compartilha a tua fÉ · 2017-07-24 · crer que jesus cristo morreu por ele na cruz, ... “mas...

4
COMPARTILHA A TUA FÉ Quando estás a apresentar o Evangelho a um amigo, pode ser útil escrever num papel. PASSO 1: EXPLICA OS PONTOS PRINCIPAIS No cimo da página, escreve as quatro verdades essenciais do Evangelho. Coloca-as numa lista, e usa um ou dois versículos bíblicos em cada uma delas. Depois podes desenhar um abismo connosco de um lado, e Deus do outro. Enquanto desenhas, compartilha versículos bíblicos que expliquem o porquê dessa separação. Mostra como a cruz faz a ponte nesse abismo entre nós e Deus, e como podemos atravessar a ponte através da nossa fé em Cristo: PASSO 2: CONVIDA A TO- MAR UMA DECISÃO Se ele responder de forma posi- tiva ao que falaste, e o Espírito Santo te conduzir assim, faz-lhe um convite como este: “Se esta ilustração é verdade – e eu acre- dito com todo o meu coração que é – então todos nós estamos num dos lados do abismo.” Depois pergunta: “Em que lado estás? Aqui… ou aqui?” Se o teu amigo não tiver a certeza, ou achar que está no lado errado, diz-lhe que ele pode saber com certeza de que lado está ao: 1. Admitir a sua necessidade – que é um pecador. 2. Estar disposto a abandonar os seus pecados. 3. Crer que Jesus Cristo morreu por ele na cruz, e ressuscitou. 4. Orar para convidar Jesus Cristo para ser o seu Senhor e Salvador pesso- al, e a guiar a sua vida pelo Espírito Santo.

Upload: vuongtu

Post on 25-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMPARTILHA A TUA FÉ

Quando estás a apresentar o Evangelho a um amigo, pode ser útil escrever num papel.

PASSO 1: EXPLICA OS PONTOS PRINCIPAISNo cimo da página, escreve as quatro verdades essenciais do Evangelho. Coloca-as numa lista, e usa um ou dois versículos bíblicos em cada uma delas. Depois podes desenhar um abismo connosco de um lado, e Deus do outro. Enquanto desenhas, compartilha versículos bíblicos que expliquem o porquê dessa separação. Mostra como a cruz faz a ponte nesse abismo entre nós e Deus, e como podemos atravessar a ponte através da nossa fé em Cristo:

PASSO 2: CONVIDA A TO-MAR UMA DECISÃOSe ele responder de forma posi-tiva ao que falaste, e o Espírito Santo te conduzir assim, faz-lhe um convite como este: “Se esta ilustração é verdade – e eu acre-dito com todo o meu coração que é – então todos nós estamos num dos lados do abismo.”

Depois pergunta: “Em que lado estás? Aqui… ou aqui?” Se o teu amigo não tiver a certeza, ou achar que está no lado errado, diz-lhe que ele pode saber com certeza de que lado está ao:

1. Admitir a sua necessidade – que é um pecador.2. Estar disposto a abandonar os seus pecados.3. Crer que Jesus Cristo morreu por ele na cruz, e ressuscitou.4. Orar para convidar Jesus Cristo para ser o seu Senhor e Salvador pesso-al, e a guiar a sua vida pelo Espírito Santo.

INTRODUÇÃO A Igreja de Cristo é a agência evangelizadora por excelência. Desde a sua fundação, no Dia de Pentecostes, até hoje, ela é conhecida, antes de tudo, por seu amor às almas perdidas. Se ela, por conseguinte, descumprir a sua tarefa básica, em breve perderá a sua condição de Corpo de Cristo, reduzindo-se a uma mera organização humana.

I. A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA Após a sua ressurrei-ção, Jesus permaneceu com os discípulos por quarenta dias, durante os quais os instruiu acerca da fundação pentecostal da Igreja e sobre a evangelização mundial.A RESPOSTA ESCATOLóGICA. Pouco antes de sua ascensão, Jesus foi inquirido por seus seguidores quanto ao futuro de Israel. O Senhor, porém, conscientiza-os de que, naquele momento, a sua preocupação não deveria ater-se aos últimos dias, mas ao que estava prestes a acontecer: “[...] Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7 Não há tempo a perder. Sabemos que em breve Jesus virá, e precisamos evangelizar hoje.A RESPOSTA PENTECOSTAL. A resposta do Senhor aos seus discípulos não foi apenas es-catológica, mas pentecostal: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). Sem o poder do Espírito Santo, os dis-cípulos jamais poderiam cumprir, em sua plenitude, o mandato evangelizador da Igreja. Eles teriam de testemunhar em ambientes hostis, como Jerusalém; em luga-res nada amistosos, como Samaria; e, finalmente, até os confins da Terra. Portanto, o poder do Espírito Santo era-lhes imprescindível.A FUNDAÇÃO DA IGREJA. Passados dez dias, desde a ascensão do Senhor, os discípu-los achavam-se reunidos, num só lugar, quando veio o Espírito Santo sobre eles. Revestidos de poder, passaram a falar noutras línguas, dando ocasião à primeira colheita de almas da Igreja (At 2.1-4,41). A fundação da Igreja foi pentecostal e evangelizadora. Isso significa que só viremos a cumprir plenamente a Grande Comissão se buscarmos e vivermos no poder do Espírito Santo. Sem o poder do Espírito Santo, a evangelização jamais será eficiente (Lc 24.49).

II. A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA Quando a Igreja evangeliza, cumpre integralmente a sua missão, pois integralmente promove o ser humano.EVANGELIZAÇÃO. A Igreja, tão logo foi estabelecida, saiu de imediato a proclamar o Evangelho, pois ganhar almas é a sua prioridade máxima. Quanto mais evangeli-zava, mais o Senhor operava sinais, prodígios e maravilhas (At 4.29,30). A oração daqueles crentes pela evangelização do mundo era tão poderosa, que, certa vez, fez tremer o lugar onde estavam reunidos (At 4.31). A igreja precisa manter o

pentecostes genuíno: sem misticismos, sincretismos e sem alvos mercadológicos. Por conseguinte, nenhum evento eclesiástico é tão importante quanto a evangeli-zação. A Igreja deve sair às ruas, aos becos e às comunidades pobres e esquecidas, a fim de anunciar a Cristo a todos, em todo tempo e lugar.MISSõES EM ATOS. A Igreja Primitiva não demorou a fazer missões. Após a dispersão dos crentes de Jerusalém, Filipe desceu a Samaria, onde, com poder e ousadia, pre-gava o Cristo ressurreto. As multidões ficavam atentas ouvindo a men-sagem pregada por Filipe e os sinais que ele fazia (At 8.6,7). Em seguida, os discípulos chegaram a Antioquia que, conforme veremos, seria conheci-da como a igreja missio-nária. De ação em ação, a Igreja de Cristo veio a alcançar, em apenas uma geração, os lugares mais remotos daquela época (Cl 1.6).PROMOÇÃO SOCIAL. A Igreja Primitiva encarregava-se de promover os novos con-vertidos integralmente. Ela não se descuidava das necessidades dos pobres e necessitados; amorosamente as supria. Se, por um lado, dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão que brota da terra. Isso é evangelização integral.

III. ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA Não sabemos quem fundou a igreja em Antioquia. Aqueles obreiros anônimos, porém, souberam como edifi-cá-la na Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo. Dentre os seus membros, saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo.UMA IGREJA COMPLETA. Em Antioquia, o ministério era completo. Ali, havia profetas e doutores (At 13.1). Eles souberam como preparar a igreja para evangelizar os gregos, romanos e bárbaros. A obra missionária deve ser nossa prioridade, ou não conseguiremos dar cumprimento à Grande Comissão.UMA IGREJA MISSIONÁRIA. Enquanto a igreja e os seus obreiros oravam, jejuavam e serviam ao Senhor, disse o Espírito Santo: “Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2). De imediato, o ministério local impôs as mãos sobre os novos missionários, despedindo-os sob os cuidados do Senhor. A partir daquele momento, a Igreja de Cristo, irradiando-se a partir do Oriente Médio, universaliza-se até chegar a você e a mim.

CONCLUSÃO A missão da Igreja de Cristo é evangelizar. Retornemos, pois, ao cenáculo, a fim de que, no poder e na virtude do Espírito Santo, alcancemos os confins da Terra. Nenhum evento, enfatizamos, é mais importante e urgente do que ganhar almas para Cristo. Pense nisto. Busque ganhar para Jesus aqueles que estão morrendo sem ter esperança de ver Deus. continua

Dia Púlpito Louvor Tv Diáconos Flores Oferta23 Pastor

PastorJemimahIvanoska

HenriqueRayssa

Geraldo &Danilo

Cibely DéliaAnderson

27 Pastor Ander-son

Rayssa Danilo Valter

30 PastorPastor

Ander-son

Ivanoska

LauraRayssa

Rodrigo &Judson

Conceição C AlbertoGeraldo

PROGRAMADia Hora Culto

Qui 19:30 Oração

Dom09:0010:0019:00

EBDCultoPregação

LEITURA DA BÍBLIADomingo 23 Marcos 1-3

Segunda 24 Marcos 4-6

Terça 25 Marcos 7-9

Quarta 26 Marcos 10-12

Quinta 27 Marcos 13-16

Sexta 28 Lucas 1-3

Sábado 29 Lucas 4-6

PARA REFLETIRA respeito da igreja como agência evan-gelizadora, responda: Por que a Igreja é a agência evangelizado-ra por excelência? O que recomendou Cristo aos apóstolos antes de ser levado aos céus? Como a Igreja Primitiva evangelizava?

Por que Antioquia é conhecida como a igreja missionária? Quando a Igreja começou a universa-lizar-se?