crescimento do porto de sines em 2016 absorveu 2,7 milhões de quebras dos congéneres

2

Click here to load reader

Upload: aps-administracao-dos-portos-de-sines-e-do-algarve-sa

Post on 13-Apr-2017

116 views

Category:

Economy & Finance


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Crescimento do Porto de Sines em 2016 absorveu 2,7 milhões de quebras dos congéneres

Sem Mais Jornal Tiragem: 45000

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Regional

Pág: 13

Cores: Cor

Área: 26,00 x 17,65 cm²

Corte: 1 de 2ID: 67817356 14-01-2017

A PUJANÇA DA PLATAFORMA PORTUÁRIA DE SINES CONTINUA A CONQUISTAR MERCADO E A AUMENTAR CARGAS

Crescimento do Porto de Sines em 2016 absorveu 2,7 milhões de quebras dos congéneres nacionaisA boa atividade da plataforma portuária de Sines absorveu 2,7 milhões de quebras registadas dos outros portos nacionais, o que é obra. Nos primeiros dez meses de 2016, o porto sineense movimentou um total de 42,5 milhões de toneladas, mais 5,3 do que as registadas em 2015.

O porto de Sines soma e segue, tendo já uma quota de 54,5% no setor portuário

português, o que traduz um reforço da sua posição

TEXTO ROBERTO DORESIMAGEM SM

de líder no setor portuário nacional. Nos primeiros dez meses de 2016 movi-mentou um total de 42,1 milhões de toneladas, mais 5,3 milhões de tone-ladas do que no mesmo período de 2015.

Contas feitas, quer isto dizer que o porto de Sines conseguiu absorver a

quebra de 2,7 milhões de toneladas verificada nos restantes portos portu-gueses, segundo dados revelados pela Autorida-de da Mobilidade e dos Transportes. O relatório indica que «os portos co-merciais do continente registaram a melhor mar-ca de sempre no volume de mercadorias movi-mentadas, atingindo 77,3 milhões de toneladas de carga», mas é preciso re-ter que foi Sines o «único porto responsável por este crescimento», segun-do o documento.

O porto alentejano de águas profundas exibiu um crescimento de 14,5% nos primeiros dez meses de 2016, contribuindo para uma evolução posi-tiva do sector portuário português, revelam ainda

os dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, explicando que «o reforço da posição de Sines durante os últi-mos meses, a par de Lei-xões, não é alheio ao fac-to do Terminal Oceânico de Leixões estar, desde março, totalmente para-lisado para manutenção em estaleiro da mono-boia».

O relatório de outu-bro do regulador dos portos refere que a ativi-dade deste terminal do porto de Leixões “foi rei-niciada no mês de outu-bro, tendo, no entanto, levado a que cerca de 1,7 milhões de toneladas de petróleo bruto destina-das a Leixões, tivessem passado por Sines e sido reembarcadas em navios de menor dimensão».

OBJETIVO É SUSTENTAR RITMO DE CRESCIMENTO

Para a nova adminis-tração do porto de Sines, o objetivo é sustentar o rit-mo de crescimento nos próximos quatro anos, re-correndo a novos segmen-tos de atividade, projetos de logística e energia, mais indústria e um novo ter-minal de contentores, que já foi garantido pela mi-nistra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a apre-sentção da Estratégia para o Aumento da Competiti-vidade Portuária para os próximos dez anos.

Neste âmbito, a aposta em Sines, com um investi-mento que rondará os 670 milhões de euros, centra-se no incremento da carga contentorizada, através da expansão do Terminal XXI,

com a construção da sua terceira fase, bem como ao desenvolvimento de um novo terminal de contento-res, designado por Termi-nal Vasco da Gama. Com a concretização destes proje-tos, o porto verá o seu volu-me de carga movimentada crescer cerca de 130%.

Ainda enquadrado no Plano de Investimentos em Infraestruturas Ferro-via 2020, apresentado pelo Ministério do Planea-mento e das Infraestrutu-ras, o Porto de Sines vai beneficiar do desenvolvi-mento do Corredor Inter-nacional Sul (Sines-Caia--Madrid), que terá o seu início de construção du-rante este ano, asseguran-do uma ligação eficiente e competitiva para o fluxo de mercadorias do hinter-land espanhol.

Page 2: Crescimento do Porto de Sines em 2016 absorveu 2,7 milhões de quebras dos congéneres

Sem Mais Jornal Tiragem: 45000

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 26,00 x 14,54 cm²

Corte: 2 de 2ID: 67817356 14-01-2017

A plataforma portuária de Sines já vale 54,5 por cento de todo o setor a nível nacional, mercê de uma crescimento sustentado que se antevê persistir nos próximos anos. Nos últimos dez meses de 2016, Sines movimentou 42,1 milhões de toneladas, mais 5,3 milhões do que no período homólogo de 2015. Com essa performance, o porto conseguiu absorver a quebra de 2,7 milhões de toneladas verificada nos restantes portos portugueses.

NEGÓCIOS PÁGINA 12

PORTO DE SINES ABSORVEU 2,7 MILHÕES DE QUEBRAS DOS PORTOS NACIONAIS