controle da jornada

4
CONTROLE DA JORNADA Para os estabelecimentos de mais de 10 trabalhadores, será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída (cartão ponto), em registro manual, mecânico ou eletrônico. O intervalo para refeição e descanso poderá ser pré-assinalado, porém, por cautela, recomendamos que seja efetuado o registro diariamente, pois numa demanda judicial o ônus da prova cabe ao empregador. Quadro de horário de trabalho O horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministério do Trabalho (adquirido em papelaria) e afixado em lugar bem visível. Esse quadro será discriminado individualmente no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma. É dispensado o uso de quadro de horário quando o horário de trabalho constar pré-assinalado no registro de ponto do empregado, inclusive o intervalo para repouso e alimentação. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados com a indicação de acordos ou contratos coletivos porventura celebrados. Convém salientar que todo o empregado, salvo cargo de confiança, deverá estar submetido a uma carga horária pré-definida, não podendo estar à

Upload: bruno-ricardo-alves-de-lacerda

Post on 28-Nov-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Controle Da Jornada

CONTROLE DA JORNADA

Para os estabelecimentos de mais de 10 trabalhadores, será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída (cartão ponto), em registro manual, mecânico ou eletrônico.

O intervalo para refeição e descanso poderá ser pré-assinalado, porém, por cautela, recomendamos que seja efetuado o registro diariamente, pois numa demanda judicial o ônus da prova cabe ao empregador.

Quadro de horário de trabalhoO horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministério do Trabalho (adquirido em papelaria) e afixado em lugar bem visível.

Esse quadro será discriminado individualmente no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma.

É dispensado o uso de quadro de horário quando o horário de trabalho constar pré-assinalado no registro de ponto do empregado, inclusive o intervalo para repouso e alimentação.

O horário de trabalho será anotado em registro de empregados com a indicação de acordos ou contratos coletivos porventura celebrados.

Convém salientar que todo o empregado, salvo cargo de confiança, deverá estar submetido a uma carga horária pré-definida, não podendo estar à disposição do empregador para só trabalhar quando houver necessidade.

Ficha ou papeleta de ponto externaO empregado que exerce suas atividades fora do estabelecimento (por exemplo: motorista), deverá preencher de próprio punho a ficha ou papeleta de ponto externo.

Este formulário não possui modelo oficial, podendo ser criado pelo empregador, constando os horário de entrada, intervalo, saída e um espaço para o empregado assinar diariamente.

Assinatura

Page 2: Controle Da Jornada

O registro do ponto deverá ser ratificado pelo empregado, através de assinatura no final do mês para ter força probante.

Quando o empregado for analfabeto, colhe-se a impressão digital e a assinatura de um intermediário a rogo.

Guarda da documentaçãoO empregador poderá utilizar controle único e centralizado dos documentos sujeitos à inspeção do trabalho, à exceção do registro de empregados, do registro de horário de trabalho e do Livro de Inspeção do Trabalho, que deverão permanecer em cada estabelecimento.

A exibição dos documentos passíveis de centralização deverá ser feita no prazo de 2 a 8 dias, segundo determinação do agente da inspeção do trabalho.

O registro de empregados de prestadores de serviços poderá permanecer na sede da contratada, desde que esta se localize no município da contratante e desde que os empregados portem cartão de identificação do tipo "crachá", contendo nome completo do empregado, data de admissão, número do PIS/PASEP, horário de trabalho e respectiva função.

Dispensa do controle de jornada – cargo de confiança e vendedor pracistaEstão dispensados do controle de jornada de trabalho e, consequentemente, não fazem jus a percepção de horas extras, os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho (por exemplo: vendedor pracista) , devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados.

Os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam os diretores e chefes de departamento ou filial, também estão dispensados do controle de jornada.

Cargo de confiança pressupõe autonomia e poder de decisão, além da percepção de um acréscimo salarial a título de gratificação de função de, no mínimo, 40% de seu salário anterior ou do maior salário de seu subordinado.