configurar o gateway mgcp e as portas fxo/fxs em um ... · tarefas executar para o callmanager da...

49
Configurar o gateway MGCP e as portas FXO/FXS em um servidor do CallManager da Cisco Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Tarefas executar para o 3.0 do CallManager da Cisco Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP Tarefa 2: Configurar as portas FXO Tarefa 3: Configurar as portas FXS Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local Tarefa 5: Configurar um padrão de rota Tarefas executar para o CallManager da Cisco 3.1 e 3.2 Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP Tarefa 2: Configurar as portas FXO Tarefa 3: Configurar as portas FXS Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local Tarefa 5: Configurar um padrão de rota Tarefas executar para o CallManager da Cisco 3.3 e 4.0 Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP Tarefa 2: Configurar as portas FXO Tarefa 3: Configurar as portas FXS Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local Tarefa 5: Configurar um padrão de rota Verifique: Teste chamadas por PSTN Informações Relacionadas Introdução Este documento explica como: Adicionar um gateway do Media Gateway Control Protocol (MGCP). Adicionar e configurar as portas da estação de câmbio internacional (FXO) e do escritório de câmbio internacional (FXO) do gateway adicionado nos server 3.x e 4.x do CallManager da Cisco.

Upload: vokhuong

Post on 07-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Configurar o gateway MGCP e as portasFXO/FXS em um servidor do CallManager daCisco

Índice

IntroduçãoPré-requisitosRequisitosComponentes UtilizadosConvençõesTarefas executar para o 3.0 do CallManager da CiscoTarefa 1: Crie um Gateway MGCPTarefa 2: Configurar as portas FXOTarefa 3: Configurar as portas FXSTarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade localTarefa 5: Configurar um padrão de rotaTarefas executar para o CallManager da Cisco 3.1 e 3.2Tarefa 1: Crie um Gateway MGCPTarefa 2: Configurar as portas FXOTarefa 3: Configurar as portas FXSTarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade localTarefa 5: Configurar um padrão de rotaTarefas executar para o CallManager da Cisco 3.3 e 4.0Tarefa 1: Crie um Gateway MGCPTarefa 2: Configurar as portas FXOTarefa 3: Configurar as portas FXSTarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade localTarefa 5: Configurar um padrão de rotaVerifique: Teste chamadas por PSTNInformações Relacionadas

Introdução

Este documento explica como:

Adicionar um gateway do Media Gateway Control Protocol (MGCP).●

Adicionar e configurar as portas da estação de câmbio internacional (FXO) e do escritório decâmbio internacional (FXO) do gateway adicionado nos server 3.x e 4.x do CallManager daCisco.

Sintomas:

Você pode potencialmente encontrar esta lista de sintomas quando você configura o CallManagerda Cisco com os gateways MGCP do Cisco IOS com portas FXO analógicos e FXS:

O gateway MGCP não se registra com CallManager da Cisco. Refira a falha de registro dogateway MGCP com CallManager da Cisco.

O ID de chamada não trabalha em portas FXO. Isto é porque o ID de chamada não é apoiadocom portas FXO quando configurado para o MGCP. Configurar o gateway no modo de H.323pelo contrário.

A paginação aérea trava acima portas FXO durante o hookflash a menos que os usuáriosforem completamente fora-gancho. Shut seguiu pelo nenhum fechado restaura a porta. Isto érelacionado à identificação de bug Cisco CSCef62275 (clientes registrados somente) quandofixado no Cisco IOS Software Release 12.3(14)T e Mais Recente.

Este documento é a parte três de um grupo de seis documentos.

Configurando o CallManager da Cisco com os gateways de IOS MGCP (FXO analógicos,portas FXS)

1.

Configurando o gateway do Media Gateway Control Protocol (MGCP) de Cisco IOS®2.Configurar o gateway MGCP e as portas FXO/FXS em um servidor do CallManager da Cisco3.Verifique e pesquise defeitos o gateway MGCP do Cisco IOS4.Exemplo de pacotes de debug MGCP5.Monitore, restaure, e suprima de gateways MGCP para o CallManager da Cisco6.

Pré-requisitos

Requisitos

Não existem requisitos específicos para este documento.

Componentes Utilizados

As informações neste documento são baseadas nestas versões de software e hardware:

1 * X Cisco VG200/2 X FXS/2 FXO/1 FastEthernet 10/100 de porta. Cisco IOS SoftwareRelease 12.1(5)T

1 * CallManager da Cisco 3.0(5a) que é executado em um MCS7835●

1 * CallManager da Cisco 3.1(2) que é executado em um MCS7835●

1 * CallManager da Cisco 3.2(2c) que é executado em um MCS7835●

1 * CallManager da Cisco 3.3(3) que é executado em um MCS7835●

1 * CallManager da Cisco 4.0(0.359) que é executado em um MCS7835●

2 * Aparelhos de telefone analógico●

2 * Telefones IP do Cisco 7960●

Esta configuração foi testada com 3.0 do CallManager da Cisco, 3.1, 3.2, 3.3 e 4.0 e váriasversões de imagens do Cisco IOS Software Release 12.2.

Refira a matriz de compatibilidade do CallManager da Cisco para software release recomendadosda compatibilidade entre o CallManager da Cisco e o Cisco IOS gateway.

Nota: O Cisco IOS Software Release 12.2(11)T e Mais Recente é recomendado com base nosrealces do comando ccm-manager mgcp. O comando ccm-manager mgcp exige o Roteadores doCisco IOS Software Release 12.2(2)XA e mais tarde do Cisco e? Series e do Cisco VG200.

O Cisco 2600, 3600, e o Roteadores VG200 apoiam o MGCP se executa o Cisco IOS SoftwareRelease 12.1(3)T e Mais Recente. O software release e a versão que você exige são baseadosnas características que você precisa de permitir. Para a Interoperabilidade do gateway de vozMGCP com CallManager da Cisco, use o Cisco IOS Software Release 12.1(3)T e Mais Recentepara o VG200 e o Cisco IOS Software Release 12.2(2)XA para Cisco 2600 e 3600 Series Router.O servidor do CallManager da Cisco deve executar 3.0(5)a ou mais tarde. O CallManager daCisco e a configuração de roteador são o mesmo para todos os tipos de Roteadores.

As informações neste documento foram criadas a partir de dispositivos em um ambiente delaboratório específico. Todos os dispositivos utilizados neste documento foram iniciados com umaconfiguração (padrão) inicial. Se a sua rede estiver ativa, certifique-se de que entende o impactopotencial de qualquer comando.

Convenções

Consulte as Convenções de Dicas Técnicas da Cisco para obter mais informações sobreconvenções de documentos.

Tarefas executar para o 3.0 do CallManager da Cisco

Estas configurações usam o conjunto de dispositivos padrão. Todos os lugar, Calling SearchSpaces, e separações são ajustados a nenhuns. Você deve compreender as implicações destascaracterísticas antes que você continue se sua configuração usa poois de dispositivos fora dopadrão, lugar, Calling Search Spaces, ou separações.

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP●

Tarefa 2: Configurar as portas FXO●

Tarefa 3: Configurar as portas FXS●

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local●

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota●

Verifique: Chamadas de teste sobre a rede telefônica pública comutada (PSTN)●

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP

Um gateway MGCP VG200-based é criado nesta tarefa. O material nesta seção igualmente aplicaao outro Cisco IOS roteadores MGCP. A única diferença é a plataforma que você seleciona emetapa 3.

Use o wizard de dispositivo para criar um gateway MGCP. Selecione o dispositivo > ogateway.

1.

Clique o Add a New Gateway quando este indicadoraparece.

2.

Selecione o tipo de gateway, neste caso Cisco VG200. Isto muda em uns software releasemais atrasados para refletir que as Plataformas diferentes do VG200 apoiam oMGCP.

3.

Nota: Observe que a única opção no campo do protocolo de dispositivo “não está exigidapara o MGCP”. Isto significa que você não precisa de selecionar um protocolo se o gatewayé um gateway MGCP.Nota: Selecione o tipo de gateway apropriado (tal como 26xx ou 36xx)se você usa um outro roteador do Cisco IOS. Esta é a única etapa que é diferente. Astarefas que permanecem aplicam-se ao VG200 assim como aos 2600 e 3600 SeriesRouter.Clique em Next.Use o nome de host que real você atribuiu ao VG200 para o Domain Name MGCP, nestecaso VG200A.Especifique o módulo portador que o VG200 instalou. Neste caso é um NM-2V.Nota:  O parâmetro do Domain Name MGCP é diferenciando maiúsculas eminúsculas.Nota: Os módulos portador da Voz para o IAD2400 são diferentes do queaqueles do VG200, dos 2600, e dos 3600Router.

4.

Clique em Insert.Nota: Se o Cisco IOS roteador ou gateway está configurado com umDomain Name (palavra do Domain Name do #ip do [config] do roteador), o campo doDomain Name MGCP precisa de inclui-lo. Por exemplo, VG200A.company.com.Você temterminado agora as tarefas básicas exigidas para criar o gateway MGCP. Continueencarregar 2: Configurar as portas FXO.

Tarefa 2: Configurar as portas FXO

As portas FXO são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam ao PSTN. O tipode porta é determinado e o número de diretório assistente (DN) é atribuído neste procedimento.

Identifique os módulos da placa de interface de voz (VIC) instalados nas posições 0 e 1. doslot1. Há um FXO e um módulo de FXS nestecaso.

1.

Atualização do clique para ativar as mudanças.As portas FXO e FXS aparecem no direita inferior deste indicador. Estes são referidosigualmente como identificadores de pontofinais.

Selecione a porta FXO etiquetada 1/0/0 ou a porta FXO apropriada de acordo com suaconfiguração.

2.

Selecione o tipo correto da portaFXO.

3.

Nota: O início de loop é muito uma configuração comum.Você pode com segurançaexperimentar se você não está certo que opção a se usar. Você pode criar um membroMGCP novo com a opção de Ground Start se você não pode fazer ou receber atendimentossobre a porta FXO depois que você termina este o VG200 e as tarefas da configuração doCallManager da Cisco. Você deve primeiramente suprimir da configuração da porta original(membro MGCP). Esta etapa é exigida porque não é possível mudar o tipo de porta de ummembro MGCP foi criado uma vez que. O primeiro indicador na tarefa 3: Configurar asportas que FXS a seção mostra a opção da supressão para um membro MGCP.Configurar seus parâmetros nesta janela de configuração do membro MGCP comonecessário.Nota: Configurar um DN de atendente para indicar onde as chamadas recebidasprecisam de ser enviadas desde que o cartão VIC-FXO não é um cartão do Direct InwardDial(FEZ).

4.

Nota: Procure o nome AALN/S1/SU0/0@VG200A nesta imagem. Isto é como você podedizer que dispositivo MGCP você configura (VG200A) assim como a porta S1/SU0/0 =entalhe 1/VIC0/Port0.Clique em Insert.Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidasconfigurar as portas FXO. Continue encarregar 3: Configurar as portas FXS.

Tarefa 3: Configurar as portas FXS

As portas FXS são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam aos dispositivosde telefonia análogos (monofones neste caso). O tipo de porta é determinado e o DN é atribuído.O gateway MGCP é restaurado para ativar as mudanças no fim desta tarefa.

O lado esquerdo deste indicador tem uma seção que mostre as portas no VG200. O númerode porta 1/0/0 está em corajoso para indicar que é o membro MGCP para o indicador daconfiguraçãoatual.

1.

Nota: A segunda porta FXO (1/0/1) não é usada nesta configuração.Clique o texto 1/1/0 paracomeçar o processo de configuração FXS.Indicadores deste indicador (tipo de porta — [only option] dos POTENCIÔMETROS) no 3.0do CallManager da Cisco. Este indicador não indica nas liberações de Software doCallManager da Cisco maisnovas.

2.

Os POTENCIÔMETROS eram a única opção disponível quando este documento foiredigido. Você vê um indicador similar a esse em etapa 3 quando você selecionaPOTENCIÔMETROS.Aceite os padrões ou configurar seus parâmetros nesta janela de configuração do membroMGCP comonecessário.

3.

Clique a inserção quando você termina.Você vê a opção adicionar DN para criar um DN para a porta que você configura em etapa3.

4.

Clique o texto DN adicionar.Configurar os parâmetros para este indicador como necessário. Um DN de 6001 é usadonesteexemplo.

5.

A inserção do clique e perto do continua pisar 6.Selecione de volta à opção de configuração de MGCP.Repita etapas 1-5 para a porta FXSque permanece. O DN para a porta 1/1/1 FXS é 6002 neste exemplo.Nota: Selecione odispositivo > o gateway do menu principal do CallManager da Cisco na parte superior doindicador se você perde seu lugar no sistema de menu. Selecione então a opção do achado.Todos os gateways configurados aparecem no indicador.

6.

Você tem terminado agora a configuração de porta FXS para os aparelhos de telefoneanalógico. O gateway é restaurado para ativar as mudanças nesta etapa. Selecione de voltaà opção de configuração de MGCP e clique o gateway dereinicialização.

7.

Clique em Reinicialização.Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidas paraconfigurar as portas FXS e para ativar o gateway MGCP. Continue encarregar 4: Teste ostelefones para a conectividade local.

8.

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local

Se você terminou as tarefas configurar o VG200, o VG200 envia agora mensagens de MGCP aoservidor do CallManager da Cisco nas tentativas de estabelecer uma relação de MGCP. Oservidor do CallManager da Cisco e o VG200 estão agora prontos para distribuir chamadas localentre todos os Telefones IP registrados ao servidor do CallManager da Cisco e os telefonesanalógicos conectados às portas FXS que foram configuradas na tarefa 3.

Você tem agora o tom de discagem nos telefones analógicos conectados às portas FXS.Tente discar FXS 1/1/0 1/1/1 (neste caso DN 6001 e DN 6002). Você pode fazer e receberatendimentos entre estas portas.

1.

Você pode igualmente discar os Telefones IP que você já configurou dos telefones2.

analógicos que você configura na tarefa 3. Você pode chamar os telefones analógicos dosTelefones IP. Tente fazer atendimentos a e de todos os telefones em suaconfiguração.Nota: Olhe sua separação, Calling Search Space, pool de dispositivos, econfigurações do local se alguns de seus telefones não podem colocar ou receberatendimentos. Você pôde ter uma configuração que não permitisse que todos os telefoneslocais se chamem. Temporariamente coloque um telefone IP e um telefone analógico (portaFXS) na mesmos separação, pool de dispositivos, lugar, e Calling Search Space e tente oteste outra vez se este é o caso.Nota: Tente restaurar as portas de voz do gateway se vocêencontra edições com o registro ou a operação do Cisco IOS gateway, porque este exemplomostra:router(config)#voice-port 1/0/0 router(config-voiceport)#shutdown Both ports are outof service router(config-voiceport)#no shutdown Nota: Refira o monitor, a restauração, e osgateways MGCP da supressão para o CallManager da Cisco e verifique e pesquise defeitoso gateway MGCP do Cisco IOS para mais tarefas de Troubleshooting se você ainda temproblemas.Continue encarregar 5: Configurar uma rota padrão uma vez que você terminoucom sucesso esta tarefa.

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota

Uma rota padrão simples é criada para permitir os telefones de fazer atendimentos através doPSTN nesta tarefa. O teste padrão padrão do North American Numbering Plan (NANP) de "9.@"é usado.

Selecione o plano de rota > padrão de rota do menu principal do CallManager daCisco.

1.

Estes parâmetros são configurados no indicador da configuração do padrão de rota além doque os padrões:Nota: A rota padrão "9.@" é usada frequentemente para as instalações forado Estados Unidos que não pode usar oNANP.

2.

Clique em Insert.Você tem terminado agora a configuração do CallManager da Cisco inteira.Continue verificar: Chamadas de teste sobre o PSTN.

Tarefas executar para o CallManager da Cisco 3.1 e 3.2

Estas configurações usam o conjunto de dispositivos padrão. Todos os lugar, Calling SearchSpaces, e separações são ajustados a nenhuns. Você deve compreender as implicações destascaracterísticas antes que você continue se sua configuração usa poois de dispositivos fora dopadrão, lugar, Calling Search Spaces, ou separações.

Nota: Os screen shots nestas seções são da página de administração do CallManager da Cisco3.2 mas ainda aplicam-se ao CallManager da Cisco 3.1.

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP●

Tarefa 2: Configurar as portas FXO●

Tarefa 3: Configurar as portas FXS●

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local●

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota●

Verifique: Teste chamadas por PSTN●

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP

Um gateway MGCP VG200-based é criado nesta tarefa. O material nesta seção igualmente aplicaao outro Cisco IOS roteadores MGCP. A única diferença é a plataforma que você seleciona emetapa 3.

Use o wizard de dispositivo para criar um gateway MGCP. Selecione o dispositivo > ogateway.

1.

Clique o Add a New Gateway quando este indicadoraparece.

2.

Selecione o tipo de gateway, neste caso CiscoVG200.

3.

Nota: Observe que a única opção no campo do protocolo de dispositivo “não está exigidapara o MGCP”. Isto significa que você não precisa de selecionar um protocolo se o gatewayé um gateway MGCP.Nota: Selecione o tipo de gateway apropriado (tal como 26xx ou 36xx)se você usa um outro roteador do Cisco IOS. Esta é a única etapa que é diferente. Astarefas que permanecem aplicam-se ao VG200 assim como aos 2600 e 3600 SeriesRouter.Clique em Next.Use o nome de host que real você atribuiu ao VG200 para o Domain Name MGCP, nestecaso VG200c.Especifique o módulo portador que o VG200 instalou. Neste caso é um NM-2V. Observe por favor o campo novo do grupo do CallManager da Cisco na configuração.Cada grupo tem uma lista requisitada dos CallManagers de Cisco (máximo de três pelogrupo) a usar-se.Nota:  O parâmetro do Domain Name MGCP é diferenciando maiúsculas eminúsculas.Nota: Os módulos portador da Voz para o IAD2400 são diferentes do queaqueles do VG200, dos 2600, e dos 3600Router.

4.

Clique em Insert.Nota: Se o Cisco IOS roteador ou gateway está configurado com umDomain Name (palavra do Domain Name do #ip do [config] do roteador), o campo doDomain Name MGCP precisa de inclui-lo. Por exemplo, VG200c.company.com.Você temterminado agora as tarefas básicas exigidas para criar o gateway MGCP. Continueencarregar 2: Configurar as portas FXO.

Tarefa 2: Configurar as portas FXO

As portas FXO são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam ao PSTN. O tipode porta é determinado e o DN de atendente é atribuído neste procedimento.

Identifique os módulos VIC instalados nas posições 0 e 1. do slot1. Há um FXO e ummódulo de FXS nestecaso.

1.

Atualização do clique para ativar as mudanças.As portas FXO e FXS aparecem no direita inferior deste indicador. Estes são referidosigualmente como identificadores de pontofinais.

2.

Selecione a porta FXO etiquetada 1/0/0 ou a porta apropriada de acordo com suaconfiguração.Selecione o tipo correto da portaFXO.

3.

Nota: O início de loop é muito uma configuração comum.Você pode com segurançaexperimentar se você não está certo que opção a se usar. Tente a opção de Ground Start sevocê não pode fazer ou receber atendimentos sobre a porta FXO depois que você terminaeste o VG200 e as tarefas da configuração do CallManager da Cisco. Você deveprimeiramente suprimir da configuração da porta original. Esta etapa é exigida porque não épossível mudar o tipo de porta de uma porta FXO foi criada uma vez que. O primeiroindicador na tarefa 3: Configurar portas que FXS a seção mostra a opção da supressão paraa porta FXO.Configurar seus parâmetros para a porta FXO neste indicador da configuração de gatewaycomo necessário.Nota: Configurar um DN de atendente para indicar onde as chamadasrecebidas precisam de ser enviadas desde que o cartão VIC-FXO não é acardou.

4.

Nota: Procure o nome AALN/S1/SU0/0@VG200A nesta imagem. Isto é como você podedizer que dispositivo MGCP você configura (VG200A) assim como a porta S1/SU0/0 =entalhe 1/VIC0/Port0.Clique em Insert.Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidasconfigurar as portas FXO. Continue encarregar 3: Configurar as portas FXS.

Tarefa 3: Configurar as portas FXS

As portas FXS são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam aos dispositivosde telefonia análogos (monofones neste caso). O tipo de porta é determinado e o DN é atribuído.

Clique o botão da inserção para a porta FXO após a configuração e este indicador aparece.O lado esquerdo tem uma seção que mostre as portas no VG200. O número de porta 1/0/0está em corajoso para indicar que é a porta de voz selecionada para a configuraçãoatual.

1.

Nota: A segunda porta FXO (1/0/1) não é usada nesta configuração.Clique o texto 1/1/0 paracomeçar o processo de configuração FXS.Aceite os padrões ou configurar seus parâmetros neste indicador da configuração degateway comonecessário.

2.

Clique a inserção quando você termina.Este indicador mostra a opção adicionar DN para criar um DN para a porta que vocêconfigura em etapa2.

3.

Clique o texto DN adicionar.Configurar os parâmetros para este indicador como necessário. Um DN de 2001 é usadonesteexemplo.

4.

Inserção do clique a continuar à próxima etapa.Repita etapas 1-4 para a porta FXS que permanece. O DN para a porta 1/1/1 FXS é 2002neste exemplo.Nota: Selecione o dispositivo > o gateway do menu principal do CallManagerda Cisco na parte superior do indicador se você perde seu lugar no sistema de menu.Selecione então a opção do achado. Todos os gateways configurados aparecem noindicador.

5.

Este indicador aparece quando você terminou a configuração das portas FXS para osaparelhos de telefoneanalógico.

6.

O gateway precisa de ser restaurado para ativar as mudanças nesta etapa. Selecione devolta à opção de configuração de MGCP, a seguir clique o gateway de reinicialização. Cliquea restauração quando este indicadoraparece.

Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidas para configurar as portas FXS e paraativar o gateway MGCP. Continue encarregar 4: Teste os telefones para a conectividadelocal.

7.

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local

Se você terminou as tarefas configurar o VG200, o VG200 envia agora mensagens de MGCP aoservidor do CallManager da Cisco nas tentativas de estabelecer uma relação de MGCP. Oservidor do CallManager da Cisco e o VG200 estão agora prontos para distribuir chamadas localentre todos os Telefones IP registrados ao servidor do CallManager da Cisco e os telefonesanalógicos conectados às portas FXS que você configura na tarefa 3.

Você tem agora o tom de discagem nos telefones analógicos conectados às portas FXS.Tente discar FXS 1/1/0 1/1/1 (neste caso DN 2001 e DN 2002). Você pode fazer e receberatendimentos entre estas portas.

1.

Você pode igualmente discar os Telefones IP que você já configurou dos telefonesanalógicos que você configura na tarefa 3. Você pode chamar os telefones analógicos dosTelefones IP. Tente fazer atendimentos a e de todos os telefones em suaconfiguração.Nota: Olhe sua separação, Calling Search Space, pool de dispositivos, econfigurações do local se alguns de seus telefones não podem colocar ou receberatendimentos. Você pôde ter uma configuração que não permitisse que todos os telefoneslocais se chamem. Temporariamente coloque um telefone IP e um telefone analógico (portaFXS) na mesmos separação, pool de dispositivos, lugar, e Calling Search Space e tente oteste outra vez se este é o caso.Nota: Tente restaurar as portas de voz do gateway se vocêencontra edições com o registro ou a operação do Cisco IOS gateway, porque este exemplomostra:router(config)#voice-port 1/0/0 router(config-voiceport)#shutdown Both ports are outof service router(config-voiceport)#no shutdown Nota: Refira o monitor, a restauração, e osgateways MGCP da supressão para o CallManager da Cisco e verifique e pesquise defeitoso gateway MGCP do Cisco IOS para mais tarefas de Troubleshooting se você ainda temproblemas.Continue encarregar 5: Configurar uma rota padrão uma vez que você terminoucom sucesso esta tarefa.

2.

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota

Uma rota padrão simples é criada para permitir os telefones de fazer atendimentos através doPSTN nesta tarefa. O teste padrão padrão do North American Numbering Plan (NANP) de "9.@"é usado.

Selecione o plano de rota > padrão de rota do menu principal do CallManager daCisco.

1.

Estes parâmetros são configurados no indicador da configuração do padrão de rota além doque os padrões:Nota: A rota padrão "9.@" é usada frequentemente para as instalações forado Estados Unidos que não pode usar oNANP.

2.

Clique em Insert.Você tem terminado agora a configuração do CallManager da Cisco inteira.Continue verificar: Chamadas de teste sobre o PSTN.

Tarefas executar para o CallManager da Cisco 3.3 e 4.0

Estas configurações usam o conjunto de dispositivos padrão. Todos os lugar, Calling SearchSpaces, e separações são ajustados a nenhuns. Você deve compreender as implicações destascaracterísticas antes que você continue se sua configuração usa poois de dispositivos fora dopadrão, lugar, Calling Search Spaces, ou separações.

Nota: Os screen shots nestas seções são da página de administração do CallManager da Cisco4.0 mas ainda aplicam-se ao CallManager da Cisco 3.3.

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP●

Tarefa 2: Configurar as portas FXO●

Tarefa 3: Configurar as portas FXS●

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local●

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota●

Verifique: Teste chamadas por PSTN●

Tarefa 1: Crie um Gateway MGCP

Um gateway MGCP VG200-based é criado nesta tarefa. O material nesta seção igualmente aplicaao outro Cisco IOS roteadores MGCP. A única diferença é a plataforma que você seleciona em

etapa 3.

Use o wizard de dispositivo para criar um gateway MGCP. Selecione o dispositivo > ogateway.

1.

Clique o Add a New Gateway quando este indicadoraparece.

2.

Selecione o tipo de gateway, neste caso CiscoVG200.

3.

Nota: Observe que a única opção no campo do protocolo de dispositivo “não está exigidapara o MGCP”. Isto significa que você não precisa de selecionar um protocolo se o gatewayé um gateway MGCP.Nota: Selecione o tipo de gateway apropriado (tal como 26xx ou 36xx)se você usa um outro roteador do Cisco IOS. Esta é a única etapa que é diferente. Astarefas que permanecem aplicam-se ao VG200 assim como aos 2600 e 3600 SeriesRouter.Clique em Next.Use o nome de host que real você atribuiu ao VG200 para o Domain Name, neste casoVG200c.Especifique o módulo portador que o VG200 instalou. Neste caso é um NM-2V.Observe o campo novo do grupo do CallManager da Cisco na configuração. Cada grupo temuma lista requisitada dos CallManagers de Cisco (máximo de três pelo grupo) a usar-se.Nota:  O parâmetro do Domain Name é diferenciando maiúsculas e minúsculas.Nota: Osmódulos portador da Voz para o IAD2400 são diferentes do que aqueles do VG200, dos2600, e dos 3600Router.

4.

Clique em Insert.Nota: Se o Cisco IOS roteador ou gateway está configurado com umDomain Name (palavra do Domain Name do #ip do [config] do roteador), o campo doDomain Name MGCP precisa de inclui-lo. Por exemplo, VG200c.company.com.Você temterminado agora as tarefas básicas exigidas para criar o gateway MGCP. Continueencarregar 2: Configurar as portas FXO.

Tarefa 2: Configurar as portas FXO

As portas FXO são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam ao PSTN. O tipode porta é determinado e o DN de atendente é atribuído neste procedimento.

Identifique os módulos VIC instalados nas posições 0 e 1. do slot1. Há um FXO e ummódulo de FXS nestecaso.

1.

Atualização do clique para ativar as mudanças.As portas FXO e FXS aparecem no direita inferior deste indicador. Estes são referidosigualmente como identificadores de pontofinais.

2.

Selecione a porta FXO etiquetada 1/0/0 ou a porta apropriada de acordo com suaconfiguração.Selecione o tipo correto da portaFXO.

3.

Nota: O início de loop é muito uma configuração comum.Você pode com segurançaexperimentar se você não está certo que opção a se usar. Você pode usar a opção deGround Start para criar um membro MGCP novo se você não pode fazer ou receberatendimentos sobre a porta FXO depois que você termina este o VG200 e as tarefas daconfiguração do CallManager da Cisco. Você deve primeiramente suprimir da configuraçãoda porta original (membro MGCP). Esta etapa é exigida porque não é possível mudar o tipode porta de um membro MGCP foi criado uma vez que. O primeiro indicador na tarefa 3:Configurar portas que FXS a seção mostra a opção da supressão para a porta FXO.Configurar seus parâmetros para portas FXO neste indicador da configuração de gatewaycomo necessário.Nota: Configurar um DN de atendente para indicar onde as chamadasrecebidas precisam de ser enviadas desde que o cartão VIC-FXO não é acardou.

4.

Nota: Procure o nome AALN/S1/SU0/0@VG200c nesta imagem. Isto é como você podedizer que dispositivo MGCP você configura (VG200c) assim como a porta S1/SU0/0 =entalhe 1/VIC0/Port0.Clique em Insert.Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidasconfigurar as portas FXO. Continue encarregar 3: Configurar as portas FXS.

Tarefa 3: Configurar as portas FXS

As portas FXS são configuradas nesta tarefa. Estas são as portas que conectam aos dispositivosde telefonia análogos (monofones neste caso). O tipo de porta é determinado e o DN é atribuído.

Clique o botão da inserção para a porta FXO após a configuração e um indicador similar aeste aparece. O lado esquerdo tem uma seção que mostre as portas no VG200. O númerode porta 1/0/0 está em corajoso para indicar que é a porta de voz selecionada para aconfiguraçãoatual.

1.

Nota: A segunda porta FXO (1/0/1) não é usada nesta configuração.Clique o texto 1/1/0 paracomeçar o processo da configuração de porta FXS.Aceite os padrões ou configurar seus parâmetros neste indicador da configuração degateway comonecessário.

2.

Clique a inserção quando você termina.Este indicador mostra a opção adicionar DN para criar um DN para a porta que vocêconfigura em etapa2.

3.

Clique o texto DN adicionar.Configurar os parâmetros para este indicador como necessário. Um DN de 2001 é usadonesteexemplo.

4.

Nota: Se você quer permitir transferência de chamada, para enrolar para baixo os ajustes dachamada múltipla/espera de chamada secione e ajuste o número máximo de campo dosatendimentos a 2. Se este campo é ajustado ao valor padrão de 1, o gateway vg200 nãopode transferir atendimentos ou iniciar uma conferência. Refira configurar a espera dechamada e as chamadas múltiplas usando o CallManager da Cisco 4.0 para maisinformação.O clique adiciona para continuar à próxima etapa.Repita etapas 1-4 para a porta FXS que permanece. O DN para a porta 1/1/1 FXS é 2002neste exemplo.Nota: Selecione o dispositivo > o gateway do menu principal do CallManagerda Cisco na parte superior do indicador se você perde seu lugar no sistema de menu.Selecione então a opção do achado. Todos os gateways configurados aparecem noindicador.

5.

Este indicador aparece quando você terminou a configuração das portas FXS para osaparelhos de telefoneanalógico.

6.

O gateway precisa de ser restaurado para ativar as mudanças nesta etapa. Selecione devolta à opção de configuração de gateway principal, a seguir clique o gateway dereinicialização. Clique a restauração quando este indicadoraparece.

7.

Você tem terminado agora as tarefas básicas exigidas para configurar as portas FXS e paraativar o gateway MGCP. Continue encarregar 4: Teste os telefones para a conectividadelocal.

Tarefa 4: Teste os telefones quanto à conectividade local

Se você terminou as tarefas configurar o VG200, o VG200 envia agora mensagens de MGCP aoservidor do CallManager da Cisco nas tentativas de estabelecer uma relação de MGCP. Oservidor do CallManager da Cisco e o VG200 estão agora prontos para distribuir chamadas localentre todos os Telefones IP registrados ao servidor do CallManager da Cisco e os telefonesanalógicos conectados às portas FXS que você configura na tarefa 3.

Você tem agora o tom de discagem nos telefones analógicos conectados às portas FXS.Tente discar FXS 1/1/0 1/1/1 (neste caso DN 2001 e DN 2002). Você pode fazer e receberatendimentos entre estas portas.

1.

Você pode igualmente discar os Telefones IP que você já configurou dos telefonesanalógicos que você configura na tarefa 3. Você pode chamar os telefones analógicos dosTelefones IP. Tente fazer atendimentos a e de todos os telefones em suaconfiguração.Nota: Olhe sua separação, Calling Search Space, pool de dispositivos, econfigurações do local se alguns de seus telefones não podem colocar ou receberatendimentos. Você pôde ter uma configuração que não permitisse que todos os telefoneslocais se chamem. Temporariamente coloque um telefone IP e um telefone analógico (portaFXS) na mesmos separação, pool de dispositivos, lugar, e Calling Search Space e tente oteste outra vez se este é o caso.Nota: Tente restaurar as portas de voz do gateway se vocêencontra edições com o registro ou a operação do Cisco IOS gateway, porque este exemplomostra:router(config)#voice-port 1/0/0 router(config-voiceport)#shutdown Both ports are outof service router(config-voiceport)#no shutdown Nota: Refira o monitor, a restauração, e osgateways MGCP da supressão para o CallManager da Cisco e verifique e pesquise defeitoso gateway MGCP do Cisco IOS para mais tarefas de Troubleshooting se você ainda temproblemas.Continue encarregar 5: Configurar uma rota padrão uma vez que você terminou

2.

com sucesso esta tarefa.

Tarefa 5: Configurar um padrão de rota

Uma rota padrão simples é criada para permitir os telefones de fazer atendimentos através doPSTN nesta tarefa. O teste padrão padrão do North American Numbering Plan (NANP) de "9.@"é usado.

Piloto plano de rota > do alinhador longitudinal/caça seletos da rota do menu principal doCallManager daCisco.

1.

Estes parâmetros são configurados além do que os padrões:Nota: A rota padrão "9.@" éusada frequentemente para as instalações fora do Estados Unidos que não pode usar oNANP.

2.

Clique em Insert.Você tem terminado agora a configuração do CallManager da Cisco inteira.Continue verificar: Chamadas de teste sobre o PSTN.

Verifique: Teste chamadas por PSTN

Você pode agora distribuir atendimentos sobre o PSTN de todo o telefone no sistema discando 9e então o número chamado depois que o tom de discagem retorna.

Tente fazer um atendimento de um telefone analógico.1.Tente fazer um atendimento de um telefone IP.Nota: Refira o monitor, a restauração, e osgateways MGCP da supressão para o CallManager da Cisco e verifique e pesquise defeitoso gateway MGCP do Cisco IOS para mais tarefas de Troubleshooting se você ainda temproblemas.

2.

Informações Relacionadas

Como configurar MGCP com PRI digital e CallManager Cisco●

Monitore, restaure, e suprima de gateways MGCP para o CallManager da Cisco●