crianças+

1

Click here to load reader

Upload: daniela-dada

Post on 06-Jul-2015

122 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Crianças+

Crianças sobredotadas

Crianças e jovens sobredotados

Uma criança sobredotada não é um génio, mas sim uma criança com capacidades acima da média, que podem surgir isoladas ou em combinação, e que são utilizadas de forma diferente. As crianças sobredotadas não têm obrigatoriamente de ser boas em todas as áreas e nem todas têm as notas mais altas da turma.

Geralmente, as crianças sobredotadas apresentam uma capacidade intelectual geral, uma aptidão académica específica, pensamento criativo, grande capacidade para áreas relacionadas com as artes.

Se as capacidades dos sobredotados forem devidamente estimuladas, quer pelos familiares quer pelos professores, podem ser desenvolvidas. Por isso, é preciso saber reconhecer e intervir, estimulando as verdadeiras capacidades da criança. Porém, as áreas em que é fraca devem igualmente ser estimuladas.

Quanto às características dos sobredotados, são várias, tais como vocabulário muito extenso para a idade, grande capacidade de compreensão e de expressão, sendo bastantes faladores. As crianças sobredotadas mostram um grande interesse por várias áreas, participam em várias actividades e, normalmente são muito curiosas. Têm também uma excelente memória e detestam a rotina. Os sobredotados são teimosos, determinados e mostram um especial interesse por determinado assunto durante muito tempo. Na escola, raramente se orientam pelo professor e aborrecem-se se este interferir num dos seus trabalhos.

Enumerar todas as características das crianças sobredotadas seria impossível, pelo que entre muitas outras, elas são criativas, gostam de inovar e inventar e são muito sensíveis. É também impossível estereotipar as crianças sobredotadas: estas são algumas características que podem ou não fazer parte da personalidade da criança.

Contudo, se o seu filho tiver, pelo menos, 5 destas características, deverá estar atenta(o), dar bastante apoio ao seu filho e estimular as suas capacidades.

Para mais detalhes veja documento do Ministério da Educação.

Sugestão:http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/sobredotados/ind.htm

1