convite para formação missionária

4
Co nvite para Formação Missionária Caro Missionário / Missionária, Temos a grata satisfação de convidá-lo(a) para participar da “Formação para Animadores Missionários Paroquiais” em Curitiba – PR. O evento é promovido pelo Conselho Missionário Diocesano. Convidamos duas a três pessoas de sua Paróquia que atuam na Dimensão Missionária para um encontro de Formação e troca de experiência com outras comunidades. Data: 22/04/2012 das 8:30 -12:30 hs. Local: Salão Nobre da Cúria Av. Jaime Reis 369, Curitiba Tema: Animação Missionária na Paróquia A Igreja, como ouvimos novamente em Aparecida, pede às nossas lideranças que se aprimorem naquele ardor missionário que sustenta a nossa fidelidade ao “Ide pelo mundo inteiro, anunciai o evangelho a toda criatura…”. É por isso que a Igreja existe e se empenha em formar cristãos maduros e, ao mesmo tempo, com um ardor tão forte que lhe permita até se dedicar diretamente à evangelização e ao serviço dos mais necessitados. Informamos ainda que nos dias 25 a 27 de maio teremos um retiro específico para quem atua na dimensão missionária. O retiro será na Casa de retiros do Mossunguê. Em breve, estaremos enviando as fichas com as demais informações.

Upload: delso-de-jesus-cardoso

Post on 17-Dec-2015

18 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Modelo de carta para formação missionária

TRANSCRIPT

Convite para Formao MissionriaCaro Missionrio / Missionria,Temos a grata satisfao de convid-lo(a) para participar da Formao para Animadores Missionrios Paroquiais em Curitiba PR. O evento promovido pelo Conselho Missionrio Diocesano.Convidamos duas a trs pessoas de sua Parquia que atuam na Dimenso Missionria para um encontro de Formao e troca de experincia com outras comunidades.Data: 22/04/2012 das 8:30 -12:30 hs.Local: Salo Nobre da CriaAv. Jaime Reis 369, CuritibaTema: Animao Missionria na ParquiaA Igreja, como ouvimos novamente em Aparecida, pede s nossas lideranas que se aprimorem naquele ardor missionrio que sustenta a nossa fidelidade ao Ide pelo mundo inteiro, anunciai o evangelho a toda criatura. por isso que a Igreja existe e se empenha em formar cristos maduros e, ao mesmo tempo, com um ardor to forte que lhe permita at se dedicar diretamente evangelizao e ao servio dos mais necessitados.Informamos ainda que nos dias 25 a 27 de maio teremos um retiro especfico para quem atua na dimenso missionria. O retiro ser na Casa de retiros do Mossungu. Em breve, estaremos enviando as fichas com as demais informaes.Maiores informaes:Odaril (41) [email protected]

Definidos tema e lema da Campanha Missionria 2015

AditalPor Roseli LaraPOM"Misso Servir o tema escolhido pelas Pontifcias Obras Missionrias (POM) para a Campanha Missionria de 2015, que ocorre em outubro deste ano em todas as dioceses do Brasil. A reflexo para o ms missionrio, celebrado em toda a Igreja, d seguimento proposta da Campanha da Fraternidade de 2015: "Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu vim para servir (Mc 10,45).

Campanha Missionria 2015 apresenta tema baseado na Campanha da Fraternidade, "Igreja e sociedade.

O lema da Campanha Missionria 2015: "Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos (Mc 10,44), est baseado na narrativa do Evangelho, em que Cristo centraliza no servio o perfil dos discpulos e missionrios.Servir d sentido misso"Servir uma das palavras que utilizamos na misso. No existe misso, se no tiver servio, porque servio d sentido misso, diz o diretor das Pontifcias Obras Missionrias (POM), padre Camilo Pauletti, ao explicar a escolha do tema. Ele recorda que, normalmente, o tema da Campanha Missionria acompanha a Campanha da Fraternidade, a no ser nos anos em que ocorre um congresso missionrio especfico, com sua prpria temtica.O servio um forte apelo ao ser missionrio, pondera. "Enxerga-se sempre a misso no sentido de que Jesus fala aos discpulos, vo a todas as partes do mundo, a todas as naes levar a boa notcia (cf. Mt 28,19-20). Ento, talvez, aqui na Campanha da Fraternidade, seria na sociedade, na Igreja, no Brasil e ns ampliamos isso. A misso no trabalho do servir aqui e tambm em todas as partes do mundo.As POM, recorda padre Camilo Pauletti, tm esse carisma de olhar a dimenso missionria como um todo. Desejam que o esprito e a solidariedade missionria possam motivar os cristos, os batizados e as igrejas particulares, a pensar no trabalho missionrio em todas as partes. " de fato uma Igreja em sada, como diz o Papa, que no olha s para si, mas vai alm de si.Servir quem precisa mais" evidente que a misso colocada desse ponto de vista, muda o perfil do ser missionrio, enfatiza o diretor das POM, ao refletir sobre a postura do servo, ensinada pelo prprio Cristo na narrao de Marcos."Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos (Mc 10,44) enfoca essa situao, quando dois discpulos de Jesus pedem um lugar na glria do Senhor, se preocupando consigo. Jesus mostra que deve ser o contrrio. Aquele que quiser ser valorizado, seja aquele que mais serve, que no busque glria, mas projete o outro, porque no outro est Jesus Cristo, analisa.O servio desse ponto de vista de Jesus, pontua padre Camilo, estar preocupado com o outro, principalmente com aqueles com os quais o prprio Cristo se identifica. "So aqueles referidos na narrativa de Mateus, aonde o Senhor ir se apresentar. "Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, estava doente e foste me visitar ... (Cf. Mt 25,35). Esta a misso: servir e servir quem precisa mais.

Servir os mais necessitados um dos objetivos da Campanha Missionria, que acontece em outubro deste ano.

CronogramaParalelo apresentao do tema e do lema da Campanha Missionria de 2015, as Pontifcias Obras Missionrias tambm do andamento a vrias aes, realizadas em conjunto com os organismos que integram o Conselho Missionrio Nacional (Comina).Entre os subsdios produzidos e que sero distribudos s dioceses de todo Brasil esto: o cartaz da Campanha Missionria; a novena e DVD para reflexo nas comunidades; a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Misses, entre outros.De acordo com o diretor das POM, a produo do material dever ser concluda at 15 de maio e at final de junho, inicia o envio s dioceses. Em agosto e setembro, as dioceses tero assim, o tempo necessrio para mobilizar as parquias e dioceses.O lanamento da Campanha Missionria 2015 em nvel nacional ocorrer em setembro prximo, em coletiva de imprensa, na sede das Pontifcias Obras Missionrias em Braslia.