concordâncias verbal e nominal no enem

15
Manoel Neves Concordâncias verbal e nominal no ENEM

Upload: manoel-neves

Post on 06-Apr-2017

186 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Manoel Neves

Concordâncias verbal e nominal no ENEM

DiantedonúmerodeóbitosprovocadospelagripeH1N1–gripesuína–noBrasil,em2009,oMinistrodaSaúdefezumpronunciamentopúbliconaTVenorádio.Seu objeIvo era esclarecer a população e as autoridades locais sobre anecessidadedoadiamentodoretornoàsaulas,emagosto,paraqueseevitassemaaglomeraçãodepessoaseapropagaçãodovírus.

Fazendousodanormapadrãoda língua,quesepautapelacorreçãogramaIcal,seriacorretooMinistroler,emseupronunciamento,oseguintetrecho:

a) Diante da gravidade da situação e do risco de que nos expomos, há anecessidade de se evitar aglomerações de pessoas, para que se possa conter oavançodaepidemia.

b) Diante da gravidade da situação e do risco a que nos expomos, há anecessidadedeseevitaremaglomeraçõesdepessoas,paraquesepossamconteroavançodaepidemia.

c)Diantedagravidadedasituaçãoedoriscoaquenosexpomos,háanecessidadedeseevitaremaglomeraçõesdepessoas,paraquesepossaconteroavançodaepidemia.

d) Diante da gravidade da situação e do risco os quais nos expomos, há anecessidade de se evitar aglomerações de pessoas, para que se possa conter oavançodaepidemia.

e) Diante da gravidade da situação e do risco com que nos expomos, tem anecessidadedeseevitaremaglomeraçõesdepessoas,paraquesepossaconteroavançodaepidemia.

QUESTÃO 01 segunda aplicação do ENEM-2010

Aúnicaopçãoqueatendetotalmenteaosparâmetrosdecorreção,considerandoa norma padrão, formal, culta, é a letra “c”. Nas demais opções há erros deregênciaverbal[a,d,e],concordânciaverbal[a,b,d]ecoloquialismo[e].

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2010

Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: abr. 2009 (adaptado).

A norma padrão da língua portuguesa está respeitada, na interpretação dográfico,em:a) Durante o ano de 2008, foi em geral decrescente a taxa de desocupação noBrasil.b)Nosprimeirosmesesde2009,houveramacréscimosnataxadedesocupação.c)Em12/2008,porocasiãodasfestas,ataxadedesempregadosforamreduzidos.d)Ataxadepessoasdesempregadasem04/08e02/09,éestaIsIcamenteigual:8,5.e) Em março de 2009 as taxas tenderam à piorar: 9 entre 100 pessoasdesempregadas.

QUESTÃO 02 ENEM-2009: prova cancelada

Aúnicaopçãoqueatendetotalmenteaosparâmetrosdecorreção,considerandoa norma padrão, formal, culta, é a letra “c”. Nas demais opções há erros deregênciaverbal[a,d,e],concordânciaverbal[a,b,d]ecoloquialismo[e].

SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2009: segunda aplicação

Veja, 20 de maio, 2009 (adaptado).

QUESTÃO 03 segunda aplicação do ENEM-2009

Na interpretaçãodas informaçõesdográfico,apresentadasabaixo, respeitam-seasregrasgramaIcaisdanormapadrãodalínguaportuguesaem:

a) Correm-se 9,5 graus de riscos se digitar dados pessoais ou usar senhas emcomputadoresdelanhouses.b) Em uma escala de 1 a 10, o comparIlhamento de arquivos em “pen drives”apresentaumriscodegrau7.c)Oriscomáximoéquandoanexosou“links”desconhecidoséaberto:chegamaograu10naescaladoriscodigital.d)Abaixarmúsicas,emredesdearquivoscomparIlhados representa2grausderiscosmenorqueusarsenhasemlocaispúblicos.e)Abriranexos,comoPDFs, fotoseplanilhasdeconhecidos têmgraudeperigoequivalenteametadedoperigodeabriranexosdedesconhecidos.

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2009

Osdistratoresdestaquestãoreferem-seaaspectosdaconcordânciaverbaledaortografia.NãoháerronoenunciadodaalternaIva“b”.

Gripado,pensoentreespirrosemcomoapalavragripenoschegouapósumasériede contágios entre línguas. ParIu da Itália em 1743 a epidemia de gripe quedisseminoupelaEuropa,alémdovíruspropriamentedito,doisvocábulosvirais:oitaliano influenzaeofrancêsgrippe.OprimeiroeraumtermoderivadodolaImmedieval influen,a, que significava “influência dos astros sobre os homens”. Osegundoeraapenasaformanominaldoverbogripper,istoé“agarrar”.Supõe-seque fizesse referência aomodo violento como o vírus se apossa do organismoinfectado.

RODRIGUES,S.Sobrepalavras.Veja.SãoPaulo,30nov.2011.

QUESTÃO 03 primeira aplicação do ENEM-2013

Paraseentendero trechocomoumaunidadedesenIdo,éprecisoqueo leitorreconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construídapredominantementepelaretomadadeumtermoporoutroepelousodaelipse.Ofragmentodotextoemquehácoesãoporelipsedosujeitoé:a)“[…]apalavragripenoschegouapósumasériedecontágiosentrelínguas.”b)“ParIudaItáliaem1743aepidemiadegripe[…]”.c)OprimeiroeraumtermoderivadodolaImmedievalinfluen,aquesignificava“influênciadosastrossobreoshomens”.d)“Osegundoeraapenasaformanominaldoverbogripper[…]”.e)“Supõe-sequefizessereferênciaaomodoviolentocomoovírusseapossadoorganismoinfectado.”

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2013

Assinale-se a alternaIva “e”, pois o sujeito de “fizesse” é “a forma nominal doverbogripper” [sintagma que foi elidido na frase a fimde se evitar a repeIçãovocabular].Emtempo:osujeitode“supõe-se”é“quefizessereferênciaaomodoviolentocomoovírusseapossadoorganismoinfectado”eode“seapossa”é“ovírus”.O sujeito da forma verbal “chegou” [alternaIva “a"] é “a palavra gripe”. Já“parIu”[alternaIva“b"]temporsujeito“aepidemiadegripe”.“Oprimeiro”éosujeitode“era”[alternaIva“c”].Porsuavez,“que”[pronomerelaIvoqueretoma“umtermoderivadodolaIminfluen,a”]ésujeitode“significava”.“Osegundo”ésujeitode“era”[alternaIva“d”].

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS!!!

http://www.slideshare.net/ma.no.el.ne.ves

https://www.facebook.com/nevesmanoel

https://www.instagram.com/manoelnevesmn/

h t t p s : / / w w w . y o u t u b e . c o m / u s e r /TheManoelNeves

https://twitter.com/Manoel_Neves

Conhece meu livro de redação para o ENEM?

Vendas: www.manoelneves.com