construção a seco - 1ª etapa

16
CONSTRUÇÃO A SECO | PROJETO RESIDÊNCIAL Miguel Skackauskas / Ricardo Lobato Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG | Arquitetura e Urbanismo/Noturno Oficina Temática de Constunção a Seco - TAU041 Profªs.: Cynara Fiedler Bremer / Maria Luiza Castro / Marianna Mattos

Upload: ricardo-lobato

Post on 18-Feb-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Projeto Acadêmico da disciplina TAU041 (Construção a Seco) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

TRANSCRIPT

Page 1: Construção a Seco - 1ª Etapa

CONSTRUÇÃO A SECO | PROJETO RESIDÊNCIALMiguel Skackauskas / Ricardo Lobato

Universidade Federal de Minas Gerais | UFMG | Arquitetura e Urbanismo/Noturno Oficina Temática de Constunção a Seco - TAU041

Profªs.: Cynara Fiedler Bremer / Maria Luiza Castro / Marianna Mattos

Page 2: Construção a Seco - 1ª Etapa

2

Contexto de desenvolvimento do bairro (história e tendências)

A história do Vila Paris, bairro localizado na região Centro-Sul, não é muito diferente da maioria dos outros bairros da cidade. O local onde ele foi construído era no passado uma grande fazenda, ocupada certamente por uma das muitas famílias tradicionais que ali residiram nos primeiros anos da jovem capital. Trata-se de um bairro pequeno, que ocupa uma área de 29,7 hectares, com população aproximada de 5 mil moradores.

Vila Paris é um bairro nobre, de classe média-alta de Belo Horizonte. Segundo o Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais) o bairro se enquadra nos padrões de bairros de luxo de Belo Horizonte.

Limites:A oeste com o bairro Luxemburgo (na rua Gentios);A leste com o Santo Antônio (na av. Prudente de Morais);Ao sul com São Bento;Ao norte com Coração de Jesus.

Entre o Vila Paris e o bairro Luxemburgo está situado uma das poucas matas urbanas da Zona Sul, o Bosque do Mosteiro, perto do lote que será implantado o projeto da casa.

Identificação das características das edificações vizinhas e da vizinhança (Morfologia e tipologia )

A Vizinhaça é caracterizada por residências, casas de geralmente dois pavimentos e prédios que variam entre 3 a 10 pavimentos. Durante a visita ao terreno foi possível perceber claramente o limite do zoneamento, onde há uma grande diferença no CA e na Quota. O bairro é dividido em dois zoneamento: ZAR1 e ZA e possui uma área de ZPAM (Bosque do Mosteiro)

Zoneamento CAQuota do Terreno

TOTaxa de

permeabilidade

Altura Máxima e na Divisa

Obs:

ZAR-1 1,0 180m2/un - 20% 5,0m -

ZA 1,5 40m2/un - 20% 5,0mVer § 4º e 5º

do art. 45

Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo do Município de Belo Horizonte, 28/agosto/1996

ZAR-1 ZP-1 ZEIS-1/3ZA

Características da rua e da via, acessos e circulação, condicionantes físicos(Localização, orientação, condições de insolação, ventos dominantes, Níveis de ruídos e poluição)

As grandes maiorias das ruas são de calçamento “pé-de-moleque” - pedras de mão assentadas e pressionadas sobre o solo. São ótimas para drenagem fluvial, já que os espaços entre elas são permeáveis. A grande desvantagem é a necessidade de manutenção constante por causa do mato que cresce nesse tipo de calçamento.A falta de manutenção das calçadas é evidente, com as árvores danificando a pavimentação.

Infra estrutura e meso estrutura

Hoje com vida própria, o Vila Paris começa na Praça José Cavalini e termina na Avenida Arthur Bernardes. Fica entre os bairros São Bento, Santo Antônio, Luxemburgo e Santa Lúcia, todos de classe média alta, a 10 minutos do centro. As suas principais vias de acesso são as avenidas Prudente de Morais e Raja Gabáglia, além da Rua Conde de Linhares.

O Vila Paris oferece de tudo a seus moradores e seu comércio inclui sacolões, farmácias, agências bancárias, academias de ginástica, supermercados, padarias, butiques e escolas municipais, estaduais e de idiomas, além da proximidade com o BH SHOPPING.

CONTEXTUALIZAÇÃO | BAIRRO VILA PARIS

Fonte: GoogleMaps, 2012

Fonte: Ricardo Lobato / Miguel Skackauskas

Page 3: Construção a Seco - 1ª Etapa

3CONTEXTUALIZAÇÃO | LOTE DO PROJETO

PLANTA DO LOTEESC: 1/200

Fonte: GoogleMaps, 2012

Vista da frente do lote do projeto

Vista interna do lote do projeto

Vista do lote em frente ao lote do projeto Vista permanete

Fonte: Ricardo Lobato / Miguel Skackauskas

Fonte: Ricardo Lobato / Miguel Skackauskas

Fonte: Ricardo Lobato / Miguel Skackauskas

Page 4: Construção a Seco - 1ª Etapa

4

1º FASE

Jovem Casal entre 25 e 30 anos com dois filhos

HOMEM: Médico PediátraAcorda ás 6hs, toma café da manha com internet no tablet. Sai de casa entre 7h e 7h30min para o consultório próprio. Volta em torno de 12h30min para almoçar com a família e retorna ao trabalho às 13h30. Chega em casa novamente às 19hs. as vezes atende à emergências domiciliares durante a noite. Ao chegar acessa a internet para conferir as noticias do fim do dia e normalmente assiste TV, filmes ou séries. Aos sábados frequenta o clube onde se encontra com o pessoal da peteca. No domingo sai com os filhos. Gosta de reunir a família e cozinhar em datas especiais. Aliás gosta muito de culinária e tecnologia.

MULHER: EstilistaAcorda junto com o marido e desperta a menina. Toma o café com a família, sai às 6hs30 para levar a garotinha para a escolinha . deixando o filho mais novo com a babá. Vai direto para academia e volta em torno de 8h a 8h30. Trabalha até as 12h em seu ateliê, busca a garotinha na escola e almoça com a família. Normalmente tira a tarde para resolver problemas. Gosta muito de cuidar de flores, natureza e paisagismo em geral. Aos sábados recebe as amigas em casa ou sai para levar o bebê para passear. Aos domingos sai com o marido e os filhos. As vezes recebe familiares em casa. à noite faz questão de ficar com a família, principalmente o bebe que necessita de seus cuidados.

FILHOSMenino recém nascido (6 meses) e menina com 5 anos. Ele fica com a baba na parte da manha enquanto a menina vai pra pré-escola . A menina volta na parte da tarde e fica com a babá também.

CONCEITO DO PROJETO | PERSONA FAMÍLIA

2º FASE

Casal em meia idade entre 45 e 55 anos

HOMEM: Médico PediátraO consultório já está consolidado com sócios e outro médicos como funcionários e ele passa mais tempo em casa. Ainda acorda cedo para ir no trabalho pela manha. E volta para casa na hora do almoço. Seu hobby de cozinheiro toma um tempo maior agora que ele tem mais tempo livre, e a tarde ele tem aula de culinária de 14hs às 16hs, faz caminhada 3 vezes por semana na barragem com a esposa para manter-se saudável. Volta para casa às 18hs. Apaixonado por tecnologia. Entra na internet para manter-se atualizado. À noite vê TV com a esposa. Nos fins de semana continua indo ao clube com os amigos e no domingo se dedica à atividades familiares.

MULHER: EstilistaEstilista e dona de negócio próprio e consolidado - uma loja de roupas. Como a loja é próxima à casa vai a pé e deixa o carro com a filha. Passa mais tempo na loja e o escritório se torna mais parte da casa como sala de estudo e biblioteca. Encontra o marido para a caminhada 3 vezes por semana e nos outros dois dias vai à academia. Chega em casa sempre às 19hs com o marido ou não. Passa mais tempo cuidando do jardim, principalmente nos fins de semana, os quais tambem usa para atividades familiares e com o marido. Passa a noite lendo livros, cuidando das flores, vendo TV com o marido etc.

FILHAA filha mais velha estuda medicina, já com 4 anos de faculdade. Acorda às 6hs e vai para a faculdade. Ficando o dia todo, volta às 19hs. já namora a algum tempo e tem ideia de se casar. Muito estudiosa, passa a noite na biblioteca, estudando. Recebe o namorado no fim de sema, é mais caseira e gosta de usar os espaços de descanso da casa (sala de tv e estar). Usa o carro da mãe para ir à faculdade pela manha.

FILHOO filho acabou de entrar na escola de arquitetura e optou por estudar à noite para estagiar pela manha. Recebe muito os amigos em casa e gosta de música. Pela manhã sai às 7hs e passa a tarde fazendo trabalhos etc. Chega em casa por volta das 23hs. Ganhou um carro do pai.

3º FASE

Casal de 3a idade (75 a 85 anos) com filhos adultos e netos

HOMEM: Médico PediátraVendeu sua parte na sociedade e vive dos rendimentos. Na parte da manha gosta de fazer caminhada na barragem Santa Lúcia. Ainda lúcido e saudável gosta de cozinha e se manter informado. Acessa internet todos os dias pelo notebook.

MULHER: EstilistaPassou a loja para uma sobrinha e ainda tem contato com a moda e a sociedade. Sempre por dentro dos assuntos. Gosta muito de livros e internet. Seu jardim seu jardim continua sendo cuidado e ali passa a maior parte da tarde cuidando de suas flores. Tem dificuldades de locomoção e utiliza uma bengala.

Os dois recebem a filha nos fins de semana e sempre fazem um almoço.

FILHAA filha se casou e foi morar com o marido, teve dois filhos. Visita os pais todos os fins de semanas. Traz os filhos que as vezes passam o fim de semana na casa dos avós.

FILHOO filho não se mudou de casa preferindo ficar com os pais. Sai pela manha para cuidar do escritório localizado no centro. Volta pela tarde e costumar levar alguns trabalhos para casa.

Page 5: Construção a Seco - 1ª Etapa

5CONCEITO DO PROJETO | PROGRAMA

RESIDENCIA UNIFAMILIAR(casa evolutiva - proposta para 3 fases de vida de família)

FASE 1 – Casal com filhos pequenos

Ambiente Quant. Dimessões Área (m2)

Hall 1 3,6 4,8 17,28

Sala de Estar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Jantar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Tv 1 3,6 4,2 15,12

Cozinha 1 3,4 4,8 16,32

Serviço 1 2,4 3 7,2

Suíte Casal 1 4,8 4,8 23,04

Quato(s) 2 3,6 4,2 30,24

Escritório 1 3,6 4,2 15,12

Banho Social 1 3 2,4 7,2

Banho 1 3 2,4 7,2

Garagem Coberta 1 5,4 4,8 25,92

Área de Lazer 1 10 10 100

TOTAL 297,28

RESIDENCIA UNIFAMILIAR(casa evolutiva - proposta para 3 fases de vida de família)

FASE 2 – Casal com filhos jovens

Ambiente Quant. Dimessões Área (m2)

Hall 1 3,6 4,8 17,28

Sala de Estar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Jantar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Tv 1 3,6 4,2 15,12

Cozinha 1 3,4 4,8 16,32

Serviço 1 2,4 3 7,2

Suíte Casal 1 4,8 4,8 23,04

Quato(s) 2 3,6 4,2 30,24

Escritório 1 3,6 4,2 15,12

Banho Social 1 3 2,4 7,2

Banho 2 3 1,2 7,2

Garagem Coberta 1 5,4 4,8 25,92

Área de Lazer 1 10 10 100

TOTAL 297,28

RESIDENCIA UNIFAMILIAR(casa evolutiva - proposta para 3 fases de vida de família)

FASE 3 – Casal de 3ª idade com vinda ocasional de filhos e netos

Ambiente Quant. Dimessões Área (m2)

Hall 1 3,6 4,8 17,28

Sala de Estar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Jantar 1 3,4 4,8 16,32

Sala de Tv 1 3,6 4,2 15,12

Cozinha 1 3,4 4,8 16,32

Suíte Casal 3,6 4,2 15,12

Banho Casal 3 2,4 7,2

Serviço 1 2,4 3 7,2

Suíte Filho 1 4,8 4,8 23,04

Cozinha/Sala de jantar

2 4,8 4,2 20,16

Escritório/Quarto 1 3,6 4,2 15,12

Banho 1 3 1,2 3,6

Garagem Coberta 1 5,4 4,8 25,92

Área de Lazer 1 10 10 100

TOTAL 298,72

Page 6: Construção a Seco - 1ª Etapa

6CONCEITO DO PROJETO | RASCUNHOS

Page 7: Construção a Seco - 1ª Etapa

7

Nº: CÓDIGO: C.V.*: L.O.V.P.D*: L.F.V.*:

sn - - - -

SETOR: 9 QUADRA: 2230 ADE: - ZONEAMENTO: ZAR - 1

IDENTIFICAÇÃO:

BAIRRO: REGIONAL:

LOTE: QUARTEIRÃO: 9 ÍNDICE IPTU: 126009 011 001

TÍTULO: USO:

CONTEÚDO:

-N° DE VAGAS DE

ESTAC.:-

1,0N° DE UNIDADES

RESIDENCIAIS:1

- -ÁREA PERMEÁVEL:

78,17

3 1,5

1,5 5

ALUNO(S):

CUB R$/m² Padrãomar/12 1495,77 ALTO

1213,48 MÉDIO994,46 BAIXO

R$/m²

5.329

444662,51360743,33295633,07

Custo Básico total (R$)

Preço de venda total

AFASTAMENTO DE FUNDOS:

ALTURA MÁXIMA NA DIVISA:

FORMATO DO TERRENO

RESPONSÁVEISEA | UFMG ARQUITETURA E URBANISMO NOTURNO OT DE CONTRUÇÃO A SECOMª LUIZA DE CASTO, CYNARA FIEDLER BREMER E MARIANNA MATTOS

MIGUEL H. SKACKAUSKAS E RICARDO LOBATO

TAXA DE OCUPAÇÃO:ÁREA UTILIZADA PELAS SALAS (m²):

DADOS DA LEI

297,28

COTA POR

UNIDADE

HABITACIONAL:

180AFASTAMENTO FRONTAL

AFASTAMENTO LATERAL:

-

EDIFICAÇÃO

ÁREA LÍQUIDA RESIDENCIAL MÁXIMA

(m²):

ÁREA LÍQUIDA ADQUIRIDA (m²):

COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO:

42-90-h

Preço de venda médio

BELO HORIZONTE ABRIL DE 2012

PROJETO

Residência unifamiliar

Vila Paris

11

-

Centro sul

residencial

Rua Francisco Arantes

NOME:

LOGRADOUROPARA PROJETO ARQUITETÔNICO EM BELO HORIZONTE

ESTUDO DE VIABILIDADE

1584205,12

TERRENOÁREA DO TERRENO: 390,85CADASTRO DE PLANTA (CP):

ESTUDO DE VIABILIDADE

Page 8: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Implantaçãoesc: 1:200

1 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

N

E-01

E-02

E-0

3 E-0

433

61.

020

779

174 530 500 340 440 163

296

740

320

94

428 1.520 175

TerraçoL.P.I.

Afastamento

Rua Padre Fancisco Arantes

Afastamento

B

B

A Ai = 1

0%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

L.P.I.

Implantação 1:200

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Implantaçãoesc: 1:200

1 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

N

E-01

E-02

E-0

3 E-0

433

61.

020

779

174 530 500 340 440 163

296

740

320

94

428 1.520 175

TerraçoL.P.I.

Afastamento

Rua Padre Fancisco Arantes

Afastamento

B

B

A Ai = 1

0%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

L.P.I.

Implantação 1:200

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Implantaçãoesc: 1:200

1 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

N

E-01

E-02

E-0

3 E-0

433

61.

020

779

174 530 500 340 440 163

296

740

320

94

428 1.520 175

TerraçoL.P.I.

Afastamento

Rua Padre Fancisco Arantes

Afastamento

B

B

A Ai = 1

0%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

i = 8

%

L.P.I.

Implantação 1:200

Parâmetros urbanísticos Observações

Área do terreno (m)ZonaCoef. de Aprov. Básico (CAb)Coef. de Aprov. Máximo (CAm)Potencial Construtivo (m)Quota por unidade (m²/un.)Taxa de ocupaçãoTaxa de PermeabilidadeAltura Max. Na Divisa (m)Altura da Edificação (m)Afast. FrontalAfast. Laterais e de FundosNúmero maximo de unidades habitacionaisÁrea construída total do empreendimento Área das unidades habitacionais - separar por tipo, caso haja mais de umTotal de desconto por pavimento tipo - ver art. 46 da Lei n° 7166/96.Área total dos descontos da edificação - ver art. 46 da Lei n° 7166/96. Área líquida edificada - área total do empreendimento menos os descontos

Exigida: 78,17Praticada:

Altura total na divisaAltura total da edificação

Exigidos: 3,0Praticados:Exigido: 1,5Praticado:Exigido: 1,5Praticado:Exigidas: -Praticadas: -Possível: -Praticada: -

Quadro de Parãmetros urbanísticos

Área total dos estacionamentos

Área permeável

Vagas de estacionamento

Afastamento frontal

Afastamento lateral

Afastamento de fundos

180

20%5,04

3,01,5

390,85ZAR - 1

1,01,3

390,85

-

2,17

-

297,28

-

-

-

Page 9: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Implantação e 1o Pavimentoesc: 1:100

2 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

AC

IMA 17 x 18 x 28

1 2 3 4 5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

Ram

pa i

= 20

%

300

150

150

E-02

Afastamento

Afastamento

Afastamento

480

1020 420

360

420 360

300 240

740

320

1500

300

360

480

B

B

A A

Gel.

150Afastamento

deck

360 480 120

240

Sala de Estar

Sala de Jantar

CozinhaServiço

projeção domezanino

Escritório

Sala de TV

Garagem

Horta

540 480

1020

240

1a Fase 1o Pavimento 1:100

Page 10: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

2o Pavimentoesc: 1:100

3 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

ABAIXO

17 x 18 x 28

1 2 3 4 5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

E-02

cobertura dagaragem

Terraço

Suite

ClosetBanho

Circ.

Quarto

Banho

Quarto

vazio

48054

048

0

480

300

240360

420

360

420

120

360

360

240

300

1020

740

320

1500

B

B

A A

1a Fase 2o Pavimento 1:100

Page 11: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

2o Pavimentoesc: 1:100

4 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

ABAIXO

17 x 18 x 28

1 2 3 4 5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

E-02

cobertura dagaragem

Terraço

Suite

ClosetBanho

Circ.

Quarto

Banho

Quarto

48054

048

0

480

300

240

360

420

360

420

120

360

360

120

300

Banho

120

vazio1020

740

320

1500

B

B

A A

2a Fase 2o Pavimento 1:100

Page 12: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

2o Pavimentoesc: 1:100

6 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

E-01

E-02

E-0

3

E-0

4

cobertura dagaragem

Terraço

Suite

ClosetBanho

Circ.

Sala deJantar

Cozinha

Escritório/Quarto

48054

048

0

480

300

240

480420

360

420

120

360

Banho

120

vazio

1020

740

320

1500

ABAIXO

1

2

3

45

6

7

8

9

10

11

12

1314

15

16

B

B

A A

Gel.

3a Fase 2o Pavimento 1:100

Page 13: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Térreoesc: 1:100

5 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

Ram

pa i

= 20

%

300

150

150

E-02

Afastamento

Afastamento

Afastamento

480

1020 420

360

420 360

300 240

740

320

1500

300

360

480

ACIMA

1

2

3

45

6

7

8

9

10

11

12

1314

15

16

B

B

A A

Gel.

150Afastamento

deck

360 480

Sala de Estar

Sala de Jantar

CozinhaServiço

projeção domezanino

Suite

Sala de TV/Quarto

Garagem

Horta

540 480

1020240

Banho

3a Fase 1o Pavimento 1:100

Page 14: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Cortesesc: 1:100

7 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

300

300

200

800

Garagem

1o Pavimento+1,50

2o Pavimento+4,50

Piso+7,50

150

300

300

2015

062

077

0

Quarto

EscritórioHall

Passeio±0,00

Garagem+1,00

1o Pavimento+1,50

2o Pavimento+4,50

Piso+7,50

A Corte AA 1:100

B Corte BB 1:100

Page 15: Construção a Seco - 1ª Etapa

OT de Constução a SecoProfs Maria Luisa e CynaraProposta

Elevaçõesesc: 1:100

8 | 8Miguel H. Skackauskas e Ricardo Lobato

620

150

800

180

7011

0

800

620

650

800

620

800

345

650

E-01 Elevação Frontal - Sudeste 1:100

E-02 Elevação Posterior - Noroeste 1:100

E-3 Elevação Lateral - Sudeste 1:100

E-04 Elevação Lateral - Nordeste 1:100

Page 16: Construção a Seco - 1ª Etapa

16PERSPECTIVAS