concurso público - questões de concursos · prova de legislação, com 10 questões, numeradas de...

52
______________________________________________ Nome do candidato Por favor, abra somente quando autorizado. Concurso Público IFSUDESTE • 2016 Assistente de Laboratório Imagem freepik

Upload: tranthu

Post on 01-Dec-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

______________________________________________

Nome do candidatoPor favor, abra somente quando autorizado.

Concurso PúblicoIFSUDESTE • 2016

Assistente de Laboratório

Imag

em f

reep

ik

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 3

instruções Gerais

1. A prova terá, no máximo, 4 (quatro) horas de duração, incluído o tempo destinado à transcrição do gabarito na Folha de Respostas.

2. Este caderno contém 50 questões de múltipla escolha , assim distribuídas:

Prova de Língua Portuguesa, com 15 questões, numeradas de 01 a 15.

Prova de Legislação, com 10 questões, numeradas de 16 a 25.

Prova de informática Básica, com 05 questões, numeradas de 26 a 30.

ProvadeConhecimentosEspecíficos,com 20 questões, numeradas de 31 a 50.

3. Cada questão apresenta 5 alternativas, de (a) a (e). O candidato deverá lê-las, atentamente, antes de responder a elas.

4. Caso o Caderno esteja incompleto ou com defeito, o candidato deverá solicitar ao aplicador, durante os primeiros 20 minutos, as providências cabíveis.

5. Nenhuma folha poderá ser destacada, durante a realização das provas, exceto a destinada para anotação na Folha de Respostas (rascunho).

6. O candidato deverá passar o gabarito para a Folha de Respostas, utilizando caneta esferográfica azul ou preta.

7. O candidato deverá entregar ao aplicador este caderno de questões e a Folha de Respostas identificada com nome e número de inscrição.

8. O candidato só poderá se retirar do recinto, após 1 (uma) hora, contada a partir do efetivo início da prova.

9. O gabarito e a relação de candidatos aprovados serão divulgados no sítio concursos.fundacaocefetminas.org.br.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 5

LínGua PortuGuesa

instruçÃo: As questões de 01 a 15 devem ser respondidas com base no texto 1. Leia-o atentamente, antes de responder a todas as questões.

texto 1

a sociedade das aparências

Antropóloga analisa modelo do sistema capitalista na raiz do con-sumo. A responsabilidade leva em conta impactos de compra, uso, descarte e origem de produtos ou serviços.

por Lilian Monteiro

Para a antropóloga Andréa Zhouri, é preciso mudar o modo de vida de acumulação.

[1º§] O consumo responsável é decisão individual, particular e solitária, em função do compromisso de cada um com o desenvol-vimento socioambiental. É de quem tem ou adquire a consciência de que ações positivas minimizam as negativas. Comportamento e atitude que estão ligados à questão do “não-desperdício, do desprendimento e da posse de objetos por status. Visão ainda pequena na nossa sociedade, mas que tende a aumentar nas ca-madas mais jovens, preocupadas com a preservação dos recursos naturais renováveis. Em outros países, as práticas são mais arrai-gadas. No Brasil, não. Acumulamos muito lixo pelo consumo que tem a ver com o descarte, a sobra, o desperdício, o refugo, que

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório6

causam sérios problemas. É a garrafa PET, a sacola plástica, as sucatas de equipamentos eletrônicos, o celular, o computador...”, explica Andréa Zhouri, antropóloga e coordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da Universidade Fede-ral de Minas Gerais (UFMG).

[2º§] Andréa Zhouri alerta que a solução está na mudança do “pensar do berço ao túmulo. É prática de preocupação política no sentido mais amplo. É concepção de consciência política. O modo de vida de acumulação, de posse de coisas, de acumular e desperdiçar. É preciso mudar. Surgem, na sociedade brasileira, atitudes, tentativas ainda incipientes, marginais e pontuais, mas em determinados grupos. No entanto, a grande tendência é ter!”.

[3º§] O caminho é longo e é preciso persistência. “A transição do ter para o ser implica processo. E tem a ver com a elaboração do sujeito, da sua reflexão sobre a existência no mundo, porque a sociedade capitalista é uma sociedade de produção de mer-cadorias e de bens não só materiais, mas de bens significativos. Ou seja, ao mesmo tempo em que tem valor de uso, prático, de troca e comercial, também tem valor de bem distintivo, de status, simbólico. Ambos estão interligados. O exemplo mais claro é o automóvel. Não se compra só o veículo de transporte para levar alguém de um lugar A para o B. Não é 'um' automóvel, mas 'o' automóvel, o modelo, o tipo e a marca que vão atribuir ao consu-midor um lugar na sociedade, que é cumulativa de bens e emite mensagens”, analisa a antropóloga.

[4º§] Andréa Zhouri enfatiza que as pessoas compram a men-sagem e não o objeto. “E aí vamos entrar em outra área, que é a luta pelo poder. Ao transmitir o que se tem, a pessoa emite uma mensagem. Por isso é muito difícil o consumo consciente, responsável, porque a questão não está no nível do cognitivo. O desafio não é a informação, porque o consumo mexe com o lado

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 7

efetivamente significativo da existência. A necessidade de se dis-tinguir, ser diferente e projetar determinada imagem.”

[5º§] A antropóloga alerta que “a sociedade vende a ilusão de que você, consumindo, vai conseguir a distinção que a sociedade moderna valoriza. A pessoa vai comprar a ideia de que é especial. Assim, é difícil o consumo responsável na contramão de um mun-do da propaganda e do marketing”.

[6º§] E, como Andréa Zhouri já declarou diante de outra si-tuação (no caso, a catástrofe da Samarco, que também envolve consumo), “precisamos repensar o que é de fato o bem-viver, a riqueza e uma boa economia. Há alternativas que exigem partici-pação política de todos, ainda que a sociedade civil cobre, esteja engajada, em determinadas situações, ela não encontra ouvidos do outro lado, do lado da governança”.Fonte: Jornal Estado de Minas, 24/01/2016, disponível em: http://impresso.em.com.br/app/noticia/toda-semana/bem-viver/2016/01/24/interna_bemviver,171062/a-sociedade-das-aparencias.shtml, acesso em 28/01/2016. Texto adaptado.

QuestÃo 01

O objetivo do texto 1 é

a) expor os perigos do acúmulo de lixo na sociedade brasileira.

b) analisar impactos ambientais resultantes de grandes catástrofes.

c) discutir impactos do consumismo na qualidade de vida e na natureza.

d) apresentar alternativas para mudanças de posturas políticas nas cidades.

e) descrever o cenário de consumo consciente no âmbito indivi-dual e no social.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório8

QuestÃo 02

Releia o trecho que compõe o lide (texto que aparece logo abaixo do título) do texto 1:

Antropóloga analisa modelo do sistema capitalista na raiz do consumo. A responsabilidade leva em conta impactos de compra, uso, descarte e origem de produtos ou serviços.

Nos textos jornalísticos, e também no texto 1, o lide tem a função de

a) destacar um trecho específico do texto apresentado.

b) evidenciar fatos relacionados ao conteúdo da matéria.

c) focalizar um aspecto crítico explorado na fala do autor.

d) apresentar sucintamente o assunto da matéria jornalística.

e) salientar um elemento discutido pontualmente na matéria.

QuestÃo 03

No trecho: “Surgem, na sociedade brasileira, atitudes, tentativas ainda incipientes, marginais e pontuais, mas em determinados grupos. No entanto, a grande tendência é ter!”, a palavra em negrito pode ser substituída, sem perda de sentido, por

a) avançadas

b) prudentes

c) inovadoras

d) inexperientes

e) inconsequentes

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 9

QuestÃo 04

A sentença, retirada do texto 1, que explica o título “A sociedade das aparências” é

a) No Brasil, não. Acumulamos muito lixo pelo consumo que tem a ver com o descarte, a sobra, o desperdício, o refugo, que causam sérios problemas.

b) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, em função do compromisso de cada um com o desen-volvimento socioambiental.

c) Há alternativas que exigem participação política de todos, ain-da que a sociedade civil cobre, esteja engajada, em determina-das situações, ela não encontra ouvidos do outro lado, do lado da governança.

d) Andréa Zhouri alerta que a solução está na mudança do “pen-sar do berço ao túmulo. É prática de preocupação política no sentido mais amplo. É concepção de consciência política. O modo de vida de acumulação, de posse de coisas, de acumular e desperdiçar. É preciso mudar.”

e) A antropóloga alerta que “a sociedade vende a ilusão de que você, consumindo, vai conseguir a distinção que a sociedade moderna valoriza. A pessoa vai comprar a ideia de que é espe-cial. Assim, é difícil o consumo responsável na contramão de um mundo da propaganda e do marketing”.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório10

QuestÃo 05

Releia o seguinte trecho, retirado do segundo parágrafo do texto 1:

Andréa Zhouri alerta que a solução está na mudança do “pensar do berço ao túmulo. É prática de preocupação polí-tica no sentido mais amplo. É concepção de consciência po-lítica. O modo de vida de acumulação, de posse de coisas, de acumular e desperdiçar. É preciso mudar.”.

A antropóloga chama a atenção para uma mudança a ser reali-zada por todos os

a) jovens.

b) ativistas.

c) políticos.

d) indivíduos.

e) consumidores.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 11

QuestÃo 06

De acordo com o terceiro parágrafo do texto, a relação entre os bens de uso e os bens de valor distintivo apresenta-se na combi-nação de significados simbólicos às mercadorias. A classificação de bens de uso e de valor simbólico pode ser identificada na as-sociação entre as colunas abaixo.

CoLuna 1 CoLuna 21) Bens de uso ( ) notoriedade2) Valor simbólico ( ) carro ( ) status ( ) imponência ( ) terra ( ) livro ( ) celular ( ) ostentação ( ) computador

A sequência correta para a associação entre as colunas 1 e 2 é

a) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2

b) 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1

c) 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 2 – 1

d) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2 – 2 – 2 – 1

e) 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório12

QuestÃo 07

Considere o trecho do texto 1:

O consumo responsável é decisão individual, particular e so-litária, em função do compromisso de cada um com o de-senvolvimento socioambiental. É de quem tem ou adquire a consciência de que ações positivas minimizam as negativas. Comportamento e atitude que estão ligados à questão do “não-desperdício, do desprendimento e da posse de objetos por status.” Visão ainda pequena na nossa sociedade, mas que tende a aumentar nas camadas mais jovens, preocupa-das com a preservação dos recursos naturais renováveis.

A charge/tirinha em que se apresenta uma visão correspondente a esse trecho é:

a)

MEU FILHO, UM DIA TUDO ISTO SERÁ SEU!

Fonte: https://planetalimpodotorg.wordpress.com/page/2/, acesso em 30/04/2016

b) VAMOS TER QUE MUDAR?

SIM. OS NOSSOS

HÁBITOS.

https://jogadacerta.wordpress.com/tag/jogadacerta/, acesso em 30/04/2016

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 13

c)

50 QUILOS DE PAPEL

Fonte: https://planetalimpodotorg.wordpress.com/page/2/, acesso em 30/04/2016

d) ESTE AÍ NUNCA OUVIU FALAR DE

CONSUMO CONSCIENTE! UM DIA ELE

VAI APRENDER.

Fonte: http://www.numeroreal.com.br/cerp/projetos/consumo-consciente/, acesso em 30/04/2016

e) ÀS VEZES EU ACHO QUE O INDÍCIO

MAIS CERTO DE QUE EXISTEM FORMAS DE VIDA INTELIGENTE FORA DA TERRA

É QUE NENHUMA DELAS TENTOU ENTRAR EM CONTATO CONOSCO.

Fonte: http://www.numeroreal.com.br/cerp/projetos/consumo-consciente/, acesso em 30/04/2016

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório14

QuestÃo 08

Na conclusão do texto 1, a antropóloga Andréa Zhouri

a) discute a catástrofe da Samarco.

b) critica a inoperância do governo.

c) define o significado de bem-viver.

d) explicita as alternativas de ação política.

e) analisa o engajamento da sociedade civil.

QuestÃo 09

No trecho: “O consumo responsável é decisão individual, parti-cular e solitária, em função do compromisso de cada um com o desenvolvimento socioambiental. É de quem tem ou adquire a consciência de que ações positivas minimizam as negativas.”, o trecho grifado, uma oração substantiva, exerce função sintática equivalente ao termo

a) objeto direto.

b) objeto indireto.

c) adjunto adverbial.

d) adjunto adnominal.

e) complemento nominal.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 15

QuestÃo 10

Houve emprego de discurso indireto, no seguinte trecho retirado do texto 1:

a) O caminho é longo e é preciso persistência.

b) Andréa Zhouri enfatiza que as pessoas compram a mensagem e não o objeto.

c) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, em função do compromisso de cada um com o desen-volvimento socioambiental.

d) “precisamos repensar o que é de fato o bem-viver, a riqueza e uma boa economia. Há alternativas que exigem participação política de todos, ainda que a sociedade civil cobre, esteja en-gajada, em determinadas situações, ela não encontra ouvidos do outro lado, do lado da governança”.

e) “pensar do berço ao túmulo. É prática de preocupação política no sentido mais amplo. É concepção de consciência política. O modo de vida de acumulação, de posse de coisas, de acu-mular e desperdiçar. É preciso mudar. Surgem, na sociedade brasileira, atitudes, tentativas ainda incipientes, marginais e pontuais, mas em determinados grupos. No entanto, a grande tendência é ter!”.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório16

QuestÃo 11

nÃo existe correspondência de sentido entre a ideia presente nos colchetes e a conjunção/locução conjuntiva grifada em:

a) Andréa Zhouri enfatiza que as pessoas compram a mensagem e não o objeto. [OPOSIÇÃO]

b) A necessidade de se distinguir, ser diferente e projetar deter-minada imagem. [ADIÇÃO]

c) assim, é difícil o consumo responsável na contramão de um mundo da propaganda e do marketing. [CONCLUSÃO]

d) O desafio não é a informação, porque o consumo mexe com o lado efetivamente significativo da existência. [EXPLICAÇÃO]

e) Por isso é muito difícil o consumo consciente, responsável, por-que a questão não está no nível do cognitivo. [CONCLUSÃO]

QuestÃo 12

No trecho: “E aí vamos entrar em outra área, que é a luta pelo poder.”, o verbo em negrito apresenta a seguinte classificação desinencial (número-pessoal e modo-temporal)

a) 1ª pessoa do plural – presente do indicativo.

b) 3ª pessoa do plural – presente do subjuntivo.

c) 1ª pessoa do plural – pretérito perfeito do indicativo.

d) 3ª pessoa do plural – pretérito imperfeito do indicativo.

e) 1ª pessoa do plural – pretérito imperfeito do subjuntivo.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 17

QuestÃo 13 Dentre as sentenças a seguir, a palavra grifada classifica-se, mor-fologicamente, como um advérbio em:

a) Comportamento e atitude que estão ligados à questão do “não-desperdício, do desprendimento e da posse de objetos por status.”

b) Em outros países, as práticas são mais arraigadas. É a garrafa PET, a sacola plástica, as sucatas de equipamentos eletrônicos, o celular, o computador.

c) No Brasil, não. Acumulamos muito lixo pelo consumo que tem a ver com o descarte, a sobra, o desperdício, o refugo, que causam sérios problemas.

d) Visão ainda pequena na nossa sociedade, mas que tende a aumentar nas camadas mais jovens, preocupadas com a pre-servação dos recursos naturais renováveis.

e) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, em função do compromisso de cada um com o desen-volvimento socioambiental. É de quem tem ou adquire a cons-ciência de que ações positivas minimizam as negativas.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório18

QuestÃo 14

No trecho: “Há alternativas que exigem participação política de todos, ainda que a sociedade civil cobre, esteja engajada, em de-terminadas situações, ela não encontra ouvidos do outro lado, do lado da governança.”, o verbo haver pode ser substituído, sem prejuízos de sentido, por

a) fazem.

b) existem.

c) haviam.

d) ocorreram.

e) aconteciam.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 19

QuestÃo 15

Releia o trecho a seguir, retirado do 1º parágrafo:

O consumo responsável é decisão individual, particular e solitária, em função do compromisso de cada um com o desenvolvimento socioambiental.

Dentre as opções de reescrita apresentadas a seguir, só houve manutenção de sentido desse trecho em:

a) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, apesar do compromisso de cada um com o desenvolvi-mento socioambiental.

b) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, por causa do compromisso de cada um com o desenvol-vimento socioambiental.

c) O consumo responsável é decisão individual, particular e soli-tária, assim como o compromisso de cada um com o desenvol-vimento socioambiental.

d) O consumo responsável é decisão individual, particular e so-litária, em consequência do compromisso de cada um com o desenvolvimento socioambiental.

e) O consumo responsável é decisão individual, particular e so-litária, para a obtenção do compromisso de cada um com o desenvolvimento socioambiental.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório20

LeGisLaçÃo

QuestÃo 16

Segundo o Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é dever fundamental do servidor público:

a) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

b) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

c) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.

d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

e) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 21

QuestÃo 17

Considerando o Decreto nº 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público:

I- Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encami-nhar para providências.

II- Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.

III- Ingerir bebidas alcoólicas.

IV- Desviar servidor público para atendimento a interesse particu-lar.

Estão corretas as afirmativas

a) II e III.

b) II e IV.

c) I, II e III.

d) I, II e IV.

e) I, III e IV.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório22

QuestÃo 18

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, nÃo é um requisito básico para investidura em cargo público,

a) o gozo dos direitos políticos.

b) a idade mínima de dezoito anos.

c) a quitação com as obrigações militares e eleitorais.

d) atestado de ausência de condenação na esfera criminal.

e) o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 23

QuestÃo 19

Tendo em vista a gratificação natalina, prevista no art. 63 do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, é possível afirmar que

a) corresponde a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

b) é devida somente para atender a situações excepcionais e tem-porárias.

c) corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano.

d) é devida aos servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida.

e) é devida ao servidor que atuar como instrutor em curso de for-mação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório24

QuestÃo 20

Sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais:

a) A licença é uma espécie de penalidade disciplinar.

b) Casos de insubordinação grave em serviço não são passíveis de demissão.

c) O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

d) O servidor poderá se aposentar voluntariamente aos 50 (cinquenta) anos de idade, independentemente se for homem ou mulher.

e) Desde que devidamente autorizado por seu chefe imediato, o servidor poderá receber de terceiros comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 25

QuestÃo 21

Tendo em vista a Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais,

a) as indenizações se incorporam ao vencimento ou ao provento para qualquer efeito.

b) o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

c) o servidor faz jus à remuneração do dia em que faltar ao serviço, ainda que sem motivo justificado.

d) servidores cuja natureza de seus cargos forem de baixa complexidade poderão receber remuneração inferior ao salário mínimo.

e) é vedada a retribuição ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório26

QuestÃo 22

No que se refere à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988,

a) o prazo de validade de um concurso público é indeterminado.

b) ao servidor público civil é vedado o direito à livre associação sindical.

c) somente em casos excepcionais, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados, mediante processo de licitação pública.

d) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, são estabelecidos de forma independente e não possuem quaisquer relações entre si.

e) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 27

QuestÃo 23

nÃo é um princípio constitucional previsto de forma expressa no caput do artigo 37 da Constituição Federal de 1988: a) Legalidade.

b) Moralidade.

c) Publicidade.

d) Impessoalidade.

e) Competitividade.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório28

QuestÃo 24

Carlos, servidor público federal, pregoeiro de determinado órgão público, consentiu com a aquisição de um determinado bem por um preço dez vezes superior ao de mercado. Isso ocorreu porque o servidor, por um descuido, não realizou previamente a pesquisa de preços, logo, ficou sem uma referência dos valores praticados pelo referido objeto. Neste sentido, é possível afirmar que Carlos

a) constituiu ato de improbidade administrativa por causar lesão ao erário.

b) não constituiu ato de improbidade administrativa uma vez que não agiu de má-fé.

c) constituiu ato de improbidade administrativa por importar enriquecimento ilícito no exercício da função.

d) não constituirá em ato de improbidade administrativa caso seja provado que o bem é de qualidade superior e atende o interesse público

e) não constituiu ato de improbidade administrativa uma vez que o órgão público possuía verba suficiente para arcar com a despesa daquele bem.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 29

QuestÃo 25

Segundo a Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os termos presentes na lei às suas respectivas definições.

CoLuna i CoLuna ii1. Órgão ( ) O servidor ou agente público dotado de po-

der de decisão.

2. Entidade ( ) A unidade de atuação dotada de personali-dade jurídica.

3. Autoridade ( ) A unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta.

A sequência correta é

a) 1, 2, 3.

b) 2, 1, 3.

c) 2, 3, 1.

d) 3, 1, 2.

e) 3, 2, 1.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório30

inForMÁtiCa BÁsiCa

QuestÃo 26

A respeito da Área de Trabalho e da gerência de arquivos no Win-dows, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Deletar um atalho de programa, localizado na Área de Traba-lho, desinstala o programa ao qual ele está associado.

( ) Realizar a cópia de um arquivo, localizado na Área de Traba-lho, utilizando a combinação de teclas Ctrl+C e Ctrl+V, cria um novo atalho para o arquivo.

( ) Deletar um arquivo, localizado na Área de Trabalho, utilizan-do a combinação de teclas Shift+Delete, exclui o arquivo de-finitivamente sem poder ser recuperado da Lixeira.

A sequência correta é

a) F, V, V.

b) V, V, F.

c) F, F, V.

d) F, V, F.

e) V, F, F.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 31

QuestÃo 27

No Microsoft Word, o botão Mostrar tudo, existente na guia Pági-na Inicial, no grupo Parágrafo, tem como funcionalidade

a) exibir o histórico de alterações do parágrafo onde se encontra o cursor.

b) tornar visíveis as marcas de formatação, tais como espaços e marcas de parágrafos.

c) ajustar o zoom de tal forma que todos os parágrafos de uma página fiquem visíveis na tela.

d) exibir as informações sobre o parágrafo, tais como tipo de fonte e espaçamento entre linhas.

e) ajustar o modo de exibição de tal forma que o parágrafo onde está o cursor fique todo visível na tela.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório32

QuestÃo 28

O Microsoft Word permite selecionar o texto de um documento de diferentes maneiras. Para selecionar palavras não adjacentes, selecione a primeira palavra e mantenha a tecla ________ pressio-nada enquanto seleciona as próximas palavras.

O termo que preenche a lacuna é

a) Alt.

b) Esc.

c) Ctrl.

d) Shift.

e) Insert.

Concurso iFsuDeste • 2016 • Assistente de Laboratório 33

QuestÃo 29

A fi gura abaixo apresenta a imagem de uma planilha do Micro-soft Excel.

Ao selecionar as células A1 e A2, clicar na alça de preenchimento no canto inferior direito e arrastar para baixo até a célula A6. O conteúdo das células A3, A4, A5 e A6 serão, respectivamente,

a) 1, 1, 1, 1.

b) 2, 2, 2, 2.

c) 1, 2, 1, 2.

d) 2, 1, 2, 1.

e) 3, 4, 5, 6.

Concurso iFsuDeste • 2016 • Assistente de Laboratório34

QuestÃo 30

No Microsoft Excel, a seleção de células, em uma planilha, pode ser feita utilizando o teclado.

Considerando que, na planilha acima, a célula ativa é a D5, rela-cione as combinações de teclas com seus respectivas intervalos de células que serão selecionados na planilha.

(1) Shift+Seta para esquerda ( ) D5:A5(2) Shift+Home ( ) D5:B5(3) Ctrl+Shift+Home ( ) D5:C5(4) Ctrl+Shift+Seta para esquerda ( ) D5:A1

A sequência correta é a) 1, 3, 4, 2.

b) 2, 3, 1, 4.

c) 2, 4, 1, 3.

d) 3, 4, 1, 2.

e) 4, 1, 2, 3.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 35

ConHeCiMentos esPeCíFiCos

QuestÃo 31

Observe as vidrarias de laboratório, representadas a seguir:

Fonte: Fonseca e Brasilino, 2007

Para garantir a integridade física e a aferição, a única vidraria que pode ser secada em estufa à temperatura de 100ºC é a

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório36

QuestÃo 32

Observe os materiais comuns de laboratório, representados a seguir:

Fonte: Fonseca e Brasilino, 2007

Pode-se afirmar que

a) o material 1 é utilizado para separar líquidos miscíveis.

b) o material 3 é utilizado na pulverização e trituração de sólidos.

c) o material 5 é utilizado para medidas aproximadas de volumes de líquidos.

d) o material 2 é utilizado em filtração a vácuo, devendo ser acoplado a um kitassato.

e) o material 4 é utilizado para condensar vapores nas destilações e nos aquecimentos sob refluxo.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 37

QuestÃo 33

As juntas de conicidade padronizadas são usadas para conectar vidrarias sem usar tubos, rolhas de borracha ou rolhas de cortiça. As peças são ligadas por conexão de vidro esmerilhado existente nos dispositivos.

De acordo com este conceito, são exemplos de vidrarias de laboratório que podem ser empregadas juntas de conicidade padronizadas:

a) Erlenmeyer, Pipeta, Pisseta.

b) Becker, Bastão de vidro, Pistilo.

c) Vidro de relógio, Bureta, Proveta.

d) Bastão de vidro, Bico de Bunsen, Cadinho.

e) Balão de fundo redondo, Balão de três vias, Funil de separação.

QuestÃo 34

Em relação à utilização de vidrarias, equipamentos e outros materiais comuns de laboratório, o dessecador pode ser utilizado para

a) pulverizar e triturar sólidos.

b) manter as substâncias sob pressão elevada.

c) adicionar os reagentes em um sistema reacional.

d) facilitar as dissoluções na transferência de líquidos.

e) armazenar e resfriar substâncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo índice de umidade.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório38

QuestÃo 35

Em relação à utilização de vidrarias, equipamentos e outros ma-teriais comuns de laboratório, o vidro de relógio pode ser utiliza-do para

a) separar líquidos imiscíveis.

b) cobrir becker, pesar sólidos e evaporar líquidos.

c) transferir líquidos e auxiliar nas filtrações simples.

d) aquecer líquidos e fazer reações com desprendimentos gasosos.

e) condensar os vapores nas destilações e nos aquecimentos sob refluxo.

QuestÃo 36

É condição básica para a utilização de balanças analíticas em laboratório:

a) A balança deve estar posicionada em base flexível, para absorver vibrações.

b) A medida de massa deve ser feita com objetos com temperaturas superiores à temperatura da balança.

c) Os líquidos voláteis devem ser colocados em frascos abertos para a realização da medida de massa.

d) O objeto cuja massa será determinada deverá ser posicionado na parte lateral direita do prato da balança.

e) Os sólidos higroscópios devem ser colocados em frascos fechados para a realização da medida de massa.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 39

QuestÃo 37

Em relação aos materiais de aquecimento, utilizados em labora-tórios, considere as afirmativas:

I- A Mufla é utilizada, em geral, na calcinação de precipitados.

II- O Bico de gás (ou bico de Bunsen) é utilizado nas operações de aquecimento direto de substâncias inflamáveis.

III. O Banho-maria é utilizado para aquecer soluções a tempera-turas acima do ponto de ebulição da água ou para sublimar sólidos a fim de diminuir-lhes o volume.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório40

QuestÃo 38

Considerando a massa molar do hidrogênio igual a 1,0 g.mol-1 e a do oxigênio igual a 16 g.mol-1, o número de mols de moléculas de H2O em 360 g de H2O é

a) 2.

b) 4.

c) 20.

d) 40.

e) 60.

QuestÃo 39

Considerando a massa molar do NaOH igual a 40 g.mol-1, a concentração em mol.L-1 em uma solução preparada com 2,0 g de NaOH em água suficiente para 1,0 litro de solução é

a) 0,001

b) 0,005

c) 0,05

d) 0,5

e) 1,0

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 41

QuestÃo 40

A alternativa que contém apenas ácidos de Arrhenius é:

a) H2O2, NaCl, KOH.

b) HBr, HNO3, H2SO4.

c) NaCl, Ba(OH)2, BaS.

d) NaOH, LiOH, Ca(OH)2.

e) Ca(OH)2, NH4OH, BaS.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório42

QuestÃo 41

X, Y e Z representam genericamente três ácidos que, quando dissolvidos em um mesmo volume d’água, à temperatura constante, comportam-se de acordo com a tabela:

Ácido nº de mols dissolvido nº de mols ionizado

X 30 3

Y 16 8

Z 5 1

Considere as afirmações em relação aos três ácidos:

I- X representa o maior grau de ionização.

II- Y representa o ácido mais forte.

III- Z representa o ácido mais fraco.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II

e) I, II e III.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 43

QuestÃo 42

Em relação às propriedades gerais dos ácidos, sais e bases, considere as afirmativas:

I- Sais são substâncias iônicas que apresentam pelo menos um cátion diferente de H+ e pelo menos um ânion diferente de OH-.

II- O ácido deixa o indicador, papel de tornassol, azul.

III- A força de interação iônica de uma base independe do grau de solubilidade em água que ela apresenta.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório44

QuestÃo 43

Em relação às regras básicas na organização dos estoques de produtos químicos em almoxarifado de laboratório,

a) os produtos sensíveis à luz devem ser estocados na capela.

b) os líquidos devem ser estocados em prateleiras acima dos níveis dos olhos.

c) os produtos químicos incompatíveis devem ser armazenados nas proximidades uns aos outros.

d) uma vez separados em classes de risco, os produtos químicos podem ser estocados em ordem alfabética.

e) os produtos químicos que necessitam de refrigeração devem ser guardados, preferencialmente, nos compartimentos da porta do refrigerador.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 45

QuestÃo 44

Em relação aos procedimentos adequados de rotulagem de frascos de reagentes e soluções em laboratório, considere as informações a seguir:

I- As canetas esferográficas podem ser utilizadas para a rotula-gem temporária de vidrarias durante os trabalhos de labora-tório.

II- Os frascos que precisam ser envolvidos com material opaco (papel alumínio, por exemplo) devem ser rotulados apenas na parte externa do invólucro.

III- A parafinagem é um processo antigo de proteção do rótulo, ainda muito utilizado e simples, que consiste em fundir uma quantidade suficiente de parafina e passá-la em toda a face do rótulo, indo um pouco além de seus limites.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório46

QuestÃo 45

Em relação aos métodos de purificação de água para uso em laboratório, considere as afirmativas:

I- A deionização consiste em fazer a água a ser purificada percolar uma coluna com misturas de resinas trocadoras iônicas.

II- A destilação consiste no aquecimento da mistura até que se evapore o componente mais volátil.

III- A foto-oxidação consiste no emprego da radiação infravermelha para eliminar compostos inorgânicos da água a ser purificada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 47

QuestÃo 46

Analise as afirmativas abaixo com relação aos tipos de efeitos tóxicos ao organismo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Ação combinada – é quando duas ou mais substâncias perigosas atuam simultaneamente, resultando em um efeito maior do que seria de se esperar pela ação de cada substância isoladamente.

( ) Agudo – é caracterizado por uma exposição prolongada ou repetida com uma duração medida em dias, meses ou anos.

( ) Crônico – é caracterizado pela absorção rápida da substância, sendo a exposição súbita e severa.

( ) Sistêmico – é quando a ação tóxica ocorre em lugar diferente daquele onde houve o contato, e pressupõe-se que tenha ocorrido absorção.

A sequência correta é

a) V, V, F, F.

b) V, F, V, V.

c) V, F, F, V.

d) F, V, F, V.

e) F, F, F, F.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório48

QuestÃo 47

A Nosologia pode ser entendida como o ramo da Medicina que se dedica ao estudo e à classificação das doenças. Com relação à Nosologia, dentre as substâncias tóxicas que podem ser encontradas em laboratório, os carcinógenos são substâncias que

a) podem alterar o material genético de uma célula viva.

b) provocam uma ação depressiva no sistema nervoso central.

c) causam inflamação das mucosas com as quais entram em contato.

d) contém um agente capaz de iniciar ou acelerar o desenvolvi-mento de um tumor maligno.

e) podem causar uma destruição visível ou alteração irreversível em tecidos vivos, pela ação química no local de contato.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 49

QuestÃo 48

Observe os símbolos de riscos, utilizados na rotulagem de reagentes químicos, representados a seguir:

Fonte: Fonseca e Brasilino, 2007

A sequência correta é:

a) 1 – Inflamável; 2 – Explosivo; 3 – Oxidante.

b) 1 – Explosivo; 2 – Inflamável; 3 – Oxidante.

c) 1 – Oxidante; 2 – Inflamável; 3 – Explosivo.

d) 1 – Oxidante; 2 – Explosivo; 3 – Inflamável.

e) 1 – Inflamável; 2 – Oxidante; 3 – Explosivo.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório50

QuestÃo 49

Em relação aos riscos dos reagentes químicos, considere as afir-mativas:

I- Substâncias corrosivas são químicos que destroem o tecido vivo, bem como vestuário.

II- Substâncias oxidantes são comburentes que podem inflamar substâncias combustíveis ou acelerar a propagação de incên-dio.

III- Substâncias tóxicas são aquelas que provocam danos à saúde, na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte, quando inaladas, ingeridas ou absorvidas através da pele.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I, II e III.

QuestÃo 50

São considerados equipamentos de proteção individual ou coletiva em laboratórios, exCeto:

a) Capela.

b) Avental.

c) Autoclave.

d) Equipamento lava olhos.

e) Chuveiro de emergência.

Concurso IFSUDESTE • 2016 • Assistente de Laboratório 51

IFSUDESTEConcurso Público 2016

Folha de respostas(rascunho)

Língua Portuguesa

informática Básica

Conhecimentos Específicos

Legislação

A01. B C D E

A02. B C D E

A03. B C D E

A04. B C D E

A05. B C D E

A26. B C D E

A27. B C D E

A28. B C D E

A29. B C D E

A30. B C D E

A21. B C D E

A22. B C D E

A23. B C D E

A24. B C D E

A25. B C D E

A06. B C D E

A07. B C D E

A08. B C D E

A09. B C D E

A10. B C D E

A11. B C D E

A12. B C D E

A13. B C D E

A14. B C D E

A15. B C D E

A36. B C D E

A37. B C D E

A38. B C D E

A39. B C D E

A40. B C D E

A

A

41.

49.

B

B

C

C

D

D

E

E

A

A

42.

50.

B

B

C

C

D

D

E

E

A43. B C D E

A44. B C D E

A45. B C D E

A46. B C D E

A47. B C D E

A48. B C D E

A16. B C D E

A17. B C D E

A18. B C D E

A19. B C D E

A20. B C D E

A31. B C D E

A32. B C D E

A33. B C D E

A34. B C D E

A35. B C D E