comunidades lares, vale sagrado dos incas e machu …

19
COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU PICCHU 2014

Upload: others

Post on 02-Jul-2022

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU PICCHU

2014

Page 2: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

Itinerário de 05 dias/04 noites .....................3

Itinerário de 07 dias/06 noites .....................7

Mapa da rota de trilhas nas montanhas 13

Preparando-se para a aventura ................ 14

O que levar .......................................................... 15

Guias, instruções e descrição ..................... 16

Seguro de viagem ............................................ 17

Yanapana Peru.................................................... 18

Contatos para informações ........................ 19

Sua jornada começa aqui…

O Mountain Lodges of Peru convida você para explorar o Vale de Urubamba, o famoso “ Vale Sagrado dos Incas”, e o espetacular sítio arqueológico de Machu Picchu. Tudo isso combinado com uma caminhada na região de Lares, um dos lugares menos visitados e menos populosos ao norte de Cusco, conhecido por sua atmosfera rural, seus artesãos de tear de vestes coloridas e seus rebanhos de alpacas de lhamas - um pedacinho da autêntica vida peruana. Confortáveis lodges nas montanhas servem como alojamentos de luxo para que os visitantes possam fazer caminhadas diárias que os levam a lugares remotos, onde é possível avistar cascatas, picos nevados, lagos glaciais, condores planando e também visitar as pequenas comunidades andinas onde o estilo de vida permanece imutável há séculos. Lá, você poderá conhecer os artesãos de tear manual e os camponeses, e dar um pequeno mergulho no passado.

Nós oferecemos aventuras únicas, na medida para caminhantes de trilhas de diferentes níveis e habilidades. No fim do dia, você pode relaxar num lodge confortável - e assim curtir o melhor dos dois mundos! Guias experientes acompanham os grupos durante toda a jornada, e compartilham seu conhecimento sobre história natural, cultura e tradições locais. Todos os itinerários incluem visitas aos incríveis sítios Inca de Pisac, com suas notáveis estruturas de pedras; de Ollantaytambo, onde o líder rebelde Inca MancoInca derrotou os espanhóis em batalha; e da incomparável Machu Picchu, glória do império Inca e maravilha arqueológica da América do Sul.

Para uma aventura mais completa, nós recomendamos a jornada de 7 dias. Se você tem pouco tempo, então junte-se à nossa jornada de 5 dias, que também inclui os mais expressivos sítios Incas do vale sagrado, e as melhores trilhas da região de Lares. Partidas semanais de março a dezembro.

Bem-vindo!

2 [email protected] | www.laresadventure.com

ÍNDICE

Page 3: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

[email protected] | www.laresadventure.com 3

DIA 1 | Vale Sagrado: explore o vale de Pisac e suas ruínas

Depois de um café-da-manhã bem cedo, saímos de Cusco em direção ao Vale Urubamba, o “Vale Sagrado dos Incas”. O traslado passa por Pisac, e deixa a estrada principal no vilarejo de Qoya (2.900 m de altitude), onde há uma charmosa igreja colonial. Depois de um trajeto de cerca de 1,5 hora (a última parte em estrada de terra), chegamos à comunidade de AyarCancha, onde começamos a caminhada numa altura de 3.800 msnm. A trilha segue montanha acima por duas horas até o desfiladeiro de Challwacassa (4.250 msnm), que nos oferece lindas vistas dos picos das cordilheiras de Vilcanota e Vilcabamba, e, mais ao longe, dos gigantes picos nevados de Ausangate e Salcantay. Seguimos então montanha abaixo até a comunidade de Viacha (3.900 msnm) onde paramos para um almoço gourmet. Depois de um merecido descanso, pegamos uma trilha Inca restaurada, que leva até o impressionante sítio arqueológico de Pisac (3.200 msnm), que domina todo o vale. As encostas mais baixas das montanhas exibem terraços para plantio e sistemas de irrigação impressionantes, que datam dos tempos Inca. Depois de um passeio de exploração nas ruínas, continuamos descendo por uma hora, até a pitoresca aldeia de Pisac (2.972 msnm), bastante conhecida por seu colorido mercado de produtos artesanais, que acontece às terças, quintas e domingos. Ali, nosso transporte estará nos esperando para nos levar à cidade de Lamay (2.941 msnm), onde passaremos a noite num lodge confortável. Jantar e pernoite no lodge de Lamay.

Tempo total de caminhada: 6 horas (incluindo almoço)

ATIVIDADES OPCIONAIS DO DIA 1

Caso um hóspede não sinta vontade de fazer a caminhada, ou prefira uma caminhada mais fácil no primeiro dia, sugerimos a seguinte alternativa:

Os hóspedes que preferirem ir com calma no primeiro dia podem tomar um café da manhã mais longo e aproveitar a manhã no lodge de Lamay. No começo da tarde, uma van os leva para juntarem-se ao grupo de caminhantes para o almoço na comunidade de Viacha: o que os aguarda é uma deliciosa refeição, e ninguém pode perder! Após o almoço, os que se sentirem dispostos podem se juntar ao grupo da caminhada para seguir montanha abaixo até o sítio arqueológico de Pisac. hike downhill towards Pisaq archeological site

ITINERÁRIO DE 5 DIAS/4 NOITESPhoto,:

Page 4: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

DIA 2 | Lares: Caminhada de Quiswarani até Huaca-wasi, lagos e aldeias no alto das montanhas

Um dia cheio de surpresas vai se revelando conforme caminhamos em uma das mais belas trilhas da região de Cusco! Saímos de Lamay bem cedo, e somos levados de carro numa viagem de belas paisagens por 2 horas até Lares, região norte do Vale Sa-grado. Ao deixarmos a estrada principal, logo chegamos à singular aldeia de Quiswa-rani (3.829 msnm), onde começamos nossa caminhada. Nossa trilha segue sentido oeste vale acima, onde encontramos lagos e rebanhos de alpacas pastando. O vale vai então afunilando numa série de zigue-zagues até o desfiladeiro de AbraHuchuyc-casa (4.414msnm), onde chegaremos depois de 3 horas. Do desfiladeiro, podemos observar as incríveis paisagens das cordilheiras de montanhas ao longe e ainda ver os maravilhosos lagos turquesa, cujas nuances brilhantes resultam da presença do bronze nas águas geladas. Descendo mais um pouco, continuamos nossa caminha-da por mais uma hora até chegar ao desfiladeiro de Phoñaccasa (4.387 msnm). De lá, continuamos descendo até o lago de Qeywagocha para um almoço tranquilo, e então terminamos a caminhada na aldeia de Qelgena (3.647 msnm). Ao longo do caminho, é possível observar diversas espécies de aves nativas, incluindo o ganso andino, patos e tarambolas. Nosso carro nos encontra então no início da trilha para nos levar à aldeia de Huacawasi (3.800 msnm), famosa por seus artesãos de tear. Jantar e pernoite no lodge de Huacawasi.

Tempo total de caminhada: 8 horas (incluindo almoço)

Caso algum hóspede prefira uma caminhada mais leve, sugerimos a seguinte alternativa:

CAMINHADA OPCIONAL NO DIA 2 | Lares: caminhada de Cuncani até Huacawasi, visita às comunidades

Um rápido trajeto de carro nos leva até Ancasmarca (4.044msnm), onde podemos explorar um antigo sítio Inca que apresenta uma variedade de construções, entre moradias e depósitos de comida, além de áreas de cultivo. Sua localização era estratégica, uma vez que conectava a parte mais alta do Vale Sagrado com as comu-nidades montanhesas de Lares. Passando pelo desfiladeiro de Lares (4.420 msnm), chegamos a Cuncani (3.884 msnm), o ponto de partida de nossa caminhada. Caminhando montanha acima por duas horas, passaremos por campos e casas de camponeses. Os habitantes locais, descendentes dos Incas, mantiveram seu tradi-cional estilo de vida, e seguem cultivando uma grande variedade de batatas que produzem durante o ano inteiro, além de ainda usarem as lhamas para transporte, e as alpacas, para alimentação e vestimenta. Chegando ao desfiladeiro de Cruzccasa (4.188 msnm), podemos apreciar a impressionante vista do pico Veronica, e então seguimos numa descida de uma hora até o lugar de nosso almoço. Mais uma hora de caminhada nos leva até o lodge de Huacawasi (3.800 msnm). No fim da tarde, é o momento de ter um encontro cultural único com as pessoas da comunidade local. Jantar e pernoite no lodge de Huacawasi.

Tempo total de caminhada: 5 horas (incluindo almoço).

Photo:

4 [email protected] | www.laresadventure.com

Page 5: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

5 [email protected] | www.laresadventure.com

DIA 3 | Lares: caminhada de Huacawasi até Patacancha, a trilha dos artesãos de tear.

Huacawasi é uma famosa aldeia de artesãos de tear, onde os homens ainda vestem os tradicionais ponchos coloridos, e a vestimenta das mulheres inclui saias feitas à mão e chapéus decorados. Nossa caminhada começa no alojamento de Huacawasi, e conforme passamos pela aldeia, temos a oportunidade de mergulhar na vida cotidiana da comunidade, observar as mulheres trabalhando nos teares, e ver as crianças indo para a escola. A trilha larga e de nenhuma dificuldade nos leva montanha acima por 2,5 horas até o topo do desfiladeiro de Ipsaycocha (4.442 msnm), onde podemos aproveitar as maravilhosas paisagens das montanhas em volta. Durante a caminhada, é comum encontrarmos os habitantes locais se deslocando de aldeia em aldeia, levando suas mercadorias e rebanhos de animais. Seguimos então numa suave descida de cerca de 40 minutos até o lago Ipsaycocha (4.292 msnm), onde temos a chance de observar condores circulando livremente no céu enquanto aproveitamos o almoço. Continuamos então nossa descida por 2,5 horas até a aldeia de Patacancha (3.848 msnm), cujos artesãos de tear são famosos pela produção de alta qualidade. Nosso carro nos encontra lá para nos levar até a cidade Inca de Ollantaytambo (2.792 msnm), no Vale Sagrado. Jantar e pernoite em hotel.

Tempo total de caminhada: 6,5 horas (incluindo almoço)

Photo: Photo:

Page 6: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

6 [email protected] | www.laresadventure.com

DIA 5 | Visita ao santuário de Machu Picchu e retorno a Cusco.

Depois de um café-da-manhã bem cedo no hotel, vamos até a estação de ônibus para pegar o ônibus que nos leva até o santuário de Machu Picchu, num trajeto de 30 minutos. Nosso guia de viagem fará então um tour de duas horas nas ruínas evocativas, e depois os viajantes podem optar por subir a íngreme escada Inca de Huayana Picchu - uma caminhada vertical desafiadora - , mas que oferece uma vista abrangente de Machu Picchu e das cordilheiras de montanhas (a caminhada pode levar cerca de 2 horas). Em seguida, nos reunimos novamente e voltamos de ônibus até Aguas Calientes para um almoço tardio. À tarde, a viagem de trem de Aguas Calientes a Ollantaytambo leva aproximadamente 1,5 hora e então uma van nos leva de volta a Cusco (mais 1,5 hora de viagem). Na nossa chegada a Cusco (por volta das 19 hs ou 20 hs), vamos direto para o hotel El Mercado Tunqui – ou para outro hotel de sua escolha – para pernoite.

DIA 4 | Explorando os sítios Inca de Ollantaytambo e viagem para Machu Picchu

Depois de três dias de caminhada, teremos um dia mais relaxante, com um café-da-manhã longo e uma visita à Ollantaytambo, que ostenta um sítio arqueológico impressionante e a bem preservada estrutura de uma cidade Inca. O local era propriedade do imperador Pachacutec, conquistador da região, que construiu a cidade e o centro de cerimônias. Ollantaytambo data do século 15 e apresenta algumas das moradas de ocupação contínua mais antigas da América do Sul. Depois de um almoço no hotel, pegamos nosso trem para uma viagem de 1,5 hora até Aguas Calientes, também conhecida como a cidade de Machu Picchu. Jantar e pernoite no Inkaterra Pueblo Hotel.

Caminhada opcional para caminhantes de trilhas acostumados a desafios:

CAMINHADA OPCIONAL PARA O DIA 4 | Vale Sagrado: caminhada pelas trilhas Inca sobre Ollantaytambo e viagem para a cidade de Machu Picchu.

Um rápido trajeto de carro nos leva até o povoado de Pallata (3.120 msnm), de onde vamos caminhando montanha acima até Pumamarca (3.200 msnm), um pequeno e pouco visitado sítio arqueológico Inca, de onde se avista, do alto, o Vale Patacancha. Depois de visitar o local, caminhamos montanha abaixo por cerca de 3 horas, passando por enormes plataformas para agricultura construídas pelos Incas, e por uma antiga trilha Inca, até voltar a Ollantaytambo. Depois do almoço no hotel, exploramos a pé as magníficas ruínas da cidade, incluindo a fortaleza, o centro de cerimônias, e a própria cidade, que no passado foi uma capital Inca, e o último lugar a resistir aos conquistadores espanhóis. No fim da tarde, pegamos nosso trem numa viagem de 1,5 hora até Aguas Calientes, também conhecida como a cidade de Machu Picchu. Jantar e pernoite no Inkaterra Pueblo Hotel.

Tempo total de caminhada: 4.5 horas

Photo: Machu Picchu

Page 7: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

[email protected] | www.laresadventure.com 7

DIA 1 | Vale Sagrado: explorando Chinchero e Huchuyqosqo

Depois de um café-da-manhã logo cedo, saímos de Cusco para a aldeia de Chinchero, onde paramos para uma breve visita ao sítio arqueológico Inca e à igreja colonial do século 16. Uma curta viagem de carro até a pequena comunidade de Taucca (3.850 msnm) nos leva ao início de nossa pitoresca caminhada, que inclui vistas do lindo Lago Piuray e das cordilheiras de montanhas de Urubamba e Vilcabamba. Caminhamos então por 2,5 horas montanha acima até o desfiladeiro de Huallata (4.300 msnm) e depois até o desfiladeiro de Huchuyqosqo, de onde poderemos ver o espetacular Vale Sagrado dos Incas. Daí, começamos nossa descida em direção a Huchuyqosqo (3.600 msnm), que já foi um importante centro religioso e comercial, e é conhecido como local de observação de trovões e raios. Depois do almoço, continuamos a descida por cerca de uma hora, até a comunidade de Calca (3.100 msnm). Nessa parte da trilha, poderemos aproveitar as vistas das geleiras de Pitusiray e Sahuasiray. No fim da caminhada, nosso carro nos encontra e nos leva até a cidade de Lamay (2.941 msnm), que apresenta exuberantes paisagens verdes. Jantar e pernoite no lodge de Lamay.

Tempo total de caminhada: 7 horas (incluindo almoço)

No caso de um hóspede preferir uma caminhada mais leve em seu primeiro dia de viagem, nós sugerimos a seguinte alternativa:

CAMINHADA OPCIONAL NO DIA 1 | Explore o sítio arqueológico de Moray e as minas de sal de Maras

Depois de um café-da-manhã logo cedo, saímos de Cusco para a aldeia de Chinchero, onde paramos para uma breve visita ao sítio arqueológico Inca e à igreja colonial do século 16. Então fazemos um pequeno trajeto de carro até a pequena comunidade de Taucca, onde nos despedimos do grupo que fará a caminhada de Huchuyqosqo. Outros 30 minutos de carro nos levam ao começo de nosso tour. Primeiro, visitaremos Moray (3.550 msnm), um local extraordinário, localizado num platô em alta altitude, que exibe depressões circulares enormes em seus diversos terraços, e acredita-se, talvez tenham sido usadas pelos Incas como laboratórios de experimentos agrícolas. Caminhamos então por cerca de duas horas em uma trilha leve, com vistas dos picos nevados e das encostas recortadas por terraços, até a pequena e charmosa cidade de Maras (3.360 msnm). Depois de uma breve visita à cidade, com sua eclética mistura de construções datadas das épocas pré-colombianas e coloniais, nós caminhamos por outros 40 minutos até os lagos de evaporação salina chamados de Las Salineras. Desde os tempos pré-Incas, o sal é obtido em Maras por um sistema de evaporação da água salina que vem de um canal subterrâneo local. O efeito da incidência solar sobre o complexo labirinto de lagos é uma vista realmente impressionante. Depois dessa visita, seguimos uma trilha montanha abaixo em direção ao rio Urubamba (2.800 msnm), onde uma van nos espera para levar-nos a Lamay. Jantar e pernoite no alojamento de Lamay.

Tempo total de caminhada: 5 horas (incluindo almoço).

ITINERÁRIO DE 7 DIAS/ 6 NOITESPhoto:

Page 8: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

DIA 2 | Vale Sagrado: explore o vale de Pisac e suas ruínas

Partimos depois do café-da-manhã para a cidade de Pisac, e viajamos de carro pela estrada principal até Qoya (2.900 msnm), onde conhecemos sua charmosa igreja colonial. Depois de um trajeto de aproximadamente 1,5 hora (sendo a última parte numa estrada de terra), chegamos à comunidade de AyarCancha, onde começamos a caminhada numa altitude de 3.800 msnm. A trilha segue morro acima por duas horas, até o desfiladeiro de Challwaccasa (4.250 msnm), que nos oferece vistas maravilhosas dos picos das cordilheiras de Vilcanota e Vilcabamba, e mais ao longe, dos picos nevados de Ausangate e Salcantay. Seguimos então morro abaixo até a comunidade de Viacha (3.900 msnm), onde desfrutamos de um almoço gourmet. Depois de um descanso bem-merecido, seguimos por uma trilha Inca restaurada que nos leva até o impressionante sítio arqueológico de Pisac (3.200 msnm), que domina todo o vale. As encostas mais baixas das montanhas exibem terraços para plantio e sistemas de irrigação impressionantes, que datam dos tempos Inca. Depois de um passeio de exploração nas ruínas, continuamos descendo por uma hora, até a pitoresca aldeia de Pisac (2.972 msnm), bastante conhecida por seu colorido mercado de produtos artesanais, que acontece às terças, quintas e domingos. Ali, nosso transporte estará nos esperando para nos levar à Lamay (2.941 msnm), onde passaremos a noite num lodge confortável. Jantar e pernoite no lodge de Lamay.

Tempo total de caminhada: 6 horas (incluindo almoço)

Caso algum dos hóspedes não sinta vontade de fazer a caminhada, ou prefira uma caminhada mais leve, nós sugerimos a seguinte alternativa:

ATIVIDADES OPCIONAIS NO DIA 2

Comece a manhã com um café-da-manhã mais longo e atividades de lazer no lodge de Lamay. Na hora do almoço, uma van nos leva para juntar-nos ao grupo de caminhantes na comunidade de Viacha: o que nos aguarda é uma refeição deliciosa, que ninguém pode perder! Após o almoço, os que se sentirem dispostos podem se juntar ao grupo da caminhada para seguir montanha abaixo até o sítio arqueológico de Pisac.

DIA 3 | Lares: caminhada de Cuncani até Huacawasi, visita às comunidades

Um rápido trajeto de carro nos leva até Ancasmarca (4.044 msnm), onde podemos explorar um antigo sítio Inca que apresenta uma variedade de construções, entre moradias e depósitos de comida, além de áreas de cultivo. Sua localização era estratégica, uma vez que conectava a parte mais alta do Vale Sagrado com as comunidades montanhesas de Lares. Passando pelo desfiladeiro de Lares (4.420 msnm), chegamos a Cuncani (3.884 msnm), o ponto de partida de nossa caminhada. Caminhando montanha acima por duas horas, passaremos por campos e casas de camponeses. Os habitantes locais, descendentes dos Incas, mantiveram seu tradicional estilo de vida, e seguem cultivando uma grande variedade de batatas que produzem o ano inteiro, ainda usam as lhamas para transporte, e as alpacas, para alimentação e vestimenta. Chegando ao desfiladeiro de Cruzccasa (4.188 msnm), podemos apreciar a impressionante vista do pico Veronica, e então seguimos numa descida de uma hora até o local de nosso almoço. Mais uma hora de caminhada nos leva até o alojamento de Huacawasi (3.800 msnm). No fim da tarde, é o momento de ter um encontro cultural único, com as pessoas da comunidade local. Jantar e pernoite no lodge Huacawasi.

Tempo total de caminhada: 5 horas (incluindo almoço)

ATIVIDADES OPCIONAIS NO DIA 3

Os hóspedes que preferirem não fazer a caminhada desse dia podem passar o dia relaxando no lodge e fazer pequenos passeios a pé até as comunidades do entorno. Também é possível observar o modo de vida dos habitantes locais, e conhecer suas habilidades únicas no feitio da cerâmica e na produção de tecidos nos teares.

8 [email protected] | www.laresadventure.com

Page 9: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

9 [email protected] | www.laresadventure.com

ATIVIDADES OPCIONAIS DO DIA 4

Esta opção é ideal para os hóspedes que não se sentirem confiantes em fazer a caminhada mais longa e desafiadora. Depois do café-da-manhã, seguimos num trajeto de carro de 40 minutos até Qelqana. De lá partimos para uma caminhada de 3 horas, linda e fácil de completar, até voltar ao lodge de Huacawasi. Depois do almoço, podemos visitar as famosas fontes quentes de Lares, que ficam a apenas 40 minutos de carro.

DIA 4 | Lares: caminhada de Quiswarani até Huacawasi, lagos e aldeias no alto das montanhas.

Um grande dia nos aguarda conforme caminhamos em uma das mais belas trilhas da região de Cusco! Partindo da singular aldeia de Quiswarani (3.829 msnm), começamos a caminhar sentido oeste vale acima, onde encontramos lagos e rebanhos de alpacas pastando. O vale vai então afunilando numa série de zigue-zagues até o desfiladeiro de AbraHuchuyccasa (4.414 msnm), onde chegaremos depois de 3 horas. Do desfiladeiro, podemos observar as incríveis paisagens das cordilheiras de montanhas ao longe e ainda ver os maravilhosos lagos turquesa, cujas nuances brilhantes resultam da presença do bronze nas águas geladas. Descendo mais um pouco, continuamos nossa caminhada por mais uma hora até chegar ao desfiladeiro de Phoñaccasa (4.387 msnm). De lá, continuamos descendo até o lago de Qeywagocha para um almoço tranquilo, e então terminamos a caminhada na aldeia de Qelgena (3.647 msnm). Ao longo do caminho, é possível observar diversas espécies de aves nativas, incluindo o ganso andino, patos e tarambolas. Nosso carro nos encontra então no início da trilha para nos levar à aldeia de Huacawasi (3.800 msnm), famosa por seus artesãos de tear. Jantar e pernoite no lodge de Huacawasi.

Tempo total de caminhada: 8 horas (incluindo almoço)

Page 10: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

10 [email protected] | www.laresadventure.com

DIA 6 | Vista aos sítios Inca de Ollantaytambo e viagem à cidade de Machu Picchu

Depois de cinco dias de caminhada, teremos um dia mais relaxante, com um café-da-manhã longo e uma visita à Ollantaytambo, que ostenta um sítio arqueológico impressionante e a bem preservada estrutura de uma cidade Inca. O local era propriedade do imperador Pachacutec, conquistador da região, que construiu a cidade e o centro de cerimônias. Ollantaytambo data do século 15 e apresenta algumas das moradas de ocupação contínua mais antigas da América do Sul. Depois de um almoço no hotel, pegamos nosso trem para uma viagem de 1,5 hora até Aguas Calientes, também conhecida como a cidade de Machu Picchu. Jantar e pernoite no Inkaterra Pueblo Hotel.

Caminhada opcional para caminhantes de trilhas acostumados a desafios:

CAMINHADA OPCIONAL DIA 6 | Caminhada até Pumamarca, sobre Ollantaytambo

Um rápido trajeto de carro nos leva até o povoado de Pallata (3.120 msnm), de onde caminhamos montanha acima até Pumamarca (3.200 msnm), um pequeno e pouco visitado sítio arqueológico Inca com vista do alto para o vale Patacancha. Depois de visitar o local, caminhamos montanha abaixo por cerca de 3 horas, passando por enormes plataformas para agricultura construídas pelos Incas, e por uma antiga trilha Inca, até voltar a Ollantaytambo. Depois do almoço no hotel, exploramos a pé as magníficas ruínas da cidade, incluindo a fortaleza, o centro de cerimônias, e a própria cidade, que no passado foi uma capital Inca, e o último lugar a resistir aos conquistadores espanhóis. No fim da tarde, pegamos nosso trem numa viagem de 1,5 hora até Aguas Calientes, também conhecida como a cidade de Machu Picchu. Jantar e pernoite no Inkaterra Pueblo Hotel.

Tempo total de caminhada: 4.5 horas

DIA 5 | Lares: caminhada de Huacawasi até Patacancha, a trilha dos artesãos de tear.

Huacawasi é uma famosa aldeia de artesãos de tear, onde os homens ainda vestem os tradicionais ponchos coloridos, e a vestimenta das mulheres inclui saias feitas à mão e chapéus decorados. Assim que começamos nossa caminhada partindo do alojamento, imergimos em cenas da vida cotidiana da comunidade, onde podemos ver as mulheres trabalhando nos teares, e as crianças indo para a escola. A trilha larga e de nenhuma dificuldade nos leva montanha acima por 2, 5 horas até o topo do desfiladeiro de Ipsaycocha (4.442 msnm), de onde é possível apreciar as maravilhosas paisagens das montanhas em volta. Durante a caminhada, é comum encontrarmos os habitantes locais se deslocando de aldeia em aldeia, levando suas mercadorias e rebanhos de animais. Seguimos então numa suave descida de cerca de 40 minutos até o lago Ipsaycocha (4.292 msnm), onde temos a chance de observar condores circulando livremente no céu enquanto aproveitamos o almoço. Continuamos então nossa descida por 2,5 horas até a aldeia de Patacancha (3.848 msnm), conhecida pela produção de alta qualidade dos artesãos de tear. Nosso carro nos encontra lá para nos levar até a cidade Inca de Ollantaytambo (2.792 msnm), no Vale Sagrado. Jantar e pernoite em hotel.

Tempo total de caminhada: 6,5 horas (incluindo almoço)

Page 11: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

11 [email protected] | www.laresadventure.com

DIA 7 | Visita ao santuário de Machu Picchu e retorno a Cusco

Depois de um café-da-manhã bem cedo no hotel, vamos até a estação de ônibus para pegar o ônibus que nos leva até o santuário de Machu Picchu, num trajeto de 30 minutos. Nosso guia de viagem fará então um tour de duas horas nas ruínas evocativas, depois do qual os viajantes podem optar por subir a íngreme escada Inca de Huayana Picchu - uma caminhada vertical desafiadora -, mas que oferece uma vista abrangente de Machu Picchu e das cordilheiras de montanhas (a caminhada pode levar cerca de 2 horas). Em seguida, nos reunimos novamente e voltamos de ônibus até Aguas Calientes para um almoço tardio. À tarde, a viagem de trem de Aguas Calientes a Ollantaytambo leva aproximadamente 1,5 hora e então uma van nos leva de volta a Cusco (mais 1,5 hora de viagem). Na nossa chegada a Cusco (por volta das 19 hs ou 20 hs), vamos direto para o hotel El Mercado Tunqui – ou para outro hotel de sua escolha – para pernoite.

Photo: Machu Picchu

Page 12: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

12 [email protected] | www.laresadventure.com

Serviços adicionais de viagem

Nossos hóspedes nos reconhecem por nosso trabalho único, e não é porque construímos lodges numa trilha remota na montanha, mas pela experiência, pelo serviço e pela “mágica” que oferecemos a cada viagem . Como consequência do sucesso da nossa primeira aventura, a jornada Salkantay, que levou caminhantes de lodge em lodge até Machu Picchu, o mercado nos reconhece como uma operação super especializada, altamente focada no serviço ao cliente, sempre em busca da excelência, e com uma cuidadosa atenção aos detalhes. Nossa motivação é promover experiências de viagem incríveis e criar memórias extraordinárias – para algumas pessoas, a experiência foi tão marcante que provocou uma mudança completa em suas vidas!

LimaVocê sabia que a maioria das voos internacionais chega em Lima ou tarde da noite (23 hs) ou bem cedo de manhã (5 hs), e que os voos de conexão a Cusco saem a partir das 6 hs? Passar uma noite num hotel em Lima (mesmo que por poucas horas) permitirá que você descanse um pouco, assim você aproveitará melhor o restante de nossa viagem. Nós podemos fazer uma reserva para você numa gama de hotéis (de 3 a 5 estrelas) no aeroporto ou nos bairros cosmopolitas de Lima.

CuscoSe seus planos de viagem permitirem, sempre recomendamos que nossos hóspedes passem pelo menos duas noites em Cusco antes do começo da nossa aventura de caminhadas/trajetos nas montanhas para melhor ajustarem-se às altitudes. Para nós, será um prazer cuidar de suas reservas de hotéis e traslados, assim como programar tours personalizados para sua estadia em Cusco. Aproveite para explorar a cidade de Cusco e seu entorno, que oferecem diversas atrações históricas e culturais. Você poderá conhecer a culinária refinada do local, ver shows tradicionais e fazer compras em lugares com preços atrativos. .

Extension PackagesVocê gostaria de conhecer outros lugares do Peru? Peça nosso folheto que inclui programas extras. É possível visitar as coloridas comunidades que vivem em volta do Lago Titicaca (o mais alto lago navegável do mundo), se aventurar na exuberante selva amazônica peruana, ou visitar o cânion de Colca, com suas incríveis alturas, terraços Inca e condores.

Photo:

Page 13: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

Mapa

[email protected] | www.laresadventure.com 13

Page 14: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

14 [email protected] | www.laresadventure.com

Recomendamos que nossos hóspedes passem pelo menos 2 noites em Cusco antes de partir para a aventura. Isso ajuda na aclimatação com a altitude e também permite que os viajantes explorem a linda cidade de Cusco.

Em geral, as pessoas já começam a sentir os efeitos das altas altitudes estando a 2.000 metros acima do nível do mar. Mas cada um apresenta uma tolerância diferente às condições de altitude e reage diferentemente com as mudanças na pressão do ar e no nível de oxigênio. Portanto, encorajamos nossos hóspedes a se preparar adequadamente antes da viagem, fazendo exercícios cardio-vasculares regularmente (mesmo que em baixas altitudes) e adotando uma dieta balanceada e saudável.

O melhor tipo de treino inclui atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação ou ciclismo. Se você não costuma se exercitar, deve começar lentamente, e por curtos períodos de tempo, até conseguir fazer algum dos exercícios citados de 3 a 5 vezes por semana, por um período de 30 minutos a 1 hora, usando de 70 a 85% de sua frequência cardíaca máxima. Para estimar sua frequência cardíaca máxima, subtraia sua idade de 220. Durante a execução de seu exercício aeróbico, procure ampliar seus limites, aumentando a intensidade do exercício durante um minuto, repetindo então o processo sempre que sentir-se confortável e disposto. O itinerário de caminhada foi

pensado para permitir que cada um caminhe no seu próprio ritmo, com várias paradas ao longo do dia. Assim, conseguimos proporcionar uma caminhada prazerosa para todos.

De qualquer forma, é recomendável que você faça uma consulta com seu médico para avaliar sua condição física e ter indicações de como se preparar bem para aproveitar ao máximo sua jornada de caminhadas pelas trilhas.

Preparando-se para a aventura

Photo, top:

Photo, bottom:

Page 15: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

15 [email protected] | www.laresadventure.com

O que levar• Mochila esportiva

• Botas de caminhada em trilha já usadas por você (tênis não são apropriados)

• Conjunto de casaco e calça impermeáveis ou capa impermeável

• Luvas

• Calças leves para caminhada (recomendadas) ou shorts

• Camiseta de tecido dryfit respirável

• Chinelos confortáveis

• Jaqueta de frio

• Blusa de manga-longa de tecido fleece

• Chapéu de algodão, boné, chapéu de palha e bandana

• Binoculos • Luz-de-cabeça

• Óculos de sol

• Meias para caminhada confortáveis (pelo menos 4 pares)

• Protetor solar

• Repelente de insetos

• Maiô/sunga

• Roupa casual para usar à noite

• Câmeras de foto/video e carregadores

• Bastão-bengala para caminhadas em trilhas

• Garrafa de água para esportes (mochilas com bolsas de hidratação são recomendadas)

•Porfavor,nãolevemalasduraseestruturadasoucomrodinhas. É recomendado usar bolsas ou mochilas de tecido (bagagem do tipo “leve”)

•Nósoferecemosumnúmerolimitadodesecadoresdecabelo em cada alojamento, devido ao fornecimento limitado de energia e às questões de preservação ambiental.

• Shampoos, condicionadores e géis de banho estãodisponíveis em cada alojamento.

•Osbanheirossãoequipadoscomvaraisparasecarasroupas.

•Qualquermalaouroupaextraquevocênãoprecisarápara as caminhadas nas montanhas poderão ficar guardadas no seu hotel em Cusco.

•Sevocênãotiverumabolsadeviagemdotamanho adequado para seus pertences, nós podemos emprestar uma no momento em que daremos as instruções referentes às caminhadas nas trilhas (na noite anterior à nossa saída para Cusco). Por favor, devolva a bolsa de viagem ao seu guia de viagem após o término da jornada.

• Embora não haja um limite estabelecidopara o peso da bagagem e também não seja cobrado excesso de bagagem, informamos aos viajantes que a bagagem é transportada por mulas ou carregadores ao longo das trilhas. Portanto, pedimos a gentileza de considerar restringir o peso de sua bagagem durante as trilhas a no máximo 10 kg/22 libras.

Especificações debagagem

Photo:

Page 16: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

16 [email protected] | www.mountainlodgesofperu.com

GuiasNós oferecemos um guia-líder para cada grupo de até 7 pessoas. Para grupos de 8 ou mais viajantes, o guia-líder tem a ajuda de um guia-assistente. Nossos guias de caminhada em trilhas estão entre os melhores do Peru (alguns ganharam

até prêmios internacionais!) e contam com um mínimo de 15 anos de experiência servindo como guias em montanhas, não apenas no Peru, mas em outros lugares do mundo. Muitos deles são considerados pioneiros nesse ramo, e já passaram por muitas das atuais rotas de trilhas no país. Todos têm excelentes conhecimentos em línguas e são treinados para gerenciar a dinâmica dos grupos.

Eles passam por frequentes treinamentos médicos e de resgate, e todos têm certificação de “Primeiros-Socorros para lugares remotos” (“Wilderness First Aid”). Temos certeza de que você vai apreciar o conhecimento que eles têm da história e das tradições culturais, e da fauna e flora locais, além de se surpreender com o preparo que eles têm para as diferentes situações que se apresentam. E mais: eles também têm fantásticas histórias para contar. Isso tudo vai muito além do que você encontra em livros e guias de viagem.

Encontro para instruções sobre a jornada Na noite anterior à nossa saída para a aventura nas montanhas, oferecemos um encontro em Cusco para dar as instruções referentes à jornada. Todos os participantes devem comparecer ao encontro, que é dirigido por nosso guia-líder e acontece no hotel El Mercado. A programação do encontro é a seguinte:

• conhecerosparticipantesdogrupoeoguia-líder

• revisãodo itineráriodetalhado, e informações sobremudanças de última hora

• confirmação de informações médicas e de dietasespecíficas dos participantes

•resoluçãodedúvidas

• certificação de que os participantes têm todo oequipamento necessário à jornada

Observação importante: Você receberá um convite por email para o encontro, em que estarão especificados o horário e local, e que conterá também um mapa com as indicações para o local do encontro. Se houver atrasos na sua chegada a Cusco, ou se você não puder se juntar ao grupo para o traslado do Dia 1, nós podemos conseguir um traslado exclusivo a um custo adicional.

Breve descrição técnica da viagemOs dois programas disponíveis (de 5 dias e de 7 dias) oferecem uma variedade de caminhadas diárias e atividades que vão de níveis fácil e moderado até desafiador, e podem variar dependendo do nível e da habilidade dos hóspedes. As caminhadas e as visitas culturais acontecem em altitudes entre 2.000 e 4.000 msnm, em diversos tipos de trilha - que podem ser planas e cobertas por mato, ou subidas cheias de pedras. As condições do tempo podem afetar as opções de atividades.

Limites de idade: A idade minima recomendada aos participantes é de 12 anos, entretanto, podemos considerar exceções, dependendo da experiência e da condição física do interessado.

Guido Huaman Raul Ramirez Washington Chucya Pepe Noriega

Page 17: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

17 [email protected] | www.laresadventure.com

Seguro de ViagemA rota cultural de Lares é uma atividade turística de aventura que acontece em lugares remotos e, em certos momentos, em altitudes muito altas. Por isso, há um certo nível de risco envolvido. De forma a garantirmos uma experiência segura para cada viajante, pedimos gentilmente que cada viajante apresente uma cobertura de seguro válida para, no mínimo, Tratamento Médico de Emergência e Remoção. Por favor, fique atento, pois há alguns seguros que excluem da cobertura as atividades de aventura em viagens ou similares, então, seja cuidadoso no momento de fazer orçamento ou comprar o seu seguro: tenha certeza de que o contrato inclui cobertura para atividades de aventura em viagens ou algo similar.

Definição de ‘Cobertura de seguro válida’A Mountain Lodges of Peru (MLP) exige a apresentação das seguintes informações com pelo menos 60 dias de antecedência da data do início da viagem:

•Nomedacompanhiadesegurosenomedosegurocontratado (se cabível)

• Código ou número de registro da cobertura doseguro

• Números de telefone de emergência 24 hsfornecidos pela companhia de seguro

A MLP tem parceria com uma companhia de seguros chamada IHI – que é membro do grupo BUPA e oferece cobertura de seguro para Tratamento Médico de Emergência e Remoção, incluindo atividades de aventura em viagens. Se você quiser, a MLP pode contratar essa cobertura de seguro EM SEU NOME, da empresa acima citada, a um valor de 8 dólares americanos por dia por pessoa. Os termos completos da cobertura mencionada estão disponíveis no seguinte link:

https://global.ihi.com/travel+insurance/single+trip/cover.aspx

Caso algum viajante não apresente uma cobertura de seguro válida com pelo menos 60 dias de antecedência da data de início da viagem, a MPL fornecerá a cobertura de seguro acima mencionada (IHI), no valor de 8 dólares americanos por dia por pessoa, durante a duração do itinerário comprado com a MLP. Por favor, consulte seu agente de viagens para mais detalhes.

Photo:

Page 18: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

18 [email protected] | www.mountainlodgesofperu.com

Photo: Children at Manchayhuaycco Primary School.

Fundada pela Mountain Lodges do Peru, nós somos uma organização não-governamental, não-lucrativa, devidamente autorizada como uma entidade isenta de impostos, e registrada e autorizada para poder receber doações.

Nosso objetivo é reduzir a pobreza extrema nas áreas de operação da MLP, melhorando a qualidade de vida das comunidades andinas através do desenvolvimento sustentável da comunidade.

Nós criamos e implementamos programas que ajudam as pessoas que vivem em condições de extrema pobreza. Mais especificamente, nós promovemos capacitação profissional, programas educacionais, cuidados com a saúde e proteção ambiental.

Nossos principais beneficiários são famílias locais que têm acesso limitado a serviços que já são de baixa qualidade, como saúde e educação. Com o programa, tentamos ajudar principalmente as famílias que estão vivendo abaixo da linha de pobreza e destituídas das necessidades básicas para viver, como alimentação nutritiva, moradia e vestimentas.

Um dos nossos projetos-piloto mais importantes, por exemplo, é a Escola Primária de Maychayhuaycco, onde ajudamos a construir uma estufa para agricultura

A Yanapana Peru empenha-se em cuidar dos habitantes que vi-vem em torno dos alojamentos e trilhas

Por favor, ajude-nos a reduzir as situações de extrema pobreza nessas

áreas.

orgânica, um galpão de armazenamento e quartos para os professores. Nós organizamos workshops de treinamento e fornecemos ferramentas e equipamentos para a escola. Este projeto permite melhorar a dieta das crianças, com a inclusão de vegetais orgânicos cultivados no local. Os professores contam com instalações melhores, e assim ficam mais motivados.

Ao escolher os serviços da MPL, você já estará automaticamente ajudando o projeto Yanapana Peru, mas sua ajuda direta também é muito bem-vinda. Você pode ajudar doando materiais escolares, roupas de inverno, utensílios de cozinha e também apadrinhando uma criança. Contribuições em dinheiro também são aceitas, e uma pequena quantia já faz muita diferença nessas comunidades.

Para mais informações, não hesite em contatar sue agente de viagens.

Desde já agradecemos sua ajuda!

Contato para mais informações: [email protected]

+ 51 084 243 636 int 221

Page 19: COMUNIDADES LARES, VALE SAGRADO DOS INCAS E MACHU …

19 [email protected] | www.laresadventure.com

PERUEscritório de Cusco

Av. El Sol 948, Of. 403

Cusco 004-Peru

Tel: +51 84 243636

Tel/Fax: +51 84 224343

NORTH AMERICAToll Free: 1-877-491-5261

EUROPEToll Free: +44 (0) 800 014 8886

BRAZILToll Free: 0-800-891-5372

RUSSIATelephone: +7 495 786 4135

Para informações adicionais e reservas, por favor contate-nos:

[email protected] www.laresadventure.com