cultura

30
A CULTURA E A HISTÓRIA DE UMA SOCIEDADE.

Upload: vania-ribeiro

Post on 23-Jun-2015

180 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cultura

A CULTURA E A HISTÓRIA DE

UMA SOCIEDADE.

Page 2: Cultura

A cultura e a história de uma sociedade.

Page 3: Cultura

Hélio Ricardo Nascimento Farias

A CULTURA E A HISTORIA DE UMA SOCIEDADE

1ª EDIÇÃO

Page 4: Cultura

Continentes

Cultura dos continentes Conclusão

Page 5: Cultura

Continentes e suas histórias

Page 6: Cultura

Continente Africano

A África é um continente de 30 milhões de km² e mais de 800 milhões de habitantes, ela é considerada o segundo continente mais populoso da terra, e o terceiro mais amplo.Ela é envolvida pelo Oceano Atlântico, Índico e pelo Mar Mediterrânea África,por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. 

É um dos continentes de maior

biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o recebe grande insolação, possui temperatura elevada em razão de sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. É um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, fato proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando-se propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e micro-organismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores. 

Page 7: Cultura

No contexto social e, mais precisamente, cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, pois conta com aproximadamente seiscentos povos e trezentas línguas distintas, além de uma infinidade de religiões nativas ou introduzidas. 

Page 8: Cultura

Continente Asiático

A Ásia ocupa 8,6% da superfície do planeta, tornando-se assim o maior continente da terra e mais populoso, com uma população mundial de 60%. 

Ela está localizada nos hemisférios oriental e setentrional. A Ásia é uma parte da Eurafrásia, que é um Conjunto da África-Ásia-Europa, que esta localizada a leste do mar vermelho, no canal de Suez e nos montes Urais, e ao sul do Cáucasoe dos mares Cáspio e Negro. Composto por países com grande

semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações. 

A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. 

As Coréias (Coréia do Sul e do Norte) estão em fase de reunificação territorial, econômica e cultural, depois de décadas separadas. 

Page 9: Cultura

Continente Europeu

Europa é conhecida como um continente, porém tecnicamente deveria ser somente uma enorme península localizada a oeste da Eurásia (nome oriundo da junção entre Europa e Ásia), a maior concentração de terras emersas do mundo. 

Geograficamente, o continente europeu não se encontra separado por acidentes geográficos como acontece com a Oceania e a América - que tem o oceano como meio de separação de territórios. A Europa está

ligada fisicamente com o continente asiático. Desse modo, o que os classificam como continentes distintos são na verdade os aspectos culturais e históricos. O continente em questão possui um limite territorial com o Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste. 

O território em que se encontra a Europa ocupa uma área de 10,3 milhões de Km2, espaço geográfico

Page 10: Cultura

limitado se comparado aos outros continentes. O continente europeu é bastante dividido politicamente, uma vez que são 48 países independentes presente no interior do mesmo. Em decorrência da fragmentação do território, existem países que tem em seu poder áreas restritas. Tal fato proporcionou o surgimento de micro-países, como Andorra, com 453 km2; Malta, com 315 km2; Liechtenstein, com 160 km2; San Marino, com 60,5 km2; Mônaco, com 1,95 km2; e o menor país do planeta, o Vaticano, com 0,44 km2. Realidade que não vale para a Rússia, tendo em vista que esse país detém o maior território do continente e do mundo, ocupa cerca de 40% da área total da Europa. 

O continente europeu está situado totalmente no hemisfério norte, praticamente todos os países se encontram na parte oriental. Localizado na zona temperada da Terra e uma parte no círculo polar Ártico. 

Page 11: Cultura

Oceania

De todos os continentes, a Oceania é o menos conhecido e menos povoada, com 29 milhões de habitantes em uma área de 8 km2 milhões e meio. Como o próprio nome indica, é mais mar do que terra, milhões de ilhas espalhadas no maior dos oceanos, o Pacífico. O mais impressionante da Oceania é o seu mosaico de raças, culturas e religiões .. Durante séculos, foi povoada por um grande número de tribos indígenas (cerca de 5.000) com diferentes culturas, diferentes dialetos e religiões

indígenas.É um continente de grandes diferenças e contrastes. Austrália com 19 milhões de habitantes, é um reino separado. Seguido por Nova Zelândia, com 5.000 mil e grupos de ilhas na Micronésia, Melanésia e Polinésia, com 4 milhões. Os jovens migram para as cidades deixam família e tradição, e consumo de álcool e drogas cresce em progressão geométrica. 

Page 12: Cultura

Continente Americano

América é o segundo maior continente do mundo é maior depois da Ásia . Ocupa grande parte do Hemisfério Ocidental da Terra . Ela se estende desde o Oceano Ártico ao norte para o Cabo Horn , no sul, na confluência dos oceanos Atlântico e Pacífico que definem o continente a leste e oeste, respectivamente.Com uma área de mais de 42 milhões de km ², é o segundo maior massa de terra do planeta, cobrindo 8,3% da superfície do nosso planeta e 30,2% da massa terrestre, e também se concentra perto do 12% da população humana.

Page 13: Cultura

Cultura da África

Page 14: Cultura

Cultura da África

A cultura da África do Sul é influenciada pela diversidade étnica do país, o que pode ser apreciado na alimentação, na música e na dança.Apesar de terem sofrido muita discriminação durante o apartheid, os mulatos tendem a relacionar-se mais com a cultura branca sul-africana do que com a negra, em particular a comunidade de língua afrikaans, cuja língua e crenças religiosas são semelhantes ou idênticas às dos bôeres brancos. Uma pequena minoria de "mulatos", conhecidos como malaios do Cabo, são muçulmanos.

Page 15: Cultura

O continente africano e formado por vários países como :

Page 16: Cultura

Cultura Asiática

Page 17: Cultura

Cultura Asiática

A cultura asiática  é sem dúvida um dos mais importantes da história universal . Sua história, tradição e riqueza têm fascinado pessoas de todo o mundo, deixando claro que West ainda tem muito para aprender.Não há uma única cultura homogênea em todo o continente asiático, mas sim o que você dá é uma diversidade de culturas, que têm algumas características semelhantes, é verdade, mas também mostram grandes diferenças. Isso também acontece em todos os países onde encontramos grandes diferenças entre os costumes e tradições de um lado ou outro da mesma. A cultura da Ásia é basicamente conhecido por sua língua, culinária, religiões, tribos e festivais.

Page 18: Cultura

O continente asiático e formado por vários países como :

Page 19: Cultura

Cultura Européia

Page 20: Cultura

Cultura Européia

É na cultura européia, desde os gregos, que essa palavra da persuasão e da argumentação aparece. Antes disso, desde os despotismos orientais, por exemplo, a palavra que se dirigia, não a sujeitos mas a súbditos, era uma palavra de comando ou de mandamento. Noutras culturas mais antigas, era uma palavra de expressão, como no caso da recitação do mito, em que não se dizia nada que não fosse já conhecido por todos. É efetivamente nesse espaço público grego que essa palavra da persuasão, onde o definindo se pode dizer, resolver ou perpetuar, que a Europa desde o início se caracterizou. A Europa como uma civilização da inquietude. O que é inquietante não é o mesmo, mas o outro dentro de nós. Aliás, a Europa também nasce imaginariamente com toda uma mitologia da inquietação, nomeadamente sobre a própria identidade. Desde logo houve essa questão inicial, interrogação edipiana sobre a própria essência do Homem.

Page 21: Cultura

O continente Europeu é formado por vários países como :

Page 22: Cultura

Oceania

Page 23: Cultura

Oceania

Na Oceania a origem da religião varia de uma hierarquia de deuses supremos a uma multidão de vaga poderes espirituais. Alguns sites enfatizar a experiência religiosa e outros ritos formais.O aspecto religioso poderia ser um simples sacerdote, um curandeiro (xamã), um vidente, um profeta, um feiticeiro ou um corpo complexo de anciãos.Seus cultos religiosos eram praticados com um canto simples ou adoração com danças, como o totemismo era principalmente cercada por tabus que dança simbólica foram realizadas.Religião e, especialmente, ritual, está intimamente ligada a situações tensas da miséria social, econômica ou política , e ajudam a manter o equilíbrio no grupo.Os seres espirituais ou deuses a quem eles vão perseverar homenagem tanto como um mito, um animal, um objeto ou pessoa. Lugares sagrados foram reconhecidos pela formações rochosas, florestas ou edifícios e são protegidos por tabus.

Page 24: Cultura

A visão do homem com Deus foi um pouco vulnerável, vago, como muitas comunidades abandonaram sua antiga religião com sua hierarquia de deuses supremos, seus sacerdócios e templos, a se converter ao cristianismo, mas achou difícil se livrar de bruxaria e magia doméstica.Como para a criação varia de um lugar para outro, para alguns há um Deus Criador para os outros toda a criação é um Deus como o Deus do mar.Mitos eram comumente usados na agricultura para a fertilidade, mudanças sazonais, funerais, homecomings, despedidas, o início da guerras e vitórias, e outros.Oceania Atualmente na religião primitiva ainda é praticada no interior montanhoso das ilhas maiores, mas foram adaptados às mudanças diferentes e muitas vezes coexistem com algum tipo locais do cristianismo.Alguns de seus deuses são: O havaiano Kukailimoku que é o Deus da guerra.

Page 25: Cultura

A Oceania é formado por vários países como :

Page 26: Cultura

Cultura na América

Page 27: Cultura

Cultura na América

Nas Américas existem muitos e variados povos que têm uma curiosa mistura de Alfândega. Você pode ver claramente que esses hábitos têm sido influenciados pela situação geográfica do setor onde estão os povos e comunidades.A observação mais profunda nos leva a crer também, que a maior parte do folclore dessas pessoas, além de ser relacionadas com o ambiente, é derivado do passado antes da conquista. Importante, havia grandes comunidades americanas, povos e civilizações, eu diria muito rica, com muitas tradições. Dentro deste contexto, podemos citar a cultura Inca, que ainda teve o desenvolvimento científico. Depois, há os hábitos e habilidades trazidas pelos povos conquistadores da Europa, os costumes e crenças legou entre os quais a religião principal. Essas crenças tomaram uma nova forma de ser misturado com os norte-americanos possuíam.

Page 28: Cultura

O continente Americano é formado por vários países como :

Page 29: Cultura

ConclusãoA CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social.  Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais.  É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.

Page 30: Cultura

Bibliografia

 Cultura - Um Conceito Antropológico   Autor: Laraia, Roque de Barros   Cultura Popular na Idade Moderna   Autor: Burke, Peter  

Curiosidades, Política, Cultura e Geografia de Povos e NaçõesReligiões - Línguas - Tradições Autor: Marcos Borges