congresso internacional concepcionista setembro 2010.pdf · o valor da bíblia em nossa vida dias...

4
Éramos mais de 400 pessoas. 15 nações com idiomas diferentes. Com algo em comum: o modelo educativo de Carmen Sallés. Introduz Eloísa, professora no DF, sobre o II Congresso Internacional Concepcionista realizado em Madri – Espanha, entre os dias 4 e 8 de setembro. Representantes do Brasil estavam presentes na ocasião e compartilham suas experiências com o leitor: Foi uma experiência de integração de toda a família concepcionista e destaco a atuação dos leigos brasileiros, comenta Irmã Marlise, Superiora Provincial de Educação. Foi uma vivência de carisma e transformação, comenta Maria Helena, de São Paulo. Marcou- me a apresentação do trabalho feito pela ONG Siempre Adelante com o voluntariado, diz Leila, de Passos (MG). Sentir a força do carisma concepcionista movendo educadores de diferentes países e diferentes continentes foi algo que me tocou para o resto da vida, afirma Rita, de Mococa. A minha missão em educar com criatividade e esperança no futuro ficou maior, pronuncia, Patrícia, de Belo Horizonte (MG). Partindo da ótica humana e cristã, como ajudar o ser humano a crescer por vias da integração e superação de tudo o que lhe fragmenta e separa? O que acontece em nossa cultura que vai progredindo constantemente no tecnológico e que não é assim no humano e espiritual? O Carisma Concepcionista é como a árvore que fortalece suas raízes e expande seus ramos, carregados de vitalidade e potencialidade, que vão chegando aos mais diversos países do mundo. (…) Este carisma se encarna em um itinerário concreto e vai produzindo uma preciosa herança que nos transmite uma espiritualidade, um estilo de vida, nos dá coesão e unidade entre os que compartilhamos a missão. Todo encontro humano nos enriquece se sabemos aproveitá-lo. (…) Procuramos caminhos de encontro: “Fé e cultura quero eu em meus colégios”, diz-nos M. Carmen Sallés. (…) Irmã Maria Luz Martinez, superiora Geral das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, na abertura do II Congresso Internacional Concepcionista. Congresso Internacional Concepcionista Setembro de 2010 Edição nº4 O Valor da Bíblia em Nossa Vida Dias de Paz 2 4

Upload: phamkiet

Post on 10-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Éramos mais de 400 pessoas. 15 nações com idiomas diferentes. Com algo em comum: o modelo educativo de Carmen Sallés. Introduz Eloísa, professora no DF, sobre o II Congresso Internacional Concepcionista realizado em Madri – Espanha, entre os dias 4 e 8 de setembro. Representantes do Brasil estavam presentes na ocasião e compartilham suas experiências com o leitor:

Foi uma experiência de integração de toda a família concepcionista e destaco a atuação dos leigos brasileiros, comenta Irmã Marlise, Superiora

Provincial de Educação. Foi uma vivência de carisma e transformação, comenta Maria Helena, de São Paulo. Marcou-me a apresentação do trabalho feito pela ONG Siempre Adelante com o voluntariado, diz Leila, de Passos (MG). Sentir a força do carisma concepcionista movendo educadores de diferentes países e diferentes continentes foi algo que me tocou para o resto da vida, afirma Rita, de Mococa. A minha missão em educar com criatividade e esperança no futuro ficou maior, pronuncia, Patrícia, de Belo Horizonte (MG).

Partindo da ótica humana e cristã, como ajudar o ser humano a crescer por vias da integração e superação de tudo o que lhe fragmenta e separa? O que acontece em nossa cultura que vai progredindo constantemente no tecnológico e que não é assim no humano e espiritual? O Carisma Concepcionista é como a árvore que fortalece suas raízes e expande seus ramos, carregados de vitalidade e potencialidade, que vão chegando aos mais diversos países do mundo. (…) Este carisma se encarna em um itinerário concreto e vai produzindo uma preciosa herança que nos transmite uma espiritualidade, um estilo de vida, nos dá coesão e unidade entre os que compartilhamos a missão.

Todo encontro humano nos enriquece se sabemos aproveitá-lo. (…) Procuramos caminhos de encontro: “Fé e cultura quero eu em meus colégios”, diz-nos M. Carmen Sallés. (…) Irmã Maria Luz Martinez, superiora Geral das Irmãs Concepcionistas Missionárias do Ensino, na abertura do II Congresso Internacional Concepcionista.

Congresso Internacional Concepcionista

Setembro de 2010Edição nº4

O Valor da Bíbliaem Nossa Vida

Dias de Paz

2 4

A Bíblia não é um livro, mas sim uma biblioteca. A Biblioteca mais importante do mundo.  Uma biblioteca que contém 73 livros, dos quais 46 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Os assuntos de cada livro não se referem à história, à ciência, à filosofia... mas cada livro, enquanto redigido sob a moção do Espírito Santo, é uma mensagem viva de Deus Pai para nós seus filhos muito amados. Tudo ali tem sentido para a nossa vida no contexto histórico, social e religioso em que vivemos. Por isso, quando nos colocamos diante de um texto bíblico tenhamos atitudes de muito amor e reverência. É Deus que nos está falando. E sua Palavra é eterna, ela permanece para sempre. Ela é, conforme o Salmo 118,105, “um facho de luz iluminando nosso caminho”.

A Palavra da Bíblia, que é “força de Deus para a salvação de todos os que crêem, manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento” (DV 17). “Estes escritos nos fornecem a verdade definitiva da Revelação divina. Seu objeto central é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, seus atos, ensinamentos, paixão e glorifica – ção, assim como os inícios de

sua Igreja sob a ação do Espírito Santo” (DV 20).

(…) “Os Evangelhos são o coração de todas as Escrituras, ‘uma vez que constituem o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador’ (Catch. R. 125). Daí, a importância de o conhecermos através da leitura assídua e meditação destes textos sagrados que estão à nossa disposição para nosso enriquecimento espiritual. Aliás, “a leitura da Sagrada Escritura, como também a oração da Liturgia das Horas e do Pai-Nosso e todo ato sincero de culto ou de piedade,  reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e contribui para o perdão dos pecados” (Catch. R., 1437). Dom Celso Antônio Marchiori

www.cnbb.org.br

Em 1858, os pais de Carmen foram com os filhos até Monserrat, um importante santuário em Catalunha – região da Espanha – mais ou menos como Aparecida para nós. Chegando à porta, a mãe conta às crianças a história da princesa Margarita, que colocou nas mãos de Nossa Senhora uma coisa muito importante para ela, escrita num bilhete. Dizem que sua mensagem ficou guardada durante muito tempo e que a princesa viveu e morreu no Mosteiro das Descalças Reais em Madri, com o nome de Irmã Margarita da Cruz.

Carmen se emociona com a história... coloca um papelzinho entre as dobras do manto de Nossa Senhora e promete que vai ser “esposa de Jesus”. Expressão de criança da sua vocação, que deixou aos cuidados da mãe Maria.

Ref.: VASCONCELLOS, Maria Pilar. Mulher de Coragem.

O Valor da Bíblia em Nossa Vida

Irmã Wanilda Melo Bárbara, coordenadora provincial de educação, ministrou oficina sobre material para Ensino Religioso e “Em Sintonia”, projeto realizado em toda a Rede, no dia seis de setembro.

A Recopa é uma competição esportiva promovida pelo Colégio Regina Pacis que visa à integração dos seus alunos. Os jovens são divididos em quatro equipes, representando as cores da bandeira do Brasil - verde, amarelo, azul e branco. “Nós, do Colégio Regina Pacis, acreditamos que o esporte pode ser um fator de integração das pessoas e por isso é importante no dia-a-dia das nossas crianças”, declara o departamento de Educação Física da Escola. A Recopa acontece no período de 23 a 30 de setembro. (Site do Colégio)

O Brasil na Espanha Participação do Brasil em mesas, painéis e oficinas do

Congresso Internacional Concepcionista

Recopa no Colégio Regina Pacis, em Belo Horizonte (MG).

Visitas Culturais pela Espanha

Um dos momentos significativos para os países que participaram do II Congresso Internacional Concepcionista foi a Festa das Nações, que aconteceu no dia cinco de setembro.

Os participantes apresentaram cada povo a seu modo. Na apresentação do Brasil, o futebol foi o tema central, enquanto tradição e cultura nacionais. Os integrantes, com o traje da torcida, dançaram a música “Partida de Futebol”, do Skank.

O Brasil participou de mesas redondas e realizou oficina, painel e comunicação de experiência, compondo a programação do Congresso. Iniciou o dia cinco de setembro com oração e participou do painel de experiências de ex-alunos com Renan. No dia seis, Olga, de Machado (MG), integrou mesa redonda sobre os desafios da educação. Teonila foi participante do Painel “Razões para educar evangelizando”. Comunicação da experiência educativa do Movimento Leigo Brasileiro foi apresentada por Telma Lucia, no dia sete de setembro.

Os participantes do Congresso Internacional Concepcionista visitaram templos, museus e lugares históricos da Espanha, como o Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, o Mosteiro das Descalças Reais, a Catedral de Almudena, Mudeu do Prado. O encerramento do Congresso aconteceu na histórica cidade de Segovia, herdeira de uma beleza arquitetônica milenar.

As tradicionais colônias afro-brasileira, espanhola, italiana, sírio-libanesa e hispano-americana ofereceram um show à parte com sua decoração e cardápio típicos. A barraca do Movimento Leigo fez a alegria da garotada com brincadeiras. Na entrada, nossa mãe Imaculada recebia a todos os participantes da festa.

Profª Monica Patti Sanches

Nas casas concepcionistas, a celebração da família aconteceu nos meses de agosto e setembro. Os eventos mostram o estilo concepcionista vivido em ambientes celebrativos, em que são fortalecidos os laços entre Família e Escola.  A seguir, confira a festa da família em Passos (MG) e em Brasília (DF).

Participação das colônias no CIC de Passos (MG)

O Dia Internacional da Paz é celebrado no dia 21 de Setembro e foi declarado pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 30 de novembro de 1981. Desde então celebra-se a data, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas que seja uma ocasião para se fazer algo a favor da paz, com ações concretas de cessar-fogo e de não-violência.

Mas não foi somente na década de oitenta que o mundo passou a celebrar o dia. Em oito de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI criou o Dia Mundial da Paz. Dizia o Papa em mensagem nesse dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, a cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

Dias de Paz

Festa da Família

A confraternização aconteceu no Carmen Sallés e sua programação foi composta por oficinas de Mangá, Dobradura, Pintura de rosto, Pipa com os pais, Desenho, Pintura de Pratos, Teatro; apresentação musical dos alunos do Ensino Médio; Barraquinhas, com a participação do Movimento Leigo.

Afeto e brincadeiras criativas no DF, na festa do Maria Imaculada e Carmen Sallés.

Colégio Madre Carmen Sallés, Colégio Maria Imaculada e suas Obras Sociais se uniram para realizar, no dia 18 de setembro, a Festa da Família Concepcionista, em Brasília – DF.

NOTA DE CONDOLÊNCIAS. Faleceu em Machado (MG, Luiz Marini, irmã de Ir. Vera Lúcia Marini, em 01/09. Aos 100 anos de idade, faleceu em São Paulo Ir. Maria Lopes, no dia 27/08. Em Brasília, José Lemos, irmão de Ir. Goretti, faleceu em 05/09.