contribua por meio da sua declaração de imposto de...

3
Doações e Incentivos Fiscais Federais Fundamento Legal: Lei 8069/90 , art. 260 Estatuto da Criança e do Adolescente PESSOA FÍSICA ATÉ 6% PESSOA JURÍDICA 1% Você pode ajudar a Ação Social Lumen. A colaboração pode ser feita de uma forma simples, por meio da dedução de Imposto de Renda. Isso significa que a doação não acarreta custos a mais ao colaborador e que é possível ter ainda uma garantia concreta de que os impostos estarão sendo aplicados em um projeto cujas atividades socioeducativas beneficiam à população como um todo, em especial aos mais necessitados, por meio da promoção da dignidade humana e, consequentemente, da redução tanto da desigualdade social quanto da criminalidade. Com o reconhecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedca-CE), a Ação Social Lumen ganhou o direito de captar recursos para a construção do Centro Social por meio da dedução de impostos, em resolução publicada no Diário Oficial do Estado do dia 8 de agosto de 2014. Podem doar pessoas físicas que optem pelo modelo completo de declaração do Imposto de Renda e pessoas jurídicas com um regime de tributação de lucro real. Por meio da Ação Social Lumen, podemos viver concretamente o nosso carisma de ser luz para o mundo. Somos verdadeiramente felizes quando saímos de nós mesmos para irmos ao encontro do outro, vivendo esse chamado em atos concretos de amor. Isso é o que resumimos em um ideal: ser feliz fazendo o outro feliz. Contribua por meio da sua declaração de Imposto de Renda Se a Pessoa Física desejar doar apenas no momento de fazer a Declaração do IR (março a abril do ano posterior, somente na opção COMPLETA/Por Deduções Legais), pode doar apenas 3% do IR Devido. Neste caso, na própria declaração, deve informar que realizará a doação. A doação é efetuada por meio da geração de uma DARF que deve ser paga junto com o IR para o governo. Assim, serão geradas 2 DARFs, uma para o governo e outro para a doação. As duas juntas dão o total do seu IR Devido. Você não pagará nada a mais. Favor enviar o DARF pago para os emails: [email protected] - [email protected] Ao fazer a Declaração do IRPF: PESSOA FÍSICA 3% Passo-a-passo na DECLARAÇÃO IRPF: 1- Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis (DECLARAÇÃO COMPLETA somente), vocês devem ir na Aba RESUMO DA DECLARAÇÃO. 2- Clicar em DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA. 3- Clicar NOVO. 4- Selecionar ESTADUAL. 5- Selecionar como UF – CE 14.761.583/0001/88 6- Embaixo à direita, já aparecerá o valor disponível para doação. 7- Você pode preencher exatamente o valor disponível para doação no campo VALOR.

Upload: duongkhanh

Post on 10-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Doações e I n cen t i v os F i s ca i s Federa i sF u n d a m e n t o L e g a l :L e i 8 0 69 / 9 0 , a r t. 2 6 0E s ta t u t o d a C r i a n ç a e d o A d o l e s c e n t e

P E S S O A F Í S I C A AT É 6 %

P E S S O A J U R Í D I C A 1 %

Vo c ê p o d e a j u d a r a A ç ã o S o c i a l L u m e n . A c o l a b o r a ç ã o p o d e s e r fe i t a d e u m a fo r m a s i m p l e s , p o r m e i o d a d e d u ç ã o d e I m p o s t o d e R e n d a . I s s o s i g n i f i c a q u e a d o a ç ã o n ã o a c a r r e ta c u s t o s a m a i s a o c o l a b o r a d o r e q u e é p o s s í v e l t e r a i n d a u m a g a r a n t i a c o n c r e ta d e q u e o s i m p o s t o s e s ta r ã o s e n d o a p l i c a d o s e m u m p r o j e t o c u j a s a t i v i d a d e s s o c i o e d u c a t i v a s b e n e f i c i a m à p o p u l a ç ã o c o m o u m t o d o , e m e s p e c i a l a o s m a i s n e c e s s i t a d o s , p o r m e i o d a p r o m o ç ã o d a d i g n i d a d e h u m a n a e , c o n s e q u e n t e m e n t e , d a r e d u ç ã o t a n t o d a d e s i g u a l d a d e s o c i a l q u a n t o d a c r i m i n a l i d a d e . C o m o r e c o n h e c i m e n t o d o C o n s e l h o E s ta d u a l d o s D i r e i t o s d a C r i a n ç a e d o A d o l e s c e n t e d o C e a r á ( C e d c a - C E ) , a A ç ã o S o c i a l L u m e n g a n h o u o d i r e i t o d e c a p ta r r e c u r s o s p a r a a c o n s t r u ç ã o d o C e n t r o S o c i a l p o r m e i o d a d e d u ç ã o d e i m p o s t o s , e m r e s o l u ç ã o p u b l i c a d a n o D i á r i o O f i c i a l d o E s ta d o d o d i a 8 d e a g o s t o d e 2 0 1 4 . P o d e m d o a r p e s s o a s f í s i c a s q u e o p t e m p e l o m o d e l o c o m p l e t o d e d e c l a r a ç ã o d o I m p o s t o d e R e n d a e p e s s o a s j u r í d i c a s c o m u m r e g i m e d e t r i b u ta ç ã o d e l u c r o r e a l .

P o r m e i o d a A ç ã o S o c i a l L u m e n , p o d e m o s v i v e r c o n c r e ta m e n t e o n o s s o c a r i s m a d e s e r l u z p a r a o m u n d o . S o m o s v e r d a d e i r a m e n t e fe l i z e s q u a n d o s a í m o s d e n ó s m e s m o s p a r a i r m o s a o e n c o n t r o d o o u t r o , v i v e n d o e s s e c h a m a d o

e m a t o s c o n c r e t o s d e a m o r. I s s o é o q u e r e s u m i m o s e m u m i d e a l : s e r fe l i z fa z e n d o o o u t r o fe l i z .

C on t r i bua por me i o da sua dec l a ração de Impos to de Renda

S e a Pe s s o a F í s i c a d e s e j a r d o a r a p e n a s n o m o m e n t o d e fa z e r a D e c l a r a ç ã o d o I R ( m a r ç o a a b r i l d o a n o p o s t e r i o r, s o m e n t e n a o p ç ã o C O M P L E TA / Po r D e d u ç õ e s L e g a i s ) , p o d e d o a r a p e n a s 3 % d o I R D e v i d o . N e s t e c a s o , n a p r ó p r i a d e c l a r a ç ã o , d e v e i n fo r m a r q u e r e a l i z a r á a d o a ç ã o . A d o a ç ã o é e fe t u a d a p o r m e i o d a g e r a ç ã o d e u m a D A R F q u e d e v e s e r p a g a j u n t o c o m o I R p a r a o g o v e r n o . A s s i m , s e r ã o g e r a d a s 2 D A R F s , u m a p a r a o g o v e r n o e o u t r o p a r a a d o a ç ã o . A s d u a s j u n ta s d ã o o t o ta l d o s e u I R D e v i d o . Vo c ê n ã o p a g a r á n a d a a m a i s .F a v o r e n v i a r o D A R F p a g o p a r a o s e m a i l s : p r o j e t o l u z q u e b r i l h a @ g m a i l . c o m - p r o j e t o l u z q u e b r i l h a @ o b r a l u m e n . o r g . b r

A o fazer a Dec l a ração do I RPF: P E S S O A F Í S I C A 3 %

Passo-a-passo na DECLARAÇÃO I RPF:1- Após o preench imen to de todos os rend imen tos t r i bu tá ve i s ( D EC LARAÇÃO COMPLETA somen te ) , v ocês de vem i r na Aba RESUMO DA DECLARAÇÃO .2- C l i c ar em DOAÇÕES D I R ETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA .3- C l i c ar NOVO .4- Se l ec i onar ESTADUAL .5- Se l ec i onar como UF – CE 1 4 . 7 6 1 . 583/000 1 /886- Emba i xo à d i r e i ta , j á aparecerá o va l o r d i s pon í v e l para doação .7- Você pode preencher exa tamen te o va l o r d i s pon í v e l para doação no campo VALOR .

Posso doar como Pessoa Jur í d i ca?A s p e s s o a s j u r í d i c a s t r i b u ta d a s c o m b a s e n o l u c r o r e a l p o d e m d e d u z i r a t é 1 % d o i m p o s t o d e r e n d a d e v i d o , e x c l u í d o o a d i c i o n a l ( 1 0 % ) , s o b a fo r m a d e c o n t r i b u i ç ã o a o F u n d o C r i a n ç a . O v a l o r d a s d o a ç õ e s é d e d u z i d o d i r e ta m e n t e d o i m p o s t o d e v i d o , d e s d e q u e s e j a o b s e r v a d o o s e g u i n t e :

- L i m i t e : 1 % i n d e p e n d e d e o u t r a s d e d u ç õ e s p e r m i t i d a s p e l a l e g i s l a ç ã o d o I m p o s t o d e R e n d a ; - O v a l o r d e s t i n a d o n ã o p o d e s e r d e d u z i d o c o m o d e s p e s a o p e r a c i o n a l n a a p u r a ç ã o d o l u c r o r e a l , o u s e j a , o v a l o r d a d o a ç ã o l a n ç a d o c o m o d e s p e s a d e v e r á s e r a d i c i o n a d o a o l u c r o l í q u i d o , n a p a r t e " A " d o L i v r o d e A p u r a ç ã o d o L u c r o R e a l e d a b a s e d e c á l c u l o d a c o n t r i b u i ç ã o s o c i a l ; - A d e d u ç ã o p o d e r á s e r a p l i c a d a s o b r e a e s t i m a t i v a m e n s a l e s o b r e o i m p o s t o c a l c u l a d o c o m b a s e n o l u c r o r e a l t r i m e s t r a l o u a n u a l ; - E v e n t u a i s e x c e s s o s p o d e r ã o s e r d e d u z i d o s n o p r ó p r i o a n o c a l e n d á r i o e m q u e fo i e fe t u a d a a c o n t r i b u i ç ã o . - Pa r a f i n s d e c o m p r o v a ç ã o à R e c e i t a F e d e r a l , a p e s s o a j u r í d i c a d e v e r á r e g i s t r a r e m s u a e s c r i t u r a ç ã o o s v a l o r e s d o a d o s , b e m c o m o m a n t e r à d i s p o s i ç ã o d a R e c e i t a F e d e r a l d o c u m e n ta ç ã o c o m p r o b a t ó r i a d a d o a ç ã o .

E xemp l o :

Pa g a m e n t o p a r a o g o v e r n o : R $ 9 9 . 0 0 0 , 0 0

D o a ç ã o : R $ 1 . 0 0 0 , 0 0

S e u m a e m p r e s a t i v e r q u e p a g a r u m t o ta l d e

R $ 1 0 0 . 0 0 0 , 0 0 d e I R , a d o a ç ã o f i c a r i a a s s i m :

A t é o d i a 3 1 d e D ez e m b r o : a s Pe s s o a s F í s i c a s p o d e m d o a r a t é 6 % d o s e u I m p o s t o d e R e n d a D e v i d o . E q u a n d o fo r e m fa z e r a s u a d e c l a r a ç ã o n o a n o s e g u i n t e , d e v e m i n fo r m a r n a d e c l a r a ç ã o q u e f i z e r a m e s s a d o a ç ã o . A d o a ç ã o é fe i t a p o r m e i o d e d e p ó s i t o n a c o n ta d o F u n d o E s ta d u a l d a C r i a n ç a e A d o l e s c e n t e d o C e a r á .Fa v o r e c i d o : F u n d o E s ta d u a l p a r a a C r i a n ç a e o A d o l e s c e n t e ( F e c a ) - C N PJ : 1 4 . 7 6 1 . 5 8 3 - 0 0 0 1 / 8 8B a n c o d o B r a s i l – A g . : 0 0 0 8 - 6 – C / C 2 5 8 6 1 -XD e p o i s d e e fe t i v a r o d e p ó s i t o , e n c a m i n h a r o c o m p r o v a n t e p o r e m a i l a o s e t o r f i n a n c e i r o :p r o j e t o l u z q u e b r i l h a @ g m a i l . c o m - p r o j e t o l u z q u e b r i l h a @ o b r a l u m e n . o r g . b r.

D u ran te o ano corren te :

1- Abra o programa da Dec l a ração do I RPF2- Vá para a aba DOAÇÕES E FETUADAS ( f i ca no menu , à esquerda )3- C l i q ue em NOVO4- Se l ec i one o cód i go 40 – DOAÇÕES – ESTATUTO DA CR I ANÇA E DO ADOLESCENTE5-Preencha o nome do Fundo : FUNDO ESTADUAL DA CR I ANÇA E DO ADOLESCENTE – FECA/CEARÁ6- Preencha o CNPJ : 1 4 . 7 6 1 . 583-000 1 /887- Preencha o va l o r pago : o v a l o r pago de ve corresponder a soma dos rec i bos de doação . *Somar apenas as doações do ano-exerc í c i o .

Passo-a-passo na DECLARAÇÃO I RPF:

P E S S O A F Í S I C A 6 %

Ou tras formas de doação :C a s o v o c ê o p t e p o r c o l a b o r a r f i n a n c e i r a m e n t e o u c o m d o a ç õ e s d e m a t e r i a l , t e m o s v á r i a s fo r m a s d e a r r e c a d a ç ã o . S u a d o a ç ã o p o d e s e r fe i t a v i a :– B o l e t o– Tr a n s fe r ê n c i a b a n á r i a– D o a ç ã o d i r e t o n a s n o s s a s s e d e s ( d i n h e i r o o u m a t e r i a i s )– D e p ó s i t o b a n c á r i o– C a r t ã o d e c r é d i t o o u d é b i t o ( a c e i t o s o m e n t e n a s s e d e s ) .E- m a i l : l u z q u e b r i l h a @ o b r a l u m e n . o r g . b rS i t e : w w w. o b r a l u m e n . o r g . b r

O B R A L U M E N D E E VA N G E L I Z A Ç Ã O ( 8 5 ) 3 2 7 7. 1 7 1 3R U A C O R O N E L J U C Á , 2 0 4 0D I O N I S I O T O R R E S – F O R TA L E Z A / C ES E D E M AT E R D E I

A Ç Ã O S O C I A L L U M E NC N PJ : 0 4 . 0 8 2 . 3 3 8 / 0 0 0 1 -9 0( 8 5 ) 3 2 5 2 .4 9 5 8R U A C O N S E L H E I R O E S T E L I TA , 2 5 5 ,J A C A R E C A N G A – F O R TA L E Z A / C EC A S A S Ã O F R A N C I S C O

Agradecemos o apo i o ! Deus abençoe a todos !

O m e u I R é t o ta l m e n t e r e t i d o n a fo n t e , n ã o t e n h o n a d a a p a g a r, p o s s o fa z e r d o a ç ã o? S i m . C o m o o s e u I R fo i t o ta l m e n t e r e t i d o n a fo n t e , e l e j á fo i p a g o p o r v o c ê . Pa r a r e a l i z a r a D o a ç ã o p a r a a A ç ã o S o c i a l L u m e n , b a s ta v e r i f i c a r n a s u a d e c l a r a ç ã o d o a n o a n t e r i o r q u a n t o fo i o s e u I R D e v i d o e c a l c u l a r s o b r e e s s e v a l o r 6 % , s e d e s e j a r d o a r a t é o d i a 3 1 d e d ez e m b r o , o u 3 % , s e d e s e j a r d o a r n o m o m e n t o d e fa z e r s u a d e c l a r a ç ã o ( j a n . a a b r i l ) . E s t e v a l o r p o d e r á s e r d e p o s i t a d o n a c o n ta d o F u n d o E s ta d u a l d a C r i a n ç a e A d o l e s c e n t e d o C e a r á . D e p o i s v o c ê d e v e c o m u n i c a r à A ç ã o S o c i a l L u m e n p a r a q u e s o l i c i t e o s e u r e c i b o d e d o a ç ã o . O v a l o r q u e v o c ê d o a r, s e r á c o m o u m E M P R E S T I M O à A ç ã o S o c i a l L u m e n , j á q u e s e r á t o ta l m e n t e d e v o l v i d o p a r a a s u a c o n ta , q u a n d o v o c ê r e c e b e r a s u a r e s t i t u i ç ã o . F u n c i o n á r i o p ú b i c o p o d e fa z e r a D o a ç ã o? S i m . O p r o c e d i m e n t o é o m e s m o d e s c r i t o p a r a d o a ç õ e s d e Pe s s o a s F í s i c a s .

A d o a ç ã o q u e fa ç o à A ç ã o S o c i a l L u m e n m e n s a l m e n t e , p e l o B o l e t o o u C a r t ã o d e C r é d i t o p o d e s e r a b a t i d a n o I R ? N ã o . S o m e n t e a s d o a ç õ e s r e a l i z a d a s p a r a a A ç ã o S o c i a l L u m e n , v i a c o n ta d o F u n d o E s ta d u a l d a C r i a n ç a e A d o l e s c e n t e d o C e a r á , é q u e p o d e s e r d e d u t í v e l n o I R . A s p e s s o a s e i n s t i t u i ç õ e s q u e q u i s e r e m o b t e r m a i s i n fo r m a ç õ e s s o b r e o s p r o j e t o s d a A ç ã o S o c i a l L u m e n , s o b r e a s p o s s i b i l i d a d e s d e d o a ç ã o e s o b r e o C e r t i f i c a d o d e C a p ta ç ã o d e R e c u r s o s ( C C R ) c o n c e d i d o p e l o C e d c a - C E p o d e m i n fo r m a r- s e m e l h o r c o m s u a s r e s p e c t i v a s e q u i p e s d e c o n ta b i l i d a d e o u e n t r a r e m c o n ta t o c o m o s r e p r e s e n ta n t e s d a A ç ã o S o c i a l L u m e n : E d w i n C o s ta ( 8 5 -9 1 7 4 .4 7 6 0 ) ; L u i s A n t o n i o ( 8 5 -9 1 1 7. 5 5 2 8 ) ; M a r c o s A l m e i d a ( 8 5 -9 9 2 4 . 5 9 9 9 ) .

Pe rgun tas Frequen tes :