comportamento e cultura organizacional

10
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA MILITAR DA ÁREA DE SAÚDE LUIZ FERNANDES CUMARU BRASÍLIA- DF 2011 ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Upload: luiz-fernandes

Post on 26-Jan-2015

9.538 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Comportamento  e Cultura Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA MILITAR DA ÁREA DE SAÚDE

LUIZ FERNANDES CUMARU

BRASÍLIA- DF2011

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Page 2: Comportamento  e Cultura Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA MILITAR DA ÁREA DE SAÚDE

O tema desenvolvido na presente monografia tem como objetivo geral identificar estratégias que propiciem a melhoria do clima organizacional de uma empresa pautada na disciplina e na hierarquia tendo como características principais a rigidez no quadro organizacional, problemas na comunicação interna e nos relacionamentos interpessoais, e uma parcela de colaboradores que se dizem desmotivados.

Page 3: Comportamento  e Cultura Organizacional

REFERENCIAL TEÓRICO

Simplificadamente pode-se definir o Comportamento Organizacional como o estudo dos indivíduos e grupos nas organizações.

Os determinantes do comportamento nas organizações são os indivíduos, os grupos e a estrutura organizacional. O estudo do Comportamento Organizacional envolve três níveis hierárquicos de abordagem: comportamento macroorganizacional, que estuda os comportamentos das organizações como um todo; o comportamento mesoorganizacional, que analisa o comportamento de grupos e equipes dentro das organizações; e o comportamento microorganizacional, que estuda o comportamento do indivíduo dentro da organização (CHIAVENATO, 2005).

Page 4: Comportamento  e Cultura Organizacional

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA MILITAR DA ÁREA DE SAÚDE

Desafortunadamente, as organizações utilizam mais a

punição do que a recompensa para alterar ou melhorar o

desempenho das pessoas. Em outros termos, elas utilizam

mais a ação negativa (repreender ou punir) do que a ação

positiva (incentivar e motivar). Para piorar as coisas, utilizam

mais a ação corretiva (tentar corrigir, posteriormente) do que

a ação preventiva (evitar antecipadamente futuros erros)

(CHIAVENATO, 2005, p.290).

Page 5: Comportamento  e Cultura Organizacional

CLIMA ORGANIZACIONAL

Tem como objetivos específicos: identificar o clima organizacional. Fazer uma análise entre os relacionamentos interpessoais na organização e buscar estratégias para a melhoria do clima organizacional.

Por ser uma empresa militar pautada na disciplina e hierarquia e que possui um quadro organizacional rígido,observa-se um ambiente interno com vários conflitos interpessoais.

Page 6: Comportamento  e Cultura Organizacional

METODOLOGIA

Esta pesquisa procura analisar o clima do ponto de vista do indivíduo, com emprego de métodos qualitativos para identificar sentimentos, percepções e valores. Nesse caso, por meio da pesquisa qualitativa, almeja-se o entendimento da singularidade do clima organizacional em seu contexto.

Na elaboração da abordagem, utiliza-se a pesquisa qualitativo-exploratória, devido ao fato de que objetivo pretendido é um assunto não antes estudado, o Clima Organizacional de uma empresa pública militar da área de saúde.

Com relação aos meios, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (questionários).

Page 7: Comportamento  e Cultura Organizacional

COLETA DE DADOS

Foram aplicados questionários estruturados do tipo survey, em que os participantes respondiam os mesmos pela internet através de um site contratado pela empresa, para fazer a coleta dos dados.

Esta pesquisa foi desenvolvida com base em um instrumento composto por 60 questões estruturadas sobre o ambiente de trabalho. O instrumento procurou englobar um conjunto amplo de questões que traduzam de forma consistente o clima organizacional desta instituição pública.

Page 8: Comportamento  e Cultura Organizacional

TRATAMENTO DOS DADOS

Os dados foram tratados de modo qualitativo e, neste caso, como as informações são bastante subjetivas, as mesmas, foram acolhidas como complementares. Conforme já explicitado na concepção da pesquisa.

Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, visando o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos em relação ao Clima Organizacional.

Page 9: Comportamento  e Cultura Organizacional

COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna é o principal problema dentro desta empresa de administração peculiar com uma disciplina rígida e com a hierarquia se sobressaindo sobre qualquer outra característica empresarial.

Putnam diz que “talvez nenhuma outra construção penetre estudos organizacionais mais do que o termo comunicação.” (Putnam, Phillips, Chapman, 2004, p.125). Mais uma vez comunicação e cultura organizacional se entrelaçam. Schall (1993, p.13) escreve que,

(...) as culturas são criadas, sustentadas, transmitidas e mudadas através da interação social (...). As organizações, pois, são vistas com fenômeno de comunicação, sem o qual inexistiriam. O processo de comunicação inerente às organizações cria uma cultura, revelando suas atividades comunicativas [...]. Cultura deve ser tratada como comunicação (apud Freitas, p. 34).

Page 10: Comportamento  e Cultura Organizacional

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os dados coletados pela pesquisa de clima organizacional, centrados nas dimensões de estrutura e ambiente, cooperação, participação ou não nas decisões, relacionamento com a instituição, autonomia funcional, conflitos, remuneração e incentivos e perspectivas na instituição permitiram que os colaboradores repensassem como os valores, crenças e atitudes afetam a maneira pela qual eles se relacionam e fica claro que cultura organizacional e clima organizacional se entrelaçam.

o conjunto de iniciativas não pode deixar de estar sintonizado com a missão da instituição, pois não faz sentido identificar o clima organizacional se não for para permitir a leitura de seus condicionantes que impactam a realização dos objetivos institucionais.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MÓL, A. L. et al. Clima Organizacional na Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

MARCHIORI, M. Cultura e Comunicação Organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2ª ed. São Paulo: Difusão, 2008.