conferência muniz sodre

1
Conferência – "Cultura, corpo e afeto" - Prof Dr. Muniz Sodré (UFRJ) Dia 25/03/2014 – 16h Local: Teatro do Movimento Resumo: Trata-se de pensar a corporeidade a partir da lógica dos afetos que caracteriza a cultura tecnológica contemporânea. Mostrar a importância do corpo para a formação do capital humano requerido pela globalização, mas também a resistência a esse imperativo pelo apelo à comunidade e ao sagrado. Ressaltar o lugar acadêmico das arte cênicas nesse contexto. Muniz Sodré nasceu em São Gonçalo dos Campos (Bahia), em 1941. Estudou Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal da Bahia, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 2010. Tem Mestrado em Sociologia da Informação (Paris-II, Sorbonne), Doutorado em Letras (UFRJ) e Pós-Doutorado em Sociologia e Antropologia (École Pratique des Hautes en Sciences Sociales – Paris). Foi jornalista profissional, tradutor, professor- adjunto da UFF e professor-titular da UFRJ na Escola de Comunicação. Em 2012, tornou-se Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas (CNPq). Tem 36 livros publicados sobre comunicação, cultura e ficção, alguns dos quais traduzidos no exterior. Seu livro mais recente é “Reinventando a Educação –– descolonização, diversidade e redes”, Editora Vozes, 2012. No prelo, “A Ciência do Comum –– notas para o método comunicacional” (Editora Vozes, 2014). É professor-visitante de várias universidades estrangeiras. Foi membro do Conselho Econômico e de Desenvolvimento Social (Governo Luis Inácio Lula da Silva) e presidente da Fundação Biblioteca Nacional (2005- 2010). Tem duas filhas, três netas e é casado com a professora Raquel Paiva.

Upload: grdnvs1

Post on 23-Nov-2015

34 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

  • Conferncia "Cultura, corpo e afeto" - Prof Dr. Muniz Sodr (UFRJ)

    Dia 25/03/2014 16h Local: Teatro do Movimento

    Resumo: Trata-se de pensar a corporeidade a partir da lgica dos afetos que caracteriza a cultura tecnolgica contempornea. Mostrar a importncia do corpo para a formao do capital humano requerido pela globalizao, mas tambm a resistncia a esse imperativo pelo apelo comunidade e ao sagrado. Ressaltar o lugar acadmico das arte cnicas nesse contexto.

    Muniz Sodr nasceu em So Gonalo dos Campos (Bahia), em 1941. Estudou Cincias Jurdicas e Sociais na Universidade Federal da Bahia, da qual recebeu o ttulo de Doutor Honoris Causa em 2010. Tem Mestrado em Sociologia da Informao (Paris-II, Sorbonne), Doutorado em Letras (UFRJ) e Ps-Doutorado em Sociologia e Antropologia (cole Pratique des Hautes en Sciences Sociales Paris). Foi jornalista profissional, tradutor, professor-adjunto da UFF e professor-titular da UFRJ na Escola de Comunicao. Em 2012, tornou-se Professor Emrito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Pesquisas Cientficas (CNPq).

    Tem 36 livros publicados sobre comunicao, cultura e fico, alguns dos quais traduzidos no exterior. Seu livro mais recente Reinventando a Educao descolonizao, diversidade e redes, Editora Vozes, 2012. No prelo, A Cincia do Comum notas para o mtodo comunicacional (Editora Vozes, 2014). professor-visitante de vrias universidades estrangeiras. Foi membro do Conselho Econmico e de Desenvolvimento Social (Governo Luis Incio Lula da Silva) e presidente da Fundao Biblioteca Nacional (2005-2010). Tem duas filhas, trs netas e casado com a professora Raquel Paiva.