à autoridade.

Page 32: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

Cada Cristão tem o Espírito Santo vivendo dentro dele para o guiar (I João 2:27), Mas isto não os isenta de estarem debaixo de uma liderança espiritual.(Heb.13:7,17). Ele é o cabeça (Ef. 5:23), e comissionou a igreja para o representar e representar sua autoridade no mundo. (2 Cor. 5:20, Matt. 18:17-20, John 14:12). Ele ordenou Diáconos, Presbiteros, e Pastores para supervisionar e administrar os interesses de sua igreja (Atos 14:23, 1 Tim. 3:10-13), e ministérios adicionais para ensinar, treinar, e equipar espiritualmente para o serviço. (Ef. 4:11-16). Ministros são também sujeitos à autoridade administrativa, que podem dar conselhos, orientações, pode reprovar e até disciplinar quando necessário. (Atos 21:18-24).

Page 33: Curso de liderança Igreja Urbana

Aperfeiçoamento Diaconal 2010

• Conclusão

• 1) Quando uma ordem é dada execute - a, procure entender o processo depois. 2) Nunca verbalize suas frustrações com o membros da equipe.3) Não confunda suas boas idéias com obrigatoriedade de cumprimento.4) Se você não aprender a se submeter à autoridade, provavelmente você não terá oportunidades de estar à frente como líder.5) Se você não consegue seguir ordens, ou discorda de tudo é hora de sair da equipe.