contribuiÇÃo ao mapeamento de locais … lisboa nobre... · com o auxílio do software global...

1
CONTRIBUIÇÃO AO MAPEAMENTO DE LOCAIS VULNERÁVEIS AO ALAGAMENTO NA CIDADE DE NATAL/RN: 1ª etapa Entorno do IFRN, Campus Natal-Central. Matheus Lisboa Nobre da Silva Prof. Msc. Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto Grupo de Pesquisa Mineral Fig. 1: Foto aérea da região do projeto METODOLOGIA Para se fazer a análise, o projeto utilizou imagens aéreas sobrepostas a uma folha topográfica da CPRM. Com o auxílio do software Global Mapper 9.3, gerou-se curvas de nível para a área em estudo. Aliado a isso, visualizações em 3D e perfis foram gerados. Após, no software ArcGIS 9.2, foram criadas as linhas de fluxo e identificados os locais mais prováveis de alagamento segundo a topografia. INTRODUÇÃO Esse projeto tem por objetivo prestar uma contribuição ao necessário mapeamento de áreas vulneráveis ao alagamento, através de análise topográfica e de trendsde escoamento de águas pluviais. Em sua primeira etapa, O projeto abrange uma área total de, aproximadamente, 3,2 km² entres os bairros de Lagoa Nova, Lagoa Seca e Tirol no entorno do IFRN Campus Natal-Central. Fig. 2 : Curvas de nível da área do projeto RESULTADOS Observou-se a presença de gh pontos vulneráveis ao alagamento apenas na área do projeto. Os perfis abaixo mostram a grande variação topográfica na região. Fig. 3: Modelo 3D da área do projeto. Grande variação topográfica observada. CONCLUSÃO E PROPOSTAS “Os riscos ambientais urbanos são riscos decorrentes do uso e ocupação do solo urbano, com destaque para a ocupação desordenada, riscos industriais, contaminação química e orgânica” (Cortez, 2003). Um evento só ocorre quando há uma união entre agente (ameaça) e vulnerabilidade (fraqueza). Propomos, portanto: - o melhoramento da rede de drenagem da cidade; - a ampliação do estudo para outras áreas da cidade; - a publicação, de forma social, deste e outros estudos para toda a sociedade. REFERÊNCIAS CORTEZ, Henrique. Riscos Ambientais Urbanos. Revista Mais Brasil, novembro/2003. IFRN Midway Mall Fig. 4: Perfil de ponto vulnerável . Rua Dr. Múcio Galvão, próximo ao Bompreço Tirol. Fig. 5: Perfil de ponto vulnerável . Av. Xavier da Silveira, próximo ao Parque das Dunas.

Upload: vandung

Post on 03-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONTRIBUIÇÃO AO MAPEAMENTO DE LOCAIS … LISBOA NOBRE... · Com o auxílio do software Global Mapper 9.3, gerou-se curvas de nível para a área em estudo. Aliado a isso, visualizações

CONTRIBUIÇÃO AO MAPEAMENTO DE LOCAIS VULNERÁVEIS AO ALAGAMENTO NA CIDADE DE NATAL/RN: 1ª etapa – Entorno do IFRN, Campus Natal-Central.

Matheus Lisboa Nobre da SilvaProf. Msc. Mário Tavares de Oliveira Cavalcanti Neto

Grupo de Pesquisa Mineral

Fig. 1: Foto aérea da região do projeto

METODOLOGIAPara se fazer a análise, o projeto utilizou imagens aéreas sobrepostas auma folha topográfica da CPRM. Com o auxílio do software GlobalMapper 9.3, gerou-se curvas de nível para a área em estudo. Aliado aisso, visualizações em 3D e perfis foram gerados. Após, no softwareArcGIS 9.2, foram criadas as linhas de fluxo e identificados os locais maisprováveis de alagamento segundo a topografia.

INTRODUÇÃOEsse projeto tem por objetivo prestar uma contribuição ao necessáriomapeamento de áreas vulneráveis ao alagamento, através de análisetopográfica e de “trends” de escoamento de águas pluviais. Em suaprimeira etapa, O projeto abrange uma área total de,aproximadamente, 3,2 km² entres os bairros de Lagoa Nova, Lagoa Seca

e Tirol – no entorno do IFRN Campus Natal-Central.

Fig. 2 : Curvas de nível da área do projeto

RESULTADOSObservou-se a presença de gh pontos vulneráveis ao alagamento apenasna área do projeto. Os perfis abaixo mostram a grande variaçãotopográfica na região.

Fig. 3: Modelo 3D da área do projeto. Grande variação topográfica observada.

CONCLUSÃO E PROPOSTAS“Os riscos ambientais urbanos são riscos decorrentes do uso e ocupaçãodo solo urbano, com destaque para a ocupação desordenada, riscosindustriais, contaminação química e orgânica” (Cortez, 2003). Um eventosó ocorre quando há uma união entre agente (ameaça) e vulnerabilidade(fraqueza). Propomos, portanto:- o melhoramento da rede de drenagem da cidade;- a ampliação do estudo para outras áreas da cidade;- a publicação, de forma social, deste e outros estudos para toda asociedade.

REFERÊNCIASCORTEZ, Henrique. Riscos Ambientais Urbanos. Revista Mais Brasil,novembro/2003.

IFRNMidway Mall

Fig. 4: Perfil de pontovulnerável . Rua Dr. MúcioGalvão, próximo aoBompreço Tirol.

Fig. 5: Perfil de pontovulnerável . Av. Xavier daSilveira, próximo aoParque das Dunas.