cotrag transportes inicia operações em mauá · • campanha do agasalho da agecom aquece o...

12
e mais... • Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica • Lesil inicia operações na planta química de Diadema • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Cotrag Transportes inicia operações em Mauá

Upload: others

Post on 17-Aug-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Petrowax: a segunda empresa do Grupo Agecom do Brasil

A Petrowax, empresa mais antiga do Grupo após a Agecom Produtos de Petróleo, foi criada em 1995 com o objetivo de beneficiar cera de po-lietileno. O próprio nome da com-panhia foi inspirado nesta necessidade, composto por Petro, de petróleo, e Wax, de cera.

Durante três anos, até 1998, este segmento foi a principal finalidade da empresa. No entanto, em 1999, a Petrowax iniciou uma nova fase com a produção e o envase de lubrificantes da empresa italiana AGIP.

Com o término do contrato, em 2005, a companhia passa a prestar serviço para a Agecom Produtos de

Petróleo, e a partir deste período também começa a atender diversas outras representantes do setor de lubrificantes.

Com sede em Mauá (SP) e filial em Iperó (SP), após esforços e aprimoramentos internos, a em-presa conquista as Certificações ISO 9001 e ISO 14001 em 2007. Atualmente, com 55 colabora-dores, a Petrowax é prestadora de serviço de mistura, envase e armazenagem no ramo de lubri-ficantes e de produtos químicos. Especializada em análises labora-toriais, conta com um Centro de Tecnologia Química que atende a várias empresas do segmento.

ORGANOGRAMA PETROWAX

Marcos Guerra e Pedro GuerraConselho Diretivo

Carlos GuerriniGerente

Clailton de OliveiraGerente

Fabio LopesGerente

ERRATA

Na edição número 14 do Interage, na editoria Conheça o Grupo Agecom, o organograma ilustrado na matéria é da Agecom Produtos de Petróleo e não do Grupo Agecom do Brasil, conforme publicado.

e mais...

• Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

• Lesil inicia operações na planta química de Diadema

• Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de

instituições carentes

Portaria da Unidade de Iperó (SP)

Colaboradores Petrowax

Centro de Tecnologia Química

Petrowax: Planta fabril

Cotrag Transportes inicia operações em Mauá

Page 2: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Interage é uma publicação do Grupo Agecom do Brasil.

Redação e edição:

Marina VeltmanMariana Larsson Nayara Araújo Thaís Guedes

Projeto gráfico e diagramação:

Thaís Guedes

Impressão: Gráfica Color Print Tiragem: 500

Fotos: Acervo Agecom

Expediente

Caro leitor, Nesta edição do Interage, o destaque fica por conta dos bons resultados da equipe AMG Motorsport, patrocinada pelo Grupo Agecom do Brasil. A publicação traz um encarte especial recheado com o resumo das etapas, fotos e tudo o que aconteceu de importante na Copa Nextel Stock Car e Vicar. Fique por dentro!

Com a chegada do meio do ano, época das famosas festas juninas, o Interage apresenta a cobertura das comemorações realizadas nas empresas do Grupo, com atrações, comidas típicas e muita diversão.

Na sessão dicas, saiba como prevenir crianças e adolescentes dos perigos da Internet e como economizar em tempos de crise. Além disso, você vai conhecer um pouco sobre a história da Petrowax, a segunda empresa a fazer parte do Grupo Agecom do Brasil.

Boa leitura!

Internet X Segurança

Hoje em dia é difícil, para não dizer impossível, imaginar um mundo sem a Internet. E-mails, sites, blogs, jor-nais e revistas on-line, entre outros, são itens indispensáveis e excelentes fontes de informação e pesquisa. Prova do sucesso desta inovação são os crescentes dados da presença de jovens na Web. Segundo o Ibope, 30% do total de in-

ternautas brasileiros que acessam a rede de casa têm entre dois e 17 anos e, em média, ficam mais de trinta horas conecta-dos. Os adolescentes de 12 a 17 navegam ainda mais tempo, chegando a 42 horas mensais.

No entanto, além destes conteúdos tão ricos, também existem alguns perigos na Web. Além da pe-dofilia, crime já muito divulgado pela imprensa, os pais ainda precisam se atentar e proibir a navegação dos jo-vens por comunidades virtuais de relacionamento que incitem o racismo e sites de jogos violentos.

Especialistas em pedagogia e Internet acreditam que a melhor forma de

prevenir tais transtornos é o diálogo. Porém, mesmo com conversas diárias, alguns pais contratam empresas que oferecem serviços que restringem a navegação, garantindo mais segurança aos filhos.

Outra alternativa é ocupar o tempo das crianças para que elas fiquem o menor período possível conectados à rede, e se dediquem à prática de esportes, cur-sos e ações culturais, tais como teatro e música.

É sempre necessário que os respon-sáveis tomem consciência dos passos da criança ou do jovem na web.

Veja abaixo alguns dos possíveis sinais de que seu filho está sendo abordado ou que está passando muito tempo na Internet:

Fonte: Revista Veja

02

03

04

05

07

08

091011

Palavra do Presidente• Por um mundo melhor

Matéria da Capa• Cotrag inicia operações em Mauá

Eventos• Grupo Agecom do Brasil comemora as novi-dades e as conquistas do primeiro semestre de 2009

Destaque• Lesil inicia operações na planta química de Diadema• Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

Interno• Grupo Agecom do Brasil comemora o Dia do Trabalho• Petrowax realiza festa junina para colaboradores e familiares

• Agecom Produtos de Petróleo oferece aten-dimento ativo a seus clientes

Orgulho de ser Agecom• Dez anos de bons negócios com a Agecom Produtos de Petróleo

06

Conheça o Grupo Agecom• Petrowax: a segunda empresa do Grupo Agecom do BrasilErrata

Agecom Ação• Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes• Agecom Ação promove Passeio Cultural• Agecom Ação apresenta novo boletim mensal

Dicas• 10 dicas para manter a saúde no inverno• Crise? Mude os hábitos para não entrar no vermelho• Internet X Segurança

Page 3: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Por um mundo melhorResponsabilidade social corporativa. Mais do que um tema atual, o conceito traz às empresas um papel fundamental na promoção do bem estar e do equilíbrio da sociedade. Além da construção da consciência ambiental e de solidariedade dos seus colaboradores.

Neste contexto, nossa empresa investe no Projeto Agecom Ação, formado por um grupo de funcionários que atua no desenvolvimento de programas sociais junto à comunidade e em parceria com órgãos do governo. Dentre as ações já desenvolvidas pelo Projeto, podemos citar a Campanha do Agasalho, doações de materiais para entidades carentes e iniciativas de cunho ambiental, educacional e cultural.

Também focado neste assunto, criamos, em 2008, a CICE (Comissão Interna de Consumo Eficiente), que tem o objetivo de conscientizar as pessoas e otimizar a utilização de energia elétrica, água e materiais de escritório. Com estas ações, além de beneficiar a natureza, também geramos aumento na produtividade, com menor custo.

A sociedade atual está, cada vez mais, reconhecendo e exigindo as responsabilidades ambientais e sociais como valores permanentes. Assim, com o olhar no princípio da coletividade e de solidariedade, continuaremos trabalhando focados em uma maneira de viver com mais igualdade social, harmonia e fraternidade.

Marcos Guerra - CEO do Grupo Agecom do Brasil

Cotrag inicia operações em Mauá

Grupo Agecom do Brasil inaugura nova unidade de empresa especializada no transporte de cargas químicas

Para atender às necessidades de uma fatia do mercado que requer especialização e treinamento na loco-moção e manuseio de cargas quími-cas, a Cotrag Transportes, empresa do Grupo Agecom do Brasil, iniciou no mês de abril suas atividades em Mauá, SP.

O investimento em infraestrutura, equipamentos de segurança e veícu-los foi em torno de R$ 3 milhões. A empresa oferece seus serviços para todo o território nacional, mas as prin-cipais rotas estão concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

A nova unidade dispõe de 5.735 m2

de área, dos quais 90% são ocupados pelo pátio destinado ao estaciona-mento dos caminhões. O restante é composto pelo setor administrativo, copa e almoxarifado.

Os diferenciais da companhia são 98% de frota própria, composta por 50 caminhões 0 km, e o treinamento contínuo com certificação dos profis-sionais que executam a condução e o manuseio das cargas secas e a granel.

A empresa, que está em processo da certificação do método SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Se-gurança, Meio Ambiente e Qualidade, criado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas – ABIQUIM),

realiza cursos de aperfeiçoamento dos 36 colaboradores constantemente.

Os temas dos exercícios são recicla-gem sobre direção econômica; simula-do de vazamento de produto, no qual é realizada a contenção da substância; gerenciamento de risco; palestras

Crise? Mude os hábitos para não entrar no vermelho

Em tempos de crise, a tendência das preocupações com as finanças da casa é aumentar cada vez mais. E é exata-mente por este motivo que perder poucos minutos do dia aplicando al-guns conceitos básicos de economia doméstica pode ajudar a minimizar ou até mesmo reverter futuros resulta-dos desfavoráveis ao bolso.

Os gastos caseiros que podem ser evi-tados são oriundos de vários pontos da casa. No entanto, devemos prestar atenção em alguns eletrodomésticos que podem desperdiçar muita ener-gia, como a geladeira e o chuveiro.

Uma geladeira com mais de 15 anos pode gastar 106 kWh por mês, o do-bro de energia de um aparelho novo, em que o consumo mensal é de aproximadamente 53 kWh. Substituí-la por uma nova pode reduzir a conta de energia em até R$ 23,00 ao mês. Assim, em um ano, a economia pode ser de até R$ 276,00. Se a ge-ladeira nova custa entre R$ 800,00 e R$ 2.000,00, o ganho será de 6,5% a 34,6% ao ano sobre o investimento.

No banheiro, fique alerta para a al-ternância das temperaturas do chu-veiro elétrico. O modo verão con-some quase 40% menos energia do

que a inverno, por isso é impor-tante mudar a posição do aparelho na estação correta. Tomando esta simples e pequena atitude a conta de energia virá, em média, com R$ 40,00 a menos.

Prestar atenção ao desperdício de água também auxilia a reduzir as despesas. Lavar a louça em três turnos - primeiro molhá-la bem, ensaboá-la e depois enxaguá-la - é uma boa forma de economizar água. Além disso, deve-se tomar cuidado com vazamentos. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

Utilize uma vassoura para limpar as calçadas e use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos.

Além de tudo isso, o mais importante é manter as contas equilibradas e não gastar mais do que se ganha.

00, o ganho será de 6,5% aano sobre o investimento.

eiro, fique alerta para a al-das temperaturas do chu-rico. O modo verão con-se 40% menos energia do

Fontes: Site HOWSTUFFWORKS e Portal das Dicas

C

Setor administrativo da Cotrag Transportes

Page 4: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

sobre meio ambiente; reciclagem do curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), um treinamento anual especí-fico para condutores de veículos rodoviários transportadores de

produtos perigosos; entre outros que estão sendo desenvolvidos para completar o quadro de ca-pacitação dos profissionais.

Desde o início das operações, a

Cotrag já transportou cargas como OMB (Óleo Mineral Básico), aguar-rás e querosene, mas esse é apenas o início dos serviços que a empresa oferecerá para o setor químico e petroquímico em 2009.

Grupo Agecom do Brasil comemora as novidades e

conquistas do primeiro semestre de 2009

Para festejar a aquisição da Certifi-cação Prodir pela Agecom Produtos de Petróleo, a nova identidade visual das empresas do Grupo Agecom do Brasil, o início das atividades na planta industrial da Cotrag Transpor-tadora, em Mauá, e o novo serviço de atendimento ativo realizado pela área comercial, o departamento de Marketing e o Conselho Diretor organizaram uma festa junina destinada aos colaboradores das empresas da holding.

A escolha pela celebração temática foi o mês de junho, marcado pelas festas de São João, Santo Antônio e São Pe-dro. O evento aconteceu no dia 26, das 16h às 21h, no espaço da Lesil

Indústria e Comércio, em Diadema, São Paulo. O traje típico foi opcional.

Os colaboradores se divertiram com muitas músicas, comidas típicas e a tradicional quadrilha. Na festa houve arrecadação de alimentos para doação e também o encerramento com chave de ouro da Campanha do Agasalho 2009, realizada pelas companhias.

Lesil inicia operações na planta química de Diadema

Grupo Agecom do Brasil investe US$ 1 milhão no “start” da fábrica que será responsável pela produção de grande parte do portfólio das empresas da holding

A Lesil Indústria e Comércio, empresa do Grupo Agecom do Brasil, iniciou no mês de maio as operações de

recebimento e expedição de lubrifi-cantes na planta química de Diadema, onde atualmente se produz e envasa a

linha de vaselinas. Para junho, está pre-visto o início da produção da linha de lubrificantes automotivos e industriais

semestre de 2009

Agecom Ação apresenta novo boletim mensal

Desde março deste ano, os colabo-radores da Agecom Produtos de Petróleo já têm como saber tudo o

que acontece no Projeto Agecom Ação por e-mail. Os funcionários que participam da iniciativa criaram um bo-letim mensal com agenda de palestras e eventos, dicas e toda a programa-ção de atividades do mês.

O conteúdo do informativo interno é definido de acordo com as reuniões

do grupo e qualquer integrante do pro-jeto pode ser responsável pela realiza-ção da publicação.

Com isso, todos terão a oportuni-dade de participar ainda mais das ações de responsabilidade social e em prol da natureza realizadas pelo Projeto.

10 dicas para manter a saúde no inverno

O inverno teve início às 2h45 do dia 21 de junho. Nesta estação, que abrange os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são mais severas, fazendo com que o clima frio e seco aumente a incidência de doenças alérgicas, respiratórias e até cardiovasculares.

Dentre os mais afetados com os problemas de saúde nesta época estão os brasileiros das regiões Sul e Sudeste.

Mas, afinal, o que fazer para manter a saúde no tempo frio? Seguem algu-mas dicas, fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, para evitar alguns dos problemas. Fonte: Ideal Dicas

Colaboradoras ao lado dos pilotos Lico Kaesemodel, Lucas Finger e Átila Abreu

Quadrilha do Grupo Agecom do Brasil Descontração, músicas e comidas típicas

Page 5: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

para envase em containers, tambores e bombonas.

Para completar o portfólio, a empresa distribuirá óleos para transforma-dores, óleos para pulverização agrí-cola (OPPA) e especialidades como vaselinas e óleos grau alimentício.

A unidade será equipada com um moderno sistema de envase, com

maquinário rotativo para frascos de 1 litro e 500 mL. A produção nominal tem capacidade para quatro mil caixas por dia, além da produção e esto-cagem de produtos em bombonas, tambores, containers e a granel.

Com investimento de US$ 1 milhão, serão contratados 20 funcionários e estruturado um moderno laboratório com equipamentos de última gera-

ção. A fábrica prestará serviços para as próprias empresas do Grupo e ainda clientes multinacionais.

Atualmente, a capacidade produtiva é de 600 mil litros mensais de óleos lubrificantes. A previsão para dezem-bro deste ano é alcançar a produção de um milhão de litros e, em 2010, atingir o patamar de dois milhões de litros por mês.

Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

Empresas aderem ao novo modelo de sistema fiscal que visa, entre outros benefícios, minimizar o impacto ambiental com a redução do consumo de papel

As empresas da holding Agecom do Brasil iniciaram o uso da nota fiscal eletrônica no dia 1º de abril. O sucesso da transição foi pos-sível graças à antecipação de todos os trâmites, já que a companhia se preparou para iniciar o novo sistema 15 dias antes do previsto, ganhando mais tempo para acertar quaisquer detalhes que não saíssem conforme o previsto.

De acordo com o site do Ministério da Fazenda, os benefícios para o con-tribuinte emissor da nota consistem na redução de custos de impressão, aquisição de papel, envio do docu-mento fiscal e armazenagem dos mesmos; na simplificação de obriga-ções acessórias, como dispensa de AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais); eficiência nas paradas de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira e incentivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com clientes.

Para o contribuinte receptor, as van-tagens são eliminação de digitação

de notas fiscais na recepção de m e r c a d o r i a s , planejamento de logística de en-trega devido à antecipação da informação por via eletrônica, redução nos er-ros de escritu-ração e incen-tivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores.

Na sociedade em geral, a redução no consumo de papel gera impacto positivo ao meio ambiente, além de ser uma forma de incentivo às no-vas tecnologias, padronizando os relacionamentos eletrônicos entre as empresas. O recurso ainda amplia a confiabilidade do documento gerado, reduz os custos dos processos e melhora o compartilhamento de in-formações entre os fiscos.

Segundo Clóvis Gimenes, Diretor

Jurídico e Contábil do Grupo Agecom do Brasil, espera-se que o novo pro-cesso ajuste o mercado, criando no-vas oportunidades, independente do ramo de atividade. “O Grupo Agecom do Brasil apóia o desenvolvimento de novas funcionalidades nos sistemas de informação, atendendo às demandas de legislação e de processos. A implan-tação da nota fiscal eletrônica permite prover a integridade das informações enviadas aos nossos clientes, contem-plando também as recebidas de nossos fornecedores”, completa.

Clóvis Gimenes: Diretor Jurídico e Contábil do Grupo Agecom do Brasil

Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes

Peças arrecadadas serão doadas ao Lar dos Pequenos Obreiros de Mauá e ao Asilo Camille Flamarion

A Campanha do Agasalho 2009, pro-movida pelo Projeto Agecom Ação, teve início no mês de maio e foi encerrada na tradicional Festa Junina da empresa, em 26 de junho. A ação sensibilizou os funcionários de todas as unidades do Grupo, que ar-recadaram mais de 420 peças de roupas e agasalhos.

As doações serão encaminhadas para crianças e jovens do Lapon (Lar dos Pequenos Obreiros de Mauá) e para os idosos do Asilo Camille Flamarion,

ambos localizados em Mauá.

“Selecionamos duas instituições com muita carência de recursos. Ainda há muito a ser feito, mas despertar o espírito de solidariedade nos co-laboradores já é um grande passo”, afirma Diogenes Xavier, Coordena-dor Administrativo e de Recursos Humanos e membro do Projeto Agecom Ação.

Além da participação dos colabora-dores, a novidade da Campanha deste

ano ficou por conta do envolvimento de todas as empresas da ACIBAM (As-sociação Condomínio Industrial Barão de Mauá). Foi colocado um posto de coleta na recepção do condomínio, assim todos os que transitavam pelo local tiveram conhecimento da ação e também puderam con-tribuir com doações.

Agecom Ação promove Passeio CulturalEm abril, os funcionários do Grupo Agecom viveram a experiência de vol-tar no tempo e conhecer cada detalhe do Centro Histórico de São Paulo. O grupo, composto por 36 pessoas, iniciou o passeio no Teatro Municipal,

passando pelo Viaduto do Chá, Pátio do Colégio e o charmoso Mosteiro de São Bento.

O roteiro guiado, organizado pelos membros do Projeto Agecom Ação,

teve três horas de duração e os par-ticipantes ainda conheceram as ex-posições do Centro Cultural Banco do Brasil, além da Praça da Sé com sua im-ponente Catedral.

Participantes do Passeio Cultural nas escadarias da Catedral da SéAcima: Fonte em frente ao Teatro Municipal. Ao lado: Catedral da Sé. Abaixo: Pátio do Colégio

Page 6: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Grupo Agecom do Brasil comemora o Dia do Trabalho

A festa aconteceu no dia 1º de maio, data na qual é comemorada o Dia Mundial do Trabalho. Os colabora-dores das empresas do Grupo Age-com do Brasil foram convidados pela Petrowax para passar o feriado de forma agradável em uma chá-cara localizada em Iperó, interior de São Paulo.

Os convidados se divertiram com videokê, piscina e um campeonato de futebol que reuniu o time da Agecom Produtos de Petróleo e o da Petro-wax. Após suarem as camisas, a vitória ficou com o time da casa, Petrowax.

Colaboradores comemoram o Dia Mundial do Trabalho em Iperó

Petrowax realiza festa junina para colaboradores e familiares

A festa junina da Petrowax aconteceu em Iperó, interior de São Paulo, no dia 13 de junho. A comemoração teve início logo cedo, a partir das 10 horas da manhã, com comidas e trajes típicos.

As crianças se divertiram com bar-

racas de pesca, corridas do saco, caça tesouros, entre outras ativi-dades. Os adultos participaram do campeonato de futebol “solteiros x casados” e soltaram a voz no videokê, ani-mando a festança.

Agecom Produtos de Petróleo oferece atendimento ativo a seus clientes

O Departamento Comercial Interno da Agecom Produtos de Petróleo criou o novo serviço de atendimento ativo, que está em vigor desde 4 de maio deste ano, nas divisões Química e Lubrificantes da empresa.

O objetivo é resgatar os clientes ina-tivos, realizar pós-venda, captação de novos compradores e também estreitar o relacionamento com estes públicos através de campanhas para que conheçam as práticas comerciais e de comunicação da companhia.

Inicialmente, o trabalho será realizado

por três colaboradores do setor comercial, mas a previsão é que cinco pessoas passem a executar a ação, que é realizada das 8h às 17h45, de segunda a sexta. Esta iniciativa beneficia toda a Agecom Produtos de Petróleo, por repre-sentar a excelência no atendimen-to empresarial.

Dez anos de bons negócios com a Agecom Produtos de Petróleo

Na supervisão do Departamento Comercial Interno, Claudia Benedetti comemora uma década na empresa, que considera sua segunda casa

A trajetória de Claudia Heredia Benedetti na Agecom Produtos de Petróleo teve início em julho de 1999, quando foi contratada para assumir o cargo de assistente de vendas. Sem-pre dedicada, logo se destacou e foi promovida à coordenadora e, poste-riormente, à supervisora do Depar-tamento Comercial Interno, função que já exerce há quase cinco anos.

Em julho deste ano, Claudia comemora uma década na companhia e, apesar disso, afirma que está sempre apren-dendo. “Cada novo contratado traz consigo vivências de outras empresas e aprendemos muito com esse inter-câmbio de culturas. A Agecom é uma escola pra mim”, avalia a colaboradora que atualmente cursa Gestão em Logística para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

Claudia Benedetti, que já atuou em multinacionais, diz que no início se surpreendeu bastante com a forma

de trabalho na empresa, pois era tudo muito diferente do que ela estava acos-tumada. Nas experiências anteriores, as pessoas não criavam vínculos, já na Agecom Produtos de Petróleo os funcionários são unidos, todos se aju-davam, criando um ambiente corpo-

rativo muito agradável.

A colaboradora se considera suspeita para definir o que mais gosta em seu dia-a-dia. “A Agecom é minha segunda casa. Eu adoro trabalhar, adoro fazer o que faço. É uma correria, tudo é muito dinâmico, mas só pelo relacionamento que criamos com todas as pessoas, acaba sendo bastante compensador”, relata.

Na vida pessoal Claudia é casada, tem dois filhos e seu programa favorito é assistir televisão e ir ao cinema com a família. Ela admite, em meio a sorrisos, que gosta de tudo, desde novelas e filmes até telejornais. A única coisa que lhe dá mais prazer é curtir a companhia dos filhos e do marido, suas paixões.

Parabéns, Claudia, pelos seus dez anos de empenho em prol do Grupo Agecom do Brasil.

Claudia e a equipe do Departamento Comercial Interno da Agecom Produtos de Petróleo

A supervisora considera o ambiente corporativo da Agecom muito agradável

Colaboradores na Festa Junina da Petrowax

Page 7: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Grupo Agecom do Brasil comemora o Dia do Trabalho

A festa aconteceu no dia 1º de maio, data na qual é comemorada o Dia Mundial do Trabalho. Os colabora-dores das empresas do Grupo Age-com do Brasil foram convidados pela Petrowax para passar o feriado de forma agradável em uma chá-cara localizada em Iperó, interior de São Paulo.

Os convidados se divertiram com videokê, piscina e um campeonato de futebol que reuniu o time da Agecom Produtos de Petróleo e o da Petro-wax. Após suarem as camisas, a vitória ficou com o time da casa, Petrowax.

Colaboradores comemoram o Dia Mundial do Trabalho em Iperó

Petrowax realiza festa junina para colaboradores e familiares

A festa junina da Petrowax aconteceu em Iperó, interior de São Paulo, no dia 13 de junho. A comemoração teve início logo cedo, a partir das 10 horas da manhã, com comidas e trajes típicos.

As crianças se divertiram com bar-

racas de pesca, corridas do saco, caça tesouros, entre outras ativi-dades. Os adultos participaram do campeonato de futebol “solteiros x casados” e soltaram a voz no videokê, ani-mando a festança.

Agecom Produtos de Petróleo oferece atendimento ativo a seus clientes

O Departamento Comercial Interno da Agecom Produtos de Petróleo criou o novo serviço de atendimento ativo, que está em vigor desde 4 de maio deste ano, nas divisões Química e Lubrificantes da empresa.

O objetivo é resgatar os clientes ina-tivos, realizar pós-venda, captação de novos compradores e também estreitar o relacionamento com estes públicos através de campanhas para que conheçam as práticas comerciais e de comunicação da companhia.

Inicialmente, o trabalho será realizado

por três colaboradores do setor comercial, mas a previsão é que cinco pessoas passem a executar a ação, que é realizada das 8h às 17h45, de segunda a sexta. Esta iniciativa beneficia toda a Agecom Produtos de Petróleo, por repre-sentar a excelência no atendimen-to empresarial.

Dez anos de bons negócios com a Agecom Produtos de Petróleo

Na supervisão do Departamento Comercial Interno, Claudia Benedetti comemora uma década na empresa, que considera sua segunda casa

A trajetória de Claudia Heredia Benedetti na Agecom Produtos de Petróleo teve início em julho de 1999, quando foi contratada para assumir o cargo de assistente de vendas. Sem-pre dedicada, logo se destacou e foi promovida à coordenadora e, poste-riormente, à supervisora do Depar-tamento Comercial Interno, função que já exerce há quase cinco anos.

Em julho deste ano, Claudia comemora uma década na companhia e, apesar disso, afirma que está sempre apren-dendo. “Cada novo contratado traz consigo vivências de outras empresas e aprendemos muito com esse inter-câmbio de culturas. A Agecom é uma escola pra mim”, avalia a colaboradora que atualmente cursa Gestão em Logística para aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

Claudia Benedetti, que já atuou em multinacionais, diz que no início se surpreendeu bastante com a forma

de trabalho na empresa, pois era tudo muito diferente do que ela estava acos-tumada. Nas experiências anteriores, as pessoas não criavam vínculos, já na Agecom Produtos de Petróleo os funcionários são unidos, todos se aju-davam, criando um ambiente corpo-

rativo muito agradável.

A colaboradora se considera suspeita para definir o que mais gosta em seu dia-a-dia. “A Agecom é minha segunda casa. Eu adoro trabalhar, adoro fazer o que faço. É uma correria, tudo é muito dinâmico, mas só pelo relacionamento que criamos com todas as pessoas, acaba sendo bastante compensador”, relata.

Na vida pessoal Claudia é casada, tem dois filhos e seu programa favorito é assistir televisão e ir ao cinema com a família. Ela admite, em meio a sorrisos, que gosta de tudo, desde novelas e filmes até telejornais. A única coisa que lhe dá mais prazer é curtir a companhia dos filhos e do marido, suas paixões.

Parabéns, Claudia, pelos seus dez anos de empenho em prol do Grupo Agecom do Brasil.

Claudia e a equipe do Departamento Comercial Interno da Agecom Produtos de Petróleo

A supervisora considera o ambiente corporativo da Agecom muito agradável

Colaboradores na Festa Junina da Petrowax

Page 8: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

para envase em containers, tambores e bombonas.

Para completar o portfólio, a empresa distribuirá óleos para transforma-dores, óleos para pulverização agrí-cola (OPPA) e especialidades como vaselinas e óleos grau alimentício.

A unidade será equipada com um moderno sistema de envase, com

maquinário rotativo para frascos de 1 litro e 500 mL. A produção nominal tem capacidade para quatro mil caixas por dia, além da produção e esto-cagem de produtos em bombonas, tambores, containers e a granel.

Com investimento de US$ 1 milhão, serão contratados 20 funcionários e estruturado um moderno laboratório com equipamentos de última gera-

ção. A fábrica prestará serviços para as próprias empresas do Grupo e ainda clientes multinacionais.

Atualmente, a capacidade produtiva é de 600 mil litros mensais de óleos lubrificantes. A previsão para dezem-bro deste ano é alcançar a produção de um milhão de litros e, em 2010, atingir o patamar de dois milhões de litros por mês.

Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

Empresas aderem ao novo modelo de sistema fiscal que visa, entre outros benefícios, minimizar o impacto ambiental com a redução do consumo de papel

As empresas da holding Agecom do Brasil iniciaram o uso da nota fiscal eletrônica no dia 1º de abril. O sucesso da transição foi pos-sível graças à antecipação de todos os trâmites, já que a companhia se preparou para iniciar o novo sistema 15 dias antes do previsto, ganhando mais tempo para acertar quaisquer detalhes que não saíssem conforme o previsto.

De acordo com o site do Ministério da Fazenda, os benefícios para o con-tribuinte emissor da nota consistem na redução de custos de impressão, aquisição de papel, envio do docu-mento fiscal e armazenagem dos mesmos; na simplificação de obriga-ções acessórias, como dispensa de AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais); eficiência nas paradas de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira e incentivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com clientes.

Para o contribuinte receptor, as van-tagens são eliminação de digitação

de notas fiscais na recepção de m e r c a d o r i a s , planejamento de logística de en-trega devido à antecipação da informação por via eletrônica, redução nos er-ros de escritu-ração e incen-tivo ao uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores.

Na sociedade em geral, a redução no consumo de papel gera impacto positivo ao meio ambiente, além de ser uma forma de incentivo às no-vas tecnologias, padronizando os relacionamentos eletrônicos entre as empresas. O recurso ainda amplia a confiabilidade do documento gerado, reduz os custos dos processos e melhora o compartilhamento de in-formações entre os fiscos.

Segundo Clóvis Gimenes, Diretor

Jurídico e Contábil do Grupo Agecom do Brasil, espera-se que o novo pro-cesso ajuste o mercado, criando no-vas oportunidades, independente do ramo de atividade. “O Grupo Agecom do Brasil apóia o desenvolvimento de novas funcionalidades nos sistemas de informação, atendendo às demandas de legislação e de processos. A implan-tação da nota fiscal eletrônica permite prover a integridade das informações enviadas aos nossos clientes, contem-plando também as recebidas de nossos fornecedores”, completa.

Clóvis Gimenes: Diretor Jurídico e Contábil do Grupo Agecom do Brasil

Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes

Peças arrecadadas serão doadas ao Lar dos Pequenos Obreiros de Mauá e ao Asilo Camille Flamarion

A Campanha do Agasalho 2009, pro-movida pelo Projeto Agecom Ação, teve início no mês de maio e foi encerrada na tradicional Festa Junina da empresa, em 26 de junho. A ação sensibilizou os funcionários de todas as unidades do Grupo, que ar-recadaram mais de 420 peças de roupas e agasalhos.

As doações serão encaminhadas para crianças e jovens do Lapon (Lar dos Pequenos Obreiros de Mauá) e para os idosos do Asilo Camille Flamarion,

ambos localizados em Mauá.

“Selecionamos duas instituições com muita carência de recursos. Ainda há muito a ser feito, mas despertar o espírito de solidariedade nos co-laboradores já é um grande passo”, afirma Diogenes Xavier, Coordena-dor Administrativo e de Recursos Humanos e membro do Projeto Agecom Ação.

Além da participação dos colabora-dores, a novidade da Campanha deste

ano ficou por conta do envolvimento de todas as empresas da ACIBAM (As-sociação Condomínio Industrial Barão de Mauá). Foi colocado um posto de coleta na recepção do condomínio, assim todos os que transitavam pelo local tiveram conhecimento da ação e também puderam con-tribuir com doações.

Agecom Ação promove Passeio CulturalEm abril, os funcionários do Grupo Agecom viveram a experiência de vol-tar no tempo e conhecer cada detalhe do Centro Histórico de São Paulo. O grupo, composto por 36 pessoas, iniciou o passeio no Teatro Municipal,

passando pelo Viaduto do Chá, Pátio do Colégio e o charmoso Mosteiro de São Bento.

O roteiro guiado, organizado pelos membros do Projeto Agecom Ação,

teve três horas de duração e os par-ticipantes ainda conheceram as ex-posições do Centro Cultural Banco do Brasil, além da Praça da Sé com sua im-ponente Catedral.

Participantes do Passeio Cultural nas escadarias da Catedral da SéAcima: Fonte em frente ao Teatro Municipal. Ao lado: Catedral da Sé. Abaixo: Pátio do Colégio

Page 9: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

sobre meio ambiente; reciclagem do curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), um treinamento anual especí-fico para condutores de veículos rodoviários transportadores de

produtos perigosos; entre outros que estão sendo desenvolvidos para completar o quadro de ca-pacitação dos profissionais.

Desde o início das operações, a

Cotrag já transportou cargas como OMB (Óleo Mineral Básico), aguar-rás e querosene, mas esse é apenas o início dos serviços que a empresa oferecerá para o setor químico e petroquímico em 2009.

Grupo Agecom do Brasil comemora as novidades e

conquistas do primeiro semestre de 2009

Para festejar a aquisição da Certifi-cação Prodir pela Agecom Produtos de Petróleo, a nova identidade visual das empresas do Grupo Agecom do Brasil, o início das atividades na planta industrial da Cotrag Transpor-tadora, em Mauá, e o novo serviço de atendimento ativo realizado pela área comercial, o departamento de Marketing e o Conselho Diretor organizaram uma festa junina destinada aos colaboradores das empresas da holding.

A escolha pela celebração temática foi o mês de junho, marcado pelas festas de São João, Santo Antônio e São Pe-dro. O evento aconteceu no dia 26, das 16h às 21h, no espaço da Lesil

Indústria e Comércio, em Diadema, São Paulo. O traje típico foi opcional.

Os colaboradores se divertiram com muitas músicas, comidas típicas e a tradicional quadrilha. Na festa houve arrecadação de alimentos para doação e também o encerramento com chave de ouro da Campanha do Agasalho 2009, realizada pelas companhias.

Lesil inicia operações na planta química de Diadema

Grupo Agecom do Brasil investe US$ 1 milhão no “start” da fábrica que será responsável pela produção de grande parte do portfólio das empresas da holding

A Lesil Indústria e Comércio, empresa do Grupo Agecom do Brasil, iniciou no mês de maio as operações de

recebimento e expedição de lubrifi-cantes na planta química de Diadema, onde atualmente se produz e envasa a

linha de vaselinas. Para junho, está pre-visto o início da produção da linha de lubrificantes automotivos e industriais

semestre de 2009

Agecom Ação apresenta novo boletim mensal

Desde março deste ano, os colabo-radores da Agecom Produtos de Petróleo já têm como saber tudo o

que acontece no Projeto Agecom Ação por e-mail. Os funcionários que participam da iniciativa criaram um bo-letim mensal com agenda de palestras e eventos, dicas e toda a programa-ção de atividades do mês.

O conteúdo do informativo interno é definido de acordo com as reuniões

do grupo e qualquer integrante do pro-jeto pode ser responsável pela realiza-ção da publicação.

Com isso, todos terão a oportuni-dade de participar ainda mais das ações de responsabilidade social e em prol da natureza realizadas pelo Projeto.

10 dicas para manter a saúde no inverno

O inverno teve início às 2h45 do dia 21 de junho. Nesta estação, que abrange os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas são mais severas, fazendo com que o clima frio e seco aumente a incidência de doenças alérgicas, respiratórias e até cardiovasculares.

Dentre os mais afetados com os problemas de saúde nesta época estão os brasileiros das regiões Sul e Sudeste.

Mas, afinal, o que fazer para manter a saúde no tempo frio? Seguem algu-mas dicas, fornecidas pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, para evitar alguns dos problemas. Fonte: Ideal Dicas

Colaboradoras ao lado dos pilotos Lico Kaesemodel, Lucas Finger e Átila Abreu

Quadrilha do Grupo Agecom do Brasil Descontração, músicas e comidas típicas

Page 10: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Por um mundo melhorResponsabilidade social corporativa. Mais do que um tema atual, o conceito traz às empresas um papel fundamental na promoção do bem estar e do equilíbrio da sociedade. Além da construção da consciência ambiental e de solidariedade dos seus colaboradores.

Neste contexto, nossa empresa investe no Projeto Agecom Ação, formado por um grupo de funcionários que atua no desenvolvimento de programas sociais junto à comunidade e em parceria com órgãos do governo. Dentre as ações já desenvolvidas pelo Projeto, podemos citar a Campanha do Agasalho, doações de materiais para entidades carentes e iniciativas de cunho ambiental, educacional e cultural.

Também focado neste assunto, criamos, em 2008, a CICE (Comissão Interna de Consumo Eficiente), que tem o objetivo de conscientizar as pessoas e otimizar a utilização de energia elétrica, água e materiais de escritório. Com estas ações, além de beneficiar a natureza, também geramos aumento na produtividade, com menor custo.

A sociedade atual está, cada vez mais, reconhecendo e exigindo as responsabilidades ambientais e sociais como valores permanentes. Assim, com o olhar no princípio da coletividade e de solidariedade, continuaremos trabalhando focados em uma maneira de viver com mais igualdade social, harmonia e fraternidade.

Marcos Guerra - CEO do Grupo Agecom do Brasil

Cotrag inicia operações em Mauá

Grupo Agecom do Brasil inaugura nova unidade de empresa especializada no transporte de cargas químicas

Para atender às necessidades de uma fatia do mercado que requer especialização e treinamento na loco-moção e manuseio de cargas quími-cas, a Cotrag Transportes, empresa do Grupo Agecom do Brasil, iniciou no mês de abril suas atividades em Mauá, SP.

O investimento em infraestrutura, equipamentos de segurança e veícu-los foi em torno de R$ 3 milhões. A empresa oferece seus serviços para todo o território nacional, mas as prin-cipais rotas estão concentradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

A nova unidade dispõe de 5.735 m2

de área, dos quais 90% são ocupados pelo pátio destinado ao estaciona-mento dos caminhões. O restante é composto pelo setor administrativo, copa e almoxarifado.

Os diferenciais da companhia são 98% de frota própria, composta por 50 caminhões 0 km, e o treinamento contínuo com certificação dos profis-sionais que executam a condução e o manuseio das cargas secas e a granel.

A empresa, que está em processo da certificação do método SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Se-gurança, Meio Ambiente e Qualidade, criado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas – ABIQUIM),

realiza cursos de aperfeiçoamento dos 36 colaboradores constantemente.

Os temas dos exercícios são recicla-gem sobre direção econômica; simula-do de vazamento de produto, no qual é realizada a contenção da substância; gerenciamento de risco; palestras

Crise? Mude os hábitos para não entrar no vermelho

Em tempos de crise, a tendência das preocupações com as finanças da casa é aumentar cada vez mais. E é exata-mente por este motivo que perder poucos minutos do dia aplicando al-guns conceitos básicos de economia doméstica pode ajudar a minimizar ou até mesmo reverter futuros resulta-dos desfavoráveis ao bolso.

Os gastos caseiros que podem ser evi-tados são oriundos de vários pontos da casa. No entanto, devemos prestar atenção em alguns eletrodomésticos que podem desperdiçar muita ener-gia, como a geladeira e o chuveiro.

Uma geladeira com mais de 15 anos pode gastar 106 kWh por mês, o do-bro de energia de um aparelho novo, em que o consumo mensal é de aproximadamente 53 kWh. Substituí-la por uma nova pode reduzir a conta de energia em até R$ 23,00 ao mês. Assim, em um ano, a economia pode ser de até R$ 276,00. Se a ge-ladeira nova custa entre R$ 800,00 e R$ 2.000,00, o ganho será de 6,5% a 34,6% ao ano sobre o investimento.

No banheiro, fique alerta para a al-ternância das temperaturas do chu-veiro elétrico. O modo verão con-some quase 40% menos energia do

que a inverno, por isso é impor-tante mudar a posição do aparelho na estação correta. Tomando esta simples e pequena atitude a conta de energia virá, em média, com R$ 40,00 a menos.

Prestar atenção ao desperdício de água também auxilia a reduzir as despesas. Lavar a louça em três turnos - primeiro molhá-la bem, ensaboá-la e depois enxaguá-la - é uma boa forma de economizar água. Além disso, deve-se tomar cuidado com vazamentos. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia, ou seja, mais de 1.200 litros por mês.

Utilize uma vassoura para limpar as calçadas e use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos.

Além de tudo isso, o mais importante é manter as contas equilibradas e não gastar mais do que se ganha.

00, o ganho será de 6,5% aano sobre o investimento.

eiro, fique alerta para a al-das temperaturas do chu-rico. O modo verão con-se 40% menos energia do

Fontes: Site HOWSTUFFWORKS e Portal das Dicas

C

Setor administrativo da Cotrag Transportes

Page 11: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Interage é uma publicação do Grupo Agecom do Brasil.

Redação e edição:

Marina VeltmanMariana Larsson Nayara Araújo Thaís Guedes

Projeto gráfico e diagramação:

Thaís Guedes

Impressão: Color Print Tiragem: 500

Fotos: Acervo Agecom

Expediente

Caro leitor, Nesta edição do Interage, o destaque fica por conta dos bons resultados da equipe AMG Motorsport, patrocinada pelo Grupo Agecom do Brasil. A publicação traz um encarte especial recheado com o resumo das etapas, fotos e tudo o que aconteceu de importante na Copa Nextel Stock Car e Vicar. Fique por dentro!

Com a chegada do meio do ano, época das famosas festas juninas, o Interage apresenta a cobertura das comemorações realizadas nas empresas do Grupo, com atrações, comidas típicas e muita diversão.

Na sessão dicas, saiba como prevenir crianças e adolescentes dos perigos da Internet e como economizar em tempos de crise. Além disso, você vai conhecer um pouco sobre a história da Petrowax, a segunda empresa a fazer parte do Grupo Agecom do Brasil.

Boa leitura!

Internet X Segurança

Hoje em dia é difícil, para não dizer impossível, imaginar um mundo sem a Internet. E-mails, sites, blogs, jor-nais e revistas on-line, entre outros, são itens indispensáveis e excelentes fontes de informação e pesquisa. Prova do sucesso desta inovação são os crescentes dados da presença de jovens na Web. Segundo o Ibope, 30% do total de in-

ternautas brasileiros que acessam a rede de casa têm entre dois e 17 anos e, em média, ficam mais de trinta horas conecta-dos. Os adolescentes de 12 a 17 navegam ainda mais tempo, chegando a 42 horas mensais.

No entanto, além destes conteúdos tão ricos, também existem alguns perigos na Web. Além da pe-dofilia, crime já muito divulgado pela imprensa, os pais ainda precisam se atentar e proibir a navegação dos jo-vens por comunidades virtuais de relacionamento que incitem o racismo e sites de jogos violentos.

Especialistas em pedagogia e Internet acreditam que a melhor forma de

prevenir tais transtornos é o diálogo. Porém, mesmo com conversas diárias, alguns pais contratam empresas que oferecem serviços que restringem a navegação, garantindo mais segurança aos filhos.

Outra alternativa é ocupar o tempo das crianças para que elas fiquem o menor período possível conectados à rede, e se dediquem à prática de esportes, cur-sos e ações culturais, tais como teatro e música.

É sempre necessário que os respon-sáveis tomem consciência dos passos da criança ou do jovem na web.

Veja abaixo alguns dos possíveis sinais de que seu filho está sendo abordado ou que está passando muito tempo na Internet:

Fonte: Revista Veja

02

03

04

05

07

08

091011

Palavra do Presidente• Por um mundo melhor

Matéria da Capa• Cotrag inicia operações em Mauá

Eventos• Grupo Agecom do Brasil comemora as novi-dades e as conquistas do primeiro semestre de 2009

Destaque• Lesil inicia operações na planta química de Diadema• Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

Interno• Grupo Agecom do Brasil comemora o Dia do Trabalho• Petrowax realiza festa junina para colaboradores e familiares

• Agecom Produtos de Petróleo oferece aten-dimento ativo a seus clientes

Orgulho de ser Agecom• Dez anos de bons negócios com a Agecom Produtos de Petróleo

06

Conheça o Grupo Agecom• Petrowax: a segunda empresa do Grupo Agecom do BrasilErrata

Agecom Ação• Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes• Agecom Ação promove Passeio Cultural• Agecom Ação apresenta novo boletim mensal

Dicas• 10 dicas para manter a saúde no inverno• Crise? Mude os hábitos para não entrar no vermelho• Internet X Segurança

Page 12: Cotrag Transportes inicia operações em Mauá · • Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de instituições carentes Portaria da Unidade de Iperó (SP) Colaboradores Petrowax

Petrowax: a segunda empresa do Grupo Agecom do Brasil

A Petrowax, empresa mais antiga do Grupo após a Agecom Produtos de Petróleo, foi criada em 1995 com o objetivo de beneficiar cera de po-lietileno. O próprio nome da com-panhia foi inspirado nesta necessidade, composto por Petro, de petróleo, e Wax, de cera.

Durante três anos, até 1998, este segmento foi a principal finalidade da empresa. No entanto, em 1999, a Petrowax iniciou uma nova fase com a produção e o envase de lubrificantes da empresa italiana AGIP.

Com o término do contrato, em 2005, a companhia passa a prestar serviço para a Agecom Produtos de

Petróleo, e a partir deste período também começa a atender diversas outras representantes do setor de lubrificantes.

Com sede em Mauá (SP) e filial em Iperó (SP), após esforços e aprimoramentos internos, a em-presa conquista as Certificações ISO 9001 e ISO 14001 em 2007. Atualmente, com 55 colabora-dores, a Petrowax é prestadora de serviço de mistura, envase e armazenagem no ramo de lubri-ficantes e de produtos químicos. Especializada em análises labora-toriais, conta com um Centro de Tecnologia Química que atende a várias empresas do segmento.

ORGANOGRAMA PETROWAX

Marcos Guerra e Pedro GuerraConselho Diretivo

Carlos GuerriniGerente

Clailton de OliveiraGerente

Fabio LopesGerente

ERRATA

Na edição número 14 do Interage, na editoria Conheça o Grupo Agecom, o organograma ilustrado na matéria é da Agecom Produtos de Petróleo e não do Grupo Agecom do Brasil, conforme publicado.

e mais...

• Grupo Agecom do Brasil implanta Nota Fiscal Eletrônica

• Lesil inicia operações na planta química de Diadema

• Campanha do Agasalho da Agecom aquece o inverno de

instituições carentes

Portaria da Unidade de Iperó (SP)

Colaboradores Petrowax

Centro de Tecnologia Química

Petrowax: Planta fabril

Cotrag Transportes inicia operações em Mauá