compare os conceitos de grupo de comando

7
1. Compare os conceitos de grupo de comando, tarefa, interesse e amizade. Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interagindo, que se juntaram visando a obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. É possível fazer uma sub-classificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um dado executivo. A diretora de uma escola primária e suas 12 professoras formam um grupo de comando. Grupos de tarefa - determinados pela organização, são formados por pessoas que se juntam para executar uma certa tarefa. As fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Pode-se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefa, mas o inverso não é necessariamente verdade. Um grupo de interesse. Pessoas que se juntam para atingir um objetivo comum a todas elas. Empregados que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias Os grupos de amizade frequentemente se formam por que seus membros possuem algumas características em comum. Alianças sociais, que geralmente extrapolam o ambiente de trabalho, podem se basear na mesma faixa etária ou na mesma herança cultural. 2. O que o motivaria a ingressar em um grupo? Resposta - Os grupos informais podem satisfazer necessidades sociais. Não existe uma razão única pela qual as pessoas juntam- se a um grupo. O Quadro 8.1 resume as principais razões pelas quais as pessoas se reunem em grupos. 3. Descreva o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. Resposta - O Quadro 8.2 mostra o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. primeiro estágio - formação.

Upload: leunardo

Post on 11-Jul-2016

236 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Conceitos de Grupo

TRANSCRIPT

Page 1: Compare Os Conceitos de Grupo de Comando

1. Compare os conceitos de grupo de comando, tarefa, interesse e amizade.

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interagindo, que se juntaram visando a obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais. É possível fazer uma sub-classificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização.

Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um dado executivo. A diretora de uma escola primária e suas 12 professoras formam um grupo de comando.

Grupos de tarefa - determinados pela organização, são formados por pessoas que se juntam para executar uma certa tarefa.As fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando. Por exemplo, se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade, este processo pode exigir a comunicação e coordenação entre o reitor, o diretor da faculdade, o chefe da segurança e os professores. Pode-se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefa, mas o inverso não é necessariamente verdade.

Um grupo de interesse. Pessoas que se juntam para atingir um objetivo comum a todas elas. Empregados que se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias

Os grupos de amizade frequentemente se formam por que seus membros possuem algumas características em comum. Alianças sociais, que geralmente extrapolam o ambiente de trabalho, podem se basear na mesma faixa etária ou na mesma herança cultural.

2. O que o motivaria a ingressar em um grupo?Resposta - Os grupos informais podem satisfazer necessidades sociais. Não existe uma razão única pela qual as pessoas juntam-se a um grupo. O Quadro 8.1 resume as principais razões pelas quais as pessoas se reunem em grupos.

3. Descreva o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo.Resposta - O Quadro 8.2 mostra o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo. primeiro estágio - formação.

Caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança. Os membros estão tentando determinar quais os comportamentos são aceitáveis no grupo. Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo.

estágio da tormenta. Aquele dos conflitos dentro do grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas mostram resistência aos limites impostos à individualidade. Conflito sobre quem controlará o grupo. Quando esse estágio estiver concluído, haverá uma hierarquia de liderança relativamente clara.

terceiro estágio - normalizaçãoAquele em que se desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão. Existe agora um forte sentido de identidade grupal e de camaradagem. Ele se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e ele assimila um conjunto de expectativas que definem qual deve ser o comportamento correto de seus membros.

quarto estágio é o desempenho.A estrutura, nesse momento, é totalmente funcional e aceita. A energia do grupo transferiu-se do esforço de conhecer e compreender uns aos outros para o desempenho da tarefa.

4. Defina sociometria e explique seu valor para os administradores.Resposta - A sociometria busca descobrir de quem as pessoas gostam ou não, e com quem elas gostariam ou não de trabalhar. As informações são levantadas por meio de entrevistas e questionários para criar um sociograma - um diagrama que mapeia graficamente as interações

Page 2: Compare Os Conceitos de Grupo de Comando

preferidas, obtidas através das entrevistas e questionários. Um sociograma simplificado é mostrado no Quadro 8.4.Seu valor para os administradores está em sua capacidade de ajudar na previsão de padrões de comunicação e de rotatividade. Relações interpessoais fortes entre os membros de um grupo tendem estar associadas a níveis mais baixos de conflitos; mulheres e representantes de minorias tendem a formar coalizões e "panelinhas", e têm menos probabilidade de tornarem-se pontes ou elemento de ligação do que os seus colegas homens brancos.

5. Qual é a relação entre um grupo de trabalho e a organização da qual ele faz parte?Resposta - A estratégia geral da organização, geralmente estabelecida pelos dirigentes da empresa, determina os objetivos da organização e os meios para atingí-los. A estratégia vai influenciar o poder dos diversos grupos de trabalho, o que, por sua vez, vai determinar os recursos que os dirigentes da empresa estão dispostos a alocar para que os grupos realizem suas tarefas. As organizações possuem estruturas de autoridade que definem quem se reporta a quem, quem toma decisões e quais as decisões que os indivíduos ou os grupos têm autonomia para tomar. As organizações criam regras, procedimentos, políticas, descrições de tarefas e outros tipos de regulamentações formais para padronizar o comportamento dos empregados. A presença ou a ausência de recursos tais como dinheiro, tempo, matéria prima e equipamentos - que são alocados ao grupo pela direção da empresa - tem uma forte influência no comportamento do grupo. os critérios usados por uma organização em seu processo de seleção vai determinar os tipos de pessoas que farão parte de seus grupos de trabalho. O sistema de avaliação de desempenho e de recompensas. O comportamento dos membros dos grupos será influenciado pela maneira como a empresa avalia o desempenho e quais comportamentos são recompensados. Todas as organizações possuem uma cultura que define os padrões de comportamento aceitáveis e inaceitáveis de seus empregados. Os membros dos grupos de trabalho precisam aceitar os padrões implícitos na cultura dominante para manter-se em uma situação favorável. As condições físicas de trabalho criam tanto obstáculos como oportunidades para a interação do grupo de trabalho.

6. Quais as implicações do experimento da prisão de Zimbardo para o estudo do comportamento organizacional?

Resposta - Essa simulação realmente foi bem sucedida em demonstrar a rapidez com que os indivíduos aprendem novos papéis. Os pesquisadores tiveram que interromper o experimento depois de apenas seis dias por causa das reações patológicas que os participantes começaram a demonstrar.Os participantes desse experimento tinham algumas concepções estereotipadas dos papéis de guarda e prisioneiro, aprendidas através dos meios de comunicação e com suas próprias experiências pessoais com a questão do poder em casa. Isso permitiu que eles assumissem facil e rapidamente papéis que eram diferentes de suas próprias personalidades.

7. Explique as implicações dos experimentos de Asch.Resposta - Os resultados obtidos por Asch demonstraram, depois de muitos experimentos, que os participantes buscavam a conformidade em 35% dos casos; eles davam a resposta que sabiam ser errada mas que era consistente com a resposta do restante do grupo.Houve mudanças na conformidade com o passar do tempo. Os níveis de conformidade vêem baixando gradativamente. As descobertas de Asch têm limitações culturais. A conformidade com as normas sociais são mais fortes nas culturas coletivistas do que naquelas individualistas.

8. Como as normas e o status estão relacionados?Resposta - Todos os grupos possuem normas - padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados pelos seus membros. As normas sinalizam aos membros do grupo o que deve ou não ser feito em determinadas circunstâncias. As normas são importantes porque: facilitam a sobrevivência do grupo aumentam a previsibilidade do comportamento de seus membros reduzem problemas interpessoais embaraçosos

Page 3: Compare Os Conceitos de Grupo de Comando

permitem que os membros expressem os valores centrais do grupo e esclareçam o que é diferenciado sobre a identidade dele

Existem evidências consideráveis de que os grupos exercem forte pressão sobre os indivíduos para mudar suas atitudes e comportamento para conformarem-se aos padrões estabelecidos.O status é uma posição social definida atribuida a um grupo ou membros de um grupo por outras pessoas. Nós vivemos em uma sociedade estruturada em classes, apesar de todos os esforços igualitaristas. Os membros do grupo que gozam de maior status costumam ter mais liberdade para desviar-se das normas do que os demais. Eles também demonstram mais resistência às pressões para a conformidade. Esta descoberta explica porque muitos atletas famosos, estrelas de cinema, vendedores extraordinários ou acadêmicos respeitados parecem livres das exigências de aparência e normas sociais.

9. Como a demografia de um grupo pode ajudar na previsão da rotatividade?Resposta - Um aspecto importante da questão da composição dos grupos é o grau em que os membros de um grupo compartilham um mesmo atributo demográfico e o impacto que este atributo tem sobre a rotatividade. Os atributos individuais em relação uns aos outros dentro do grupo de trabalho. Os grupos e as organizações são compostos de coortes, que definimos como aqueles indivíduos que compartilham um atributo comum. A demografia do grupo pode nos ajudar a prever a rotatividade. A rotatividade seria maior entre pessoas com experiências diferentes porque a comunicação é mais difícil. Os conflitos e lutas pelo poder são mais prováveis e mais intensos. Isso torna a participação no grupo menos atraente, e os empregados têm maior probabilidade de sair. A implicação disso é que a composição do grupo pode ser um importante previsor da rotatividade.

10. O que é pensamento grupal? Quais seus efeitos sobre a qualidade do processo decisório?Resposta - O pensamento grupal descreve as situações em que pressões para a conformidade impedem que o grupo avalie criticamente propostas incomuns, minoritárias ou impopulares. O fenômeno que ocorre quando os membros do grupo estão tão preocupados em conseguir a unanimidade que as normas em relação ao consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação e da possibilidade de expressão dos pontos de vista desviantes, minoritários ou impopulares. Isto descreve uma deterioração da eficiência mental do indivíduo, seu senso de realidade e de julgamento moral como resultado da pressão do grupo. Os membros do grupo racionalizam quaisquer resistências às suas premissas. Os membros exercem pressões diretas sobre aqueles que expressem dúvidas momentâneas. Aqueles membros que têm pontos de vista diferentes tentam evitar desviar-se do que parece ser o consenso do grupo, ficando calados. Parece haver uma ilusão de unanimidade.Em estudos sobre a história das decisões sobre política exterior dos Estados Unidos, estes sintomas parecem ter prevalecido quando os grupos de decisão fracassaram. O pensamento grupal parece estar intimamente ligado às conclusões dos experimentos de Asch. O pensamento grupal não ataca todos os grupos. Ele parece ocorrer com mais frequência onde existe uma clara identidade de grupo, onde os membros têm uma imagem positiva do grupo que pretendem proteger e onde o grupo percebe uma ameaça coletiva para sua imagem positiva.

QUESTÕES PARA REFLEXÃO CRÍTICA1. Como podemos utilizar o modelo de equilíbrio pontuado para melhor compreendermos o

comportamento dos grupos?Resposta - Os grupos temporários formados para a execução de tarefas com prazos definidos não parecem seguir o modelo tradicional. Este padrão é chamado de modelo de equilíbrio pontuado. Ele é mostrado no Quadro 8.3. Os estudos indicam que eles possuem sua própria sequência de ações. O modelo de equilíbrio pontuado caracteriza os grupos que exibem longos períodos de inércia interrompidos por breves momentos revolucionários, com mudanças disparadas principalmente pela consciência dos seus membros em relação à limitação do tempo.

Page 4: Compare Os Conceitos de Grupo de Comando

2. Identifique cinco papéis que você desempenha. Quais os comportamentos que eles demandam? Alguns destes papéis são conflitantes entre si? Se são, em que sentido? Como você resolve estes conflitos?

Resposta - As respostas dos alunos irão variar. Alguns papéis que devem ser citados: estudante, irmão, criança, adulto, líder de grupo, membro de um grupo social, etc. Os comportamentos e os conflitos variarão de acordo com cada papel.

3. "A alta coesão de um grupo conduz a uma maior produtividade desse grupo". Você concorda com essa afirmação? Explique.

Resposta - Os grupos diferem em relação à sua coesão - o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. A coesão é importante porque descobriu-se estar relacionada com a produtividade do grupo. a relação entre a coesão e a produtividade depende das normas de desempenho estabelecidas pelo grupo. Se essas normas forem de alto nível, um grupo coeso será mais produtivo. Mas se a coesão for grande, mas as normas de desempenho forem fracas, a produtividade será baixa. Veja o Quadro 8.7. As respostas dos alunos vão variar em função de sua percepção e integração em relação a esses fatos.

4. Quais os efeitos, caso existam, você acredita que a diversidade da força de trabalho traz para o desempenho e a satisfação de um grupo?

Resposta - As pesquisas confirmam genericamente que os grupos heterogêneos - aqueles compostos por pessoas diferentes entre si - teriam maior probabilidade de contar com diversidade de habilidades e informações, e seriam mais eficazes, especialmente em relação às tarefas cognitivas e que demandam criatividade. O grupo pode ter uma carga maior de conflitos e menos expediente.Essencialmente, a diversidade promove o conflito, que estimula a criatividade e conduz à melhoria do processo de tomada de decisão. A diversidade cultural parece ser uma vantagem para tarefas que pedem diferentes pontos de vista. Tais grupos apresentam maior dificuldade para aprender a trabalhar em conjunto e para a resolução de problemas. Esta diferença tende a desaparecer, depois de algum tempo para aprender a trabalhar em conjunto, superando as divergências e as diferentes abordagens na resolução dos problemas.

5. Se as decisões em grupo consistentemente chegam a melhores resultados do que aqueles obtidos pelas pessoas individualmente, como a frase "um camelo é um cavalo projetado por uma comissão" tornou-se tão popular na cultura norte-americana?

Resposta - As respostas dos alunos devem variar bastante. De modo geral, dois fatores principais contribuíram para a criação desta mitologia. Primeiro, os indivíduos podem culpar o grupo pelas más decisões, quando de fato estas foram tomadas por um dos seus membros dominantes. Segundo, erros colossais tornaram-se de conhecimento público, atribuíveis a decisões grupais e ao fenômeno do pensamento grupal.