concurso pessoas

6
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TJ-AM Prova: Juiz Substituto Assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ. a) Diz-se tentado o latrocínio quando não se realiza plenamente a subtração da coisa, mas ocorre a morte da vítima. b) Tendo o CP adotado a teoria monista, não há como punir diferentemente todos quantos participem direta ou indiretamente para a produção do resultado danoso. c) É impossível o concurso de pessoas nos crimes culposos, ante a ausência de vínculo subjetivo entre os agentes na produção do resultado danoso. d) O crime de latrocínio não admite forma preterdolosa, considerando a exigência do animus necandi na conduta do agente. e) No crime de roubo praticado com pluralidade de agentes, se apenas um deles usar arma de fogo e os demais tiverem ciência desse fato, todos responderão, em regra, pelo resultado morte, caso este ocorra, pois este se acha dentro do desdobramento normal da conduta. Responder Aulas (6) 8 comentários estatísticas adicionar a um caderno fazer anotações notificar erro 02 Q588019 Direito Penal

Upload: andsonanita

Post on 12-Jul-2016

8 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

CONCURSO

TRANSCRIPT

Ano: 2016Banca: CESPEÓrgão: TJ-AMProva: Juiz Substituto

Assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência do STJ.

 a)Diz-se tentado o latrocínio quando não se realiza plenamente a subtração da coisa, mas ocorre a morte da vítima.

 b)Tendo o CP adotado a teoria monista, não há como punir diferentemente todos quantos participem direta ou indiretamente para a produção do resultado danoso.

 c)É impossível o concurso de pessoas nos crimes culposos, ante a ausência de vínculo subjetivo entre os agentes na produção do resultado danoso.

 d)O crime de latrocínio não admite forma preterdolosa, considerando a exigência do animus necandi na conduta do agente.

 e)No crime de roubo praticado com pluralidade de agentes, se apenas um deles usar arma de fogo e os demais tiverem ciência desse fato, todos responderão, em regra, pelo resultado morte, caso este ocorra, pois este se acha dentro do desdobramento normal da conduta.

ResponderAulas (6)    

8 comentários estatísticas adicionar a um caderno fazer anotações notificar erro

02Q588019

Direito Penal  Autoria e coautoria,  Participação,  Concurso de Pessoas (+ assunto)

Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: DPE-RNProva: Defensor Público Substituto

Acerca do concurso de agentes, assinale a opção correta conforme a legislação de regência e a jurisprudência do STJ.

 a)

A ciência da prática do fato delituoso caracteriza conivência e, consequentemente, participação, mesmo que inexistente o dever jurídico de impedir o resultado.

 b)Em um crime de roubo praticado com o emprego de arma de fogo, mesmo que todos os agentes tenham conhecimento da utilização do artefato bélico, somente o autor do disparo deve responder pelo resultado morte, visto que não se encontrava dentro do desdobramento causal normal da ação delitiva. Nesse caso, não há que se falar em coautoria no crime mais gravoso (latrocínio).

 c)Não se admite o concurso de agentes no crime de porte ilegal de arma de fogo, haja vista que somente o agente que efetivamente porta a arma de fogo incorre nas penas do delito. 

 d)É admissível, segundo o entendimento doutrinário e jurisprudencial, a possibilidade de concurso de agentes em crime culposo, que ocorre quando há um vínculo psicológico na cooperação consciente de alguém na conduta culposa de outrem. O que não se admite nos tipos culposos é a participação.

 e)O falso testemunho, por ser crime de mão própria, não admite a coautoria ou a participação do advogado que induz o depoente a proclamar falsa afirmação. 

ResponderAulas (4)    

14 comentários estatísticas adicionar a um caderno fazer anotações notificar erro

03Q589583

Direito Penal  Legítima defesa,  Autoria e coautoria,  Estado de necessidade   (+ assunto) Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TRE-MTProva: Analista Judiciário - Judiciária

No tocante a aplicação da pena, concurso de crimes e causas de exclusão de ilicitude e de culpabilidade, assinale a opção correta.

 a)A legítima defesa sucessiva é inadmissível como causa excludente de ilicitude da conduta.

 b)

A coação física irresistível configura causa excludente da culpabilidade.

 c)No que se refere ao concurso de pessoas, configuram exceções à teoria dualista a previsão expressa de conduta de cada concorrente em tipo penal autônomo e a cooperação dolosamente distinta.

 d)Conforme o STJ, aquele que, ao juiz, admite a autoria de um crime, ainda que alegue, em seu favor, a existência de causa excludente de ilicitude, pode se beneficiar da atenuante genérica relativa à confissão espontânea.

 e)De acordo com a jurisprudência do STJ, em se tratando de delitos ocorridos em comarcas limítrofes ou próximas, não se admite a continuidade delitiva.

ResponderAulas (6)    

7 comentários estatísticas adicionar a um caderno fazer anotações notificar erro

04Q534571

Direito Penal  Concurso de PessoasAno: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-PBProva: Juiz Substituto

Assinale a opção correta no que se refere ao concurso de pessoas. 

 a)Inexiste previsão legal referente ao desvio subjetivo de conduta.

 b)Segundo a teoria da acessoriedade mínima, uma ação justificada para o autor não constitui crime para o partícipe.

 c)Será considerado cúmplice aquele que incutir na mente do autor principal o propósito criminoso.

 d)A coautoria pressupõe acordo prévio, o que a doutrina denomina de pactum sceleris.

 e)O crime omissivo admite a participação por meio de comissão.

ResponderAulas (10)    

11 comentários estatísticas adicionar a um caderno fazer anotações notificar erro

05Q532418

Direito Penal  Lei de Contravenções Penais - Decreto-Lei nº 3.688 de 1941,  Constrangimento ilegal,  Furto (+

assunto)

Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Juiz de Direito Substituto

Cada uma das próximas opções apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz do CP, da Lei de Juizados Especiais (Lei n.º 9.099/1995) e da legislação penal especial. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

 a)O policial civil Cristiano, durante o expediente de trabalho, algemou e conduziu Orlando a uma viatura, mediante ameaça com emprego de arma de fogo, e o manteve detido no veículo por oito horas devido ao fato de, anteriormente, eles terem tido um desentendimento. Nessa situação, a conduta de Cristiano caracterizou crime de constrangimento ilegal.

 b)Wesley foi preso em flagrante porque estava pescando em um local que, conforme prévia regulamentação do órgão competente, era interditado para a pesca. Nessa situação, o crime descrito constitui delito de menor potencial ofensivo, razão por que, caso preencha os requisitos subjetivos exigidos, Wesley poderá ser beneficiado pela transação penal.

 c)Téo, réu primário e sem quaisquer antecedentes, foi preso em flagrante por ter cometido o delito de furto simples. Nessa situação, como o crime de furto não é de competência do juizado especial criminal, Téo não poderá ser beneficiado pela suspensão condicional do processo. 

 d)Gabriel estava recolhendo, em via pública, apostas de transeuntes para o jogo de azar conhecido como jogo do bicho e, imediatamente após anotar a aposta realizada por Ângelo, foi abordado por policiais. Nessa situação, a conduta de Gabriel é tipificada como contravenção penal, ao passo que a conduta de Ângelo é caracterizada como atípica. 

 e)Januário, maior e capaz, burlou, juntamente com José e Ricardo, ambos menores de dezoito anos, todos com unidade de desígnios, a vigilância de uma loja de departamentos e dela subtraíram, em horário comercial, três aparelhos de DVD novos. Os três foram presos em flagrante, na residência de José, duas horas depois de terem cometido o delito. Nessa situação, se ausentes quaisquer excludentes e comprovados os fatos, Januário deverá ser condenado por crime de furto qualificado e dois delitos de corrupção de menores, todos em concurso formal.

ResponderAulas (20)