cultura, extensão e ensino gestão · pdf filede gás carbônico no...

34
GESTÃO 2016 Cultura, Extensão e Ensino

Upload: phamdat

Post on 22-Mar-2018

216 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

GESTÃO 2016

Cultura, Extensão e Ensino

1

RELATÓRIO DE GESTÃO – 2016

FUNDAÇÃO FACEV

2

3

APRESENTAÇÃO

A FACEV - Fundação Artística, Cultural e de Educação para aCidadania de Viçosa, com personalidade jurídica de direito privado,não possui fins lucrativos, instituída aos vinte e sete dias do mês defevereiro do ano de 1998, revitalizada em 2013, com sede e foro naComarca de Viçosa, MG. Tem a finalidade de estimular e apoiar a gestãodos recursos gerados pelos setores e departamentos da UFV,especialmente na área das Artes, Cultura e Extensão. Serve de apoiona gestão administrativa das três Livrarias e Café Cultura da EditoraUFV, bem como do Hotel, Cursos e demais atividades do Centro deEnsino de Extensão – CEE, sob regulamento próprio do convêniofirmado entre a Epamig, Emater e a UFV.

Está devidamente credenciada como Fundação de Apoio à UFV,tendo o comando superior e o controle finalístico do Conselho Curador,formado pela Reitoria, Pró-Reitores e Secretaria de Cultura do Municípiode Viçosa.

NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão - Apoiar a UFV, facilitando a gestão operacional, financeira etécnica, em projetos nas áreas da extensão, cultura, artes e educação.

Visão - Ser uma fundação de reconhecida excelência na gestãosustentável de projetos, com ênfase nas áreas educacional, artísticae cultural.

Valores - Integridade, Comprometimento, Valorização Humana,Superação de Resultados, Melhoria Contínua, Agilidade, Inovação eSustentabilidade.

MEMÓRIA

1 – Em 09-03-1998 por Escritura Pública foi constituída a FACEV,pela iniciativa do Reitor Professor Luiz Sérgio Saraiva, tendo a doaçãopara o capital inicial de R$ 5.000,00 dos amigos da Facev: JoséHenrique de Oliveira, Getúlio Jorge da Silva, Carlos Roberto Ramos,

4

Carlos Magno Fernandes, Walmer Faroni, José Levy de Oliveira, CarlosRoberto de Carvalho, Acyr Alves Fonseca e José Mansur Nacif.

2 – Em 11-03-1998 foi registrado em cartório o Estatuto Social comconhecimento e autorização do Ministério Público, seguindo com oCredenciamento legal junto ao MEC para servir de fundação de apoio àUFV, atendendo à Lei 8958/94.

4 – Em 30-11-2015 foi atualizado o Estatuto para revitalização dagestão introduzindo as recomendações do MP com aprovação finalda Promotoria pela Portaria 05/2015 e para o recredenciamento juntoao MEC conforme a Lei 8958/94, mantendo o controle finalístico pelaUFV através do Conselho Curador, criando o Conselho deAdministração para dirigir com a Diretoria Executiva, tendo o apoio doConselho Fiscal.

6 – Em 2016 a Facev, já devidamente revitalizada e reestruturadacom nova governança obteve a aprovação do seu Regimento Interno,bem como o recredenciamento como fundação de apoio da UFV juntoao MEC e MCTIC, iniciando um novo ciclo operacional com aintegração dos sistemas de controle interno ao contábil (RM- Totvs) eonline na website para gestão dos projetos (Cientec- Conveniar),visando facilitar e agilizar com segurança o devido apoio aodesenvolvimento da UFV.

7 – Participaram desta história dirigindo a Facev, como Presidente:

Presidentes:

1 - Luiz Sérgio Saraiva - 1998 a 2000

2 - Paulo César Stringheta - 2001 a 2004

3 - Luciano Baião Vieira - 2005

4 - Geraldo Antônio de Andrade Araújo - 2006 e 2007

5 - Gumercindo Souza Lima - 2008 a 2014

6 - Luciana Bosco e Silva - 2015

DAS ATIVIDADES

Neste último ano foram grandes as mudanças na FACEV, comtreinamentos e capacitação do pessoal, bem como a integração dossistemas de controles internos e on-line da movimentação de projetona web-site. Foi realizada a reestruturação da sede, que passou afuncionar na casa 03 da Vila Gianetti, no Campus da UFV. A partir

5

dessa reestruturação foi possível o avanço em trabalhos de apoio aprojetos culturais, artísticos e educacionais. Por meio de umalocalização estratégica, na entrada do campus, a interação da FACEVcom a comunidade viçosense e regional tornou-se mais eficaz.Resultado de um trabalho intenso junto aos órgãos de fomento foipossível o credenciamento da FACEV junto ao Ministério da Educaçãoe da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Houve tambémo cadastro no Siconv, o que irá permitir a FACEV receber recursos deprojetos federais e regularização do cadastro CAGEC para receberrecursos de projetos do Governo de Minas Gerais. Parte importantedesse progresso foi alcançado por meio da aprovação do RegimentoInterno pelo Conselho de Administração, atendendo exigências doEstatuto, com clara identificação das características organizacionaispor uma governança corporativa e colegiada, num contextualizadoorganograma funcional da Fundação, com livre acesso na websitefacev.org.br.

A Facev participou com dois dos seus gestores no 34º CONFIES(Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de EnsinoSuperior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) 2016, realizado emBelo Horizonte – MG, nos dias 22 a 24 de novembro. A programaçãotrouxe como tema principal o excesso de burocracia e os impedimentosà ampliação do apoio fundacional às IFES no Brasil.

Elaboração da nova website apresentando sua história, serviçose soluções, além das várias ferramentas que auxiliam oscoordenadores, agilizando todo o processo de acompanhamento dosseus projetos e convênios.

Estruturação do Regimento Interno do CEE – Centro de Ensinode Extensão, atendendo ao convênio da UFV com a Epamig e Emater,criando o Comitê Gestor do CEE para o Hotel, Eventos e Cursos,visando o desenvolvimento e a capacidade como um centro deconvenções para ensino e extensão na UFV.

Elaboração do Plano de Contas da Fundação e adoção doSistema TOTVS para integração de dados contábeis, patrimoniais efiscais visando à segurança da controladoria e do acompanhamentoda sustentabil idade, devidamente integrado ao sistema“CONVENIAR”, para atender os Financiadores, Coordenadores,Conselhos (Curador, Administração e Fiscal) e o Ministério Público,velador das Fundações.

6

APOIO REALIZAÇÃO DE EVENTOS E CURSOS

87ª Semana do Fazendeiro17 a 23 de julho de 2016 Campus UFV

A Semana do Fazendeiro é o maior e mais tradicional evento deextensão da Universidade Federal de Viçosa. Atrai, anualmente,produtores rurais para o ambiente universitário, promovendo a trocade saberes e a articulação da extensão com a pesquisa e o ensino embenefício da sociedade.

Em 2016, em sua 87ª edição, a Semana do Fazendeiro teve comotema “Desenvolvimento em tempos de crise: participação, cooperaçãoe solidariedade”. Nessa edição o público foi de aproximadamente70.000 pessoas, incluindo inscritos em cursos no evento e o públicoem geral, que participaram de 226 cursos oferecidos, 60 clínicastecnológicas, um workshop, um dia de campo, I Torneio Leiteiro, leilõesde equinos e bovinos, estandes de expositores e das atividadesculturais – shows musicais, exposição de fotos, cinema, coral, dança,parquinho, contação de histórias, lançamento de livro, jogos e outrasatividades de entretenimento.

7

Trabalharam diretamente na organização e, ou realização do eventoprofessores, funcionários e estudantes monitores da UFV, quecompuseram a coordenação geral, a comissão organizadora e 21comissões, além dos ministrantes dos cursos e workshops e demembros, em número não computado, das equipes dos expositores.

Pensando nas duas principais economias da Zona da Mata mineira,nessa edição foi dada continuidade aos Circuitos do Café e do Leite,que abordaram temas atuais e práticos em sala de aula, no campo enos laboratórios da UFV, com o objetivo de capacitar e atualizar osparticipantes sobre todas as etapas da cafeicultura e da atividadeleiteira, da produção à comercialização, passando pelo controle dequalidade.

Com o objetivo de buscar a eficiência e excelência na produçãode leite foi realizado em parceria com a EMATER/MG, PDPL e LaticíniosPorto Alegre o I-Torneio Leiteiro, com a participação de produtorestrazendo para o Torneio 18 vacas. Resumindo, mais do que alcançargrandes produções, esperou-se com o torneio leiteiro que o produtorrural possua consciência da importância de proporcionar boascondições a seus animais e que seja possível transferi-las para a rotinade sua propriedade, absorvendo o entendimento necessário paramanejar vacas de produção expressiva, com boa longevidade e quelhe proporcionem um retorno econômico satisfatório.

Durante a 87ª Semana do Fazendeiro ocorreram a IV Semana daMulher Rural e a VIII Semana da Juventude Rural. Em parceria com a

8

EMATER/MG, durante três dias, 1.300 mulheres de 18 a 75 anos vieramem caravanas de várias cidades da Zona da Mata mineira para aSemana da Mulher Rural. As mulheres participaram de palestras sobregênero e políticas públicas, trocaram experiências e visitaram aUniversidade. A Semana da Juventude Rural reuniu 170 jovens de 49municípios para cursos e debates sobre temas como sexualidade edrogas, além de oficinas que foram da agroindústria ao artesanato. Oobjetivo foi desenvolver processos educativos permanentes e continuadosna formação do jovem, para estimular sua permanência no campo.

A Troca de Saberes é um conjunto de atividades que consiste naorganização dos participantes em grupos temáticos, proporcionando-lhes a oportunidade de apresentar, socializar e discutir suasexperiências cotidianas, conhecimentos tradicionais e práticas desucesso na pequena produção. A Troca de Saberes faz o casamentoentre o conhecimento técnico e o saber popular.

9

Há seis anos, a Semana do Fazendeiro implantou medidas deneutralização das emissões de carbono geradas pelo próprio evento.O projeto, coordenado pelo DEF/UFV, busca quantificar as emissõesde gás carbônico no evento e sensibilizar os produtores sobre essaquestão. As emissões são neutralizadas pelo plantio de árvores deespécies nativas em áreas em recuperação ambiental.

Durante a 87ª Semana do Fazendeiro, assim como nos demaisanos em que o Projeto Carbono Zero esteve presente, foi estruturadoum estande técnico institucional, no qual ocorre o atendimento aosvisitantes que possuem interesse em conhecer e trocar informaçõessobre as mudanças climáticas, bem como suas possíveis causas econsequências.

A 87ª Semana do Fazendeiro foi também a semana cultural maisimportante de Viçosa e região em 2016, com a realização de shows,apresentações artísticas, sessões de cinema, além da exposição deartesanato. Os participantes do evento vieram de todas as regiõesbrasileiras segundo a Figura 1, sendo que o maior número delesproveniente dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e EspíritoSanto. A Semana do Fazendeiro tem a participação do público dediversas faixas etárias conforme a Figura 2 a seguir.

10

Figura 1 - Participação (%) por estado na Semana do Fazendeiro de2008 a 2016.

Figura 2 - Participação (%) por faixa etária na Semana do Fazendeirode 2008 a 2016.

11

90 anos da UFV

Data: Maio 2016 - Local: Campus UFV - Público: 50

Seletiva Minas Gerais de Danças Urbanas para o FestivalInternacional de Hip Hop (Fih2)

Data: 16 de maio de 2016 - Local: E.A.C. Fernando Sabino e Multiuso- Público: 800

Concurso literário dos 90 anos da UFV

Data: junho de 2016 - Local: Campus UFV - Público: estudantes do6º ano das escolas da rede municipal, estadual e particular de Viçosa -Total: 1159

Cia. SESC de Dança – Espetáculo Clássicos

Data: 20 de agosto de 2016

Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 500

Concerto com Quarteto Cordas Libertas

Data: 26 de agosto de 2016

Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 700

Peça de Teatro Dona Flor e Seus Dois Maridos – Grupo Elos Quentes

Data: 21 de maio de 2016

Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 450

Peça de teatro A Farsa da Boa Preguiça – Cia Mutum de Teatro

Data: 03 de setembro de 2016Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 300Orquestra Ouro Preto Canta BeatlesData: 17 de abril de 2016Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 800Cantata de NatalData: 11 de dezembro de 2016Local: Edifício Arthur Bernardes - Público: 4.000Orquestra Opus apresenta Rock in Concert

Data: 30 de outubro de 2016

Local: E.A.C. Fernando Sabino - Público: 700

12

Apoio na realização dos cursos oferecidos à comunidade pelaOficina de Criatividade

Violão Clássico e Popular

Introdução à Guitarra

Introdução ao Piano

CAPACITAÇÃO SOBRE AUTISMO: Dos sinais de risco ao tratamento

19 a 21 de agosto de 2016

Local do evento: Auditório do Anexo do Centro de Ciências Biológicase da Saúde II

“DANÇA E AUTISMO: ESPAÇOS DE ENCONTRO”

Data: 7 de outubro

Local: Auditório Rio Nogueira (Sede do AGROS)

Av. Purdue, s/n - Campus UFV

APOIO NA GESTÃO DA EDITORA UFV

Atividades realizadas durante o ano de 2016

O Setor de Marketing desenvolveu em comum acordo com oComitê Gestor da Editora, durante o ano de 2016, algumas ações eestratégias, com a perspectiva de aumentar as vendas nas Livrariase, difundir a imagem da UFV no cenário editorial dentro e fora doBrasil.

A Editora UFV produziu, em 2016, 30 títulos, assim distribuídos:16 livros lançados, 2 reeditados e 12 reimpressos, totalizando 15.059exemplares. Comercializou 61.947exemplares e doou 2.800unidades, entre livros, cadernos didáticos e séries didáticas, paradiversas entidades, bem como participou de 20 eventos internos eexternos. Manteve ativos três projetos de responsabilidade socialaprovados pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura do GovernoFederal – PNLL: Socialivro; Roda Cultural; e DistribuindoConhecimento.

A seguir estão relacionadas algumas atividades e suas respectivasações e estratégias que consolidaram os resultados mencionados.

13

Matrícula dos calouros UFV/SISU

Durante o período das inscrições, funcionários da Editora UFVrecepcionaram os estudantes e seus familiares, dando-lhes boas-vindas. Na oportunidade divulgaram a Livraria, as publicações daEditora, bem como a 38ª Feira Promocional dos Livros.

Matéria para a Revista da Casa do Empresário de Viçosa

Elaboramos uma matéria sobre ações culturais, sociais, ambientaise institucionais da Editora UFV e Livraria Campus, que foi publicadana Revista da Casa do Empresário de Viçosa, ano 2, n.5 – jan/fev2016.

38ª Feira Promocional do Livro/ XV Feira do Livro na LivrariaCampus e Virtual.

Todo início de semestre, as Livrarias UFV Campus e On-line,realizam estas Feiras, que têm como objetivo facilitar o acesso dosestudantes ao livro, por meio de promoções, principalmente dos livrosda Editora UFV.

Eventos Internos

A Editora UFV realiza doação de suas obras, conforme normasde contrato de publicação, distribuição de materiais impressos,contendo informações sobre a Editora e seus livros em eventos. AEditora UFV participou dos seguintes eventos durante o ano de2016:

• VII Semana de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

• Fórum permanente: Economia Ambiental e Manejo Florestal.

• X Simcorte - X Simpósio de Produção de Gado de Corte E VI SimpósioInternacional Produção de Gado de Corte

• XXV Congresso Latino-americano de Produção Animal

• 87ª Semana do Fazendeiro

• Gado de Corte - Centreinar/UFV

• GenMelhor III Worksop de Genética e Melhoramento

• I Ciclo de Palestras do Tanatose – UFV

• I Cong. Acadêmico de Saúde Coletiva UFV

• I Reunião Mineira de Melhoramento de Plantas

14

• III Fórum Brasileiro de Áreas Degradadas

• II International Symposium On Microbiol

• Sorteio em Evento nos Estados Unidos EUA – Através do Prof. Borém

• SIAPAS e V Simcra - 07 a 10/06 UFV

• V Workshop Soja Sustentável

• VII Simpósio Internacional de Genética

• X Seminário da Agronomia (SAG 2016) – UFV

• XII SAEC UFV - Desenvolvimento do Espaço Urbano

• XVIII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da UFV / XVIII SAMEVUFV

• XXVI Encontro Regional de Estudantes de Biologia

• Sorteio em Evento -VIII SIMFOR - UFV- 10 e 11/10

• VIII SIMFOR - UFV- 10 e 11/10 - Simpósio Internacional sobre ProduçãoAnimal em Pastejo

• I Workshop de Química: Cromatografia

• Recepção de calouros do Curso de Engenharia de Produção

• Seminário do programa de pós-graduação em economia Título:Desafios e oportunidades da Energia Renovável no Brasil, em Minase na UFV

• “SE LIGA! 2016”

• III Semana Acadêmica de Medicina da UFV

• V Ciclo de Discussões sobre Segurança Alimentar e Nutricional

• Semana da Dança

• “Um Olhar sobre a Cidade”

• II SER Mulher: Mulheres e Participação Política

• WORKSHOP: O MERCADO DE CONSTRUÇÕES RURAIS EAMBIÊNCIA: CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS

• I Workshop de Transtornos Alimentares

• IX SASEC Semana Acadêmica de Secretariado Executivo

• XI INTERNEJ - Encontro Interno de Empresas Juniores de Viçosa

• I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva

• “Punho Cerrado - A História do Rei – Lançamento da Biografia

• BRCorte – UFV

15

Eventos Externos

A Editora UFV realiza esses eventos através da Livraria Móvel,que tem como objetivo difundir o conhecimento produzido na UFVe em outras instituições de pesquisa e ensino, por meio dos livros,comercializando as obras publicadas pela Editora UFV, por outraseditoras, bem como publicações independentes consignadas. AEditora UFV participou dos seguintes eventos durante o ano de2016:

• IV Jornada de Zoologia da UNIRIO

• IV Congresso Brasileiro de Recurso Genéticos - Caxambu

• Semana Integrada de Zootecnia - UEM

• 49º Congresso de Fitopatologia Maceió-AL

• Congresso Nacional de Olericultura – Recife-PE

• I Coloquio de Zoologia Cultural - UFRJ

• I Semana de Biotecnologia Aplicada à Agricultura e ao MeioAmbiente - UNISO

• II Encontro de Inovações em Olericultura-CATI-Campinas/SP

• Semana Integrada de Zootecnia - UEM

• Congresso Brasileiro de Botânica - Vitória - ES

• SIMCITAL - Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia deAlimentos do IFMT - 11 a 13 de setembro de 2016 - IFMT CampusCuiabá Bela Vista (Cuiabá, MT).

• VI Encontro de Ciência e Tecnologia de Mundo -31/08 e 1º à 03/09/2016 na UEMS

• Workshop Uso e Conservação do Cerrado - UNESP - Faculdade deEngenharia de Ilha

• III Feira do Livro do Colégio Nossa Senhora do Carmo

• A Livraria UFV vai até você – Praça Silviano Brandão-Viçosa

• Zootec 2016 - Santa Maria – RS

• Doutores das Águas – populações ribeirinhas da Amazônia/AM

• Bienais do Livro Nacionais e Internacionais através da ABEU

Eventos Sociais

Os projetos de responsabilidade social aprovados pelo PlanoNacional do Livro e da Leitura do Governo Federal – PNLL são:

16

Roda Cultural: Projeto que reúne crianças e jovens de escolas dacidade de Viçosa e região com autores de obras publicadas pela EditoraUFV. Na roda, a conversa é sobre os livros e a importância da leitura.Em seguida, os estudantes são convidados a conhecer todo o processode produção dos livros e visitam a Editora UFV, o parque gráfico daDivisão de Gráfica Universitária, da Universidade Federal de Viçosa etambém a Livraria UFV Campus. O objetivo da ação, que integra o Eixo2 (Projetos sociais de leitura) do PNLL, é despertar o interesse peloconhecimento e pela leitura, bem como incentivar os alunos a seremjovens escritores.

Socialivro: Este projeto, que integra o Eixo 1 (Conquista de novosespaços de leitura) do PNLL, tem por objetivo levar o mundo do livro eda leitura para instituições da cidade de Viçosa onde se constatacarência de livros: pediatria de hospitais públicos, creches municipaise asilos. Além do acesso, também são desenvolvidas ações deincentivo à leitura e eventos culturais, como conversa com autores,apresentações musicais e de vídeos.

Distribuindo Conhecimentos: O projeto, que faz parte do Eixo 1(Distribuição de livros gratuitos) do PNLL, consiste na distribuiçãogratuita de obras técnico-científicas, literárias e/ou infantis publicadaspela Editora UFV para bibliotecas públicas, especificamente a BibliotecaCentral da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Biblioteca Municipalde Viçosa, as bibliotecas dos campi de Rio Parnaíba e Florestal, daUFV, entre outras. Assim, o projeto Distribuindo Conhecimentoscontribui para o aumento e para a atualização do acervo das bibliotecas,facilitando o acesso da população ao conhecimento

Sarauzinho: O projeto Sarauzinho Literário tem como objetivoformar leitores, promovendo a leitura e a literatura de língua portuguesaentre crianças e jovens de 07 a 14 anos, período adequado para o princípioda formação literária. A proposta coaduna com atividades já desenvolvidasna Editora UFV, através dos projetos Roda Cultural e Socialivros.

A Editora UFV vem despertando o interesse pela leitura, peloconhecimento e incentivando os alunos a serem jovens escritores.Durante o ano de 2016, a Editora trabalhou com várias escolas ealunos, tendo realizado 890 doações de livros para atender osprojetos,atendido mais de 600 crianças e jovens e realizado 11Sarauzinhos. Recebemos várias visitas de alunos nas dependênciasda Editora UFV, Divisão gráfica e Livraria UFV Campus. A Editoratambém recebeu professores, pesquisadores e pessoas de outrasentidades que visitavam a UFV.

17

Lançamentos

Durante o ano de 2016 a Editora UFV realizou três cerimônias parade 17 novas obras:

• Análise Sensorial Descritiva, das editoras Valéria Paula RodriguesMinim e Rita de Cássia dos Santos Navarro da Silva;

• Cana-de-Açúcar: Do plantio à colheita, dos editores FernandoSantos e Aluízio Borém;

• Controle Biológico - Estudos, aplicações e métodos de criaçãode predadores asopíneos no Brasil, do editor Evaldo Martins Pires;

• Nutrição Mineral de Plantas – Anamnese e diagnóstico,de autoriade Paulo Cezar Rezende Fontes,

• Química Geral – Práticas fundamentais, do editor Efraim Lázaro Reis.

• Cacau:Do plantio à colheita, de Carlos Alberto Spaggiari Souza,Luiz Antônio dos Santos Dias - Marco Antônio Galeas Aguilar e AluízioBorém (Editores).

• Entendendo a Biotecnologia, de Aluízio Borém, Fabrício Santos eWelison Pereira.

• Laboratório de Habilidades na Saúde da Mulher, da Criança edo Adolescente – Pediatria, de BrunnellaAlcantara Chagas deFreitas e Elaine Travaglia Santos (Editoras).

• Laboratório de Habilidades na Saúde da Mulher, da Criança edo Adolescente – Ginecologia e Obstetrícia, de Elaine TravagliaSantos e BrunnellaAlcantara Chagas de Freitas (Editoras).

• Marcadores Moleculares, de Aluízio Borém e Eveline Caixeta(Editores).

• Pimentão: Do plantio à colheita, de Carlos Nick - Aluízio Borém (Editores).

• Melhoramento de Hortaliças, de Carlos Nick e Aluízio Borém(Editores).

• Cenoura – Do plantio à colheita, de Carlos Nick e Aluízio Borém(Editores).

• Método em Fitopatologia, de Acelino Couto Alfenas e ReginaldoGonçalves Mafia (Editores).

• Fenômica – Como a fenotipagem de próxima geração estárevolucionando o melhoramento de plantas, de Fritsche-Neto eBorém (Editores).

18

• Abordagem Dietética em Adultos e Idosos, de Maria Sônia LopesDuarte, HérciaStampini Duarte Martino, Roberta Ribeiro Silva,Rosangela da Silva e Mirella Lima Binoti (Autoras).

• Portfólio Reflexivo – Método de ensino, aprendizagem e avaliação,de Rosângela Minardi Mitre Cotta e Glauce Dias da Costa (Autoras).

Reunião Nacional da ABEU

Entre os dias 11 e 13 de maio, a Universidade Federal de Viçosa(UFV), por meio da Editora UFV, sediou a XXIX Reunião Anual daAssociação Brasileira de Editoras Universitárias – ABEU, que teve comotema “Construção de uma política editorial universitária no Brasil: embusca da unidade”. A reunião objetivou ampliar o conhecimento naárea editorial e fomentar a troca de experiências entre as associadas,no que se refere a desafios, soluções e perspectivas para o segmentoeditorial universitário, promovendo o intercâmbio de conhecimentosda vasta diversidade de editoras universitárias nacionais.

O evento foi um sucesso, tanto de público como de programação.Temas atuais e relevantes no cenário das editoras universitáriasbrasileiras foram discutidos. Durante o evento, aconteceu o ABEUTécnico, que ofereceu minicurso “Da produção, à sua publicação” aestudantes da UFV. Foram três dias bastante produtivos, uma vezque participaram do evento conferencistas do Brasil e do exterior, detodos os segmentos que envolvem o mercado e a política do livro:Câmara Brasileira do Livro – CBL, Associação Brasileira de DireitosReprográficos – ABDR, Asociación de EditorialesUniversitarias deAmérica Latina y el Caribe – EULAC, Ministério das Relações Exteriores– MRE e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia –IBICT. No cenário brasileiro de desafios políticos e econômicos, a XXIXReunião anual da ABEU corroborou a tese de que o associativismodesempenha função primordial, pois juntos somos mais fortes.

A Reunião contou com a participação de mais de 130 participantese 42 Editoras e Institutos.

Bienais e Feiras

Devido à sua associação com a ABEU e EULAC, a Editora UFVpode participar de várias bienais e feiras de livros, tanto no âmbitonacional como internacional. A seguir estão relacionadas as Bienais eFeiras, de que a Editora UFV participou no ano de 2016 por intermédioda ABEU.

19

• 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em Roma.

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em TelAviv.

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em Assunção.

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em Managua.

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em Maputo.

• Mostras de livros universitários nos Centros Culturais Brasileiros noexterior em Luanda.

Consignações

Com os objetivos de difundir o conhecimento produzido na UFV,suprir as necessidades e demandas de suas Livrarias e proporcionar asatisfação aos seus clientes, a Editora UFV adota o regime de consignaçãopara comercialização de suas obras e de outras editoras, bem como paraautores com produções independentes. Esse processo é consolidadoatravés do programa PIDL (Programa Interuniversitário de Distribuição deLivro), desenvolvido para os associados da ABEU. Dessa forma, a EditoraUFV comercializa, em forma de consignação, suas obras e de outraseditoras, levando o conhecimento produzido aqui na UFV para várias partesdo país através da Editoras Universitárias e dos associados à ABEU.

Política Editorial

Em consonância com a sua política editorial, a Editora UFV publicaobras de valor técnico, científico, artístico e literário, de acordo complanos e critérios definidos pelo seu Conselho Editorial, bem comoas distribui e comercializa. Além da publicação de obra traduzida,das coedições de livros, seja com outra editora universitária, sejaparticular, e da comercialização, em regime de consignação, de títulosde outras editoras, a Editora UFV ampliou suas linhas editoriais,objetivando inserir no mercado, novos autores.

Linha Editorial

Os livros serão apresentados preferencialmente nas formas desérie, quais sejam Série Coluni, Série Científica, Série Didática, Série

20

Soluções, Série Visão, Série do Plantio à Colheita, Série Athena e SérieClássicos. Obras avulsas não são estimuladas e serão avaliadas comocasos extraordinários pelo conselho. As obras devem serpreferencialmente da UFV e concorrer para o aprimoramento culturalda sociedade. A Editora UFV não publica teses e dissertações, porestas já constituírem publicação cujas exigências acadêmicas sãodiferentes daquelas que se impõem a livros. Gêneros literários, comoromances, contos, poemas, crônicas e literatura infantil, serãopublicados se contemplados em concurso promovido pela Editora UFV,cabendo ao Conselho Editorial analisar os casos excepcionais.

Série “Didática”

Para fazer parte desta Série, o livro, com um conteúdo mínimo de 50páginas, excluindo as referências, deve ter como primeiro autor um professorda UFV, ser adotado em uma ou mais disciplinas ministradas na instituiçãoe abranger 80% do seu conteúdo, mesmo que este seja referência paracursos de outras instituições. Por ser destinado, especialmente, ao públicoacadêmico, o livro da Série Didática tem seu preço de capa mais acessível.Em razão disso, a sua capa é padronizada e o miolo em papel offset,impresso em preto e branco (inclusive as ilustrações).

Série “Soluções”

Esta série tem por objetivo a popularização do conhecimento técnico-científico, disponibilizando à sociedade orientações práticas resultantesde trabalhos de pesquisa, a exemplo de como cuidar da saúde, criaranimais, plantar hortas, cultivar plantas e produzir textos. Direciona-se aum público mais amplo, por ser o conteúdo de interesse geral. Reúneobras que não mantêm, necessariamente, correspondência temáticaentre si. Constitui-se de livros com no mínimo 50 páginas, excluindo asreferências, no formato 12,5 cm x 21 cm, salvo casos especiais.

Série “Coluni”

Compõe-se de livros que trazem as provas de seleção do Colunida UFV resolvidas e comentadas pelas comissões que as elaboraram.Tem por objetivo dar aporte aos estudantes que disputam as vagas.

Série “Visão”

Esta série, composta por coletâneas, tem por objetivo expressar aopinião de pesquisadores da UFV sobre temas da atualidade e

21

relevância científica, tecnológica, econômica, política, social,humanística ou humanitária. Cada livro desta série abordarádeterminada temática, em que autores/especialistas expressarão suasopiniões, se possível não hegemônicas, sobre aquele tema específico.Quando necessário, as opiniões poderão ser embasadas em estudose pesquisas refletindo o conhecimento gerado na UFV. Trata-se,portanto, de artigo de opinião. Uma vez selecionado o tema eidentificado o articulista ou editor-chefe, esta pessoa será responsávelpor selecionar e convidar autores e acompanhar, com suporte técnicoda Editora UFV, todo o processo de redação dos textos e edição dolivro.

Série “Científica”

Esta série tem por objetivo expressar conhecimentos científicosaprofundados sobre determinada temática de relevância científica,tecnológica, econômica ou política. O livro será editado na forma decapítulos, redigidos por um ou mais autores, professores oupesquisadores de grande atuação naquela área de conhecimento. Oscapítulos deverão comportar informações e estudos que reflitamconhecimentos gerados na UFV, ou que sejam de interesse das linhasde pesquisa desenvolvidas na universidade.

Série “Athena”

Esta série tem por objetivo divulgar o conhecimento produzido nasáreas de humanas, letras e artes, por autores da UFV, ou autoresatuantes nas linhas de pesquisa de interesse da UFV. Serão publicadasobras de alto valor acadêmico, humanístico e/ou artístico, na formaclássica, ensaio ou coletânea. O livro será editado na forma de capítulos,redigidos por um ou mais autores. Os capítulos deverão comportarinformações e estudos que reflitam conhecimentos gerados na UFV,ou que sejam de interesse das linhas de pesquisa desenvolvidas nauniversidade.

Série “Clássicos”

Esta série tem como objetivo publicar obras de notória importânciatécnico-científica de autores clássicos nas diversas áreas deconhecimento e cuja obra não está acessível em língua portuguesa, ouporque nunca foram publicadas anteriormente no Brasil ou porque játem esgotadas as edições anteriores. Esta linha pretende projetar a

22

Editora UFV na arena das obras indispensáveis à formação acadêmicanos campos disciplinares específicos, contribuindo para a construçãodo conhecimento da história das ciências.

Série “Do plantio à Colheita”

A série “Do Plantio à Colheita” tem como objetivo explorar oplanejamento, o plantio, o manejo e a colheita das culturas maisimportantes para a agricultura no Brasil e no mundo. Os editores eautores desta série são pesquisadores renomados nas suasespecialidades, podendo reunir autores da UFV e autores de outrasinstituições de ensino e pesquisa em agronomia, engenharia agrícola,fitotecnia, etc. Por ser também destinada ao setor produtivo, as obrasdesta série têm uma linguagem de aplicação técnica.

FEIRA – LANÇAMENTOS

EVENTOS• RODA CULTURAL

23

• SARAUZINHO

24

• ZOOTEC 2016

• 87a SEMANA DO FAZENDEIRO

• III FEIRA DO LIVRO DOCOLÉGIO CARMO

• DOAÇÃO DE LIVROS PROJETO DOUTORES DAS ÀGUAS NO AMAZONAS

• X SIMCORTE

• 54o CONGRESSO BRASILEIRODE OLERICULTURA

25

APOIO NA GESTÃO DO CEE e HOTEL

Atividades realizadas durante o ano de 2016

O Centro de Ensino de Extensão – CEE é um convênio desde1960, renovado entre a UFV, Epamig e Emater em 1986 e atualizadonum Centro de Convenções, Cursos e Eventos por Regimento Internoaprovado pelo Conselho de Administração. É gerido por um ComitêGestor ligado à Pro Reitoria de Extensão e Cultura – PEC, num espaçode fácil acesso a bancos, farmácia, supermercado, lanchonete,restaurante, livraria, biblioteca e demais prédios na UFV.

No Hotel, os hóspedes desfrutam de belas paisagens para osmomentos de lazer e atividades físicas. Conta com apartamentos em

• 24o BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO EM SÃO PAULO

• XIX REUNIÃO ANUAL DA ABEU

26

localização privilegiada, preços acessíveis e atendimento diferenciado.Apartamentos amplos e arejados, suítes para portadores denecessidades especiais, estacionamento, salas de reuniões erestaurante. Oferece internet sem fio e disponibiliza gratuitamente umcomputador para hóspedes que não tenham seu próprio equipamento.O hotel do CEE tem como função apoiar os eventos da UFV como:Semana do Fazendeiro, Formaturas e Encontros dos Ex-alunos entreoutros, com conforto e simplicidade.

No ano de 2016 houve um acréscimo de 422 hospedagens emrelação ao ano anterior. Foram realizadas melhorias na infraestruturatais como: instalação de TV a cabo compra de enxoval e aquisição deaparelhos de TV. E também esforços para a capacitação da equipe.

27

BALANÇO PATRIMONIAL da FACEV em 31/12/2016

28

NOTAS EXPLICATIVAS

1. Contexto operacional

A FACEV – Fundação Artística, Cultural e de Educação para aCidadania de Viçosa, constituída com registro público, de direito privado,em 1998 para apoiar e fomentar o desenvolvimento da cultura eextensão da UFV e devidamente credenciada conforme a Lei 8958/94. Com sede na casa 3 da Vila Gianetti, Campus UFV, tem a seguinteestrutura de governança colegiada:

O Conselho Curador, que detém o poder originário e o controlefinalístico, escolhendo os demais Conselhos. O Conselho deAdministração para a gestão administrativa, o Conselho Fiscal paraassessoramento e acompanhamento da gestão patrimonial e financeirae a Diretoria Executiva para a gestão operacional e de apoio aodesenvolvimento dos projetos.

2. Base de Preparação das Demonstrações

As Demonstrações foram elaboradas em conformidade com aspráticas contábeis adotadas no Brasil, em especial a Resolução doCFC 1.409/12 e Interpretação Técnica Geral (ITG) 2002, além dosPrincípios Fundamentais de Contabilidade e demais práticas emanadasda legislação societária brasileira.

3. Principais práticas contábeis

3.1 - Os projetos sob a gestão da Facev referem-se às aplicações nodesenvolvimento cultural, cursos e demais atividades da Extensãoe Cultura da Universidade Federal de Viçosa, demonstrando osrespectivos compromissos da execução, observando o princípioda competência de exercício nos registros das suas atividades;

3.2 - Imobilizado – Demonstrado pelo custo de aquisição dos bens;

3.3 - Dos Recursos – Todos os recursos da Facev são provenientesdas taxas de serviços e custos operacionais para a gestão dosprojetos em andamento;

3.4 - Aplicações Financeiras – Estão registradas pelo valor de depósito,acrescidas dos rendimentos proporcionais até a data do balanço;

3.5 - Outros créditos - Suprimentos ou adiantamentos para projetosem execução.

3.6 - Provisões - Encargos trabalhistas e rescisórios sobre a folha depagamento;

29

3.7 - Contas a Pagar - Refere-se ao desconto indevido, a ser devolvido,na folha de um funcionário.

3.8 - Patrimônio Líquido – O Patrimônio Social pelo Resultado Líquidoacumulado de R$142.872,40.

Contdados Contabilidade Ltda

Rogério Fontes – Contador – CRC 099.212

CPF 012.761.036-70

PARECER DO CONSELHO FISCAL

EXERCÍCIO DE 2016

O Conselho Fiscal da FACEV – Fundação Artística, Cultural e deEducação para a Cidadania de Viçosa, no cumprimento de suasatribuições estatutárias conferidas pelo artigo 14º de seu estatuto,procedeu ao exame do Balanço Geral e Notas Explicativas de 31/12/2016. Baseado nos exames e em análises procedidas nos balancetese demais demonstrativos. O Conselho entende que as contas edemonstrações financeiras apresentadas representam adequadamentea posição financeira da Facev, sendo de parecer FAVORÁVEL à suaaprovação pelo Conselho de Administração.

Viçosa, MG, 29 de março de 2017.

Titulares:Fernando Antônio Silva Frutuoso (Presidente)

Djair Cesário de Araújo (Relator)Evonir Pontes de Oliveira

Suplentes:Júlio César Fausto da Silva

Demóstenes FernandesFernando José Primo do Nascimento

APROVAÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOEXERCÍCIO DE 2016

O Conselho de Administração da FACEV – Fundação Artística,Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa, no uso de suasatribuições legais, reunido no dia 18 de abril do corrente, após analisare reconhecer o parecer favorável do Conselho Fiscal, aprovou por

30

unanimidade, as contas e o balanço geral, da Fundação, do exercícioencerrado em 31/12/2016.

Viçosa, MG, 18 de abril de 2017.

Deise Eclache (DAC) – Presidente

Titulares:Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima

Affonso Henrique Lima ZuinCiro José Tabet

João Batista Mota

Suplentes:Carlos Frankl Sperber

Michele Micheleti de MeloVanda do Carmo Lucas dos Santos

Daniela Santana Araújo

PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2017

O presente documento apresenta o Plano de Ação e o Orçamentopara o ano de 2017, como aprovado pelo Conselho de Administração,conforme proposta elaborada pela Diretoria Executiva, em atendimentoao Regimento Interno e Estatuto da FACEV.

O objetivo é o de integrar a equipe e força de trabalho, na execução doplano de ação, com a devida responsabilidade de cada um no alcancedos objetivos traçados. As estratégias foram desdobradas em ações emeios, com prazos para serem realizadas. Os planos de ação aprovadosserão cumpridos e analisados, periodicamente, pelos responsáveis diretos,para garantir o cabal cumprimento e prazos previstos.

Todas as ações e meios propostos pela FACEV para 2017, visaprioritariamente cumprir com a sua missão de apoiar a UFV,facilitando a gestão operacional, técnica e captação de recursosdos projetos nas áreas cultural, artística, educacional e da extensão,de acordo com os seus valores: integridade, comprometimento,valorização humana, superação de resultados, melhoria contínua,inovação e sustentabilidade.

Pela primeira vez na história desde a constituição em 1998 a FACEV,assume suas responsabilidades como gestora das operações de apoioà UFV, estando diretamente ligada à PEC - Pró-Reitoria de Extensão eCultura para a gestão da Editora UFV e do CEE - Hotel e Centro de

31

Cursos e Eventos como suas filiais jurídicas e fiscais junto à ReceitaFederal, bem como as operações e projetos de outros setores, emfortalecimento da interação universidade x empresas.

Desta forma, valorizando a sua estrutura de governança corporativacriada pelo novo Estatuto e Regimento Interno, devidamente aprovadopelos Conselhos e pelo Ministério Público, o Conselho de Administraçãoaprova o Plano de Ação e Orçamento para 2017, com as seguintes ênfases:

1. Ampliação do alcance da Cultura e da Extensão.

Ações de Curto prazo:

• Sistema seguro e funcional de comunicação via website facilitandoprojetos da Extensão

• Monitorar a segurança dos controles e vendas de ingressos em apoioà cultura e artes

Ações de Médio prazo:

• Elaboração de uma rede para incentivo à criatividade e produção de projetos

• Estabelecimento de parcerias e projetos de renúncia fiscal

• Pré-Incubação de projetos de cultura e extensão

Ações de Longo prazo:

• Fortalecimento da musicalização, arte e cultura em todos os setores

• Apoiar atividades motivacionais com alunos "entrandos", no primeiroano da universidade

2. Potencialização da capacidade gestora e captação de recursos

Ações de Curto prazo:

• Organizar e qualificar o setor de captação, projetos e prestação de contas

• Processos de apoio que facilitem e motivem a produção e a criaçãode projetos

Ações de Médio prazo:

• Normas e metodologia de capacitação e integração constante

• Motivação do pessoal interno e usuários

Ações de Longo prazo:

• Avaliação de desempenho, planejamento estratégico e metas

32

RESOLUÇÃO Nº 01/2017

FACEV – Fundação Artística Cultural e de Educação para aCidadania de Viçosa.

A Presidente do Conselho Curador, órgão do controle originário,finalístico e máximo de deliberação, Professora Nilda de Fátima FerreiraSoares, Reitora da Universidade Federal de Viçosa – UFV, no uso dassuas atribuições legais, considerando a decisão unânime pela aprovaçãoe homologação das atividades e Balanço Geral da Fundação, resolve:

1) reconhecer o envolvimento da Fundação Facev no apoioindispensável às atividades da cultura, artes, educação e extensão,como a Semana do Fazendeiro, Editora, CEE, Assessorias, Oficinade criatividade, Música, Corais, Cursos, Eventos e dos demais Projetosdo interesse da UFV.

2) validar o pleno funcionamento da Fundação Facev, observandoos ganhos da eficiência, agilidade na gestão administrativa e financeiraa favor da UFV.

3) homologar como órgão superior, a aprovação do Conselho deAdministração sobre as contas encerradas em 31-12-2016 e do Planode Ação para 2017.

4) referendar a Fundação Facev, aos órgãos financiadores, incluindoas renúncias fiscais, demais isenções tributárias e outros incentivos,para os devidos credenciamentos públicos, visando facilitar odesenvolvimento institucional da Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Publique-se e cumpra-se.Viçosa, MG, 11 de maio de 2017.

NILDA DE FÁTIMA FERREIRA SOARESReitora da UFV - Presidente do Conselho Curador

Membros:

João Carlos Cardoso Galvão, Vice-Reitor da UFV; Clóvis AndradeNeves, Pró-Reitor de Extensão e Cultura; Frederico José Vieira Passos,Pro-Reitor de Ensino; Leiza Maria Granzinolli, Pró-Reitora deAdministração; Viviani Silva Lírio, Pró-Reitora de Assuntos Comunitários;Maria das Graças Floresta, Diretora do Centro de Ciências Humanas,Letras e Artes e Cíntia Fontes Ferraz, Secretária de Cultura da PMV-Prefeitura Municipal de Viçosa.

Cultura, Extensão e Ensino