coopen – cooperativa de ensino de rio verde...

6
Colégio COOPEN www.coopen.com.br [email protected] Disciplina: BIOLOGIA Professor(a): Will Heumeer LISTÃO Data: 29/11/2018 Série: 9º Turma: Aluno(a): 1. (Fcmmg 2018) Ilustração sobre a formação dos diferentes componentes de uma colmeia. Os processos biológicos ocorridos em em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, de: a) Gametogênese, Fertilização e Pedogênese b) Ovogênese, Embriogênese e Neotenia c) Meiose, Fecundação e Partenogênese d) Mitose, Fertilização e Anagênese 2. (Uece 2018) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução: I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores. II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores. III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada. É correto o que se afirma em a) I, II e III.

Upload: lekiet

Post on 07-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Colégio COOPEN www.coopen.com.br

[email protected]

Disciplina: BIOLOGIAProfessor(a): Will HeumeerLISTÃO

Data: 29/11/2018

Série: 9º Turma:

Aluno(a):

1. (Fcmmg 2018) Ilustração sobre a formação dos diferentes componentes de uma colmeia.

Os processos biológicos ocorridos em em 1, 2 e 3 são denominados, respectivamente, de: a) Gametogênese, Fertilização e Pedogênese b) Ovogênese, Embriogênese e Neotenia c) Meiose, Fecundação e Partenogênese d) Mitose, Fertilização e Anagênese 2. (Uece 2018) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:

I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.

II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.

É correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e II apenas. c) II e III apenas. d) I e III apenas. 3. (Uece 2017) Em relação à reprodução animal, é correto afirmar que a) a reprodução sexuada é eficiente porque não requer acasalamento e possibilita o aumento da diversidade biológica. b) a reprodução assexuada é caracterizada pela produção de células especializadas que se fecundam para formar um

descendente. c) no brotamento, um tipo de reprodução assexuada, o broto cresce por divisão celular mitótica e suas células se diferenciam

antes que ele se separe do progenitor. d) nos organismos que apresentam a reprodução sexuada, a fecundação é interna e o desenvolvimento é externo.

4. (Uece 2017) Considerando a reprodução animal, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A partenogênese consiste no desenvolvimento de uma prole de ovos não fertilizados que ocorre em alguns peixes, anfíbios e répteis.

( ) A gametogênese é um processo que envolve a divisão celular meiótica e ocorre nas gônadas: testículos nos machos e ovários nas fêmeas.

( ) A pedogênese consiste no desenvolvimento de uma prole através da fecundação, típica da reprodução sexuada.( ) A neotenia é um fenômeno reprodutivo que ocorre após o organismo passar pelo estágio larval.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: a) V, V, F, F. b) V, F, V, F. c) F, V, F, V. d) F, F, V, V. 5. (Uerj 2016) Fêmeas de espécies de crustáceos do gênero Daphnia sp., importantes componentes do zooplâncton, podem se reproduzir a partir de dois processos distintos:

- partenogênese, quando há condições ambientais muito favoráveis, gerando uma prole composta apenas por fêmeas;- reprodução sexuada padrão formando ovos dormentes que eclodem quando as condições se tornam novamente favoráveis.Observe o esquema:

Defina o processo de reprodução por partenogênese. Aponte, também, uma vantagem, para esses animais, da realização da partenogênese sob condições ambientais favoráveis.

Em seguida, indique dois impactos negativos, um genético e outro ecológico, para uma população de Daphnia sp. que realize apenas partenogênese por muitas gerações. 6. (Uerj 2019) Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja,

em divisão celular.

A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo: a) reposição de células mortas

b) multiplicação celular assexuada c) produção de células totipotentes d) formação de células reprodutoras 7. (Fuvest 2018) Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta–do–cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%.

a) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose?b) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta? 8. (Fuvest 2016) Leia a última estrofe do poema “Madrigal Lúgubre”, da obra Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

... Enquanto fugimos para outros mundos,que esse está velho, velha princesa,palácio em ruínas, ervas crescendo,lagarta mole que escreves a história,escreve sem pressa mais esta história:o chão está verde de lagartas mortas ...Adeus, princesa, até outra vida.

A imagem das lagartas mortas representa não só a morte de um ser, como também a morte de novas formas de vida que poderiam vir a ser, ou seja, aquelas em que as lagartas poderiam se transformar.

a) Com exceção de insetos, cite um animal que, durante seu desenvolvimento, apresente uma forma que possa substituir “lagartas” em sua função simbólica no poema.

b) Qual é o modo de ver a “história” representado pela imagem das “lagartas mortas”, no poema? 9. (G1 - utfpr 2015) Sobre os mecanismos de reprodução humana, é correto afirmar que: a) epidídimo, próstata e canal deferente são componentes do sistema genital feminino. b) o processo de liberação do óvulo pelo ovário chama-se fecundação. c) gêmeos idênticos ou univitelinos são gerados quando um óvulo é fecundado por 2 espermatozoides diferentes. d) gêmeos bivitelinos podem tanto ser do mesmo sexo quanto de sexos diferentes. e) tanto a produção de óvulos quanto a de espermatozoides iniciam-se no período da puberdade. 10. (G1 - cftmg 2015) O esquema abaixo representa o processo de fertilização feito em laboratório.

Sobre esse tipo de reprodução, é correto afirmar que a) origina gêmeos idênticos após a fecundação. b) reduz os riscos de aborto em mulheres de mais idade. c) promove uma menor variabilidade genética dentro da espécie. d) favorece a adaptação dos descendentes a ambientes em mudança. 11. (Uepg 2015) Com relação aos sistemas genitais dos humanos, sua gametogênese e fecundação, assinale o que for correto.

01) No sistema genital masculino, os dois testículos produzem os espermatozoides e também o hormônio sexual masculino testosterona. Os testículos ficam alojados na bolsa escrotal.

02) O gameta feminino é liberado do ovário antes do término da meiose II, penetra na tuba uterina e é deslocado em direção ao útero por ação dos cílios da parede interna desse órgão.

04) Após a fecundação, no interior do óvulo, o espermatozoide tem redução do seu número de cromossomos para fenômeno denominado anfimixia.

08) Os ovários femininos são responsáveis pela formação dos ovócitos, mas não produzem hormônios sexuais femininos. Os hormônios femininos estrógeno e progesterona são sintetizados no útero.

12. (Uerj 2015) As populações de um caramujo que pode se reproduzir tanto de modo assexuado quanto sexuado são frequentemente parasitadas por uma determinada espécie de verme. No início de um estudo de longo prazo, verificou-se que, entre os caramujos parasitados, foram selecionados aqueles que se reproduziam sexuadamente. Observou-se que, ao longo do tempo, novas populações do caramujo, livres dos parasitas, podem voltar a se reproduzir de modo assexuado por algumas gerações.

Explique por que a reprodução sexuada foi inicialmente selecionada nos caramujos e, ainda, por que a volta à reprodução assexuada pode ser vantajosa para esses moluscos. 13. (Uece 2015) Pode-se afirmar corretamente que, no universo das células, a) todas as células, sem exceção, desenvolvem membrana plasmática e parede celular. b) a reprodução sexuada é fundamental para a variabilidade genética da espécie. c) somente as células eucarióticas produzem ribossomos. d) todas as células, exceto as procariotas, possuem dupla membrana mitocondrial. 14. (Unesp 2015) De férias em um sítio, um estudante de biologia realizou um experimento com ovos de galinha. Na primeira etapa, pesou os ovos assim que foram postos, mantendo alguns deles intactos para que as galinhas os pudessem chocar; dos que restaram, retirou seu conteúdo e pesou somente as cascas. Na segunda etapa, logo após o choco, pesou os pintinhos assim que nasceram e também as cascas de seus ovos recém-eclodidos, obtendo os resultados exibidos na tabela.

Etapa 1 Etapa 2massa média, por

ovo inteiromassa média da casca, por ovo

massa média, por pintinho

massa média da casca, por ovo

O estudante ficou intrigado, pois a soma da massa média por pintinho com a massa média da casca do ovo era menor que a massa média de um ovo inteiro.

Sabendo-se que a clara representa cerca de 60% da massa total do ovo, a gema 30% e a casca 10%, os resultados obtidos são os esperados? Justifique sua resposta, explicitando os processos biológicos que levam às massas verificadas ao final do experimento. 15. (Uepg 2014) Entre as características da reprodução dos animais, assinale o que for correto. 01) Os Poríferos apresentam reprodução exclusivamente sexuada. 02) Os Nematódeos apresentam o brotamento como mecanismo de reprodução mais frequente, onde os brotos são formados

por amebócitos que originam novos indivíduos. 04) Nos Cnidários, a reprodução assexuada pode ser realizada por brotamento ou estrobilização. 08) Nos Platelmintos, a planária pode realizar reprodução assexuada por laceração. 16) Entre os cefalocordados, os sexos são separados e a fecundação é interna. O desenvolvimento é direto.