compressao-bloco concreto

4
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL BLOCOS DE CONCRETO Determinação da resistência à compressão de blocos de concreto simples para alvenaria estrutural (NBR7184/1992) 1. Normas técnicas pertinentes NBR 5712 – Bloco vazado modular de concreto - Padronização NBR 6136 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural –Especificação. NBR 7173 – Bloco vazado de concreto simples para – Especificação. NBR 7184 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Determinação da resistência à compressão – Método de Ensaio. 2. Equipamentos Conjunto de prensas eletro-eletrônicas para ensaios de materiais EMIC DL30000 e PC200; Trena. 3. Procedimento experimental a. Medir em três pontos, com aproximação de 0,5mm, o comprimento, a largura e a altura dos blocos utilizados no preparo dos corpos-deprova; b. fazer o capeamento dos corpos-de-prova com pasta de cimento, buscando-se uma espessura de no máximo 3mm; c. aplicar a carga progressivamente e sem golpes, com velocidade da ordem de (0,05 ± 0,01) MPa/s, até a ruptura.

Upload: marcelo-paulino-galhardo

Post on 02-Jul-2015

562 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Compressao-bloco concreto

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

BLOCOS DE CONCRETO

Determinação da resistência à compressão de blocos de concreto simples para alvenaria estrutural (NBR7184/1992)

1. Normas técnicas pertinentes NBR 5712 – Bloco vazado modular de concreto - Padronização NBR 6136 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural –Especificação. NBR 7173 – Bloco vazado de concreto simples para – Especificação. NBR 7184 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Determinação da

resistência à compressão – Método de Ensaio.

2. Equipamentos • Conjunto de prensas eletro-eletrônicas para ensaios de materiais EMIC DL30000 e PC200;

• Trena. 3. Procedimento experimental a. Medir em três pontos, com aproximação de 0,5mm, o comprimento, a largura e a altura dos blocos utilizados no preparo dos corpos-deprova; b. fazer o capeamento dos corpos-de-prova com pasta de cimento, buscando-se uma espessura de no máximo 3mm; c. aplicar a carga progressivamente e sem golpes, com velocidade da ordem de (0,05 ± 0,01) MPa/s, até a ruptura.

Page 2: Compressao-bloco concreto

4. Cálculos • Calcular o valor característico da resistência à compressão do bloco (fbk,est), conforme a equação abaixo:

Page 3: Compressao-bloco concreto

5. Observações • Blocos estruturais são blocos projetados para suportarem outras cargas verticais além da do seu peso próprio, compondo o arcabouço estrutural da edificação. Podem ser classificados, conforme o seu uso, e duas classes:

o Classe AE � para uso geral, como em paredes externas acima ou abaixo do nível do

solo, que podem estar expostas à umidade ou intempéries, e que não recebem revestimento de argamassa ou cimento;

o Classe BE � limitada ao uso acima do nível do solo, em paredes externas com revestimento de argamassa de cimento, para proteção contra intempéries e em paredes não expostas às intempéries.

• O relatório deverá conter o valor médio de cada uma das dimensões dos blocos medidos, a definição da face destinada ao assentamento, o limite de resistência individual de cada bloco e o valor característico da resistência à compressão dos blocos da amostra (fbk, est);

• a resistência à compressão deve ser verificada por amostragem, conforme a tabela abaixo.

Page 4: Compressao-bloco concreto

Palmas 2011