contra as reformas por nenhum direito a menos -...

4
Quinta-feira 20 DE JULHO DE 2017 Edição nº 4105 WWW.SMABC.ORG.BR Companheiros na Unitec aprovam disposição de luta e acordo de PLR HOJE PÁGINA 2 Coluna da Saúde: Autoteste para HIV PÁGINA 2 Conheça a Diretoria Executiva do Sindicato para o mandato 2017-2020 PÁGINA 4 PÁGINA 3 DIVULGAÇÃO MELHOROU PRA QUEM ? BOLETIM DIVULGADO PELO DIEESE CONTESTA DADOS DE MELHORA DO DESEMPENHO ECONÔMICO E DO MERCADO DE TRABALHO, EM CONTRAPOSIÇÃO A ANALISTAS QUE FALAM EM RETOMADA SEGUINDO O DISCURSO DO GOVERNO T EMER. CONTRA AS REFORMAS POR NENHUM DIREITO A MENOS

Upload: vucong

Post on 26-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira20 de juLho de 2017

edição nº 4105

www.smabc.org.br

companheiros na unitec aprovam disposição de luta e acordo de PLr

hoje

Página 2

coluna da saúde: autoteste para hiV

Página 2

conheça a diretoria executiva do sindicato para o mandato 2017-2020

Página 4

Página 3

divu

lgaç

ão Melhorou pra queM? BoletiM divulgado pelo dieese contesta dados de Melhora do deseMpenho econôMico e do Mercado de traBalho, eM contraposição a analistas que falaM eM retoMada seguindo o discurso do governo teMer.

contra as reformasPor nenhum direito a menos

Saúde

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 20 de julho de 2017

fotos: divulgação

Notas e recados

ineficiente – 1 Com 53 projetos aprovados até o recesso, iniciado terça-feira, 18, o Congresso teve o semes-tre mais improdutivo desde a promulgação da Constituição, em 1988.

ineficiente - 2Dos 53 projetos, 15 afetam diretamente a vida do trabalha-dor, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Diap.

pZ%gadgtTemer mandou instalar um aparelho em sua sala que difi-culta a gravação de áudios, mis-turando as falas de quem está sendo gravado. Por que será?

Julho negro

Até amanhã ocorre no Rio de Janeiro a semana de mobiliza-ção Julho Negro contra viola-ção dos direitos humanos da população negra e pobre.

legaliZe!Começou ontem a venda de maconha para uso recreativo no Uruguai. Esta é a primeira vez que um país vende maco-nha produzida sob controle do Estado.

trabaLhadores na unitec aProVam disPosição de Luta em defesa dos direitos

edu guimarães

Em assembleia na Uni-tec, em Ribeirão Pires, os trabalhadores aprovaram a disposição de luta contra a retirada de direitos na última sexta-feira, dia 14.

O secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, explicou o retro-cesso nos direitos da classe trabalhadora com a reforma Trabalhista, sancionada por Temer no dia anterior.

“A medida só serve para am-pliar os lucros dos patrões ao retirar direitos e enfraquecer o poder de organização dos trabalhadores. O Sindicato continuará empenhado em defender os empregos e os direitos conquistados”, afirmou. “Lutamos por uma indústria nacional forte que gere empregos de qualidade e inteligência aqui no Brasil”, continuou.

O coordenador da Re-gional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marqui-nhos, ressaltou a importân-

O Brasil é o primeiro País da Amé-rica Latina a disponibilizar o autoteste para detectar a presença do vírus HIV no organismo. Ele estará disponível em farmácias até o final do mês de julho, e custará em torno de R$ 60 a R$ 70, podendo ser comprado sem receita médica.

O teste é simples e produz resultado dez minutos após o sangue entrar em contato com o reagente. Ele tem 99,9%

de precisão, mas só detecta a presença do HIV ao menos 30 dias após a relação sexual em que houve a transmissão.

Porém, é importante ressaltar que o resultado positivo no autoteste não é um diagnóstico. É necessária con-firmação, realizando outros exames e acompanhamento médico.

O produto é uma ferramenta im-portante para aumentar a capacidade de diagnóstico do vírus. Diagnósticos

precoces ajudam a melhorar a qua-lidade de vida do portador do vírus. Identificar a presença do HIV em 90% das pessoas infectadas é uma das metas da Organização das Nações Unidas, a ONU, para 2020.

A experiência dos países em que o teste foi disponibilizado é positiva, porém é apenas um complemento de outras ações preventivas e ao combate à discriminação e estigma da doença.

Autoteste pArA HIV

ComeçA AmANHã A pleNárIA estAtutárIA dA Cut-sp

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formaçãohoje, Às 20h30

canal 44.1 hd

cia da mobilização perma-nente dos companheiros.

“A luta é para não preca-rizar os empregos mesmo depois da aprovação da re-forma Trabalhista. Também temos que estar mobilizados pela Campanha Salarial deste ano para manter os direitos

da convenção coletiva”, disse. Os companheiros tam-

bém aprovaram em assem-bleia o acordo de pagamento de PLR em duas vezes, neste mês e em março do ano que vem. São 126 trabalhadores na empresa.

O CSE na Unitec, Valdir

Gomes da Silva, contou que a negociação com a empresa foi difícil. “Dentro da conjuntura econômica e política compli-cada, conseguimos um acordo que atendesse aos trabalhado-res. Isso só foi possível com a união da companheirada na fábrica”, afirmou.

Vinte delegados representantes dos Metalúrgicos do ABC participam da 15ª Plenária Estadual da CUT-SP – Congresso Extraordinário e Exclusivo, amanhã e sábado na Quadra dos Bancários, em São Paulo.

O Congresso é realizado no meio do atual mandato para atualizar o debate estratégico de luta para a classe trabalhadora diante do momento político e econômico do País.

O encontro da entidade estadual é uma das etapas de preparação à 15ª Plenária da CUT Brasil, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de agosto. Durante a Plenária, serão eleitos os delegados e delegadas que participarão da etapa nacional.

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 20 de julho de 2017

sindicato conVoca Para ato em defesa da democracia e de LuLa, hoje na PauListaO presidente do Sindicato, Wagner Santana, o

Wagnão, convoca toda a categoria para parti-cipar do ato que será realizado hoje em frente

ao Masp, na Avenida Paulista, a partir das 17h. A mo-bilização é em defesa da democracia, contra a retirada de direitos, por meio da terceirização e das reformas Trabalhista e da Previdência e pela perseguição política ao ex-presidente Lula.

“Precisamos demonstrar nossa indignação com os rumos que o País está tomando com um governo que não tem legitimidade e não teve o reconhecimento nas urnas para estabelecer a pauta que está colocada no Congresso”, salientou.

Wagnão lembrou outra luta importante dos trabalha-dores que impulsiona a participação no ato, a defesa do companheiro ex-presidente Lula que já confirmou presença.

“Para a nossa categoria existe um motivo especial e muito particular, que é o contínuo ataque ao ex-presi-dente Lula. Ele construiu durante seu mandato à frente deste Sindicato o novo sindicalismo, contribuiu com a queda da ditadura e para a redemocratização do País e, à frente da Presidência da República, fez transformações no Brasil que depois de 500 anos ainda não tinham sido feitas”, completou.

“É justamente por isso que ele está sendo perseguido por uma elite que, por meio do judiciário, tenta impedir que ele tenha o direito legítimo de se candidatar em 2018”, afirmou.

Para o presidente, Lula merece todo respeito dos trabalhadores e é um símbolo que deve ser preservado. “Também por isso estamos chamando os companheiros para estar na Paulista hoje, para nos mobilizarmos e mostramos nossa indignação em relação aos ataques aos direitos dos trabalhadores, em defesa da demo-cracia e contra a perseguição e a injustiça contra Lula”, completou.

“Eu vou, eles vão, nós vamos, o povo vai. É hoje, nas ruas de todo o Brasil, a voz dos trabalhadores e traba-lhadoras em defesa de Lula e do nosso direito de votar mais uma vez no melhor e mais popular presidente que o País já teve”, convocou o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre.

O secretário-geral da CUT-SP, João Cayres, ressaltou ainda que cada ato terá o papel fundamental de mostrar a fragilidade das denúncias contra Lula. Assim como são frágeis os argumentos para destruir a carteira de trabalho. “Temos que mostrar ao povo que Lula está sendo injustiçado e o absurdo que um juiz de 1ª Instân-cia comete nessa caçada contra ele”, criticou.

Além de São Paulo, a CUT organiza e participa de atos em todo o País. (confira ao lado)

ac

am

aP

ba

ce

df

go

ma

mg

ms

Pb

Pe

Pi

Pr

rj

ro

rs

sc

18h30 – Em frente ao Palácio

17h – Rua José Clemente – Próximo ao Bar Caldeira, em Manaus

16h – Praça Veiga Cabral, ao lado do Teatro Bacabeiras

15h – Caminhada do Campo Grande ao Fórum Rui Barbosa, em Salvador

16h – Ato Praça da Bandeira, em Fortaleza

17h – Praça dos Três Poderes, em Brasília

17h – Praça A, Goiânia

Plenária popular e sindical dia 20/07, tendo como pauta: Organização do ato dia 26/07, em São Luís

17h – Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte

19h – na sede do Sintracom – Rua Maracaju, 878, em Campo Grande

Ato será realizado no dia 21/07, às 14h, no Ponto dos Cem Réis, em João Pessoa

09h – Parque Treze de Maio, em Recife

8h30 – Rádio na Praça Rio Branco, em Teresina

17h – Praça da Liberdade – Teresina

17h30 – Rua Monsenhor Celso, esquina com Rua XV, centro de Curitiba

16h – CinelândiaAto contra as Reformas Trabalhista, Previdência e Contra a condenação de Lula

17h – Praça das Três Caixas, em Porto Velho

17h – Em frente à RBS TV, em Pelotas

17h30 – Esquina Democrática, em Porto Alegre

16h – Catedral de Florianópolis

17h – Juventude do PT – Terminal de Integração do Centro – Florianópolis

estados | atos

divulgação

saiba Quem são os diretoresda executiVa

do sindicato na gestão 2017-2020

4 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 20 de julho de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

Conheça mais sobre cada um deles e confira todos os integrantes do Conselho da Direção, do Conselho Fiscal e da Diretoria Plena no site www.smabc.org.br

foto

s: a

doni

s gu

erra

Presidente

Wagner Santana, o Wagnão

edu

guim

arãe

s

diretor executiVoindústria

Wellington MessiasDamasceno

diretora executiVaformação

Michelle Marques

diretor executiVoreLações institucionais

Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão

diretor executiVoreLações do trabaLho

Alexandre Colombo

coordenador da regionaL diadema

Claudionor Vieira do Nascimento

coordenadorde são bernardo

Genildo Dias Pereira,o Gaúcho

diretor executiVosaúde

Carlos José Caramelo Duarte

edu

guim

arãe

s

secretário-geral

Aroaldo Oliveirada Silva

vice-presidente

Paulo Cayres, o Paulão

diretor administratiVo

Moisés Selerges Junior