cpv conquista 140 vagas no ibmecd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/insper/2009/...ibmec –...

2
1 CPV ibmecMaio2009 CPV conquista 140 vagas no ibmec REDAÇÃO Por favor, leia as instruções abaixo antes de iniciar a sua redação: a) Assine a folha pautada para a redação no espaço indicado. b) Não é necessário escrever um título para a redação, o título é dado juntamente com o tema da redação. c) Fuga do tema implica nota zero na redação. d) A redação deve ser uma dissertação em prosa, com no máximo 30 linhas. e) Redações com menos de 10 linhas serão desconsideradas. f) A redação pode ser feita a lápis. g) Anotações na folha identificada como “Rascunho da Redação” não serão consideradas. h) Somente será considerado o que estiver escrito na folha pautada e com linhas numeradas para a redação. i) Escreva sua redação com letra legível. j) Não é permitido destacar qualquer folha deste caderno, nem mesmo a folha de rascunho da redação. Importante: em relação ao Acordo Ortográfico que entrou em vigor no início de 2009, considerando que o acordo estabelece que a grafia antiga deverá ser aceita até 2012, o candidato poderá escrever em qualquer uma das duas grafias, sem prejuízo de pontuação nesse item. Entretanto, o candidato não deve misturar em seu texto as duas grafias. Portanto, assinale, na folha pautada para a redação, qual das duas grafias você vai usar em seu texto. Se nada for assinalado, a banca irá considerar a norma antiga na correção da sua redação. Considere os quadrinhos abaixo. Reflita sobre as ideias apresentadas nesse texto e desenvolva uma dissertação em prosa. Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como título de sua dissertação. Tema / Título: O atual “ópio do povo”. Prova REsolvida – IBMEC – 31/MAIO/2009

Upload: doankhuong

Post on 11-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CPV conquista 140 vagas no ibmecd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/insper/2009/...IBMEC – 31/05/2009 Seu pé direito nas melhores Faculdades CPV ibmecmaio2009 2 ComentáRio

1CPV ibmecMaio2009

CPV conquista 140 vagas no ibmec

Redação — Por favor, leia as instruções abaixo antes de iniciar a sua redação:a) Assine a folha pautada para a redação no espaço indicado.b) Não é necessário escrever um título para a redação, o título é dado juntamente com o tema da redação.c) Fuga do tema implica nota zero na redação.d) A redação deve ser uma dissertação em prosa, com no máximo 30 linhas.e) Redações com menos de 10 linhas serão desconsideradas.f) A redação pode ser feita a lápis.g) Anotaçõesnafolhaidentificadacomo“RascunhodaRedação”nãoserãoconsideradas.h) Somente será considerado o que estiver escrito na folha pautada e com linhas numeradas para a redação.i) Escreva sua redação com letra legível.j) Não é permitido destacar qualquer folha deste caderno, nem mesmo a folha de rascunho da redação.

Importante:emrelaçãoaoAcordoOrtográficoqueentrouemvigornoiníciode2009,considerandoqueoacordoestabelecequeagrafiaantigadeveráseraceitaaté2012,ocandidatopoderáescreveremqualquerumadasduasgrafias,semprejuízodepontuaçãonesseitem.Entretanto,ocandidatonãodevemisturaremseutextoasduasgrafias.Portanto,assinale,nafolhapautadaparaaredação,qualdasduasgrafiasvocêvaiusar em seu texto. Se nada for assinalado, a banca irá considerar a norma antiga na correção da sua redação.

Considereosquadrinhosabaixo.Reflitasobreasideiasapresentadasnessetextoedesenvolvaumadissertação em prosa.

Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como título de sua dissertação.

Tema / Título: O atual “ópio do povo”.

Prova REsolvida – IBMEC – 31/maio/2009

Page 2: CPV conquista 140 vagas no ibmecd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/insper/2009/...IBMEC – 31/05/2009 Seu pé direito nas melhores Faculdades CPV ibmecmaio2009 2 ComentáRio

IBMEC – 31/05/2009 Seu pé direito nas melhores Faculdades

CPV ibmecmaio2009

2

ComentáRio do CPV sobRe a PRoVa de Redação

OvestibulardoIbmecSãoPaulo2009/02eraaguardadocommuitasexpectativasemfunçãodasmudançasprometidaspelaBancaExaminadora.AprovadeRedação,noentanto,manteveseuperfiltradicional,apresentandoaocandidatoumtexto-proposta,seguidodeumtema-título.

Nestesemestre,aBancaExaminadoraselecionouumatirinhadoCalvin and Hobbes que faz alusão a um trecho da famosa frase deKarlMarx:“... a religião é o ópio do povo...”etambémironizaofatodeMarxterfeitoessaafirmação,certamente,porquenão teria chegado a conhecer a televisão.

Primeiramente, Marx não diz que a religião é o narcótico, o entorpecente do povo, mas sim que é o ópio do povo, ou seja,umnarcóticoespecífico.Nestesentido,observa-sequeoteóricobuscoucaracterizarareligiãocomoumadrogaque, além de entorpecer, anestesia a dor. É evidente que Marx, ao caracterizar a religião como ópio do povo, estava criticando a condição de uma sociedade que levava as pessoas a um processo de alienação. Ele queria explicitar que a religião funcionava no sentido de pacificar os oprimidos; e a opressão, segundo a teoria marxista, é definitivamente um erro moral. A religião — dizia ele — ref letia o que faltava na sociedade; era uma idealização das aspirações do povo que não podiam ser satisfeitas de imediato. Vale lembrar que as condições sociais da Europa, nos meados do século XIX, tinham reduzido os trabalhadores a pouco mais que escravos; as mesmas condições produziram uma religião que prometia um mundo melhor na outra vida. Ela tinha, portanto, uma função social: distrair os oprimidos da realidade de sua opressão. O que Marx queria? Ele queria que as pessoas abrissem os olhos para a dura realidade do capitalismo burguêsdeseutempo.

ComodesenrolardaHistória,asociedadepassouporreformulações,rendendo-seaomundomidiáticoe,aospoucos,oespaçodareligião,nasociedadecontemporânea,foisendoocupadopelatelevisãoepelamídia,quesetornaram“oatualópiodasociedade”.Comoconsequência,muitasmudançasforamconstatadasnasrelaçõesdetrabalho,delazere,principalmente,de consumo.

Pormeiodatelevisão,atuaaIndústriaCultural,disseminandoreferênciasdeconduta,ditandomodosdeagiredepensar,distraindo os telespectadores da realidade de alienação emque estão inseridos, levando-os a consumirmesmo semnecessidade. É também baseado nessa sociedade consumista que o mercado dos meios de comunicação se apropria de pequenas representações culturais e as transforma em grandes acontecimentos midiáticos. Essa sociedade, impulsionada principalmentepelatelevisão,vêassuasrelaçõessocioculturaiseeconômicastornarem-seessenciaisparaocrescimentodessepolodeentretenimentoe“cultura”.E,apartirdaí,oqueseobservaéodesenvolvimentodaculturademassaede muitos programas pautados na realidade e na exploração do sentimentalismo para se atingir um maior número de espectadores.

Porfim,oprincipalpontoaserdebatidoéodequeasociedadecontemporâneaviveemummundoparadoxal,conheceopoderqueamídiapossui,mas,mesmoassim,nãoconsegueselibertardessainfluência.Nessecontexto,oposicionamentosubjetivocedeespaçoàpretensaobjetividadeda IndústriaCulturalque,pormeiodaexposiçãoexcessivadeseusprodutos,planificacomportamentos e altera o modo como os indivíduos se relacionam com mundo. A televisão, como meio de comunicação mais abrangente, ganha destaque nesse processo e cumpre a função de oferecer aos espectadores recortes da realidade de modo que eles sejam atraídos e alienados.

assunto dado em aula no CPV