cultura portuguesa

3
Estou convencido que os portugueses, vão uma vez mais mostrar o seu empenho, a sua capacidade empreendedora e lutar para que dentro breve, possamos encontrar os caminhos do progresso! Cultura A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um ecléctico legado cultural e arqueológico visível em todo o território português. As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitectura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades culturais do país. Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. As viagens dos descobridores portugueses abriram caminho às inspirações orientais e à revelação do ouro e pedras preciosas vindas do Brasil, que alimentaram a chama barroca na arquitectura e na decoração. Portugal possui uma enorme herança cultural – venha descobri-la! Todas as regiões de Portugal possuem danças e cantares tradicionais próprios, cujas origens se perdem muitas vezes no tempo. Os melhores exemplos de danças regionais são o vira, a chula, o corridinho, a tirana e o fandango, em que homens e mulheres executam uma animada coreografia ao som do bater de palmas, guitarras e acordeões. Muitas destas danças reflectem as tradições de namoro e galanteio de cada região e são executadas com grande alegria e exuberância. Durante a demonstração de danças regionais, os participantes exibem coloridos trajos locais que reflectem quer vestuário do campo ou trajos festivos. Costumes Portugal é um país muito rico em costumes e tradições, e a sua descoberta irá oferecer-lhe umas férias mais autênticas. Para o ajudar a conhecer o “verdadeiro” Portugal, a Strawberry World® apresenta-lhe as seguintes sugestões. Gastronomia

Upload: joana-fernandes

Post on 24-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré­histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um ecléctico legado cultural e arqueológico visível em todo o território português. Gastronomia Cultura Artes

TRANSCRIPT

Page 1: cultura portuguesa

Estou convencido que os portugueses, vão uma vez mais mostrar o seu empenho, a sua capacidade empreendedora e lutar para que dentro breve, possamos encontrar os caminhos do progresso!

Cultura

A cultura portuguesa assenta num passado que remonta à época pré-histórica e foi fortemente influenciada por uma diversidade de povos e costumes ao longo dos anos. As eras das invasões romanas e árabes, bem como as sociedades que as precederam, deixaram os seus vestígios e um ecléctico legado cultural e arqueológico visível em todo o território português.

As pinturas rupestres da Gruta do Escoural, a cidade romana de Conímbriga, o Templo de Diana em Évora e a arquitectura com traços árabes nas cidades de Olhão e Tavira são apenas alguns exemplos das extraordinárias preciosidades culturais do país.

Ao longo de séculos, as artes em Portugal sofreram influências externas, incluindo flamengas, francesas e italianas. As viagens dos descobridores portugueses abriram caminho às inspirações orientais e à revelação do ouro e pedras preciosas vindas do Brasil, que alimentaram a chama barroca na arquitectura e na decoração. Portugal possui uma enorme herança cultural – venha descobri-la!

Todas as regiões de Portugal possuem danças e cantares tradicionais próprios, cujas origens se perdem muitas vezes no tempo.

Os melhores exemplos de danças regionais são o vira, a chula, o corridinho, a tirana e o fandango, em que homens e mulheres executam uma animada coreografia ao som do bater de palmas, guitarras e acordeões. Muitas destas danças reflectem as tradições de namoro e galanteio de cada região e são executadas com grande alegria e exuberância.

Durante a demonstração de danças regionais, os participantes exibem coloridos trajos locais que reflectem quer vestuário do campo ou trajos festivos.CostumesPortugal é um país muito rico em costumes e tradições, e a sua descoberta irá oferecer-lhe umas férias mais autênticas. Para o ajudar a conhecer o “verdadeiro” Portugal, a Strawberry World® apresenta-lhe as seguintes sugestões.

Gastronomia

Todos os países têm tradições muito próprias, especialmente no que toca à culinária! A gastronomia portuguesa é soberba e irá proporcionar-lhe momentos deliciosos. Entre as principais especialidades contam-se os pastéis de nata, os queijos regionais, o bacalhau, numerosos pratos de carne, peixe ou marisco, bem como excelentes vinhos. Para mais informações sobre a fantástica gastronomia portuguesa, clique aqui.

Artes

Portugal possui uma vida artística muito florescente, da literatura à arquitectura e do teatro à dança. Quer as suas preferências estejam voltadas para a música, a animação nocturna, os museus ou as exposições, irá encontrar numerosos locais para visitar, especialmente na capital, Lisboa. Não deixe de consultar a Agenda Cultural de Lisboa para obter informações pormenorizadas sobre os eventos em curso.

Festas populares

Page 2: cultura portuguesa

As romarias são festas religiosas que se realizam em honra de santos em muitas localidades portuguesas. Se passar por uma região onde esteja a decorrer uma destas festividades, não perca pois vale a pena! Poderá observar a procissão solene, os trajos e as figuras religiosas antes de participar na festa que se segue!

Trajos regionais

O vestuário tradicional do Alentejo, como o barrete verde e vermelho dos campinos ou a samarra, continua a ser usado em muitas ocasiões.

Os trajos regionais do Norte, sobretudo no Minho, também podem ser vistos durante os casamentos e outras ocasiões festivas. As mulheres vestem trajos muito ricos e coloridos, com tons dominantes de vermelho, branco ou preto, e usam longos colares de ouro ao peito, cobrindo a cabeça com um lenço.

Em Trás-os-Montes e Alto Douro, os pastores vestiam outrora capas de colmo (croças) para se protegerem da chuva. Hoje, o uso de vestuário negro de luto continua a ser comum, sobretudo nas povoações do interior do país.

O trajo típico da Madeira continua a ser usado pelas floristas e nos mercados locais.