criando uma vm windows server 2008 no virtualbox – parte 1 e 2

24
DESENVOLVIMENTO + ORACLE + REDES E SERVIDORES +SOFTWARE + TECNOLOGIA Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 23 de março de 2011 por Rodrigo Almeida Olá, pessoal! Neste artigo, vamos aprender a criar a nossa primeira máquina virtual ou VM (Virtual Machine) no Oracle Virtualbox. Primeiramente, iremos criar uma máquina virtual para rodar o Microsoft Windows Server 2008, para utilizarmos futuramente em práticas de banco de dados. No artigo anterior, Instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2, vimos um passo-a-passo sobre a instalação do aplicativo para virtualizar uma máquina dentro do seu computador e também vimos alguns conceitos que o Virtualbox utiliza. Agora vamos criar essa máquina. Requisitos Possuir 20GB disponíveis no seu computador para criar um disco virtual da VM; A máquina possuir 1GB de memória livre para criar a VM; E será necessário uma imagem (arquivo ISO) do Microsoft Windows Server 2008. Após esse pequeno check-list, vamos ao que interessa: a criação da nossa primeira máquina virtual no Oracle Virtualbox emulando um Microsoft Windows Server 2008. 1º Passo – Abrir o seu Oracle VirtualBox Para quem está usando o Microsoft Windows 7, acesse o aplicativo por este caminho:INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > Oracle VM Virtualbox > Virtualbox Para os mais espertinhos que usam o campo de busca do Windows 7: INICIAR > Dentro do campo de busca digitar virtualbox, e aparecerá o aplicativo. Observação Como estou utilizando o Microsoft Windows 7, não vou comentar os passos para quem é usuário do Linux/MacOS/Solaris, porque já sabem o bom da vida!

Upload: boanerges-moreira

Post on 14-Feb-2015

83 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

DESENVOLVIMENTO + ORACLE + REDES E SERVIDORES +SOFTWARE + TECNOLOGIA

Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 123 de março de 2011 por Rodrigo AlmeidaOlá, pessoal!

Neste artigo, vamos aprender a criar a nossa primeira máquina virtual ou VM (Virtual Machine) no Oracle Virtualbox. Primeiramente, iremos criar uma máquina virtual para rodar o Microsoft Windows Server 2008, para utilizarmos futuramente em práticas de banco de dados.No artigo anterior, Instalação do Oracle Virtualbox 4.0.2, vimos um passo-a-passo sobre a instalação do aplicativo para virtualizar uma máquina dentro do seu computador e também vimos alguns conceitos que o Virtualbox utiliza. Agora vamos criar essa máquina.

Requisitos

Possuir 20GB disponíveis no seu computador para criar um disco virtual da VM;

A máquina possuir 1GB de memória livre para criar a VM;

E será necessário uma imagem (arquivo ISO) do Microsoft Windows Server 2008.

Após esse pequeno check-list, vamos ao que interessa: a criação da nossa primeira máquina virtual no Oracle Virtualbox emulando um Microsoft Windows Server 2008.

1º Passo – Abrir o seu Oracle VirtualBox

Para quem está usando o Microsoft Windows 7, acesse o aplicativo por este caminho:INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > Oracle VM Virtualbox > VirtualboxPara os mais espertinhos que usam o campo de busca do Windows 7: INICIAR > Dentro do campo de busca digitar virtualbox, e aparecerá o aplicativo.

Observação

Como estou utilizando o Microsoft Windows 7, não vou comentar os passos para quem é usuário do Linux/MacOS/Solaris, porque já sabem o bom da vida!

2º Passo – Criar a nossa primeira Máquina virtual

Page 2: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Na tela inicial do Oracle Virtualbox, clique no botão NOVO, como é exibido na imagem acima.

3º Passo – Tela do Assistente de criação da máquina virtual

Ao clicar em NOVO, será exibida a tela do “Assistente de criação da Máquina Virtual”. Nesse momento o virtualbox irá apenas direcionar você para a criação da nova máquina e algumas descrições sobre os botões, clique em PRÓXIMO.

4º Passo – Escolha do nome da máquina virtual e o sistema operacional

Nessa etapa, iremos definir o nome da nossa máquina virtual e o tipo de sistema operacional que iremos utilizar.

Page 3: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Em nosso exemplo, vou adotar as seguintes informações:  Nome: DBALAB Sistema Operacional: Microsoft Windows Versão: Windows 2008

Observação

A imagem que utilizei neste artigo foi do Microsoft Windows Server 2008 R2. Após escolher o nome e o seu sistema operacional, clique em PRÓXIMO.

5º Passo – Escolher a quantidade de memória para a máquina virtual

Nesse momento, iremos fornecer a quantidade de memória para a máquina virtual, em nosso exemplo, iremos criar uma máquina virtual utilizando apenas 1GB (1024 MB), clique em PRÓXIMO.

6º Passo – Criação do disco rígido virtual

Nesse momento, vamos criar um disco virtual para a máquina virtual trabalhar e realizar a cópia do Windows. Observe que estou marcando a opção de DISCO RÍGIDO DE BOOT e a opção CRIAR NOVO DISCO RÍGIDO. Ao realizar essas marcações, clique emPRÓXIMO.

7º Passo – Assistente de criação do disco virtual

Page 4: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Após selecionar a opção CRIAR NOVO DISCO RÍGIDO no passo anterior, o Virtualbox irá invocar um novo assistente. Desta vez, o responsável em criar um disco rígido em nossa máquina hospedeira. Clique em PRÓXIMO.

8º Passo – Tipo de armazenamento do disco rígido

Agora, vamos selecionar o tipo ARMAZENAMENTO DE TAMANHO FIXO. As diferenças entre os dois tipos de armazenamento estão abaixo:

Armazenamento dinamicamente expansívelO Disco ocupa inicialmente um espaço bem pequeno no seu disco rígido físico e irá crescer dinamicamente até um tamanho especificado na sua criação, conforme o sistema operacional visitante for necessitando de mais espaço, o arquivo vai aumentando.

Essa opção não recomendo muito para iniciantes, pode causar algumas problemas durante a instalação do sistema operacional ou até mesmo, comprometer o funcionamento da máquina virtual, pois irá trabalhar sobre uma LVM (Logical Volume Manager).

Armazenamento de tamanho fixoNessa opção, será criado um disco virtual com tamanho definido e o valor mencionado na sua criação já será ocupado em seu disco rígido. Ao escolher o tipo de armazenamento, clique em PRÓXIMO.

9º Passo – Localização do disco virtual e tamanho

Page 5: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Na tela “Localização do disco virtual e tamanho” do assistente de criação do disco rígido virtual, vamos mencionar o caminho que será gerado o disco rígido virtual, que possui a extensão VDI (Virtual Disk Image).

Em nosso exemplo, vou preencher os campos com as seguintes informações:

LocalizaçãoNome: DBALAB_1

Nesse caso, estou adotando o caminho padrão para o meu arquivo VDI, que irá ficar em: C:UsersRodrigo AlmeidaVirtualBox VMsDBALABDBALAB_1.vdiUtilizei a nomenclatura DBALAB_1, pois já identifico que será o disco 1 para a minha vm DBALAB. Posteriormente, vou criar novos discos para esta mesma VM seqüencialmente.

TamanhoVou utilizar 20 GB de espaço no meu disco rígido físico para a criação desta VM. Após realizar o preenchimento completo, clique em FINALIZAR.

10º Passo – Sumário da criação do disco rígido virtual

Page 6: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Nessa tela irá aparecer somente o sumário de todas as informações que preenchemos nos passos anteriores. Basta verificar se todas as informações estão corretas e clicar em PRÓXIMO.

11º Passo – Andamento da criação do disco rígido virtual

Momento café, pois conforme as configurações do seu hardware, esta etapa pode levar até 30 minutos. Então, vamos para as recomendações literárias para a nossa primeira criação de máquina virtual, segue alguns links interessantes:

1. Tuxtoriais – Como criar uma máquina virtual no Virtualbox;2. Daniel Siqueira – Criando uma máquina virtual no Virtualbox;3. Elenilson Vieira – Tutorial: Usando o Virtualbox;4. Hardware.com.br – Criar e usar uma máquina virtual no Virtualbox;5. Blog do Vicente – Como instalar e usar o Virtualbox.

Agora é esperar terminar a criação do disco para ir ao próximo passo.

12º Passo – Sumário de criação da máquina virtual

Após a criação do disco rígido virtual, irá aparecer a tela acima, um outro sumário, porém, agora da máquina virtual com todas as informações que fornecemos nos passos anteriores. Caso esteja tudo correto, não precisando de nenhuma modificação na sua instalação, clique em FINALIZAR.

Page 7: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

13º Passo – Visualização da sua nova máquina virtual

Depois de finalizar a criação da sua máquina virtual, a VM chamada DBALAB irá aparecer no console do Virtualbox como está na imagem acima. Devemos agora realizar o ajuste final para trabalhar com eficiência em nosso nova máquina virtual, verificar se o acesso em rede está disponível.

14º Passo – Verificar as configurações da máquina virtual

Para verificar as configurações da máquina virtual, a mesma deve encontrar-seDESLIGADA para conseguir acessar o painel de configurações. Após desligar a sua máquina, clique no botão CONFIGURAÇÕES.

Page 8: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

15º Passo – Analisando a configuração de rede

Ao abrir a tela de configurações, vá para a opção REDE e na aba ADAPTADOR 1, verifique as seguintes informações:1. O check-box para “Habilitar a placa de rede” deve estar marcada;2. No campo “Conectado a:”, deve estar com a opção Placa em modo bridge;3. O check-box para “Cabo conectado” deve estar marcado.

Assim, conseguimos realizar os primeiros ajustes para a nossa máquina virtual.

Depois de finalizarmos esse pequeno ajuste de rede, iremos prosseguir a instalação do Microsoft Windows Server 2008 no artigo Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 2, onde iremos realizar mais ajustes na máquina virtual.

Para concluir, neste artigo descrevemos todos os passos apenas para a criação da máquina virtual dentro do Oracle VirtualBox, lembrando que estamos preparando uma máquina para receber o sistema operacional Windows. Não deixe de acompanhar a continuação no próximo artigo.

Espero que não tenham problemas nesses primeiros 15 passos e que ste artigo esteja contribuindo no seu aprendizado. 

Abraço!

Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 230 de março de 2011 por Rodrigo AlmeidaOlá, pessoal!

Neste artigo, daremos continuidade à criação da máquina virtual para Microsoft Windows Server 2008 usando o Virtualbox, onde paramos no passo 15.Este é o momento em que iremos criar a VM com o Windows Server 2008, muito importante validar todas as informações da VM no artigo anterior para não ter problemas. Então, vamos em frente!

16º Passo – Iniciar a máquina virtual

Após a criação da máquina virtual no virtualbox, devemos iniciá-la para realizar a instalação do Microsoft Windows Server 2008. Para prosseguir, basta clique no botão INICIAR conforme a imagem:

Page 9: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

17º Passo – Assistente de primeira execução

Ao iniciar a máquina virtual, o virtualbox irá iniciar o Assistente de primeira execução, que tem como objetivo lhe auxiliar na instalação do Sistema Operacional escolhido. Em nosso exemplo, irá nos auxiliar na instalação do Microsoft Windows Server 2008.Esta é apenas uma tela de apresentação do assistente, vamos clicar em PRÓXIMO.

Page 10: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

18º Passo – Seleção da mídia para instalação

Este é um passo importante para instalação. É a tela que iremos dizer ao virtualbox onde se encontra a nossa ISO (International Organization for Standardization) do Microsoft Windows Server 2008. A ISO é uma imagem fiel do CD e/ou DVD de instalação de um determinado programa, sistema operacional, sistema, aplicativo e etc, é o responsável por ter todos os arquivos necessários para a instalação. Então, sem ele, sem Windows. =D

Porém, para conseguirmos instalar, precisamos dizer ao virtualbox onde essa ISO se encontra em nossa máquina. Na imagem acima, é a tela para mencionar onde podemos localizar a ISO, basta clicar no ícone com uma pasta e procurar pela máquina a ISO. Após achá-la, selecione e clique em ABRIR. O resultado será como na imagem abaixo.

Não vou mencionar como selecionar o arquivo, porque vai variar de usuário para usuário onde se encontra o arquivo. Após chegar no resultado acima, com o caminho completo da ISO no campo Local da mídia de origem, vamos clicar em PRÓXIMO.Obs.: Para saber mais sobre ISO, clique aqui.

Page 11: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

19º Passo – Sumário do Assistente de primeira execução

Esta é a tela final do Assistente de primeira execução do virtualbox para iniciar a instalação do Microsoft Windows Server 2008. Ela apenas irá mencionar o resumo dos nossos últimos dois passos. Após conferir todas as informações, basta clicar no botãoFINALIZAR para prosseguir para a cópia do Windows na máquina virtual.

20º Passo – Início da instalação do Microsoft Windows Server 2008

Se tudo ocorrer corretamente com a sua ISO, essa será a primeira tela para instalação do Windows Server. Basta deixar realizar a cópia dos arquivos necessários para prosseguir com a instalação do Windows.

Não será necessária nenhuma interação com essa tela.

Page 12: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

21º Passo – Instalação do Microsoft Windows Server 2008

Ao realizar a leitura do arquivo ISO que disponibilizamos ao Virtualbox, chegou a hora de instalar o nosso sistema operacional. A tela acima representa a primeira tela de Instalação do Windows, que possui três campos para preenchimento:

Language to install: English Time and Currency format:English (United States) Keybord or input method: USNos três campos da primeira tela de instalação, sugiro que deixem em inglês para não ter problemas com a tradução. Essas opções podem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade. E para quem quiser configurar o Windows para português, apenas altere para os valores abaixo:

Language to install: Portuguese Time and Currency format: Portuguese (Brazil)  Keybord or input method: ABNT-2Obs.: A minha ISO do Microsoft Windows Server 2008 é americana, ou seja, todas as telas de configuração do Windows vão aparecer em inglês, para quem tiver a ISO na versão PT-BR (Brasileiro), as telas de instalação vão aparecer em português.

Page 13: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

22º Passo – Aceitação da instalação

Veja que nas configurações regionais o Windows Server irá trabalhar conforme o passo anterior, irá iniciar as atividades de instalação dos arquivos necessários como mostrado na tela acima. Basta clicar em INSTALL NOW para começar.

23º Passo – Seleção da versão da instalação

A tela acima mostra as opções que temos de instalação do Microsoft Windows Server 2008, elas podem variar de acordo com a ISO que estiver utilizando. No nosso exemplo, a ISO possui 6 opções.

Vou escolher a opção Windows Server 2008 Standard without Hyper-V (Full Instalation) pelos critérios abaixo:

Page 14: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Poucos recursos da máquina virtual, ou seja, 1GB de RAM e 20GB de Disco;

Sistema operacional para trabalhar somente com banco de dados, sem recursos adicionais da versão Enterprise;

Não quero virtualização, então, não queremos usar o recurso do Hyper-V;

A versão standard atende todas as necessidades do laboratório para nossos testes práticos com banco de dados.

Para saber mais sobre as versão do Microsoft Windows Server 2008, consulte: MS Windows Server 2008 Editions Overview.Após selecionar a opção MS Windows Server 2008 Standard, clique em NEXT.

24º Passo – Aceitação dos Termos de licença

Nesta tela, irão aparecer os termos de licença para instalar o Windows Server 2008. Caso você aceite os termos, selecione a opção “I accept the license terms” e clique emNEXT.

25º Passo – Tipo de instalação

Page 15: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Neste momento, vamos escolher o tipo de instalação do Windows Server. Como a nossa máquina virtual está recém-criada, temos somente a opção Custom (Advanced). Essa opção irá realizar uma nova cópia do Windows para a máquina virtual, ou seja, uma nova instalação.A opção Upgrade é para máquinas que já possuem uma instalação do Windows Server. Esta opção irá apenas atualizar o sistema operacional atual para a versão MS Windows Server 2008.Para prosseguir, basta clicar na opção, Custom (Advanced).

26º Passo – Selecionar o disco virtual

Para realizar a nova cópia do MS Windows Server, será necessário um disco virtual para armazenar a instalação. No artigo anterior, nós criamos um disco virtual no Virtualbox de 20GB, e neste exato momento iremos utilizá-lo para armazenar a instalação do MS Windows Server.

A tela acima mostra o disco virtual que criamos, basta selecioná-lo e clicar em NEXT.

27º Passo – Progresso da instalação

Page 16: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Quando clicamos em NEXT, no passo anterior, demos início à instalação do MS Windows Server 2008. Agora basta esperar até a cópia de todos os arquivos acabarem. E durante esse momento “café”, vou lhe fornecer algumas sugestões de literatura sobre o assunto:1. Microsoft Windows Server 2008 – Página Oficial; 2. iMasters – Instalação do Windows Server 2008; 3. Winsec.org – Instalação do Windows Server 2008; 4. Wikipedia.org – Microsoft Windows Server 2008; 5. Kelsey Santos – 10 Vantagens no Windows 2008 R2.

28º Passo – Realização da pós-instalação

Tela que irá aparecer de pós-instalação. Aguarde até o próximo passo.

29º Passo – Finalização da Instalação

Page 17: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

 Tela de finalização após a instalação do Microsoft Windows Server 2008. Aguarde até o próximo passo.

30º Passo – Inicialização do Windows Server 2008

Ao concluir todos os passos descritos acima, estamos nesse momento iniciando pela primeira vez o Windows Server 2008. A tela acima representa o carregando dos arquivos de inicialização do sistema operacional. Não tem nenhuma iteração nesse momento, somente no próximo passo.

31º Passo – Alteração da senha do administrador

Page 18: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

Esta tela informa que devemos alterar a senha do administrador na primeira vez de acesso, é um padrão dos servidores Windows nessas últimas versões para aumentar a segurança do ambiente. Para efetuar a troca, basta clicar em OK que seguirá para a próxima tela, como está abaixo:

Coloque a senha que preferir, só tome muito cuidado para não perder, porque iremos utilizá-la em outros artigos e posteriormente em instalações de add-ons e outros aplicativos.

Após fornecer a nova senha, clique em NEXT, representado pelo botão ao lado do campo de senha.

Page 19: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

A imagem acima representa que a alteração da senha foi realizado com sucesso e que já podemos utilizar o Microsoft Windows Server 2008 para o nosso laboratório. Clique em OK.

32º Passo – Preparação das configurações de desktop

Nesta tela todas as variáveis de ambiente e configurações padrões estão sendo carregados para inicializar o sistema operacional. Basta aguardar até o fim da preparação.

Page 20: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

33º Passo – Configuração inicial das tarefas

Muito bem! Se nenhum de passos lhe causou problema, você já deve ter chegado na tela acima. É a Configuração Inicial das tarefas que serão executadas no servidor. Nas opções acima, podemos configurar os seguintes itens do sistema operacional:

Item 1 – Provide Computer InformationNas opções abaixo de configuração inicial, podemos customizar um pouco nosso servidor:

- Time zone (Horário)Podemos alterar o servidor para trabalhar com o horário de Brasília (GMT+3).

- Configure Network (Configuração de rede);Se tiver conhecimento de rede e estiver dentro de uma LAN, podemos configurar neste item a placa de rede do servidor para podermos acessar a VM de qualquer máquina que esteja na rede.

- Provide Computer name and domain (Fornecer o nome do computador e domínio);Nesta opção, podemos colocar um nome para a máquina e escolher o nome do grupo de trabalho (Workgroup), caso tenha um domínio disponível, este item também pode ser configurado.

Item 2 – Update this server- Enable automatic update and feedback (Habilitar atualizações automáticas e envio de informação para Microsoft);Se possuir uma chave válida na Microsoft, pode habilitar este recurso para receber atualizações automáticas do Windows Server. É necessário que a VM tenha acesso à internet para baixar as atualizações.

- Download and install updates (Download e instalação de correções);Recurso para baixar ou instalar correções do produto ou segurança.

Item 3 – Customize this server- Add Rules (Adicionar regras);Caso tenha conhecimentos em firewall, esta opção lhe permite criar regras de acesso ao servidor através de seu firewall.

- Add Features (Adicionar recursos);Caso seja necessário instalar algum recurso do Windows 2008 que não está presente por padrão, essa opção lhe permitirá realizar tal tarefa.

Page 21: Criando uma VM Windows Server 2008 no Virtualbox – Parte 1 e 2

E pronto! 

Temos uma máquina virtual no Virtualbox com o Microsoft Windows Server 2008 R2 (neste caso – minha ISO) instalado e pronto para utilização. A Instalação do Windows Server 2008 é bem simples e sem muitas complicações, é um sistema operacional muito mais confiável que as versões anteriores e será uma boa base para criarmos customizações dos bancos de dados para ambientes Windows.

Lembrando que foi apenas uma instalação para começar a utilizar o Microsoft Windows 2008. Instalação feita por especialista ainda tem muitas customizações e configurações para se realizar. Vamos aos poucos customizando o nosso Windows em nossa VM usando o Oracle Virtualbox.

No próximo artigo, veremos como customizar o Windows Server 2008 com mais detalhes para facilitar a vida do DBA que pretende utilizar banco de dados em ambiente Windows. 

Espero que tenha ajudado! 

Mais informações no meu blog, ou me siga no twitter, @dbarodrigo.Abraço!