curso compacto de caligrafia2

15
ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO REGIONAL EDUCACIONAL IV ESCOLA MUNICIPAL SÔNIA MARIA DA SILVA BARBOSA PROFESSOR: MANOEL RODRIGUES MARREIROS NETO Curso Compacto de Caligrafia Objetivo Geral do Curso: Proporcionar aos alunos que apresentam dificuldade motora e caligráfica, a oportunidade de treinarem a sua caligrafia. Objetivo Específico do Curso: Conhecer os princípios básicos para uma letra manuscrita agradável para a leitura e de acordo com os padrões técnicos vigentes. Roteiro do Curso: 1. Por que fazer este estudo? 2. Fatores que influenciam uma caligrafia 3. Conhecendo as partes de uma letra 4. Conhecendo a Grafologia 5. Mãos à obra: Treinamento básico (com linhas limitadoras) a. Exercícios motores b. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto maiúsculo c. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto minúsculo d. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Copiando textos. 6. Bibliografia: INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. Apostila do Curso de Caligrafia. Edição:? Editora: ?. Ano: 199?.

Upload: manoel-rm-neto

Post on 24-Jun-2015

1.519 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Curso Compacto de Caligrafia2

ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED DIVISÃO REGIONAL EDUCACIONAL IV

EESSCCOOLLAA MMUUNNIICCIIPPAALL SSÔÔNNIIAA MMAARRIIAA DDAA SSIILLVVAA BBAARRBBOOSSAA

PPRROOFFEESSSSOORR:: MMAANNOOEELL RROODDRRIIGGUUEESS MMAARRRREEIIRROOSS NNEETTOO

Curso Compacto de Caligrafia

Objetivo Geral do Curso: Proporcionar aos alunos que apresentam dificuldade motora e caligráfica, a oportunidade de treinarem a sua caligrafia. Objetivo Específico do Curso: Conhecer os princípios básicos para uma letra manuscrita agradável para a leitura e de acordo com os padrões técnicos vigentes.

Roteiro do Curso:

1. Por que fazer este estudo? 2. Fatores que influenciam uma caligrafia 3. Conhecendo as partes de uma letra 4. Conhecendo a Grafologia 5. Mãos à obra: Treinamento básico (com linhas limitadoras)

a. Exercícios motores b. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto maiúsculo c. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto minúsculo d. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Copiando textos.

6. Bibliografia:

INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. Apostila do Curso de Caligrafia. Edição:?

Editora: ?. Ano: 199?.

Page 2: Curso Compacto de Caligrafia2

Por que fazer este estudo?

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil utilizarmos computadores e impressoras para produzirmos textos. Mas, mesmo diante de tanta facilidade, o mundo comercial e social ainda cobra das pessoas uma boa caligrafia na hora de receber bilhetes, cartas ou quaisquer tipos de escrita que se necessite fazer com o uso da tradicional caneta. É aí que mora o grande desafio dos estudantes de hoje: manterem uma boa caligrafia para que, quando necessário, possam escrever textos agradáveis de serem lidos. E você sabe quem deve ter essa preocupação? Só você, caro estudante. Lá fora as pessoas não vão querer saber se você está numa faculdade ou se ainda não terminou o ensino fundamental. Elas querem saber é se a sua letra é “bonita” ou “boa de se ler”. Conheçi colegas na faculdade que, apesar de serem muito inteligentes, por várias vezes tiraram notas baixas nos trabalhos escritos a mão pelo simples fato de o avaliador não aguentar (ou não conseguir) ler o seu trabalho, dando ao mesmo notas que poderiam ter sido maiores. Hoje, até mesmo os médicos – famosos pela péssima caligrafia – já começam a dar importância para isso. Portanto, se você quer que sua letra seja melhor do que é hoje, peço que leia atentamente esse pequeno material que produzi para você. Esse curso é a minha humilde contribuição. O resto dependerá da sua vontade e disciplina para fazer os exercícios e praticar.

Bom Curso.

7. Fatores que influenciam uma caligrafia Muitos são os fatores que influenciam uma letra, deixando-a “bonita” ou “não bonita”. Mas como o curso tem o objetivo de ser curto e direto, vamos estudar aqueles fatores que realmente fazem a diferença na hora de escrevermos, não importando o tipo de letra que usemos. São eles: I Clareza: A letra deve ser distribuída de uma mesma forma, para que se possa entender.

Incorreto Correto

II Proporção: A relação de tamanho (altura e largura) entre maiúsculas e minúsculas deve ser coerente; lógica.

Incorreto Correto

Note que a primeira escrita está toda

“embolada” e isso prejudica o

entendimento do que foi escrito. Já na

segunda escrita, isso não acontece.

Note que a primeira escrita com

maiúsculas e minúsculas do mesmo

tamanho. Isso prejudica o entendimento

de “quem é quem” nessa escrita.

Page 3: Curso Compacto de Caligrafia2

III Armonia: A posição das letras deve ser de um mesmo tipo, para que se possa perceber a ligação entre elas, de forma agradável aos olhos.

Incorreto Correto

IV Limpeza: Toda escrita deve ser livre de manchas e borrados. Isso empobrece o texto e dá a impressão de que o mesmo é fruto de uma pessoa desleixada.

Incorreto Correto

V Elegância: Mantenha um mesmo tipo de letra e aprenda todas elas para não ter que misturar, por exemplo, letras cursivas com as de imprensa. Isso deixa o texto deselegante e causa uma má impressão sobre a pessoa que o escreveu.

Incorreto Correto

8. Conhecendo as partes de uma letra Se olharmos para uma letra cursiva de perto, poderemos identificar partes fixas que independem do tipo de letra. São elas:

9. Conhecendo Grafologia

Já sabemos que a escrita é um meio de comunicação por sinais preestabelecidos. O que poucos sabem é que os textos manuscritos (escritos a mão) possuem uma forma pessoal, possuem ESTILO PRÓPRIO, de quem escreve,dando-nos a chance de conhecer a pessoa pela sua letra. A ciência que estuda isso é chamada de grafologia.

Note que as letras da primeira

escrita estão inclinadas para lados

diferentes. Isso torna o texto não

armônico e desagradável aos olhos de

quem lêem.

Note que na primeira escrita as

letras “m” e “z” estão borradas.

Deixando isso no texto, você dá a

entender duas coisas: que errou ao

escrever e que não passou o texto a

limpo.

Note que na primeira escrita possue

letras manuscritas misturadas com

letras de imprensa (ou de forma).

Isso deixa o texto feio e dá a

entender que a pessoa não sabe como

escrever as letras manuscritas.

A) Porção superior: É ocupada pelas hastes (barra do “t”), acentos, porção superior das letras maiúsculas, pontos (pingo do “i” e do “j” minúsculos). B) Porção média: Ocupada pelas letras minúsculas, sem hastes. C) Porção inferior: Ocupada por laços inferiores de algumas letras como “j”, “g” e outras. Esta parte tem que se limitar à próxima linha, quando escrita no caderno.

A B C

Início Final

Laço inferior

Page 4: Curso Compacto de Caligrafia2

Essa ciência nasceu por volta de 1792, na Europa, quando um escritor desconhecido publicou que é possível, pela caligrafia individual, saber traços da personalidade e até conhecer a construção do corpo do dono da letra. Isso despertou o interesse de muitos estudiosos, de modo que essa ciência foi notoriamente ganhando adeptos no início do século XX, e em 1930, Max Pulver foi considerado um dos mestres da grafologia, pela lógica de suas obras.

Hoje essa ciência só é ensina nas universidades européias e também nos cursos de alguns departamentos de investigação do serviço de segurança dos Estados Unidos.Infelizmente parece que não temos conhecimento acadêmico sobre esse assunto, produzido aqui no Brasil.

Os principais aspectos que se pode observar em um indivíduo, através da sua letra são: aptidões, caráter, traços de personalidade, tendências emocionais e profissionais. Isso faz com que muitos departamentos de recursos humanos das grandes empresas, peçam para que os candidatos a emprego escrevam cartas ou até mesmo seus currículos a mão, para que se busque analisar se o candidato é quem a empresa está procurando para a vaga.

Como o nosso curso não dispõe da intenção de entrar mais a fundo neste assunto, concluirei este tópico deixando para o leitor, o estudo de dois esquemas de análise psicológica da direção da letra de um indivíduo.

Agora vamos começar a parte prática do curso. Mas lembre-se: a caligrafia é algo muito pessoal. O que você treinará nas próximas páginas são apenas alguns modelos de letras cursivas para que você comece a desenvolver a sua caligrafia. Em algumas letras você perceberá mais de um modelo. Fizemos isso para que você treine e descubra qual é a que você mais gosta de escrever.

A partir de agora só dependerá do seu treino e esforço. Peça ajuda ao seu professor se sentir alguma dificuldade.

Tenha ótimos estudos!

Page 5: Curso Compacto de Caligrafia2

10. Mãos à obra: Treinamento básico (com linhas limitadoras) a. Exercícios motores

01

05

10

15

20

25

28

Page 6: Curso Compacto de Caligrafia2

a. Exercícios motores (continuação)

01

05

10

15

20

25

28

Page 7: Curso Compacto de Caligrafia2

b. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto maiúsculo

01

05

10

15

20

25

30

32

A - A - A- A- A- A- A- A- A- A- A

B - B - B - B - B - B - B - B - B - B

C - C - C - C - C - C - C - C - C - C C

D - D - D - D - D - D - D - D - D - D

E - E - E - E - E - E - E - E - E - E

F - F - F - F - F - F - F - F - F -F

G - G - G - G - G - G - G -G -G-G

Page 8: Curso Compacto de Caligrafia2

33

37

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

41

46

51

56

61

32

H - H - H - H - H - H -H -H -H-H -H

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

J -J -J -J - J - J-J-J -J - J -J-J

M-M-M-M-M- M-M-M -M - M -M-M

N-N-N-N-N- N-N-N-N -N - N -N-N

O-O-O-O-O- O-O-O-O-O -O - O -O-O

P-P-P-P-P-P-P-P -P -P-P-P-P-P

K - K - K - K - K -K-K-K -K - K -K-K

L - L - L - L - L -L-L-L -L -L -L-L

Page 9: Curso Compacto de Caligrafia2

65

69

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

73

78

83

86

89

92

94

Q-Q-Q-Q-Q-Q-Q-Q -Q -Q-Q- Q - Q -Q

R-R-R-R-R-R -R -R-R - R-R-R-R

S-S-S-S -S -S - S-S-S-S-S-S-S-S-S

T-T-T-T -T -T - T-T-T-T-T-T-T-T-T-T

U-U-U-U -U -U -U-U-U-U-U-U-U-U

V-V-V-V -V -V -V-V-V-V-V-V-V-V

X-X-X-X -X -X -X-X-X-X-X-X-X-X

Y-Y-Y-Y -Y -Y -Y-Y-Y-Y-Y-Y-Y-Y-Y Z-Z-Z-Z -Z -Z -Z-Z-Z-Z-Z-Z-Z-Z-Z

W-W-W-W -W -W -W-W-W-W-W-W

Page 10: Curso Compacto de Caligrafia2

c. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Praticando o alfabeto minúsculo

d - d - d - d - d - d - d - d - d - d

01

05

10

15

20

25

30

32

a - a - a- a- a- a- a- a- a- a- a- a

b - b - b - b - b - b - b - b - b - b- b

c - c - c - c - c - c - c - c - c - c- c

e - e - e - e - e - e - e- e- e - e - e - e

f - f - f - f - f - f - f- f- f - f - f -f

g - g - g - g - g - g - g - g -g -g-g-g

Page 11: Curso Compacto de Caligrafia2

33

37

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

41

46

51

56

61

32

h - h - h - h - h - h -h-h-h -h -h-h -h

i - i - i - i - i - i-i-i-i-i -i - i -i-i-i

k - k - k - k - k -k-k-k -k - k -k-k

m-m-m-m-m- m-m-m -m - m -m-m-m-m

n-n-n-n-n- n-n-n-n -n - n -n-n-n-n-n-n

o-o-o-o-o- o-o-o-o-o -o - o -o-o-o-o-o-o

p- p- p- p- p- p- p-p-p-p -p -p-p-p-p-p

j - j - j - j - j - j-j-j-j-j -j - j -j-j-j

l - l - l - l - l -l-l-l -l - l -l-l -l-l-l

q- q- q- q- q- q- q-q-q-q -q -q-q-q-q-q

Page 12: Curso Compacto de Caligrafia2

33

37

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

41

46

51

56

61

32

r - r - r - r - r - r -r-r-r -r -r-r -r

s - s - s - s - s - s-s-s-s-s -s -s -s-s -s

u - u - u - u - u -u-u-u -u - u -u-u

w-w-w-w-w- w-w-w -w - w -w-w-w-w-w

x-x-x-x-x- x-x-x-x -x - x -x-x-x-x-x-x

y-y-y-y-y- y-y-y-y-y -y - y -y-y-y-y-y-y

z- z- z- z- z- z- z- z-z-z-z-z-z-z-z-z-z

t - t - t - t - t - t- t- t- t- t- t -t -t -t -t

v - v - v - v - v -v-v-v -v - v -v-v -v-v-v

Page 13: Curso Compacto de Caligrafia2

d. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Copiando textos.

01

05

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

10

15

20

25

303

2

Page 14: Curso Compacto de Caligrafia2

d. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Copiando textos.

01

05

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

10

15

20

25

303

2

Page 15: Curso Compacto de Caligrafia2

d. Exercitando a caligrafia cursiva primária: Copiando textos.

01

05

I - I - I - I - I - I-I-I -I - I -I-I-I

10

15

20

25

303

2