contato_05.07_2004

16
MUDE SUA VIDA — MUDE O MUNDO. 7 MANEIRAS DE ENCONTRAR O MELHOR DE DEUS É mais fácil do que pode parecer A ESTRADA PARA A FELICIDADE Pegue a primeira à direita DE OLHO NO 666 Para onde a nova tecnologia está nos levando? ontato

Upload: audio-contato

Post on 09-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: contato_05.07_2004

MUDE SUA VIDA — MUDE O MUNDO.

7 MANEIRAS DE ENCONTRAR O MELHOR DE DEUSÉ mais fácil do que pode parecer

A ESTRADA PARA A FELICIDADEPegue a primeira à direita

DE OLHO NO 666Para onde a nova tecnologia está nos levando?

ontato

Page 2: contato_05.07_2004

Contamos com uma grande varie-

dade de livros, além de produções

de áudio e vídeo, para alimentar sua

alma, enlevar seu espírito, fortalecer

seus laços familiares e proporcionar

divertidos momentos de aprendiza-

gem para os seus filhos.

Para mais informações, visite nosso

site, ligue ou escreva para nosso

escritório central, ou contate seu

distribuidor local.

ASSINATURAS, INFORMAÇÕES E PRODUTOS:

INTERNET: www.contato.orgE-MAIL: [email protected] GRÁTIS: 0800-557772ENDEREÇO POSTAL: Contato Cristão Caixa Postal 66345 São Paulo - SP CEP 05311-970

© 2004 Aurora Production AG

Todos os direitos reservados

Impresso no Brasil

www.auroraproduction.com

TRADUÇÃO:Mário Sant´Ana e Hebe Rondon

A menos que esteja indicado o

contrário, todas as referências às

Escrituras na Contato foram extraídas

da “Bíblia Sagrada” - Tradução de

João Ferreira de Almeida - Edição

Contemporânea, Copyright © 1990,

por Editora Vida.

ontato MUDE SUA VIDA.MUDE O MUNDO.

CONTATO PESSOAL

Um amigo certa vez relatou-me uma experiência que renovou a sua perspectiva da condição humana e da maneira como Deus age em nossa vida. Ele conta: “Há alguns anos, depois de cometer uma série de erros que me deixara exasperado e desanimado, pedi a Deus que me transformasse em um robô, programado para sempre fazer o que Ele entendesse ser o melhor.

— Você sabe que, no fundo do coração, eu só quero fazer o que é certo e Lhe agradar, mas minhas decisões erradas e minha mentalidade pequena têm atrapalhado! Você não poderia me reprogramar para eu sempre tomar as decisões certas e fazer o que devo? Pense bem, acho que seria bem vantajoso para Você! — raciocinou ele com o Criador, que lhe respondeu:

— Essa não é bem a solução. Além de tirar o desafio da sua vida, empalideceria nosso relacio-namento. Afinal, você não precisaria mais buscar a Minha orientação e deixaria de contar Comigo, de Me dar valor e, em pouco tempo, seu amor por Mim esfriaria. Não. Acho melhor deixá-lo como o criei. Mas uma coisa posso fazer: em vez de programá-lo com todas as respostas certas de uma vez por todas, vou responder uma a uma, sempre que Me trouxer uma questão em oração.

É claro que não foi uma oferta inédita nem se falou em exclusividade. A proposta é feita também a você e se encontra resumida nestes versículos bíblicos: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento; reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5–6).

Não é uma combinação perfeita porque envolve gente imperfeita como eu e você. Depende de nós nos lembrarmos de parar e pedir a Deus orientação, fé, submissão, humildade e tudo o que for necessário para termos determinação e fazermos o que Ele nos pedir. Mas tenho certeza que você descobrirá, como tem acontecido com outros, que é muito melhor do que procurar decifrar as coisas com nossos tão limi-tados recursos!

Mário Sant’Ana

Pela Família Contato

EDIÇÃO 50VOL 5 - NO 7Julho de 2004

EDITOR

Mário Sant´Ana

DIAGRAMAÇÃO

David Hackett

DESENHOS

Doug Calder

PRODUÇÃO

Francisco Lopez

2 Contato VOL 5 - NO 7

Page 3: contato_05.07_2004

QUANDO CONHECI JESUS, MINHA VIDA SE TORNOU PRATICA-MENTE um passeio em uma bicicleta para duas pessoas. Eu na frente, controlando o guidom, e Jesus atrás, ajudando a pedalar.

Não me lembro exatamente quando foi, mas, um dia, Ele sugeriu que trocássemos de lugar. A partir daí a minha vida mudou, porque o passeio se tornou muito mais emocionante!

Quando eu estava conduzindo, passava por caminhos conhe-cidos, o que tornava a viagem sempre segura e previsível, se bem que, às vezes, enfadonha — sempre a menor distância entre dois pontos. Mas, quando Jesus ocupou o selim da frente, seguimos por lindos e longos caminhos que Ele conhecia, passando por trilhas nas montanhas e descendo a uma velocidade alucinante. A única coisa que eu podia fazer era me segurar para não cair!

Não queria questionar Suas manobras, só que uma certa ocasião não me contive. “O Senhor não acha que deveríamos ir só um pouquinho mais devagar? Estou com medo.” Virando-se para mim, sorriu e, ao tocar minha mão, disse: “Está tudo sob controle. Só pedale.”

Às vezes, preocupado e ansioso, eu perguntava aonde Ele estava me levando.

“É uma surpresa”, Ele respondia sorrindo. Aos poucos, fui aprendendo a confiar. Esqueci-me da

minha vida enfadonha e mergulhei na aventura. Ele me levou para conhecer pessoas que

tinham dons que eu precisava: de amor, de cura, de aceitação e de alegria. Dividiram

o que tinham comigo para eu usar na viagem — na nossa viagem, minha e do Senhor — e lá fomos nós.

Ele me disse para dar os dons e foi o que fiz. Eu os dei às pessoas que encontrávamos. Mas um dia aconte-ceu algo surpreendente. Vi que quanto mais eu repartia, mais eu tinha, tanto para mim quanto para as outras pes-soas que encontrava na viagem. E ainda

assim a nossa carga era leve. No princípio, eu não confiava o sufi-

ciente para deixar Jesus controlar minha vida, porque achava que a arruinaria. Mas

Ele conhece a condição e a capacidade da bicicleta, além de muitos macetes. Ele sabe

como fazer as curvas mais acentuadas em alta velocidade, como fazer a bike saltar sobre as pedras

no caminho e até voar quando a estrada some. Estou aprendendo a não me preocupar nem querer reassu-

mir o controle, mas apenas relaxar e curtir a paisagem, sentir a brisa no rosto e desfrutar da companhia do meu eterno compa-nheiro: Jesus.

Às vezes ainda me canso, porque a viagem é longa e difícil, mas Jesus, sorrindo, sempre me diz: “Só pedale.”

— AUTOR ANÔNIMO

O PASSEIO

DEBICICLETA

O PASSEIO

DEBICICLETA

Contato VOL 5 - NO 7 3

Page 4: contato_05.07_2004

QUE CRITÉRIOS OS CRISTÃOS DEVEM USAR PARA TOMAR DECISÕES? O que procuramos determinar diante de uma decisão? — Qual é a vontade de Deus! Portanto, a pergunta chave é: “Como saber o que Deus quer?”

Dois bons versículos sobre o assunto se encontram logo no início do capítulo 12 da Epístola aos Romanos: “Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita von-tade de Deus.”

Qual é, então, o requisito mais importante para quem quer conhecer a vontade de Deus? — Não ter vontade própria! Entregue sua vontade, seu corpo e sua mente ao Senhor. Todos nós temos livre arbítrio, é claro, mas, como cristãos, já deveríamos ter optado por submeter a nossa vontade a Jesus Cristo e deixar Ele tomar as decisões por nós. Aqui está um dos meus pensamentos favoritos sobre o assunto:

Se você for filho de Deus e deixar uma decisão a Seu critério, o que Ele escolherá para você? O melhor, ou seja, aquilo que, no longo prazo, o fará mais feliz.

Alguns dizem: “Sim, minha vontade está entregue a Deus e submeti minha vida ao Senhor, mas ainda não sei o que Ele quer. Continuo confuso e se nem consigo entender o problema, que dirá encontrar a resposta?” É um dilema que a maioria de nós enfrenta em algum momento de nossas vidas.

Então, como encontrar a vontade de Deus? O que Ele exige, segundo Roma-nos capítulo 12? — Submeta sua mente, seu corpo e sua vontade a Deus e você verá! Logo descobrirá, porque terá se colocado em uma posição que permite que Deus lhe mostre Sua vontade. E Ele o fará, provavelmente usando os seguintes métodos:

DAVID BRANDT BERG

Ele entende, ama e Se importa; Nada ofusca a Sua verdade,

E sempre dá o melhor àquelesQue O deixam escolher o caminho!

Se você

deixar uma

decisão a

Seu critério,

o que Ele

escolherá

para você? O

melhor, ou

seja, aquilo

que, no longo

prazo, o fará

mais feliz.

Sete maneiras de encontrar o

melhor de Deus

4 Contato VOL 5 - NO 7

Page 5: contato_05.07_2004

mim! Essa é a res-posta!” Ou talvez estivesse orando sobre uma certa situação e o Senhor lhe traz à memória um versí-culo ou uma passagem que era exatamente a resposta que você precisava. E a mensagem foi tão clara que nem gritando Deus teria sido mais enfático! Essa é a voz da Sua Palavra, falando através da Sua Palavra impressa, já testada e comprovada. Mesmo tendo sido dada originalmente para alguém milhares de anos antes, de repente mexe com você de uma forma muito pessoal.

Portanto, a primeira maneira de iden-tificar a vontade de Deus é por meio da Sua Palavra, a Bíblia. Depois vem a voz da Palavra, ou seja, um versículo, frase ou passagem bíblica, em particular, que fala com você pessoalmente.

3. REVELAÇÕES DIRETAS

O que você acha que seria a próxima maneira mais garantida de descobrir a vontade de Deus? — Uma

revelação direta, por meio de uma profe-cia, uma visão ou uma voz.

Por exemplo: Quando Deus fala com você em profecia, pode vir na forma de um ou mais versículos bíblicos, ou de uma forma nova, fresquinha, que não se encontra na Bíblia. Quando peço a Deus uma resposta para um problema, Ele geralmente Se comunica através de um versículo — uma resposta que Ele já deu em alguma ocasião na Bíblia. Lembre-se apenas que nenhuma revelação direta contradirá a Palavra de Deus. Você deve comparar sua revelação com a Palavra. “Não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas têm surgido no mundo” (1 João 4:1). Verifique se está de acordo com a Palavra!

1. A PALAVRAO primeiro lugar onde

se deve procurar a vontade de Deus é na Sua Palavra, a Bíblia. Esta é sem dúvida a Sua vontade conhecida,

segura, absoluta e revelada. É o que é, e ponto final! Se Deus nunca lhe disser nada além do que já está escrito e simplesmente operar de acordo com a Bíblia, irá se sair muito bem!

Se você jamais tiver uma revelação, se jamais ouvir uma voz celestial, não receber nenhuma profecia nem tiver o dom de conhecimento, sabedoria, discernimento, cura nem operação de milagres, se apenas viver de acordo com a Palavra de Deus, realizará muito — e, mais cedo ou mais tarde, rece-berá muitos desses dons espirituais também!

Algumas pessoas não estudam a Bíblia como deveriam. Temos que lhes dar comida na boca porque não sabem ir atrás do alimento. Mas há certas coisas que dependem do nosso esforço! “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

2. A VOZ DA PALAVRAA segunda maneira de

saber a vontade de Deus é pela voz da Sua Palavra. Além da mensagem esta-belecida na Sua Palavra,

Deus Se comunica por meio do que está escrito. O salmista disse: “Bendizei ao Senhor, anjos Seus, magníficos em poder que cumpris as Suas ordens, obede-cendo à voz da Sua Palavra.” (Salmo 103:20 — Edição revista e corrigida).

Já lhe aconteceu alguma vez de estar lendo a Bíblia quando, de repente, um versículo, uma frase, ou mesmo uma única palavra se torna viva e o acerta em cheio? “Isso é para

Contato VOL 5 - NO 7 5

Page 6: contato_05.07_2004

4. CONSELHEIROS DIVINOS

A seguir vêm os conselheiros. “Na multidão de conselheiros há segurança”. (Provérbios 11:14). “Onde não há conselho frus-

tram-se os projetos, mas com a multidão de conselheiros eles se estabelecem” (Provér-bios 15:22). Esses conselheiros são pessoas que não apenas acreditam na Bíblia, mas que vivem de acordo com os seus preceitos. Não são apenas ouvintes da Palavra, mas também praticantes (Tiago 1:22).

Um conselheiro divino é alguém que ama o Senhor e cuja vida manifesta o bom fruto de quem vive próximo a Ele (Mateus 7:15–20). Se eu quiser aprender a tocar piano, não vou procurar uma faculdade de administração, mas um pianista capacitado. Se quiser ter aulas de culinária, não vou sair atrás de um técnico em computação, mas de alguém que saiba cozinhar e cujos pratos eu já tenha experimentado. Os conselheiros divinos são, portanto, aquelas pessoas em quem você pode confiar por causa do bom fruto espiritual em suas próprias vidas.

5. PORTAS ABERTAS E PORTAS FECHADAS

A quinta maneira de identi-ficar a vontade de Deus é ava-liando as circunstâncias e as condições. Normalmente não é

um método muito confiável de encontrar a vontade de Deus, mas, às vezes, pode ser uma boa indicação. É o que algumas pes-soas chamam de “portas abertas e portas fechadas” (1 Coríntios 16:9; 2 Coríntios 2:12; Apocalipse 3:7–8).

Por exemplo, há muitos anos, o conselho da minha igreja decidiu que eu e minha família não podíamos ir a um certo país como missionários, e por várias razões: o país em questão não permitia a entrada de novos missioná-rios, havia escassez de alimentos lá e eu não tinha conseguido as passagens. Olhei para todas aquelas “portas fechadas” e

concordei que não deveríamos ir àquele país. E mais ou menos nessa mesma época, o Senhor abriu a porta para O servirmos em outro lugar onde havia milhões de pessoas que precisavam ouvir o Evangelho!

Portas abertas e portas fechadas... Em que direção Deus aparentemente está guiando? Onde estão as portas abertas, as oportunidades de serviço? Onde está a possibilidade de um trabalho? Para qual direção Deus parece estar provendo os recursos? Essa é uma maneira de desco-brir a vontade de Deus: as circunstân-cias e condições, as portas abertas e as fechadas.

6. DESEJOS PESSOAIS (PRESSENTIMENTO DO ESPÍRITO)

Isso nos leva ao método número seis: o pressentimento do Espírito — aquela certeza

intuitiva que lhe dá fé. Você simplesmente sabe que um determinado curso de ação é a vontade de Deus! O Senhor talvez não fale com você em voz alta nem lhe dê um sinal visível, mas você sabe por causa daquela voz calma e suave no seu coração (1 Reis 19:12), aquela convicção no seu íntimo. É o que alguns chamam de “desejos pessoais”.

Não gosto de me guiar por sentimentos, porque podem estar errados e serem pro-venientes do espírito errado! Entretanto, alguns provêm do Senhor e são dados como uma indicação da Sua vontade para você. O Espírito de Deus fala ao seu cora-ção sobre uma decisão e lhe dá a certeza interior do que Deus quer que você faça.

Às vezes, o pressentimento do Espírito pode ser uma advertência para você não fazer algo e mostrar que não está de acordo com a von-tade de Deus. Seu coração ou espírito ouve uma voz dizendo: “Pare! Não faça isso! Cuidado!” O Espírito Santo não tem necessariamente

6 Contato VOL 5 - NO 7

Page 7: contato_05.07_2004

que usar palavras, mas você entende a mensagem!

Essa é, portanto, a sexta maneira de conhecer a vontade de Deus: o pressenti-mento do Espírito.

7. SINAISPor fim, qual seria a sétima

maneira? Em certas ocasi-ões, você pode pedir a Deus um sinal específico. É o que chamamos de prova da lã, um

termo oriundo da história de Gideão no Antigo Testamento (Juízes 6:36–40). Ele queria saber a vontade de Deus sobre uma questão, então, à noite, colocou um velo de lã no chão e disse: “Olha, Senhor, se amanhã a lã estiver seca e o chão ao seu redor molhado com o orvalho, saberei que Você tem falado comigo e devo fazer isso e aquilo”. Mas mesmo depois que o Senhor cumpriu o estipulado, Gideão não sentiu segurança e pediu ao Senhor que invertesse as coisas. “Olha, Senhor, se amanhã a lã estiver molhada e o chão seco, acreditarei que Você quer mesmo que eu faça isto e aquilo”— e o Senhor mais uma vez cumpriu com as condições! Portanto, se for depender de sinais, é bom conferir duas vezes.

Eu gosto de receber um sinal do Senhor, uma confirmação de que estou no caminho certo, e essa é uma das maneiras de conferir. Eu peço um sinal, faço uma “prova da lã” pedindo a Deus para cum-prir certas condições.

Deus não segue nenhuma ordem espe-cífica para revelar Sua vontade por esses métodos. Ele talvez lhe fale por meio de uma profecia primeiro, para depois a con-firmar pela Palavra. Ou por meio da voz da Sua Palavra, e depois você procurará outros versículos para ver o que o Senhor, de uma maneira geral tem a dizer sobre o assunto. Não podemos colocar Deus em uma caixa e dizer que Ele tem que falar de um certo jeito ou numa determinada ordem. Mas essas

são maneiras que, tanto pela

nossa experiência quanto pelo que está escrito na Palavra, sabemos que Ele age.

CONCLUSÃOComo então você pode encontrar a

vontade de Deus? Entregue tudo a Ele e “não se conforme com este mundo” — ou com as maneiras do mundo fazer as coisas — “mas transforme-se pela renovação do seu entendimento, para que possa conhe-cer — sem sombra de dúvida — qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”

Às vezes, antes de descobrirmos o que é a vontade de Deus, descobrimos o que não é. Se depois de experimentar todos esses métodos, ainda não tiver certeza de ter encontrado a vontade de Deus, dê o primeiro passo na direção que você acha que Ele está guiando. Um barco precisa estar em movimento para que o leme surta efeito. Dê um passo, pare e peça a Deus para confirmar que você está indo na dire-ção certa. Aí, se a resposta não for clara ou se você ainda não tiver certeza, espere um pouco. Pode ser que Deus esteja aguar-dando que certas circunstâncias se acomo-dem para poder lhe mostrar algo mais.

Nesse meio tempo, mantenha-se ocupado por Deus onde você estiver. Você não vai encontrar a vontade de Deus se ficar sentado sem fazer nada. Uma vez conheci alguém que fez isso. Ele disse que Deus o chamara para ser missionário, mas a partir de então não fez nada por vários meses. Disse que estava “esperando no Senhor” (Salmo 130:5). Ora, enquanto esperava que Deus fizesse algo antes de dar o primeiro passo, Deus estava esperando que ele se mexesse! Até Deus lhe reve-lar a Sua vontade, mantenha-se ocupado fazendo as coisas que sabe que Ele quer que você faça: ame-O e louve-O pela Sua bondade, estude Sua Palavra e seja uma bênção para as pessoas ao seu redor.

Que Deus ajude cada um de nós a não só encontrar a Sua vontade, mas a cumpri-la! •

Contato VOL 5 - NO 7 7

Page 8: contato_05.07_2004

SENHORAS E SENHORES, Ofereço-lhes o melhor negócio do

mundo!Comecei mexendo com projetos

de construção e agora estou atuando também no setor de consertos e refor-mas. Eu Me chamo Jesus e sou o melhor profissional no ramo. A minha oferta — grátis — é a seguinte: consertarei o que você mais deseja que seja restaurado! Mas para não responder sem pensar, ouça antes a Minha proposta:

É, qualquer coisa mesmo! Pense um pouco além da televisão quebrada ou dos problemas no carro. Pense alto! — Sua saúde, vida, seu coração partido, qualquer situação além das suas forças ou condição!

Logicamente é difícil você acreditar no que digo se não tem como conferir Minha idoneidade, se não sabe por certo que existo e que estou pronto para honrar tudo o que digo.

Então vou lhe fazer outra oferta, grátis também: Coloque-Me à prova! Pode colocar-Me num tubo de ensaio e ver se funciono! E você é o tubo de ensaio! Apenas peça-Me para entrar em sua vida e mudar as situações para melhor. Se Eu não fizer, pode Me largar de mão e esquecer esta oferta. Mas se Eu resolver,

se provar para você que sou verdadeiro, pense no que terá ganho!

E o que quero em troca? A única coisa que quero é o seu amor. Quero que você escolha a Mim para resolver os seus pro-blemas antes de experimentar qualquer outra possibilidade, e conquistarei essa preferência resolvendo cada problema que colocar nas Minhas mãos.

Não é uma promessa para o futuro, apesar de Eu ter muitas para os dias por

O Melhor Negócio do Mundo— UMA MENSAGEM DE JESUS

Peça-me para provar que

sou real, ... que farei tudo

o que Me comprometo

a fazer. Depois saia da

frente e observe-Me

agir a seu favor.

8 Contato VOL 5 - NO 7

Page 9: contato_05.07_2004

Agora, falando sobre o próximo passo, depois que Me colocar à prova, se ficar satisfeito com os resultados, Eu só lhe pediria um pequeno favor. Passe esta oferta para tantas pessoas quanto quiser! O melhor tipo de publicidade é a de boca a boca, que o cliente satisfeito faz, e é disso que Eu gosto!

E não estou pedindo mais do que alguém pediria se estivesse lhe dando um bom negócio ou prestando-lhe um bom serviço.

E como fazem muitas boas empresas, sempre que indicar-Me a alguém e fizer-lhe esta mesma oferta, vou contabilizar créditos para você e retribuir-lhe! Que tal? Você só vai sair ganhando!

Estou neste negócio há muito tempo, e acredite ou não, sempre fiz esta super oferta. Só que agora estou fazendo um pouco mais de publicidade para acompa-nhar as mudanças da época. O tempo é curto e as coisas estão mudando rápido.

Faça-se um favor e experimente. Não só você vai ficar satisfeito, mas também todos a quem você contar sobre esta oferta se experimentarem!

Lembre-se que ela é apenas o começo. Tem muito mais, muito mais mesmo! E é tudo para você e para o seu bem. Primeiro experimente isto, depois lhe mostrarei mais.

Peça-Me para entrar na sua vida e consertar o que estiver precisando de um reparo. Chegarei com um programa completo de conserto e restauração, e até de algumas reformas caso queira, e com uma boa variedade de opções.

Que tal? Experimente! É o melhor negócio do mundo! Feche agora e bola pra frente!

Você só precisa dizer: “Jesus, negócio fechado! Aceito a Sua oferta. Entre na minha vida e mostre-me o Seu poder. Se eu ficar satisfeito com os resultados, com certeza vou indicá-lO a outros!”

Com muito amor, o seu Faz-tudo,

Jesus.

Esta e outras mensagens encontram-se disponíveis no formato de folheto. Escreva para o escritório Contato (ver página 2), ou visite o nosso site: www.contato.org. •

vir. É para agora mesmo, e para todas as vezes, sem exceção, que você Me colocar à prova. Estou falando sério!

Está achando que é bom demais para ser verdade? Eu disse no início que é o melhor negócio do mundo! Ninguém nunca cobrirá esta oferta. E espere um pouco, você ainda nem a ouviu por completo.

E o que você fez para merecer tudo isto? Nada!

Quando está apaixonado por alguém, a pessoa não tem que fazer nada para você favorecê-la, porque você quer agradá-la. E quero agradá-lo pela mesma razão, porque o amo!

Tenho também muitas outras opor-tunidades imbatíveis para você, e elas se encontram na Bíblia. Mas não sou bobo. Sei que você nem vai ler sem primeiro saber que sou verdadeiro e que todas aquelas promessas não são só um monte de palavrinhas agradáveis.

Então faça o seguinte: Peça-me para provar que sou real, que sou quem digo ser, que farei tudo o que Me comprometo a fazer. Depois saia da frente e observe-Me agir a seu favor. Prometo que farei isso por qualquer um que Me busque sinceramente. E prometo-lhe outra coisa: você vai ficar contente demais por ter recorrido a Mim.

Contato VOL 5 - NO 7 9

Page 10: contato_05.07_2004

JESUS DISSE AOS SEUS DISCÍPULOS: “Agora que sabeis estas coisas — as condições que lhes ensinara para viver corretamente — bem-aventurados sois se as fizerdes” (João 13:17). Esse simples ponto contém muita verdade!

A seguir incluo parte de um artigo que há algum tempo li em uma revista:

Todos estão em busca da mesma coisa: a felicidade. Para algumas pes-soas parece que aproveitar a vida é o propósito de sua existência. Infeliz-mente, a maioria só descobre o verda-deiro sentido de “curtir a vida” quando a sua breve jornada na Terra está che-gando ao fim, depois de andar às cegas sem encontrar o que procura.

Na infância, achamos que aproveitar a vida é se divertir bastante e traba-lhar pouco, fazer o que bem entende e ganhar algo sem dar nada em troca. Mas a maioria das crianças descobre em pouco tempo que é um conceito nada inteligente e que leva a travessuras, castigos e dores de barriga.

Mais cedo ou mais tarde, depois de se meterem em muitas encrencas, as pessoas aprendem que o sucesso e a felicidade não são o produto de pegar dos outros tudo o que queremos, da ociosidade nem de bolos de chocolate! Mas alguns levam bastante tempo para aprender a agir da maneira certa e encontrar a verdadeira felicidade.

É claro que os cristãos que levam sua fé a sério não se dedicam a uma busca egoísta pela felicidade, no entanto a encontram. Espero conseguir con-vencê-lo disso. Para muitos, a felicidade é como o Santo Gral. Pensam que se a não encontrarem, terão deixado escapar o propósito supremo da vida. Mas ser feliz não é a razão máxima da existência do ser humano! Ella Wheeler Wilcox escreveu o seguinte poema intitulado “Perdi a Estrada para a Felicidade”:

Perdi a estrada para a felicidade, Alguém sabe a direção? Era ali que eu antes morava Quando de bem com a vida estava. Mas não sei como, me afastei. Vi tesouros extraordinários E belíssimos cenários E ao sair em busca de meus desejos Perdi a estrada para a felicidade E nem imagino onde esteja.

Agora, permito-me a liberdade de parafrasear a próxima estrofe:

Perdeu a estrada para a felicidade? Posso ajudá-lo a reencontrá-la. Siga a placa que diz “Só para obedientes” À direita, no caminho do Onipotente!

Então, onde você pode encontrar verdadeira felicidade? Na obediência a Deus! Por mais estranho que pareça, a mãe da felicidade é a velha obediência.

A alegria é sempre conseqüência da obediência! A Palavra de Deus diz

VIRGINIA BRANDT BERG

>>>>>A ESTRADA PARA A

FELICIDADE

10 Contato VOL 5 - NO 7

Page 11: contato_05.07_2004

ninguém poderá tirar” (João 16:22). São tantos os versículos confirmando que a alegria vai atrás do verdadeiro cristão, que eu nem teria espaço para citá-los.

Mas essa alegria difere radicalmente daquilo que o mundo chama felicidade. Essa inequívoca mensagem de felicidade percorre triunfantemente toda a Palavra de Deus, então não pense que se tornar cristão é andar por aí contrito, enclausu-rado, severo e sombrio!

Cristo estabeleceu as bases da felici-dade e disse que devemos ser alegres: “Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”. Erram os que têm por única meta ser feliz, pois perseguem uma sombra, algo desprovido de qual-quer substância!

A verdadeira felicidade não é um elemento externo que você possa inserir no seu coração. É aí que ela brota. A verdadeira felicidade quem dá é Deus e é resultado de submissão à Sua vontade — ao que Deus sabe ser o melhor — e de se colocar a vida à disposição dEle.

Isso lhe soa como um novo conceito? Parece irreal que a felicidade advenha de escolher Cristo como mestre de sua vida? Milhares e milhares de pessoas hoje lhe dirão terem encontrado felici-dade real e a verdadeira realização ao obedecerem ao Senhor. Ele pode e quer fazer o mesmo por você!

Você anda insatisfeito, perturbado ou frustrado? Por que não dá a Deus uma chance no seu coração? Antes de tomar mais uma via errada que o levará a outro beco sem saída de insatisfação ou frus-tração, volte-se para Deus.

Leia Sua Palavra e encontre o plano da felicidade que Ele tem para você, o caminho de Deus! Lembre-se que, quando Jesus esteve na Terra, ensinou constantemente que a maior felicidade e bênção era encontrar e seguir o plano e os caminhos do amor de Deus. Parece estranho que Ele possa satisfazer plena-mente sua alma? Mas pode! E como! •

que se você souber essas coisas — os ensinamentos de Jesus — será feliz se os praticar. Quanta verdade! A vontade pessoal submissa a Deus gera paz de espírito; um coração em harmonia com Deus traz alegria; e uma mente que nEle permanece encontra a tranqüilidade.

A obediência perfeita seria a felici-dade perfeita se tivéssemos confiança perfeita nAquele a Quem estamos obe-decendo. Não é um pensamento mara-vilhoso? E muito verdadeiro e razoável, pois se o coração estiver bem com Deus e você estiver caminhando em obedi-ência à Sua Palavra, Ele poderá cumprir todas as maravilhosas promessas que lhe fez. E é impossível não ser feliz desse jeito.

Muitas pessoas acham que são infe-lizes por causa de suas condições e das circunstâncias nas quais se encontram, mas não é verdade. O problema está em seus espíritos. Quando o coração está certo, tudo está bem, mas quando o coração está errado, tudo fica mal. Como elas não estão em harmonia com Deus, travam uma guerra contra si mesmas.

Jesus não ensinou que deveríamos abandonar a busca pela felicidade, mas existe a maneira certa de procurar. Ele acreditava e ensinava que devemos ser felizes, mas deixou bem claro que exis-tem métodos certos e métodos errados de conquistá-la.

Jesus entendia o desejo humano pela felicidade e que persegui-la da maneira errada era um dos mais graves proble-mas do mundo. Ele conhecia a fonte da felicidade e tinha o poder para con-cedê-la. Ele disse: “Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:24).

A Bíblia promete que um dos frutos do Espírito é a alegria (Gálatas 5:22–23) e o próprio Jesus disse aos Seus discí-pulos: “Outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria

A ver-

dadeira

felicidade

não é um

elemento

externo

que você

possa inse-

rir no seu

coração. É

aí que ela

brota.

Contato VOL 5 - NO 7 11

Page 12: contato_05.07_2004

C. PETER VAN GORDER

ACONTECEU COMIGO perceber que não estamos rejuvenes-cendo e que não temos tantos anos de força adiante. Nós dois queríamos novos desafios, mas a pergunta era: onde? Pre-cisávamos decidir para que país iríamos, e era importante acertarmos.

Recebemos várias ofertas dentre as quais duas se destacaram. Uma era um convite para trabalharmos no escritório da Activated (versão em inglês da Con-tato) na Califórnia; a outra proposta era integrarmos uma equipe que trabalha no Oriente Médio.

Agrupamos vantagens e desvanta-gens em colunas bem organizadas, mas quando as comparávamos havia empate. Lemos a Palavra de Deus e todos os dias procurávamos ouvi-lO para saber qual seria Sua vontade, mas estava tudo um tanto nebuloso. Eram tantas as variáveis que não conseguíamos identificar exata-mente onde cada caminho nos levaria. O que precisávamos era uma daquelas reve-lações claras e diretas do Céu, algumas palavras de orientação do Senhor nas quais pudéssemos nos firmar mais tarde, caso temores e dúvidas nos assediassem, que servissem de referencial e nos lem-brassem, que tomamos a decisão certa, independentemente das circunstâncias nas quais viéssemos a nos encontrar.

Um versículo que sempre ajuda em momentos assim — com uma referência fácil de lembrar — é Mateus 7:7. “Pedi, e dar-se-vos-á.” Simples e verdadeira, a passagem continua ensinando que se pedirmos pão, nosso Pai celestial não nos dará uma pedra. Nós pedimos e Ele atende. Às vezes Sua resposta é sim; outras, não; e há ocasiões quando nos diz para esperarmos.

As semanas se passaram e não sabíamos para onde iríamos, então continuávamos consultando o Senhor. Agimos como a mulher importuna em uma parábola de Jesus, que atormentou tanto um juiz até que ele, já não agüen-tando mais a sua insistência, aquiesceu ao seu pedido (Lucas 18:1–8).

A resposta que precisávamos veio na forma de uma linda imagem — o que

RARAMENTE TOMAR DECISÕES É ALGO FÁCIL DE

FAZER. Um dos momentos mais importantes é quando envolve uma

mudança de local de trabalho. No meu trabalho como voluntário em tempo integral, várias vezes tive o privilégio de escolher o país no qual gostaria de tra-balhar. Jesus disse: “A seara é realmente grande, mas os ceifeiros são poucos”, ou seja, a necessidade é tão grande que você pode fazer uma diferença onde quer que esteja. Mas, claro, algumas oportunida-des de serviço em certos países são mais adequadas aos talentos de uma pessoa.

Cerca de dois anos atrás, minha esposa e eu estávamos num grande dilema. Eu acabara de completar 50 anos e algo indefinido acontece ao nosso espírito cada vez que rompemos o limite de uma década. Começamos a

A EscadaDourada

12 Contato VOL 5 - NO 7

Page 13: contato_05.07_2004

LEITURA QUE ALIMENTA

O pré-requisito: submeter sua vontade ao Senhor.

Lucas 22:42João 5:30João 6:38João 7:17Romanos 12:1–2

O primeiro lugar onde procurar a vontade de Deus: Sua Palavra.

Salmo 119:105,1302 Timóteo 3:16

Deus pode revelar Sua vontade por meio de profecias e revelações.

1 Reis 19:12Ezequiel 3:10–11Atos 10:19–20

Às vezes, Deus revela Seus propósitos em sonhos.

Jó 33:15–17Gênesis 15:12–16Gênesis 20:2–7Gênesis 31:22–24Mateus 1:20–21

Procure o conselho de pessoas tementes a Deus.

Provérbios 11:14Provérbios 15:222 Coríntios 13:1

Considere circuns-tâncias óbvias.

2 Samuel 5:22–251 Reis 17:1–9Marcos 14:12–16

Peça sinais confirmatórios.

Gênesis 24:141 Samuel 14:8–10

COMO ENCONTRAR A VONTADE DE DEUS

ORAÇÃO PELO DIAObrigado Jesus, por sempre estar pronto e

disposto a me ajudar. É uma dádiva especial do Seu amor eterno Você sempre Se importar comigo o suficiente para me ajudar a tomar decisões, até mesmo as aparentemente pequenas. Sempre que surgir um problema durante o dia, sei que Você estará lá para me ajudar a resolvê-lo. Você real-mente Se importa com todo detalhe e sempre sabe o que é o melhor. Quero que Você participe cada vez mais da minha vida, dos meus pensamentos e das minhas decisões, porque Você é tão bom para mim!

poderia se chamar de “visão”. Uma vez ouvi alguém explicar que visões são sonhos que temos acordados. Outros preferem definir o fenômeno como imagens do Céu que nos são mostradas quando estamos em oração.

Vi uma escadaria dourada que subia à direita. No nosso caso, a direção da escada foi um fator importante, pois como morávamos no Texas na época, ao olharmos no mapa o Oriente Médio estava à nossa direita e a Califórnia do lado esquerdo. Foi a indicação clara, dada por Deus, pela qual estávamos orando, e ali foi o nosso ponto de par-tida. E conforme avançamos na direção que entendíamos que Deus queria que seguíssemos, Ele confirmou Sua von-tade por meio de outra visão, recursos financeiros e atendendo às outras ora-ções que fizemos.

Faz quase dois anos que estamos no Oriente Médio e nunca fomos tão feli-zes! A necessidade é enorme, as pessoas extremamente amigáveis, receptivas e novas portas de serviço estão nos abrindo diariamente.

Depois de 30 anos na vida por fé, posso verdadeiramente dizer que Ele nunca falhou em nenhuma de Suas boas promessas (1 Reis 8:56). “Deus não é homem para que minta... Porventura tendo Ele dito não o fará, ou tendo falado não o realizará?” (Números 23:19). Jesus é nosso bom pastor e sempre mos-trará o caminho que devemos trilhar. Só precisamos escutar Sua voz e seguir.

Deus tem um plano para a minha vida. Suas palavras em Jeremias 29:11–13 me fazem lembrar essa verdade: “Pois Eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro. Então Me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me bus-cardes de todo o vosso coração.” •

C. PETER VAN GORDER É VOLUNTÁRIO EM TEMPO INTEGRAL DA FAMÍLIA NO ORIENTE MÉDIO.

Contato VOL 5 - NO 7 13

Page 14: contato_05.07_2004

sas podem ler as etiquetas eletrônicas, identificar e segmentar os consumidores, antes mesmo destes saírem da loja. Os que lutam pela privacidade e pelas liber-dades civis acham que a tecnologia criada para monitorar roupas pode ser facil-mente adaptada para rastrear e espionar pessoas. É o que fazem os “cookies” (pequenos arquivos de texto que ficam gravados no computador do internauta, utilizados pelos sites principalmente para identificar e armazenar informações sobre os visitantes), capazes de rastrear a navegação dos usuários da Internet.

Sem fazer muito alarde, a nova tec-nologia RFID se espalha em uma escala gigantesca. A Alien Technology, fabricante de etiquetas RFID, faz projeções de que, em três anos, estará vendendo 10 bilhões de tags por ano, com um custo unitário inferior a US$0.05 (aproximadamente R$ 0,15), ou seja, baixo o bastante para que a maioria dos produtos possa ter uma dessas etiquetas eletrônicas. A Wal-Mart, a maior varejista do mundo, determinou que, até 2005, todos seus fornecedores adotem a tecnologia RFID na etiqueta de identificação de seus produtos, uma tendência que, acredita-se, terá a adesão de muitos outros gigantes do varejo.

Outra tecnologia que merece ser acompanhada de perto é a EPC — Elec-tronic Product Code ou Código Eletrô-nico de Produtos. Anunciada como a

A NOVA TECNOLOGIA E A VINDOURA “MARCA DA BESTA”

PODE IMAGINAR UM MUNDO no qual uma loja, um restaurante ou qualquer estabelecimento comercial seja capaz de identificá-lo assim que você entrar, registrar que roupa você está usando e até detectar quanto dinheiro você tem na carteira? Ficção científica? Não por muito tempo! Acredite ou não, em breve, a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) poderá identificar, revistar e rastrear cada um de nós.

As etiquetas eletrônicas RFID — ou “tags”— usam as freqüências de rádio para transmitir o código exclusivo de identifi-cação de cada uma. Os chips de silício que contêm as tags RFID — alguns do tama-nho de um grão de sal — são tão pequenos que podem ser colocados em roupas, nas lâminas para barbear, nos livros de uma biblioteca e até nas cédulas de dinheiro.

Os leitores RFID podem captar os sinais de uma tag a uma distância que pode chegar a 4 metros e meio ou, em, alguns casos, 6 metros. E com as bases de dados globais as empresas poderão saber cada local em que houve uma leitura de um sinal RFID.

Como as tags podem identificá-lo? Se, por exemplo, você comprar um casaco usando um cartão de crédito, seu nome poderá ficar para sempre ligado a essa peça de vestuário.

É a preocupação dos defensores da pri-vacidade: a facilidade com que as empre-

DE LHO NO 666 JOSEPH CANDEL

14 Contato VOL 5 - NO 7

Page 15: contato_05.07_2004

próxima geração de sistemas de código de produtos, a EPC poderá aposentar o código de barras (Código Universal de Produtos ou UPC) presente na maioria das mercadorias hoje, que será substitu-ído por um micro chip.

Diferente dos códigos de barras que apenas identificam grupos de produ-tos, o EPC designa um número de série exclusivo para cada unidade no sistema. Por exemplo: atualmente, todas as latas de Coca-Cola produzidas em uma certa planta de engarrafamento ou em um país

têm o mesmo código de barras. Pelo novo sistema, cada garrafa ou lata do refri-gerante teria seu próprio identificador único. Impossível? O EPC é composto por um código de 96 bits, grande o suficiente para gerar um número próprio para cada grão de arroz do planeta.

Varejistas e fabricantes concordam que um código exclusivo para cada unidade de um produto pode ajudar a reduzir furtos, falsificações e melhorar o controle de estoque.

Pela sua arquitetura, um EPC pode estar ligado a bases de dados capazes de arma-zenar muito mais informações sobre um produto do que o sistema atual. Além das informações básicas disponibilizadas pelo UPC — nome do item, preço e fabricante — a nova tecnologia permite o armazena-mento de informações sobre o comprador e a localização do item baseado em um complexo sistema de etiquetas eletrônicas e leitores de microchip que se comunicam via rádio-frequência (RFID).

As etiquetas RFID não servem apenas para as mercadorias nas prateleiras dos supermercados e nos shopping centers. A Applied Digital Solutions (ADS) de Palm Beach, na Flórida, espera que os americanos sejam persuadidos a implan-tar os chips RFID sob a pele para serem identificados ao acessarem um caixa-ele-trônico ou para substituir o cartão de cré-dito. Por um procedimento cirúrgico que pode ser realizado com anestesia local,

um tag de 12 por 2 mm é inserido no braço de uma pessoa. A ADS até oferece uma promoção especial para convencer os americanos a serem “chipados”. Os primeiros 100 mil inscritos recebem um desconto de 50 dólares.

E por que não ser “chipado”? Afinal, bastaria entrar em uma loja, pegar os produtos que precisar e passar pelo leitor na saída. A despesa referente àquela compra seria automaticamente debi-tada em sua conta. Além disso, todas as informações sobre os produtos adqui-

ridos seriam enviadas aos fabricantes, que teriam o maior prazer de mantê-lo informado de suas ofertas especiais ou até mesmo abastecer o seu estoque em casa e executar a cobrança automática.

Seria também o fim dos furtos e fraudes, não haveria dinheiro em espécie nem cartão de crédito para serem furta-dos e toda mercadoria estaria ligada ao seu proprietário legal. O crime em geral e o tráfico de drogas também sofreriam um sério golpe com a extinção do dinheiro e a sociedade estaria muito melhor. — Ou não? Parece benigno, até benéfico, mas qual é o potencial dessa capacidade de rastrear cada movimento físico e finan-ceiro de uma pessoa?

A nova tecnologia está preparando o público para o lançamento da rainha de todos os chips: a marca da Besta, con-forme prediz a Bíblia. “E [o falso pro-feta, o principal assessor do governo do Anticristo] fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na testa, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da Besta, pois é o número de um homem. O seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse 13:16–18).

Quando a marca da Besta vier, não se deixe enganar. Não a aceite! •

Os que

lutam pela

privacidade

e pelas

liberdades

civis acham

que a

tecnologia

criada para

monitorar

roupas pode

ser facilmente

adaptada

para rastrear

e espionar

pessoas.

Contato VOL 5 - NO 7 15

Page 16: contato_05.07_2004

É natural ter suas próprias idéias, opiniões e preferências. Para isso você foi criado e é, em parte, o que faz de você o indivíduo exclusivo que você é. É natural, mas nem sempre conduz às melhores escolhas, a menos que Me inclua no processo de tomada de decisões.

Eu o amo e quero que seja feliz, sinta-se realizado e tenha tudo que precisa. Entretanto, para Eu ajudá-lo de todas as maneiras que posso, você precisa aprender a Me deixar escolher. Não há decisão grande demais nem pequena demais para Mim. Você talvez fique surpreso ao ver como sou prático e pé-no-chão! Quando Me apresentar seus planos e desejos em oração, Eu lhe darei Meus conselhos e Minha orientação.

Não é que Eu queira controlar e ditar cada um dos seus passos, mas onde Me encontro tenho uma visão bem melhor e sempre sei o que trará os melhores resultados e fará tanto você quanto todos os outros envolvidos mais felizes no final. Então, ao orar sobre o que fazer em uma certa situação, peça-Me para não levar em conta suas idéias e dese-jos pessoais se Eu vir que outra coisa seria melhor.

Então, claro, é preciso estar dis-posto a aceitar e seguir o Meu conselho. Muitas vezes, falar é mais fácil que fazer, mas quando Me vir trabalhar em seu favor, ficará feliz por Me deixar ter a última palavra. Sempre dou o melhor aos que Me deixam escolher! COM AMOR, JESUS

Seja s�bio— deixe que Eu decida!