contos da mata dos medos

7
INVESTIGAMOS… “ CONTOS DA MATA DOS MEDOS” TURMA 3.4 ALAGOAS

Upload: biblioteca-jac

Post on 12-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

pesquisa a partir da obra

TRANSCRIPT

Page 1: Contos da Mata dos Medos

INVESTIGAMOS…

“ CONTOS DA MATA DOS MEDOS”

TURMA 3.4 ALAGOAS

Page 2: Contos da Mata dos Medos

Mata dos Medos – É conhecida como Pinhal do Rei e está situada na arriba fóssil da Costa da Caparica concelho de Almada. Foi mandada plantar pelo rei D. João V para proteger o avanço das areias sobre os terrenos de cultura. Em 1971 foi protegida como Reserva Botânica e em 1984 foi inserida na paisagem. Tem cerca de 338hectares, sendo constituída, na sua maior parte, por pinheiros mansos, alguns pinheiros bravos e zimbro. Está a ser ameaçada pela construção de uma via rápida.

Page 3: Contos da Mata dos Medos

Chapim – É uma ave de pequenas dimensões, comum na Europa. Em Portugal existem cinco espécies de Chapim, sendo os mais comuns os Chapim azul e o Chapim Real.

Alimentam-se de insectos e sementes, vivem em buracos de árvores pondo 5 a 12 ovos uma vez por ano.

Lagarta processionária - É uma lagarta colorida mas muito perigosa, que infesta os pinheiros, provoca alergias e urticárias nos humanos e pode ser mortal para alguns animais.

Alimenta-se de flores e de folhas de árvores.

Movem-se em “procissões” (daí o seu nome), cada uma com a cabeça colada à extremidade da outra.

Page 4: Contos da Mata dos Medos

Toupeira - A toupeira é um mamífero com um corpo cilíndrico e alongado. A pelagem é densa e aveludada de cor negra ou cinzenta – escura.

Vive debaixo da terra e por isso os seus olhos encontram-se cobertos por pele e os ouvidos tapados por pêlos. Tem as patas dianteiras espalmadas com 5 garras largas e fortes que ajudam a escavar os túneis subterrâneos. Comprimento de 15 cm. Peso de 75- 13 g. Pelo aveludado!

Camarinha – É um pequeno arbusto sempre – verde, com altura inferior a 1metro. Tem folhas estreitas, verdes escuras e flores entre março e maio, com flores masculinas e femininas que surgem na extremidade dos ramos. Produz, em Julho, um pequeno odor semelhante ao do mel.

Page 5: Contos da Mata dos Medos

Medronho – É o fruto da árvore chamada medronheiro. É um dos frutos mais usados na produção de licores e aguardentes.

Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país.

Coelho selvagem - Animal saltitante, muito procurado por caçadores, há coelhos selvagens e domésticos. É um pequeno herbívoro que mede entre 35 e 50 cm e pesa entre 1,2 e 25 kg.

Page 6: Contos da Mata dos Medos

Ouriço-cacheiro - O ouriço-cacheiro é maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 18 e 20 cm cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais habitual os 700g. É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. A cauda é muito pequena e as orelhas são igualmente pequenas. A cabeça e a superfície ventral são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça e a superfície ventral são densamente cobertas de pêlos. Tem um sentido de visão pouco desenvolvido, ao contrário da audição e o olfacto. Quanto sente perigo enrosca-se expondo os espinhos como armas de defesa. Hiberna entre novembro e março. Alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo - minhocas escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas embora também, por vezes, consuma ovos e pequenos vertebrados – sapos, lagartas, crias de roedores e de aves. Também come peixe, até porque é um excelente nadador. Consome cerca de 70 g de alimentos por noite.

Page 7: Contos da Mata dos Medos

Aroeira ou arrueira - árvore da família das anacardiáceas. Tem galhos pendentes e produz flores brancas ou amarelas esverdeadas e os seus frutos têm um cheiro forte a pimenta. A Aroeira é uma árvore quase mítica, a sua madeira é muito dura. Ela dura mais de 100 anos. Esta planta está em extinção, raramente se encontram aroeiras.