criação e extinção de empresas públicas: aspectos legais, competência e requisitos

16
CRIAÇÃO E EXTINÇÃO CRIAÇÃO E EXTINÇÃO DE EMPRESAS DE EMPRESAS PÚBLICAS: ASPECTOS PÚBLICAS: ASPECTOS LEGAIS, COMPETÊNCIA LEGAIS, COMPETÊNCIA E REQUISITOS E REQUISITOS Direito Econômico e Financeiro Prof. João Costa

Upload: rayfs4

Post on 13-Apr-2017

645 views

Category:

Government & Nonprofit


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

CRIAÇÃO E EXTINÇÃO CRIAÇÃO E EXTINÇÃO DE EMPRESAS DE EMPRESAS PÚBLICAS: PÚBLICAS: ASPECTOS LEGAIS, ASPECTOS LEGAIS, COMPETÊNCIA E COMPETÊNCIA E REQUISITOSREQUISITOS

Direito Econômico e FinanceiroProf. João Costa

Page 2: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

CONCEITOCONCEITOEmpresas públicas são pessoas

jurídicas de direito privado, integrantes da Administração Indireta, instituídas pelo Poder Público, mediante autorização de lei específica, sob qualquer forma jurídica (Ltda, S/A, etc) e com capital exclusivamente público, para a exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos.

Page 3: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

Hely Lopes Meirelles concluiu o seguinte:

“As empresas estatais são pessoas jurídicas de Direito Privado cuja criação é autorizada por lei especifica, com patrimônio público ou misto, para a prestação de serviço público ou para a execução de atividade econômica de natureza privada”.

Page 4: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

Empresa estatal ou governamental, nada mais é que uma pessoa jurídica de Direito Privado, cuja criação é autorizada por lei específica, para que o Estado, de forma descentralizada, possa alcançar os fins a que se propõe, seja na consecução de serviços públicos, seja para o desempenho de atividade econômica por motivo de segurança nacional ou por relevante interesse coletivo.

Page 5: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

São exemplos de empresas públicas: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT; Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO; Caixa Econômica Federal - CEF, etc.

Page 6: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

ASPECTO LEGALASPECTO LEGAL

A criação de empresas públicas depende de lei específica autorizativa, nos termos do art. 37, XIX, da Constituição Federal (redação dada pela Emenda Constitucional 19/1998).

Page 7: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

A lei específica autoriza o Poder Executivo a, por ato próprio (um decreto), proceder à instituição da entidade. O Poder Executivo deverá providenciar o registro dos estatutos da entidade no registro competente, uma vez que é esse registro que dará nascimento à pessoa jurídica, e não a edição da lei autorizativa.

Page 8: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

Na esfera federal, a lei específica que autorize a criação de uma empresa pública deve ser de iniciativa privativa do Presidente da República, em face do disposto no art. 61, § 1°, II, letra "e", da Carta da República. Essa regra - reserva de iniciativa para o projeto de lei acerta da criação da entidade vinculada ao Poder Executivo - é aplicável também aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, adequando-se a iniciativa privativa, conforme o caso, ao Governador e ao Prefeito.

Page 9: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

Impende ressalvar, todavia, a hipótese de criação ou extinção de uma empresa pública vinculada ao Poder Legislativo, ou vinculada ao Poder Judiciário. Nesses casos, a iniciativa da lei respectiva não será, evidentemente, do Chefe do Poder Executivo, mas sim do respectivo poder a que esteja vinculada a entidade.

Page 10: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

REQUISITOSREQUISITOSTêm a finalidade de prestar serviço público

e sob esse aspecto serão Pessoas Jurídicas de Direito Privado com regime jurídico muito mais público do que privado, sem, contudo, passarem a ser titulares do serviço prestado, pois recebem somente, pela descentralização, a execução do serviço. Outra finalidade está na exploração da atividade econômica, o que será em caráter excepcional, pois de acordo com a Constituição Federal o Estado não poderá prestar qualquer atividade econômica, mas somente poderá intervir quando houver:

- relevante interesse coletivo ou - imperativos da segurança nacional.

Page 11: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

COMPETÊNCIACOMPETÊNCIAEMPRESAS ESTATAIS serão criadas por

autorização de lei específica com o devido registro dos atos constitutivos, e sua extinção, por paralelismo jurídico, também se dará por lei. Vejamos sua previsão no inciso XIX do art. 37 da CR/88 , in verbis: XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19 , de 1998)

Page 12: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

EXTINÇÃOEXTINÇÃOA extinção de uma empresa pública é

feita pelo Poder Executivo, mas dependerá, também de lei autorizadora específica, em respeito ao princípio da simetria jurídica. A iniciativa dessa lei é, igualmente, privativa do Chefe do Poder Executivo.

Page 13: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

EMPRESA PÚBLICA EMPRESA PÚBLICA VS VS

SOCIEDADE DE SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTAECONOMIA MISTA

Page 14: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

EMPRESA PÚBLICAEMPRESA PÚBLICAO que caracteriza a empresa

pública é seu capital exclusivamente público, tendo como exemplo clássico a Caixa Econômica Federal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Page 15: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

SOCIEDADE DE ECONOMIA SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTAMISTA

A sociedade de economia mista é uma pessoa jurídica de Direito Privado, com participação do Poder Público e de particulares em seu capital e na sua administração, para a realização de atividade econômica ou serviço público outorgado pelo Estado. Reveste a forma das empresas particulares, admite lucro e rege-se pelas normas societárias mercantis, com as adaptações impostas pelas leis que autorizarem sua criação e funcionamento

Page 16: Criação e Extinção de Empresas Públicas: Aspectos Legais, Competência e Requisitos

Rayane Ferreira da Silva