comportamento organizacional - unidade11

8
11 UNIDADE EQUIPES DE TRABALHO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Upload: cead-virtual-materiais

Post on 26-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Comportamento Organizacional - Unidade11

TRANSCRIPT

Page 1: Comportamento Organizacional - Unidade11

11UNIDADE

EQUIPES DE TRABALHO

COMPORTAMENTOORGANIZACIONAL

EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Page 2: Comportamento Organizacional - Unidade11

2 Unidade 11. Equipes de Trabalho EXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EQUIPES DE TRABALHO

Olá, Aluno (a)! Na unidade anterior falamos sobre grupos e os definimos como sendo compostos por duas ou mais pessoas com um objetivo em comum, as quais se relacionam e são interdependentes. Nessa unidade, o nosso objetivo é conhecer a diferença entre grupos e equipes, os tipos de equipes e como torná-las eficazes.

Você já ouviu falar de trabalho em equipe? Você acha que esse tipo é a realidade da maioria das empresas no Brasil? Nos Estados Unidos, cerca de 80% das grandes empresas e 68%

das empresas pequenas possuem mais de metade dos seus funcionários trabalhando em equipe.

Por que trabalhar em equipe é melhor do que trabalhar individualmente? Será que ele é melhor em todos os casos? Pesquisas mostram que o trabalho em equipe é muito mais eficaz quando o trabalho a ser realizado requer múltiplas habilidades e experiências, ou seja, não são todos os tipos que trabalham que se beneficiam com a equipe. Quando a tarefa é simples e especializada, o trabalho em equipe pode torná-lo mais demorado e nem sempre trará benefícios ao trabalho.

Esses dados anteriores explicam porquê nem sempre as empresas utilizam o trabalho em equipe para todas as tarefas e todos os funcionários. Esse tipo de trabalho ajuda as empresas a se tornarem mais competitivas no mercado e a realizarem um trabalho mais eficaz e eficiente, explorando os melhores talentos de seus funcionários.

Você considera que equipes e grupos de trabalho são a mesma coisa? Bem, concebemos que um grupo de trabalho é aquele que compartilha informações, se ajuda mutuamente e facilita a tomada de decisões para cada membro no desempenho de suas atividades individuais. Por outro lado, em uma equipe de trabalho cada indivíduo elas também trabalha em conjunto, aproveitando o melhor de si e gerando resultados extraordinários. A tabela a seguir resume a diferença entre grupos e equipes de trabalho, enfatizando o fato de que, nas equipes, a interrelação e a conexão entre os membros é maior, por isso o resultado do trabalho em equipe também será. Além disso, o clima

Page 3: Comportamento Organizacional - Unidade11

Unidade 11. Equipes de TrabalhoEXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

3

na equipe de trabalho é positivo, facilitando a realização de tarefas em conjunto, em contraposição ao clima em grupo que, usualmente, é neutro, podendo vir a ser até negativo. Como a tarefa é realizada em conjunto na equipe, a responsabilidade é mútua de todos os integrantes e as habilidades dos integrantes se complementam. Por sua vez, os integrantes só utilizam suas habilidades para facilitar o trabalho individual no grupo.

Fonte: Robbins, 2005, p. 213

As equipes podem realizar uma grande quantidade de tarefas, das mais variadas, nas empresas. Mas todas as equipes são iguais? Elas têm as mesmas funções? Não. observe, a seguir, os tipos mais comuns de equipes:

1. Equipes de solução de problema: Os membros trocam ideias e sugestões de como o trabalho e os processos podem ser melhorados. Dificilmente essa equipe tem autonomia para implementar sozinha as sugestões. Elas são levadas a um superior para que as coloque em prática se julgar importante.

2. Equipes autogerenciadas: São compostas por funcionários que exercem funções muito parecidas ou interrelacionadas e assumem muitas das atividades que antes eram dos supervisores. Assim, podem planejar e implementar mudanças no trabalho e delegar tarefas a

Page 4: Comportamento Organizacional - Unidade11

4 Unidade 11. Equipes de Trabalho EXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

outros colaboradores. Por isso são chamadas de autogerenciadas.

3. Equipes multifuncionais: São equipes compostas por membros do mesmo nível hierárquico, das mais diversas funções da empresa, com responsabilidades diferentes. Representam uma forma eficaz de permitir que as pessoas de diferentes áreas possam trocar informações, desenvolver novas ideias e, com isso resolver problemas. Contudo, diante das diferentes funções, demora algum tempo até que as pessoas aprendem a lidar com a diversidade e desenvolvam um bom trabalho.

4. Equipes virtuais: Cada vez mais comuns hoje em dia, não realizam um trabalho face a face, usando a tecnologia da informática para reunir seus membros e permitir que, mesmo distantes fisicamente, realizam um trabalho com um objetivo em comum. As equipes virtuais podem fazer tudo que as outras equipes fazem: compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas. Normalmente, são de curta duração para realização de algum trabalho ou projeto. Por estarem distante fisicamente, tendem a se voltar mais para a tarefa e menos para relações sociais ou emocionais. A figura a seguir exemplifica uma equipe virtual com uma pessoa de cada lugar de mundo, interagindo e se unindo virtualmente.

fig.01

Page 5: Comportamento Organizacional - Unidade11

Unidade 11. Equipes de TrabalhoEXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

5

O que você acha que é necessária uma equipe ter para que funcione bem?

Infelizmente, para que haja eficácia não existe uma receita de bolo ou formula mágica, mas a presença de alguns fatores são pré-requisitos que ajudam, entre eles temos: 1) Recursos adequados que são materiais e físicos para que seja possível realizar o trabalho; 2) Liderança e estrutura em que há a necessidade de alguém para estruturar o trabalho, delegar tarefas e organizar decisões, 3) Sistema de avaliação de desempenho e recompensas em que as pessoas precisam saber o que a empresa acha do seu desempenho e como elas podem melhorar, além de receber incentivos quando realizam um bom trabalho e 4) Clima de confiança entre os membros da equipe que precisam confiar uns nos outros.

Será que é fácil transformar indivíduos em membros de uma equipe? Robbins (2005) apresenta as opções básicas que os gestores têm para tentar transformar indivíduos em membros de equipes: a seleção, o treinamento e o sistema de recompensa.

Seleção

Ao selecionar um funcionário para determinado cargo, devemos levar em consideração as habilidades técnicas necessárias e pessoais que ele possui para a realização da tarefa, e, também, que ele tenha condições de desempenhar seus papéis na equipe. Selecionar uma pessoa que possua as habilidades requeridas facilita o processo de se tornar membro da esquipe.

Treinamento

As habilidades necessárias para trabalhar em equipe podem ser desenvolvidas por meio de treinamento, se o indivíduo quiser desenvolvê-las, caso contrário nenhuma mudança ocorrerá. Portanto, não adianta a empresa querer desenvolver um funcionário se ele não estiver motivado para aprender e/ou mudar.

Especialistas em treinamento conduzem exercícios que permitem aos funcionários um automonitoramento, uma avaliação

Page 6: Comportamento Organizacional - Unidade11

6 Unidade 11. Equipes de Trabalho EXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

de seus papéis e a percepção do papel do outro, conduzindo para o aprimoramento de sua competência social.

Recompensas

Se os indivíduos se esforçam em mudar para desempenhar um trabalho em equipe, o mesmo deve acontecer com a forma de remunerar da empresa. Se eu quero que as pessoas cooperem, ao invés de competirem, tenho de estimulá-las para trabalhar em equipe.

As promoções, os aumentos de salário e outras formas de reconhecimento devem ser dados aos indivíduos por sua eficácia na equipe. Porém, as contribuições individuais não devem ser ignoradas. Elas devem vir em complementaridade com as contribuições em equipe para que o funcionário trabalhe motivado. Se eu remunero apenas individualmente, estimulo a competitividade e, se só remunero em equipe, estimulo conflitos uma vez que, se alguém da equipe tem um desempenho menor que a média do grupo, certamente este ficará contra ela.

Em suma, o trabalho em equipe não se resume apenas em alegrias. Ele costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individualizado. As demandas de comunicação são maiores, o número de conflitos a ser resolvidos é maior, bem como as reuniões para tomada de decisão demandam mais tempo. Portanto, antes de assumir um trabalho em equipe, a organização deve avaliar a relação custo-benefício a ser obtido, avaliar as pessoas que compõem o seu quadro, suas habilidades, suas características demográficas e culturais.

A tendência do trabalho em equipe já está presente em quase todos os segmentos empresariais. As equipes eficazes são, em sua maioria, pequenas, facilitando a sua inserção nas empresas de menor porte.

Para conseguir uma equipe eficaz, atente-se para os passos de sua constituição: seleção, treinamento e recompensa. Seguindo estes cuidados, com certeza a empresa terá sucesso e realização em sua jornada.

Page 7: Comportamento Organizacional - Unidade11

Unidade 11. Equipes de TrabalhoEXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

7

Que no trabalho em equipe, se apenas uma pessoa tiver desempenho ruim ela poderá fazer com que toda a equipe tenha mais dificuldades para resolução de

problemas? É o que mostra uma pesquisa apresentada à sociedade australiana de Psicologia por Benjamim Walker

da Universidade de New South Wales.

Fonte: http://sobralcuriosidades.blogspot.com.br/2011/07/trabalho-em-equipe-basta-apenas-uma.html. Acesso em 18 de janeiro de 2015.

Page 8: Comportamento Organizacional - Unidade11

EXCE LÊ NCIA E M EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA