conhecendo sobre artistas: ivan cruz / semana da …

80
Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social TELETRABALHO DE ARTE BLOCO Nº08 - ATIVIDADE Nº 24 - 1º TURNO - DATA: 04/10/2021 PROFESSOR (A): Paula de Filippis ESTUDANTE: _______________________________________________________ TURMA: 9º __ PEDAGOGA: Márcia Antônia CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da criança (brinquedos e brincadeiras) Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve envolvido com o universo das artes. Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam tanto as crianças quanto os adultos. Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade, o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país. Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros, sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de menino. Por que as figuras pintadas não têm rosto? Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra. QUE TAL ASSISTIR A UMA ENTREVISTA COM O IVAN CRUZ EM SEU ATELIÊ E CONHECER UM POUCO MAIS DE SUA HISTÓRIA E DE SUAS OBRAS? ACESSE O LINK: https://youtu.be/EgoIW4ksJFo CONHEÇA ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA: 1

Upload: others

Post on 14-Jul-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTE

BLOCO Nº08 - ATIVIDADE Nº 24 - 1º TURNO - DATA: 04/10/2021

PROFESSOR (A): Paula de Filippis

ESTUDANTE: _______________________________________________________ TURMA: 9º __

PEDAGOGA: Márcia Antônia

CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ /

Semana da criança (brinquedos e brincadeiras)

Ivan Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Se formou em direito em 1970, mas sempre esteve

envolvido com o universo das artes.

Suas obras exibem o universo infantil de forma alegre e colorida e, por isso, encantam tanto as

crianças quanto os adultos.

Foi no início dos anos 90 que Ivan Cruz realiza sua primeira obra abordando as brincadeiras de

criança. A tela iria para uma exposição em Portugal, mas devido ao sucesso que teve na sua cidade,

o artista decidiu cancelar a mostra na Europa e se dedicar a expor em seu país.

Foi a partir de então que começa a explorar ainda mais as diferentes brincadeiras em seus quadros,

sempre retratando o divertimento que ele próprio tinha em seus tempos de menino.

Por que as figuras pintadas não têm rosto?

Ivan relata que, às vezes, as pessoas conseguem captar a alegria e o sorriso das figuras, mesmo que ele não esteja estampado. Isso acontece porque toda a construção da cena é feliz e as memórias de quem observa também contribuem para terminar de criar a obra.

✓ QUE TAL ASSISTIR A UMA ENTREVISTA COM O IVAN CRUZ EM SEU ATELIÊ E CONHECER UM POUCO MAIS DE SUA HISTÓRIA E DE SUAS OBRAS?

ACESSE O LINK: https://youtu.be/EgoIW4ksJFo

CONHEÇA ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA:

1

Page 2: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

ATIVIDADE: Ivan Cruz é conhecido por retratar em telas as diversas brincadeiras antigas de

criança.

Quais as brincadeiras retratadas nas obras acima você conhece ou já brincou?

RELEITURA: Que tal fazer um quadro com o tema: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS,

como Ivan Cruz? Pense em alguma brincadeira que você conhece ou já brincou! Não

esqueça das cores!

*Faça a atividade no seu caderno de artes ou na folha. Coloque o título, nome e turma .

Depois de pronto, fotografe e poste no site da escola.

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

2

Page 3: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTES

BLOCO Nº08 - ATIVIDADE Nº 25 - 1º TURNO - DATA: 18/10/2021

PROFESSOR (A): Paula de Filippis

ESTUDANTE: _____________________________________________________ TURMA: 9º ___

PEDAGOGA: Márcia Antônia

A técnica de Mosaico (Arte Musiva): O mosaico é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura. Do grego, o termo mosaico (mouseîn) é relativo às musas. Representam a colagem próxima de pequenas peças, formando um efeito visual (seja um desenho, figura, representação) que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de figuras geométricas, além de criatividade e paciência. Até hoje o mosaico é utilizado nas artes e pode ser formado por diversos tipos de materiais (tesselas) em formatos distintos: pedaços de vidro, plástico, papel, cerâmica, porcelana, pedras preciosas, mármore, granito, marfim, grãos, miçangas, conchas, azulejos, ladrilhos, dentre outros.

Mosaico nas Calçadas de Copacabana, Rio de Janeiro,

Brasil

Além de ser usado em peças de arte, é muitas vezes associado à arquitetura e a decoração de ambientes (interiores e exteriores). Um dos exemplos mais notórios no Brasil, são os mosaicos em forma de ondas na calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro. Além da calçada de Copacabana podemos encontrar diversos mosaicos nas igrejas, museus, avenidas, palácios do Brasil e em peças de artesanato. Merecem destaque a Quinta da Boa Vista (antigo Palácio São Cristóvão), o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes, todos no Rio de Janeiro.

ATIVIDADE:

Utilizando o quadriculado abaixo e a técnica do “positivo/negativo”, faça o MOSAICO da calçada abaixo. Use a criatividade!!

3

Page 4: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Faça a atividade em seu caderno de Artes ou na folha. Não esqueça de colocar o

nome, ano e turma. Fotografe e poste no site ou plataforma Teams.

4

Page 5: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ARTES

BLOCO Nº08 - ATIVIDADE Nº 26 - 1º TURNO - DATA: 25/10/2021

PROFESSOR (A): Paula de Filippis

ESTUDANTE: ______________________________________________ TURMA: 9º____

PEDAGOGA: Márcia Antônia

História do Mosaico A Arte Musiva, como é chamada, remonta séculos e provavelmente surgiu com os mesopotâmicos no ano 3000 a.C.. No ocidente, os maias e astecas já conheciam o mosaico, por isso, há controvérsias quanto ao seu surgimento. O “Estandarte de Ur” (produzido cerca de 3500 a.C.) é considerado o mosaico mais antigo encontrado até hoje, pertencente à região que viviam os antigos mesopotâmicos (sumérios).

Estandarte de Ur

Além deles, os bizantinos, egípcios, persas, gregos e romanos adornavam templos, igrejas, sarcófagos, calçadas e espaços públicos com essa arte. As igrejas bizantinas são um dos maiores exemplos dos mosaicos na antiguidade, a qual fora copiada por civilizações posteriores. Os mosaicos bizantinos tinham um caráter simétrico e monumental, sendo eles os responsáveis por disseminar essa arte, bem como suas técnicas. Embora tenham sido um dos primeiros a explorar esse campo das artes, foi no período greco-romano que a arte musiva atinge seu apogeu. Os temas mais explorados pelos artistas que compunham a arte musiva na antiguidade eram cenas cotidianas, sagradas, de guerra, históricas, mitológicas e paisagens. Certamente, os grandes mosaicos eram produzidos por um grupos de pessoas.

5

Page 6: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Mosaico Bizantino, Istambul, Turquia

É possível encontrar muitos desses mosaicos feitos na antiguidade, por exemplo, na Basílica de São Pedro, em Roma; Basílica Ortodoxa de Monreale, na Sicília; Igreja de São Marcos, em Veneza; Igreja de Santa Sofia, em Kiev; Mosteiro de Dafne, em Atenas, dentre outros. Com a chegada da modernidade, os mosaicos foram sendo substituídos por diversas técnicas de pintura e escultura, ao mesmo tempo que fora categorizado como uma “arte menor”, ao lado do artesanato e da tapeçaria. Todavia, na contemporaneidade muitos artistas retomaram a construção de mosaicos, sobretudo nos murais, abrangendo seu campo de atuação a partir dos mais variados temas figurativos e abstratos. Muitos países da América Latina são ricos em artistas que compõem os mosaicos, por exemplo, o México e o Peru.

ATIVIDADE:

Utilizando papéis picados ou revistas velhas, crie uma gravura ou cena utilizando a técnica do

Mosaico. Veja alguns exemplos:

6

Page 8: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N° 08 – ATIVIDADE N°24 – 1°TURNO – DATA: 04/10/21

TURMA: 9° ANO – PROFESSOR: ALBERTO - PEDAGOGA: MÁRCIA

ESTUDANTE: _______________________________________________________ TURMA: 9º____

Substâncias puras simples e compostas A idéia do filósofo grego Demócrito, de que toda matéria deveria ser constituída por pequenas partículas indivisíveis, foi retomada pelo cientista inglês John Dalton, que, em 1808, elaborou uma teoria para explicar a constituição da matéria. Para Dalton, a matéria seria constituída por pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis, que poderiam ser representadas por modelos. Essas partículas seriam os átomos. Um conjunto de átomos de mesma massa e tamanho constitui um elemento químico. Elementos químicos diferentes apresentam átomos com massas e tamanhos diferentes. Até 1808, quando Dalton propôs a teoria atômica, eram conhecidos aproximadamente cinqüenta elementos químicos. Até 2018, eram conhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada 118 elementos químicos, que são representados por símbolos constituídos por uma ou duas letras de forma, sendo a primeira maiúscula e a segunda, quando existir, minúscula. Para indicar a proporção com que cada elemento entra na formação de determinada substância, Dalton associou um índice numérico aos símbolos. Essa notação, simples e funcional, foi logo adotada pelos químicos da época e permanece inalterada até os dias atuais. A representação gráfica de uma substância, utilizando símbolos e índices numéricos, é denominada fórmula química e indica a constituição de cada unidade formadora da substância. Assim, por exemplo, quando dizemos que a fórmula da água é H2O, devemos entender que a água é formada pela combinação de 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio. A essas unidades que constituem as substâncias deu-se o nome de moléculas. A partir do modelo atômico de Dalton, podemos concluir que toda matéria é constituída por átomos de um mesmo elemento ou de diferentes elementos químicos. A substância formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico é classificada como substância pura simples ou apenas substância simples. Uma substância cujas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos é classificada como substância pura composta ou, simplesmente, substância composta. Uma substância pura é sempre representada por uma única fórmula. Se nessa formula houver um elemento apenas, ela será uma substância pura simples. Na fórmula de uma substância pura composta existe mais do que um elemento químico. Uma mistura sempre é representada por mais do que uma fórmula, por exemplo, água e sal de cozinha( H2O e NaCl) Responda às seguintes questões: 1-Descreva sobre a constituição da matéria de acordo com Dalton. 2-Como é constituído um elemento químico? 3-O que é formula química? 4-Como é formada a molécula de água? 5-O que é substância pura simples? 6-O que é substância pura composta? 7-Qual é a fórmula química da água e do sal de cozinha?

8

Page 9: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N° 08– ATIVIDADE N°25 – 1°TURNO – DATA: 18/10/21

TURMA: 9° ANO – PROFESSOR: ALBERTO

ESTUDANTE: _________________________________________________________ TURMA: 9º ___

PEDAGOGA: MÁRCIA

Características do átomo Desde o modelo atômico proposto por Thomson, sabemos que o átomo é um sistema eletricamente neutro, ou seja, o total de cargas positivas é igual ao de cargas negativas. Com a evolução desse modelo introduzido por Rutherford, podemos relacionar as cargas elétricas com as partículas constituintes do átomo: os prótons apresentam carga positiva; os elétrons, negativa; e os nêutrons, carga nula. Assim, em um átomo, a quantidade de prótons é igual à quantidade de elétrons. Em 1913, ao realizar experimentos de bombardeamento de vários elementos químicos com raios X, o químico inglês Henry Moseley percebeu que o comportamento desses elementos estava relacionado com a quantidade de cargas positivas existentes no seu núcleo. Assim, o número de prótons é a grandeza que diferencia cada elemento. Esse número é denominado número atômico. Podemos então definir que o número atômico é o valor que indica a quantidade de prótons existente no núcleo de um átomo. O número de massa de um átomo é a soma do número de prótons com o número de nêutrons presentes no núcleo de um átomo. Como tanto o número de prótons quanto o número de nêutrons são inteiros, o número de massa sempre será um número inteiro. A massa do elétron é irrelevante se comparada às massas do próton e dos nêutrons; dessa forma o número de massa representa a massa do átomo. Atualmente, admitimos que o que caracteriza cada elemento químico é o número de prótons existente no seu núcleo. Até 2018, eram reconhecidos oficialmente 118 elementos químicos, incluindo os naturais e os artificiais. Para cada um deles há apenas um número atômico que o identifica. Esses elementos são organizados, atualmente, em função de seu número atômico, e ordenados na denominada classificação periódica ou tabela periódica, em que cada posição corresponde a um único elemento químico. Uma gota do elemento químico mercúrio pode ser dividida em gotas cada vez menores, e cada uma delas conserva as propriedades do mercúrio. A menor partícula de um elemento que ainda conserva suas propriedades é o átomo. Um átomo isolado não pode ser visto nem com a utilização de ultramicroscópio. Para representar cada elemento químico, utilizamos símbolos que são formados por uma ou duas letras, sendo a primeira sempre maiúscula. É importante esclarecer que nem sempre as letras dos símbolos correspondem ao nome do elemento químico em Língua Portuguesa. Alguns elementos químicos têm nome de origem latina, como o sódio que é escrito como natrium. Por isso, o símbolo do sódio é Na. 9

Page 10: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Além de ser identificado pelo seu numero atômico, cada elemento químico também apresenta um nome e um símbolo na tabela periódica. De acordo com a IUPAC, ao representar um elemento químico, devem-se indicar seu símbolo e os números atômico e de massa. Uma forma esquemática dessa representação é: 32

16 S Sendo número atômico 16; número de massa 32 e o símbolo do elemento enxofre

que é representado pela letra S. Em um comunicado à imprensa no dia 30 de dezembro de 2015, a União Internacional de Química Pura e Aplicada(IUPAC) reconheceu oficialmente a existência de quatro elementos químicos descobertos nos últimos anos. São os elementos de número atômico 113, 115, 117 e 118, ainda sem nome oficial, que se somam aos 114 identificados anteriormente. Os novos elementos químicos são chamados de superpesados porque abrigam em seu núcleo um número elevado de prótons. Esse número elevado de prótons é muito superior aos dos elementos químicos encontrados na natureza. Os novos elementos são dificílimos de observar e não devem existir espontaneamente na natureza por muito tempo. Por terem núcleos superpesados, são tão instáveis e fugazes que se desfazem em frações de segundo. A existência deles só pôde ser confirmada por meio de uma série de experimentos realizados ao longo da última década. Responda as seguintes questões: 1-Por que o átomo é um sistema eletricamente neutro? 2-Quais são as cargas elétricas das partículas constituintes do átomo? 3-Como podemos definir número atômico? 4-Como podemos definir o numero de massa de um átomo? 5-O que caracteriza cada elemento químico? 6-Quais são os elementos químicos descobertos nos últimos anos? 7-Por que os elementos descobertos nos últimos anos são chamados de superpesados? 10

Page 11: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE CIÊNCIAS

BLOCO N°08 – ATIVIDADE N°26 – 1° TURNO – DATA: 25/10/21

TURMA/ANO: 9° ANO - PROFESSOR: ALBERTO

ESTUDANTE: _________________________________________________ TURMA:9º _____

PEDAGOGA: MÁRCIA

O modelo de agricultura Apesar de todo desenvolvimento da agricultura, um grande problema continua a ameaçar a população mundial: a fome. Cerca de 856 milhões de pessoas, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, continuam sem ter acesso à alimentação básica para seu sustento. Produzimos alimentos suficientes para alimentar toda população do planeta, mas uma grande parte da população mundial ainda continua com fome. O que leva a essa incoerência? A distribuição desigual dos recursos econômicos e o elevado desperdício de alimentos nos processos de transporte, armazenamento e vendas são algumas razões. A lógica do modelo de desenvolvimento que tem sido adotado é fundamentada no princípio de que o importante é acumular riqueza a fim de desfrutar ao máximo a curta passagem de uma existência no planeta. Para isso, muitas indústrias buscam extrair o máximo dos recursos naturais do planeta como se eles fossem inesgotáveis. Assim, com o passar do tempo, o processo produtivo deixou de atender em prioridades às necessidades sociais e passou a atender cada vez mais às demandas de mercado e à geração de lucro. As políticas nacionais e internacionais têm privilegiado o desenvolvimento de um modelo de agricultura com alta especialização, com menor diversidade de culturas agrícolas e uso de maiores quantidades de produtos químicos. Esse modelo estruturado em ricas fazendas especializadas em monocultura convive ao mesmo tempo com grande número de pessoas vivendo em péssimas condições de saúde e nutrição. De acordo com dados estatísticos, 75% das pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, ganham menos de um dólar por dia, vivem nas áreas rurais. O desenvolvimento tecnológico proporcionou inúmeros avanços à agricultura, contribuindo para modificações na forma como as pessoas vivem, trabalham e lidam com o solo, mas não garantiu a distribuição de alimentos para todos. Enquanto antes as comunidades locais produziam o alimento para o próprio sustento, hoje muitos vivem de alimentos produzidos por comunidades agrícolas distantes. Essa mudança favoreceu o agronegócio com produção em extensas áreas e concentração do lucro para poucos proprietários, deixando milhões de famílias, que viviam da agricultura, sem condições de continuar com seus pequenos plantios, fato esse que aumentou a desigualdade social. É verdade que a capacidade de produção agrícola na atualidade é dependente dos avanços científicos, tecnológicos, da irrigação, da energia e do acesso a investimentos financeiros. Por isso, o modo de exploração da terra, bem como sua distribuição, é tema de interesse nacional, pois dela depende o desenvolvimento e a diminuição da fome no mundo, além da geração de riquezas. No Brasil, o modelo fundiário de nossa colonização concentrou a propriedade de grandes áreas rurais na mão de poucas pessoas. Hoje um número grande de agricultores que poderia viver da produção agrícola não possui terra e condições para tal e, então, se desloca para centros urbanos, vivendo em condições sub-humanas. Reforma agrária é assim um tema nacional a ser discutido pela nossa sociedade, que tem assistido ao movimento de ocupações de terra, muitas vezes, acompanhado de atos de violência por todos os envolvidos.

11

Page 12: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

O cultivo extensivo de monocultura exigiu o uso indiscriminado de fertilizantes e de agrotóxicos, os quais são responsáveis por grandes alterações no ecossistema, poluindo o solo, contaminando a vida silvestre e a água, além de provocar graves problemas de saúde às pessoas. A preocupação exagerada com o rendimento financeiro tem provocado práticas agrícolas muito agressivas ao ambiente. Nos países mais ricos, maquinas passaram a representar quase 90% da força utilizada na agricultura. Para aumentar a produção, as grandes fazendas passaram a se dedicar apenas a um tipo de produto. É o que chamamos de monocultura. A exploração agrícola tem sido a principal responsável pela destruição das áreas verdes, provocando desmatamento, desertificação de grandes áreas, além do que o uso intensivo de produtos químicos na lavoura tem provocado sérios problemas ambientais. Diante desse quadro, surge o grande desafio sobre como conciliar produção de alimentos com preservação ambiental. A monocultura tem sido um modelo de agricultura muito prejudicial ao ambiente. A prática agrícola baseada na cultura de um só produto agrícola reduz drasticamente a biodiversidade local. A monocultura oferece uma grande disponibilidade de um mesmo tipo de alimento. Dessa forma, os insetos que se alimentam desse produto agrícola são favorecidos e aumentam a sua população de forma muito exagerada. Quando as populações de insetos prejudiciais à lavoura aumentam de forma exagerada em uma região dizemos que houve a formação de uma praga agrícola. Para destruir essa praga agrícola os agricultores fazem uso de quantidades cada vez maiores de inseticidas. No entanto, esses inseticidas matam também os insetos polinizadores benéficos à lavoura. Além disso, esses inseticidas contaminam os alimentos, o solo, os rios e os lençóis freáticos. Os resultados econômicos obtidos com o desenvolvimento dos inseticidas têm sido muito grande, o que tem contribuído para o abastecimento de alimento em todo o planeta. O mercado desses produtos químicos é enorme. Por isso, os interesses econômicos para que o seu emprego na lavoura não seja substituído por outras tecnologias menos agressivas ao ambiente são grandes e fortes. Responda as seguintes questões: 1-Qual foi a mudança citada no texto que favoreceu o agronegócio?

2-Quais os problemas ambientais causados pelo cultivo extensivo da monocultura?

3-Quais os problemas ambientais relacionados com a exploração agrícola?

4-Por que a prática de agricultura baseada na monocultura é prejudicial ao ambiente?

5-Quando dizemos que houve a formação de uma praga agrícola?

5-Quais os problemas causados pelo uso de inseticidas na lavoura?

7-Descreva sobre os resultados econômicos obtidos com os inseticidas.

12

Page 13: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

13

Page 14: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ED. FÍSICA

BLOCO Nº8 ATIVIDADE Nº 24- 1º TURNO - DATA: 04 /10/2021

PROFESSOR (A): VILMAR ESTUDANTE: _______________________________________ TURMA: 9º ---

PEDAGOGA: MÁRCIA

Esporte de combate

Esporte de combate é um esporte de contato competitivo onde dois

combatentes lutam um contra o outro usando as certas regras de contato, com

o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro. O boxe, as

artes marciais de competição, as artes marciais mistas, a luta de braço e a

esgrima são os exemplos de esportes de combate.

Esporte de combate vs arte marcial

A noção de esporte de combate é diferente da de arte marcial, mesmo que

algumas disciplinas coincidam.

Com efeito, uma arte marcial é por definição uma "arte de guerra", uma

disciplina onde tudo é permitido. Por causa da periculosidade potencial, o

estudo da arte marcial é muito definido em geral.

Em contraste, um esporte de combate a miúdo possui competições (de

oposição), as normas destinadas, em particular, a garantir a integridade física e

um árbitro para fazê-las respeitar. Por uma parte, o esporte de combate se

afasta do combate real, mas por outra parte, permite enfrentar-se a um

adversário que tem reações imprevisíveis e permite a boa esportividade (jogo

limpo e o respeito).

Estes dois pontos de vista são fundamentalmente diferentes, mas

historicamente vinculados. Nos países asiáticos, a aprendizagem de artes

marciais se efetuava para enfrentar a um atacante. O corpo do indivíduo se

transformava em uma verdadeira arma de guerra e serviu para opor-se em

caso de agressão de povos invasores. Assim, esta visão de uma disciplina

marcial servia para defender sua vida durante a época feudal.

Estas técnicas marciais se transmitiram no curso da humanidade pelo mundo

inteiro, e foram adaptadas às mentalidades das pessoas que serviam.

Acesse o link e leia a matéria, para responder as questões.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Esporte_de_combate

14

Page 15: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Responda:

1) Qual a diferença entre esporte de combate e arte marciais?

2) Em qual gênero o esporte de combate é mais popular?

a- Masculino ( ) b- Feminino ( )

3) Qual dos esportes abaixo é um esporte de combate olímpico?

a- Capoeira b- Jiu-jitsu Brasileiro

c- Boxe d- Luta de braço

4) Quais as técnicas usadas no esporte de combate?

5) Marque o esporte de combate, mais antigo:

a- Judô b- Muay thai c- Capoeira d- Boxe

15

Page 16: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ED. FÍSICA

BLOCO Nº8 ATIVIDADE Nº 25- 1º TURNO - DATA: 04 /10/2021

PROFESSOR (A): VILMAR ESTUDANTE: _______________________________________ TURMA: 9º ---

PEDAGOGA: MÁRCIA

História do boxe A Suméria, um dos cinco berços da civilização, também é berço de quase tudo

que hoje é dito ser "ocidental", incluindo o boxe cujas evidências mais antigas

datam 3000 a.C..[1] Mais tarde foi levado para o Egito e milênios depois para

Grécia, onde ficou conhecido como Pancrácio.

Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o renascimento na Inglaterra, o boxe

era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram

frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas

mudanças em 1867, com a formulação das Regras de Queensberry, que

previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto,

além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.

O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 a.C., na

23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomasto de Esmirna, que foi

quem definiu as regras do esporte.[2] Posteriormente, quando houve o

ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896,

em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da

competição.[3] O boxe então somente retornou nas Olimpíadas de 1904, a

terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde então foi praticado em todas

suas edições posteriores, com exceção às Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

16

Page 17: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Jovens lutam boxe. Afresco da Civilização Minoica, em

Acrotíri, Santorini, cerca de 1500 a.C. não tem regras estabelecidas eram que,

apenas se poderia atacar com os punhos e os concorrentes deveriam envolver

os dedos com tiras de couro. Não existiam assaltos nem categorias baseadas

no peso dos atletas. O jogo terminava quando um dos atletas ficava

inconsciente ou colocava um dedo no ar em sinal de desistência.

Responda:

1 Nos séculos XVIII e XIX, quando houve o Renascimento na Inglaterra, o boxe

era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram

frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas

mudanças, em qual ano ocorreram essas mudanças?

2 O boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em:

a- 638 a.c

b- 750 a.c

c- 688 a.c

d- 800 a.c

3 Em que ano o Boxe retornou nas Olimpíadas?

a- 1900

b- 1908

c- 1904

d- 1912

4 O que previa a formulação das Regras de Queensberry?

5 Quem foi o vencedor da 23ª olimpíada da antiguidade?

17

Page 18: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE ED. FÍSICA BLOCO Nº8 ATIVIDADE Nº 26- 1º TURNO - DATA: 04 /10/2021

PROFESSOR (A): VILMAR ESTUDANTE: _______________________________________ TURMA: 9º ---

PEDAGOGA: MÁRCIA

História do boxe no Brasil

No início do século XX, o boxe era praticamente desconhecido no Brasil. Os

poucos praticantes existentes na época, eram emigrantes alemães e

italianos, localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

A primeira luta realizada no Brasil foi em 1913, na cidade de São Paulo,

entre um pequeno ex boxeador profissional que fazia parte de uma

companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o

Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado. Embora surrado, Apolo

reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande

entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador.

Apesar de Apolo ter começado a divulgar o boxe, em 1919 através do

marinheiro Góes Neto, que havia aprendido técnicas de boxe na Europa,

que o esporte foi divulgado de verdade e reconhecido. Após retornar de

viagem ao Brasil, Góes Neto resolveu fazer algumas exibições no Rio de

Janeiro, onde estava o sobrinho do Presidente da República, Rodrigues

Alves, que se apaixonou pelo boxe. Com o apoio de Rodrigues Alves, a

difusão do boxe ficou mais fácil. Neste período, foram criadas academias e

não demorou muito para o boxe ser um esporte regulamentado, com a

criação das "comissões municipais de boxe" em São Paulo, Santos e Rio de

Janeiro. Isso tudo entre os anos de 1920 e 1921.

Responda:

1 No início do século XX, o boxe era praticamente desconhecido no Brasil,

quais os poucos participantes da época?

2 Em que ano foi realizada a primeira luta no Brasil:

a- 1900

b- 1910

c- 1920

d- 1913

3 Em que ano, o primeiro pugilista brasileiro ganhou destaque?

4 Em qual ano o Brasil, participou pela primeira vez em um campeonato

internacional?

5 Em quais Estados brasileiros, foi criada comissões municipais de boxe?

Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Boxe

18

Page 19: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

A Melancolia & A Plenitude

Melancolia, do grego melankholia, quer dizer sobre uma tristeza vaga, permanente e profunda, que leva a

pessoa a se sentir triste e a não desfrutar dos prazeres da vida. Ela pode surgir devido a causas físicas

e/ou morais. Os especialistas consideram que a melancolia se semelhança a tristeza, porém, passa a ser

patológica a partir do momento em que altera o pensamento normal do sujeito e dificulta o seu

desempenho social. Por exemplo: é considerado normal uma pessoa sentir-se melancólica uma tarde

qualquer e, assim, ficar em casa sem fazer nada. Em contrapartida, se esse comportamento se repetir

durante vários dias e o sujeito abandonar a sua vida social ou as suas obrigações, a melancolia passa a

ser um tipo de depressão que requer tratamento.

Nos dias de hoje ficamos tristes e melancólicos com

facilidade o que nos gera preguiça e o que nos faz

perder parte da vida, lamentando ou sonhando com

coisas que nunca vão se realizar porque não saímos

do lugar. A preguiça simula aquela cama macia e

confortável que foge da realidade. Recorremos a ela

quando somos acompanhados por medos

excessivos em nosso dia a dia. Medo de não

cumprir o que havíamos nos proposto a fazer, medo

de fracassar, medo de não ser o que os outros

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº 8 - ATIVIDADE Nº 24 – 1º TURNO - DATA: __/10/2021

ESTUDANTE: _______________________________ TURMA: 9º ___

PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

TRISTEZA. Filme Divertidamente. Pixar e Disney. 2016. Disponível no Google Imagens

19

Page 20: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

esperam, medo de ser julgado, de não cumprir com as expectativas de quem nos ama, medo de mudar,

angústia por ter que enfrentar o que não controlamos…

E o que uma pessoa melancólica e preguiçosa faz? Deixa tudo para amanhã, ou melhor, para quando

estiver com mais ânimo. No entanto, esse amanhã nunca chega porque os medos já entraram na sua

mente. O Melancólico aceita a vida que tem, mesmo que seja uma vida miserável, ele vive os sonhos dos

outros, mas nunca vai atrás dos seus próprios sonhos, porque só de imaginar que terá que trabalhar

muito para realizá-lo, prefere deixar tudo como está. O futuro de uma pessoa dessas é envelhecer na

frente de uma televisão consumindo sonhos e realizações de outras pessoas e sempre imaginando: “E se

eu tivesse feito tal coisa, onde estaria agora? Ficamos muito acomodados com o que temos, porque além

de termos medo de perder, temos medo de não conseguir encontrar algo igual ou parecido e por isso, às

vezes nos mantemos presos e infelizes numa relação de amizade ou amorosa apenas por medo de

mudar e enfrentar a realidade de cara. Os propósitos fazem parte da nossa definição vital.

O Polvo é o animal símbolo da Melancolia, ele é

um dos animais mais inteligentes do mundo, ele

consegue escapar de lugares minúsculos e é

capaz de se automutilar (arrancar o próprio

tentáculo) para fugir de algum predador, usando

esse artifício como estratégia para não ser

devorado. Ou seja, o melancólico também é assim,

ele sabe o que precisa fazer, mas prefere se

arrastar pela vida que tomar as rédeas dela, além

também de ser capaz de sacrificar a sua própria

vida, apenas para não ter que lidar com os

problemas que dela vem. De alguma forma, todos nós passamos por esses momentos específicos. Ou

seja, sem esperança não somos nada, Esperança vem de esperar. Sempre estamos esperando alguma

coisa, e é isso que nos faz acordar todos os dias. Por isso, é muito importante saber que nem toda

tristeza dura para sempre e que um dia as coisas podem ser melhores. A vida é linda e todos os dias

quando acordamos, ganhamos mais uma vez a possibilidade de fazermos diferente, de mudarmos para

melhor e de sermos felizes e para isso, é necessário pararmos de nos vitimizar, de procrastinar, de deixar

para amanhã o que podemos fazer hoje.

No mês de Setembro, é celebrada uma campanha de conscientização contra o suicídio e as dores da

alma, é o mês de celebrar a vida e de entender que a tristeza, as dores e a perda de sentido na vida, é

passageira, por isso, precisamos ter consciência de que não vamos sofrer para sempre, se apegue as

boas memórias e lute por sua vida e por novas chances. Você merece!

POLVO. Google Imagens

20

Page 21: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Já a Plenitude vem do latim plenitudo, que

significa abundância, estado do que é cheio

ou completo, de plenus “cheio, repleto, aquilo

cujo espaço interior se encontra ocupado, o

que se apresenta em toda sua potência”. A

ideia de plenitude expressa uma condição de

que algo foi preenchido ou contabilizado em

sua totalidade.

Enquanto a Melancolia é uma emoção de

vazio existencial, a Plenitude que é sua

virtude em oposição significa se sentir pleno,

completo, feliz e por isso, ela é entendida

como o momento de maior apogeu de algo ou alguém. Assim, ao falar de uma pessoa, costuma-se dizer

que a mesma se encontra na Plenitude de sua carreira, vida amorosa, família, amigos, saúde. É quando

a pessoa está vivendo um ótimo momento, ou seja, com experiência e dentro das melhores

circunstâncias possíveis.

A ideia de plenitude também expressa outro aspecto, neste caso, a de bem-estar. Assim, viver em

plenitude significa que se tem uma vivência muito intensa e profunda. Com certa frequência, viver em

plenitude se aplica à valorização da vida de um indivíduo de forma geral. A organização da vida, o

planejamento, o estabelecimento de regras e horários é, sem dúvidas, um fator importantíssimo para

nossa saúde mental e bem estar. Nada como sentir que a vida está em ordem e que as coisas estão no

lugar. Mas para alcançar o tão almejado estado de plenitude e felicidade é preciso mais que ter uma vida

exterior organizada, é necessário alcançar um estado de equilíbrio interior que independe da estabilidade

do mundo exterior e também é necessário muito trabalho.

Enquanto a Melancolia só sonha, a Plenitude

trabalha arduamente para realizar. Ser pleno

não é tarefa fácil, porque exige muito empenho,

dedicação e força de vontade. Logo, quando

falamos da virtude da Plenitude, falamos de um

equilíbrio emocional capaz de colocar o sujeito

no melhor momento da sua vida. E por isso, o

Caramujo é o animal que representa a

Plenitude. Ele viaja o mundo sem pressa,

porém, ele deixa um rastro de luz por onde

passa e de todo lugar ele leva alguma coisa, a sua bagagem, a sua casa nas próprias costas. E quando

falamos de casa, não é literalmente uma casa, mas sim a sensação de estar seguro.

Plenitude Tranquila. Serge Marin, França, 2017.

CARAMUJO. Imagem disponível no Google Imagens.

21

Page 22: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

A Plenitude diz muito também sobre a solitude, que é o prazer de ficar consigo mesmo, que é diferente

da solidão, que nos dá medo, angústia e tristeza. Quanto mais dependermos de que as circunstâncias e

as pessoas à nossa volta estejam bem para que possamos nos sentir emocionalmente bem, mais

ansiosos ficaremos. Tudo à nossa volta é instável, tudo que hoje se mostra de uma certa forma, amanhã

pode ser que já não mais seja assim. É dentro de nós que as coisas podem estar sob nosso controle.

Aproximarmos-nos de um estado de plenitude exige autoconhecimento, e também viver de acordo com o

que acreditamos, sem ferir ou prejudicar outras pessoas.

Alcançar a plenitude é legitimar a própria história, é estar feliz com as próprias escolhas, é saber o que

quer e correr atrás disso. Desconhecer o próprio mundo interior, é viver alheio aos próprios desejos e

valores, é viver pela metade, com a sensação constante de que a vida poderia ser bem melhor e de que

se vivencia um grande vazio.

Atividade Melancolia

1 – Faça uma reflexão e pense em como é para você lidar com a Melancolia e quais são os

principais desafios e como tem conseguido lidar com ela.

Agora imagine que junto com o poço está você e apesar de todas essas tristezas serem parte de quem

você é e de quem se tornou, já está na hora de deixar toda essa dor para trás. Porque felizmente, só

olhando para frente que conseguimos caminhar. Por isso, pense que já é tempo de você deixar para

trás tanto sofrimento, tanta Melancolia. O que fazer então? Às vezes nos vemos presos num grande

labirinto, tentamos todos os lados e nunca vemos saída, quando ainda não andamos em círculo. Que

caminho escolher? Para onde ir? Se eu errar, posso voltar? O que fazer quando nos sentimos perdidos

e feridos?

A única coisa a se fazer, é olhar para toda essa dor e deixá-la para trás. Analisar todos os caminhos,

todas as possibilidades e com calma e paciência, traçar a melhor rota, para que, com uma boa

memória, ou seja, usando nossas experiências do passado, possamos utilizá-las agora no presente e

transformá-las na força que estamos precisando para sair desse labirinto.

Você está no CENTRO do labirinto, precisa sair, na indicação da setinha vermelha.

Agora saía do Labirinto!!!

22

Page 23: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

ATIVIDADE PLENITUDE

23

Page 24: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Atividade Plenitude

2 - Encontre no Caça-Palavras, palavras que você acredita serem parte da ideia de Plenitude para

você. Existem 30 palavras possíveis para serem achadas, porém você deve marcar apenas as 10

(dez) que você deseja para a sua vida.

H M E G A S I A P J

O A U A N I D M A F

F E S T A M I R J E

O S R A Ç A R B A L

H B Y A R Q U E R I

L E J L M U E Ç A C

A S U E O I R E L I

B T D G A D Z R O D

A A I R X A E A S A

R B V I I C E W D D

T I E A A O Q U V E

V L R C P R I C E S

Ç I S H M A N A E Ç

V D A A O G F S C I

A A O G C E Y A N V

M D X A E M T P A I

O E M G W N O R M D

W J P U A N S O O A

O S E A Z O E P R S

L Y Q U Z X G R Ç I

F E O L I E U I X M

Y A C U P I R A D P

L I B E R D A D E L

O F B X E N N K U E

V R E Ç E U Ç A O S

E N I V E S A U D E

C E R E J A N T J W

A N Ç O H N I R A C

R W A R E N O S Ç R

R P O F A M I L I A

Q M O A M O N D R A

A L I A N Ç A R I R

24

Page 25: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

A Inveja & A Caridade

Inveja do latim invidere ou invídea (colocar mau olhado) é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva

perante ao que o outro tem. Este sentimento pode gerar o desejo de ter exatamente o que o outro tem (tanto

coisas materiais como qualidades inerentes ao ser [inteligência, beleza, carisma, fama]). A Inveja é um

sentimento comum na espécie humana e pode ser encontrado em outros animais, também.

Ela pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado

perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de

um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la,

seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. A inveja

geralmente ocorre em lugares onde as pessoas geralmente possuem o

mesmo nível de privilégio. Por exemplo, o sentimento de inveja é muito

comum em lugares em que supostamente “todos são iguais”, ambientes de

trabalho, família (relação entre irmãos), ciclos de amizade... Só teremos

inveja de pessoas que tem algo que não temos, é impossível sentir inveja de

uma pessoa que tem tudo o que você tem. A Inveja é um vício emocional

por falta, ou seja, só sentimos inveja, quando sentimos que não temos

alguma coisa e que outra pessoa, que supostamente teria as mesmas chances

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº 8 - ATIVIDADE Nº 25 – 1º TURNO - DATA: ___/10/2021

ESTUDANTE: _____________________________________________TURMA: 9º _____

PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

CAIM E ABEL. Boccaccio. Itália. Disponível no Google Imagens 25

Page 26: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

do que nós, conseguiu o que queríamos. Por isso, é muito comum

inveja entre irmãos, quando um acha que o outro conseguiu atenção,

dinheiro, privilégio mais do que ele... ou em ambientes de trabalho,

quando um funcionário que faz as mesmas coisas que você, consegue

uma promoção ou sobe de cargo... a sensação de inveja é de que algo

que era “por direito” nosso, foi dado a outra pessoa, que até poderia

merecer aquilo, mas nós merecíamos mais. Ela também pode ser

definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante

uma vontade não realizada.

A Inveja acontece o tempo todo, nós é que não percebemos.

Dificilmente vamos ter inveja de alguém que tem muito mais que nós,

pelo contrário, vamos ter inveja de uma pessoa que tem as mesmas

coisas que temos, mas conseguiu algo que nós queríamos. Se essa pessoa consegue, de uma forma muito

fácil, aí a inveja fica muito maior e passamos a acreditar que aquela pessoa não merecia o que conquistou ou

ganhou. A sensação de injustiça fica muito evidente quando isso acontece, porque geralmente não aceitamos

que o outro conquistou algo sem fazer esforço nenhum enquanto nos matamos de trabalhar.

A inveja é uma das emoções mais primárias que temos, é aquela analogia das duas crianças, uma com um

brinquedo e a outra não. Como a que tem o brinquedo não quer emprestar para a outra criança, a que não

tem, estraga porque assim, ninguém terá. A inveja parte da premissa de que: ou todos nós temos, ou ninguém

terá. Por isso, a inveja está relacionada diretamente com a competitividade. O invejoso, geralmente compete

sem nem que a outra pessoa saiba. A inveja tem muitas filhas; entre elas: fofoca, mentira, dissimulação,

ilusão, competição, recalque, discórdia, desejo, rancor, mágoa, desdém, menosprezo, vingança, cobiça,

frustração, intriga e ciúmes. No caso do ciúme, poucas pessoas sabem, mas sentir ciúmes é sentir inveja. O

ciúme, é a emoção que temos quando vemos alguém ou algo que amamos, nas mãos de outra pessoa. Ou

seja, sentimos inveja da outra pessoa, que supostamente está usufruindo de algo que nos pertenceu. Outra

característica muito comum da inveja, também é a reclamação, uma pessoa que está sentindo inveja, reclama

de tudo, nada está bom e também critica todo mundo, porque criticar o outro, menosprezar e rebaixar o

outro, falar mal, faz com que as conquistas ou qualidades do outro sejam inferiores às nossas e dessa forma o

invejoso deixa de se sentir rebaixado. A pessoa invejosa não possui visão para ver a si mesma. Sua visão está

voltada para fora, para o outro. Ele deixa de perceber o que tem e, nesse caso, o que não tem passa a possuir

maior importância.

Já a Caridade, que é o oposto da inveja, vem do latim carĭtas, e que consiste em amar ao próximo como a si

mesmo. Trata-se, portanto, de um amor sem segundos interesses. O conceito de caridade também se utiliza

para evocar o auxílio que se presta aos mais necessitados e desfavorecidos. O termo “caridade” pode ser

CIÚMES_O OLHAR DA INVEJA.

Disponível no Google Imagens

26

Page 27: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

usado como sinônimo de filantropia, cuja

etimologia remete para o “amor à humanidade”.

Pelo amor que sente pelo gênero humano, o

filantropo ajuda os outros sem pedir nada em troca

e sem ter interesse na resposta do outro. A caridade

(ou filantropia) pode desenvolver-se de forma

individual, através de um grupo informal ou de

uma organização. A caridade também pode

entender-se a atitude solidária com o sofrimento

alheio.

A Caridade, é a virtude que combate a inveja. Enquanto a inveja quer que o outro não tenha para que ela se

sinta bem, a caridade se sente bem justamente por ajudar que o outro tenha. Ser caridoso é ajudar sem olhar

a quem, é perceber que o outro é como nós e que por sermos filhos de Deus, não devemos lhe fazer mal, mas

ajudarmos como pudermos.

Infelizmente a teoria da caridade é muito mais simples que a prática. Por mais que tendemos a ajudar

pessoas quando vemos que elas precisam de ajuda, geralmente ajudamos quando somos solicitados. Pró

atividade é quando percebemos o que está acontecendo a nossa volta e sem que ninguém peça, nos

predispomos a ajudar. Porém, também existe a falsa Caridade, que é quando ajudamos o outro esperando

algo em troca. – Ah! Mas quando você precisou eu te ajudei, e agora você não quer me ajudar!

Ora! Se você ajudou esperando algo em troca, não é Caridade, é oportunismo, barganha, acordo... E não há

problema nisso, contanto que esteja claro para ambos, porém se você se predispôs a ajudar alguém de forma

gratuita, não cobre ou espere que ela te4nha a mesma atitude que um dia você teve. Se uma pessoa, por

exemplo, leva comida para moradores de rua, mas tira fotos para postar nas redes sociais afim de mostrar o

quanto ela é boa, isso também não é Caridade, é Vaidade. A caridade é uma virtude justamente porque ela

deve ser desinteressada. Fazemos caridade quando fazemos algo que não precisávamos fazer, mas mesmo

assim fazemos, em geral, coisas que auxiliem ou ajudem outras pessoas.

A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, independentemente

da situação em que se encontrem, tendo aplicação no âmbito moral e material. Desta forma, uma pessoa que

fala que faz o bem, mas pelas costas, está fazendo o mal, mesmo que inconscientemente, ela está sendo

hipócrita e mentindo para si mesma.

CIÊNCIA E CARIDADE. Pablo Picasso. 1894. Disponível no Google Imagens

27

Page 28: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Atividade Inveja

1 - No mundo competitivo em que vivemos sempre comparamos as nossas coisas com de outras pessoas,

sempre estamos competindo, sempre observando... No final das contas o que nos difere de verdade uns dos

outros é como lidamos com as situações e o que fazemos para mudar a nossa vida ou coisas nela que tanto

nos incomoda. Por isso, como um exercício de comparação. Ache os 7 erros na figura abaixo:

28

Page 29: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Atividade Caridade

1 – O que é Caridade?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

2- O que diferencia a verdadeira caridade da caridade oportunista? Marque V ou F

a) A Caridade deve ser gratuita sem esperar nada em troca ( )

b) Independente da intenção, o importante é ajudar ( )

c) Se você ajuda alguém esperando que ela também te ajude, é oportunismo e barganha ( )

d) Pessoas caridosas, pensam no outro e não pensam em si ( )

3 – Segundo o texto, complete a frase com as palavras corretas:

A Caridade, é a ______________ que combate a _____________. Enquanto a ______________ quer que o

outro __________ tenha para que ela se sinta bem, a ____________ se sente bem justamente por _________

que o outro tenha.

4 – Cite um momento em que você foi caridoso, e explique o que você ganhou com isso.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

5 – Pesquise sobre o Canguru e responda, porque você acha que ele é o animal que representa a

caridade?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________ 29

Page 30: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

A Vaidade & A Humildade

Vaidade do latim vanus que quer dizer “vão” se encarrega de ser a representante de tudo o que é vazio, sem

valor. Tomás de Aquino diria sobre “vanglória” que quer dizer Van + glória, se glorificar, dizer os bons

feitos sobre si mesmo. A Vaidade é um dos pecados capitais (capital do latim caput que quer dizer cabeça,

logo os pecados capitais seriam as cabeças que geram todos os outros pecados).

As filhas da Vaidade são o orgulho, a arrogância, a futilidade, a soberba, a

falsa modéstia, presunção, convencimento, pretensão, ostentação,

esnobismo, inflação, narcisismo, vanglória, humilhação, entre outros... Ser

vaidoso é se achar melhor do que os outros, é enxergar o outro como

inferior, é humilhar pessoas por suas características físicas e/ou sociais.

No entanto, a vaidade é parte de quem somos, é impossível não sentir

vaidade e geralmente isso acontece quando somos elogiados, quando nos

dizem que

somos muito bons em alguma coisa específica, é quando achamos que

temos algum privilégio por sermos algo que os outros não são e também é

o excesso de cuidado com o físico.

TELETRABALHO DE ENSINO RELIGIOSO

BLOCO Nº 8 - ATIVIDADE Nº 26 – 1º TURNO - DATA: ___/10/2021

PROFESSOR: ALBERT DRUMMOND - PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

ESTUDANTE: ____________________________________ TURMA: 9º -----

PRIDE (ORGULHO) – Imagem

disponível no google art

30

Page 31: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

A Vaidade nos torna seres prepotentes, arrogantes e nos faz acreditar

que por sermos filhos de Deus, somos parte dele e como ele, estamos

no mesmo nível e não abaixo dele. Pessoas muito inteligentes são

facilmente tentadas pelo vício da vaidade, porque elas conseguem,

sem fazer muito esforço se saírem melhores em atividades banais que

as demais pessoas. A Vaidade também tem haver com poder, uma

vez que o vaidoso acha que por algum motivo ele é especial, dotado

de uma habilidade única e extraordinária e por isso, ele não é igual

aos outros, se colocando num patamar acima. - Quem detém o

conhecimento, e a beleza detém o poder.

Ser orgulhoso é não aceitar ajuda, porque acreditamos que damos conta sozinho ou que não precisamos de

ninguém, é não arredar o pé das nossas crenças e não aceitar as opiniões alheias.

Na bíblia, a Vaidade junto com a Inveja foram os dois vícios emocionais de Lúcifer, que se achava tão

melhor do que Deus e também queria ter o poder que ele tinha, que o corromperam e o fizeram lutar contra

seu próprio pai, o fazendo cair em desgraça.

Quando ostentamos o que temos, queremos mostrar para as outras pessoas como nossa vida é maravilhosa,

como estamos vivendo algo que os outros não podem viver. Ostentar é provocar inveja, é uma autoafirmação

de como somos muito bons e temos as melhores coisas. É a necessidade de provar para nós mesmos que

somos os melhores e em contrapartida, colocamos todas as outras pessoas

como inferiores a nós. Hoje em dia nas redes sociais é muito comum

percebermos a vaidade, nas redes sociais as pessoas tendem a postar

somente a beleza, somente a melhor versão delas mesmas, todo mundo

photoshopado, com filtros, para esconder o verdadeiro rosto, além da

necessidade de mostrar tudo o que se faz, desde a tomar um café da manhã,

até coisas mais absurdas como, tomar banho. Qual é a necessidade que as

pessoas tem de mostrarem suas vidas “maravilhosas” para as outras? A

resposta é simples: por vaidade. Geralmente essas pessoas precisam se auto afirmar para se sentirem

melhores, ou seja, precisam fingir que estão muito bem, com muito dinheiro, conhecendo os melhores

lugares, para que as pessoas acreditem nisso também. Todo mundo quer ser famoso, quer aparecer na tv,

quer ser lembrado, quer ter fãs ou ser reconheceido e prestigiado pelo seu trabalho, porém, muitos elogios,

muita bajulação pode ser uma verdadeira cilada. E uma vez que se cai nessa armadilha da vaidade, é muito

difícil se libertar, porque quando dizem que : - O poder corrompe! – é A MAIS PURA VERDADE. Logo,

sentir vaidade é natural e até faz bemquando você usa ela com moderação, quando ela serve para ajudar na

JHONNY BRAVO – Imagem disponível no

Google Imagens

31

Page 32: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

sua auto estima, porém quando excedemos nessa emoção, estamos há um passo de nos viciar e transformar

essa vaidade positiva, em algo muito negativo e prejudicial.

Já a Humildade vem do latim humilis (de baixa condição, o

que reconhece as suas limitações). Esta é a virtude que

consiste em conhecer as suas próprias fraquezas e tomar

atitudes de acordo com essa consciência. Ser humilde, é não

querer se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser

superior a elas. É entender que por sermos filhos de Deus

todos somos iguais e que apesar de alguns serem ricos,

outros pobres, todos vamos para o mesmo lugar no fim.

A humildade provém também da palavra humus, relativo à

terra. Como o homem é produto da terra, a ela retornará no

fim da sua existência, quando então será 'humilhado', isto é,

baixado ao nível de húmus (sepultamento), e passará a fazer

parte do elemento fértil subjacente ao solo, se tornando a própria terra. Ou seja, independente de qualquer

outra questão, seja financeira, amorosa, física, profissional, todos viemos do mesmo lugar, do pó e ao pó

retornaremos. Entender a humildade é compreender o ciclo da vida. A Semente que gera a raiz, que se

transforma numa árvore, dá frutos, os frutos apodrecem, caem e suas semente retornam para a terra. Ser

humilde é ter essa compreensão, de que apesar das adversidades da vida, todos somos iguais, porque somos

feitos da mesma coisa. Por isso, a humildade é a virtude que combate a vaidade. O vaidoso só se preocupa

consigo mesmo, ele quer reconhecimento o tempo todo, por acreditar que de alguma forma, ele é melhor do

que os outros; a humildade, por sua vez, entende que nada disso importa, o fim de todos será o mesmo, e o

que interessa é o que você fez de bom na sua trajetória. Ser humilde também é reconhecer a sua mortalidade

e agradecer pela vida que tem. Todos os dias, quando você acorda, é uma nova chance de fazer diferente,

fazer certo, consertar coisas, mudar hábitos, transformar

sonhos em realidade. O grande problema é que, geralmente,

não temos consciência de que a vida é uma dádiva e achamos

que Deus deve intervir por nós, ao invés de irmos atrás do que

desejamos, afinal, o bem mais precioso, já nos foi dado por

Deus, a possibilidade de viver. Uma pessoa vaidosa acha que

é mais do que obrigação, além da vida, termos de Deus os

nossos sonhos realizados sem nada fazer para que isso

aconteça, já uma pessoa humilde, agradece a vida que tem e

faz o seu tempo de existência aqui na Terra, valer a pena,

HUMILDADE. Jesus lavando os pés de enfermo.

Imagem disponível no Google Imagens

Ilustração disponível no Google Imagens

32

Page 33: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

amando mais, sendo mais feliz, fazendo o bem, compartilhando. Uma pessoa que desperdiça a vida dela num

caminho de caos, dor, vício e sofrimento, está desprezando a maior dádiva que já nos foi dada, a

possibilidade de fazer diferente a cada novo dia de vida.

No entanto, é bom deixar claro, que ser humilde não é ser idiota! Não é porque você sabe o seu lugar e

reconhece a sua finitude que você deve se anular e deixar com que outras pessoas te façam de idiota.

Humildade não significa ter que se rebaixar para outras pessoas, mas sim, reconhecer ou admitir as suas

falhas. Desta forma, aprender a humildade é um exercício diário que será feito todos os dias até o fim das

nossas vidas, afinal, aprender a humildade é combater a vaidade.

Atividade Vaidade

2 – O que é ser uma pessoa Orgulhosa?

__________________________________________________________

__________________________________________________________

_________________________________________________________

1 – Com a ajuda de algum responsável você deve procurar nas redes sociais suas ou do seu responsável

fotos que representem TIPOS DIFERENTES de vaidade. Você deve imprimir essas imagens e colar na

atividade ou fazer dois desenhos que as representem.

Legenda: Legenda:

33

Page 34: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Atividade Humildade

1 – O que é Humildade?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

2 – O que você acha de pessoas que não gostam de aceitar ajuda e que não sabem pedir desculpas e

reconhecer os próprios erros? Que conselhos você daria para essa pessoa?

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________

3 – Faça um desenho que represente a Humildade para você:

Explique seu desenho em poucas palavras:

34

Page 35: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE OUTUBRO

BLOCO Nº08 – ATIVIDADE Nº 24 – 1º TURNO - DATA: 04/10/2021 a 08/10/2021

TURMA/ANO: 9º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

ESTUDANTE: ___________________________________________________________ TURMA: ____

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: A Globalização e o Meio Ambiente.

Objetivo da atividade: compreender a relação entre as possbilidades ocasiondas pela Globalização e seus

impactos no Meio Ambiente. Vamos lá?!

Globalização e Meio Ambiente: tem alguma relação? Por quê? Quais?

Vamos compreender!

1A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas

transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou

avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na

cidade.

Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades,

correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por

vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações,

capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera

impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico

para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas

posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais

renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a

transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição,

tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias,

incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos,

como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em

contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os

seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo,

as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais

duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da

maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito

estufa e o avanço do Aquecimento Global.

No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países

em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os

problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão

térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no

processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o

1 Publicado por Rodolfo F. Alves Pena.

35

Page 36: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito

de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a

conservação ambiental.

De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de

desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização

concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da

conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas

ambientais que atendam as necessidades básicas para a conservação da natureza.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: Globalização e Meio Ambiente

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=urczeUy3Lh4

- Após ler texto e imagem, responda:

1. Após ler o texto acima sobre a Globalização e Meio Ambiente, faça um mapa metal com as principais ideias do

discutidas no texto.

Observação: já discutimos e elaboramos mapa mental em outras atividades, porém caso de dúvida consulte mapas

mentais de atividades anteriores para relembrar.

36

Page 37: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE OUTUBRO

BLOCO Nº08 – ATIVIDADE Nº 25 – 1º TURNO - DATA: 18/10/2021 a 22/10/2021

TURMA/ANO: 9º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

ESTUDANTE: ___________________________________________________________ TURMA: ____

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: A Globalização e o Meio Ambiente.

Objetivo da atividade: compreender a relação entre as possbilidades ocasiondas pela Globalização e seus

impactos no Meio Ambiente. Vamos lá?!

Sempre que ouvimos por aí a expressão sustentabilidade, vemos o seu nome associado a uma maior

conscientização sobre as diferentes formas de preservar o meio ambiente, não é mesmo? Mas o que será que

significa, exatamente, essa expressão? Para que ela serve?

Vamos compreender?!

SUSTENTABILIDADE

Entenda o conceito de sustentabilidade e sua importância para a sociedade e, principalmente, para o meio ambiente e

os seres vivos em geral.

37

Page 38: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Sustentabilidade é a ideia de utilizar a natureza para atender as necessidades da sociedade sem comprometer

as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. Assim sendo, temos que preservar o

meio ambiente para garantir sua existência para as próximas gerações a fim de que elas façam o mesmo.

Por isso, as pessoas e a sociedade em geral precisam elaborar e colocar em prática ideias para realizar o

desenvolvimento da sociedade de forma que não prejudique a natureza. É por esse motivo que a expressão

“sustentabilidade” é também chamada de desenvolvimento sustentável, ou seja, manter a preservação da economia

sem afetar os recursos naturais.

Portanto, seriam exemplos de ações sustentáveis: deter o desmatamento, plantar novas árvores ou reflorestar

áreas desmatadas, conservar os rios e demais cursos d'água, adotar medidas para diminuir a necessidade de novos

recursos naturais (tais como a diminuição do consumo e a reciclagem), não poluir o ar, entre outras incontáveis

medidas.

Assim, para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo

na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta quanto das instituições para

conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, também temos essa missão. Dessa forma, devemos

plantar árvores, economizar água, diminuir o consumismo exagerado, produzir menos lixo, reciclar e assim por diante.

A promoção da sustentabilidade no mundo tem sido um desafio, pois nem todos os países estão, em termos

práticos, dispostos a promover a conservação do meio ambiente, pois isso implicaria reduzir determinadas ações,

como a produção industrial poluidora, entre outras. Por outro lado, é importante que todos compreendam a ideia de

que desenvolvimento sustentável não significa crescer menos economicamente, mas fazer a economia crescer com

responsabilidade ambiental.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Qky8NVaAfK8

- Após ler texto e imagem, responda.

1. O uso do termo desenvolvimento sustentável tem se tornado recorrente à medida que cresce a preocupação mundial

com as questões ambientais. O conceito de desenvolvimento está ligado à:

38

Page 39: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

a) atuação dos principais organismos internacionais na incentivação do desmatamento.

b) relação entre o elevado índice de desemprego e a inocorrência de mudanças climáticas.

c) diminuição dos níveis de poluição verificados nas áreas mais industrializadas do mundo.

d) conciliação entre os ideais de desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

2. Quais são os três princípios básicos que apoiam o conceito de desenvolvimento sustentável?

a) Florestal, financeiro e humano.

b) Ambiental, econômico e social.

c) Sanitário, humanístico e cultural.

d) Humano, financeiro e ambiental.

3. As discussões sobre o conceito de desenvolvimento sustentável estão embasadas, em especial, no contexto

ambiental. Um dos argumentos que retratam a preocupação com a conservação do meio ambiente está atrelado à

A) finitude da maioria dos recursos naturais.

B) elevação das reservas de água potável.

C) diminuição global da temperatura.

D) imutabilidade dos aspectos climáticos.

4. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):

a) Energia acessível e poluente.

b) Educação de qualidade.

c) Igualdade de gênero

d) Erradicação da pobreza.

5. Com base na leitura atenta das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta uma atitude sustentável:

a) Separação correta do lixo doméstico.

b) Criação de reservas florestais urbanas.

c) Redução do uso do transporte público.

d) Utilização de fontes de energia limpa.

6. Com suas palavras, escreva o que é e qual o principal objetivo da sustentabilidade.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Bons estudos!

39

Page 40: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE OUTUBRO

BLOCO Nº08 – ATIVIDADE Nº 26 – 1º TURNO - DATA: 25/10/2021 a 29/10/2021

TURMA/ANO: 9º (A/B/C) PROFESSOR (A): Ronan Araujo

ESTUDANTE: ___________________________________________________________ TURMA: ____

PEDAGOGA: Márcia Antônia

Olá alunos! Tudo bem? Espero que sim.

Orientações gerais.

Tema geral que vamos estudar: A Globalização e o Meio Ambiente.

Objetivo da atividade: compreender os problemas ambientais urbanos. Vamos lá?!

Você produz lixo? Para onde vai o lixo que produzimos?

Vamos compreender!!

Os problemas ambientais urbanos

2A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu (e ainda atrai)

milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza, desencadeando diversos

problemas ambientais, como poluições, desmatamento, redução da biodiversidade, mudanças climáticas, produção de

lixo e de esgoto, entre outros.

A expansão da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona a ocupação de áreas inadequadas para a

moradia. Encostas de morros, áreas de preservação permanente, planícies de inundação e áreas próximas a rios são

loteadas e ocupadas. Os resultados são catastróficos, como o deslizamento de encostas, ocasionado a destruição de

casas e um grande número de vítimas fatais.

A compactação do solo e o asfaltamento, muito comuns nas cidades, dificultam a infiltração da água, visto que

o solo está impermeabilizado. Sendo assim, o abastecimento do lençol freático fica prejudicado, reduzindo a

2 Por Wagner de Cerqueira e Francisco

40

Page 41: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

quantidade de água subterrânea. Outro fator agravante dessa medida é o aumento do escoamento superficial, podendo

gerar grandes alagamentos nas áreas mais baixas.

Outro problema ambiental urbano preocupante é o lixo. O aumento populacional causa uma maior produção

de lixo, especialmente no atual modelo de produção e consumo. A coleta, destino e tratamento do lixo são questões a

serem solucionadas por várias cidades. Em muitos locais, o lixo é despejado nos chamados lixões, locais sem estrutura

para o tratamento dos resíduos. As consequências são: odor, proliferação de doenças, contaminação do solo e do

lençol freático pelo chorume, etc.

O déficit nos serviços de saneamento básico contribui para o cenário de degradação ambiental. A quantidade

de esgoto doméstico e industrial lançado nos rios sem o devido tratamento é imensa. Esse fenômeno reduz a qualidade

das águas, gerando a mortandade de espécies aquáticas e a redução do uso dessa água para o consumo humano.

Nos grandes centros industrializados, os problemas ambientais são mais alarmantes. Nesses locais, a emissão

de gases dos automóveis e das fábricas polui a atmosfera e retém calor, intensificando o efeito estufa. Com isso, vários

transtornos são gerados à população: doenças respiratórias, chuvas ácidas, inversão térmica, ilhas de calor, etc.

A poluição sonora e a visual também geram transtornos para a população. Os ruídos ensurdecedores e o

excesso de elementos destinados à comunicação visual espalhados pelas cidades (cartazes, banners, placas, outdoors,

fios elétricos, pichações, etc.) afetam a saúde dos habitantes.

Portanto, diante desse cenário de diferentes problemas ambientais urbanos, é urgente a necessidade de

elaboração e aplicação de políticas ambientais eficazes, além da conscientização da população. Entre as medidas a

serem tomadas estão a redução da produção do lixo, a reciclagem, o tratamento adequado do lixo (incineração ou

compostagem), o saneamento ambiental, o planejamento urbano, a educação ambiental, a redução da emissão de gases

poluentes, entre outras.

Sugestão de vídeo sobre o tema discutido acima.

Título: Problemas ambientais urbanos.

Link do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7av6Btf7umg

- Após ler texto, responda.

Preencha o quadro abaixo de acordo com as informações contidas no texto acima.

41

Page 42: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Problema ambiental

urbano

Como ocorre Consequências Possíveis formas de

diminuir o problema.

42

Page 43: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Bons estudos!

43

Page 44: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

HISTÓRIA - TELETRABALHO Nº 24 - 1º TURNO

BLOCO 08 - OUTUBRO/2021

TURMA/ANO: 9° PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN ESTUDANTE: ______________________________ TURMA: ____

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Tendo como base o texto abaixo, responda as questões sobre a Guerra Fria. Vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=cAwsLaO4HGQ

EUA = Estados Unidos da América URSS = União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

TEXTO: A Guerra Fria ( Parte 1 )

Com o fim da segunda guerra mundial o mundo passou a ter duas superpotências

militares e econômicas, os Estados Unidos (a potência capitalista) e a União Soviética (a

potência socialista). A Guerra Fria foi o termo criado para nomear a disputa entre as

superpotências Estados Unida e União Soviética que durou de 1947 até 1991. Essa disputa

dividiu o mundo em dois blocos rivais, o capitalista liderado pelos EUA e a URSS liderando o

bloco socialista. Os dois países por possuírem armas nucleares capazes de destruir o mundo

nunca entraram em guerra diretamente, porém fizeram uma guerra ideológica, cultural e

propagandística com o objetivo de influenciar e controlar o maior número de países possível.

Esse período da guerra foi marcado por disputas entre as duas superpotências que ficaram

conhecidas como:

Corrida Armamentista e Nuclear que foi a disputa para ver que desenvolvia armas

mais poderosas, inclusive armas nucleares. Os EUA saíram na frente nessa corrida,

pois 1945 já haviam desenvolvido a bomba atómica com a qual eles destruíram duas

cidades japonesas no fim da segunda guerra. Porém a URSS também desenvolveu sua

primeira bomba atómica em 1949. Com o tempo os dois lados desenvolveram mísseis

intercontinentais capazes de carregar ogivas nucleares.

Corrida Espacial que foi a disputa entre EUA e URSS ara ver quem desenvolvia

foguetes para viagem espacial primeiro. A URSS foram os primeiros a enviar um

satélite de sinal para o espaço em 1957 e coloca-lo na orbita da terra, foi o famoso

Sputnik. Também foram os soviéticos os primeiros a enviar o primeiro homem ao

espaço, em 1961 o astronauta russo Yuri Gagarim foi o primeiro homem a ver a

terra do espaço e a dar uma volta completa na orbita da terra em apenas uma hora e

quarenta e oito minutos, quando viu a terra do espaço a sua primeira frase foi “ a

terra é azul”. Os EUA para não ficar para traz em 1969 por meio da missão Apolo 11

enviaram primeira nave tripulada a pousar na lua. O astronauta estadunidense Neil

Armstrong foi o primeiro homem a pisar na lua. Essa corrida espacial era usada como

propaganda dos EUA e da URSS, porém a mesma tecnologia usada nos foguetes era a

tecnologia usada nos mísseis nucleares, ter mais tecnologia espacial também

significava ter mais tecnologia militar.

44

Page 45: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

A charge acima retrata a disputa armamentista entre EUA e URSS no tempo da Guerra Fria.

1- Explique o que foi a Guerra Fria e quanto tempo ela durou.

2- No tempo da Guerra Fria o mundo foi dividido em dois blocos rivais, quais eram eles?

3- Por qual motivo os EUA e a URSS nunca entraram em guerra diretamente?

4- Explique o que foi a corrida armamentista e nuclear, e explique também qual país saiu

na frente nessa corrida.

5- Explique o que foi a corrida espacial e quais foram os grandes feitos da URSS e o

grande feito dos EUA.

45

Page 46: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

HISTÓRIA - TELETRABALHO Nº 25 - 1º TURNO

BLOCO 08 - OUTUBRO/2021

TURMA/ANO: 9° PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN ESTUDANTE:_________________________________ TURMA: ____

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Tendo como base o texto abaixo, responda as questões sobre a Guerra Fria.

TEXTO: A Guerra Fria ( Parte 2 )

A Guerra Fria foi responsável pela formação, em 1949, de duas alianças politico-militares a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia. A OTAN era composta inicialmente por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde juntaram-se Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União Soviética. Em 1955, em represália, a União Soviética criou o Pacto de Varsóvia, para impedir o avanço capitalista na sua área de influência. No ano de sua fundação faziam parte URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia. Os dois pactos tinham em comum o compromisso de mútua proteção entre seus membros, pois entendiam que a agressão a um deles atingiria a todos. Tanto os EUA quanto a URSS realizaram, ao longo dos anos de Guerra Fria, uma série de interferências em nações estrangeiras como forma de garantir seus interesses. O Brasil, por exemplo, foi alvo disso quando os americanos apoiaram o golpe militar de 1964 colocando na presidência militares subservientes aos EUA . Apoiaram também golpes militares e ditaduras capitalistas no Chile, na Argentina, no Paraguai, na Bolívia e em outros países da América Latina.

O momento de maior tensão em toda a Guerra Fria ficou conhecido como Crise dos Mísseis e o mundo esteve a beira de uma guerra nuclear de consequências desastrosas para a vida em todo o planeta. Tal crise aconteceu em Cuba, em 1962. Cuba havia passado por uma revolução nacionalista, em 1959, e um tempo depois aliou-se com os soviéticos por causa dos embargos americanos. Em 1962, os soviéticos resolveram instalar uma base de mísseis em Cuba e deu início à crise diplomática. Os mísseis instalados em Cuba não representavam séria ameaça aos americanos, mas prejudicavam a imagem do presidente John F. Kennedy. Com isso, o governo americano ameaçou os soviéticos de guerra, caso os mísseis soviéticos não fossem retirados. Duas semanas depois, os soviéticos retiraram os mísseis de Cuba e, em troca, os americanos retiraram mísseis da Turquia e se comprometeram a não invadir Cuba.

46

Page 47: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

1- Explique o que eram a OTAN e o PACTO DE VARSÓVIA e quais países

integravam esses grupos.

2- O que esses dois pactos tinham em comum?

3- No contexto da Guerra Fria os EUA e a URSS realizaram interferências

em ouros países. Qual foi a principal interferência que o Brasil sofreu

nessa época?

4- Cite três países da América Latina que também sofreram interferência

dos EUA durante a Guerra Fria.

5- Explique quando e como o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear

desastrosa.

47

Page 48: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

HISTÓRIA - TELETRABALHO Nº 26 - 1º TURNO BLOCO 08 - OUTUBRO/2021

TURMA/ANO: 9° PROFESSOR (A): EXUPERY JEAN ESTUDANTE_________________________________ TURMA: _____

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Tendo como base o texto abaixo, responda as questões sobre a Guerra Fria.

TEXTO: A Guerra Fria ( Parte 3 )

No início dos anos 80 ocorria uma feroz corrida armamentista entre os Estados

Unidos (EUA) e União Soviética (URSS) e ambos os países gastavam valores

altíssimos em desenvolvimento e fabricação de novas armas convencionais e

nucleares com grande poder de destruição. Nessa época o presidente dos EUA

Ronald Reagan criou o projeto Guerra nas Estrelas que na realidade era um blefe

(mentira), mas como a URSS não tinha como saber a informação causou grande

preocupação entre os soviéticos que já não tinham mais de onde tirar tanto

dinheiro para gastar com despesas militares da corrida armamentista. Dessa

forma o presidente da URSS Mikahil Gorbachev decidiu começar um processo

gradativo de abertura para o capitalismo e estabeleceu negociações com o presidente

dos EUA Ronald Reagan para dar fim às animosidades. A Alemanha que nessa

época era dividida desde o fim da segunda guerra mundial em Alemanha

ocidental (capitalista) e Alemanha oriental (socialista) acabou se reunificando

quando em 9 de novembro de 1989 o muro de Berlim foi derrubado e a Alemanha

reunificada, acelerando ainda mais o processo que em 1991 culminou com a

renuncia de Mikahil Gorbachev, o fim da URSS e a sua divisão em vários países

intendentes e agora capitalistas. A Rússia que era a maior república que existia na

URSS herdou o seu arsenal nuclear, porém essa ida para o capitalismo gerou o

empobrecimento da população russa que durante a década de noventa teve seu

IDH (qualidade de vida) rebaixado significativamente, o país foi governado por

um presidente liberal chamado Boris Yeltsin que privatizou a preço baixo

(vendeu) a maioria das estatais de petróleo e gás que eram a principal fonte de

riqueza do pais agravando ainda mais os problemas sociais e a crise econômica

russa. Somente quando Boris Yeltsin renunciou e o novo presidente Vladmir

Putin assumiu, uma nova política econômica foi adotada e a Rússia voltou a

crescer economicamente e a prosperar.

Com o fim da Guerra Fria a quase totalidade dos países do mundo se

tornou capitalista e vivendo sob a área de influência dos EUA, a bipolaridade

havia em tese acabado e os EUA parecia ser a potência hegemônica que

controlaria o mundo estendendo seu domínio e influencia sobre todo o planeta.

Hoje porém, a Rússia mesmo sendo capitalista é uma nação soberana e que voltou a

ser uma potência militar e tecnológica e não se submete ao domínio imperialista dos

EUA. Do ponto de vista econômico a China se tornou a segunda maior economia

do planeta e cresce economicamente muito mais rápido dos que os EUA

ameaçando o poderio econômico dos estadunidenses. Hoje, em 2021, parece

48

Page 49: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

que estamos vivendo uma nova Guerra Fria, uma guerra de caráter mais

comercial, econômico e tecnológico entre EUA e CHINA.

As gravuras acima retratam um dos encontros entre o presidente da URSS e o presidente dos

EUA nas negociações para o fim da Guerra Fria no final da década de 80. Também temos

imagens da queda do muro de Berlin e a reunificação da Alemanha em 1989.

1- No contexto da corrida armamentista no início dos anos 80, qual projeto militar

dos EUA causou preocupação na URSS?

2- Qual fato ocorrido em 09 de novembro de 1989 contribuiu para acelerar o fim

da URSS dois anos depois?

3- Com o fim da URSS em 1991 o que aconteceu com a Rússia?

4- O que aconteceu com a quase totalidade dos países do mundo após o fim da

Guerra Fria?

5- Do ponto de vista econômico, quais são as duas grandes potências mundiais

hoje, que parecem estar entrando em uma nova Guerra Fria?

49

Page 50: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS

BLOCO Nº8 - ATIVIDADE Nº24 - 1º TURNO - DATA: 04/10/2021

PROFESSOR : MARCOS PEDAGOGA:MÁRCIA

ESTUDANTE:___________________________________________ TURMA: 9º _____

How to Get the Top of Corcovado? There are a few viable ways: Bus + Train From Copacabana and Ipanema you can catch local bus 583 and from Largo do Machado 422, 569 or 498 and they go to Cosme Velho where the train leaves from. You can also get a subway + bus integrated ticket that drops you at the same stop. The train depart every 30 minutes 8:30h/19:00h everyday. Taxi + Train Same thing as the bus, but a bit more expensive and in compensation a lot faster if you live in Copacabana, Ipanema or Leblon. Van From the subway station Largo do Machado you can take a van all the way to the top and back, the same service you have Praça do Lido in Copacabana. Tickets are sold at a desk at the subway station that is open everyday 8:00h/17:00h. 1- RESPONDA EM INGLÊS AS QUESTÕES ABAIXO: A- HOW DO I GET TO THE TOP OF CORCOVADO? B- WHERE CAN I CATCH THE TRAIN? C- WHAT TIME DOES THE FIRST TRAIN LEAVE ? D- HOW OFTEN DOES THE TRAIN DEPART ?

50

Page 51: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

E- WHERE CAN I TAKE A VAN ALL THE WAY TO THE TOP AND BACK? F- WHERE CAN I BUY TICKETS FOR THE VAN? 2- VOLTE AO EXERCÍCIO 1 E ESCREVA NAS LINHAS ABAIXO AS QUESTION WORDS USADAS.

3- COMPLETE O QUADRO USANDO AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO 1, OBSERVE O EXEMPLO:

QUESTION WORDS

AUXILIARY VERB

SUBJECT MAIN VERB COMPLEMENT

A- HOW DO I GET TO THE TOP OF CORCOVADO?

B- CAN I CATCH THE TRAIN?

C- DOES THE FIRST TRAIN

//////////////////////////

D- DEPART? /////////////////////////

E- A VAN ALL THE WAY TO THE TOP AND BACK?

F-

4- REESCREVA AS PALAVRAS COLOCANDO NA ORDEM CORRETA: A- YOU / LIVE? / WHERE / DO. B- WHAT / TOURIST / TOWN ? / MAIN / IN / IS / YOUR / ATTRACTION / THE . C- GET / DO / HOW / THERE ? / YOU.

51

Page 52: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento

Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS

BLOCO N°8-ATIVIDADE N°25- 1°TURNO- DATA:18 /10/2021

PROFESSOR:MARCOS PEDAGOGA: MÁRCIA

ESTUDANTE: ___________________________________________ TURMA: 9º____

RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM O GRÁFICO:

A- QUAL LIVRO SERÁ O MAIS VENDIDO NO PRÓXIMO ANO? ( RESPONDA EM INGLÊS)

B- QUANTAS PESSOAS IRÃO COMPRAR LIVROS INFANTIS NO PRÓXIMO ANO? (RESPONDA EM PORTUGUÊS)

C- QUAL O LIVRO NÃO VENDEU MUITAS CÓPIAS ESTE ANO? (RESPONDA EM INGLÊS)

D- QUANTOS LIVROS DE CULINÁRIA FORAM VENDIDOS ESTE ANO?

( RESPONDA EM PORTUGUÊS)

E- E QUANTOS SERÃO VENDIDOS NO PRÓXIMO ANO? (RESPONDA EM PORTUGUÊS)

52

Page 53: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

HOUSEHOLDS: DOMICÍLIOS

SINGLE-PARENTS FAMILIES: FAMIÍLIAS COM SOMENTE UM DOS PAIS

COUPLES: CASAIS

MEDIAN AGE: IDADE MÉDIA

ANALYZE THE DATA IN THE TABLE WRITE T ( TRUE ) OR F ( FALSE).

1- THE TABLE COMPARE DATA ON U.S. FAMIILIES IN 1970 AND 1997.-----------

2- THERE WERE TWICE AS MANY SINGLE-PARENT FAMILIES IN 1970 THAN IN 1997.--------------

3-THE MEDIAN AGE FOR FIRST MARRIAGE FOR MEN WAS HIGHER THAN FOR WOMEN IN 1970 AND 1997.---------------

4- THE NUMBER OF MARRIED ADULTS WAS GREATER IN 1970.-----------

5- THE NUMBER OF NEVER-MARRIED PEOPLE DOUBLED BETWEEN 1970 AND 1997.---------------

53

Page 54: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

DE ACORDO COM O GRÁFICO ESCREVA VERDADEIRO OU FALSO NAS AFIRMAÇÕES ABAIXO:

1- THE NORTHEAST IS THE REGION WHICH HAD THE FEWEST EXECUTIONS IN THE UNITED STATES. ------------------------------------------

2-THERE IS NO DEATH PENALTY IN THE NORTHEAST.-------------------------------

3-THERE WERE MORE EXECUTIONS IN THE MIDWEST THAN IN THE WEST.-------------------------------

4-TEXAS IS THE STATE WITH THE LOWEST NUMBER OF EXECUTIONS.-------------------------------------------------

5-THERE WERE EXECUTIONS IN FIVE DIFFERENT REGIONS.----------------------

6-EXCLUDING THE STATE OF TEXAS, THE SOUTH IS STILL THE REGION WHERE THERE WERE THE MOST EXECUTIONS IN THE UNITED STATES.----------------------------

54

Page 55: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE INGLÊS BLOCO N°8-ATIVIDADE N°26- 1°TURNO- DATA: 25 /10/2021

PROFESSOR:MARCOS PEDAGOGA: MÁRCIA ESTUDANTE: _______________________________________ TURMA: 9º ___

1- MARQUE AS AFIRMAÇÕES QUE ESTÃO CORRETAS: ( ) O NOME DO EVENTO É BOOK EXCHANGE DAY. ( ) AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS AO EVENTO, TAIS COMO DATA, HORA E LOCAL,ESTÃO CLARAS. ( ) A IMAGEM APRESENTA NÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEMA DO EVENTO. ( )NÃO HÁ INFORMAÇÕES SOBRE O PÚBLICO-ALVO DO EVENTO.

55

Page 56: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

2- RESPONDA EM PORTUGUÊS:

A. DE QUE SE TRATA O EVENTO?

B. QUAL A DURAÇÃO DO EVENTO?

C. O QUE ACONTECERÁ COM OS LIVROS QUE SOBRAREM DEPOIS DO EVENTO?

3- RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

A- LEO GOSTA DE VIVER EM GRANVILLE STREET ? ( RESPONDA EM PORTUGUÊS)

B-QUAL FRASE DO TEXTO COMPROVA ISSO ? (RESPONDA EM INGLÊS)

C- QUAIS MUDANÇAS NAS DUAS FOTOS MAIS CHAMARAM A SUA ATENÇÃO? (RESPONDA EM PORTUGUÊS)

56

Page 57: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

D- POR QUE ESSAS MUDANÇAS OCORRERAM NO BAIRRO ENTRE 1910 ATÉ OS DIAS DE HOJE?

4- MARQUE AS COISAS QUE PODEM SER VISTAS NAS FOTOS:

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 1910 NOWADAYS

A BUS

A LARGE STREET

A STREET CAR

BYCICLE

TREES

BUILDINGS

A SKYSCRAPER

STORES

57

Page 58: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO 08 - ATIVIDADE Nº24 - 1º TURNO - DATA: 04/10/2021

TURMA/ANO: 9ºA-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

ESTUDANTE: _________________________________________ TURMA: _____

PEDAGOGA: MÁRCIA

Resenha

A resenha é um gênero discursivo que combina a apresentação resumida das

características essenciais de uma dada obra (filme, livro, peça de teatro, etc.)

com comentários e avaliações críticas sobre sua qualidade.

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. 2. ed. São

Paulo: Moderna, 2015.

No nosso dia a dia, existem textos que nos orientam sobre o que

escolher entre muitas produções culturais que nos cercam. Esse gênero é a

resenha. A seguir, você lerá um exemplo. Boa leitura!

A Princesa e o Sapo

Desenho apresenta nova princesa e marca a volta da Disney à animação

clássica

MARCELO FORLANI - 10.12.2009- 17H00 - ATUALIZADA EM 21.09.2014 - 13H56

A Disney se tornou o que é hoje muito em razão do trinômio princesas,

príncipes encantados e bruxas malvadas. Desde Branca de Neve e os Sete

Anões, em 1937, as animações criadas nos estúdios do Mickey embalaram as

matinês de crianças de todas as idades. Mas com o avanço da computação

gráfica, esses contos de fadas deram lugar a universos diferentes, com

histórias estreladas por brinquedos, insetos, carros, monstros, peixes e até

robôs. Porém, pergunte a qualquer menina se as princesas são coisa do

passado e ela certamente responderá que não. E é seguindo a tradição que

teve como última herdeira Mulan, em 1998, que o estúdio apresenta agora a

sua nona princesa, Tiana.

Mas não se engane pelo título A Princesa e o Sapo (The Princess and the

Frog, 2009). Diferente dos contos dos irmãos Grimm, aqui a história não acaba

quando Tiana deixa de lado o nojo que é beijar um anfíbio gosmento e tasca

uma bitoca no bicho. Esse é apenas o início da aventura, quando ela também

se vê transformada em um pequeno e esverdeado ser saltador comedor de

mosquitos. O motivo da transformação é que ela não é uma princesa. A história

se passa em Nova Orleans, terra do jazz, da comida creole e do Mardi Gras,

um carnaval que em nada lembra o nosso.

58

Page 59: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Tiana (vozes de Anika Noni Rose / Kacau Gomes) é a filha de uma habilidosa

costureira e um pai sonhador, que quer um dia abrir seu próprio restaurante.

Para ele, a comida une as pessoas. O sapo é o príncipe Naveen (Bruno

Campos / Rodrigo Lombardi), um playboy que só queria saber de curtir a vida,

não dava valor ao que tinha e por isso é expulso de seu palácio e está na maior

dureza. Mas não perde a pose. Quando encontra o Dr. Facilier (Keith David /

Sergio Fontoura), Naveen não percebe que está sendo trapaceado e em

questão de segundos toma a forma do anfíbio, enquanto seu roliço serviçal

assume seu corpo e inicia o plano de enganar Charlotte (Jennifer Cody / Iara

Riça), a filhinha mimada do maior ricaço da cidade, e garantir o seu futuro.

Toda a apresentação dos personagens e seus sonhos segue a cartilha das

clássicas animações Disney, com cantorias e danças. Mas como estamos em

Nova Orleans, os ritmos empregados são o jazz, o blues, o gospel e o zydeco,

que é quase um country. É nessa deliciosa mistura de estilos que os dois

sapos encontram no pântano o crocodilo trompetista Louis (homenagem mais

do que óbvia a Louis Armstrong, com vozes de Michael-Leon Wooley / Mauro

Ramos), o vaga-lume apaixonado Ray (Jim Cummings / Márcio Simões) e

partem em busca da Mama Odie (Jenifer Lewis / Selma Lopes), a maior

entendedora de vodus e feitiçarias da região, e única chance dos dois voltarem

a ser humanos.

Apesar de continuar usando princesas, príncipes e bruxas (no caso, mestre

vodu), A Princesa e o Sapo não aposta mais no velho amor à primeira vista. No

início, Tiana e Naveen não se entendem. Depois de passar toda a sua vida

trabalhando sem tempo para se divertir, a workaholic Tiana quer voltar logo a

ser humana e realizar o sonho de seu pai. Já o bon-vivant Naveen só pensa

em reassumir sua forma normal para conseguir se casar com Charlotte. O resto

da história, você que já assistiu a uma comédia romântica, sabe como vai se

desenrolar.

Mas mesmo apostando em fórmulas testadas e comprovadas, a animação

dirigida por John Musker e Ron Clements (A Pequena Sereia, Alladin) vai te

fazer rir (bastante), emocionar (muito) e sair do cinema feliz (pra caramba). É

uma alegria nostálgica por ver que a Disney da sua infância continua criando

clássicos e que gênios criativos como o do produtor John Lasseter estão sendo

usados para trazer novas maneiras de contar as histórias. Benvinda, Tiana.

Bem- vinda de volta, Disney Classic Animation.

FORLANI, Marcelo. Crítica: a princesa e o Sapo. Omelete, 10 dez. 2009. Disponível em:

<https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/critica-a-princesa-e-o-sapo>. Acesso em: 27 mar. 2021.

Agora que você já leu a resenha sobre a animação A Princesa e o Sapo,

responda às questões a seguir.

59

Page 60: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

1. O texto lido apresenta uma estrutura que associa informações, argumentos e

juízos de valor para convencer o leitor de que a opinião do autor sobre a obra

avaliada é justa.

a) Qual é o tema da resenha? O título ou subtítulo trazem algum juízo de valor,

ou seja, julgamento daquele que escreve?

______________________________________________________________

b) Quais as informações básicas sobre a obra resenhada?

______________________________________________________________

______________________________________________________________

2. O autor compara a obra analisada a outras obras semelhantes? Que

comparações utiliza em sua estratégia argumentativa?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

3. A resenha lida apresenta um breve resumo da obra avaliada para os

leitores? Justifique sua resposta, transcrevendo passagens do texto.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

4. Ao longo da resenha, o autor apresenta argumentos para sustentar sua

avaliação sobre a obra avaliada.

a) Conforme Marcelo Forlani, quais são os pontos positivos de A Princesa e o

Sapo? E os negativos?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

5. Podemos afirmar que a avaliação de Marcelo Forlani sobre a animação A

princesa e o Sapo é positiva? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________

___________________________________________________________

6. Para os leitores, qual é a importância da opinião do autor em um texto como

esse?

___________________________________________________________

___________________________________________________________

60

Page 61: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

7. Há na resenha lida, a presença de adjetivos valorativos, ou seja, a palavra

não apenas atribui qualidades como cor, textura, aparência, som, velocidade

etc. dos seres ou objetos, mas expressam opinião, importância, serventia de

algo.

Para relembrar... Adjetivo é palavra que:

• quanto ao conteúdo: expressa qualidade, característica, modo de ser,

aspecto;

• quanto à forma: sofre variações em função do nome a que se refere;

• quanto à sintaxe: acompanha um nome de modo direto ou por meio de um

verbo (grosso modo, funciona adjunto adnominal e predicativo do sujeito).

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8º edição reformulada e atualizada. São Paulo: Editora

Saraiva, 1999.

a) Identifique na resenha lida exemplos de adjetivos valorativos.

_______________________________________________________________

8. Em várias passagens da resenha, a opinião do autor é sugerida pelo uso

que faz de determinadas palavras e expressões. Transcreva pelo menos uma

passagem em que isso ocorre.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

9. Já assistiu à animação A Princesa e o Sapo? Se sua resposta for afirmativa,

você concorda com o posicionamento de Marcelo Forlani? Se sua resposta for

negativa, depois de ler a resenha, você estaria motivado (a) a assistir à

produção?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

61

Page 62: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO 08 - ATIVIDADE Nº25 - 1º TURNO - DATA: 18/10/2021

TURMA/ANO: 9ºA-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

ESTUDANTE: _____________________________________ TURMA: 9º ____

PEDAGOGA: MÁRCIA

Você conhece a história original da Princesa e o Sapo? Ou a versão mais

conhecida dessa narrativa?

Escrita pelos Irmãos Grimm, a versão mais famosa é bem diferente daquela

contada pela Walt Disney Animation Studios. Na história dos Irmãos Grimm,

não há personagens bondosos e altruístas, tampou- co músicas que deixam o

cenário ainda mais mágico. Nessa versão, quando a princesa encontra o sapo,

não há história de amor ou beijo da moça no príncipe encantado.

A VERSÃO original de A Princesa e o Sapo não tem beijo e nem romance. Alto Astral, 29 ago. 2016. Disponível em:

<https://ww w.altoastral.com.br/entretenimento/versao-original-princesa-sapo/>. Acesso em 27 mar. 2021.

Agora que você já sabe isso, leia o conto escrito pelos Irmãos Grimm, dois

escritores considerados os “pais dos contos de fadas”.

O Rei Sapo

Irmãos Grimm

Há muito tempo, quando os desejos funcionavam, vivia um rei que tinha filhas

muito belas. A mais jovem era tão linda que o sol, que já viu muito, ficava

atônito sempre que iluminava seu rosto. Perto do castelo do rei havia um

bosque grande e escuro no qual havia uma lagoa sob uma velha árvore.

Quando o dia era quente, a princesinha ia ao bosque e se sentava junto à

fonte. Quando se aborrecia, pegava sua bola de ouro, a jogava alto e recolhia.

Essa bola era seu brinquedo favorito.

Porém aconteceu que uma das vezes que a princesa jogou a bola, esta não

caiu em sua mão, mas sim no solo, rodando e caindo direto na água. A

princesa viu como ia desaparecendo na lagoa, que era profun- da, tanto que

não se via o fundo. Então começou a chorar, mais e mais forte, e não se

consolava e tanto se lamentava, que alguém lhe diz:

-Que te aflige princesa? Choras tanto que até as pedras sentiriam pena.

Olhou o lugar de onde vinha a voz e viu um sapo colo- cando sua enorme e

feia cabeça fora da água.

62

Page 63: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

- Ah, és tu, sapo - disse - Estou chorando por minha bola de ouro que caiu na

lagoa.

- Calma, não chores - disse o sapo - Posso ajudar-te, porém, que me darás

se te devolver a bola?

- O que quiseres, querido sapo. - disse ela - Minhas rou- pas, minhas pérolas,

minhas joias, a coroa de ouro que levo.

O sapo disse:

- Não me interessam tuas roupas, tuas pérolas, nem tuas joias, nem a coroa.

Porém me prometes deixar-me ser teu companheiro e brincar contigo, sentar-

se a teu lado na mesa, comer em teu pratinho de ouro, beber de teu copinho e

dormir em tua cama; se me prometes isto eu descerei e trarei tua bola de ouro.

- Oh, sim - disse ela - Te prometo tudo o que quiseres, porém devolve minha

bola.

Mas pensou:

- Fala como um tolo. Tudo o que faz é sentar-se na água com outros sapos e

coaxar. Não pode ser companheiro de um ser humano.

O sapo, uma vez recebida a promessa, meteu a cabeça na água e

mergulhou. Pouco depois voltou nadando com a bola na boca, e a lançou na

grama. A princesinha estava encantada de ver seu precioso brinquedo outra

vez, colheu-a e saiu correndo com ela.

- Espera, espera - disse o sapo. -Leva-me. Não posso correr tanto como tu.

Mas de nada serviu coaxar atrás dela tão forte quanto pôde. Ela não o escutou

e correu para casa, esquecendo o pobre sapo, que se viu obrigado a voltar à

lagoa outra vez.

No dia seguinte, quando ela se sentou à mesa com o rei e toda a corte,

estava comendo em seu pratinho de ouro e algo veio arrastando-se, splash,

splish, splash pela escada de mármore. Quando chegou ao alto, chamou à

porta e gritou:

- Princesa, jovem princesa, abre a porta.

Ela correu para ver quem estava lá fora. Quando abriu a porta, o sapo

sentou-se diante dela e a princesa bateu à porta. Com pressa, tornou a sentar,

mas estava muito assustada. O rei se deu conta de que seu coração batia

violentamente e disse:

- Minha filha, por que estás assustada? Há um gigante aí fora que te quer

levar?

- Ah não, - respondeu ela - não é um gigante, senão um sapo.

- O que quer o sapo de ti?

63

Page 64: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

- Ah querido pai, estava jogando no bosque, junto à lagoa, quando minha

bola de ouro caiu na água. Como gritei muito, o sapo a devolveu, e porque

insistiu muito, prometi-lhe que seria meu companheiro, porém nunca pensei

que seria capaz de sair da água.

Entretanto o sapo chamou à porta outra vez e gritou:

- Princesa, jovem princesa, abre a porta. Não lembras que me disseste na

lagoa?

Então o rei disse:

- Aquilo que prometeste, deves cumprir. Deixa-o entrar.

Ela abriu a porta, o sapo saltou e a seguiu até sua cadeira. Sentou-se e

gritou:

- Sobe-me contigo.

Ela o ignorou até que o rei lhe ordenou. Uma vez que o sapo estava na

cadeira, quis sentar na mesa. Quando subiu, disse:

- Aproxima teu pratinho de ouro porque devemos comer juntos.

Ela o fez, porém se via que não de boa vontade. O sapo aproveitou para

comer, porém ela enjoava a cada bocado. Em seguida disse o sapo:

- Comi e estou satisfeito, mas estou cansado. Leva-me ao quarto, prepara tua

caminha de seda e nós dois vamos dormir.

A princesa começou a chorar porque não gostava da ideia de que o sapo ia

dormir na sua preciosa e limpa caminha. Porém o rei se aborreceu e disse:

- Não devias desprezar àquele que te ajudou quando tinhas problemas.

Assim, ela pegou o sapo com dois dedos, e o levou para cima e o deixou num

canto. Porém, quando estava na cama o sapo se arrastou até ela e disse:

- Estou cansado, eu também quero dormir, sobe-me senão conto a teu pai.

A princesa ficou então muito aborrecida. Pegou o sapo e o jogou contra a

parede.

- Cale-se, bicho odioso! - disse ela.

Porém, quando caiu ao chão não era um sapo, e sim um príncipe com

preciosos olhos. Por desejo de seu pai ele era seu companheiro e marido. Ele

contou como havia sido encantado por uma bruxa malvada e que ninguém

poderia livrá-lo do feitiço exceto ela. Também disse que no dia seguinte iriam

todos juntos ao seu reino.

Foram dormir e na manhã seguinte, quando o sol os despertou, chegou uma

carruagem puxada por oito cavalos brancos com plumas de avestruz na

cabeça. Estavam enfeitados com correntes de ouro. Atrás estava o jovem

escudeiro do rei, Enrique. Enrique havia sido tão desgraçado quando seu

64

Page 65: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

senhor foi convertido em sapo que colocou três faixas de ferro rodeando seu

coração, para se acaso estalasse de pesar e tristeza. A carruagem ia levar o

jovem rei a seu reino. Enrique os ajudou a entrar e subiu atrás de novo, cheio

de alegria pela libertação, e quando já chegavam a fazer uma parte do

caminho, o filho do rei escutou um ruído atrás de si como se algo tivesse

quebrado. Assim, deu a volta e gritou:

- Enrique, o carro está se rompendo.

- Não amo, não é o carro. É uma faixa de meu coração, a coloquei por causa

da minha grande dor quando eras sapo e prisioneiro do feitiço.

Duas vezes mais, enquanto estavam no caminho, algo fez ruído e cada vez o

filho do rei pensou que o carro estava rompendo, porém eram apenas as faixas

que estavam se desprendendo do coração de Enrique, porque seu senhor

estava livre e era feliz.

O REI Sapo [Adaptado]. QDivertido, 2018. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=3>.

Acesso em 27 mar. 2021.

Após ler a versão dos Irmão Grimm, é hora de responder às questões que se

seguem.

1. No gênero narrativo, as personagens são responsáveis pela progressão dos

fatos na história.

a) Em geral, a personagem em torno da qual todas as ações se desenvolvem é

chamada protagonista. No conto lido, qual personagem é responsável pela

progressão dos fatos na história? Descreva-a.

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

___________________________________________________________

b) O antagonista é aquele que se opõe ao protagonista. No entanto, não

precisa ser necessariamente uma personagem, pode ser o próprio ambiente,

um traço de personalidade do próprio herói ou uma ideia, origem dos conflitos

da história. No conto lido, que personagem ou circunstâncias se opõem ao

protagonista?

_______________________________________________________________

____________________________________________________________

2. O enredo é o resultado da articulação entre o foco narrativo, personagens,

espaço e tempo. Nesse sentido, o conto apresenta uma determinada ordem,

que será desequilibrada pelo surgimento de um conflito. Qual é o conflito

estabelecido entre as personagens?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

65

Page 66: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

3. Em qual momento a história chega a um ponto máximo, ou seja, atinge seu

clímax?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

4. Resolvido o conflito, uma nova situação se estabelece e põe fim à história. O

que ocorre no desfecho da narrativa, ou seja, quais são os acontecimentos

finais do conto?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

5. Qual é a mensagem transmitida pelo conto?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

6. Sobre o que o texto fala?

a) A princesa que virou sapo.

b) Um sapo que prometeu um beijo à princesa.

c) A princesa que prometeu um beijo a um sapo.

d) Um sapo que recuperou a bola da princesa no lago.

66

Page 67: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BLOCO 08 - ATIVIDADE Nº26 - 1º TURNO - DATA: 25/10/2021

ESTUDANTE: ___________________________________________ TURMA: 9º ____

TURMA/ANO: 9º A-B-C - PROFESSOR (A): TÂNIA

PEDAGOGA: MÁRCIA

Formação de Palavras

As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos:

Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)

Palavras Primitivas e Derivadas Antes de mais nada, vale ressaltar dois conceitos importantes para o estudo de formação das palavras.

Os vocábulos “primitivos” são as palavras que originam outras. Já as palavras “derivadas” são aquelas que surgem a partir das palavras primitivas Exemplos:

dente (primitiva) e dentista (derivada) mar (primitiva) e marítimo (derivada) sol (primitiva) e solar (derivada)

Processos de Derivação Os processos de derivação de palavras ocorrem de cinco maneiras sempre com um radical e os afixos (sufixos e prefixos):

Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc.

Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.

Derivação Parassintética (Parassíntese): inclusão de um prefixo e de um sufixo à palavra primitiva, de forma simultânea, por exemplo: entardecer, emagrecer, engaiolar, etc.

Derivação Regressiva: redução da palavra derivada por meio da retirada de uma parte da palavra primitiva, por exemplo: beijar-beijo, debater-debate, perder-perda, etc.

Derivação Imprópria: ocorre a mudança de classe gramatical da palavra, por exemplo, O jantar estava muito bom (substantivo); Fui jantar ontem à noite com Luís. (verbo)

Processos de Composição

67

Page 68: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Os processos de composição de palavras envolvem mais de dois radicais de palavras, sendo classificadas em:

Justaposição: Na união dos termos, os radicais não sofrem qualquer alteração em sua estrutura, por exemplo, surdo-mudo, guarda-chuva, abre-latas, etc.

Aglutinação: Na união dos termos, pelo menos um dos radicais sofre alteração em sua estrutura, por exemplo, planalto (plano alto), vinagre (vinho e acre), etc.

Neologismo O neologismo é um processo de formação de palavras em que são criados novos termos para suprir alguma lacuna de significação. Podemos citar como exemplo a palavra "internetês", que se refere à linguagem da internet.

Hibridismo O hibridismo também é um processo de formação de palavras. Esses termos são formados com elementos de idiomas diferentes, por exemplo, “sociologia” (do latim, “sócio” e do grego “logia”).

Redução Algumas palavras apresentam, ao lado de sua forma plena, uma forma reduzida: Exemplos: auto – automóvel, foto – fotografia, zoo – zoológico, moto - motocicleta

ONOMATOPEIA Palavras usadas para imitar vozes e ruídos, que se originaram a partir da tendência constante da fala humana em fazer essas imitações. Exemplos: Miau, miar – gato

Uivar – cão, lobo

Relinchar – cavalo

Rufar – tambor Tique-taque – relógio

Exercícios 1. As palavras esquartejar, desculpa e irreconhecível foram formadas, respectivamente, pelos processos de: a) sufixação - prefixação - parassíntese b) sufixação - derivação regressiva - prefixação c) composição por aglutinação - prefixação - sufixação d) parassíntese - derivação regressiva - prefixação e) parassíntese - derivação imprópria - parassíntese

68

Page 69: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

2. Marque a opção que indica os processos de formação, presentes nas palavras abaixo, pela ordem em que aparecem. bebidinha - indevassável - banheiro - adormecer.

a) Parassíntese, prefixação, sufixação, sufixação. b) Sufixação, parassíntese, sufixação, parassíntese. c) Sufixação, prefixação e sufixação, sufixação, parassíntese. d) Prefixação e sufixação, sufixação, prefixação, parassíntese. e) Parassíntese, sufixação, prefixação, prefixação e sufixação. 3. Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras: a) vendavais, naufrágios, polêmicas b) descompõem, desempregados, desejava c) estendendo, escritório, espírito d) quietação, sabonete, nadador e) religião, irmão, solidão

4. Informe o processo de formação das seguintes palavras.

a) lealdade ___________________________________________________ b) folhagem __________________________________________________ c) entristecer _________________________________________________ d) sobre-humano ____________________________________________ e) entardecer _________________________________________________ f) desfazer ___________________________________________________ g) livraria _____________________________________________________ h) sobrenome ________________________________________________ i) contra-ataque ______________________________________________

5. A palavra anoitecer é formada por qual processo de formação de palavras?

______________________________________________________________________________________________________________________________

6. Classifique as palavras de acordo com o processo de derivação ou de composição.

a) passatempo ______________________________________________________ b) chuvisco _________________________________________________________ c) audiovisual ______________________________________________________ d) paraquedas ______________________________________________________ e) antebraço ________________________________________________________

69

Page 70: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

7. Qual a única alternativa abaixo que tem apenas palavras formadas por composição por justaposição.

a) café com leite, guarda-chuva, pontapé b) vinagre, aguardente, planalto c) escolarização, desigualdade, abençoar d) girassol, vaivém, embora e) malmequer, fidalgo, pernalta 8. A série em que todas as palavras têm o mesmo radical é:

a) idoso - idôneo - ídolo b) doméstico - domicílio - domesticar c) popular - pluvioso - público d) senil - semelhante - senhor

9. Indique a alternativa cuja palavra é formada pelo processo de derivação parassintética.

a) emagrecer b) subgerente c) riacho d) desvalorização

10. As palavras bem-me-quer, chapéu de chuva, malmequer são formadas por:

a) derivação sufixal b) composição por aglutinação c) derivação parassintética d) derivação prefixal e) composição por justaposição

70

Page 71: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº 08 - ATIVIDADE Nº 24 - 1º TURNO - DATA: 04 /10/ 2021

PROFESSOR : JEFERSON SANTOS - PEDAGOGA: MARCIA ANTÔNIA

ESTUDANTE: _____________________________________________________ TURMA: 9º ______

Para a resolução dos exercícios abaixo assista o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E1KUIHAlLYg

ASSUNTO: CAMPO AMOSTRAL E PROBABILIDADES

1) O que é um experimento aleatório ? __________________________________________

__________________________________________________________________________

2) O que é Espaço Amostral ? __________________________________________________

__________________________________________________________________________

3) O que é um evento ? _______________________________________________________

___________________________________________________________________________

4) Defina um espaço amostral para cada um dos seguintes experimentos aleatórios:

a) Lançar uma moeda 2 vezes: _______________________________________________

b) Lançar um dado: ________________________________________________________

c) Lançar um dado duas vezes: ______________________________________________

d) Tirar uma carta “AS” em um baralho: ________________________________________

5) Do quantos modos pode vestir-se um homem que tem 3 pares de sapatos, 4 paletós e 6 calças diferentes, usando sempre uma calça, uma paletó e um par de sapatos ? a) 60 b) 72 c) 84 d) 64

6) De quantas maneiras diferentes, uma pessoa pode se vestir tendo 6 camisas e 4 calças?

a) 10 maneiras b) 24 maneiras c) 32 maneiras d) 40 maneiras

7) De quantas maneiras diferentes 6 amigos podem sentar em um banco para tirar uma foto?

a) 610 maneiras b) 800 maneiras c) 720 maneiras d) 580 maneiras

71

Page 72: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº 08 - ATIVIDADE Nº 25- 1º TURNO - DATA: 18 / 10 / 2021

PROFESSOR : JEFERSON SANTOS - PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

ESTUDANTE: __________________________________________________________ TURMA: 9º___

ASSUNTO: CAMPO AMOSTRAL E PROBABILIDADES

1) ) Se lançarmos um dado, qual a probabilidade de obtermos um número maior que 4? a) 2/3 b) 1/4 c) 1/3 d) 3/2

2) Um restaurante oferece no cardápio 2 saladas distintas, 4 tipos de pratos de carne, 5 variedades de bebidas e 3 sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma bebida e uma sobremesa. De quantas maneiras a pessoa poderá fazer seu pedido?

a) 90 b) 110 c) 130 d) 120

3) Quantos números de 3 algarismos distintos podemos formar empregando os caracteres 1, 3, 5, 6, 8 e 9 ?

a) 60 b) 120 c) 240 d) 80

4) Do quantos modos pode vestir-se um homem que tem 2 pares de sapatos, 4 paletós e 6

calças diferentes, usando sempre uma calca, uma paletó e um par de sapatos ?

a) 52 b) 86 c) 24 d) 48

72

Page 73: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

5) Considere o lançamento de um dado com faces numeradas de 1 a 6.

a) Qual é a probabilidade de o resultado ser par? ____

b) Qual é a probabilidade de o resultado ser um múltiplo de 3? ____

6) Em uma festa há 10 meninos e 30 meninas. Sorteando um convidado ao acaso, qual é a probabilidade de ser um menino?

a) 25%

b) 35%

c) 60%

d) 75%

7) Maria vai sair com suas amigas e, para escolher a roupa que usará, separou 2 saias, 4 blusas e 3 sapatos. De quantas maneiras ela pode se arrumar?

a) 12

b) 24

c) 36

d) 35

8) Uma prova de Matemática consta de seis questões do tipo V ou F. Se todas as questões forem respondidas ao acaso, qual será o número de maneiras de preencher a folha de resposta?

a) 32

b) 30

c) 12

d) 64

9) Quantos números de 2 algarismos podemos formar empregando os caracteres 1, 3, 5, ?

Quais são eles?

10) Quantos números de 2 algarismos distintos podemos formar empregando os caracteres 1,

3, 5, ? Quais são eles?

73

Page 74: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE MATEMÁTICA

BLOCO Nº 08 - ATIVIDADE Nº 26 - 1º TURNO - DATA: 25 / 10 / 2021

PROFESSOR: JEFERSON SANTOS - PEDAGOGA: MARCIA ANTÔNIA

ESTUDANTE: ______________________________________________________ TURMA: 9º _____

ASSUNTO: CAMPO AMOSTRAL E PROBABILIDADES

1) ENEM 2012- O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a

participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa

casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos

da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual

personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido. Todos os alunos

decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas

devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado

mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a

brincadeira é encerrada. O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:

a) 10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

b) 20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

c) 119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

d) 260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

e) 270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.

2) Um saco contém 8 bolas idênticas, mas com cores diferentes: três bolas azuis, quatro vermelhas e uma amarela. Retira-se ao acaso uma bola. Qual a probabilidade da bola retirada ser azul?

3) Se lançarmos um dado, qual a probabilidade de obtermos um número maior que 3?

a) 2/3 b) 1/4 c) 1/3 d) 1/2

4) Num café estão 20 pessoas. Sabendo que 8 são mulheres, indica a probabilidade de ao escolher uma das pessoas ao acaso, escolhermos um homem?

a) 60% b) 12% c) 40% d) 20%

74

Page 75: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

5) Uma sala possui dez portas. De quantas maneiras ASTROGILDO pode entrar por uma porta e sair por outra?

a) 100

b) 90

c) 110

d) 121

6) Em uma urna há 5 bolas azuis, 8 bolas vermelhas e 7 bolas brancas, todas iguais e de

mesmo tamanho. Responda a probabilidade de se tirar uma bola azul:

a) 25%

b) 35%

c) 60%

d) 75%

7) Duda tem 5 blusas, 20 saias e 10 sandálias. De quantas maneiras diferentes Duda pode se vestir com essas peças?

a) 2000

b) 1000

c) 300

d) 35

8) (UFES) Um "Shopping Center" possui 4 portas de entrada para o andar térreo, 5 escadas rolantes ligando o térreo ao primeiro pavimento e 3 elevadores que conduzem do primeiro para o segundo pavimento. De quantas maneiras diferentes uma pessoa, partindo de fora do "Shopping Center" pode atingir o segundo pavimento usando os acessos mencionados?

a) 12

b) 25

c) 60

d) Não há solução

9) Ao lançarmos uma moeda 2 vezes, qual a probabilidade do resultado obtido ser duas faces iguais?

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?”

Isaac Newton

75

Page 76: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº8- ATIVIDADE Nº24 - 1º TURNO - DATA: 06/10/2021

PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

ESTUDANTE: _____________________________________________ TURMA: 9º ____

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

O CELULAR

Em uma ocasião, minha filha Karina veio com a seguinte

conversa:

- Pai, eu sei que você não gosta de celular, mas comprei um

aparelho e você não quer ficar com o antigo? Olha que é um excelente

celular: tira fotografias, acessa internet, toca música, tem jogos e até

serve de telefone!

- Bem eu não gosto de celulares, acho incômodo e vivo

esquecendo o danado aqui e ali, mas acabei aceitando, afinal, dizem

que cavalo dado não se olha os dentes. Isto me lembrou de uma

crônica que li algum tempo atrás, acho que era do Diogo Mainardi, mas

não tenho certeza. Na ocasião tinha levado minha “garota” ao médico e

lá estava um monte de revistas para passar o tempo. Acabei lendo um

texto que achei muito interessante que dizia assim:

O telefone celular é uma novidade bem recente que ainda não

consta em muitos dicionários. O mestre Aurélio morreu conhecendo, no

máximo, um telefone sem fio. Na maioria dos dicionários, vai encontrar

assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso. Não fala nada de

telefone. Por que esse aparelhinho tão sofisticado se chama celular? Eis

a grande questão. Poderia se chamar telefone atômico, móbil ( como

chamam os espanhóis), ou telefone molecular. Poderia ser telefone

celuloide. Mas não. É celular e não se fala mais nisso. O problema é que

brasileiro é sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar

o tal aparelho.

(Adaptado e relatado por Darci Men)

04.Quais foram os argumentos usados pela menina para convencer o

pai a ficar com o aparelho celular?

05.Quem é o mestre Aurélio mencionado no texto?

76

Page 77: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

06. Analise a fala: “o telefone celular é uma novidade bem recente que

ainda não consta em muitos dicionários”(...) Na maioria dos dicionários,

vai encontrar assim: Celular: que tem células; celulífero, celuloso.” Essa

realidade mudou? Faça uma pesquisa em um dicionário e procure o

significado da palavra celular.

07.Responda a pergunta feita pelo pai:” Por que esse aparelhinho tão

sofisticado se chama celular?”

08. Explique o comentário do pai: “O problema é que brasileiro é

sempre desligado e acaba se “desligando” que pode desligar o tal

aparelho.” O que ele quis dizer?

09.Que nome você daria para o aparelho móvel? Por quê?

10.Faça uma pesquisa sobre a história do celular, quando surgiu, quem

inventou, qual país faz maior uso do aparelho, qual país não utiliza

muito um aparelho móvel? Quem usa mais, jovens ou adultos? Com

que frequência ambos usam o celular? Com qual finalidade ambos usam

o celular? As crianças usam celular? Com que finalidade? Qual aplicativo

é mais utilizado pelos jovens? Qual aplicativo é mais utilizado pelos

idosos? Pesquise curiosidades envolvendo uso de celular. Pesquise

sobre doenças causadas pelo uso excessivo do celular (nomofobia).

Pesquise em que o uso do aparelho celular auxilia no mercado de

trabalho. Faça uma enquete na sala de aula com os seguintes

questionamentos: Você acha que o celular aproxima ou afasta as

pessoas? Em que o uso do celular beneficia a sua vida? Em que ele

atrapalha?

Ao final escreva um texto relatando como você acha que será o

celular do futuro. Ele trará algum benefício para a humanidade?

77

Page 78: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº8- ATIVIDADE Nº25 - 1º TURNO - DATA: 20/06/2021

PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

ESTUDANTE:_____________________________________________TURMA: 9º _____

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO

LEIA

Disponível em: <http://acporto.wordpress.com/tag/armandinho/>.

A tira acima propõe a reflexão a respeito da força da determinação nas nossas

vidas. Segundo o texto, “Nada incomoda mais quem não faz nada... do que

alguém que tenta fazer alguma coisa!”. Você concorda com esse pensamento?

Reflita e, na sequência, produza um texto em que você exponha o seu ponto de

vista, de forma argumentada, sobre o tema abordado na tira.

Não se esqueça:

1. Dê um título ao seu texto.

2. O seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura:

- Título

- Introdução (apresentação do tema)

- Desenvolvimento (defesa de suas ideias, de modo argumentado)

- Conclusão (reforço da sua opinião sobre o tema).

3. O seu artigo deve conter no mínimo 15 linhas e, no máximo, 20 linhas.

4. Escreva o seu texto em consonância com a norma culta da Língua

Portuguesa.

5. Atenção: não copie fragmentos da tira lida.

78

Page 79: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento Formando leitores com responsabilidade social

TELETRABALHO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

BLOCO Nº8- ATIVIDADE Nº26 - 1º TURNO - DATA: 27/10/2021

PROFESSORA: EUDOXIA NASCIMENTO

ESTUDANTE: ______________________________________________ TURMA: 9º ___

PEDAGOGA: MÁRCIA ANTÔNIA

Produção de texto – Relato de experiência

O que é Riqueza e Pobreza

Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o

firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.

Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.

Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

"- Como foi a viagem?"

"- Muito boa, Papai!"

"- Você viu como as pessoas podem ser pobres?"

"- Sim." Respondeu o menino.

"- E o que você aprendeu?", o pai perguntou.

O filho respondeu:

"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.

Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim;

eles têm um riacho que não tem fim.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz,

eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.

Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”

O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato

pelo que o filho acrescentou:

"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".

Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

79

Page 80: CONHECENDO SOBRE ARTISTAS: IVAN CRUZ / Semana da …

Orientações:

Partilhe com os seus colegas de classe uma experiência que lhe marcou

profundamente. Para tal, siga estes passos:

1º: Em uma folha de rascunho, rememore os fatos e as emoções vivenciadas que

tornaram a sua experiência inesquecível.

2º: Construa o texto, que deverá ter o mínimo de 15 linhas e o máximo de 30

linhas, procurando responder às seguintes questões:

● O que aconteceu?

● Quando aconteceu?

● Onde?

● Com quem?

● De que forma?

● Por que a experiência foi tão marcante para você?

Vale destacar que as perguntas não precisam ser respondidas necessariamente

na referida ordem. Seja criativo (a)! Conte da forma que considerar mais

interessante! Mas, não se esqueça de que o relato tem de ser coerente do

princípio ao fim.

3º: Crie um título para o seu relato de experiência.

4º: Entregue o texto a sua professora ou a seu professor, quem fará a revisão.

5º: Faça as correções (caso houver), passando o texto a limpo.

80