cuidados alimentares a ter após as épocas festivas · faça uma pequena merenda antes do almoço...

2
Agora que o Natal e o Ano Novo já terminaram é necessário ter consciência dos cuidados a ter na nossa alimentação. Tratando-se de uma época em que ocorrem muitos excessos alimentares, é também uma ocasião única de convívio e bem-estar familiar. Sente-se à mesa, esqueça as “dietas” e usufrua de um momento que só ocorre uma vez no ano…mas acautele as suas escolhas alimentares. Deixo-lhe algumas sugestões que podem ser úteis… Faça uma pequena merenda antes do almoço e do jantar: Nestes dias, usualmente guardamos o “apetite” para o almoço/jantar, até porque prevemos que vamos ingerir alimentos que nos agradam. Quando “saltamos” refeições, existe uma tendência para comer em maior quantidade e particularmente alimentos mais calóricos. Contrarie este tipo de raciocínio e tenha a noção que não deve permanecer mais que 3 horas sem comer. Não se sente á mesa com “fome”: Inicie a refeição principal com uma sopa de legumes e no prato principal coloque sempre uma dose generosa de legumes ou saladas. Desta forma, irá ingerir uma menor quantidade de alimentos menos aconselhados. Contudo, estes também podem estar presentes. Procure alternativas para os alimentos mais calóricos: Para que não se torne tão prejudicial, altere um pouco a sua rotina. Reduza a quantidade de açúcar e de gordura e opte por ingredientes mais saudáveis, menos refinados e processados industrialmente. Lembre-se, no entanto, que essa substituição deverá proporcionar satisfação. A inibição dos alimentos que mais gosta, poderá conduzir posteriormente, a uma maior ingestão, quer da receita reformulada e menos calórica, quer de alimentos calóricos que conferem bem-estar. Cuidados alimentares a ter após as épocas festivas...

Upload: lamhanh

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cuidados alimentares a ter após as épocas festivas · Faça uma pequena merenda antes do almoço e do jantar: Nestes dias, usualmente guardamos o “apetite” para o almoço/jantar,

Agora que o Natal e o Ano Novo já terminaram é necessário ter consciência dos cuidados a ter na nossa alimentação.

Tratando-se de uma época em que ocorrem muitos excessos alimentares, é também uma ocasião única de convívio e bem-estar familiar. Sente-se à mesa, esqueça as “dietas” e usufrua de um momento que só ocorre uma vez no ano…mas acautele as suas escolhas alimentares.

Deixo-lhe algumas sugestões que podem ser úteis… Faça uma pequena merenda antes do almoço e do jantar:

Nestes dias, usualmente guardamos o “apetite” para o almoço/jantar, até porque prevemos que vamos ingerir alimentos que nos agradam. Quando “saltamos” refeições, existe uma tendência para comer em maior quantidade e par ticularmente alimentos mais calóricos. Contrarie este tipo de raciocínio e tenha a noção que não deve permanecer mais que 3 horas sem comer. Não se sente á mesa com “fome”:

Inicie a refeição principal com uma sopa de legumes e no prato principal coloque sempre uma dose generosa de legumes ou saladas. Desta forma, irá ingerir uma menor quantidade de alimentos menos aconselhados. Contudo, estes também podem estar presentes.

Procure alternativas para os alimentos mais calóricos:

Para que não se torne tão prejudicial, altere um pouco a sua rotina. Reduza a quantidade de açúcar e de gordura e opte por ingredientes mais saudáveis, menos ref inados e processados industrialmente.

Lembre-se, no entanto, que essa substituição deverá proporcionar satisfação. A inibição dos alimentos que mais gosta, poderá conduzir posteriormente, a uma maior ingestão, quer da receita reformulada e menos calórica, quer de alimentos calóricos que conferem bem-estar.

Cuidados alimentares a ter após as épocas festivas...

Page 2: Cuidados alimentares a ter após as épocas festivas · Faça uma pequena merenda antes do almoço e do jantar: Nestes dias, usualmente guardamos o “apetite” para o almoço/jantar,

Respeite a tradição:

Um ponto crítico desta época festiva é a inclusão de pratos que não são típicos da nossa gastronomia. Os pratos realmente tradicionais (bacalhau, peru, o polvo…) não são críticos do ponto de vista nutricional.

Capitações/Quantidades:

Outra medida importante, para prevenir os excessos, passa por fazer capitações. O grande problema desta época festiva é que a abundância alimentar, começa na noite de Natal e termina no dia de Reis. Confecionam-se grandes quantidades, que obrigatoriamente vão sobejar e para não haver desperdício guardam-se os excedentes uma série de dias.

Após a refeição, sirva-se dos doces apenas uma vez:

Seleccione a(s) sobremesa(s) que mais aprecia. Contudo, tenha atenção às quantidades e imponha regras a si mesmo. Até pode provar vários doces, mas tenha em atenção às doses. Se não f ica satisfeito com uma sobremesa e permanece tentado com as diversas opções retire apenas um pouco de cada uma delas, de modo, a perfazer uma sobremesa só.

Saboreie os alimentos:

Coma calmamente, mastigue bem e saboreie. Desta forma, obterá durante mais tempo a sensação de prazer que os alimentos proporcionam.

Experimente algo diferente:

As infusões de ervas podem ser muito saciantes, inibindo a ingestão de alimentos em excesso e facilitando a digestão. Podem ser uma excelente alternativa para quem está habituado a terminar a refeição com um digestivo.

Não permaneça sentado após as refeições:

E porque não sugerir à sua família ou amigos que após a refeição se faça um passeio?

Por f im e não menos impor tante, se por acaso é o anf itrião não pense que a abundância à mesa é sinal de servir bem, pref ira confeções com qualidade e seja moderado nas quantidades. Viva em pleno esta época festiva...realize opções alimentares sensatas e equilibradas e aproveite os restantes dias do ano para rever a sua alimentação…

Dr.ª Odete Oliveira, Nutricionista H2otel