conheÇa os cuidados e o manejo para … resolver o problema de au-sência de frio e manter bons...

4
POMICUL TURA 6 CONHEÇA OS CUIDADOS EO MANEJO PARA OS POMARES DE MAÇÃ DURANTE O PERíODO DE BAIXAS TEMPERATURAS E COMO QUEBRAR A DORMÊNCIA EM BUSCA DE BOA PRODUTIVIDADE E FRUTOS COM QUALIDADE

Upload: dotuyen

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

POMICUL TURA

6

CONHEÇA OS CUIDADOS E OMANEJO PARA OS POMARES DEMAÇÃ DURANTE O PERíODO DE

BAIXAS TEMPERATURAS E COMOQUEBRAR A DORMÊNCIA EM

BUSCA DE BOA PRODUTIVIDADE EFRUTOS COM QUALIDADE

raiburgo, no interior de Santa Cata-rina, é um exemplo de que a ma-cieira necessita de temperaturasbaixas no inverno para uma boaprodução. A pomicultura chegouna região na década de 1960,através de mudas trazidas da Euro-pa. No clima temperado catarinen-se, com estações bem definidas, aexemplo do continente europeu, amaçã se adaptou bem e ganhouespaço nas propriedades.

Entreos pomicultores fraiburguen-sesestá Guilherme Francescatto, queproduz maçãs Royal Gala e MaxiGala, cultivares que surgiram de mu-tações da Gala, além de outras frutasde clima temperado, em uma áreade dez hectares. O frio hibernal é fun-damental para que o fruticultor consi-ga ter bons resultados de qualidadee produtividade em seus pomares.Isso porque a macieira, bem comooutras frutíferas de clima temperado- como a pera, nectarina, pêssego euva - passam por um processo bemcaracterístico durante o período maisfrio do ano: a dormência, atividadefisiológica essencial para a produçãodas frutas. Francescatto conta queseus pomares ficam em dormênciaentre maio e final de agosto. "Porémo frio não é o suficiente; então, épreciso fazer algumas intervençõespara garantir a produção".

Mecanismo de adaptaçãoo pesquisador em Fruticultura

de Clima Temperado, José LuizPetri,da Epagri (Empresa de PesquisaAgropecuária e Extensão Rural deSanta Catarina), explica que parasobreviverem a este período detemperaturas hibernais, as macieiras

desenvolveram um mecanismo deadaptação que passa pela aqui-sição da resistência ao frio e decontrole do crescimento, o que sechama dormência. 'Assim. dormên-cia é o período em que a plantanão apresenta sinais de atividadesmetabólicas, sendo que visualmenteo crescimento está suspenso".

Esteprocesso, que ocorre em to-das as fruteiras de clima temperado,tem maior ou menor intensidade, de-pendendo da espécie e da cultivar."Embora não apresente crescimentovisual, a planta continua com seu

desenvolvimento, preparando asgemas para a saída da dormência,brotação e início de um novo ciclovegetativo", diz ainda o pesquisadorda Epagri. Ou seja, o período dedormência é uma preparação parao próximo ciclo de produção.

Depois de satisfeito o requerimen-to em frio, a gema sai do estado dedormência, com pleno potencialde desenvolvimento, dependendoapenas de um período de tempe-raturas mais elevadas para iniciar abrotação. O pomicultor catarinenseafirma que com a dormência, "as

ESPÉCIES E REQUERIMENTO EM HORAS DE FRIO $ 7.2°C PARA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA

Espécies Requerimento em horas de frio ~ 7,2°Cpara superação da dormência

TRATAMENTOS PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA (INDUTORES DE BROTAÇÃOj

Indutores de brotação •.•Produtos

Óleo Mineral

Óleo Mineral + Dormex

Erger + Nitrato de Cálcio

Erger+ Óleo Mineral

Syncron + nitroactive

Nitrato de Potássio

Óleo Mineral + Nitrato de Potássio

Óleo Mineral + Calda Sulfocálcica

Dosagem

3-5%

3-4% + 0,3-1,2%

3-5% + 3-5%

1-2% + 3-4%

1-2%+3-5%

7-10%

3-4%+7-10%

3-4% + 1 - 2%

Novas opções de indutores de brotação com menor toxicidadeErger® + nitrato de cálcio, Erger"" + óleo mineral, Syncron ® + óleo mineral,Syncron" + Nitroactive". Bluprins- + nitrato de cálcio. entre outros.

Revista da fruta' Setembro 2016 • 7

MacieiraPereiraPessegueiroAmeixeiraQuivizeiro

200 a 1.000300 a 800150 a 800300 a 1.000300 a 1.000

Fonte: José Luiz Petri (EPAGRI)

Cultura

Macieira

Fonte: Fernondo José Howerroth (Embropa Uva e Vinho)

POMICULTURA

8

NO CULTIVO ORGÂNICOEmbora o cultivo de maçãs e deoutras frutas de clima temperado

ainda tenha uma área relativa-mente pequena em sistema de

produção orgânico, é possíveltratamentos para quebra de

dormência sem o uso de agro-químicos. O extrato de alho, porexemplo, pode ser utilizado para

quebra de dormência de videirasorgânicas. O óleo mineral ou o

óleo mineral mais calda sulfocál-cíco. também são alternativas,

inclusive para as macieiras.

macieiras têm melhores floradas euma brotação plena".

De acordo com Petri,em "regiões

de altitude acima de 1200 rn. comoSão Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS)(com maior incidência de frio), a pro-dutividade e qualidade da maçã sãosuperiores às de regiões de 800 m a1000 m de altitude, principalmente,quanto ao tamanho dos frutos".

E se faltar o frio?Pesquisadores e produtores de

maçã afirmam que raramente ofrio hibernal nas regiões produtorasaqui no Brasil é suficiente para oprocesso de dormência das plantas.Em Fraiburgo, por exemplo, mesmo

registrando temperaturas negativasno inverno, as horas de frio não sãosatisfatórias para o pleno processode dormência das macieiras. Sema quantidade necessária de frio,as frutíferas não florescem bem, abrotação é ruim e o pomicultor teráuma produção prejudicada, tantoem aspectos de qualidade, quantode quantidade.

Para resolver o problema de au-sência de frio e manter bons resulta-dos de produçõo, o pomicultor deverealizar práticas culturais indutorasde brotação de gemas. Entre essaspráticas, o pesquisador FernandoJosé Hawerroth, da Embrapa Uvae Vinho, destaca: "a exposição ao

frio artificial para induzir a brota-ção em mudas, a incisão anelar,o arqueamento de ramos, a podae a desfolha são práticas culturaisque maximizam a brotação dasgemas, embora a mais usual seja autilização de agentes químicos de-nominados indutores da brotoçóo".

Essesprocedimentos são chama-dos de quebra da dormência. Parainduzir a brotação das macieiras,Francescatto aplica produtos quí-micos e utiliza ainda o óleo mineral."Com isso,a planta tem melhor brota-ção e florada mais intensa em menortempo", conta o fruticultor.

No Brasil,Hawerroth, que atua naEstação Experimental de Fruticulturade Clima Temperado da Embrapa, dizque "entre as opções de indutores debrotação disponíveis no mercado, asubstância mais utilizada é a cianami-da hidrogenada que destaca-se pelaeficiência na indução da brotação emmacieira, sendo utilizada juntamentecom óleo mineral".Para Petri,da Epa-gri, os indutores de brotação são maiseficientes à medida que aumenta oacúmulo de frio. "Para que se tenhauma resposta satisfatória, é necessárioa acumulação de pelo menos 50%do requerimento em frio antes daaplicação dos indutores de brotação."

Em regiões subtropicais e tropi-cais o processo é diferente. "Nestasregiões, a planta não entra emdormência profunda e utiliza-seoutras técnicas para a indução dabrotação", explica Petri. Este pro-blema pode ser compensado commanejo da planta durante todo ociclo vegetativo, o controle do cres-cimento da planta e com cultivaresde menor exigência em frio, sendo

que principalmente em pessegueiroe ameixeira existe um grande númerode cultivares.

Mudanças climáticasDe acordo com Hawerroth,

da Embrapa, "mudanças climá-ticas teriam efeito expressivo nadormência de frutíferas de climatemperado, sobretudo em espéciesde maior requerimento em frio,como a macieira". Os problemas,que já existem com a brotação degemas, podem se agravar com asmudanças de temperatura.

O pesquisador Petri, da Epagri,também acredita que as tempera-turas mais altas no outono e inverno,devido às constantes mudançasclimáticas, podem afetar o cultivoda macieira. A alternativa é a utiliza-ção de novas cultivares com menorexigência em frio. "As tecnologiasdesenvolvidas para a indução da

wwwjacto.com.br

brotação deverão contornar oproblema e neste contexto poderí-amos dizer que o Brasil seja um dospaíses que já dispõe de tecnologiaspara superar, se ocorrerem as mu-danças climáticas."

a IJ /JactoSmallFarm