consumo de Água e seu uso racional

7
Consumo de água e seu uso racional Artigo: #383 Aplica-se a: HY2000, HY2002, HYv4 Última modificação: 02/10/2008 Assunto O consumo de água diário e sua estimativa têm sido um desafio para os pesquisadores dessa área. O consumo varia em função do clima, das regiões, dos hábitos de higiene e também da evolução tecnológica dos aparelhos hidro-sanitários. O usuário do AltoQi Hydros, em muitos casos, pode sentir a necessidade de uma orientação melhor a respeito da forma de definir o consumo de água residencial e predial em seu projeto, pois este consumo é um dos dados necessários como entrada do programa, para o dimensionamento da tubulação de alimentação. O usuário deve saber fornecer, segundo o tipo de edificação, sua taxa de ocupação, tipo de atividade e de consumidor. Visando facilitar esta etapa do projeto, apresenta-se uma compilação técnica a respeito do tema, esperando auxiliar os profissionais que dela necessitem. Artigo Consumo no mundo Existe uma crescente preocupação com a disponibilidade mundial da água, dada uma nova consciência relacionada com o uso deste recurso. A nova consciência advém dos problemas que já ocorrem pelo manejo não sustentável dos recursos ambientais em pontos distintos do planeta. A água potável encontrada na natureza é essencial para a sobrevivência do

Upload: azenaide-fernandes

Post on 17-Dec-2015

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Uso da agua

TRANSCRIPT

Consumo de gua e seu uso racional

Consumo de gua e seu uso racional

Artigo: #383

Aplica-se a: HY2000, HY2002, HYv4

ltima modificao: 02/10/2008

Assunto

O consumo de gua dirio e sua estimativa tm sido um desafio para os pesquisadores dessa rea. O consumo varia em funo do clima, das regies, dos hbitos de higiene e tambm da evoluo tecnolgica dos aparelhos hidro-sanitrios.

O usurio do AltoQi Hydros, em muitos casos, pode sentir a necessidade de uma orientao melhor a respeito da forma de definir o consumo de gua residencial e predial em seu projeto, pois este consumo um dos dados necessrios como entrada do programa, para o dimensionamento da tubulao de alimentao. O usurio deve saber fornecer, segundo o tipo de edificao, sua taxa de ocupao, tipo de atividade e de consumidor. Visando facilitar esta etapa do projeto, apresenta-se uma compilao tcnica a respeito do tema, esperando auxiliar os profissionais que dela necessitem.

Artigo

Consumo no mundo

Existe uma crescente preocupao com a disponibilidade mundial da gua, dada uma nova conscincia relacionada com o uso deste recurso. A nova conscincia advm dos problemas que j ocorrem pelo manejo no sustentvel dos recursos ambientais em pontos distintos do planeta. A gua potvel encontrada na natureza essencial para a sobrevivncia do planeta. Passados os anos do desenvolvimento propiciado pelo homem, esta riqueza tem se tornado cada vez mais escassa. Estima-se que 97,50% da disponibilidade mundial da gua est nos oceanos (gua salgada) e 2,493% encontra-se em regies polares ou subterrneas (aqferos), de difcil aproveitamento. A gua dos oceanos somente poderia ser aproveitada para o consumo humano caso fosse realizado um processo de dessalinizao, processo este que demanda um investimento muito alto. Somente 0,007% da gua doce disponvel prpria para o consumo humano e encontra-se em rios, lagos e pntanos. Estes 0,007% esto ainda divididos da seguinte forma:

Agricultura 70%

Indstria 22%

Individual 8% (clubes; hospitais; residncias; escritrios; outros)

Devido demanda e ao crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos, existe uma tendncia para os prximos anos de um aumento maior no seu consumo.

Antevendo este incremento no consumo, Programas de Uso Racional da gua esto sendo realizados em todo o mundo, atravs de leis, orientaes, conscientizao da populao e, principalmente, tecnologia de ponta aplicada a estes programas.

As perspectivas para o atual sculo indicam um cenrio de 18% de escassez at o ano de 2050.

Consumo no Brasil

O Brasil possui 14% do recurso hdrico mundial, sendo que 80% da gua doce encontra-se na Regio Amaznica, mas que abastece apenas 5% da populao brasileira. Os 20% restantes esto distribudos pelo Brasil, abastecendo 95% de sua populao.

Consumo de gua nas edificaes

A conscientizao pelo uso racional da gua recente como tambm, o estudo de demanda de utilizao da gua em edificaes. No Brasil, a experincia tem mostrado que uma pessoa gasta por dia entre 50 e 200 litros de gua. Este consumo est distribudo entre a utilizao de chuveiros, torneiras, bacias, mquinas de lavar, entre outros.

Para analisar o consumo de gua de uma residncia ou edificao, uma excelente coleta de dados deve ser realizada, considerando presso, vazo, clima, populao, freqncia de utilizao, condies scio-econmicas, produtos instalados, vazamentos, etc.

O Consumo de gua em Edificaes baseia-se no conhecimento de duas grandezas:

Taxa de Ocupao: nmero de metros quadrados correspondentes a cada pessoa moradora ou ocupante.

Consumo por pessoa ou por determinada utilizao (dados em litros por dia).

Atravs destas duas tabelas, de uso corrente, pode-se estimar rapidamente o consumo total de gua em diversos tipos de edificao.

Consumo atravs da vazo de utilizao

Muitas vezes, o projetista necessita definir o consumo de uma determinada edificao de forma mais precisa do que o anteriormente exposto. Para isso, necessita fazer um levantamento de todos os pontos de utilizao presentes no projeto e da vazo estimada em cada aparelho.

A seguir apresentam-se as tabelas dos principais aparelhos hidrulicos, com dados de consumo atravs da vazo de utilizao para estimativas de clculos.

* Valor de referncia utilizado: 4 m.c.a.

** Valor de referncia utilizado: 20 m.c.a.

Para a determinao do consumo total, tambm necessrio estimar o tempo mdio de utilizao de cada um dos aparelhos envolvidos. Pode-se chegar a valores de consumo razoveis da edificao atravs da Tabela 1 em composio com a tabela a seguir.

Pode-se perceber, quando se compara o consumo de um aparelho tradicional com aqueles mais recentes, que a evoluo tecnolgica dos aparelhos hidrulicos residenciais veio contribuir para o uso racional da gua, fruto de uma maior conscientizao do homem quanto ao manejo sustentvel dos recursos naturais disponveis no planeta.

Bibliografia

MACINTYRE, Archibald Joseph. Manual de Instalaes Hidrulicas e Sanitrias. Editora Guanabara. Pg. 12 e 13.

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Brasileiras (ABNT). NBR 5626 - Instalao Predial de gua Fria. Set/1998.

NBR 5648- Sistemas Prediais de gua Fria. Jan/1999.

Eng Ane Denise Piccinini - Hidrosane Engenharia